You are on page 1of 15

3 A Carga, as Embalagens e Formas de Unitizao

3.1 Histrico Nos primrdios da navegao martima toda mercadoria era transportada em tonis j que se tratava de uma embalagem bastante resistente e de fcil manuseio. Sendo a forma ideal encontrados por nossos antepassados para as operaes de carga e descarga. Naquela poca, a operao de carga e descarga era efetuada por pranchas colocadas entre o convs do navio e o bero de atracao, formando planos inclinados onde os tonis eram facilmente rolados evitando o pesado trabalho do iamento. Por isto, ainda hoje, a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

rea martima usa a expresso prancha de embarque como traduo do termo loading rate. Com o desenvolvimento da indstria naval, a construo de navios de maior capacidade e o uso de cascos de ferro ao invs do uso da madeira, o volume passou a ser considerado maior problema no embarque que o peso. Desta forma, os tonis passaram a ser um problema, devido ocupar muito espao nos navios. Outro fator importante na abolio do uso dos tonis, como embalagem ideal, foi o advento da industrializao que passaram a produzir produtos de diversas dimenses e impossveis de serem embaladas nos antigos tonis. Somente em 1950 as diversas naes do mundo tomaram conscincia da importncia da padronizao e passaram ento a ditar normas. Aps vrias discusses sobre o tema, a nica definio foi a modularizao da dimenso e que, a nova embalagem, deveria, tambm, ser metlica e resistente ao constante uso. No mesmo ano, o exrcito americano desenvolveu o recipiente chamado de Conex ou Container Express Service, com as medidas de 6x6x8 ps. Em 1955, o americano, Malcom Mclean, fundou a Sea Sealand Service, com a aquisio de 37 navios adaptados para o transporte de contineres, sendo que suas embalagens tinham as dimenses de 35x8x8 ps, chamadas de container e, em 1956, o navio Ideal X, um navio tanque adaptado para transporte de continer no seu convs, fez a primeira viagem com contineres, de forma experimental, entre os portos de New York a Houston.

43 Em 1958, a American Standards Association ASA, nos Estados Unidos e, a ISO, na Europa, formaram seus comits para estudar, analisar e padronizar a fabricao destas unidades. Porm, somente dez anos depois, em 1968, o mundo passou a adotar as especificaes e dimenses propostas pela ISO, com exceo de alguns armadores norteamericanos. Em 1966, o navio Fairland da Sealand, fez a primeira viagem internacional, entre New York e Bremen, com um total de 226 unidades e, em, 1972, foi construdo o primeiro navio porta-continer celular do mundo para operar em terminais especializados de contineres, o Galloway.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

3.2 Conceituao de Mercadoria, Carga e Unitizao Conforme Rodrigues (2003), mercadoria qualquer produto que seja objeto do comrcio e, a carga, a mercadoria que ao ser transportado paga frete devido remunerao do servio de transporte. Alm disto, as cargas podem ser consideradas como carga geral ou carga a granel sendo que, a carga geral considerada como carga heterognea, solta ou fracionada podendo ser acondicionada em uma embalagem especfica como caixa, saco, fardo, carto, tambor, engradado, amarrado, bobina de papel ou ainda, volumes sem embalagem, como os veculos, maquinrios em geral, blocos de pedra etc. e, a carga a granel considerada como carga homognea, no podendo ser acondicionada em embalagem podendo ser apresentada sob a forma lquida, gasosa ou slida. Conforme Keedi e Mendona (2003), a unitizao de carga o processo de agregar volumes fracionados em uma nica unidade de carga, mantida inviolvel ao longo de todo o percurso origem/destino. As formas de unitiz-las podem ser do tipo prlingado, paletizado, continer, big bag, tambor, barril etc. A Pr-lingagem so cintas de ao ou material sinttico que se entrelaam formando lingas com alas para iamento da carga. J a paletizao a colocao de volumes sobre estrados padronizados cujo conjunto posteriormente cintado ou recoberto de filme plstico a quente integrando-os em uma nica unidade.

