You are on page 1of 176

SISTEMA NERVOSO

Durante a evoluo do ser vivo vimos que os primeiros neurnios surgiram na superfcie externa do organismo, tendo em vista que a funo primordial do sistema nervoso de relacionar o animal com o ambiente. Dos trs folhetos embrionrios o ectoderma aquele que esta em contato com o meio externo do organismo e deste folheto que se origina o sistema nervoso. O primeiro indicio de formao do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima do notocorda, formando a chamada placa neural. Sabese que a formao da desta placa e a subseqente formao do tubo neural, tem importante papel ao indutora da notocorda e do mesoderma. Notocordas implantadas na parede abdominal de embries de anfbios induzem a a formao de tubo neural. Extirpaes da notocorda ou mesoderma em embries jovens resultaram em grandes anomalias da medula. A placa neural cresce progressivamente, torna-se mais espessa a adquire um sulco longitudinal denominado sulco neural que se aprofunda para formar a goteira neural. Os lbios da goteira neural se fundem para formar o tubo neural. O ectoderma no diferenciado, ento, se fecha sobre o tubo neural, isolando-o assim do meio externo. No ponto em que este ectoderma encontra os lbios da goteira neural, desenvolvem-se clulas que formam de cada lado uma lamina longitudinal denominada crista neural. O tubo neural d origem a elementos do sistema nervoso central, enquanto a crista d origem a elementos do sistema nervoso perifrico, alm de elementos no pertencentes ao sistema nervoso.

Desde o inicio de sua formao, o calibre do tubo neural no uniforme. A parte cranial, que d origem ao encfalo do adulto, torna-se dilatada e constitui o encfalo primitivo, ou arquencfalo; a parte caudal, que d origem medula do adulto, permanece com calibre uniforme e constitui a medula primitiva do embrio. No arquencfalo distinguem-se inicialmente trs dilataes, que so as vesculas enceflicas primordiais denominadas: prosencfalo, mesencfalo e rombencfalo. Com o subseqente desenvolvimento do embrio, o prosencfalo d origem a duas vesculas, telencfalo e diencfalo. O mesencfalo no se modifica, e o romboencfalo origina o metencfalo e o mieloncfalo.

O telencfalo compreende uma parte mediana, da qual se envagina duas pores laterais, as vesculas telenceflicas laterais. A parte mediana fechada anteriormente por uma lamina

que constitui a poro mais cranial do sistema nervoso e se denomina lamina terminal. As vesculas telencfalicas laterais crescem muito para formar os hemisfrios cerebrais e escondem quase completamente a parte mediana e o diencfalo. O diencfalo apresenta quatro pequenos divertculos: dois laterais, as vesculas pticas, que formam a retina; um dorsal, que forma a glndula pineal; e um ventral, o infundbulo, que forma a neuro-hipfise.

Cavidade do tubo neural: a luz do tubo neural permanece no sistema nervoso do adulto, sofrendo, em algumas partes varias modificaes. A luz da medula primitiva forma, no adulto, o canal central da medula. A cavidade dilatada do rombencfalo forma o IV ventrculo. A cavidade do diencfalo e a da parte mediana do telencfalo forma o III ventrculo. A luz do mesencfalo permanece estreita e constitui o aqueduto cerebral que une o III ao IV ventrculo. A luz das vesculas telencfalicas laterais forma, de cada lado, os ventrculos laterais, unidos ao III ventrculo pelos dois forames interventriculares. Todas as cavidades so revestidas por um epitlio cuboidal denominado epndima e, com exceo do canal central da medula, contm um liquido crebro-espinhal, ou lquor. Flexuras: durante o desenvolvimento das diversas partes do arquencfalo aparecem flexuras ou curvaturas no seu teto ou assoalho, devidas principalmente a ritmos de crescimento diferentes. A primeira flexura a aparecer a flexura ceflica, que surge na regio entre o mesencfalo e o prosencfalo. Logo surge, entre a medula primitiva e o arquencfalo, uma segunda flexura, denomina flexura cervical. Ela determinada por uma flexo ventral de toda a cabea do embrio na regio do futuro pescoo. Finalmente aparece uma terceira flexura, de direo contraria as duas primeiras, no ponto de unio entre o meta e o mielencfalo: a flexura pontina. Com o desenvolvimento, as duas flexuras caudais se desfazem e praticamente desaparecem. Entretanto, a flexura ceflica permanece, determinado, no encfalo do homem adulto, um ngulo entre o crebro, derivando do prosencfalo, e o resto do neuro-eixo. Diviso do sistema nervoso com base em critrios anatmicos e funcionais

O sistema nervoso central aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso perifrico aquele que se localiza fora deste esqueleto. O encfalo a parte do sistema nervoso central situado dentro do crnio neural; e a medula localizada dentro do canal vertebral. O encfalo e a medula constituem o neuro-eixo. No encfalo temos crebro, cerebelo e tronco enceflico.

Pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso da vida de relao, ou somtico e sistema nervoso da vida vegetativa, ou visceral. O sistema nervoso da vida de relao aquele que se relaciona com organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores perifricos, informando-os sobre o que passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos msculos estriados esquelticos o comando dos centros nervosos resultando em movimentos voluntrios. O sistema nervoso visceral aquele que se relaciona com a inervao e com o controle das vsceras. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vsceras a reas especificas do sistema nervoso. O componente eferente leva os impulsos originados em centros nervosos at as vsceras. Este componente eferente tambm denominada de sistema nervoso autnomo e pode ser dividido em sistema nervoso simptico e parassimptico.

ESTRUTURAS DO SISTEMA NERVOSO

Tecido Nervoso Medula Espinhal Tronco Enceflico Cerebelo Diencfalo Telencfalo Mennges e Lquor Vascularizao Enceflica Sistema Nervoso Perifrico

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO

1. Anatomia do sistema nervoso: O sistema nervoso se origina partir do tubo neural, o qual se divide em: prosencfalo, mesencfalo e rombencfalo. O prosencfalo se divide em: dois telencfalos e um diencfalo. O prosencfalo tambm d origem ao olho (S.N.C.). J o mesencfalo e o rombencfalo no crescem muito. Os dois telencfalos crescem e cobrem o diencfalo e o mesencfalo, alm de parte do rombencfalo. Dessa forma, o encfalo humano formado, com dobraduras do telencfalo; essas dobraduras so os giros ou circunvolues do crtex cerebral. 2. Gnese e transmisso de sinais (SINAPSE): O neurnio uma clula excitvel capaz de gerar um impulso nervoso que corre rapidamente pelos prolongamentos do neurnio. Quando chega ao final do prolongamento, h a liberao de neurotransmissores que iro excitar outra clula, concluindo assim uma transmisso de sinais, a Sinapse. 3. Macro e microambiente do sistema nervoso: O crebro no est colado no crnio, esse espao envolvido por trs membranas, meninges, as quais contm o lquido encfalorraquidiano ou licor. Este responsvel pelo amortecimento mecnico, tambm auxilia na alimentao do sistema nervoso. 4. Diviso do sistema nervoso: A) Sistema sensorial: partes do sistema nervoso que recebe informaes externas e internas. Um dos sistemas sensoriais mais importante o visual. Os sistemas sensoriais so bastante complexos, entre eles tambm est o sistema auditivo e olfatrio ... e o sistema somestsico, o qual engloba todos os sentidos do ser humano. B) Sistema motor somtico: sistema responsvel pela transmisso da atividade motora das pessoas. Cada rea do crebro comanda um movimento das pessoas. Existem seqncias de movimentos que so transmitidas para o sistema motor e aps a transmisso do sinal ser feita, o movimento realizado. C) Sistema homeosttico: o hipotlamo fica na base do crebro, ele o comando geral da atividade visceral. O hipotlamo atua pelo sistema nervoso autnomo, o qual divide-se em duas pores: simptico e parassimptico; os quais realizam a circulao e o comando de toda atividade visceral. D) Sistemas neuropsicolgicos complexos: cada regio do crebro responsvel por uma atitude ou compreenso do ser humano . Esse sistema engloba a conscincia do espao externo de cada um.

5. Componentes e organizao: O tecido nervoso formado basicamente por neurnios (clulas nervosas) e por clulas da glia ou neuroglia (estas no so clulas nervosas especificamente, elas do as condies ideais para a boa atuao dos neurnios). Alm desses componentes celulares existe tambm uma matriz extracelular, esta em pouca quantidade. O neurnio tem trs componentes principais: Corpo celular ou soma, contendo ncleo e citoplasma ao redor; Dendritos, prolongamentos com funo de comunicao; Axnio, prolongamento com funo de comunicao. OBS: Existem tambm, os corpsculos de Nissl, corpsculos que se coram basicamente no citoplasma dos neurnios. Essa regio corada, composta por retculo endoplasmtico rugoso e polirribossomos, essa constituio permite que o neurnio seja uma clula que esteja freqentemente produzindo protenas. Os dendritos so prolongamentos que se bifurcam perto do corpo celular e so responsveis pela recepo dos estmulos nervosos. Os dendritos possuem em sua estrutura retculos endoplasmticos rugosos e ribossomas, os quais permitem o funcionamento isolado e independente do axnio. Para ampliar essa recepo existem gmulas ou espculas que so locais de contato sinptico preferencial. Um neurnio que recebe muitos contatos sinpticos, possui vrias espculas. O axnio um prolongamento nico e longo, o qual se ramifica na sua ponta terminal. Essa ramificao o responsvel pelo contato sinptico - transmisso ou estmulos. Pode existir um ramo do axnio que retorna para o corpo celular, este chama-se axnio colateral. No axnio existe o cone de implantao, o qual seguido pelo segmento inicial do axnio. Ele sempre envolto por substncias, chamadas clulas de Schwann e por uma bainha de mielina. A bainha de mielina que recobre o axnio no contnua e apresenta uma densidade abaixo da membrana e igual ao do segmento inicial. OBS: Num corte do axnio se v componentes celulares. Mas no tem complexo de golgi, retculo endoplasmtico rugoso e nem polirribossomos, por isso ele no tem autonomia para produzir energia e protenas. O axnio atravs do transporte axonal retira as protenas do corpo celular para o axnio e esse transporte tambm retira os restos e substncias velhas do axnio, as mandando para o corpo celular. Existe um transporte lento (alguns milmetros por dia, so protenas do citoesqueleto que so transportadas); e tambm existe um transporte rpido ( responsvel pelo transporte de estruturas membranosas, isso tudo nos dois sentidos, i da e volta; as protenas propiciadoras desse transporte axonal so: kinesina e dinena). A conduo do impulso neuronal do tipo, impulso saltatrio. Essa conduo ocorre devido a existncia de uma bainha de mielina isolante e de regies dos nodos de ranvier ,as quais so muito excitveis e cheias de canais. Por essa estrutura que a conduo dos impulsos so saltatrias e muito rpidas. 6. Forma de organizao neuronal: A) Gnglios: (S.N.P.), aglomerado de corpos celulares de neurnios, com a glia ao redor, revestido por uma capa de tecido conjuntivo. Os prolongamentos do tecido conjuntivo e dos dendritos formam os nervos. Ex.: gnglios espinhais, cerebrais e autnomos. B) Ncleos: (S.N.C.), aglomerado de corpos celulares de neurnios, porm localizados nos seios da substncia branca ( axnios e bainha de mielina). No possuem cpsula de tecido conjuntivo, os ncleos so como subestaes de transmisso do impulso nervoso. C) Formaes corticais ou crtex: reas perifricas (geralmente), em que os neurnios esto organizados em lminas, umas sobre as outras. O crtex do crebro o neocrtex ou isocrtex. Tem um tipo de crtex mais simples e mais antigo chamado de alocrtex (geralmente, presente em animais inferiores: s possui trs camadas de neurnios). D) Plexos: (S.N. Entrico), organizao dos neurnios no trato gastro-intestinal, formado por gnglios e grupos de axnios.

TECIDO NERVOSO

O tecido nervoso compreende basicamente dois tipos de celulares: os neurnios e as clulas glias. Neurnio: a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que especializada para a comunicao rpida. Tem a funo bsica de receber, processar e enviar informaes. Clulas Glias: compreende as clulas que ocupam os espaos entre os neurnios e tem como funo sustentao, revestimento ou isolamento e modulao da atividade neural.

Neurnios: so clulas altamente excitveis que se comunicam entre si ou com outras clulas efetuadoras, usando basicamente uma linguagem eltrica. A maioria dos neurnios possui trs regies responsveis por funes especializadas: corpo celular, dentritos e axnios. O corpo celular: o centro metablico do neurnio, responsvel pela sntese de todas as protenas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular so extremamente variveis, conforme o tipo de neurnio. O corpo celular tambm, junto com os dendritos, local de recepo de estmulos, atravs de contatos sinpticos. Dendritos: geralmente so curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de rvore, em ngulos agudos, originando dendritos de menor dimetro. So os processos ou projees que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurnios ou para os axnios. Em geral os dendritos so no mielinizados. Um neurnio pode apresentar milhares de dendritos. Portanto, os dendritos so especializados em receber estmulos.

Axnios: a grande maioria dos neurnios possui um axnio, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal. O axnio apresenta comprimento muito varivel, podendo ser de alguns milmetros como mais de um metro. So os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurnios, ou dos dendritos. A poro terminal do axnio sofre vrias ramificaes para formar de centenas a milhares de terminais axnicos, no interior dos quais so armazenados os neurotransmissores qumicos. Portanto, o axnio especializado em gerar e conduzir o potencial de ao. Tipos de Neurnios: So trs os tipos de neurnios: sensitivo, motor e interneurnio. Um neurnio sensitivo conduz a informao da periferia em direo ao SNC, sendo tambm chamado neurnio aferente. Um neurnio motor conduz informao do SNC em direo periferia, sendo conhecido como neurnio eferente. Os neurnios sensitivos e motores so encontrados tanto no SNC quanto no SNP. Portanto, o sistema nervoso apresenta trs funes bsicas: Funo Sensitiva: os nervos sensitivos captam informaes do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC; Funo Integradora: a informao sensitiva trazida ao SNC processada ou interpretada; Funo Motora: os nervos motores conduzem a informao do SNC em direo aos msculos e s glndulas do corpo, levando as informaes do SNC.

Classificao do neurnio quanto aos seus prolongamentos: a maioria dos neurnios possuem vrios dendritos e um axnio, por isso so chamados de multipolares. Mas tambm existem os neurnios bipolares e pseudo-unipolares. Nos neurnios bipolares, dois prolongamentos deixam o corpo celular, um dendrito e um axnio. Nos neurnios pseudo-unipolares, apenas um prolongamento deixa o corpo celular.

Sinapses: Os neurnios, principalmente atravs de suas terminaes axnicas, entram em contato com outros neurnios, passando-lhes informaes. Os locais de tais contatos so denominados sinapses. Ou seja, os neurnios comunicam-se uns aos outros nas sinapses pontos de contato entre neurnios, no qual encontramos as vesculas sinpticas, onde esto armazenados os neurotransmissores. A comunicao ocorre por meio de neurotransmissores agentes qumicos liberados ou secretados por um neurnio. Os neurotransmissores mais comuns so a acetilcolina e a norepinefrina. Outros neurotransmissores do SNC incluem a

epinefrina, a serotonina, o GABA e as endorfinas. Fibras nervosas: uma fibra nervosa compreende um axnio e, quando presente, seu envoltrio de origem glial. O principal envoltrio das fibras nervosas a bainha de mielina (camadas de substncias de lipdeos e protena), que funciona como isolamento eltrico. Quando envolvidos por bainha de mielina, os axnios so denominados fibras nervosas mielnicas. Na ausncia de mielina as fibras so denominadas de amielnicas. Ambos os tipos ocorrem no sistema nervoso central e no sistema nervoso perifrico, sendo a bainha de mielina formada por clulas de Schwann, no perifrico e no central por oligodendrcitos. A bainha de mielina permite uma conduo mais rpida do impulso nervoso e, ao longo dos axnios, a conduo do tipo saltatria, ou seja, o potencial de ao s ocorre em estruturas chamadas de ndulos de Ranvier.

Nervos: aps sair do tronco enceflico, da medula espinhal ou dos gnglios sensitivos, as fibras nervosas motoras e sensitivas renem-se em feixes que se associam a estruturas conjuntivas, constituindo nervos espinhais e cranianos. Curiosidade sobre o Sistema Nervoso Perifrico No sistema nervoso perifrico, o axnio envolvido por clulas especiais denominadas clulas de Schwann, que formam a bainha de mielina do axnio. O ncleo e o citoplasma das clulas de Schwann ficam por fora da bainha de mielina e constituem o neurilema. Essa estrutura importante nos casos em que o nervo seccionado, pois ela responsvel, em parte, pela regenerao do mesmo. Assim os nervos reconstitudos cirurgicamente, podem eventualmente restabelecer suas conexes, permitindo a recuperao da sensibilidade e dos movimentos.

Algumas Consideraes O peso do encfalo de um homem adulto de 1.300 gramas e na mulher de 1.200 gramas. Admitese que no homem adulto de estatura mediana o menor encfalo compatvel com a inteligncia normal seria de 900 gramas. Acima deste limite as tentativas de se correlacionar o peso do encfalo com o grau de inteligncia esbarram em numerosas excees (este se refere ao peso corporal e no ao grau de inteligncia, pois ainda no se conseguiu provar de forma alguma qual dos dois sexos mais inteligente). A inteligncia no se refere somente na quantidade de

massa cinzenta, mas sim na capacidade que os seres humanos tem de entender, raciocinar, interpretar e relacionar o conhecimento sobre experincias vividas e no vividas e a capacidade adaptativa do ser humano a novas situaes.

MEDULA ESPINHAL

Medula significa miolo e indica o que est dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral. A medula espinhal uma massa cilindride de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocupa-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nvel do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importncia clinica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento menngeo, o filamento terminal. Forma e Estrutura da Medula A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre no uniforme, pois ela apresenta duas dilataes denominadas de intumescncia cervical e intumescncia lombar.

Estas intumescncias medulares correspondem s reas em que fazem conexo com as grossas razes nervosas que formam o plexo braquial e lombossacral, destinados inervao dos membros superiores e inferiores respectivamente. A formao destas intumescncias se deve pela maior quantidade de neurnios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas reas. A intumescncia cervical estende-se dos segmentos C4 at T1 da medula espinhal e a intumescncia lombar (lombossacral) estende-se dos segmentos de T11 at L1 da medula espinhal. A superfcie da medula apresenta os seguintes sulcos longitudinais, que percorrem em toda a sua extenso: o sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior. Na medula cervical existe ainda o sulco intermdio posterior que se situa entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior e que se continua em um septo intermdio posterior no interior do funculo posterior. Nos sulcos lateral anterior e lateral posterior fazem conexo, respectivamente as razes ventrais e dorsais dos nervos espinhais.

