You are on page 1of 2

DE 8 Sintaxe: Frase, perodo, orao 8 ano

Atividade 1: O que voc j sabe Professor: atente para a organizao do tempo pois, alm de leitura, os alunos tm tarefas de produo de texto, que depois sero socializadas. As questes propostas devem suscitar muita discusso e dvidas. preciso estar atento aos conceitos que foram interiorizados pelos alunos para que, se houver equvocos, voc possa apresentar a conceituao correta. Talvez seja necessrio, nesse momento, relembrar o que seja frase nominal (sem verbo) para contrapor noo de perodo. Pretende-se tambm rever e saber o que foi j fixado sobre os conceitos de sujeito e predicado, estudados nas sries anteriores. Atividade 2: Para entender melhor O site proposto inicia a matria justamente com a pergunta: Afinal, frase, orao e perodo so a mesma coisa? O importante que o aluno consiga perceber: 1. A hierarquia: Frase Perodo Orao Frase

Nominal oraes)

Verbal= Perodo simples / Perodo composto (duas ou mais

1 Orao

Orao Orao Orao....

2. Que a orao geralmente apresenta sujeito e predicado. Seria interessante, se possvel, trazer jornais para a classe e analisar junto com os alunos manchetes e ttulos de notcias, identificando perodos simples e compostos, assim como sujeito e predicado das oraes. A idia do registro da conceituao, utilizando a ferramenta de Questes OnLine, importante para o aluno sistematizar o que compreendeu e para ter um material de estudo e consulta. Faa uma correo coletiva da atividade, permitindo que os alunos refaam suas anotaes, caso necessitem.

Atividade 3: Leitura e anlise de texto A atividade deve ser feita oralmente, com o registro pelo professor na lousa eletrnica, para que no reste dvida na aplicao dos conceitos e para que haja troca de observaes, impresses e experincias. O ttulo solicitado deve apresentar uma frase verbal (perodo), mas deve ser breve como condiz a um ttulo e no deve revelar a surpresa final. Comente que a frase final que revela a surpresa um perodo simples, com uma orao, portanto. Saliente que o texto apresenta apenas trs perodos compostos e que os demais so simples e breves, imprimindo um ritmo veloz narrativa. importante o reconhecimento da ocorrncia de vrias oraes com sujeito oculto (ou desinencial), o que d narrativa certo mistrio em relao ao agente das aes. Ressaltar que intencional, por parte do autor, o emprego desses recursos de linguagem, para obteno de um efeito expressivo. Atividade 4: Um final surpreendente Na atividade proposta, primeiramente, os alunos devem registrar alguns conceitos j estudados. J na segunda parte, a idia que os alunos empreguem a mesma tcnica do autor do texto Violncia: o sujeito oculto e sua revelao s ao final. O importante que eles criem um enredo em que o suspense seja mantido graas a esse desconhecimento por parte do leitor. Por fim, faa a leitura dos textos produzidos para a classe. Da pode surgir um jogo interessante: a leitura pode ser interrompida num certo ponto para que os alunos tentem adivinhar o sujeito. Sugesto: criar textos com aes que envolvam outras atividades profissionais, por exemplo, cabeleireiro, professor de musculao etc. Atividade 5: Hora do jogo Incentive os alunos a jogar a forca para melhor fixar os conceitos de frase, perodo e orao.

You might also like