You are on page 1of 3

JOHN LOCKE E O CONTRATO SOCIAL John Locke nasceu 1632 em Wrington, Inglaterra, e faleceu em 1704.

Em seus 62 anos de vida foi mdico, filsofo ingls e idelogo do liberalismo, alm de ser considerado principal figura do empirismo britnico e um dos principais tericos do contrato social.

O ESTADO DE NATUREZA Antes de qualquer tipo de organizao em sociedade o homem j est em um estado natural. Os tericos contratualistas explicam esse estado de natureza de diferentes formas. Segundo Locke o homem por natureza bom, cordial, respeitoso e razovel, sendo naturalmente possuidor de caractersticas de sociabilidade. Os homens tm a conscincia de que pela lei natural so iguais, e que ningum tem o direito de fazer mal a outra pessoa.
Antes de haver estados capazes de promulgar leis, defende Locke, os homens tm conscincia da existncia de uma lei natural, que os ensina que todos os homens so iguais e independentes e que ningum deve prejudicar outra pessoa na sua vida, sade, liberdade ou propriedade. Estes homens, que no tm na Terra ningum que lhes seja superior, encontram-se num estado de liberdade, mas no num estado de indisciplina. (Kenny,1999)

Para ser livre no significa necessariamente que os homens devem ser indisciplinados fazendo o mal aos outros. Todos so dotados de razo e qualquer um pode aprender essa lei natural, porm quem emerge a essa lei merece ser punido, no entanto no estado natural no existe algum com o poder suficiente para puni-lo j que todos tm direitos iguais. nesse contexto que faz-se necessrio a criao de um estado firmado em um contrato social.

CONTRATO SOCIAL Contrato social ou pacto social o pacto entre uma comunidade e um soberano, onde a comunidade confia a proteo de seus direitos a forma de governo escolhido, seja ela rei absoluto como no caso de Thomas Hobbes, ou na forma de governo (legislativo e executivo) como no caso de John Locke.
O estado criado recorrendo a um contrato social, em que os homens entregam a um governo os seus direitos, para se assegurarem de que a lei natural levada

prtica. Entregam a um poder legislativo o direito de fazer leis tendo em vista o bem comum e a um poder executivo o direito de executar estas leis. (KENNY, 1999)

Esse governo no fazer juz a confiana nele atribuda ele poder ser afastado ou trocado por outro. Implicitamente as pessoas abrem mo de parte de seus direitos para assegurarem a sua propriedade. Os homens aceitam livremente formar a sociedade civil a fim de consolidar ainda mais os direitos que j possuam no estado de natureza. (BRAVO E PAIVA 2011) Contrario a Hobbes que dizia que o homem era naturalmente mau e criava esse pacto social para se proteger, Locke afirmava que o homem naturalmente bom, e fazia esse pacto para assegurar os direitos que j eram seus por natureza, j que ocasionalmente as pessoas poderiam cometer alguns escorreges e violar o direito dos outros. Ainda que o estado de natureza lockeano seja pacfico e harmnico, ele no est isento de imprevistos e de violaes da propriedade (MELLO apud Bravo e Paiva 2011). A idia de contrato social para Locke era justamente essa migrao do estado natural para o estado civil. Estado este que deveria ser de equidade, at porque o soberano tambm assinaria esse contrato como pessoa comum.
Em Locke, a relao do indivduo para com um governante uma relao de horizontalidade, vez que a instituio do Pacto Social visa basicamente garantir o equilbrio entre os indivduos, visto que os indivduos no so naturalmente iguais, diferenciando-se entre si em inteligncia e capacidade fsica, propondo ento um sistema de freios e contrapesos. (Arajo 2007)

Estudar sobre contrato social estudar uma gama de teorias que explica os caminhos pelos quais levam as pessoas a formar estados para manter a ordem. Para Locke a formao do estado estava apenas para garantir os direitos atravs do pactos estabelecido entre ambos, direitos estes que j estavam estabelecidos por uma ordem natural. Em suma o homem bom por natureza, mas pode cometer alguns deslizes e para manter a ordem e os direitos dos outros se estabelece um pacto social, na qual cede partes dos direitos aos governantes para que todos os outros direitos sejam garantidos.

REFERNCIAS ARAJO , Zildo Poswar. O indivduo e o contrato social: Uma viso Clssica, 2007. Disponvel em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-individuo-e-ocontrato-social-uma-visao-classica/28800/. Acessado em 24 de abril de 2012, s 14:00.

BRAVO E PAIVA, Ana Luiza. Estado de Natureza e Contrato Social: uma anlise comparada do pensamento de Locke e Rousseau, 2011. Disponvel em

http://www.tempopresente.org/nossa-producao/artigos/39-fluxos-internacionais/5680-estadode-natureza-e-contrato-social-uma-analise-comparada-do-pensamento-de-locke-e-rousseau Acessado em 24 de abril de 2012, s 13:15 horas. .

CHAU, Marilena. Estado de Natureza, contrato social, Estado Civil na filosofia de Hobbes, Locke e Rousseau, 2000. Disponvel em

http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/contratualistaschaui.html. Acessado em 24 de abril de 2012, s 15:23 horas.

COBRA, Rubem. John Locke, 1998. Disponvel em http://www.cobra.pages.nom.br/fmplockecont.html. Acessado em 24 de abril de 2012, s 13:00 horas.

KENNY, Anthony. Histria Concisa da Filosofia Ocidental, 1999. Disponvel em http://criticanarede.com/pol_locke.html . Acessado em 24 de abril de 2012, s 12:46 horas.

You might also like