Seces da Medula Vertebral em Todas as Suas Regies

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Na medula, a substncia cinzenta localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta, ou de um "H". Nela distinguimos de cada lado, trs colunas que aparecem nos cortes como cornos e que so as colunas anterior, posterior e lateral. A coluna lateral s

aparece na medula torcica e parte da medula lombar. No centro da substncia cinzenta localiza-se o canal central da medula. A substncia branca formada por fibras, a maioria delas mielnicas, que sobem e descem na medula e que podem ser agrupadas de cada lado em trs funculos ou cordes: Funculo anterior: situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior. Funculo lateral: situado entre os sulcos lateral anterior e o lateral posterior. Funculo posterior: situado entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior, este ultimo ligado a substancia cinzenta pelo septo mediano posterior. Na parte cervical da medula o funculo posterior dividido pelo sulco intermdio posterior em fascculo grcil e fascculo cuneiforme. Conexes com os nervos espinhais: Nos sulcos lateral anterior e lateral posterior fazem conexo com pequenos filamentos nervosos denominados de filamentos radiculares, que se unem para formar, respectivamente, as razes ventrais e dorsais dos nervos espinhais. As duas razes se unem para formao dos nervos espinhais, ocorrendo unio em um ponto situado distalmente ao gnglio espinhal que existe na raiz dorsal.

Razes Nervosas

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Existem 31 pares de nervos espinhais aos quais correspondem 31 segmentos medulares assim distribudos: 8 cervicais, 12 torcicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccgeo. Encontramos 8 pares de nervos cervicais e apenas 7 vrtebras cervicais porque o primeiro par de nervos espinhais sai entre o occipital e C1.

Relao das Razes Nervosas com as Vrtebras

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Topografia da medula: A um nvel abaixo da segunda vrtebra lombar encontramos apenas as mennges e as razes nervosas dos ltimos nervos espinhais, que dispostas em torno do cone medular e filamento terminal, constituem, em conjunto, a chamada cauda eqina. Como as razes nervosas mantm suas relaes com os respectivos forames intervertebrais, h um alongamento das razes e uma diminuio do ngulo que elas fazem com a medula. Estes fenmenos so mais pronunciados na parte caudal da medula, levando a formao da cauda eqina.

Cone Medular

Filamento Terminal

Ainda como conseqncia da diferena de ritmos de crescimento entre a coluna e a medula, temos o afastamento dos segmentos medulares das vrtebras correspondentes. Assim, no adulto, as vrtebras T11 e T12 correspondem aos segmentos lombares. Para sabermos qual o nvel da medula cada vrtebra corresponde, temos a seguinte regra: entre os nveis C2 e T10, adicionamos o nmero dois ao processo espinhoso da vrtebra e se tem o segmento

medular subjacente. Aos processos espinhosos de T11 e T12 correspondem os cinco segmentos lombares, enquanto ao processo espinhoso de L1 corresponde aos cinco segmentos sacrais. Envoltrio da medula: A medula envolvida por membranas fibrosas denominadas mennges, que so: dura-mter, pia-mter e aracnide. A dura-mter e a mais espessa e envolve toda a medula, como se fosse uma luva, o saco dural. Cranialmente ela se continua na dura-mter craniana, caudalmente ela se termina em um fundo-de-saco ao nvel da vrtebra S2. Prolongamentos laterais da dura-mter embainham as razes dos nervos espinhais, constitudo um tecido conjuntivo (epineuro), que envolve os nervos.

Envoltrios da Medula Espinhal

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A aracnide espinhal se dispem entre a dura-mter e a pia-mter. Compreende um folheto justaposto dura-mter e um emaranhado de trabculas aracnideas, que unem este folheto pia-mter. A pia-mter a membrana mais delicada e mais interna. Ela adere intimamente o tecido superficial da medula e penetra na fissura mediana anterior. Quando a medula termina no cone medular, a pia-mter continua caudalmente, formando um filamento esbranquiado denominado filamento terminal. Este filamento perfura o fundo-do-saco dural e continua at o hiato sacral. Ao atravessar o saco dural, o filamento terminal recebe vrios prolongamentos da dura-mter e o conjunto passa a ser chamado de filamento da duramter. Este, ao se inserir no peristeo da superfcie dorsal do cccix, constitui o ligamento coccgeo. A pia-mter forma, de cada lado da medula, uma prega longitudinal denominada ligamento denticulado, que se dispem em um plano frontal ao longo de toda a extenso da medula. A margem medial de cada ligamento continua com a pia-mter da face lateral da medula ao longo de uma linha continua que se dispe entre as razes dorsais e ventrais. A margem lateral apresenta cerca de 21 processos triangulares que se inserem firmemente na aracnide e na dura-mter em um ponto que se alteram com a emergncia dos nervos espinhais. Os dois ligamentos denticulados so elementos de fixao da medula e importantes pontos de referencia em cirurgias deste rgo.

Entre as mennges existem espaos que so importantes para a parte clnica mdica devido s patologias que podem estar envolvidas com essas estruturas, tais como: hematoma extradural, meningites etc. O espao epidural, ou extradural, situa-se entre a dura-mter e o peristeo do canal vertebral. Contm tecido adiposo e um grande nmero de veias que constituem o plexo venoso vertebral interno. O espao subdural, situado entre a dura-mter e a aracnide, uma fenda estreita contendo uma pequena quantidade de lquido. O espao subaracnideo contem uma quantidade razoavelmente grande de lquido crebro-espinhal ou lquor. Alguns autores ainda consideram um outro espao denominado subpial, localizado entre a pia-mater e o tecido nervoso.

TRONCO ENCEFLICO

O tronco enceflico interpe-se entre a medula e o diencfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas enceflicas localizadas superiormente. A substncia branca do tronco enceflico inclui tratos que recebem e enviam informaes motoras e sensitivas para o crebro e tambm as provenientes dele. Dispersas na substncia branca do tronco enceflico encontram-se massas de substncia cinzenta denominadas ncleos, que exercem efeitos intensos sobre funes como a presso sangnea e a respirao. Na sua constituio entram corpos de neurnios que se agrupam em ncleos e fibras nervosas, que por sua vez, se agrupam em feixes denominados tratos, fascculos ou lemniscos. Muitos dos ncleos do tronco enceflico recebem ou imitem fibras nervosas que entram na constituio dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexo com o tronco enceflico.

O tronco enceflico se divide em: bulbo, situado caudalmente, mesencfalo, e a ponte situada entre ambos.

Bulbo

Ponte

Mesencfalo

Bulbo (Medula Oblonga):

O bulbo ou medula oblonga tem forma de um cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal. Como no se tem uma linha demarcando a separao entre medula e bulbo, considera-se que o limite est em um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do primeiro nervo cervical, o que corresponde ao nvel do forame magno. O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visvel no contorno deste rgo, sulco bulbo-pontino, que corresponde margem inferior da ponte. A superfcie do bulbo percorrida por dois sulcos paralelos que se continuam na medula. Estes sulcos delimitam o que anterior e posterior no bulbo. Vista pela superfcie, aparecem como uma continuao dos funculos da medula espinhal. A fissura mediana anterior termina cranialmente em uma depresso denominada forme cego. De cada lado da fissura mediana anterior existe uma eminncia denominada pirmide, formada por um feixe compacto de fibras nervosas descendentes que ligam as reas motoras do crebro aos neurnios motores da medula. Este trato chamado de trato piramidal ou trato crtico-espinhal. Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussao das pirmides. devido decussao das pirmides que o hemisfrio cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfrio cerebral esquerdo controla o lado direito. Por exemplo: em uma leso enceflica direita, o corpo ser acometido em toda sua metade esquerda.

Bulbo (Medula Oblonga)


Tronco Enceflico - Vista Anterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior temos a rea lateral do bulbo, onde se observa uma eminncia oval, a oliva, formada por uma grande quantidade de substncia cinzenta. Ventralmente oliva, emerge do sulco lateral anterior, os filamentos reticulares do nervo hipoglosso. Do sulco lateral posterior emergem os filamentos radiculares que se unem para formar os nervos glossofarngeo e o vago alm dos filamentos que constituem a raiz craniana ou bulbar do nervo acessrio que une se com a raiz espinhal.

Bulbo (Medula Oblonga)


Tronco Enceflico - Vista Posterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A metade caudal do bulbo ou poro fechada do bulbo percorrida por um estreito canal, continuao direta do canal central da medula, que se abre para formar o IV ventrculo, cujo assoalho constitudo pela metade rostral ou poro aberta do bulbo. O sulco mediano posterior termina a meia altura do bulbo, em virtude do afastamento dos seus lbios, que contribuem para a formao dos limites laterais do IV ventrculo. Entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior, encontra-se a continuao do funculo posterior da medula, sendo que no bulbo, este dividido em fascculo grcil e fascculo cuneiforme pelo sulco intermdio posterior. Estes fascculos so constitudos por fibras nervosas ascendentes, provenientes da medula, que terminam em duas massas de substncia cinzenta, os ncleos grcil e cuneiforme, situados na parte mais cranial dos fascculos correspondentes. Estes ncleos determinam o aparecimento de duas eminncias: o tubrculo grcil, mais medial, e o tubrculo cuneiforme, mais lateral. Em virtude do IV ventrculo, os tubrculos grcil e cuneiforme se afastam lateralmente como dois ramos de um "V" e gradualmente continuando para cima com o pednculo cerebelar inferior (corpo restiforme) . Este, formado por um grosso feixe de fibras que formam as bordas laterais da metade caudal do IV ventrculo, fletindo-se dorsalmente para penetrar no cerebelo.

Bulbo (Medula Oblonga)


Tronco Enceflico - Vista Pstero-Lateral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

No bulbo localiza-se o centro respiratrio, muito importante para a regulao do ritmo respiratrio. Localizam-se tambm o centro vasomotor e o centro do vmito. A presena dos centros respiratrios e vasomotor no bulbo torna as leses neste rgo particularmente perigosas. Em razo de sua importncia com relao s funes vitais, o bulbo muitas vezes chamado de centro vital. Pelo fato de essas estruturas serem fundamentais para o organismo, voc pode compreender a seriedade de uma fratura na base do crnio. O bulbo tambm extremamente sensvel a certas drogas, especialmente os narcticos. Uma dose excessiva de narctico causa depresso do bulbo e morte porque a pessoa pra de respirar.

Ponte:

Ponte a parte do tronco enceflico interposto entre o bulbo e o mesencfalo. Esta situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela trcica do esfenide. Sua base situada ventralmente apresenta uma estriao transversal em virtude da presena de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. Estas fibras convergem de cada lado para formar um volumoso feixe, o pednculo cerebelar mdio, que se penetra no hemisfrio cerebelar correspondente. Considera-se como limite entre a ponte e o pednculo cerebelar mdio (brao da ponte) o ponto de emergncia do nervo trigmeo (V par craniano). Esta emergncia se faz por duas razes, uma maior, ou raiz sensitiva do nervo trigmeo, e outra menor, ou raiz motora do nervo trigmeo.

Ponte
Tronco Enceflico - Vista Pstero-Lateral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Percorrendo longitudinalmente a superfcie ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artria basilar. A parte ventral da ponte separada do bulbo pelo sulco bulbo-pontino, de onde emerge de cada lado, a partir da linha mediana, o VI, o VII e o VIII par craniano. O VI par, o nervo abducente, emerge entre a ponte e a pirmide do bulbo. O VIII par

craniano, o nervo vestbulo-coclear, emerge lateralmente prximo a um pequeno lobo denominado flculo. O VII par craniano, o nervo facial, emerge lateralmente com o VIII par craniano, o nervo vestbulo-coclear, com o qual mantm relaes ntimas. Entre os dois, emerge o nervo intermdio, que a raiz sensitiva do VII par craniano.

Ponte
Tronco Enceflico - Vista Anterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A parte dorsal da ponte no apresenta linha de demarcao com a parte dorsal do bulbo, constituindo ambas o assoalho do IV ventrculo. Ncleos da Ponte Ncleo motor do nervo trigmeo (V par craniano) est situado na margem lateral do quarto ventrculo. Ncleos sensitivos do nervo trigmeo (V par craniano) continuao ceflica da coluna sensitiva da medula espinhal. As fibras que penetram na ponte vindas do gnglio do trigmeo dividem-se em ramos ascendentes e descendentes. Ncleo do nervo abducente (VI par craniano) forma parte da substncia cinzenta dorsal da eminncia medial do assoalho do quarto ventrculo, profundamente ao colculo facial.v Ncleo do nervo facial (VII par craniano) est situado profundamente na formao reticular, lateralmente ao ncleo do nervo abducente. Emergem pela borda do caudal entre a oliva e o pednculo cerebelar inferior. Ncleo do nervo vestbulococlear (VIII par craniano) o ncleo da diviso vestibular ocupam uma grande rea na poro lateral do quarto ventrculo. O ncleo da diviso coclear localiza-se na poro caudal da ponte.

Ponte (Esquema dos Ncleos da Ponte)


Tronco Enceflico - Vista Lateral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Quarto ventrculo: est situado entre o bulbo e a ponte em sua face posterior e ventralmente ao cerebelo. Continua caudalmente com o canal central do bulbo e cranialmente com o aqueduto cerebral, cavidade do mesencfalo que comunica o III e o IV ventrculo. A cavidade do IV ventrculo se prolonga de cada lado para formar os recessos laterais, situados na superfcie dorsal do pednculo cerebelar inferior. Este recesso se comunica de cada lado com o espao subaracnideo por meio das duas aberturas laterais do IV ventrculo. H tambm uma abertura mediana do IV ventrculo denominada de forme de Magendie, ou forame mediano, situado no meio da metade caudal do tecto do IV ventrdulo. Por meio desta cavidade, o lquido crebro-espinhal, que enche a cavidade ventricular, passa para o espao subaracnideo.

Ponte (Quarto Ventrculo)


Tronco Enc

CEREBELO

O cerebelo, rgo do sistema nervoso supra-segmentar, deriva da parte dorsal do metencfalo e fica situado dorsalmente ao bulbo e ponte, contribuindo para a formao do tecto do IV ventrculo. Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e est separado do lobo occipital por uma prega da dura-mter denominada tenda do cerebelo. Liga-se medula e ao bulbo pelo pednculo cerebelar inferior e ponte e mesencfalo pelos pednculos cerebelares mdio e superior, respectivamente. Do ponto de vista fisiolgico, o cerebelo difere fundamentalmente do crebro porque funciona sempre em nvel involuntrio e inconsciente, sendo sua funo exclusivamente motora (equilbrio e coordenao).

Anatomicamente, distingue-se no cerebelo, uma poro mpar e mediana, o vrmix, ligado a duas grandes massas laterais, os hemisfrios cerebelares. O vrmix pouco separado dos hemisfrios na face superior do cerebelo, o que no ocorre na face inferior, onde dois sulcos so bem evidentes o separam das partes laterais.

Cerebelo - Vista Superior

Cerebelo - Vista Inferior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A superfcie apresenta sulcos de direo predominantemente transversal, que delimitam laminas finas denominadas folhas do cerebelo. Existem tambm sulcos mais pronunciados, as fissuras do cerebelo, que delimitam lbulos, cada um deles podendo conter vrias folhas. Esta disposio, visvel na superfcie do cerebelo, especialmente evidente em seces deste rgo, que do tambm uma idia de sua organizao interna. V-se assim que o cerebelo constitudo de um centro de substncia branca, o corpo medular do cerebelo, de onde irradia a lmina branca do cerebelo, revestida externamente por uma fina camada de substncia cinzenta, o crtex cerebelar. O corpo medular do cerebelo com suas lminas brancas, quando vista em cortes sagitais, recebem o nome de "rvore da vida". No interior do campo medular existem quatro pares de ncleos de substncia cinzenta, que so os ncleos centrais do cerebelo: denteado, emboliforme, globoso e fastigial.

Cerebelo - Seco no Plano do Pednculo DIENCFALO

O diencfalo e o telencfalo formam o crebro, que corresponde ao prosencfalo. O crebro a parte mais desenvolvida do encfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencfalo uma estrutura mpar que s vista na poro mais inferior de crebro. Ao diencfalo compreendem as seguintes partes: tlamo, hipotlamo, epitlamo e subtlamo, todas relacionadas com o III ventrculo. III ventrculo: uma cavidade no diencfalo, mpar, que se comunica com o IV ventrculo pelo aqueduto cerebral e com os ventrculos laterais pelos respectivos forames interventriculares.

Quando o crebro seccionado no plano sagital mediano, as paredes laterais do III ventrculo so expostas amplamente; verifica-se ento a existncia de uma depresso, o sulco hipotalmico, que se estende do aqueduto cerebral at o forame interventricular. As pores da parede, situadas acima deste sulco, pertencem ao tlamo; e as situadas abaixo, pertencem ao hipotlamo. Unindo os dois tlamos observa-se freqentemente uma estrutura formada por substncia cinzenta, a aderncia intetalmica, que aparece apenas seccionada. No assoalho do III ventrculo encontra-se, de anterior para posterior, as seguintes formaes: quiasma ptico, infundbulo, tber cinreo e corpos mamilares, pertencentes ao hipotlamo.

Diencfalo - Vista Medial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A parede posterior do ventrculo, muito pequena, formada pelo epitlamo, que se localiza acima do sulco hipotalmico. Saindo de cada lado do epitlamo e percorrendo a parte mais alta das paredes laterais, h um feixe de fibras nervosas, as estrias medulares do tlamo, onde se insere a tela coriide, que forma o tecto do III ventrculo. A partir da tela coriide, invaginam-se na luz ventricular, os plexos coriides do III ventrculo, que se dispem em duas linhas paralelas e so contnuos, atravs dos respectivos forames interventriculares, com os plexos coriides dos ventrculos laterais. A parede anterior do III ventrculo formada pela lmina terminal, fina lmina de tecido nervoso, que une os dois hemisfrios e dispem-se entre o quiasma ptico e a comissura anterior. A comissura anterior, a lmina terminal e as partes adjacentes das paredes laterais do III ventrculo pertencem ao telencfalo. A luz do III ventrculo se evagina para formar quatro recessos na regio do infundbulo: Recesso Recesso Recesso Recesso Tlamo: do infundbulo, acima do quiasma ptico; ptico; pineal, na haste da glndula pineal; suprapineal, acima do corpo pineal.

