You are on page 1of 15

COLGIO PEDRO II

DEPARTAMENTO DE MATEMTICA UNIDADE ESCOLAR HUMAIT II

Notas de aula de Matemtica


3 ano/Ensino Mdio

Prof. Andrezinho
NOES DE GEOMETRIA ESPACIAL

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 1

Superfcies

Podemos obter superfcies por meio de procedimentos como os descritos a seguir: (a) movendo-se uma linha reta (geratriz) por uma curva passando por um ponto fixo no pertencente a ela. (b) movendo-se uma linha reta (geratriz) por uma curva fixada (diretriz) sempre paralelamente a uma outra linha reta fixa. (c) fazendo um giro de 360 de uma curva (geratriz) em torno de uma linha reta fixada (eixo de revoluo).

Slidos geomtricos So corpos contidos dentro de uma superfcie fechada e limitada por uma ou mais superfcies planas que intersectem aquelas. Destacamos: - Altura do slido: a distncia entre os planos das bases ou distncia do vrtice ao plano da base; - Slido reto: aquele cuja base ou as bases so perpendiculares s geratrizes (se elas forem paralelas) ou linha de unio do vrtice com o centro da base (superfcies cnicas); - Slido oblquo: o slido que no reto; - Slido regular: o slido reto com faces laterais iguais.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 2

Superfcie Cilndrica a superfcie gerada por uma linha reta que se move, de maneira que sempre paralela a uma dada reta fixa e passa sempre por uma curva fixa dada.

A reta que se move denominada geratriz e a curva dada fixa a diretriz da superfcie cilndrica. Qualquer posio da geratriz denominada uma geratriz da superfcie cilndrica. O slido limitado por uma superfcie cilndrica recebe o nome de cilindro. O nome da superfcie cilndrica (ou do cilindro) dado a partir da forma da diretriz. Na figura seguinte, a geratriz destacada em negrito. Essa superfcie um cilindro elptico reto.

Se ao invs de uma elipse tivssemos um crculo, a superfcie seria um cilindro circular reto. Se no lugar da elipse ou do crculo tivssemos uma poligonal simples, a superfcie seria um prisma reto.

Cilindro circular reto

Prisma

Superfcie cnica uma superfcie gerada por uma reta r (AA) que se move ao longo de uma curva e que passa por um ponto fixo S fora da curva. A reta mvel chamada de geratriz, a curva denominada de diretriz e o ponto fixo de vrtice do cone.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 3

O vrtice (S) separa cone em duas partes opostas pelo vrtice, denominadas folhas sendo muito usual apresentamos apenas uma das folhas. O slido limitado por uma superfcie cnica recebe o nome de cone. O nome da superfcie cnica (ou do cone) dado a partir da forma da diretriz.

Cone circular

Pirmide

Observao: chamada de cnica toda a linha que se obtm como interseco de um plano com uma superfcie cnica.

Cnicas clssicas

rea da superfcie de um cilindro (ou de um cone) Planificar uma superfcie cilndrica ou cnica a operao que consiste em cortar essa superfcie ao longo de uma de suas geratrizes, abrindo-as e tornando-as plana.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 4

Observao: A figura obtida por meio da planificao de uma superfcie fechada cilndrica reta sempre um retngulo cujas dimenses so a altura do cilindro e o permetro de sua base. A figura obtida por meio da planificao de uma superfcie fechada cnica reta um setor circular cujo raio a geratriz e cujo arco correspondente o permetro de sua base. A rea da figura obtida por meio da planificao de uma superfcie fechada denominada rea total e a rea da superfcie cilndrica (ou cnica) que limita o slido denominada rea lateral. Nos exemplos acima: - Cone circular reto: A rea lateral corresponde rea de um setor circular e, a rea total corresponde rea do setor acrescida da rea da base que um crculo. - Cilindro circular reto: A rea lateral corresponde rea de um retngulo de dimenses dadas pelo permetro da base, que um crculo (permetro: 2..raio), e pela altura do slido e, a rea total corresponde rea do retngulo acrescida das reas das bases que so dois crculos de mesmo raio (rea: .raio.raio). - Prisma triangular regular: - Pirmide quadrangular regular:

A rea lateral corresponde rea de um retngulo de A rea lateral corresponde rea de quatro tringulos dimenses dadas pelo permetro da base, que um tringulo equiltero (permetro: 3.lado), e pela altura do slido e, a rea total corresponde rea do retngulo acrescida das reas das bases que so dois tringulos equilteros de mesmo raio. equilteros de mesmo lado, e a rea total corresponde rea dos quatro tringulos acrescida da rea da base que um quadrado.

