You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS

Propriedades Mecnicas dos Materiais MEC - 102

Relatrio:

Preparao

de

Amostras

Metalogrficas

Alunos: Gustavo Gomes Rafael Gonalves de Oliveira Victor Cavalcante Filipe Ribeiro de Rezende Joo Carlos Moreira

05 de Abril de 2013, Ouro Preto/ MG

1 - Objetivos
Obter a verdadeira estrutura do material, sem a presena de falhas originadas na preparao, para isso a amostra tem que passar por vrios processos como: escolher a superfcie plana, embutimento, lixamento, polimento, ataque qumico sem deformaes mecnicas. Contanto que no atrapalha a anlise uma amostra pode conter riscos tolerveis, porm uma amostra ideal no apresentaria riscos. Obter tambm uma amostra de forma mais rpida e barata possvel.

3 Procedimentos Experimentais
Primeiramente vem o corte. A amostra deve ser cortada de forma que o material a ser analisado fique suficientemente representado. Deve-se ter o cuidado na escolha do disco a ser utilizado, uma vez que existem discos especficos para determinados tipos de materiais. Por exemplo: discos de xido de alumnio (alumina) so utilizados para metais ferrosos, j os discos de carboneto de silcio so usados para metais no ferrosos. Deve-se ter cuidado ao manusear o equipamento para no danificar o disco. O equipamento utilizado o Arocor 40, uma cortadora metalogrfica de pequeno porte. Na metalografia primordial o cuidado ao cortar o material para que no danifique a amostra, e afete o mnimo possvel a estrutura da mesma. Um exemplo seria o superaquecimento da amostra transformando-a de CCC para CFC. Outro fator relevante a utilizao de um lquido para refrigerao, visto que o corte a seco no adequado nesse tipo de estudo. Aps o corte realizado o embutimento para facilitar o manuseio da pea no lixamento, no polimento, evita que a pea rasgue a lixa e o pano de polimento. Sendo este ltimo, um fenmeno de instabilidade elstica que afeta elementos estruturais bidimensionais quando estes se submetem a tenses de compresso segundo seu plano ou superfcie mdia. usado especialmente para amostras pequenas e/ou irregulares. Sendo essas de tamanho propcio, pode-se aplicar a pea diretamente no lixamento. So dois tipos de embutimento, sendo eles: 1. Embutimento a quente, em baquelite, podendo ser de dimetro de 0,05 e 0,03 metros. 2. Embutimento a frio, em resina de polister (dimetro de 0,03 metros). 3. E como foi dito, tambm se pode trabalhar com a amostra sem embutimento. O procedimento utilizado foi o nmero 2, embutimento a frio.

1. Embutimento a quente: Neste a amostra colocada numa mquina chamada de embutidora e embutida em materiais termoplsticos por meio de prensas, utilizando-se presso e aquecimento para efetuar a polimerizao.Pode ser aplicada uma temperatura de 150C a 180C e uma fora de at 50 kN durante o embutimento da amostra. O mtodo consiste em colocar o corpo de prova com a face que se quer analisar em contato com o mbolo inferior da mquina de embutimento. Aps apertar o mbolo, coloca-se a resina na cmara de embutimento pressionando-a por um determinado tempo, de acordo com o plstico utilizado. O tipo de resina mais utilizado o baquelite, pois apresenta um desempenho satisfatrio alm de ter baixo custo. Uma resina mais dura para quem quer maior reteno da aresta. 2. Embutimento a frio: Amostra colocada em um molde (no caso, de silicone), que preenchido com resinas auto polimerizveis, das quais consistem geralmente de duas substncias formando (resina mais catalisador) um lquido viscoso quando misturadas. Podendo ser vrios tipos de resina, mas as mais utilizadas so de polister ou acrlico. Este embutimento mais simples e barato que o embutimento a quente, porm o tempo de preparo de amostras superior. O embutimento a frio mais rpido, pois pode-se fazer com vrias amostras ao mesmo tempo 3. Sem embutimento: o corpo de prova cujas dimenses da superfcie a analisar so suficientemente grandes a ponto de no ser necessrio o embutimento. Aps o embutimento, feito o lixamento, etapa essa que possui o objetivo de eliminar as imperfeies da superfcie da amostra. A lixa utilizada, nesse processo, formada por partculas abrasivas coladas sobre o papel. Os abrasivos comumente utilizados so carboneto de silcio e alumina. Uma sequncia bastante utilizada nesse estudo formada pelas lixas das granas 220, 400, 600, 800 e 1200. H duas formas de se realizar um lixamento: manualmente ou utilizando mquinas. No lixamento manual (mais demorado), a amostra movida sobre uma lixa