O tlamo, com comprimento de cerca de 3cm, compondo 80% do diencfalo, consiste em duas massas ovuladas pareadas de substncia cinzenta, organizada em ncleos, com tratos de substncia branca em seu interior. Em geral, uma conexo de substncia cinzenta, chamada massa intermdia (aderncia intertalmica), une as partes direita e esquerda do tlamo. A extremidade anterior de cada tlamo apresenta uma eminncia, o tubrculo anterior do tlamo, que participa da delimitao do forame interventricular. A extremidade posterior, consideravelmente maior que a anterior, apresenta uma grande eminncia, o pulvinar, que se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial.

Tlamo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

O corpo geniculado medial faz parte da via auditiva, e o lateral da via ptica, e ambos so considerados por alguns autores como uma diviso do diencfalo denominada de metatlamo.

A poro lateral da face superior do tlamo faz parte do assoalho do ventrculo lateral, sendo revestido por epitlio ependinrio (epitlio que reveste esta parte do tlamo e denominada lmina fixa). A poro medial do tlamo forma a perede lateral do III ventrculo, cujo tecto constitudo pelo frnix e pelo corpo caloso, formaes telenceflicas. A fissura transversa ocupada por um fundo-de-saco da pia-mter que, a seguir, entra na constituio da tela coriide. A face lateral do tlamo separada do telencfalo pela cpsula interna, compacto feixe de fibras que ligam o crtex cerebral a centros nervosos subcorticais. A face inferior do tlamo continua com o hipotlamo e o subtlamo.

Limites do Tlamo - Seco Transversal do Crebro

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Alguns ncleos transmitem impulsos para as reas sensoriais do crebro: Corpo (ncleo) Geniculado Medial transmite impulsos auditivos; Corpo (ncleo) Geniculado Lateral transmite impulsos visuais; Corpo (ncleo) Ventral Posterior transmite impulsos para o paladar e para as sensaes somticas, como as de tato, presso, vibrao, calor,

frio e dor. Os ncleos talmicos podem ser divididos em cinco grupos: Grupo Grupo Grupo Grupo Grupo Anterior Posterior Lateral Mediano medial

Ncleos do Tlamo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

O tlamo serve como uma estao intermediria para a maioria das fibras que vo da poro inferior do encfalo e medula espinhal para as reas sensitivas do crebro. O tlamo classifica a informao, dando-nos uma idia da sensao que estamos experimentando, e as direciona para as reas especficas do crebro para que haja uma interpretao mais precisa. Funes do Tlamo: Sensibilidade; Motricidade; Comportamento Emocional; Ativao do Crtex; Desempenha algum papel no mecanismo de viglia, ou estado de alerta. Hipotlamo: uma rea relativamente pequena do diencfalo, situada abaixo do tlamo, com funes importantes principalmente relacionadas atividade visceral.

O hipotlamo parte do diencfalo e se dispe nas paredes do III ventrculo, abaixo do sulco hipotalmico, que separa o tlamo. Apresenta algumas formaes anatmicas visveis na face inferior do crebro: o quiasma ptico, o tber cinreo, o infundbulo e os corpos mamilares. Trata-se de uma rea muito pequena (4g) mas, apesar disso, o hipotlamo, por suas inmeras e variadas funes, uma das reas mais importantes do sistema nervoso. Corpos mamilares: so duas eminncias arredondadas de substncia cinzenta evidentes na parte anterior da fossa interpeduncular. Quiasma ptico: localiza-se na parte anterior do assoalho ventricular. Recebe fibras mielnicas do nervo ptico, que ai cruzam em parte e continuam nos tractos ptico que se dirigem aos corpos geniculados laterais, depois de contornar os pednculos cerebrais. Tber cinreo: uma rea ligeiramente cinzenta, mediana, situada atrs do quiasma e do tracto ptico, entre os corpos mamilares. No tber cinreo prende-se a hipfise por meio do infundbulo. Infundbulo: uma formao nervosa em forma de um funil que se prende ao tber cinreo, contendo pequenos prolongamentos da cavidade ventricular, o recesso do infundbulo. A extremidade superior do infundbulo dilata-se para constituir a eminncia mediana do tber cinreo, enquanto a extremidade inferior continua com um processo infundibular, ou lobo nervoso da hipfise. A hipfise esta contida na sela trcica do osso esfenide.

Hipotlamo - Vista Medial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

O hipotlamo constitudo fundamentalmente de substncia cinzenta que se agrupa em ncleos. Percorrendo o hipotlamo existem, ainda, sistemas variados de fibras, como o frnix. Este percorre de cima para baixo cada metade do hipotlamo, terminando no respectivo corpo mamilar. Impulsos de neurnios cujos dendritos e corpos celulares situam-se no hipotlamo so conduzidos por seus axnios at neurnios localizados na medula espinhal, e em seguida muitos desses impulsos so ento transferidos para msculos e glndulas por todo o corpo. Funes do Hipotlamo: Controle do sistema nervoso autnomo; Regulao da temperatura corporal; Regulao do comportamento emocional; Regulao do sono e da viglia; Regulao da ingesto de alimentos; Regulao da ingesto de gua; Regulao da diurese; Regulao do sistema endcrino; Gerao e regulao de ritmos circadianos. Epitlamo: Limita posteriormente o III ventrculo, acima do sulco hipotalmico, j na transio com o mesencfalo. Seu elemento mais evidente a glndula pineal, glndula endcrina de forma piriforme, mpar e mediana, que repousa sobre o tecto mesenceflico. A base do corpo pineal se prende anteriormente a dois feixes transversais de fibras

que cruzam um plano mediano, a comissura posterior e a comissura das habnulas, entre as quais penetra na glndula pineal um pequeno prolongamento da cavidade ventricular, o recesso pineal. A comissura posterior situa-se no prolongamento em que o aqueduto cerebral se liga ao III ventrculo e considerada como limite entre o mesencfalo e o diencfalo. A comissura das habnulas interpe-se entre duas pequenas eminncias triangulares, os trgonos da habnula. Esses esto situados entre a glndula pineal e o tlamo e continuam anteriormente, de cada lado, com as estrias medulares do tlamo. A tela coriide do III ventrculo insere-se, lateralmente, nas estrias medulares do tlamo e, posteriormente, na comissura das habnulas, fechando assim o III ventrculo.

Epitlamo - Vista Medial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Portanto, o epitlamo formado por: Trgono da Habnula rea triangular na extremidade posterior da tnia do tlamo junto ao corpo pineal. Corpo Pineal uma estrutura semelhante a uma glndula, de aproximadamente 8mm de comprimento, que se situa entre os colculos superiores. Embora seu papel fisiolgico ainda no esteja completamente esclarecido, a glndula pineal secreta o hormnio melatonina, sendo assim, uma glndula endcrina. A melatonina considerada a promotora do sono e tambm parece contribuir para o ajuste do relgio biolgico do corpo. Comissura Posterior um feixe de fibras arredondado que cruza a linha mediana na juno do aqueduto com o terceiro ventrculo anterior e superiormente ao colculo superior. Marca o limite entre o mesencfalo e diencfalo.

Epitlamo - Vista Posterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Com exceo da comissura posterior, todas as formaes no endcrinas do epitlamo pertencem ao sistema lmbico, estando assim relacionados com a regulao do comportamento emocional. Subtlamo: Compreende a zona de transio entre o diencfalo e o tegumento do mesencfalo. Sua visualizao melhor em cortes frontais do crebro. Verifica-se que ele se localiza abaixo do tlamo, sendo limitado lateralmente pela cpsula interna e medialmente pelo hipotlamo. O subtlamo apresenta formaes de substncia branca e cinzenta, sendo a mais importante o ncleo subtalmico. Leses no ncleo subtalmico provocam uma sndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades.

Cerebelar Superior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Lbulos do Cerebelo: a diviso do cerebelo em lbulos no tem nenhum significado funcional e sua importncia apenas topogrfica. Os lbulos recebem denominaes diferentes no vrmis e nos hemisfrios. A cada lbulo do vrmix correspondem a dois hemisfrios. A lngula est quase sempre aderida ao vu medular superior. O folium consiste em apenas uma folha do vrmix. Um lbulo importante o flculo, situado logo abaixo do ponto em que o pednculo cerebelar mdio penetra no cerebelo, prximo ao nervo vestbulo-coclear. Liga-se ao ndulo, lbulo do vrmix, pelo pednculo do flculo. As tonsilas so bem evidentes na parte inferior do cerebelo, projetando-se medialmente sobre a face dorsal do bulbo.

Cerebelo - Vista Late TELENCFALO

O telencfalo compreende os dois hemisfrios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na poro anterior do III ventrculo. Os dois hemisfrios cerebrais so incompletamente separados pela fissura longitudinal do crebro, cujo o assoalho formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de unio entre os dois hemisfrios. Os hemisfrios possuem cavidades, os ventrculos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrculo pelos forames interventriculares.

Cada hemisfrio possui trs plos: frontal, occipital e temporal; e trs faces: spero-lateral (convexa); medial (plana); e inferior ou base do crebro (irregular), repousando anteriormente nos andares anterior e mdio da base do crnio e posteriormente na tenda do cerebelo.

Sulcos e Giros: Durante o desenvolvimento embrionrio, quando o tamanho do encfalo aumenta rapidamente, a substncia cinzenta do crtex aumenta com maior rapidez que a substncia branca subjacente. Como resultado, a regio cortical se enrola e se dobra sobre si mesma. Portanto, a superfcie do crebro do homem e de vrios animais apresenta depresses denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvolues cerebrais. A existncia dos sulcos permite considervel aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois teros da rea ocupada pelo crtex cerebral esto escondidos nos sulcos. Em qualquer hemisfrio, os dois sulcos mais importantes so o sulco lateral e o sulco central. Sulco Lateral: o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele subdividido em ascendente, anterior e posterior. Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pr-central, e outro posterior, giro ps-central. As reas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrs deste sulco relacionamse com a SENSIBILIDADE.

Outro sulco importante situado no telencfalo, na face medial, o sulco parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital.

Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localizao em relao aos ossos do crnio. Portanto, temos cinco lobos: frontal, temporal, parietal, occipital e o lobo da nsula, que o nico que no se relaciona com nenhum osso do crnio, pois est situado profundamente no sulco lateral. A diviso dos lobos no corresponde muito a uma diviso funcional, exceto pelo lobo occipital que parece estar relacionado somente com a viso. O lobo frontal est localizado acima do sulco lateral e adiante do sulco central. Na face medial do crebro, o limite anterior do lobo occipital o sulco parieto-occipital. Na sua face spero-lateral, este limite arbitrariamente situado em uma linha imaginaria que se une a terminao do sulco parieto-occipital, na borda superior do hemisfrio, incisura proccipital, situada na borda nfero-lateral, cerca de 4 cm do plo occipital. Do meio desta linha imaginaria parte uma segunda linha imaginaria em direo no ramo posterior do sulco lateral e que, juntamente com este ramo, limita o lobo temporal do lobo parietal.

Face Spero-lateral:

Lobo Frontal

Lobo Temporal

Lobo Parietal

Lobo Occipital

Lobo da nsula

Lobo Frontal: Sulco Pr-central: mais ou menos paralelo ao sulco central. Sulco Frontal Superior: inicia-se na poro superior do sulco pr-central e dirigi-se anteriormente no lobo frontal. perpendicular a ele. Sulco Frontal Inferior: partindo da poro inferior do sulco pr-central,

dirige-se para frente e para baixo.

Giro Pr-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pr-central. Neste giro se localiza a rea motora principal do crebro (crtex motor). Giro Frontal Superior: localiza-se acima do sulco frontal superior. Giro Frontal Mdio: localiza-se entre o sulco frontal superior e inferior. Giro Frontal Inferior: localiza-se abaixo do sulco frontal inferior. O giro frontal inferior do hemisfrio esquerdo o centro cortical da palavra falada.

Lobo Temporal: Sulco Temporal Superior: inicia-se prximo ao plo temporal e dirige-se para trs paralelamente ao ramo posterior do sulco lateral, terminando no lobo parietal. Sulco Temporal Inferior: paralelo ao sulco temporal superior geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas.

Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior.

Giro Temporal Mdio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior. Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occpito-temporal. Afastando-se os lbios do sulco lateral, aparece o seu assoalho, que parte do giro temporal superior. A poro superior deste assoalho atravessada por pequenos giros transversais, os giros temporais transversos, dos quais o mais evidente o giro temporal transverso anterior. Esse importante pois se localiza o centro cortical da audio.

voltar

Lobo Parietal: Sulco Ps-central: localiza-se posteriormente ao giro ps-central. paralelo ao sulco central. Sulco Intraparietal: geralmente localiza-se perpendicular ao sulco pscentral (com o qual pode estar unido) e estende-se para trs para terminar no lobo occipital.

Diferentemente dos outros lobos, o lobo parietal apresenta um giro e dois lbulos: Giro Ps-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco ps-central. no giro ps-central que se localiza uma das mais importantes reas sensitivas do crtex, a rea somestsica. Lbulo Parietal Superior: localiza-se superiormente ao sulco intra-parietal. Lbulo Parietal Inferior: localiza-se inferiormente ao sulco intraparietal. Neste, descrevem-se dois giros: o giro supramarginal, curvando em torno da extremidade do ramo posterior do sulco lateral, e o giro angular, curvando em torno da poro terminal e ascendente do sulco temporal superior.

Lobo Occipital: O lobo occipital ocupa uma poro relativamente pequena da face sperolateral do crebro, onde apresenta pequenos sulcos e giros irregulares e inconstantes. Os principais sulcos e giros desse lobo so visualizados na face medial do crebro.

Lobo da nsula: O lobo da nsula visualizado afastando-se os lbios do sulco lateral. A nsula tem forma cnica e seu pice, voltado para baixo e para frente, denominado de lmen da nsula. Sulco Central da nsula: parte do sulco circular, na poro superior da nsula, e dirige-se no sentido antero-inferior. Divide a nsula em duas partes: giros longos e giros curtos. Sulco Circular da nsula: circunda a nsula na sua borda superior.

Giros Longos da nsula: esto localizados posteriormente ao sulco central da nsula. Giros Curtos da nsula: esto localizados anteriormente ao sulco central da nsula.

Resumo dos

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

do Crebro

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Lobo da nsula

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Face Medial:

Corpo Caloso Frnix Septo Pelcido

Lobo Frontal e Lobo Parietal

Lobo Occipital

Corpo Caloso, Frnix e Septo Pelcido: Corpo Caloso: a maior das comissuras inter-hemisfricas. formado por um grande nmero de fibras mielnicas que cruzam o plano sagital mediano e penetram de cada lado no centro branco medular do crebro, unindo reas simtricas do crtex de cada hemisfrio. Em corte sagital do crebro, podemos identificar as divises do corpo caloso: uma lmina branca arqueada dorsalmente, o tronco do corpo caloso, que se dilata posteriormente no esplnio do corpo caloso e se flete anteriormente em direo da base do crebro para constituir o joelho do corpo caloso. Este se afina para formar o rostro do corpo caloso, que se continua em uma fina lmina, a lmina rostral at a comissura anterior. Entre a comissura anterior e o quiasma ptico encontra-se a lmina terminal, delgada lmina de substncia branca que tambm une os hemisfrios e constitui o limite anterior do III ventrculo.

Divises do Corpo nfero-medial do Crebro

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Frnix: emergindo abaixo do esplnio do corpo caloso e arqueando-se em direo comissura anterior, est o frnix, feixe complexo de fibras que, entretanto, no pode ser visto em toda a sua extenso em um corte sagital do crebro. constitudo por duas metades laterais e simtricas afastadas nas extremidades e unidas entre si no trajeto do corpo caloso. A poro intermdia em que as duas metades se unem constitui o corpo do frnix e as extremidades que se afastam so, respectivamente, as colunas do frnix (anteriores) e os ramos do frnix (posteriores). As colunas do frnix terminam no corpo mamilar correspondente cruzando a parede lateral do III ventrculo. Os ramos do frnix divergem e penetram de cada lado no corno inferior do ventrculo lateral, onde se ligam ao hipocampo. No ponto em que as pernas do frnix se separam, algumas fibras passam de um lado para o outro, formando a comissura do frnix.

e Hipocampo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Vista Superior do Hipocampo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Septo Pelcido: entre o corpo caloso e o frnix estende-se o septo pelcido, constitudo por duas delgadas lminas de tecido nervoso que delimitam uma cavidade muito estreita, a cavidade do septo pelcido. O septo pelcido separa os dois ventrculos laterais.

Septo Pelcido - Vista Medial do Crebro

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Lobo Frontal e Parietal Na parte medial do crebro, existem dois sulcos que passam do lobo frontal para o lobo parietal: Sulco do Corpo Caloso: comea abaixo do rostro do corpo caloso, contorna o tronco e o esplnio do corpo caloso, onde se continua j no lobo temporal, com o sulco do hipocampo. Sulco do Cngulo: tem seu curso paralelo ao sulco do corpo caloso, do qual separado pelo giro do cngulo. Termina posteriormente em dois sulcos: ramo marginal do giro do cngulo, poro final do sulco do giro do cngulo que cruza a margem superior do hemisfrio, e o sulco subparietal, que continua posteriormente em direo ao sulco parieto-ocipital. Sulco Paracentral: Destaca-se do sulco do cngulo em direo margem superior do hemisfrio, que delimita, com o sulco do cngulo e o sulco marginal, o lbulo paracentral.

Giro do Cngulo: contorna o corpo caloso, ligando-se ao giro parahipocampal pelo istmo do giro do cngulo. percorrido por um feixe de fibras, o fascculo do cngulo. Lbulo Paracentral: localiza-se entre o sulco marginal e o sulco paracentral. Na parte anterior e posterior deste lbulo localizam-se as reas motoras e sensitivas relacionadas com a perna e o p. Pr-cneos: est localizado superiormente ao sulco parieto-occipital, no lobo parietal. Giro Frontal Superior: j foi descrito acima, no estudo da face lateral do crebro.

Lobo occipital: Sulco calcarino: inicia-se abaixo do esplnio do corpo caloso e tem um

trajeto arqueado em direo ao plo occipital. Nos lbios do sulco calcarino localiza-se o centro cortical da viso. Sulco parieto-occipital: o sulco que separa o lobo occipital do lobo parietal.