44 A conteinerizao a arrumao de volumes, devidamente amarrados no interior de um continer formando uma unidade indivisvel. Alm das formas mencionadas acima, tambm podemos mencionar os barris e tambores para produtos a granis lquidos como o suco de fruta. 3.3 Cargas Especiais Dentro da classificao acima, existem algumas cargas que, devido suas caractersticas fsico-qumica so consideradas cargas especiais e, portanto, necessitam de tratamento, normas e embalagens diferenciadas. So elas as cargas vivas, frigorficas e perigosas.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

Podemos considerar como carga viva os humanos, os animais e as plantas. O humano transportado em navios de passageiros como os Ferry Boat e Catamars para pequenas distncias ou navios de cruzeiros para longas distncias. O animal, na grande maioria das vezes, utiliza o modal areo devido o curto tempo de percurso sendo que, em caso de viagens martimas so transportados em navios do tipo multipropsitos com rampas laterais. As plantas, devido sua alta perecibilidade somente so transportadas em avies. As cargas frigorficas so transportadas em navios frigorficos - cargueiros equipados com cmaras frigorficas nos pores - ou em navios porta-continer quando armazenados em contineres insulados ou refrigerados. As cargas consideradas perigosas so cargas nocivas sade, inflamveis, corrosivas, abrasivas, radioativas entre outras. E, devido sua periculosidade, existem normas internacionais de armazenagem, estivagem e transporte. Algumas dessas cargas so embarcadas em navios especiais como os navios tanque ou navios qumicos e, em pequeno volume podem ser acondicionadas em contineres tanques ou em continer dry, quando acondicionada em embalagens especiais e disponveis no mercado. Para a distribuio da carga perigosa as embalagens devem ter estampado, nos painis externos do continer e, em posio bem visvel, rtulos (padronizados pela Organizao Martima Internacional IMO) indicando o tipo de carga armazenada.

45 Alm disto, necessria que alm da aceitao da carga, por parte do transportador martimo, antes do embarque, deve solicitar as autoridades locais uma autorizao conforme os documentos pr-estabelecidos pelas normas que pode ser encontradas no Cdigo de Carga Perigosa Martima Internacional (International Maritime Dangerous Goods). As cargas perigosas so divididas em classes conforme apresentada na tabela no09 abaixo. Tabela no09: Classe de Carga Perigosa. Classe 01 Explosiva Com riscos de exploso; Com riscos de projeo; Com riscos de incndio; Sem risco considervel; Pouco sensveis e com risco de exploso; Insensveis e sem risco de exploso; Classe 02 gases Gases Inflamveis; Gases no-inflamveis, no - txicos. Gases Txicos; Classe 03 Lquidos Inflamveis Classe 04 Slidos Inflamveis Slidos Inflamveis; Sujeitas combusto espontnea; Que liberam gases inflamveis no contato com gua; Classe 05 Substncias Oxidantes e Perxidos Orgnicos Oxidantes; Perxidos Orgnicos

PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 2.1 2.2 2.3 4.1 4.2 4.3 5.1 5.2

Classe 06 Substncias Txicas (venenosas) e Infecciosas 6.1 Substncias Txicas (venenosas); 6.2 Substncias Infecciosas; Classe 07 materiais radioativas Classe 08 Corrosivos Classe 09 Mercadorias Perigosas Diversas Fonte: Keedi e Mendona (2003)

