You are on page 1of 4

NR 9 PPRA - PROGRAMA PREVENCIONISTA DE RISCOS AMBIENTAIS

PPRA - Programa de Preveno de riscos Ambientais O Programa de Preveno de Riscos Ambientais ou PPRA um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho, do Ministrio do Trabalho. Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. A legislao de segurana do trabalho brasileira considera como riscos ambientais, agentes fsicos, qumicos e biolgicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentraes ou intensidade, e o tempo mximo de exposio do trabalhador a eles determinado por limites pr estabelecidos. Agentes de Risco Agentes fsicos - so aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos podem ser:

Rudo e vibraes; Presses anormais em relao a presso atmosfrica; Temperaturas extremas ( altas e baixas); Radiaes ionizantes e radiaes no ionizantes.

Agentes qumicos so aquelas decorrentes da manipulao e processamento de matrias primas e destacam-se:


Poeiras e fumos; Nvoas e neblinas; Gases e vapores.

Agentes biolgicos so aqueles oriundos da manipulao, transformao e modificao de seres vivos microscpicos, dentre eles:

Genes, bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, e outros.

Objetivos do programa (PPRA) O objetivo primordial e final evitar acidentes que possam vir a causar danos sade do trabalhador, entretanto existem objetivos intermedirios que asseguraro a consecuo da meta final. Objetivos intermedirios:

Criar mentalidade preventiva em trabalhadores e empresrios. Reduzir ou eliminar improvisaes e a "criatividade do jeitinho". Promover a conscientizao em relao a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho. Desenvolver uma metodologia de abordagem e anlise das diferentes situaes ( presente e futuras) do ambiente do trabalho. Treinar e educar trabalhadores para a utilizao da metodologia.

Metodologia O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever incluir as seguintes etapas:


Antecipao e reconhecimento dos riscos; Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; Implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; Monitoramento da exposio aos riscos; Registro e divulgao dos dados.

Obrigatoriedade da implementao do PPRA A Legislao muito ampla em relao ao PPRA, as atividades e o nmero de estabelecimentos sujeitos a implementao deste programa so to grandes que torna impossvel a ao da fiscalizao e em decorrncia disto muitas empresas simplesmente ignoram a obrigatoriedade do mesmo. A lei define que todos empregadores e instituies que admitem trabalhadores como empregados so obrigadas a implementar o PPRA. Em outras palavras, isto significa que praticamente toda atividade laboral onde haja vinculo empregatcio est obrigada a implementar o programa ou seja :

indstrias; fornecedores de servios; hotis; condomnios; drogarias; escolas; supermercados; hospitais; clubes; transportadoras; magazines etc. Aqueles que no cumprirem as exigncias desta norma estaro sujeitos a penalidades que variam de multas e at interdies. Evidentemente que o PPRA tem de ser desenvolvido especificamente para cada tipo de atividade, sendo assim, torna-se claro que o programa de uma drogaria deve diferir do programa de uma indstria qumica. Fundamentalmente o PPRA visa preservar a sade e a integridade dos trabalhadores por meio da preveno de riscos, e isto significa:

antecipar; reconhecer; avaliar e controlar

riscos existentes e que venham a ser introduzidos no ambiente do trabalho. Opes de implementao do programa Para uma grande indstria que possui um organizado Servio Especializado de Segurana, a elaborao do programa no constitui nenhum problema, para um supermercado ou uma oficina de mdio porte, que por lei no necessitam manter um SESMT, isto poder vir a ser um problema. As opes para elaborao, desenvolvimento, implementao do PPRA so :

Empresas com SESMT - neste caso o pessoal especializado do SESMT ser responsvel pelas diversas etapas do programa em conjunto com a direo da empresa. Empresas que no possuem SESMT - nesta situao a empresa dever contratar uma firma especializada ou um Engenheiro de Segurana do Trabalho para desenvolvimento das diversas etapas do programa em conjunto com a direo da empresa.

Precaues e cuidados A principal preocupao evitar que o programa transforme-se no principal objetivo e a proteo ao trabalhador transforme-se em um objetivo secundrio. Muitas empresas conseguem medir a presena de algum agente em partes por bilho (ppb) e utilizam sofisticados programas de computador para reportar tais medidas, entretanto no evitam e no conseguem evitar que seus trabalhadores sofram danos a sade. Algumas empresas de pequeno e mdio porte, no possuindo pessoas especializadas em seus quadros, contratam servios de terceiros que aproveitam a oportunidade para vender sofisticaes tecnolgicas teis para algumas situaes e absolutamente desnecessrias para outras (algo como utilizar uma tomografia computadorizada para diagnosticar unha encravada).

O PPRA um instrumento dinmico que visa proteger a sade do trabalhador e, portanto deve ser simples pratico, objetivo e acima de tudo facilmente compreendido e utilizado.

You might also like