Cneos: localiza-se entre o sulco parieto-occipital e o sulco calcarino. um giro complexo de forma triangular. Adiante do cneos, no lobo parietal, temos o pr-cneos. Giro Occipito-temporal Medial: localiza-se abaixo do sulco calcarino. Esse giro continua anteriormente com o giro para-hipocampal, do lobo temporal.

Face inferior:

Lobo Temporal

Lobo Frontal

Lobo temporal: Sulco Occipito-temporal: localiza-se entre os giros occipito-temporal lateral e occipito-temporal medial. Sulco Colateral: inicia-se prximo ao plo occipital e se dirige para frente. O sulco colateral pode ser contnuo com o sulco rinal, que separa a parte mais anterior do giro para-hipocampal do resto do lobo temporal. Sulco do Hipocampo: origina-se na regio do esplnio do corpo caloso, onde continua com o sulco do corpo caloso e se dirige para o plo temporal, onde termina separando o giro parahipocampal do ncus. Sulco calcarino: melhor visualizado na face medial do crebro. Na face inferior, separa a poro posterior o giro para-hipocampal do istmo do giro do cngulo.

Giro Occipito-temporal Lateral: est localizado na regio lateral da face inferior do crebro circundando o giro occipito-temporal medial e o giro para-hipocampal. Giro Occipito-temporal Medial: visualizado tambm na face medial do crebro, porm ocupa uma rea significativa na face inferior. Est localizado entre o giro occipito-temporal lateral, giro para-hipocampal e o istmo do cngulo. Giro Para-hipocampal: se liga posteriormente ao giro do cngulo atravs de um giro estreito, o istmo do giro do cngulo. Assim o ncus, o giro para-hipocampal, o istmo do giro do cngulo e o giro do cngulo constituem o lobo lmbico, parte importante do sistema lmbico, relacionado com o comportamento emocional e o controle do sistema nervoso autnomo. A poro anterior do giro para-hipocampal se curva em torno do sulco do hipocampo para formar o ncus.

Lobo Frontal: A face inferior do lobo frontal apresenta as seguintes estruturas: o sulco olfatrio, profundo e de direo ntero-posterior; o giro reto, que localizase medialmente ao sulco olfatrio e continua dorsalmente como giro frontal superior. O resto da face inferior do lobo frontal ocupada por sulcos e giros muito irregulares, os sulcos e giros orbitrios.

Face Inferior do Crebro

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Resumo dos Giros da Face Medial do Crebro

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Rinencfalo:

O bulbo olfatrio uma dilatao ovide e achatada de substncia cinzenta que continua posteriormente com o tracto olfatrio, ambos alojados no sulco olfatrio. O bulbo olfatrio recebe filamentos que constituem o nervo olfatrio. Posteriormente, o tracto olfatrio se bifurca formando as estrias olfatrias lateral e medial, que delimitam uma rea triangular, o trgono olfatrio. Atravs do trgono olfatrio e adiante do tracto ptico localiza-se uma rea contendo uma srie de pequenos orifcios para passagem de vasos, a substncia perfurada do anterior.

Rinencfalo - Anatomia do Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Morfologia dos Ventrculos Laterais: Os hemisfrios cerebrais possuem cavidades revestidas de epndima e contendo lquido crebro-espinhal, os ventrculos laterais esquerdo e direito, que se comunicam com o III ventrculo pelo forame interventricular. Exceto pelo forame, cada ventrculo uma cavidade fechada que apresenta uma parte central e trs cornos que correspondem aos trs plos do hemisfrio cerebral. As partes que se projetam para o plo frontal, occipital e temporal respectivamente, so o corno anterior, posterior e inferior. Com exceo do corno inferior, todas as partes do ventrculo laterais tm o teto formado pelo corpo caloso.

Morfologia do Ventrculo Lateral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Morfologia do Ventrculo Lateral

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Organizao Interna dos Hemisfrios Cerebrais: Cada hemisfrio possui uma camada superficial de substncia cinzenta, o crtex cerebral, que reveste um centro de substncia branca, o centro medular do crebro, ou centro semioval. No interior dessa substncia branca existem massas de substncias cinzenta, os ncleos da base do crebro. Centro branco medular do crebro: formado por fibras mielnicas.

Distinguem-se dois grupos de fibras: de projeo e de associao. As fibras de projeo ligam o crtex cerebral a centros subcorticais; as fibras de associao unem reas corticais situadas em pontos diferentes do crebro. As fibras de projeo se dispem em dois feixes: o frnix e a cpsula interna. O frnix une o crtex do hipocampo ao corpo mamilar e contribui um pouco para a formao do centro branco medular. J foi melhor descrito anteriormente nesta pgina. A cpsula interna contm a grande maioria das fibras que saem ou entram no crtex cerebral. Estas fibras formam um feixe compacto que separa o ncleo lentiforme, situado lateralmente, do ncleo caudado e tlamo, situados medialmente. Acima do nvel destes ncleos, as fibras da cpsula interna passam a constituir a coroa radiada.

Distingue-se na cpsula interna um ramo anterior, situada entre a cabea do ncleo caudado e o ncleo lentiforme, e um ramo posterior, bem maior, situada entre o ncleo lentiforme e o tlamo. Estas duas pores da cpsula interna encontram-se formando um ngulo que constitui o joelho da cpsula interna.

MENNGES E LQUOR

O tecido do SNC muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteo que consiste de quatro estruturas: crnio, mennges, lquido cerebrospinhal (lquor) e barreira hematoenceflica. Nesta pgina, abordarei as mennges e o lquido cerebroespinhal, estruturas que envolvem o SNC e so de extrema importncia para a defesa do nosso corpo.

Meninges: o sistema nervoso envolto por membranas conjuntivas denominadas meninges que so classificadas como trs: dura-mter,

aracnide e pia-mter. A aracnide e a pia-mter, que no embrio constituem um s folheto, so s vezes consideradas como uma s formao conhecida como a leptomeninge; e a dura-mter que mais espessa conhecida como paquimeninge.

Dura-mter: a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colgenas, contendo nervos e vasos. formada por dois folhetos: um externo e um interno. O folheto externo adere intimamente aos ossos do crnio e se comporta como um peristeo destes ossos, mas sem capacidade osteognica (nas fraturas cranianas dificulta a formao de um calo sseo). Em virtude da aderncia da dura-mter aos ossos do crnio, no existe, no crnio, um espao epidural como na medula. No encfalo, a principal artria que irriga a dura-mter a artria menngea mdia, ramo da artria maxilar.

Folhetos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A dura-mter, ao contrrio das outras meninges, ricamente inervada. Como o encfalo no possui terminaes nervosas sensitivas, toda ou qualquer sensibilidade intracraniana se localiza na dura-mter, que responsvel pela maioria das dores de cabea. Pregas da dura-mter: em algumas reas o folheto interno da duramter destaca-se do externo para formar pregas que dividem a cavidade craniana em compartimentos que se comunicam amplamente. As principais pregas so: Foice do crebro: um septo vertical mediano em forma de foice que ocupa a fissura longitudinal do crebro, separando os dois hemisfrios. Tenda do cerebelo: projeta-se para diante como um septo transversal entre os lobos occipitais e o cerebelo. A tenda do cerebelo separa a fossa posterior da fossa mdia do crnio, dividindo a cavidade craniana em um compartimento superior, ou supratentorial, e outro inferior, ou infratentorial. A borda anterior livre da tenda do cerebelo, denominada incisura da tenda, ajusta-se ao mesencfalo. Foice do cerebelo: pequeno septo vertical mediano, situado abaixo da tenda do cerebelo entre os dois hemisfrios cerebelares. Diafragma da sela: pequena lmina horizontal que fecha superiormente a sela trcica, deixando apenas um orifcio de passagem para a haste hipofisira.

Cavidades da dura-mter: em determinada rea, os dois folhetos da dura-mter do encfalo separam-se delimitando cavidades. Uma delas o cavo trigeminal, que contm o gnglio trigeminal. Outras cavidades so revestidas de endotlio e contm sangue, constitudo os seios da dura-mter, que se dispem principalmente ao longo da insero das pregas da dura-mter. Os seios da dura-mter foram estudados no sistema cardiovascular junto com o sistema venoso. Aracnide: uma membrana muito delgada, justaposta dura-mter, da qual se separa por um espao virtual, o espao subdural, contendo uma pequena quantidade de lquido necessrio lubrificao das superfcies de contato das membranas. A aracnide separa-se da piamter pelo espao subaracnideo que contem lquor, havendo grande comunicao entre os espaos subaracnideos do encfalo e da medula. Considera-se tambm como pertencendo aracnide, as delicadas trabculas que atravessam o espao para ligar pia-mter, e que so denominados de trabculas aracnides. Estas trabculas lembram, um aspecto de teias de aranha donde vem o nome aracnide.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Cisternas subaracnideas: a aracnide justape-se dura-mter e ambas acompanham apenas grosseiramente o encfalo e a sua superfcie. A pia-mter adere intimamente a esta superfcie que acompanha os giros, os sulcos e depresses. Deste modo, a distncia entre as duas membranas, ou seja, a profundidade do espao subaracnideo muito varivel, sendo muito pequena nos giros e grande nas reas onde parte do encfalo se afasta da parede craniana. Forma-se assim nestas reas, dilataes do espao subaracnideo, as cisternas subaracnideas, que contm uma grande quantidade de lquor. As cisternas mais importantes so as seguintes: Cisterna magna: ocupa o espao entre a face inferior do cerebelo e a face dorsal do bulbo e do tecto do III ventrculo. Continua caudalmente com o espao subaracnideo da medula e liga-se ao IV ventrculo atravs da abertura mediana. A cisterna magna a maior e mais importante, sendo s vezes utilizada para obteno de lquor atravs de punes. Cisterna pontina: situada ventralmente a ponte. Cisterna interpeduncular: localizada na fossa interpeduncular. Cisterna quiasmtica: situada diante o quiasma ptico. Cisterna superior: situada dorsalmente ao tecto mesenceflico, entre o cerebelo e o esplnio do corpo caloso. A cisterna superior corresponde, pelo menos em parte, cisterna ambiens, termo usado pelos clnicos. Cisterna da fossa lateral do crebro: corresponde depresso formada pelo sulco lateral de cada hemisfrio.

Cisternas e a Circulao

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Granulaes aracnides: em alguns pontos da aracnide, formam-se pequenos tufos que penetram no interior dos seios da dura-mter, constituindo as granulaes aracnideas, mais abundantes no seio sagital superior. As granulaes aracnideas levam pequenos prolongamentos do espao subaracnideo, verdadeiros divertculos deste espao, nos quais o lquor est separado do sangue apenas pelo endotlio do seio e uma delgada camada de aracnide. So estruturas admiravelmente adaptadas absoro do lquor, que neste ponto, vai para o sangue.

Granulaes Aracnides

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Pia-mter: a mais interna das meninges, aderindo intimamente superfcie do encfalo e da medula, cujos relevos e depresses acompanham at o fundo dos sulcos cerebrais. Sua poro mais profunda recebe numerosos prolongamentos dos astrcitos do tecido nervoso, constituindo assim a membrana pio-glial. A pia-mter d resistncia aos rgos nervosos, pois o tecido nervoso de consistncia muito mole. A pia-mter acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso a partir do espao subaracnideo, formando a parede externa dos espaos perivasculares. Neste espao existem prolongamentos do espao subaracnideo, contendo lquor, que forma um manguito protetor em torno dos vasos, muito importante para amortecer o efeito da pulsao das artrias sobre o tecido circunvizinho. Verificou-se que os espaos perivasculares acompanham os vasos mais calibrosos at uma pequena distncia e terminam por fuso da pia com a adventcia do vaso. As pequenas arterolas so envolvidas at o nvel capilar por pr-vasculares dos astrcitos do tecido nervoso.

Espao entre as mennges: O espao extradural ou epidural normalmente no um espao real mas apenas um espao potencial entre os ossos do crnio e a camada periosteal externa da dura-mter. Torna-se um espao real apenas patologicamente, por exemplo, no hematoma extradural. Lquor: um fluido aquoso e incolor que ocupa o espao subaracnideo e as cavidades ventriculares. A so funo primordial proteo mecnica do sistema nervoso central.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Formao, absoro e circulao do lquor: sabe-se hoje em dia que o lquor produzido nos plexos coriides dos ventrculos e tambm que uma pequena poro produzida a partir do epndima das paredes ventriculares e dos vasos da leptomeninge. Existem plexos coriides nos ventrculos, como j vimos anteriormente, e os ventrculos laterais contribuem com maior contingente lquorico, que passa ao III ventrculo atravs dos forames interventriculares e da para o IV ventrculo atravs do aqueduto cerebral.

Ventrculos Laterais e Prexo Coriide

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Atravs das aberturas medianas e laterais do IV ventrculo, o lquor passa para o espao subaracnideo, sendo reabsorvido principalmente

pelas granulaes aracnideas que se projetam para o interior da duramter. Como essas granulaes predominam no eixo sagital superior, a circulao do lquor se faz de baixo para cima, devendo atravessar o espao entre a incisura da tenda e o mesencfalo. No espao subaracnideo da medula, o lquor desce em direo caudal, mas apenas uma parte volta, pois reabsoro liqurica ocorre nas pequenas granulaes aracnideas existentes nos prolongamentos da dura-mter que acompanham as razes dos nervos espinhais.

Circulao

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A circulao do lquor extremamente lenta e so ainda discutidos os fatores que a determinam. Sem dvida, a produo do lquor em uma extremidade e a sua absoro em outra j so o suficiente para causar sua movimentao. Um outro fator a pulsao das artrias intracranianas, que, cada sstole, aumenta a presso lquorica, possivelmente contribuindo para empurrar o lquor atravs das granulaes aracnideas.

VASCULARIZAO ENCEFLICA

O sistema nervoso formado de estruturas nobres e altamente especializadas, que exigem para o seu metabolismo um suprimento permanente e elevado de glicose e oxignio. O consumo de oxignio e glicose pelo encfalo muito elevado, o que requer um fluxo sangneo muito intenso. Quedas na concentrao de glicose e oxignio no sangue circulante ou, por outro lado, a suspenso do fluxo sangneo ao encfalo no so toleradas por um perodo muito curto. A parada da circulao cerebral por mais de sete segundos leva o indivduo a perda da conscincia. Aps cerca de cinco minutos comeam aparecer leses que so irreversveis, pois, como se sabe,

as clulas nervosas no se regeneram. O fluxo sangneo cerebral muito elevado, sendo superado apenas pelo do rim e do corao. Calcula-se que em um minuto circula pelo encfalo uma quantidade de sangue aproximadamente igual ao seu prprio peso. Vascularizao Arterial do Encfalo Polgono de Willis: O encfalo vascularizado atravs de dois sistemas: vrtebro-basilar (artrias vertebrais) e carotdeo (artrias cartidas internas). Estas so artrias especializadas pela irrigao do encfalo. Na base do crnio estas artrias formam um polgono anastomtico, o Polgono de Willis, de onde saem as principais artrias para vascularizao cerebral.

Artrias Carotida Interna e Vertebral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

As artrias vertebrais se anastomosam originado a artria basilar, alojada na goteira basilar. Ela se divide em duas artrias cerebrais posteriores que irrigam a parte posterior da face inferior de cada um dos hemisfrios cerebrais. As artrias cartidas internas originam, em cada lado, uma artria

cerebral mdia e uma artria cerebral anterior. As artrias cerebrais anteriores se comunicam atravs de um ramo entre elas que a artria comunicante anterior. As artrias cerebrais posteriores se comunicam com as arteriais cartidas internas atravs das artrias comunicantes posteriores.

Polgono de Willis - Esquema

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Polgono de Willis - Esquema

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Artrias do Encfalo - Vista Inferior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Artria Cartida Interna Ramo de bifurcao da cartida comum, a cartida interna, aps um trajeto mais ou menos longo pelo pescoo, penetra na cavidade craniana pelo canal carotdeo do osso temporal. A seguir, perfura a dura-mter e a aracnide e, no incio do sulco lateral, dividi-se em dois ramos terminais: as artrias cerebrais mdia e anterior. A artria cartida interna, quando bloqueada pode levar a morte cerebral irreversvel. Um entupimento da artria cartida uma ocorrncia sria, e, infelizmente, comum. Clinicamente, as artrias cartidas internas e seus ramos so freqentemente referidos como a circulao anterior do encfalo.

Vista Anterior das Artrias Cerebral Anterior e Mdia

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Artria Cerebral Mdia

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Artria Vertebral e Basilar (Sistema Vrtebro-basilar) As artrias vertebrais seguem em sentido superior, em direo ao encfalo, a partir das artrias subclvias prximas parte posterior do pescoo. Passam atravs dos forames transversos das primeiras seis vrtebras cervicais, perfuram a membrana atlanto-occipital, a dura-mter e a aracnide, penetrando no crnio pelo forame magno. Percorrem a seguir a face ventral do bulbo e, aproximadamente ao nvel do sulco bulbo-pontino, fundem-se para constituir um tronco nico, a artria basilar. As artrias vertebrais originam ainda as artrias espinhais e cerebelares inferiores posteriores. A artria basilar percorre o sulco basilar da ponte e termina anteriormente, bifurcando-se para formar as artrias cerebrais posteriores direita e esquerda. A artria basilar d origem, alm das cerebrais posteriores, s seguintes artrias: cerebelar superior, cerebelar inferior anterior e artria do labirinto, suprindo assim reas do encfalo ao redor do tronco enceflico e cerebelo. O sistema vrtebro-basilar e seus ramos so freqentemente referidos clinicamente como a circulao posterior do encfalo.

Artria Cerebral Posterior e Anterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Esquema das Artrias Cerebrais

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Abaixo, temos um resumo esquematizado da vascularizao enceflica:

Vascularizao Venosa do Encfalo As veias do encfalo, de um modo geral, no acompanham as artrias, sendo maiores e mais calibrosas do que elas. Drenam para os seios da dura-mter, de onde o sangue converge para as veias jugulares internas, que recebem praticamente todo o sangue venoso enceflico. As veias jugulares externa e interna so as duas principais veias que drenam o sangue da cabea e do pescoo. As veias jugulares externas so mais superficiais e drenam, para as veias subclvias, o sangue da regio posterior do pescoo e da cabea. As veias jugulares internas profundas drenam a poro anterior da cabea, face e pescoo. Elas so responsveis pela drenagem de maior parte do sangue dos vrios seios venosos do crnio. As veias jugulares internas de cada lado do pescoo juntam-se com as veias subclvias para formar as veias braquioceflicas, que transportam o sangue para a veia cava superior. As veias do crebro dispem-se em dois sistemas: sistema venoso superficial e sistema venoso profundo. Embora anatomicamente distintos, os dois sistemas so unidos por numerosas anastomoses. Sistema Venoso Superficial Drenam o crtex e a substncia branca

subjacente. Formado por veias cerebrais superficiais (superiores e inferiores) que desembocam nos seios da dura-mter. Sistema Venoso Profundo Drenam o sangue de regies situadas mais profundamente no crebro, tais como: corpo estriado, cpsula interna, diencfalo e grande parte do centro branco medular do crebro. A veia mais importante deste sistema a veia cerebral magna ou veia de Galeno, para a qual converge todo o sangue do sistema venoso profundo do crebro.

