You are on page 1of 3

Caderno do Aluno

Arte

1a srie Volume 1

O Caderno do Aluno e a Ao do Professor

Caderno do Professor. Caderno do Aluno. So Cadernos que, tal qual a rosa dos ventos, mostram um rumo, uma direo a seguir para viajar nos territrios da Arte. Esses Cadernos so, assim, como coordenadas, movimentos. Cadernos rosa dos ventos que articulam mapas de diferentes linguagens da Arte, oferecendo proposies-aes que, antes de serem apenas capazes de referendar um mundo da arte j sabido, podem ser um movimento potente para a criao de diferentes mundos da Arte. Em especial, o Caderno do Aluno se faz registro de viagem, como parte de um portfolio, como lugar especfico para pensar e escrever sobre Arte, fazer reflexes e produes pensadas e emocionadas a partir das provocaes geradas pelas proposies oferecidas no Caderno do Professor. Em especial, o Caderno do Aluno se faz lugar para olhar imagens de diferentes linguagens artsticas, que nos incitam a pensar e conversar sobre arte. Mais do que respostas acertadas ou adequadas, j que em Arte no h respostas nicas (elas sempre so expresso de pontos de vista singulares), as questes do Caderno do Aluno pretendem ser uma provocao para que o aluno pense e expresse suas opinies sobre Arte. Por sua vez, as respostas devem ser pessoais e tambm referendadas pelo contexto cultural de cada grupo, de modo a mover dilogos, instigar reflexes pessoais, fornecer material para que o professor possa promover trocas entre os alunos e ampliar seu repertrio cultural sobre as linguagens artsticas. Por ser este o contorno do Caderno do Aluno, impossvel a construo de um gabarito que d conta de prever as muitas respostas possveis, determinando o que certo ou errado. Em contrapartida, o Caderno do Professor contm potenciais encaminhamentos e ampliaes, ao mesmo tempo que insere o professor no contedo que est sendo proposto, oferecendo informaes que enriquecem suas referncias culturais e ajudam-no a ampliar as possveis respostas dos alunos. Para o Caderno do Aluno, foram pensadas propostas especficas que abarcam produo, anlise, leitura, pesquisa etc., reapresentadas aqui:

Caderno do Aluno

Arte

1a srie Volume 1

O que penso sobre Arte?


As respostas s questes especficas neste item instigam os alunos a se posicionar sobre o assunto, cercando, de certo modo, seu repertrio cultural. O importante socializar as respostas, mape-las na lousa, analis-las com eles para ver o que pensam sobre o tema, tendo como meta a ampliao de suas opinies.

Ao expressiva
As aes propostas, muitas vezes denominadas encomendas, para dar mais abertura ao professor, tm por objetivo desencadear o fazer artstico nas diferentes linguagens, sem perder de vista os contedos e as competncias a serem trabalhados no bimestre.

Apreciao
As perguntas colocadas na apreciao, que se ampliam no Caderno do Professor, so apenas impulsos para estimular a conversa dos alunos sobre as obras. As ampliaes propostas pelo professor e por suas boas e instigantes perguntas comporo o texto que ser registrado pelo aluno no Caderno, apontando o que ficou de mais significativo para ele a partir da apreciao oferecida.

Voc aprendeu?
Questes objetivas e/ou abertas para reflexo sobre os contedos trabalhados nas Situaes de Aprendizagem de cada Caderno, reveladoras do que foi possvel ativar como contedo ou competncia. As respostas individuais tornam-se material de reflexo para os professores, indicando o que ficou alm ou aqum em sua ao docente, no contexto da escola e na prpria proposta.

Pesquisa individual e/ou em grupo, Pesquisa de campo e Lio de casa


As aes que orientam o aluno no planejamento, na realizao e na discusso da pesquisa ou da ao proposta no Caderno do Aluno tampouco tm resposta nica, pois dependem das escolhas e do que foi possvel pesquisar de acordo com a realidade e com o contexto das diferentes escolas. Consideramos importante a valorizao do que foi pesquisado e, especialmente, o modo como a pesquisa foi apresentada. H vrias sugestes no Caderno do Professor em relao a isso.

Na feitura do Caderno do Aluno, tal qual acontece no Caderno do Professor, esto presentes quatro modalidades de Arte artes visuais, teatro, dana e msica. Isso no significa que o Caderno do Aluno deva ser trabalhado como um caderno a ser preenchido em todas as linguagens. Isto porque ele um instrumento de mediao para que o aluno tenha prximo de si as imagens e os procedimentos que sero trabalhados
2

Caderno do Aluno

Arte

1a srie Volume 1

na modalidade de arte que de formao do professor. Para que o aluno possa ter um contato com o conceito estudado nas demais modalidades de arte, h a Nutrio esttica, que oferece esse movimento de aproximao. Consideramos tambm que o Caderno do Aluno, como parte do portfolio, complementado por outros modos de registro, que podem gerar uma elaborao criativa que permita ao aprendiz dar expresso sua aprendizagem, inventando formas para mostrar suas produes artsticas, seus textos escritos, fotografias de momentos das aulas e pesquisas realizadas. Como processos, esses Cadernos rosa dos ventos so potncias nas mos de alunos, alunas, professoras e professores atentos qualidade do trajeto, ousadia de novos encontros com a Arte, busca da experincia esttica no pensar, no fazer, no escrever, no apreciar, no navegar pelos territrios da Arte.

You might also like