46 importante mencionar que embalagens, tanques e ou contineres vazios que contenham sobras dos produtos, ainda so considerados como carga perigosa e, portanto, devem ser tratados da mesma forma que os recipientes cheios. Conforme Rodrigues (2003), no caso de armazenagem/estiva, os contineres de carga perigosa devem ser segregados ato de armazenar cargas incompatveis evitando contato com outras cargas devido eventual vazamento ou rompimento da embalagem. Outro ponto importante que existem classes de carga perigosa que, devido sua periculosidade, no podem aguardar o navio dentro do porto organizado e, portanto, na exportao, os referidos contineres devem entrar no porto e embarcar diretamente sem haver armazenagem no ptio do terminal. Para o caso de importao, as unidades devem ser descarregadas diretamente no chassi do caminho e ser encaminhada diretamente para
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

uma rea secundria que possui autorizao para a armazenagem. Como exemplo, um EADI Entreposto Aduaneiro de Interior,. Para dar uma idia dos procedimentos utilizados pelos terminais de contineres, considerando cada tipo de carga IMO, os critrios das normas de segurana e o procedimento durante a operao de carga/descarga e ou armazenamento dentro da rea do porto, (ver anexo no03), os procedimentos adotados pelo terminal de Sepetiba no Rio de Janeiro e que adotado pelos outros terminais. 3.4 A Embalagem Toda embalagem deve ser adequada ao produto de forma manter sua integridade fsica evitando danos durante o transporte. A inadequabilidade da embalagem pode ser equiparada ao vcio prprio da mercadoria e, se provado que o fabricante ou o exportador entregaram para o transporte uma mercadoria com insuficincia de embalagem, o transportador martimo poder alegar no ter responsabilidade pelos danos ocorridos durante a viagem ou mesmo durante as operaes de carga e descarga. Para o transporte pelo modal martimo, a embalagem tem que ser mais resistente do que para os outros modais, j que a carga fica exposta ao manuseio durante o embarque ou descarga e por sofrer ataques violentos da natureza, devido o mau tempo.

47

Art. 4o Pargrafo 4o - A inadequabilidade da embalagem, de acordo com os usos e costumes e recomendaes oficiais, equipara-se aos vcios prprios da mercadoria, no respondendo a entidade transportadora pelos riscos e conseqncias da decorrentes. Decreto Lei 64.387 de 22/04/1969. (Alves e Pinto, 1998)

Conforme Rodrigues (2003), as embalagens podem ser divididas em embalagem de conteno, utilizada para embalar o produto unitrio protegendo-o dos agentes externos. Embalagem de apresentao, utilizada para a apresentao do produto ao consumidor final. Embalagem de comercializao, que agrega um conjunto de embalagens de apresentao para o transporte entre atacadista e varejista em curta
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

distancia e, por ltimo, a embalagem de movimentao, que agrega um conjunto de embalagens de comercializao para o transporte em distncias mais longas. 3.5 O Pallet O Pallet um estrado que pode ser produzido em madeira, plstico, alumnio, ao, fibra e outros materiais devendo dispor de aletas para o iamento quando operadores por guindastes e outros equipamentos. Possui um formato retangular ou quadrado sendo que pode ser construdo da forma mais simples, com uma nica face utilizvel para apoiar a carga e a outra para suporte ou reversvel, construdo com duas faces utilizveis para apoiar a carga. Deve ter altura livre entre as duas faces, suficiente, para possibilitar a entrada dos garfos dos equipamentos mecnicos e, preferencialmente, ter quatro lados permitindo a entrada dos equipamentos agilizando sua movimentao, o que fica limitado quando possui apenas duas entradas. O pallet tem de ser resistente para sustentar a carga depositada sobre ele e resistente para permitir a manipulao e a movimentao da carga unitizada por meio de equipamento mecnico apropriado.

48 Suas medidas devem ser padronizadas para que possam se adaptar as vrias etapas do processo de transporte e devem possuir identificaes que demonstrem o destinatrio, destino e o rtulo de identificao para as cargas consideradas como carga perigosa. A amarrao ou peao dos volumes para fixar as unidades no pallet, deve ser feita conforme a carga a ser amarrada podendo empregar cintas que podem ser de nylon, polipropileno, polister, metlicas, complementadas e, s vezes, por tbuas e sarrafos de madeira e folhas de papelo. Pode, tambm, utilizar o saco termo-retrtil de plstico ou polietileno shrink para as cargas instveis envolvendo a carga e o pallet impermeabilizando-o e utilizar o filme esticvel de polietileno stretch - para as cargas estveis envolvendo a carga e o pallet impermeabilizando-o.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