Vascularizao Venosa do Encfalo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Vascularizao Venosa do Encfalo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Esq SISTEMA NERVOSO PERIFRICO

O sistema nervoso perifrico constitudo pelos nervos, que so representantes dos axnios (fibras motoras) ou dos dendritos (fibras sensitivas). So as fibras nervosas dos nervos que fazem a ligao dos diversos tecidos do organismo com o sistema nervoso central. composto pelos nervos espinhais e cranianos. Os nervos espinhais se originam na medula e os cranianos no encfalo. Para a percepo da sensibilidade, na extremidade de cada fibra sensitiva h um dispositivo captador que denominado receptor e uma expanso que a coloca em relao com o elemento que reage ao impulso motor, este elemento na grande maioria dos casos uma fibra muscular podendo ser tambm uma clula glandular. A estes elementos d-se o nome de efetor. Portanto, o sistema nervoso perifrico constitudo por fibras que ligam o sistema nervoso central ao receptor, no caso da transmisso de impulsos sensitivos; ou ao efetor, quando o impulso motor. As fibras que constituem os nervos so em geral mielnicas com neurilema. So trs as bainhas conjuntivas que entram na constituio de um nervo: epineuro (envolve todo o nervo e emite septos para seu interior), perineuro (envolve os feixes de fibras nervosas), endoneuro (trama delicada de tecido conjuntivo frouxo

que envolve cada fibra nervosa). As bainhas conjuntivas conferem grande resistncia aos nervos sendo mais espessas nos nervos superficiais, pois estes so mais expostos aos traumatismos.

Durante o seu trajeto, os nervos podem se bifurcar ou se anastomosar. Nestes casos no h bifurcao ou anastomose de fibras nervosas, mas apenas um reagrupamento de fibras que passam a constituir dois nervos ou que se destacam de um nervo para seguir outro.

Sistema Nervoso Perifrico


Nervos Cranianos Nervos Espinhais

As fibras de associao so divididas em fibras de associao intrahemisfricas e inter-hemisfricas.

Dentre as fibras de associao intra-hemisfricas, citarei os quatro fascculos mais importantes: Fascculo do Cngulo - Une o lobo frontal e o temporal. Fascculo Longitudinal Superior - Une os lobos frontal, parietal e occipital. Tambm pode ser chamado de fascculo arqueado. Fascculo Longitudinal Inferior - Une o lobo occipital e temporal. Fascculo Unciforme - Une o lobo frontal e o temporal.

Dentre as fibras de associao inter-hemisfricas, ou seja, aquelas que atravessam o plano mediano para unir reas simtricas dos dois hemisfrios, encontramos trs comissuras telenceflicas: corpo caloso, comissura do frnix e comissura anterior, j estudadas acima.

Ncleos da base: Ncleo caudado: uma massa alongada e bastante volumosa de substncia cinzenta, relacionada em toda a sua extenso com os ventrculos laterais. Sua extremidade anterior muito dilatada, constitui a cabea do ncleo caudado, que proemina do assoalho do corno anterior do ventrculo lateral. Ela continua gradualmente com o corpo do ncleo caudado, situado no assoalho da parte central do ventrculo lateral. Este

se afina pouco a pouco para formar a cauda do ncleo caudado, que longa e fortemente arqueada, estendendo-se at a extremidade anterior do corno inferior do ventrculo lateral. Em razo de sua forma fortemente arqueada, o ncleo caudado aparece seccionado duas vezes em determinados cortes horizontais e frontais do crebro. A cabea do ncleo caudado funde-se com a parte anterior do ncleo lentiforme.

Ncleo Caudado, Ncleo Lentiforme e Corpo Amigdalide

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ncleo lentiforme: tem a forma e o tamanho aproximado de uma castanha-do-par. No aparece na superfcie ventricular, situando-se profundamente no interior do hemisfrio. Medialmente relaciona-se com a cpsula interna, que o se separa do ncleo caudado e do tlamo; lateralmente relaciona-se com o crtex da nsula, do qual separado por substncia branca e pelo claustro. O ncleo lentiforme divido em putmen e globo plido por uma fina lmina de substncia branca, a lmina medular lateral. O putmen situase lateralmente e maior que o globo plido, que se dispem medialmente. Em seces transversais do crebro, o globo plido tem uma colorao mais clara que o putmen em virtude da presena de fibras mielnicas que o atravessam. O globo plido subdividido por uma lmina de substncia branca, a lmina medular medial, em partes externa e interna (ver figura abaixo). Claustro: uma delgada calota de substncia cinzenta situada entre o crtex da nsula e o ncleo lentiforme. Separa-se do crtex da nsula por uma fina lmina branca, a cpsula extrema. Entre o claustro e o ncleo lentiforme existe uma outra lmina branca, a cpsula externa (ver figura abaixo). Corpo amigdalide: uma massa esferide de substncia cinzenta de cerca de 2 cm de dimetro situada no plo temporal do hemisfrio cerebral. Faz uma discreta salincia no tecto da parte terminal do corno inferior do ventrculo lateral. O corpo amigdalide faz parte do sistema lmbico e um importante regulador do comportamento sexual e da agressividade (ver figura acima). Ncleo Accumbens: massa de substncia cinzenta situada na zona de unio entre o putmen e a cabea do ncleo caudado. Ncleo Basal de Meynert: de difcil visualizao macroscpica. Situa-se na base do crebro, entre a substncia perfurada anterior e o globo plido, regio conhecida como substncia inominata. Contem neurnios

grandes ricos em acetilcolina.

Ncleos da Base - Seco Transversal do Crebro

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ao fim desse contedo, gostaria de ilustrar ainda uma imagem com algumas reas importantes considerando o telencfalo como um todo. Como dito anteriormente, a diviso por lobos e sulcos apenas didtica, pois o crebro funciona como um todo independente dos lobos, porm algumas reas so especficas e bem localizadas, tais como as indicadas na figura abaixo:

NERVOS CRANIANOS

Nervos cranianos so os que fazem conexo com o encfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especfica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurnios no encfalo, que so seus ncleos de origem. Eles esto ligados com o crtex do crebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurnios das reas motoras do crtex, descendo principalmente na parte genicular da cpsula interna at o tronco do encfalo. Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurnios situados fora do encfalo, agrupados para formar gnglios ou situados em perifricos rgos dos sentidos. Os ncleos que do origem a dez dos doze pares de nervos cranianos

situam-se em colunas verticais no tronco do encfalo e correspondem substncia cinzenta da medula espinhal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos. Os motores (puros) so os que movimentam o olho, a lngua e acessoriamente os msculos ltero-posteriores do pescoo. So eles: III - Nervo Oculomotor IV - Nervo Troclear VI - Nervo Abducente XI - Nervo Acessrio XII - Nervo Hipoglosso Os sensitivos (puros) destinam-se aos rgos dos sentidos e por isso so chamados sensoriais e no apenas sensitivos, que no se referem sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais so: I - Nervo Olfatrio II - Nervo ptico VIII - Nervo Vestibulococlear Os mistos (motores e sensitivos) so em nmero de quatro: V - Trigmeo VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crnica perifrica do sistema autnomo. So os seguintes: III - Nervo Oculomotor VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago XI - Nervo Acessrio

Resumo dos Nervos Cranianos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A seqncia craniocaudal dos nervos cranianos como se segue: I II III IV V VI Olfatrio ptico Oculomotor Troclear Trigmeo Abducente VII VIII IX X XI XII Facial Vestbulococlear Glossofarngeo Vago Acessrio Hipoglosso

I. Nervo Olfatrio As fibras do nervo olfatrio distribuem-se por uma rea especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatria. Em virtude da existncia de grande quantidade de fascculos individualizados que atravessam separadamente o crivo etmoidal, que se costuma chamar de nervos olfatrios, e no simplesmente de nervo olfatrio (direito e esquerdo). um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatrios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais. Mais informaes sobre o nervo olfatrio podem ser encontradas em Telencfalo (Rinencfalo).

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

II. Nervo ptico constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao plo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico. Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral. O nervo ptico um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somticas especiais.

Nervo ptico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

III. Nervo Oculomotor IV. Nervo Troclear VI. Nervo Abducente So nervos motores que penetram na rbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos msculos extrnsecos do bulbo ocular, que so os seguintes: elevador da plpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblquo superior, oblquo inferior. Todos estes msculos so inervados pelo oculomotor, com exceo do reto lateral e do oblquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e

troclear. As fibras que inervam os msculos extrnsecos do olho so classificadas como eferentes somticas. O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pednculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colculo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, prximo linha mediana. Os trs nervos em apreo se aproximam, ainda no interior do crnio, para atravessar a fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos msculos extrnsecos do olho. O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vo musculatura intrnseca do olho, a qual movimenta a ris e a lente.

Nervo Oculomotor, Troclear e Abducente

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao
Nervo Oculomotor

Passagem
Nervo Oculomotor

Localizao
Nervo Troclear

Passagem
Nervo Troclear

Localizao
Nervo Abducente

Passagem
Nervo Abducente

voltar

V. Nervo Trigmeo O nervo trigmeo um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva formada pelos prolongamentos centrais dos neurnios sensitivos, situados no gnglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos perifricos dos neurnios sensitivos do gnglio trigeminal formam, distalmente ao gnglio, os trs ramos do nervo trigmeo: nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, atravs de fibras que se classificam como aferentes somticas gerais. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindose aos msculos mastigatrios. O problema mdico mais freqentemente observado em relao ao trigmeo a nevralgia, que se manifesta por crises dolorosas muito intensas no territrio de um dos ramos do nervo.

1. Nervo oftlmico: atravessa a fissura orbital superior (juntamente com o III, IV, VI pares cranianos e a veia oftlmica) e ao chegar rbita fornece trs ramos terminais, que so os nervos nasociliar, frontal e lacrimal. O nervo oftlmico responsvel pela sensibilidade da cavidade orbital e seu contedo, enquanto o nervo ptico sensorial (viso). 2. Nervo maxilar: o segundo ramo do nervo trigmeo. Ele cruza a fossa pterigopalatina como se fosse um cabo areo para introduzir-se na fissura orbital inferior e penetrar na cavidade orbital, momento em que passa a se chamar nervo infra-orbital. O nervo infra-orbital continua a mesma direo para frente transitando pelo soalho da rbita, passando sucessivamente pelo sulco, canal e forame infra-orbital e atravs desse ltimo se exterioriza para inervar as partes moles situadas entre a plpebra inferior (n. palpebral inferior), nariz (n.nasal) e lbio superior (n. labial superior). O nervo infra-orbital (ramo terminal do nervo maxilar) fornece como ramos colaterais o nervo alveolar superior mdio e o nervo alveolar superior anterior, que se dirigem para baixo. Nas proximidades dos pices das razes dos dentes superiores, os trs nervos alveolares superiores emitem ramos que se anastomosam abundantemente, para constiturem o plexo dental superior. 3. Nervo mandibular: o terceiro ramo do nervo trigmeo. Ele atravessa o crnio pelo forame oval e logo abaixo deste se ramifica num verdadeiro ramalhete, sendo que os dois ramos principais, so o nervo lingual e alveolar inferior. O nervo lingual dirige-se para a lngua, concedendo sensibilidade geral aos seus dois teros anteriores. O nervo alveolar inferior penetra no forame da mandbula e percorre o interior do osso pelo canal da mandbula at o dente incisivo central. Aproximadamente na altura do segundo pr-molar, o nervo alveolar inferior emite um ramo colateral, que o nervo mental (nervo mentoniano), o qual emerge pelo forame de mesmo nome, para fornecer sensibilidade geral s partes moles do mento. Dentro do canal da mandbula, o nervo alveolar inferior se ramifica, porm seus ramos se anastomosam desordenadamente para constituir o plexo dental inferior, do qual partem os ramos dentais inferiores que vo aos

dentes inferiores. A parte motora do nervo mandibular inerva os msculos mastigatrios (temporal, masseter e pterigideo medial e lateral), com nervos que tem o mesmo nome dos msculos.

Nervo Trigmeo - Ramos Oftalmico e Maxilar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Trigmeo - Ramo Mandibular

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VII. Nervo Facial tambm um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatria. Ele emerge do sulco bulbo-pontino atravs de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermdio. Juntamente com o nervo vestbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acstico interno, no interior do qual o nervo intermdio perde a sua individualidade, formando-se assim, um tronco nervoso nico que penetra no canal facial.

A raiz motora representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermdio. Ambos tm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acstico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear. No interior do meato acstico interno, os dois nervos (facial e intermdio) penetram num canal prprio escavado na parte petrosa do osso temporal, que o canal facial. As fibras motoras atravessam a glndula partida atingindo a face, onde do dois ramos iniciais: o temporo facial e crvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os msculos cutneos da cabea e do pescoo. Algumas fibras motoras vo ao msculo estilo-hiideo e ao ventre posterior do digstrico. As fibras sensoriais (gustatrias) seguem um ramo do nervo facial que a corda do tmpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigmeo), tomando-se como vetor para distribuir-se nos dois teros anteriores da lngua. O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpticas) que se utilizam do nervo intermdio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tmpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glndulas lacrimais, nasais e salivares (glndula sublingual e submandibular). Em sntese, o nervo facial d inervao motora para todos os msculos cutneos da cabea e pescoo (msculo estilo-hiideo e ventre posterior do digstrico).

Nervo Facial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VIII. Nervo Vestibulococlear Costitudo por dois grupos de fibras perfeitamente individualizadas que formam, respectivamente, os nervos vestibular e coclear. um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na poro lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergncia do VII par e o flculo do cerebelo. Ocupa juntamente com os nervos facial e intermdio, o meato acstico interno, na poro petrosa do osso temporal. A parte vestibular formada por fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados ao equilbrio. A parte coclear constituda de fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audio. As fibras do nervo vestbulo-coclear classificam-se como aferentes somticas especiais.

Nervo Vestibulococlear

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

IX. Nervo Glossofarngeo um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispem em linha vertical. Estes filamentos renem-se para formar o tronco do nervo glossofarngeo, que sai do crnio pelo forame jugular. No seu trajeto, atravs do forame jugular, o nervo apresenta dois gnglios, superior e inferior, formados por neurnios sensitivos. Ao sair do crnio, o nervo glossofarngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da lngua e na faringe. Desses, o

mais importante o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsila, tuba auditiva, alm do seio e corpo carotdeos. Merecem destaque tambm as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes diviso parassimptica do sistema nervoso autnomo e que terminam no gnglio ptico. Desse gnglio, saem fibras nervosas do nervo aurculotemporal que vo inervar a glndula partida.

Nervo Glossofaringeo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

X. Nervo Vago O nervo vago misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se renem para formar o nervo vago. Este emerge do crnio pelo forame jugular, percorre o pescoo e o trax, terminando no abdome. Neste trajeto o nervo vago d origem a vrios ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. O vago possui dois gnglios sensitivos: o gnglio superior, situado ao nvel do forame jugular; e o gnglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gnglios rene-se ao vago o ramo interno do nervo acessrio. Fibras aferentes viscerais gerais: conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquia, esfago, vsceras do trax e abdome. Fibras eferentes viscerais gerais: so responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais. Fibras eferentes viscerais especiais: inervam os msculos da faringe e da laringe. As fibras eferentes do vago se originam em ncleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos gnglios superior e inferior.

Nervo Vago

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XI. Nervo Acessrio Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crnio pelo forame magno. A este tronco unem-se filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. O tronco divide-se em um ramo interno e um externo. O interno une-se ao vago e distribui-se com ele, e o externo inerva os msculos trapzio e esternocleidomastideo. As fibras oriundas da raiz craniana que se unem ao vago so: Fibras eferentes viscerais especiais, que inervam os msculos da laringe; Fibras eferentes viscerais gerais, que inervam vsceras torcicas.

Nervo Acessrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XII. Nervo Hipoglosso Nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este, emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua (est relacionado com a motricidade da mesma). Suas fibras so consideradas eferentes somticas.

Nervo do Hipoglosso

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Fissuras do Cerebelo: Depois Depois Depois Depois Depois Depois Depois Depois da do do do do do da da lngula temos a fissura pr-central. lbulo central temos a fissura pr-culminar. clmen temos a fissura prima. declive temos a fissura ps-clival. folium temos a fissura horizontal. tber temos a fissura pr-piramidal. pirmide temos a fissura ps-piramidal. vula temos a fissura pstero-lateral.

Cerebelo - Vista Lateral

Fonte: MACHADO, ngelo. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro/So Paulo: Atheneu, 1991.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

O assoalho de IV ventrculo ou fossa rombide, formado pela parte dorsal da ponte e pela poro aberta do bulbo. Tecto do IV ventrculo: a metade cranial do tecto do IV ventrculo constituda por uma fina lamina de substncia branca, o vu medular superior, que se estende entre os dois pednculos cerebelares superiores. Na constituio da metade caudal temos as seguintes formaes: Uma pequena parte da substncia branca do ndulo do cerebelo. O vu medular inferior, formao bilateral constituda de uma fina lmina branca presa medialmente s bordas laterais do ndulo do cerebelo. Tela coriide do IV ventrculo, que une as duas formaes anteriores s bordas da metade caudal do assoalho do IV ventrculo.

Ponte (Assoalho do Quarto Ventrculo)


Tronco Enceflico - Vista Posterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A tela coriide formada pela unio do epitlio ependimrio, que reveste internamente o ventrculo com a pia-mter e refora externamente este epitlio. Esta tela emite projees irregulares e muito vascularizadas para a formao do plexo coriide do IV ventrculo. Este plexo coriide tem a forma de "T" e produz lquido crebro-espinhal, que se acumula na cavidade ventricular passando ao espao subaracnideo atravs das aberturas laterais e da abertura mediana do IV ventrculo. A ponte tem um papel fundamental na regulao do padro e ritmo respiratrio. Leses nessa estrutura podem causar graves distrbios no ritmo respiratrio.

