You are on page 1of 2

COSMOVISO CRIST

MATEUS 6: 22-23 Sl 119:9 Todo ser humano possui uma cosmoviso. Talvez voc j tenha lido esta palavra em algum lugar ou mesmo ouvido algo sobre o assunto, mas no tem a menor idia do significado deste termo. Mas saiba que mesmo assim, mesmo sem saber o que isso, voc possui uma cosmoviso. Aquilo que cada pessoa , o que defende, o que vive, resultado da cosmoviso que permeia sua vida. Em nosso caso especfico, vivemos de acordo com a Cosmoviso Crist (um desdobramento da Cosmoviso Testa. Modo pelo qual a pessoa v ou interpreta a realidade. a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmoviso influencia muito a maneira em que a pessoa v Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino. H dois princpios bsicos para se compreender a cosmoviso: 1) Cosmovises distintas existem, mas no possvel concordar coerentemente com as premissas centrais de duas ou mais cosmovises; 2) Cosmoviso como culos, para que a realidade faa sentido preciso visualiza-la de acordo com uma cosmoviso coerente e verdadeira, ou seja, com as lentes corretas. Existem sete cosmovises bsicas; so sete matrizes das quais as demais formas de enxergar o todo derivam: Tesmo, Desmo, Atesmo, Pantesmo, Panentesmo, Tesmo Finito e Politesmo. Com exceo da relao muito prxima entre o Pantesmo e Politesmo, no h compatibilidade entre as demais cosmovises. Veja um pouco de cada uma na tabela abaixo: Sistema Cosmoviso Expresso no:

Tesmo

Um Deus infinito e pessoal existe alm do e no universo; Criou todas as coisas e sustenta tudo de modo Judasmo; Islamismo e Cristianismo. sobrenatural. Deus est alm do universo, mas no nele. Defende uma Pensamento de Voltaire, viso naturalista de mundo, assim Deus no age Jefferson e Thomas Paine. sobrenaturalmente naquilo que criou. Thomas

Desmo

Atesmo

No existe nenhum Deus alm do ou no universo. Afirma Pensamento de Karl Marx, Frederich que o universo fsico tudo que existe. Tudo matria Nietzsche e Richard Dawkins. auto-suficiente. Deus o todo/universo. No h um criador distinto, criador Certas formas de hindusmo, Zene criao so a mesma realidade. O universo Deus, a Budismo e Cincia Crist. matria Deus, as pessoas o so. Tudo Deus. Deus est no universo, como a mente est no corpo. O Pensamento de Alfred Whitehead e universo o corpo de Deus, seu plo real e tangvel. O Charles Hartshorne. outro plo est alm deste plano. Existe um Deus finito alm do e no universo. Deus Pensamento de John Stuart Mill, limitado em natureza e poder. Aceitam a criao, mas William James e Peter Bertocci. negam a interveno.

Pantesmo

Panentesmo

Tesmo finito

Politesmo

Muitos deuses existem alm do mundo e nele. Tais deuses Gregos e romanos antigos, mrmons e influenciam a vida das pessoas. Nega qualquer Deus neopagos (wicca). infinito.

Partindo da Cosmoviso Crist, iremos lanar os argumentos suficientes para mostrar por que cremos que ela a nica cosmoviso verdadeira e digna de crdito, e por inferncia, digna de ser defendida. Jesus nos ensina que quando nossa cosmoviso das coisas boa (conforme a sua palavra) todo nosso corpo iluminado. Do contrrio, as trevas se apossaro de ns.

You might also like