A paletizao de cargas traz muitas vantagens, como o melhor aproveitamento dos espaos nos armazns e nos veculos de transporte, agilidade no processo de movimentao da carga durante as operaes de embarque e desembarque, reduo do custo de movimentao, diminuio dos roubos, manipulao da carga de forma segura, simplificao dos controles das mercadorias e reduo das estadias dos veculos transportadores nos pontos ou portos de embarque e desembarque. As medidas dos pallets so padronizadas (ver tabela n010) conforme a ISO visando facilitar o seu manuseio em todos os modais. Tabela no10: Medidas Padronizadas de Pallets Comprimento (mm) 1800 1600 1200 1200 1100 1100 1000 Fonte: Keedi e Mendona (2003). Largura (mm) 1200 1200 1000 800 1100 825 800

49 3.6 A Operao Porturia A operao porturia a movimentao de mercadorias dentro do porto organizado e realizado por empresas (operadores porturios) habilitadas pela Companhia Docas. Esta operao, na realidade, um somatrio de tarefas inter-relacionadas como a movimentao manual de mercadoria, seu iamento, sua conferncia e sua arrumao nos pores do navio. So considerados trabalhos porturios as atividades de capatazia, estiva, conferncia, conserto, vigilncia e bloco. Conforme o Ministrio do Trabalho e Emprego (2002), a capatazia pode ser considerada como a atividade de movimentao de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

mercadorias nas instalaes porturias compreendendo o recebimento, conferncia, transporte interno, abertura de volumes, para conferncia aduaneira, manipulao, arrumao e entrega, bem como o carregamento e a descarga de embarcaes quando efetuados por aparelhos porturios nas instalaes porturias. Trata-se de um trabalho executado no costado do navio ou parte do casco do navio que fica acima da linha d gua. J a estiva, conforme o Ministrio do Trabalho e Emprego (2002), a atividade de movimentao de mercadorias nos conveses ou nos pores das embarcaes, arrumao da carga, peao (fixao da carga nos pores dos navios), despeao, rechego (ajuntar, espalhar ou distribuir a carga facilitando a carga ou descarga de cargas a granel) e o carregamento ou descarga da mercadoria do navio quando efetuada por equipamentos de bordo. As atividades de estiva e de capatazia so bastante similares sendo que, a diferena principal o fato de um operar a bordo e outro em terra.

50 3.7 O Continer

O continer um recipiente metlico feito de material resistente e destinado a transportar mercadorias com segurana e, considerado por lei, como um acessrio do veculo transportador.
O container martimo tradicional pode ser definido como uma caixa de metal, contendo portas e travas para seu fechamento, de modo a proteger a carga colocada em seu interior. (Keedi, 2003). Os contineres so estruturas padronizadas internacionalmente, com formato retangular, normalmente construda em ao, podendo ainda ser de alumnio ou fibra, cada uma delas registrada com uma numerao exclusiva composta por quatro letras e sete algarismos. (Rodrigues, 2003).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

O continer deve ser construdo para ter carter permanente e, portanto, possuir resistncia para suportar o uso repetitivo. Suas principais vantagens em relao s outras embalagens so sua rigidez e sua impermeabilidade, dando total proteo carga unitizada. Facilita as movimentaes de operaes de carga e descarga entre os modais e, possui fcil acesso para inspees de aduana evitando lugares onde possa esconder mercadorias ilegais, drogas entre outros. Toda a estrutura e painis so construdos com ao ou alumnio. Sendo o piso interno, de madeira, contendo ganchos nos cantos, tanto na parte inferior quanto na superior ao longo da unidade. Outro ponto importante que os contineres devem ser construdos pensando em um sistema modular j que, devem ser capazes de se encaixarem perfeitamente, ocupando espaos racionais, seja nos veculos, nos armazns ou ptios. Os contineres podem ser adquiridos de empresas de leasing atravs de aluguel dirio (per diem), por uma viagem simples (one way), por uma viagem ida e volta (round trip), por um prazo curto de at um ano (short time) ou por longo prazo, entre um a cinco anos (long time).