que est apoiada sobre uma superfcie plana, enquanto que, no lixamento por mquinas (mais rpido)a amostra pressionada sobre a lixa mvel - permanecendofixa durante todo o processo. Um procedimento importante a adotar no lixamento por mquinas que a amostra deve ser girada de 90 a cada troca de lixa, de forma a garantir que os riscos da lixa anterior sejam totalmente ou parcialmente eliminados. A fora aplicada durante o processo de lixamento tambm um fator importante. Materiais mais duros e resistentes exigem uma fora maior do que materiais mais sensveis. Outro cuidado que se deve tomar ao realizar um lixamento que se deve lavar a amostra aps cada lixa para no contaminar a lixa seguinte. Aps o lixamento, se da inicio etapa de polimento, o objetivo desta etapa deixar a superfcie da amostra espelhada e sem nenhum arranho. O polimento foi realizado atravs de um processo mecnico, onde a amostra tambm, como no lixamento, sofre abraso, porm no processo de polimento as partculas abrasivas encontram-se livres sobre a superfcie. As superfcies utilizadas no polimento consistem em panos especiais para o processo metalogrfico, colocados sobre um disco rgido e fixados com aros metlicos ou adesivos presentes no prprio pano (caso do pano autoadesivo). Aps montado o equipamento, colocado o abrasivo no pano, existem diversos tipos de abrasivos, mas os escolhidos para o experimento foi a pasta de Alumina. Foram feitas 4 etapas de polimento, cada uma com a durao de 1 a 2 minutos(tempo recomendado para materiais ferrosos), importante ressaltar que ao passar das etapas os riscos oriundos do lixamento foram desaparecendo ea amostra foi se tornando cada vez mais espelhadas. importante tambm ressaltar a importncia em manter a amostra limpa antes de comear uma etapa de polimento, pois a insero de uma amostra suja no pano de polimento resulta na contaminao do mesmo, comprometendo-o e sujeitando a sua amostra riscos. No experimento realizado essa limpeza se deu atravs de uma lavagem em gua corrente seguida com um auxlio de um ultrassom para a limpeza durante alguns minutos. Durante o processo tambm importante prestar ateno lubrificao do disco, para evitar a danificao da amostra e do pano. Na etapa que se utiliza alumina a lubrificao deve ser feita com gua. Aps o polimento, a amostra deve ser enxaguada em lcool e seca com secador.

Posteriormente ao polimento feito o ataque com o propsito de revelar determinadas caractersticas na microestrutura das amostras. Mas para determinadas anlises, podem ou mesmo devem ser feitas com a amostra polida e sem ataque tais como, por exemplo, a anlise de incluses, porosidade, observao de trincas, etc. Logo aps foi realizado o ataque qumico, que necessrio para revelar a microestrutura do material. O tempo de permanncia no cido depende de cada material, a estratgia utilizada com os aos foi de esperar at a superfcie ficar opaca. O cido utilizado no processo foi o Nital 4 %, pois ns j sabamos a propriedade do material, caso contrrio, a amostra deveria ser sucumbida anlise para se descobrir o reagente mais apropriado. O Nital tendncia em clarear as regies que contm Ferrita e escurecer as regies onde se concentram a Perlita.

Por fim, a ltima etapa realizada foi a anlise de imagem do Microscpio ptico, sendo que alguns alunos utilizaram o Microscpio Trinocular com Micro Cmera de Captura, acoplada pelo software uias, com aumento de 50, 250, 400 e 800 vezes da imagem atual, sendo ele utilizado antes e posteriormente ao ataque qumico, e outros captaram as imagens atravs do Microscpio ptico Olympus BX51M com cmera acoplada, aumento mximo da lente de 100x e aumento mximo de 1000x.

4- Resultado e Discusses
Amostras:

(1)Rafael Gonalves SAE 1045

(2) Filipe Ribeiro de Rezende SAE 1020

(3) Gustavo Gomes SAE 1045

(4)Joo Carlos Moreira SAE 1020

(5) Victor Cavalcante SAE 1045

Todas as amostras foram feitas com embutimento a frio. A maior dificuldade na preparao metalogrfica foi lixar a amostra, por isso, surgiram alguns planos na observao microscpica. No geral as amostras foram bem atacadas quimicamente.

5 Concluso
A partir dos processos metalogrficos realizados nas amostras do ao SAE 1020 e SAE 1045, foi possvel verificar caractersticas importantes na microestrutura. Aps a realizao do corte, embutimento, lixamento, polimento, secagem e ataque qumico, foi possvel, atravs de um microscpio ptico, analisar qualitativamente as amostras.

Algumas amostras tiveram surgimento de planos, ocasionados durante o lixamento, mas que no comprometeram a anlise da amostra. No geral as amostras foram bem atacadas e por isso observou-se bem os contornos de gros.

6 Referncias Bibliogrficas
COLPAERT, HUBERTUS Metalografia dos Produtos Siderrgicos Comuns; 3 edio, Editora: Edgard Blucher Ltda. 1974. LIMA, C. R. P. . Introduo Preparao de Amostras Metalogrficas. 2006.

You might also like