Mesencfalo:

Interpes-se entre a ponte e o cerebelo, do qual representado por um plano que liga os dois corpos mamilares, pertencentes ao diencfalo, comissura posterior. atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral. A parte do mesencfalo situada dorsalmente ao aqueduto o tecto do mesencfalo. Ventralmente, temos os dois pednculos cerebrais, que por sua vez, se dividem em uma parte dorsal, o tegmento e outra ventral, a base do pednculo.

Em uma seco transversal do mesencfalo, v-se que o tegmento separado da base por uma rea escura, a substncia negra (nigra). Junto sustncia negra existem dois sulcos longitudinais: um lateral, sulco lateral do mesencfalo, e outro medial, sulco medial do pednculo cerebral. Estes sulcos marcam o limite entre a base e o tegmento do pednculo cerebral. Do sulco medial emerge o nervo oculomotor, III par craniano.

Mesencfalo (Esquema Didtico)


Seco Transversal do Mesencfalo

Tecto do mesencfalo: em vista dorsal o tecto mesencefalico apresenta quatro eminncias arredondadas denominadas colculos superiores e inferiores, separados por dois sulcos perpendiculares em forma de cruz. Na parte anterior do ramo longitudinal da cruz, aloja-se o corpo pineal, que pertence ao diencfalo. Caudalmente a cada colculo inferior, emerge o IV par craniano, o nervo troclear. Cada colculo se liga a uma pequena eminncia oval do diencfalo, o corpo geniculado, atravs de um feixe superficial de fibras nervosas que constitui o seu brao. Assim o colculo inferior se liga ao corpo geniculado medial pelo brao do colculo inferior, e o colculo superior se liga ao corpo geniculado lateral pelo brao do colculo superior, o qual tem o seu trajeto escondido entre o pulvinar do tlamo e o corpo geniculado medial. O corpo geniculado lateral encontra-se na extremidade do trato ptico.

Mesencfalo -

Pednculos cerebrais: vistos ventralmente, os pednculos cerebrais aparecem com dois grandes feixes de fibras que surgem na borda superior da ponte e divergem cranialmente para penetrar profundamente no crebro. Delimitam assim uma profunda depresso triangular, a fossa interpeduncular, limitada anteriormente por duas eminncias pertencentes ao diencfalo, os corpos mamilares. O fundo da fossa interpeduncular apresenta pequenos orifcios para a passagem de vasos. Denomina-se substncia perfurada posterior. Ncleo Rubro ocupa grande parte do tegmento. uma massa em forma de oval que se estende do limite caudal do colculo superior at a regio subtalmica. circular numa seco transversal.

Vista Inferior do Mesencfalo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ncleos do Mesencfalo Ncleo da raiz mesenceflica do nervo trigmeo (V par craniano) forma uma regio dispersa na poro lateral da substncia cinzenta central que circunda o aqueduto. Ncleo do nervo troclear (IV par craniano) est ao nvel do colculo inferior. Ncleo do nervo oculomotor (III par craniano) aparece numa seco transversal. Estendese at o colculo superior.

Mesencfalo (Esquema dos Ncleos do Mesencfalo)


Tronco Enceflico - Vista Posterior

Reviso dos Pednculo Pednculo Pednculo

Pednculos Cerebelares Cerebelar Inferior: tem origem no bulbo. Cerebelar Mdio: tem origem na ponte. Cerebelar Superior: tem origem no mesencfalo.
Pednculo Cerebelar Mdio Origem: Ponte Pednculo Cerebelar Superior Origem: Mesencfalo

Pednculo Cerebelar Inferior Origem: Bulbo

NERVOS CRANIANOS

Nervos cranianos so os que fazem conexo com o encfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especfica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurnios no encfalo, que so seus ncleos de origem. Eles esto ligados com o crtex do crebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurnios das reas motoras do crtex, descendo principalmente na parte genicular da cpsula interna at o tronco do encfalo. Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurnios situados fora do encfalo, agrupados para formar gnglios ou situados em perifricos rgos dos sentidos. Os ncleos que do origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encfalo e correspondem substncia cinzenta da medula espinhal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos. Os motores (puros) so os que movimentam o olho, a lngua e acessoriamente os msculos ltero-posteriores do pescoo. So eles: III - Nervo Oculomotor IV - Nervo Troclear VI - Nervo Abducente XI - Nervo Acessrio XII - Nervo Hipoglosso Os sensitivos (puros) destinam-se aos rgos dos sentidos e por isso so chamados sensoriais e no apenas sensitivos, que no se referem sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais so: I - Nervo Olfatrio

II - Nervo ptico VIII - Nervo Vestibulococlear Os mistos (motores e sensitivos) so em nmero de quatro: V - Trigmeo VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crnica perifrica do sistema autnomo. So os seguintes: III - Nervo Oculomotor VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago XI - Nervo Acessrio

Resumo dos Nervos Cranianos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A seqncia craniocaudal dos nervos cranianos como se segue: I II III IV V VI Olfatrio ptico Oculomotor Troclear Trigmeo Abducente VII VIII IX X XI XII Facial Vestbulococlear Glossofarngeo Vago Acessrio Hipoglosso

I. Nervo Olfatrio

As fibras do nervo olfatrio distribuem-se por uma rea especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatria. Em virtude da existncia de grande quantidade de fascculos individualizados que atravessam separadamente o crivo etmoidal, que se costuma chamar de nervos olfatrios, e no simplesmente de nervo olfatrio (direito e esquerdo). um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatrios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais. Mais informaes sobre o nervo olfatrio podem ser encontradas em Telencfalo (Rinencfalo).

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

II. Nervo ptico constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao plo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico. Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral. O nervo ptico um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somticas especiais.

Nervo ptico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

III. Nervo Oculomotor IV. Nervo Troclear VI. Nervo Abducente So nervos motores que penetram na rbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos msculos extrnsecos do bulbo ocular, que so os seguintes: elevador da plpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblquo superior, oblquo inferior. Todos estes msculos so inervados pelo oculomotor, com exceo do reto lateral e do oblquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. As fibras que inervam os msculos extrnsecos do olho so classificadas como eferentes somticas. O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pednculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colculo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, prximo linha mediana. Os trs nervos em apreo se aproximam, ainda no interior do crnio, para atravessar a

fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos msculos extrnsecos do olho. O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vo musculatura intrnseca do olho, a qual movimenta a ris e a lente.

Nervo Oculomotor, Troclear e Abducente

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao
Nervo Oculomotor

Passagem
Nervo Oculomotor

Localizao
Nervo Troclear

Passagem
Nervo Troclear

Localizao
Nervo Abducente

Passagem
Nervo Abducente

voltar

V. Nervo Trigmeo O nervo trigmeo um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva formada pelos prolongamentos centrais dos neurnios sensitivos, situados no gnglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos perifricos dos neurnios sensitivos do gnglio trigeminal formam, distalmente ao gnglio, os trs ramos do nervo trigmeo: nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, atravs de fibras que se classificam como aferentes somticas gerais. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos mastigatrios. O problema mdico mais freqentemente observado em relao ao trigmeo a nevralgia, que se manifesta por crises dolorosas muito intensas no territrio de um dos ramos do nervo.

1. Nervo oftlmico: atravessa a fissura orbital superior (juntamente com o III, IV, VI pares cranianos e a veia oftlmica) e ao chegar rbita fornece trs ramos terminais, que so os nervos nasociliar, frontal e lacrimal. O nervo oftlmico responsvel pela sensibilidade da cavidade orbital e seu contedo, enquanto o nervo ptico sensorial (viso). 2. Nervo maxilar: o segundo ramo do nervo trigmeo. Ele cruza a fossa pterigopalatina como se fosse um cabo areo para introduzir-se na fissura orbital inferior e penetrar na cavidade orbital, momento em que passa a se chamar nervo infra-orbital. O nervo infra-orbital continua a mesma direo para frente transitando pelo soalho da rbita, passando sucessivamente pelo sulco, canal e forame infra-orbital e atravs desse ltimo se exterioriza para inervar as partes moles situadas entre a plpebra inferior (n. palpebral inferior), nariz (n.nasal) e lbio superior (n. labial superior). O nervo infra-orbital (ramo terminal do nervo maxilar) fornece como ramos colaterais o nervo alveolar superior mdio e o nervo alveolar superior anterior, que se dirigem para baixo. Nas proximidades dos pices das razes dos dentes superiores, os trs nervos alveolares superiores emitem ramos que se anastomosam abundantemente, para constiturem o plexo dental superior. 3. Nervo mandibular: o terceiro ramo do nervo trigmeo. Ele atravessa o crnio pelo forame oval e logo abaixo deste se ramifica num verdadeiro ramalhete, sendo que os dois ramos principais, so o nervo lingual e alveolar inferior. O nervo lingual dirige-se para a lngua, concedendo sensibilidade geral aos seus dois teros anteriores. O nervo alveolar inferior penetra no forame da mandbula e percorre o interior do osso pelo canal da mandbula at o dente incisivo central. Aproximadamente na altura do segundo pr-molar, o nervo alveolar inferior emite um ramo colateral, que o nervo mental (nervo mentoniano), o qual emerge pelo forame de mesmo nome, para fornecer sensibilidade geral s partes moles do mento. Dentro do canal da mandbula, o nervo alveolar inferior se ramifica, porm seus ramos se anastomosam desordenadamente para constituir o plexo dental inferior, do qual partem os ramos dentais inferiores que vo aos dentes inferiores. A parte motora do nervo mandibular inerva os msculos mastigatrios (temporal, masseter e pterigideo medial e lateral), com nervos que tem o mesmo nome dos msculos.

Nervo Trigmeo - Ramos Oftalmico e Maxilar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Trigmeo - Ramo Mandibular

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

VII. Nervo Facial tambm um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatria. Ele emerge do sulco bulbo-pontino atravs de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermdio. Juntamente com o nervo vestbulococlear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acstico interno, no interior do qual o nervo intermdio perde a sua individualidade, formando-se assim, um tronco nervoso nico que penetra no canal facial. A raiz motora representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermdio. Ambos tm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acstico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear. No interior do meato acstico interno, os dois nervos (facial e intermdio) penetram num canal prprio escavado na parte petrosa do osso temporal, que o canal facial. As fibras motoras atravessam a glndula partida atingindo a face, onde do dois ramos iniciais: o temporo facial e crvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os msculos cutneos da cabea e do pescoo. Algumas fibras motoras vo ao msculo estilo-hiideo e ao ventre posterior do digstrico. As fibras sensoriais (gustatrias) seguem um ramo do nervo facial que a corda do tmpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigmeo), tomandose como vetor para distribuir-se nos dois teros anteriores da lngua. O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpticas) que se utilizam do nervo intermdio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tmpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glndulas lacrimais, nasais e salivares (glndula sublingual e submandibular). Em sntese, o nervo facial d inervao motora para todos os msculos cutneos da cabea e pescoo (msculo estilo-hiideo e ventre posterior do digstrico).

Nervo Facial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

VIII. Nervo Vestibulococlear Costitudo por dois grupos de fibras perfeitamente individualizadas que formam, respectivamente, os nervos vestibular e coclear. um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na poro lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergncia do VII par e o flculo do cerebelo. Ocupa juntamente com os nervos facial e intermdio, o meato acstico interno, na poro petrosa do osso temporal. A parte vestibular formada por fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio

vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados ao equilbrio. A parte coclear constituda de fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audio. As fibras do nervo vestbulo-coclear classificam-se como aferentes somticas especiais.

Nervo Vestibulococlear

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

IX. Nervo Glossofarngeo um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispem em linha vertical. Estes filamentos renem-se para formar o

tronco do nervo glossofarngeo, que sai do crnio pelo forame jugular. No seu trajeto, atravs do forame jugular, o nervo apresenta dois gnglios, superior e inferior, formados por neurnios sensitivos. Ao sair do crnio, o nervo glossofarngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da lngua e na faringe. Desses, o mais importante o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsila, tuba auditiva, alm do seio e corpo carotdeos. Merecem destaque tambm as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes diviso parassimptica do sistema nervoso autnomo e que terminam no gnglio ptico. Desse gnglio, saem fibras nervosas do nervo aurculo-temporal que vo inervar a glndula partida.

Nervo Glossofaringeo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

X. Nervo Vago O nervo vago misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se renem para formar o nervo vago. Este emerge do crnio pelo forame jugular, percorre o pescoo e o trax, terminando no abdome. Neste trajeto o nervo vago d origem a vrios ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. O vago possui dois gnglios sensitivos: o gnglio superior, situado ao nvel do forame jugular; e o gnglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gnglios rene-se ao vago o ramo interno do nervo acessrio. Fibras aferentes viscerais gerais: conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquia, esfago, vsceras do trax e abdome. Fibras eferentes viscerais gerais: so responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais. Fibras eferentes viscerais especiais: inervam os msculos da faringe e da laringe. As fibras eferentes do vago se originam em ncleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos gnglios superior e inferior.

Nervo Vago

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XI. Nervo Acessrio Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crnio pelo forame magno. A este tronco unem-se filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. O tronco divide-se em um ramo interno e um externo. O interno une-se ao vago e distribuise com ele, e o externo inerva os msculos trapzio e esternocleidomastideo. As fibras oriundas da raiz craniana que se unem ao vago so: Fibras eferentes viscerais especiais, que inervam os msculos da laringe; Fibras eferentes viscerais gerais, que inervam vsceras torcicas.

Nervo Acessrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

XII. Nervo Hipoglosso Nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este, emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua (est relacionado com a motricidade da mesma). Suas fibras so consideradas eferentes somticas.

Nervo do Hipoglosso

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

NERVOS CRANIANOS

Nervos cranianos so os que fazem conexo com o encfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especfica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurnios no encfalo, que so seus ncleos de origem. Eles esto ligados com o crtex do crebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurnios das reas motoras do crtex, descendo principalmente na parte genicular da cpsula interna at o tronco do encfalo. Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurnios situados fora do encfalo, agrupados para formar gnglios ou situados em perifricos rgos dos sentidos. Os ncleos que do origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encfalo e correspondem substncia cinzenta da medula espinhal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos. Os motores (puros) so os que movimentam o olho, a lngua e acessoriamente os msculos ltero-posteriores do pescoo. So eles: III - Nervo Oculomotor IV - Nervo Troclear VI - Nervo Abducente XI - Nervo Acessrio XII - Nervo Hipoglosso Os sensitivos (puros) destinam-se aos rgos dos sentidos e por isso so chamados sensoriais e no apenas sensitivos, que no se referem sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais so: I - Nervo Olfatrio II - Nervo ptico VIII - Nervo Vestibulococlear Os mistos (motores e sensitivos) so em nmero de quatro:

V - Trigmeo VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crnica perifrica do sistema autnomo. So os seguintes: III - Nervo Oculomotor VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago XI - Nervo Acessrio

Resumo dos Nervos Cranianos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A seqncia craniocaudal dos nervos cranianos como se segue: I II III IV V VI Olfatrio ptico Oculomotor Troclear Trigmeo Abducente VII VIII IX X XI XII Facial Vestbulococlear Glossofarngeo Vago Acessrio Hipoglosso

I. Nervo Olfatrio As fibras do nervo olfatrio distribuem-se por uma rea especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatria. Em virtude da existncia de grande quantidade de fascculos

individualizados que atravessam separadamente o crivo etmoidal, que se costuma chamar de nervos olfatrios, e no simplesmente de nervo olfatrio (direito e esquerdo). um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatrios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais. Mais informaes sobre o nervo olfatrio podem ser encontradas em Telencfalo (Rinencfalo).

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

II. Nervo ptico constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao plo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico. Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral. O nervo ptico um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somticas especiais.

Nervo ptico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

III. Nervo Oculomotor IV. Nervo Troclear VI. Nervo Abducente So nervos motores que penetram na rbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos msculos extrnsecos do bulbo ocular, que so os seguintes: elevador da plpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblquo superior, oblquo inferior. Todos estes msculos so inervados pelo oculomotor, com exceo do reto lateral e do oblquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. As fibras que inervam os msculos extrnsecos do olho so classificadas como eferentes somticas. O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pednculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colculo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, prximo linha mediana. Os trs nervos em apreo se aproximam, ainda no interior do crnio, para atravessar a

fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos msculos extrnsecos do olho. O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vo musculatura intrnseca do olho, a qual movimenta a ris e a lente.

Nervo Oculomotor, Troclear e Abducente

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao
Nervo Oculomotor

Passagem
Nervo Oculomotor

Localizao
Nervo Troclear

Passagem
Nervo Troclear

Localizao
Nervo Abducente

Passagem
Nervo Abducente

voltar

V. Nervo Trigmeo O nervo trigmeo um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva formada pelos prolongamentos centrais dos neurnios sensitivos, situados no gnglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos perifricos dos neurnios sensitivos do gnglio trigeminal formam, distalmente ao gnglio, os trs ramos do nervo trigmeo: nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, atravs de fibras que se classificam como aferentes somticas gerais. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos mastigatrios. O problema mdico mais freqentemente observado em relao ao trigmeo a nevralgia, que se manifesta por crises dolorosas muito intensas no territrio de um dos ramos do nervo.