51 Todavia, o uso em excesso do continer tem criado diversos problemas relativo ao desequilbrio em todo o estoque mundial. Como exemplo, podemos citar o Brasil, onde, devido o volume de exportao ser bem superior que o de importao, faz com que no haja continer suficiente para a demanda posterior. Para solucionar um pouco esta situao, os transportadores martimos, tem efetuado muitas cobranas de Demurrage (multa aplicada ao importador devido a entrega da unidade, vazia, em local pr-definido ser efetuada aps prazo acordado) e de Detention (multa aplicada ao exportador devido a entrega da unidade, cheia, para o embarque ser efetuada aps prazo acordado) pelo tempo excessivo em que estes equipamentos ficam sob responsabilidade dos clientes.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

3.8 Medida e Numerao do Continer O termo utilizado para a movimentao de contineres o TEU (Twenty Equivalent Unit) ou Unidade equivalente a 20 ps (1 p = 30,48 cm) e, para as unidades de 40 ps, o FEU (Forty Equivalent Unit). As unidades de medidas utilizadas para as dimenses dos contineres so ps ou foot ()12 e polegadas ou inch (). Sendo que as medidas dos contineres referem-se sempre s medidas externas. O seu comprimento a medida principal e identifica os contineres. Os comprimentos mais comuns, no modal martimo, so os contineres de 20 (vinte ps), 40 (quarenta ps) e o 45 (quarenta e cinco ps). As unidades de 20 ps so equipamentos utilizados para mercadorias que possuem um alto grau na relao peso/volume. As unidades de 40 ps, utilizados para cargas com mdia relao de peso/volume e, os de 45 ps, conhecidos como High Cubic (somente disponvel para as unidades de 40 ps) para mercadorias de alta cubagem e que possuem baixa relao de peso/volume.

52 A largura dos contineres nica para todos os tipos de contineres e possui 8. J a altura do continer de 86 para todos os contineres com exceo do tipo High Cubic que possui uma altura um pouco maior e igual a 96. O espao til interno de 33 m 3 e 67 m3 para os contineres de 20 e 40 respectivamente. Sendo que, as unidades frigorficas, possuem um espao til menor que os outros tipos de contineres devido o isolamento trmico nas paredes e o equipamento de refrigerao que ocupam parte do seu espao interno. Para as unidades de 20 o espao de 27m3 e para as unidades de 40 de 55 m3. Os contineres de 20 possuem uma tara de 2,3 toneladas e podem suportar at 30,48 toneladas e, as unidades de 40, possuem tara igual a 4 toneladas suportando um
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

peso mximo de 36 toneladas. Cada continer possui uma numerao alfanumrica que a identifica. Esta numerao nica para cada continer. Ela possui quatro letras e sete nmeros, e esto de acordo as normas do Bureau International of Containers BIC. Exemplo: ABCU123456-7. As trs primeiras letras identificam o proprietrio e a quarta, a letra U de unit. Os seis primeiros nmeros so de srie. Sendo os dois primeiros nmeros para identificar o pas de registro do proprietrio. O terceiro nmero para identificar se a unidade de 20 ou 40 ps; O quarto nmero para identificar a altura do continer; O quinto nmero identifica a categoria do continer. (0 Continer fechado; 1- Continer Fechado, Ventilado; 3- Continer frigorfico, etc) e o sexto nmero identifica o tipo do continer. (Carga geral, Trmico, Tanque, etc.). E, o ltimo nmero trata-se de um dgito de controle ou de verificao. 3.9 Responsabilidade e local de operao dos Contineres Quando do contrato de transporte, o exportador, importador e a empresa de transporte martimo devem acordar onde unitizar e desunitizar o continer e quem ficar responsvel pelo servio e pelo custo.

