You are on page 1of 4

Uma histria do pensamento poltico e social brasileiro: entre o estado patrimonialista e a ao das massas1

WEFFORT, F. C. Formao do pensamento poltico brasileiro: ideias e personagens. So Paulo: tica, 2006. 360p. FAORO, R. A repblica inacabada. Organizao e prefcio de Fbio Konder Comparato. So Paulo: Globo, 2007. 291p.

Diogo da Silva Roiz


Doutorando em Histria (UFPR) Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Amambai, Brasil diogosr@uems.br

histria do pensamento poltico e social brasileiro, embora tenha voltado a ser muito pesquisada, continua sendo um tema em permanente construo e reconstruo. Basta que constatemos seu desenvolvimento ao longo do tempo: a) de 1838 a 1930, com a definio do objeto no sculo XIX, em funo da organizao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB), em 1838, e de seus congneres estaduais, o que permitiu a organizao e catalogao de fontes e o empreendimento de estudos (alguns de carter esparso) que primavam pela anlise das trs raas: o branco, o ndio e o negro (embora os dois ltimos permanecessem marginais); b) de 1930 a 1964, com a retomada dos estudos sobre o povo brasileiro, de modo a redescobrir o Brasil e a sua histria, com o ingresso das massas no interior de parte destas anlises; c) de 1964 a 1985, quando houve, com o Regime Militar, um recuo dos estudos monogrficos sobre a histria do pensamento poltico e social brasileiro, que passaram a ser produzidos com o surgimento das primeiras universidades no pas, a partir da dcada de 1920, e uma volta do estilo ensastico, tendo-se como base os trabalhos elaborados entre os anos 1930 e 1950; d) de 1986 a 1999, perodo marcado por um momento de (re)interpretao dos estudos clssicos sobre a histria do pensamento poltico e social brasileiro, em funo do desenvolvimento dos cursos de ps-graduao em Cincias Sociais e em Histria, retomando a anlise de autores, obras e momentos histricos; e) e de 2000 para c, com as comemoraes dos 500 anos de descobrimento da Amrica Portuguesa, a reimpresso de obras esgotadas, de autores e livros clssicos (conhecidos ou esquecidos), e a continuao da produo de histrias sobre o pensamento poltico e social brasileiro, com estudos monogrficos, ensaios, resenhas e comentrios de autores e obras (Ricupero, 2007; Brando, 2007; Botelho; Schwarcz, 2009). Evidentemente, tal sntese sobre a histria da histria do pensamento poltico e social brasileiro tem apenas um perfil didtico, porque

1. Trabalho originalmente apresentado como concluso da disciplina: Histria, Cultura e Poder II, ministrada pela Profa. Dra. Marionilde Brepohl de Magalhes, no curso de doutorado em Histria da UFPR. Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 2, p. 299-302, jul./dez. 2010.

300
no leva em considerao um conjunto de circunstncias e de questes que a tornam muito mais densa e complexa (Bresciani, 2005), o que faz com que os perodos no sejam nem to distintos, nem tampouco marcados apenas por rupturas. At porque os temas e as anlises acerca da histria do pensamento poltico e social brasileiro revelam que ele foi muito mais caracterizado pela dialtica entre ruptura e continuidade, do que somente por ruptura ou continuidade de temas, objetos, obras e autores. o caso das obras de Raymundo Faoro e de Francisco Weffort, como veremos abaixo.

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 2, p. 299-302, jul./dez. 2010.