1. Nervo oftlmico: atravessa a fissura orbital superior (juntamente com o III, IV, VI pares cranianos e a veia oftlmica) e ao chegar rbita fornece trs ramos terminais, que so os nervos nasociliar, frontal e lacrimal. O nervo oftlmico responsvel pela sensibilidade da cavidade orbital e seu contedo, enquanto o nervo ptico sensorial (viso). 2. Nervo maxilar: o segundo ramo do nervo trigmeo. Ele cruza a fossa pterigopalatina como se fosse um cabo areo para introduzir-se na fissura orbital inferior e penetrar na cavidade orbital, momento em que passa a se chamar nervo infra-orbital. O nervo infra-orbital continua a mesma direo para frente transitando pelo soalho da rbita, passando sucessivamente pelo sulco, canal e forame infra-orbital e atravs desse ltimo se exterioriza para inervar as partes moles situadas entre a plpebra inferior (n. palpebral inferior), nariz (n.nasal) e lbio superior (n. labial superior). O nervo infra-orbital (ramo terminal do nervo maxilar) fornece como ramos colaterais o nervo alveolar superior mdio e o nervo alveolar superior anterior, que se dirigem para baixo. Nas proximidades dos pices das razes dos dentes superiores, os trs nervos alveolares superiores emitem ramos que se anastomosam abundantemente, para constiturem o plexo dental superior. 3. Nervo mandibular: o terceiro ramo do nervo trigmeo. Ele atravessa o crnio pelo forame oval e logo abaixo deste se ramifica num verdadeiro ramalhete, sendo que os dois ramos principais, so o nervo lingual e alveolar inferior. O nervo lingual dirige-se para a lngua, concedendo sensibilidade geral aos seus dois teros anteriores. O nervo alveolar inferior penetra no forame da mandbula e percorre o interior do osso pelo canal da mandbula at o dente incisivo central. Aproximadamente na altura do segundo pr-molar, o nervo alveolar inferior emite um ramo colateral, que o nervo mental (nervo mentoniano), o qual emerge pelo forame de mesmo nome, para fornecer sensibilidade geral s partes moles do mento. Dentro do canal da mandbula, o nervo alveolar inferior se ramifica, porm seus ramos se anastomosam desordenadamente para constituir o plexo dental inferior, do qual partem os ramos dentais inferiores que vo aos dentes inferiores. A parte motora do nervo mandibular inerva os msculos mastigatrios (temporal, masseter e pterigideo medial e lateral), com nervos que tem o mesmo nome dos msculos.

Nervo Trigmeo -

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Trigmeo - Ramo Mandibular

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VII. Nervo Facial tambm um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatria. Ele emerge do sulco bulbo-pontino atravs de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermdio. Juntamente com o nervo vestbulococlear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acstico interno, no interior do qual o nervo intermdio perde a sua individualidade, formando-se assim, um tronco nervoso nico que penetra no canal facial. A raiz motora representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermdio. Ambos tm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acstico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear. No interior do meato acstico interno, os dois nervos (facial e intermdio) penetram num canal prprio escavado na parte petrosa do osso temporal, que o canal facial. As fibras motoras atravessam a glndula partida atingindo a face, onde do dois ramos iniciais: o temporo facial e crvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os msculos cutneos da cabea e do pescoo. Algumas fibras motoras vo ao msculo estilo-hiideo e ao ventre posterior do digstrico. As fibras sensoriais (gustatrias) seguem um ramo do nervo facial que a corda do tmpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigmeo), tomandose como vetor para distribuir-se nos dois teros anteriores da lngua. O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpticas) que se utilizam do nervo intermdio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tmpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glndulas lacrimais, nasais e salivares (glndula sublingual e submandibular). Em sntese, o nervo facial d inervao motora para todos os msculos cutneos da cabea e pescoo (msculo estilo-hiideo e ventre posterior do digstrico).

Nervo Facial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VIII. Nervo Vestibulococlear Costitudo por dois grupos de fibras perfeitamente individualizadas que formam, respectivamente, os nervos vestibular e coclear. um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na poro lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergncia do VII par e o flculo do cerebelo. Ocupa juntamente com os nervos facial e intermdio, o meato acstico interno, na poro petrosa do osso temporal. A parte vestibular formada por fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio

vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados ao equilbrio. A parte coclear constituda de fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audio. As fibras do nervo vestbulo-coclear classificam-se como aferentes somticas especiais.

Nervo Vest

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

IX. Nervo Glossofarngeo um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispem em linha vertical. Estes filamentos renem-se para formar o

tronco do nervo glossofarngeo, que sai do crnio pelo forame jugular. No seu trajeto, atravs do forame jugular, o nervo apresenta dois gnglios, superior e inferior, formados por neurnios sensitivos. Ao sair do crnio, o nervo glossofarngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da lngua e na faringe. Desses, o mais importante o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsila, tuba auditiva, alm do seio e corpo carotdeos. Merecem destaque tambm as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes diviso parassimptica do sistema nervoso autnomo e que terminam no gnglio ptico. Desse gnglio, saem fibras nervosas do nervo aurculo-temporal que vo inervar a glndula partida.

Nervo Glossofaringeo

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

X. Nervo Vago O nervo vago misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se renem para formar o nervo vago. Este emerge do crnio pelo forame jugular, percorre o pescoo e o trax, terminando no abdome. Neste trajeto o nervo vago d origem a vrios ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. O vago possui dois gnglios sensitivos: o gnglio superior, situado ao nvel do forame jugular; e o gnglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gnglios rene-se ao vago o ramo interno do nervo acessrio. Fibras aferentes viscerais gerais: conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquia, esfago, vsceras do trax e abdome. Fibras eferentes viscerais gerais: so responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais. Fibras eferentes viscerais especiais: inervam os msculos da faringe e da laringe. As fibras eferentes do vago se originam em ncleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos gnglios superior e inferior.

Nervo Vago

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

XI. Nervo Acessrio Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crnio pelo forame magno. A este tronco unem-se filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. O tronco divide-se em um ramo interno e um externo. O interno une-se ao vago e distribuise com ele, e o externo inerva os msculos trapzio e esternocleidomastideo. As fibras oriundas da raiz craniana que se unem ao vago so: Fibras eferentes viscerais especiais, que inervam os msculos da laringe; Fibras eferentes viscerais gerais, que inervam vsceras torcicas.

Nervo Acessrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

XII. Nervo Hipoglosso Nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este, emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua (est relacionado com a motricidade da mesma). Suas fibras so consideradas eferentes somticas.

Nervo do Hipoglosso

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

Designed by Jonas Edison Wecker.::.jonas@auladeanatomia.com

NERVOS CRANIANOS

Nervos cranianos so os que fazem conexo com o encfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especfica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurnios no encfalo, que so seus ncleos de origem. Eles esto ligados com o crtex do crebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurnios das reas motoras do crtex, descendo principalmente na parte genicular da cpsula interna at o tronco do encfalo. Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurnios situados fora do encfalo, agrupados para formar gnglios ou situados em perifricos rgos dos sentidos. Os ncleos que do origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encfalo e correspondem substncia cinzenta da medula espinhal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos. Os motores (puros) so os que movimentam o olho, a lngua e acessoriamente os msculos ltero-posteriores do pescoo. So eles: III - Nervo Oculomotor IV - Nervo Troclear VI - Nervo Abducente XI - Nervo Acessrio XII - Nervo Hipoglosso Os sensitivos (puros) destinam-se aos rgos dos sentidos e por isso so chamados sensoriais e no apenas sensitivos, que no se referem sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais so: I - Nervo Olfatrio II - Nervo ptico VIII - Nervo Vestibulococlear Os mistos (motores e sensitivos) so em nmero de quatro: V - Trigmeo VII - Nervo Facial

IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crnica perifrica do sistema autnomo. So os seguintes: III - Nervo Oculomotor VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago XI - Nervo Acessrio

Resumo dos Nervos Cranianos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A seqncia craniocaudal dos nervos cranianos como se segue: I II III IV V VI Olfatrio ptico Oculomotor Troclear Trigmeo Abducente VII VIII IX X XI XII Facial Vestbulococlear Glossofarngeo Vago Acessrio Hipoglosso

I. Nervo Olfatrio As fibras do nervo olfatrio distribuem-se por uma rea especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatria. Em virtude da existncia de grande quantidade de fascculos individualizados que atravessam separadamente o crivo etmoidal, que se costuma chamar de nervos olfatrios, e no simplesmente de nervo olfatrio (direito e esquerdo).

um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatrios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais. Mais informaes sobre o nervo olfatrio podem ser encontradas em Telencfalo (Rinencfalo).

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Olfatrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

II. Nervo ptico constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao plo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico. Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral. O nervo ptico um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somticas especiais.

Nervo ptico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

III. Nervo Oculomotor IV. Nervo Troclear VI. Nervo Abducente So nervos motores que penetram na rbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos msculos extrnsecos do bulbo ocular, que so os seguintes: elevador da plpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblquo superior, oblquo inferior. Todos estes msculos so inervados pelo oculomotor, com exceo do reto lateral e do oblquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. As fibras que inervam os msculos extrnsecos do olho so classificadas como eferentes somticas. O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pednculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colculo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, prximo linha mediana. Os trs nervos em apreo se aproximam, ainda no interior do crnio, para atravessar a

fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos msculos extrnsecos do olho. O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vo musculatura intrnseca do olho, a qual movimenta a ris e a lente.

NervTroclear e Abducente

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao
Nervo

Passagem
Nervo

Localizao
Nervo Troclear

Passagem
Nervo Troclear

Localizao
Nervo Abducente

Passagem
Nervo Abducente

V. Nervo Trigmeo O nervo trigmeo um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva formada pelos prolongamentos centrais dos neurnios sensitivos, situados no gnglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos perifricos dos neurnios sensitivos do gnglio trigeminal formam, distalmente ao gnglio, os trs ramos do nervo trigmeo: nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, atravs de fibras que se classificam como aferentes somticas gerais. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos mastigatrios. O problema mdico mais freqentemente observado em relao ao trigmeo a nevralgia, que se manifesta por crises dolorosas muito intensas no territrio de um dos ramos do nervo.

1. Nervo oftlmico: atravessa a fissura orbital superior (juntamente com o III, IV, VI pares cranianos e a veia oftlmica) e ao chegar rbita fornece trs ramos terminais, que so os nervos nasociliar, frontal e lacrimal. O nervo oftlmico responsvel pela sensibilidade da cavidade orbital e seu contedo, enquanto o nervo ptico sensorial (viso). 2. Nervo maxilar: o segundo ramo do nervo trigmeo. Ele cruza a fossa pterigopalatina como se fosse um cabo areo para introduzir-se na fissura orbital inferior e penetrar na cavidade orbital, momento em que passa a se chamar nervo infra-orbital. O nervo infra-orbital continua a mesma direo para frente transitando pelo soalho da rbita, passando sucessivamente pelo sulco, canal e forame infra-orbital e atravs desse ltimo se exterioriza para inervar as partes moles situadas entre a plpebra inferior (n. palpebral inferior), nariz (n.nasal) e lbio superior (n. labial superior). O nervo infra-orbital (ramo terminal do nervo maxilar) fornece como ramos colaterais o nervo alveolar superior mdio e o nervo alveolar superior anterior, que se dirigem para baixo. Nas proximidades dos pices das razes dos dentes superiores, os trs nervos alveolares superiores emitem ramos que se anastomosam abundantemente, para constiturem o plexo dental superior. 3. Nervo mandibular: o terceiro ramo do nervo trigmeo. Ele atravessa o crnio pelo forame oval e logo abaixo deste se ramifica num verdadeiro ramalhete, sendo que os dois ramos principais, so o nervo lingual e alveolar inferior. O nervo lingual dirige-se para a lngua, concedendo sensibilidade geral aos seus dois teros anteriores. O nervo alveolar inferior penetra no forame da mandbula e percorre o interior do osso pelo canal da mandbula at o dente incisivo central. Aproximadamente na altura do segundo pr-molar, o nervo alveolar inferior emite um ramo colateral, que o nervo mental (nervo mentoniano), o qual emerge pelo forame de mesmo nome, para fornecer sensibilidade geral s partes moles do mento. Dentro do canal da mandbula, o nervo alveolar inferior se ramifica, porm seus ramos se anastomosam desordenadamente para constituir o plexo dental inferior, do qual partem os ramos dentais inferiores que vo aos dentes inferiores. A parte motora do nervo mandibular inerva os msculos mastigatrios (temporal, masseter e pterigideo medial e lateral), com nervos que tem o mesmo nome dos msculos.

Nervo Trigmeo - Ramos Maxilar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Trigmeo - Ramo Mandibular

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

VII. Nervo Facial tambm um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatria. Ele emerge do sulco bulbo-pontino atravs de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermdio. Juntamente com o nervo vestbulococlear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acstico interno, no interior do qual o nervo intermdio perde a sua individualidade, formando-se assim, um tronco nervoso nico que penetra no canal facial. A raiz motora representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermdio. Ambos tm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acstico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear. No interior do meato acstico interno, os dois nervos (facial e intermdio) penetram num canal prprio escavado na parte petrosa do osso temporal, que o canal facial. As fibras motoras atravessam a glndula partida atingindo a face, onde do dois ramos iniciais: o temporo facial e crvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os msculos cutneos da cabea e do pescoo. Algumas fibras motoras vo ao msculo estilo-hiideo e ao ventre posterior do digstrico. As fibras sensoriais (gustatrias) seguem um ramo do nervo facial que a corda do tmpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigmeo), tomandose como vetor para distribuir-se nos dois teros anteriores da lngua. O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpticas) que se utilizam do nervo intermdio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tmpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glndulas lacrimais, nasais e salivares (glndula sublingual e submandibular). Em sntese, o nervo facial d inervao motora para todos os msculos cutneos da cabea e pescoo (msculo estilo-hiideo e ventre posterior do digstrico).

Nervo Facial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

VIII. Nervo Vestibulococlear Costitudo por dois grupos de fibras perfeitamente individualizadas que formam, respectivamente, os nervos vestibular e coclear. um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na poro lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergncia do VII par e o flculo do cerebelo. Ocupa juntamente com os nervos facial e intermdio, o meato acstico interno, na poro petrosa do osso temporal. A parte vestibular formada por fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio

vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados ao equilbrio. A parte coclear constituda de fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audio. As fibras do nervo vestbulo-coclear classificam-se como aferentes somticas especiais.

Nervo Vest

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

IX. Nervo Glossofarngeo um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispem em linha vertical. Estes filamentos renem-se para formar o

tronco do nervo glossofarngeo, que sai do crnio pelo forame jugular. No seu trajeto, atravs do forame jugular, o nervo apresenta dois gnglios, superior e inferior, formados por neurnios sensitivos. Ao sair do crnio, o nervo glossofarngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da lngua e na faringe. Desses, o mais importante o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsila, tuba auditiva, alm do seio e corpo carotdeos. Merecem destaque tambm as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes diviso parassimptica do sistema nervoso autnomo e que terminam no gnglio ptico. Desse gnglio, saem fibras nervosas do nervo aurculo-temporal que vo inervar a glndula partida.

Nervo G

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

X. Nervo Vago O nervo vago misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se renem para formar o nervo vago. Este emerge do crnio pelo forame jugular, percorre o pescoo e o trax, terminando no abdome. Neste trajeto o nervo vago d origem a vrios ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. O vago possui dois gnglios sensitivos: o gnglio superior, situado ao nvel do forame jugular; e o gnglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gnglios rene-se ao vago o ramo interno do nervo acessrio. Fibras aferentes viscerais gerais: conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquia, esfago, vsceras do trax e abdome. Fibras eferentes viscerais gerais: so responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais. Fibras eferentes viscerais especiais: inervam os msculos da faringe e da laringe. As fibras eferentes do vago se originam em ncleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos gnglios superior e inferior.

Nervo Vago

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XI. Nervo Acessrio Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crnio pelo forame magno. A este tronco unem-se filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. O tronco divide-se em um ramo interno e um externo. O interno une-se ao vago e distribuise com ele, e o externo inerva os msculos trapzio e esternocleidomastideo. As fibras oriundas da raiz craniana que se unem ao vago so: Fibras eferentes viscerais especiais, que inervam os msculos da laringe; Fibras eferentes viscerais gerais, que inervam vsceras torcicas.

Nervo Acessrio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

voltar

XII. Nervo Hipoglosso Nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este, emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua (est relacionado com a motricidade da mesma). Suas fibras so consideradas eferentes somticas.

Nervo do Hipoglosso

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localizao

Passagem

NERVOS ESPINHAIS

So aqueles que fazem conexo com a medula espinhal e so responsveis pela inervao do tronco, dos membros superiores e partes da cabea. So ao todo 31 pares, 33 se contados os dois pares de nervos coccgeos vestigiais, que correspondem aos 31 segmentos medulares existentes. So 8 pares de nervos cervicais, 12 torcicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccgeo.

Relao das Razes Nervosas com as Vrtebras

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Cada nervo espinhal formado pela unio das razes dorsal (sensitiva) e ventral (motora), as quais se ligam, respectivamente, aos sulcos lateral posterior e lateral anterior da medula atravs de filamentos radiculares. A raiz ventral emerge da superfcie ventral da medula espinhal como diversas radculas ou filamentos que em geral se combinam para formar dois feixes prximo ao forame intervertebral. A raiz dorsal maior que a raiz ventral em tamanho e nmero de radculas; estas prendemse ao longo do sulco lateral posterior da medula espinhal e unem-se para formar dois feixes que penetram no gnglio espinhal. As razes ventral e dorsal unem-se imediatamente alm do gnglio espinhal para formar o nervo espinhal, que ento emerge atravs do forame interespinhal. O gnglio espinhal um conjunto de clulas nervosas na raiz dorsal do nervo espinhal. Tem forma oval e tamanho proporcional raiz dorsal na qual se situa. Est prximo ao forame intervertebral.

Formao do Nervo Espinhal - Razes Ventral e Dorsal

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

O nervo espinhal separa-se em duas divises primrias, dorsal e ventral, imediatamente aps a juno das duas razes. Ramos Dorsais dos Nervos Espinhais Os ramos dorsais dos nervos espinhais, geralmente menores do que os ventrais e direcionados posteriormente, se dividem (exceto para o primeiro cervical, quarto e quinto sacrais e o coccgeo) em ramos medial e lateral para inervarem os msculos e a pele das regies posteriores do pescoo e do tronco. Ramos dorsais dos nervos espinhias cervicais O primeiro ramo dorsal cervical chamado nervo suboccipital emerge superior ao arco posterior do atlas e inferior artria vertebral. Ele penetra no trgono suboccipital inervando os msculos retos posteriores maior e menor da cabea, oblquos superior e inferior e o semi-espinhal da cabea. O segundo ramo dorsal cervical e todos os outros ramos dorsais cervicais emergem entre o arco posterior do atlas e a lmina do axis, abaixo do msculo oblquo inferior por ele inervado, recebendo uma conexo proveniente do ramo dorsal do primeiro cervical, e se divide em um grande ramo medial e um pequeno ramo lateral. O ramo medial denominado nervo occipital maior, que junto com o nervo occipital menor, inervam a pele do couro cabeludo at o vrtice do crnio. Ele inerva o msculo semi-espinhal da cabea. O ramo lateral inerva os msculos esplnio, longussimo da cabea e semi-espinhal da cabea. O terceiro ramo dorsal cervical divide-se em ramos medial e lateral. Seu ramo medial corre entre os msculos espinhal da cabea e semi espinhal do pescoo, perfurando o msculo esplnio e o msculo trapzio para terminar na pele. Profundamente ao msculo trapzio, ele

d origem a um ramo, o terceiro nervo occipital, que perfura o msculo trapzio para terminar na pele da parte inferior da regio occipital, medial ao nervo occipital maior. O ramo lateral freqentemente se une quele do segundo ramo dorsal cervical. Os ramos dorsais dos cinco nervos cervicais inferiores dividem-se em ramos medial e lateral. Os ramos mediais do quarto e do quinto corrrem entre os msculos semi-espinhal do pescoo e semi-espinhal da cabea, alcanam processos espinhosos das vrtebras e perfuram o msculo esplnio e o msculo trapzio para terminarem na pele. O ramo medial do quinto pode no alcanar a pele. Os ramos mediais dos trs nervos cervicais inferiores so pequenos e terminam nos msculos semi-espinhal do pescoo, semi-espinhal da cabea, multfido e interespinhais. Os ramos laterais inervam os msculos iliocostal do pescoo, longussimo do pescoo e longussimo da cabea.