53 Com relao ao local de unitizao ou desunitizao podem ser citados Per/Per, Per/House, House/Per e House/House. O fechamento do tipo Per/Per aquele quando a carga unitizada no porto de origem e desunitizada no porto de destino. Esta forma muito utilizada pelas empresas que consolidam as cargas de vrios clientes. O fechamento do tipo Per/House aquele quando a carga unitizada no porto de origem e desunitizada nas instalaes do consignatrio. O fechamento do tipo House/Per aquele quando a carga unitizada nas instalaes do exportador e desunitizada no porto de destino. E, por ltimo, o fechamento do tipo House/House aquele quando a carga unitizada nas instalaes do exportador e desunitizada nas instalaes do importador. Outra importante informao que deve ser acordada no momento da reserva de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

praa nos navios saber quem ir pagar pela unitizao/desunitizao da carga. O termo FCL (Full container load) responsabiliza o cliente a fazer a desunitizao da carga enquanto o termo LCL (less than a container load) responsabiliza o armador j que, a unidade, pode conter mercadorias de mais de um cliente. Desta forma, este tipo de situao pode gerar quatro acordos distintos, a saber: O termo LCL/LCL, ou seja, a unitizao e desunitizao sero de responsabilidade do transportador. O termo LCL/FCL indica que a carga ser unitizada pelo transportador e desunitizada pelo consignatrio da carga. J o termo FCL/FCL, indica que a carga ser unitizada pelo exportador e desunitizada pelo consignatrio, sem o envolvimento do transportador. E, por ltimo, o termo, FCL/LCL que indica que a carga ser unitizada pelo exportador e desunitizada pelo transportador no porto de origem.

54 3.10 Tipos de Contineres

PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

Figura no01: Tipos de Contineres Fonte: O Continer, 2006.

Como os contineres podem ser construdos conforma a necessidade de cada tipo de carga, abaixo sero mencionados os mais importantes conforme mostrado na tabela n011. Tabela no11: Tipos de Contineres Container Dry - Carga Seca Continer completamente fechado recebe este nome por ser utilizado para o transporte de carga seca. Trata-se do continer de maior utilizao. Tambm conhecido como continer standard para carga no perecvel. recomendado para carga geral com alta relao peso/volume. Para os contineres de 40 ps a recomendao peso/volume. e para mdia relao

55

Open Top

Continer do tipo Dry box sem teto, fechado com lonas removveis. Utilizado para cargas com altura maior que o continer ou que apresentam dificuldade de acesso, necessitando ser ovada atravs de iamento pela parte superior como tubos de ao, madeiras entre outros. Continer

Bulk

projetado

para

cargas

que

possam ser desovada atravs do sistema de gravidade. Ou seja, so ovados pela parte superior atravs de aberturas no teto e desovada
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

Insulado

pela parte inferior. Projetado para cargas que necessitam ficar isoladas das mudanas bruscas de temperatura. O continer possui dois orifcios na parte frontal que permite injetar e extrair ar a uma temperatura controlada.

High Cube

Continer para carga seca de alta cubagem. Semelhante ao continer dry. Porm de maior altura. So indicados para cargas geral de baixa relao peso/volume. Continer projetado

Reefer

para

cargas

frigorficas. Possui equipamento de refrigerao fixo a unidade para manter a temperatura interna controlada durante todo o tempo que se Flat Rack encontra com carga. Continer sem teto e sem laterais. Projetado para cargas que no necessitam ser protegidas contra o tempo ou roubo. Normalmente bobinas de ao, chapas grossas de

56 ao, peas pesadas etc. Continer especial

Tanque

para

carregar

mercadorias lquidas. Podendo ser ou no carga Ventilado Open Side perigosa. Continer tipo standard e que possui aberturas para ventilao da carga. Continer do tipo dry sem a parte lateral, sendo fechado por lona. Utilizado para cargas que possuem difcil acesso e que possuem largura maior que o continer. Fonte: Keedi e Mendona (2003)
PUC-Rio - Certificao Digital N 0321303/CA

You might also like