Volume de um slido Grosso modo, o volume de um slido corresponde poro do espao ocupada pelo slido ou a capacidade que ele possui de armazenar substncias. A unidade de volume o volume de um cubo de aresta unitria. Assim, calcular o volume de um slido significa determinar quantas vezes um cubo unitrio cabe nesse slido. Considere o seguinte exemplo: Um aqurio possui o formato de um paraleleppedo com as seguintes dimenses: Determine quantos litros de gua so necessrios para encher o aqurio. Note que, pelo conceito que expressamos, nesse paraleleppedo cabem 50 x 20 x 15 = 15 000 cubos de aresta 1 cm. Logo, o volume desse paraleleppedo ser 15 000cm3. Lembrando que, cada cm3 corresponde a 1 litro, temos que a quantidade pedida 15 litros.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 5

Esse exemplo nos permite intuir que, dado um paraleleppedo de dimenses medindo respectivamente a, b e c, o volume do paraleleppedo ser o produto a.b.c.

= . .
Observao (Princpio de Cavalieri)

Considere que as figuras acima sugiram formatos que podemos visualizar em um pacote de po de forma, desses que so vendidos em padarias e supermercados. Na primeira figura, as fatias estariam bem arrumadas, enquanto que a demais figuras representam deformaes da posio inicial. Em qualquer das trs posies, o volume do slido obtido a soma dos volumes das fatias. Essa, em essncia a idia do Princpio de Cavalieri que diz o seguinte: Se a interseo de dois slidos com planos paralelos a um plano xo resultar em guras de mesma rea, ento, esses slidos tm mesmo volume.

Antes de aplicarmos esse resultado para obter os volumes de outros slidos, faremos algumas consideraes: 1) Esse plano xo a que nos referimos no princpio de Cavalieri costuma estar na posio horizontal, como se os slidos repousassem sobre uma mesa. 2) Esse princpio arma que se h uma maneira de dispormos os slidos, de modo que as seces tenham mesma rea, ento eles tm mesmo volume. Isso no quer dizer que slidos de mesmo volume tenham, necessariamente, seces de mesma rea, quando interceptados por planos paralelos . 3) Para aplicarmos o princpio de Cavalieri, temos que dispor os slidos em posies convenientes, de maneira que as hipteses sejam conrmadas. Ainda com relao s guras, imaginadas como um pacote de po de forma, observamos que os slidos foram cortados em um mesmo nmero de fatias, todas com mesma altura (espessura) e bases de mesma rea. Esse mesmo procedimento poderia ser reproduzido com uma pilha de CD`s. Isso nos leva a intuir que o volume de

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 6

qualquer prisma (mais genericamente, qualquer cilindro) ser obtido por meio do produto da rea de sua base pela sua altura.

De fato, seja o plano que contm a base do cilindro. Construindo ao seu lado um paraleleppedo com rea da base igual a S e altura h, notamos que as reas das seces obtidas no cilindro e no paraleleppedo por planos paralelos so iguais s das bases dos respectivos slidos. Pelo princpio de Cavalieri, os dois slidos tm o mesmo volume. Como o volume do paraleleppedo S.h, o do cilindro tambm S.h.

= .
Ademais, seja ABCD uma pirmide de base ABC. Vamos construir o prisma ABCDEF a partir da base ABC, considerando a aresta CD como geratriz. Veja a gura a seguir.

evidente que a altura do prisma construdo igual altura da pirmide que o gerou. Alm disso, podemos dividir a parte que foi acrescentada pirmide em duas outras pirmides, conforme mostra a figura seguinte.