Ramos Dorsais dos Nervos Espinhais Cervicais

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos Dorsais dos Nervos Espinhais Cervicais

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos dorsais dos nervos espinhais torcicos Dividem-se em ramos medial e lateral. Cada ramo medial corre entre a articulao e as margens mediais do ligamento costo-transversrio superior e o msculo intertransversal, enquanto que cada ramo lateral corre no intervalo entre o ligamento e o msculo intertransversal antes de se inclinar posteriormente sobre o lado medial do msculo levantador da costela.

Ramos Dorsais dos Nervos Espinhais Torcicos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos Dorsais dos Nervos Espinhais Torcicos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos dorsais dos nervos espinhais lombares Os ramos dorsais dos nervos lombares passam para trs mediais aos msculos intertransversrios, dividindo-se em ramos medial e lateral. Os ramos mediais correm prximo dos processos articulares das vrtebras para terminarem no msculo multfido; eles esto relacionados com o osso entre os processos acessrios e mamilares e podem sulc-lo. Alm disto os trs superiores do origem aos nervos cutneos que perfuram a aponeurose do msculo latssimo do dorso na margem lateral do msculo eretor da espinha e cruzam o msculo ilaco, posteriormente, para alcanarem a pele da regio gltea.

Ramo Dorsal de um Nervo Espinhal Lombar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos dorsais dos nervos espinhais sacrais Os trs superiores so cobertos na sada pelo msculo multfido, dividindo-se em ramos medial e lateral. Os ramos mediais so pequenos e terminam no msculo multfido. Os ramos laterais se unem e com os ramos laterais do ltimo lombar e ramos dorsais do quarto nervo sacral, formam alas dorsais ao sacro; destas alas ramos correm dorsalmente para o ligamento sacrotuberal para formarem uma segunda srie de alas sob o msculo glteo mximo; destes,dois ou trs ramos glteos perfuram o msculo glteo mximo para inervar a pele da regio gltea. Ramos Ventrais dos Nervos Espinhais Os ramos ventrais dos nervos espinhais inervam os membros e as faces ntero-laterais do tronco. O cervical, lombar e sacral unem-se perto de suas origens para formar plexos.

Plexos da Coluna Vertebral


Plexo Cervical Plexo Braquial Nervos Torcicos Plexo Lombar Plexo Sacral Plexo Coccgeo

PLEXO CERVICAL

Formado pelos ramos ventrais dos quatro nervos cervicais superiores, inerva alguns msculos do pescoo, o diafragma e reas da pele na cabea, pescoo e trax. Cada ramo ventral anastomosa-se com o subsequente formando trs alas de convexidade lateral (C1 com C2, C2 com C3 e C3 com C4). Dessas trs alas derivam ramos que constituem as duas partes do plexo cervical (superficial e profunda). A parte superficial constituda por fibras essencialmente sensitivas, que formam um feixe que aparece ao nvel do meio da borda posterior do msculo esternocleidomastideo, ponto em que os filetes se espalham em leque para a pele na regio circunvizinha, ao pavilho da orelha, pele do pescoo e regio prxima clavcula. A parte profunda do plexo constituda por fibras motoras, destinando-se musculatura ntero-lateral do pescoo e ao diafragma. Para isso, alm de ramos que saem isoladamente das trs alas, encontramos duas formaes importantes que so a ala cervical e o nervo frnico. A ala cervical formada por duas razes, uma superior e outra inferior. A raiz superior da ala cervical atinge o nervo hipoglosso quando este desce no pescoo. A raiz inferior desce alguns centmetros lateralmente veia jugular interna, fazendo depois uma curva para frente, anastomosando-se com a raiz superior. A ala cervical emite ramos que inervam todos os msculos infra-hiideos. O nervo frnico, formado por fibras motoras que derivam de C3, C4 e C5, desce por diante do msculo escaleno anterior, passa junto ao pericrdio, para se distribuir no diafragma. Cada ramo, exceto o primeiro, divide-se em partes ascendente e descendente que se unem em alas comunicantes. Da primeira ala (C2 e C3), originam-se ramos superficiais que inervam a cabea e o pescoo; da segunda ala (C3 e C4) originam-se os nervos cutneos do ombro e do trax. Os ramos so superficiais ou profundos; os superficiais perfuram a fscia cervical para inervar a pele, enquanto que os ramos profundos inervam os msculos. Os ramos superficiais formam grupos ascendentes e descendentes e as sries profundas mediais e laterais. Superficiais Ascendentes: Nervo Occipital Menor (C2) - inerva a pele da regio posterior ao pavilho da orelha;

Nervo Occipital Menor

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Auricular Magno (C2 e C3) - seu ramo anterior inerva a pele da face sobre glndula partida comunicando-se com o nervo facial; o ramo posterior inerva a pele sobre o processo mastideo e sobre o dorso do pavilho da orelha; Nervo Transverso do Pescoo (C2 e C3) - seus ramos ascendentes sobem para a regio submandibular formando um plexo com o ramo cervical do nervo facial abaixo do platisma; os ramos descendentes perfuram o platisma e so distribudos ntero-lateralmente para a pele do pescoo, at a parte inferior do esterno. Superficiais Descendentes: Nervos Supraclaviculares Mediais (C3 e C4) - inervam a pele at a linha mediana, parte inferior da segunda costela e a articulao esternoclavicular; Nervos Supraclaviculares Intermdios - inervam a pele sobre os msculos peitoral maior e deltide ao longo do nvel da segunda costela; Nervos Supraclaviculares Laterais - inervam a pele das partes superiores e posteriores do ombro. Ramos Profundos - Sries Mediais: Ramos comunicantes com o hipoglosso, vago e simptico; os ramos musculares inervam os msculos reto lateral da cabea (C1), reto anterior da cabea (C1 e C2), longo da cabea (C1, C2 e C3), longo do pescoo (C2-C4), raiz inferior da ala cervical (C2-C3), msculos infra-hiideos (com exceo do treo-hiideo) e nervo frnico (C3-C5), que inerva o diafragma.

Nervo Frnico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos Profundos - Sries Laterais: Os ramos profundos laterais do plexo cervical comunicam-se com as razes espinhais do nervo acessrio (C2,C3,C4) no msculo esternocleidomastideo, trgono posterior do pescoo e parte posterior do trapzio; os ramos musculares so distribudos para o msculo esternocleidomastideo (C2,C3,C4) e para os msculos trapzio (C2,C3), levantador da escpula (C3,C4) e escaleno mdio (C3,C4).

Plexo Cervical

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Plexo Cervical

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Plexo Cervical

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PLEXO BRAQUIAL

O membro superior inervado pelo plexo braquial situado no pescoo e na axila, formado por ramos anteriores dos quatro nervos espinhais cervicais inferiores (C5,C6,C7,C8) e do primeiro torcico (T1). O plexo braquial tem localizao lateral coluna cervical e situa-se entre os msculos escalenos anterior e mdio, posterior e lateralmente ao msculo esternocleidomastideo. O plexo passa posteriormente clavcula e acompanha a artria axilar sob o msculo peitoral maior. Os ramos ventrais do quinto e do sexto nervos cervicais (C5-C6) formam o tronco superior; o ramo anterior do stimo nervo cervical(C7) forma o tronco mdio; e os ramos anteriores do oitavo nervo cervical e do primeiro nervo torcico (C8-T1) formam o tronco inferior.

Os trs troncos, localizados na fossa supraclavicular, dividem-se em dois ramos, um anterior e um posterior, que formam os fascculos, situados em torno da artria axilar. Os ramos anteriores dos troncos superior e mdio formam o fascculo lateral; o ramo anterior do tronco inferior forma o fascculo medial; e os ramos posteriores dos trs troncos formam o fascculo posterior. Na borda inferior e lateral do msculo peitoral menor, os fascculos se subdividem nos ramos terminais do plexo braquial.

Plexo Braquial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Os ramos do plexo braquial podem ser descritos como supra-claviculares e infra-claviculares. Ramos Supra-claviculares: Nervos para os Msculos Escalenos e Longo do Pescoo - originam-se dos ramos ventrais dos nervos cervicais inferiores (C5,C6,C7 e C8), prximo de sua sada dos forames

intervertebrais. Nervo Frnico - anteriormente ao msculo escaleno anterior, o nervo frnico associa-se com um ramo proveniente do quinto nervo cervical (C5). Mais detalhes do nervo frnico em Plexo Cervical. Nervo Dorsal da Escpula - proveniente do ramo ventral de C5, inerva o levantador da escpula e o msculo rombide. Nervo Torcico Longo - formado pelos ramos de C5, C6 e c7 e inerva o msculo serrtil anterior. Nervo do Msculo Subclvio - origina-se prximo juno dos ramos ventrais do quinto e sexto nervos cervicais (C5 e C6) e geralmente comunica-se com o nervo frnico e inerva o msculo subclvio. Nervo Supra-escapular - originado do tronco superior (C5 e C6), inerva os msculos supraespinhoso e infra-espinhoso.

Nervos Supra-escapular, Axilar, T

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramos Infra-claviculares: Estes se ramificam a partir dos fascculos, mas suas fibras podem ser seguidas para trs at os nervos espinhais. Do fascculo lateral saem os seguintes nervos: Peitoral Lateral - proveniente dos ramos do quinto ao stimo nervos cervicais (C5, C6 e C7). Inerva a face profunda do msculo peitoral maior; Nervo Musculocutneo - derivado dos ramos ventrais do quinto ao stimo nervos cervicais (C5, C6 e C7). Inerva os msculos braquial anterior, bceps braquial e coracobraquial;

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Raiz Lateral do Nervo Mediano - derivado dos ramos ventrais do quinto ao stimo nervos cervicais (C5, C6 e C7). Inerva os msculos da regio anterior do antebrao e curtos do polegar, assim como a pele do lado lateral da mo.

Nervo Mediano

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Do fascculo medial saem os seguintes nervos:

Peitoral Medial - derivado dos ramos ventrais do oitavo nervo cervical e primeiro nervo torcico (C8 e T1). Inerva os msculos peitorais maior e menor; Nervo Cutneo Medial do Antebrao - derivado dos ramos ventrais do oitavo nervo cervical e primeiro nervo torcico (C8 e T1). Inerva a pele sobre o bceps at perto do cotovelo e dirige-se em direo ao lado ulnar do antebrao at o pulso; Nervo Cutneo Medial do Brao - que se origina dos ramos ventrais do oitavo nervo cervical e primeiro nervo torcico (C8,T1). Inerva a parte medial do brao; Nervo Ulnar - originado dos ramos ventrais do oitavo nervo cervical e primeiro nervo torcico (C8 e T1). Inerva os msculos flexor ulnar do carpo, metade ulnar do flexor profundo dos dedos, adutor do polegar e parte profunda do flexor curto do polegar. Inerva tambm os msculos da regio hipotenar, terceiro e quarto lumbricais e todos intersseos;

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Raiz Medial do Nervo Mediano - originada dos ramos ventrais do oitavo nervo cervical e primeiro nervo torcico (C8 e T1). Inerva os msculos da regio anterior do antebrao e curtos do polegar, assim como a pele do lado lateral da mo. Do fascculo posterior saem os seguintes nervos: Subescapular Superior - originado dos ramos do quinto e sexto nervos cervicais (C5 e C6). Inerva o msculo subscapular; Nervo Toracodorsal - originado dos ramos do sexto ao oitavo nervos cervicais (C6, C7 e C8). Inerva o msculo latssimo do dorso; Nervo Subescapular inferior - originado dos ramos do quinto e sexto nervos cervicais (C5 e C6). Inerva os msculos subscapular e redondo maior; Nervo Axilar - originado dos ramos do quinto e sexto nervos cervicais (C5 e C6). Inerva os msculos deltide e redondo menor;

Nervo Axilar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Radial - originado dos ramos do quinto ao oitavo nervos cervicais e primeiro nervo torcico (C5, C6, C7, C8 e T1). Inerva os msculos trceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos msculos da regio posterior do antebrao.

Nervo Radial - Brao

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Radial - Antebrao

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Resumo do Plexo Braquial

Resumo do Plexo Braquial

NERVOS TORCICOS

Ramos Ventrais dos Nervos Torcicos Existem 12 pares de ramos ventrais dos nervos torcicos, os quais no constituem plexos. Quase todos os 12 esto situados entre as costelas (nervos intercostais), com o dcimo segundo situando-se abaixo da ltima costela (nervo subcostal). Os nervos intercostais so distribudos para as paredes do trax e do abdome. Os ramos comunicantes unem os nervos intercostais posteriormente, nos espaos intercostais. A maioria das fibras do ramo ventral de T1 entra na constituio do plexo braquial, mas as restantes formam o primeiro nervo intercostal. O ramo ventral de T2 envia um ramo anastomtico ao plexo braquial, entretanto, a maior parte de suas fibras constitui o segundo nervo intercostal. O ltimo ramo ventral dos nervos torcicos (T12) recebe o nome de nervo subcostal por situar-se abaixo da 12 costela. Os nervos intercostais correm pela face interna, junto borda inferior da costela correspondente, ocupando o sulco costal, paralelamente e abaixo da veia e artria intercostais. As fibras sensitivas dispersam-se pela regio lateral e anterior do trax, denominando-se, respectivamente, ramo cutneo lateral e ramo cutneo anterior. Do 7 ao 12 ramos torcicos, anteriormente, abandonam as costelas para invadir o abdome, inervando assim, os msculos e a ctis at um plano que medeie o umbigo e snfise pbica. O nervo subcostal (T12) d um ramo anastomtico para o plexo lombar, e por outro lado, algumas de suas fibras sensitivas vo at a regio gltea e face lateral da coxa.

Nervos da Parede Abdominal Anterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Espinhal Torcico Tpico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PLEXO LOMBAR

Este plexo est situado na parte posterior do msculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das vrtebras lombares. formado pelos ramos ventrais dos trs primeiros nervos lombares e pela maior parte do quarto nervo lombar (L1, L2, L3 e L4) e um ramo anastomtico de T12, dando um ramo ao plexo sacral. L1 recebe o ramo anastomtico de T12 e depois fornece trs ramos que so o nervo lio-hipogstrico, o nervo lio-inguinal e a raiz superior do nervo genitofemoral. L2 se trifurca dando a raiz inferior do nervo genitofemoral, a raiz superior do nervo cutneo lateral da coxa e a raiz superior do nervo femoral. L3 concede a raiz inferior do nervo cutneo lateral da coxa, a raiz mdia do nervo femoral e a raiz superior do nervo obturatrio. L4 fornece o ramo anastomtico a L5 e em seguida se bifurca dando a raiz inferior do nervo femoral e a raiz inferior do nervo obturatrio.

Plexo Lombar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Plexo Lombar

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Obtur

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Femoral e Cutneo Lateral da Coxa

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PLEXO SACRAL

Ramos Ventrais dos Nervos Sacrais e Coccgeos Os ramos ventrais dos nervos espinhais sacrais e coccgeos formam os plexos sacral e coccgeo. Os ramos ventrais dos quatro nervos sacrais superiores penetram na pelve atravs do forames sacrais anteriores, o quinto nervo sacral penetra entre o sacro e o cccix e os coccgeos abaixo do cccix. Cada ramo ventral dos nervos sacrais recebe um ramo comunicante cinzento proveniente de um gnglio simptico correspondente. Os ramos viscerais eferentes deixam os ramos do segundo ao quarto nervos sacrais como nervos esplncnicos plvicos que contm as fibras parassimpticas, as quais alcanam diminutos gnglios nas paredes das vsceras plvicas. A organizao do plexo sacral bastante elementar e simples. O plexo sacral formado pelo tronco lombossacral, ramos ventrais do primeiro ao terceiro nervos sacrais e parte do quarto, com o restante do ltimo unindo-se ao plexo coccgeo. O ramo anastomtico de L4 se une ao L5 constitundo o tronco lombossacral. Em seguida o tronco lombossacral se une com S1 e depois sucessivamente ao S2, S3 e S4. Esse compacto nervoso sai da pelve atravessando o forame isquitico maior. Logo aps atravessar esse forame, o plexo sacral emite seus ramos colaterais e se resolve no ramo terminal, que o nervo isquitico. Para os msculos da regio gltea vo os nervos glteo superior (L4, L5 e S1) e glteo inferior (L5, S1 e S2). Um ramo sensitivo importante o nervo cutneo posterior da coxa, formado por S1, S2 e S3. Para o perneo, temos o nervo pudendo formado partir de S2, S3 e S4. O nervo isquitico o mais calibroso e mais extenso nervo do corpo humano, pois suas fibras podem descer at os dedos dos ps. Esse nervo constitudo por duas pores, que so os nervos fibular comum (L4, L5, S1 e S2) e tibial, formado por L4, L5, S1, S2 e S3. O nervo fibular comum j na fossa popltea dirige-se obliquamente para baixo e lateralmente se bifurcando em nervos fibulares superficial e profundo. Do plexo sacral saem tambm os nervos para o msculo obturatrio interno e msculo gmeo superior (L5, S1 e S2); para o msculo piriforme (S1 e S2); para o msculo quadrceps da coxa e msculo gmeo inferior (L4, L5 e S1); para os msculos levantador do nus, coccgeo e esfncter externo do nus (S4); e o nervo esplncnico plvico (S2, S3 e S4).

PLEXO COCCGEO

O plexo coccgeo formado por: Um pequeno ramo descendente do ramo ventral do quarto nervo sacral; Ramos ventrais do quinto nervo sacral; Nervo coccgeo. O plexo coccgeo inerva a pele da regio do cccix.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Isquitico

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ner

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nervo Tibial

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

You might also like