De um Estado patrimonialista...
A obra de Raymundo Faoro (1925-2003)2 foi produzida entre momentos de democratizao, censura, ditadura e de redemocratizao, entre as dcadas de 1950 e 1990. Talvez por isso, um trao marcante em seu estilo e em seus livros tenha sido o pessimismo pela vitria, ao longo da histria, de um estado patrimonialista organizado pelas elites, e de um otimismo latente pela possibilidade de sua dissoluo, por meio da organizao das massas e de uma ao democrtica. Para Bernardo Ricupero, Faoro seguiria em vrios pontos a interpretao de Max Weber (1864-1920), mas, ao contrrio do mestre alemo, que insistiu na afinidade entre calvinismo e capitalismo, este teria dado maior ateno precedncia do capitalismo pelo feudalismo, cujo nexo seria a chave da excepcionalidade portuguesa e depois brasileira, porque a experincia de dominao tradicional da metrpole praticamente no teria conhecido feudalismo, tendo sido quase imediata a transio do patriarcalismo para o patrimonialismo (Ricupero, 2007a, p. 160). Em seus livros Os donos do poder (1. ed. de 1958, 2. ed. de 1975, totalmente reformulado e ampliado), Machado de Assis: a pirmide e o trapzio (de 1975), Assembleia constituinte: a legitimidade resgatada (de 1981) e Existe um pensamento poltico brasileiro? (de 1994), essas caractersticas so evidentes, por seu autor voltar a argumentos anteriores, refazer caminhos de sua anlise e propor novas alternativas para os problemas de sua poca. De opinio semelhante Fbio Konder Comparato, que, em 2007, reuniu os dois ltimos livros acima, juntamente com o ensaio Srgio Buarque de Holanda: analista das instituies brasileiras (originalmente publicado em Srgio Buarque de Holanda e o Brasil, em 1998), no livro intitulado: A repblica inacabada. Neste livro, como dito acima, Faoro retoma as

tenses entre formao de um estado patrimonialista e a sua dissoluo mediante a ao organizada das massas. No prefcio de apresentao dos textos do livro, Comparato (Faoro, 2007, p. 7-24) indica como esta tenso est presente na obra de Raymundo Faoro, segundo a qual o liberalismo permaneceu como uma herana anacrnica na histria do pensamento poltico brasileiro, uma vez que as elites o teriam utilizado para seus prprios fins, com vistas a excluir opes democrticas, e a incluir as massas nas reformas polticas e econmicas. Em seu livro Existe um pensamento poltico brasileiro?, cuja primeira parte, com o mesmo ttulo, foi apresentada e publicada no Instituto de Estudos Avanados em 1987, Raymundo Faoro retoma alguns temas que desenvolveu nos livros Os donos do poder e Machado de Assis: a pirmide e o trapzio. Nele, volta-se para a formao do pensamento poltico brasileiro, o qual, para ele, foi sempre interrompido pelo forte arcabouo desenvolvido pelo estado patrimonialista brasileiro, herdado de Portugal com a colonizao e mantido, depois, com a Independncia do pas. Desse modo, o pensamento poltico brasileiro, na sua origem, o pensamento poltico portugus (p. 46), ou dito de outro modo, o pensamento poltico brasileiro foi suplantado pela ao do estado patrimonialista, de base portuguesa. Para ele, Portugal j havia enfrentado esse dilema no sculo XIV, quando a revoluo democrtica de Avis (em 1385) foi arrefecida pela ao dos fidalgos e da monarquia portuguesa, e a sua restaurao ao poder trouxe consigo a formao de uma estrutura patriarcal, que constituir, em seguida, o estado patrimonialista portugus. De igual modo, sua estrutura foi transplantada para os trpicos, que passaram a readapt-lo na Amrica Portuguesa, sobre a base do que se tornar o Brasil independente nas primeiras dcadas do sculo XIX. Por isso mesmo, o Liberalismo permaneceu como uma herana anacrnica nos trpicos, de modo a se configurar em tenses e contradies entre a liberdade e a escravido, a democracia e a monarquia, o comrcio e a poltica. No foi por acaso que o elemento nacional [comps] a corrente emancipacionista, larvarmente nativista, preso crise do sistema colonial (Faoro, 2007, p. 79). E o Liberalismo no conseguiu alterar a estrutura do Estado, instituindo um Estado protetor de direitos, porque este no o Liberalismo como conscincia possvel, vinculado descolonizao (p. 99 e 102), mas sim aquele que manteve os compromissos monrquicos o liberalismo como ttica absolutista (p. 107). este o esquema que ser posto em marcha, ora como coluna principal, ora como expediente subsidirio no Constitu-

2. Originrio de Vacaria, no Rio Grande do Sul, filho de agricultores de origem italiana e formado em direito, exerceu durante anos a profisso, dedicando-se ainda ao estudo da Histria, da Sociologia e da Poltica nacional e internacional (Ricupero, 2007, p. 155-180).