Assim, o prisma formado por trs pirmides ABCD, DEFB e ABED, as quais possuem em comum algumas arestas. Como podemos deduzir a partir de nossa intuio, o volume do prisma igual soma dos volumes das pirmides. Ocorre que V(ABCD)=V(DEFB), pois suas alturas so iguais (CD e FB) e as reas das bases tambm (S(ABC)=S(EFD)). Da mesma forma, V(DEFB)=V(ABED), j que e S(BDF)=S(ADE). Portanto, V(ABCD)=V(DEFB)= V(ABED). Dessa forma, o volume do prisma igual a trs vezes o volume da pirmide que o gerou. Portanto, como o volume do prisma o produto da rea da base pela altura correspondente, temos que, o volume de uma pirmide de base triangular igual a um tero do produto da rea da base pela altura . De modo geral, dada uma pirmide cuja base um polgono de n lados (n > 2), decompondo essa base em [n 2] tringulos, teremos que o volume ser igual a um tero do produto da rea da base pela altura.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 7

Generalizando, consideremos o plano que contm a base de um cone. Construindo ao seu lado uma pirmide com rea da base igual a S e altura h, notamos que as reas das seces obtidas no cone e na pirmide por planos paralelos so iguais s das bases dos respectivos slidos. Pelo princpio de Cavalieri, os dois slidos tm o mesmo volume, ou seja:

. .

Superfcies de revoluo So superfcies geradas pelo movimento de rotao completa (3600) de uma linha qualquer (eixo de rotao ou de revoluo) em torno de um eixo (diretriz). Pertencem a este tipo de superfcies os cones e cilindros retos, a esfera, o toro, ogivas, e muitas outras. Este tipo de superfcie tem grande aplicao prtica e pode ser encontrado em uma variedade muito grande de objetos, tais como: utenslios domsticos, embalagens, componentes mecnicos, elementos arquitetnicos, fuselagens de foguetes e msseis. Exemplos: Curva geratriz Slido

Curva geratriz

Superfcie

Superfcie geratriz

Slido

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 8

Superfcie geratriz (retngulo)

Slido (cilindro circular reto)

Superfcie geratriz (tringulo retngulo) Slido (cone circular reto)

Superfcie geratriz (semicrculo)

Slido (esfera)

rea de superfcies de revoluo (teorema de Pappus-Guldin) Observe a figura:

d = distncia do centro de gravidade (CG) da curva ao eixo e L = comprimento da curva

= . .

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 9

Volume de slidos de revoluo (teorema de Pappus-Guldin) d = distncia do centro de gravidade (CG) da superfcie ao eixo e S = rea da superfcie

= . .

Observao: O centro de gravidade (CG) de um slido , grosso modo, uma posio mdia da distribuio da fora peso.

Centro de gravidade de algumas figuras planas Segmento de reta = = +

Semicircunferncia

= .

= ;

= .

. 2

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 10

. 2 2

= ;

= . 2

= ;

Aplicaes 1) rea lateral do cone circular Por semelhana: = 2

= 2. . 2 + 2 2

= . . +
2) rea da superfcie esfrica = 2. 2 .

= .

3) Volume da esfera = 2. 4 . 2 . 3 2 . .

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 11

Exerccios de fixao 1Determine a rea total e o volume do

paraleleppedo ao lado.

2- Achar a rea total da superfcie de um cilindro reto, sabendo que o raio da base de 10cm e a altura de 20cm.

3- A altura de um prisma triangular regular o dobro da aresta da base. Calcule a rea lateral desse slido sabendo que seu volume 108 3 cm3.

4- A casquinha de um sorvete tem a forma de um cone reto. Sabendo que o raio da base mede 3cm e a altura de 12cm. Qual o volume da casquinha? 5- Uma pirmide quadrangular foi construda com quatro tringulos issceles iguais tendo cada um deles base igual a 2 m e dois lados iguais a

6 m. Calcule o volume dessa pirmide.

6- Considere a Terra como uma esfera de raio 6.370km. Qual sua rea superficial? Descobrir a rea da superfcie coberta de gua, sabendo que ela corresponde a aproximadamente 3/4 da superfcie total.

7- Calcule o volume e a rea total de um cilindro equiltero (a altura igual ao dimetro) cuja rea lateral mede 144 cm2.

8- Calcule a rea da superfcie e o volume de um prisma hexagonal regular cujo aptema da base mede 4 3 cm .

9- O volume de uma pirmide triangular regular 48 3 m3. Sabe-se ainda que a base desta pirmide est inscrita em um crculo de raio 8 m. Calcular a rea total dessa pirmide.

10- As reas das bases de um cone circular reto e de um prisma quadrangular reto so iguais. O prisma tem altura 12 cm e volume igual ao dobro do volume do cone. Determinar a rea do cone.