Uma histria do pensamento poltico e social brasileiro: entre o estado patrimonialista... Diogo da Silva Roiz (UEMS)

301

cionalismo brasileiro, uma vez que se tratava do modo comum de pensar, numa gerao formada na atmosfera absolutista, arejada pelo Iluminismo e as reformas pombalinas (p. 108). Da no ser sem razo o autor questionar que a peculiaridade do pensamento poltico brasileiro foi tentar agregar o liberalismo, sem ser adequadamente liberal, e, alm disso, manter uma estrutura hierrquica excludente e desfavorvel a alternativas democrticas. Se o fosse, o Estado seria outro, no o monstro patrimonial-estamental-autoritrio que est vivo na realidade brasileira, uma vez que da incongruncia da dinmica do pensamento poltico, resultou que todas as fases suprimidas se recompem como substitutos numa realidade absolutista, ainda que reformista, neopombalina em um momento, industrialista em outro, nunca com os olhos voltados para o povo brasileiro, primeiro no respeito aos seus direitos, depois s suas reivindicaes sociais (p. 114).

de Os clssicos da poltica, que o autor organizou nos anos de 1980, seu novo livro comea por demarcar algumas peculiaridades da histria das ideias no Brasil, em relao europeia: a) nossas elites pensaram o Brasil durante muito tempo como um pas sem povo, diante do qual apenas haveria espao para o branco, sendo ndios e negros excludos dos processos histricos e sociais; b) houve a emergncia tardia do Estado, como realidade e como objeto de pensamento, o que, no por acaso, Faoro identificou como incorporao da herana portuguesa, (Weffort, no sendo totalmente contrrio, no deixar de demonstrar a fragilidade desta argumentao); c) e a terceira diferena do pensamento poltico brasileiro vem de sua herana de uma concepo medieval da totalidade da vida social, com sua caracterstica mistura de aspectos sociais, culturais, econmicos e polticos (p. 7-8). Afirma o autor:
Se as circunstncias histricas permitiram que se formasse, entre ns, um pensamento original, isso no significa que este se coloque fora dos paradigmas ocidentais. Nascemos da ltima Idade Mdia europeia, a mesma que abriu o mundo aos tempos modernos, dando origem a uma radical ambiguidade da cultura brasileira, que nunca pde renegar os estilos da tradio nem evitar inteiramente as vicissitudes e os contenciosos da modernidade. A partir de fins do sculo XVIII herdamos tinturas liberais de uma cultura erudita francesa. No sculo XIX imitamos os ingleses na organizao poltica do Imprio. Mas tudo isso sempre se misturou a um iberismo cultural, mais antigo e mais profundo, ao qual voltamos sempre. Isso ocorreu, por exemplo, na segunda Repblica, a de Vargas, j no sculo XX. (Weffort, 2006, p. 10)

...a ascenso das massas na histria do Brasil e do pensamento poltico e social


primeira vista parece invivel a participao das massas na histria do Brasil, silenciadas como o eram pelas aes das elites no poder, como o indicou durante muito tempo a histria do pensamento poltico e social brasileiro at a dcada de 1930, quando houve uma redescoberta do povo e da nao, e novas incurses sobre esse tema foram feitas. A produo de Francisco Weffort nos anos de 1960 e 1970 no foge regra, tambm sendo devedora desta tradio. Permeada pelo estruturalismo como alternativa terica na poca, conformou sua anlise do populismo brasileiro (em O populismo na poltica brasileira, de 1978), enclausurando as massas sob os grilhes do poder poltico. No entanto, ao longo dos anos de 1980 e 1990, com a abertura poltica e o processo de redemocratizao no pas, o autor foi reavaliando suas interpretaes, tanto da democracia (nos livros Democracia como proposta, de 1991, e Qual democracia?, de 1992) quanto do pensamento poltico e social (O que deputado, Um olhar sobre a cultura brasileira), e demarcando novas fronteiras e lugares de ao para as massas. Com o livro Formao do pensamento poltico brasileiro, de 2006, alm de reavaliar ideias e personagens da histria do pas, o autor deixou a opo de um estudo monogrfico para se arriscar na elaborao de um ensaio, com vistas a demonstrar o papel ativo das massas ao longo da histria do Brasil (Ricupero, 2007b, p. 163-65). Seguindo os mesmos critrios

Estudar a histria das ideias no Brasil , para o autor, quase obrigatoriamente, um modo de estudar o desenvolvimento de sua sociedade e de sua cultura (p. 11). O que far, ao analisar a trajetria (e as obras) de Manuel da Nbrega, Antnio Vieira, Pombal, Jos Bonifcio, Bernardo de Vasconcelos, Jos de Alencar, Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Oliveira Viana, Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., Hlio Jaguaribe, e tantos outros. De acordo com ele, o encontro entre povos e culturas, provenientes do contato entre portugueses e etnias indgenas, constitura
[...] a peculiaridade fundamental do pensamento luso-brasileiro: seu tema primordial no vem do rompimento de modos antigos do poder, como na Europa, mas do contato dos europeus com culturas e povos que desconheciam. [...] A indagao sobre a humanidade dos povos conquistados constituir a primeira raiz desse pensamento brasileiro que se
Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 2, p. 299-302, jul./dez. 2010.

302
construir, ao longo do tempo, cimentado por uma mentalidade de forte herana medieval. (p. 326)

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 2, p. 299-302, jul./dez. 2010.

Nesse aspecto, Weffort no de todo contrrio tese de Faoro, mas no a limita ao transplante do Estado, e sim de todo um modo de agir e pensar dos portugueses, na Amrica Portuguesa, o que deixar razes profundas sobre a constituio do pensamento poltico e social no pas, mesmo que isso no viesse a impedir a ao ou a incorporao das massas no interior desse discurso. Afirma o autor:
Os temas referentes ao povo e ao Estado formaram o pensamento brasileiro em um processo que atropela as cronologias. parte o tema do Estado, que se esboa no sculo XVIII com Pombal e que se acrescenta no sculo XIX com a Independncia brasileira, a nica sequncia da qual se pode legitimamente falar quanto aos temas referentes ao povo a da dominncia desse ou daquele tema nas diferentes pocas da histria. Assim, o tema dos judeus foi dominante na passagem do sculo XV para o XVI. O dos ndios, no sculo XVI at o XVII. O dos negros, no sculo XIX. O dos pobres ou o da desigualdade dominante, a partir das primeiras dcadas do sculo XX. Foram temas coetneos nas origens do pas e se mantiveram ao longo de uma histria de sculos na qual se acham as razes de algumas ambiguidades fundamentais do pensamento e da cultura poltica. (Weffort, 2006, p. 330)

sculo XV, seu final abrupto e ocorre de maneira quase inesperada na dcada de 1950, justamente quando parece haver o auge de sua produo. Justamente sobre essa questo, o autor indica que seria a transio de um tipo de histria das ideias para outro, mais aberto e disposto a agrupar as massas e as suas atitudes ao longo da histria do pas. Mesmo assim, cabe mencionar a lacuna de ter deixado de fora de sua anlise, locais como as universidades e os institutos de pesquisa (a exceo do Iseb), em ascenso justamente naquelas mesmas dcadas. Diante do exposto, vale destacar o quanto a histria da histria sobre o pensamento poltico e social brasileiro tem avanado e, em certas ocasies, mantido uma tenso dialtica entre progresso e atraso, tradio e modernidade, rupturas e continuidades, criao e apropriao de ideias e instituies, como pde ser identificado nas anlises de Raymundo Faoro e Francisco Weffort.

Referncias
BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (Org.). Um enigma chamado Brasil: 29 intrpretes e um pas. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. BRANDO, G. M. Linhagens do pensamento poltico brasileiro. So Paulo: Hucitec, 2007. BRESCIANI, M. S. M. O charme da cincia e a seduo da objetividade: Oliveira Vianna entre intrpretes do Brasil. So Paulo: Ed. Unesp, 2005. FAORO, R. A repblica inacabada. Organizao e prefcio de Fbio Konder Comparato. So Paulo: Globo, 2007. RICUPERO, B. Sete lies sobre as interpretaes do Brasil. So Paulo: Alameda, 2007a. _____. A (re)conciliao com a tradio (Resenha). Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 22, n. 63, p. 163-165, 2007b. WEFFORT, F. C. Formao do pensamento poltico brasileiro: ideias e personagens. So Paulo: tica, 2006.

Parte ainda da premissa, de que dos anos 1920 aos anos 1950 esses pensadores nos deram a perceber que o grande problema das elites na formao da sociedade brasileira era menos o de criar um povo do que o de reconhecer o povo realmente existente e que, alis, nessas mesmas dcadas, comeava a emergir para as luzes do cenrio poltico (p. 328). Se, contudo, a demarcao do incio dessa histria das ideias demarcada pelo o autor com a ao do infante D. Henrique (1394-1460), o Navegador, no

You might also like