11- A geratriz de um cone circular reto mede 20 cm e forma um ngulo de 60 graus com o plano da base. Determinar a rea lateral, rea total e o volume do cone.

12- Qual o volume de uma esfera de 30 cm de raio?

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 12

13- Uma esfera est inscrita num cubo cuja aresta mede 20 cm. Calcule a rea da superfcie esfrica.

14- Duas esferas de chumbo, uma de 3 cm e outra de 6 cm de raio, fundem-se e formam outra esfera. Calcule o raio dessa nova esfera. 15- Calcule o volume de uma esfera de 100 cm2 de rea. 11- Determine a rea de uma esfera, sendo 2304 cm3 o seu volume.

16- Quantos brigadeiros (bolinhas de chocolate) de raio 0,5 cm podemos fazer a partir de um brigadeiro de raio 1 cm?

17- Duas bolas metlicas, cujos raios medem 1 cm e 2 cm, so fundidas e moldadas em forma de um cilindro cuja altura mede 3 cm. Obtenha a medida do raio da base do cilindro.

18- Determinar o raio de uma esfera, sabendo que um plano determina na esfera um crculo de raio 20 cm, sendo de 21 cm a distncia do plano ao centro da esfera.

19- Um pedao de cartolina possui a forma de um semicrculo de raio 20 cm. Com essa cartolina, um menino constri um chapu cnico e o coloca com a base apoiada sobre uma mesa. Qual a distncia do bico do chapu mesa?

20- Considere o slido obtido pela rotao completa do tringulo equiltero da figura em torno do eixo e. Determine a rea da superfcie e o volume deste slido.

21- Considere um trapzio issceles de altura igual base menor e de base maior igual ao triplo da menor. Sendo a a medida de cada um dos lados no-paralelos, calcule o volume e a rea do slido gerado pela rotao completa desse trapzio em torno de sua base maior.

22- Um aqurio tem a forma de um paraleleppedo reto-retngulo e contm gua at uma certa altura. As medidas internas da base do aqurio so 40cm por 25cm. Uma pedra colocada dentro do aqurio, ficando totalmente submersa e fazendo com que o nvel da gua suba

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 13

0,8cm. Qual o volume dessa pedra?

23- Um tanque em forma de bloco retangular tem por base um retngulo horizontal de lados 0,8 m e 1,2 m. Um indivduo, ao mergulhar completamente no tanque, faz o nvel da gua subir 0,075 m. Calcule o volume do indivduo.

24- Chama-se octaedro regular o slido obtido justapondo-se as bases de duas pirmides regulares quadrangulares, cujas faces so tringulos equilteros. Determine o volume de um octaedro regular cuja aresta mede a centmetros.

25- Calcule o volume de um tetraedro regular cujo aptema mede

3 cm.

26- Uma pirmide hexagonal regular tem 10 cm de aptema. Sabendo que a base tem permetro 24 3 cm, calcule: a) a altura desta pirmide; b) a medida da aresta lateral desta pirmide; c) o volume desta pirmide;

27- A figura ao lado representa um cubo de 4 cm de aresta. Retirando-se do interior desse cubo a pirmide A-BCDE obtm-se um slido S. Determine: a) a rea total da pirmide; b) volume que resta do cubo.

28- Uma pirmide hexagonal regular tem 3 5 cm de aptema. Sabendo que o aptema da base mede 3 cm, calcule: a) a medida da aresta da base desta pirmide; b) a altura desta pirmide; c) a medida da aresta lateral desta pirmide; d) o volume desta pirmide;

29- A figura ao lado representa um cubo de 3 cm de aresta, que tem no seu interior uma pirmide cujo vrtice o centro de uma face do cubo e a base a face oposta. Determine: a) a rea total desta pirmide; b) o volume que resta do cubo se retirarmos dele esta pirmide.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 14

30- Considere um tronco de cone de bases circulares de raios R e r cuja altura H. Determine a rea da superfcie lateral que gerada pela rotao de sua geratriz AB girando 2 radianos em torno do eixo OY conforme ilustrado na figura.

Notas de aula de Matemtica Prof. Andr Luiz R. Chaves (Andrezinho) Assunto: Noes de Geometria Espacial

Pgina 15

You might also like