You are on page 1of 13

8. No conceito de sistemas, como pode ser o diagrama genrico de uma organizao?

Entradas (inputs) podem ser todo tipo de matria prima o tipo de dados, a mo de obra tambm pode ser considerada uma entrada Processamento (processo) qualquer tipo de tratamento dado matria prima ou desenvolvimento do servio... conjunto de processos internos. Sada (output) resultado do processamento, produto ou projeto final. Realimentao (feedback) incluso de modificaes diante de variaes internas e externas. 9. Como pode ser definido um sistema de informao? Sendo um subsistema da empresa... todo e qualquer sistema que possui dados de entrada e produzam informaes de sada para suprir as necessidades. 10. O que esperado com o uso de sistemas de informao?

11. Qual a diferena entre dados e informaes? Dados: conjunto de elementos que expressa um fato isolado gerado por uma atividade... Informaes: dados organizados e classificados para suprir um objetivo especfico 12. Defina eficincia e eficcia. Eficcia mede os resultados com relao s imposies do mercado... produto certo. Eficincia capacidade para a resoluo de problemas com base nas informaes geradas. Produto com o menor custo. 13. Como pode ser caracterizada uma organizao virtual? Objetivos definidos, mas sem a necessidade de espao fsico, mveis e utenslios de escritrio... regidas ou no por estruturas formais, leis, etc... 14. Do ponto de vista empresarial, qual a classificao dos sistemas? De acordo com sua forma de utilizao e o retorno dado ao processo de tomada de deciso: sistemas empresariais bsicos, sistemas de automao de escritrio, sistemas de informao gerencial SIG, sistemas de apoio a deciso - SAD, sistemas de informao executivos EIS, sistemas especialistas, sistemas de informao geogrficas GIS. 15. Se uma empresa est com problemas exclusivamente de posicionamento de mercado, onde ela precisa atuar: na eficincia ou na eficcia? Na eficcia que mede os resultados de acordo com as presses do mercado, de forma a oferecer o produto certo para determinada necessidade. 16. Comente o que so redes neurais. Programadores simulam os padres de processamento do crebro biolgico. 17. Por que toda essa preocupao com os dados e informaes da organizao? Em que processo sero utilizados? Para a tomada de decies fundamentadas e ter segurana com relao a riscos assumidos.

Cap 3. 1. Qual a diferena entre conhecimento de informtica e conhecimento de sistemas de informao? Conhecimento de informtica saber usar a tecnologia para desenvolver uma atividade... Conhecimento de sistemas de informao a ampla compreenso da organizao e indivduos que a compem e alta capacidade de analisar e resolver problemas. 2. Em que os sistemas de informao gerencial podem auxiliar os executivos? Na tomada de decises. 3. Com relao aos processos gerenciais, como podem ser classificados os sistemas de informao? De acordo com o problema organizacional que ajudam a resolver: sistemas de nvel estratgico, sistemas tticos, sistemas de conhecimento, sistemas operacionais. 4. Como o peopleware se comporta perante as mudanas drsticas de hardware e software? O desenvolvimento da tecnologia cria hardware e softwares mais poderosos, as pessoas no conseguem ficar atualizadas, e se tornam o ponto fraco da estrutura. Criando uma barreira tecnologia. 5. Em uma organizao, qual a relao entre as pessoas e o conceito de territrio?

6. Qual a diferena entre informao operacional e informao estratgica? As informaes operacionais so geradas pelas operaes constantes na empresa, operacional, e adquiridas pelos componentes do controle externo. As informaes estratgicas, so utilizadas para traar e/ou verificar os planejamentos estratgicos da organizao. 7. Cite e explique os requisitos bsicos para a definio de informaes. Uma informao deve ser definida pela pessoa que vai us-la, desde que ela tenha esse discernimento. Principais pontos: forma, idade e frequncia. 8. Explique a frase abaixo: O maior prejuzo est na alta velocidade com as informaes de tornam perecveis De nada vale possuir uma informao se j foi necessrio tomar uma deciso sem ela. As informaes devem estar to prximas do acontecimento quanto possvel... 9. Qual das caractersticas permanece implcita em todos os outros nveis da evoluo das ideias no campo de sistemas?

10. Quais so os dois custos existentes de uma implantao de sistemas de informao? Qual considerado o mais importante? Por qu? 11. Cite e explique os dois tipos principais de implantao de sistemas existentes.

Naturais: vo surgindo em partes pela automao de procedimentos isolados (colcha de retalhos) Planejados: planejamento dos requisitos bsicos, racionalizando os processos. 12. Descreva como devem ser encaradas as informaes com relao confiabilidade e com relao excees. Se as informaes no atingirem um certo grau de confiabilidade necessrio a tomada de decises melhor no possuirmos informao nenhuma para no induzir a uma deciso errada. Ressaltar as excees ajuda a tomar decises consistentes. 13. Como pode ser definido o PDTI? Explique, Plano Diretor de Tecnologia da Informao, sendo sua principal caracterstica o alinhamento com o Planejamento Estratgico e Operacional. Dentro dele, pode estar definida a manuteno uma nova maneira de comercializar produtos e servios. Devem levar em considerao, as 3 perspectivas: pessoas, organizao e tecnologia. 14. Como pode ser definido o modelo de relacionamento cclico? Organizar as necessidades para definir ordem e prioridade; planejar cada resoluo com base nas necessidades analisadas; executar o planejamento; revisar o andamento; agir sempre que preciso; promover realimentao. 15. Defina tecnologia oportuna e tecnologia funcional. Oportuna: dentro das possibilidades de uso por ser apropriada atividade para a qual foi destinada. Funcional: adquirida como oportuna, conseguindo satisfazer as necessidades para a qual foi comprada. Oportuna que funciona.

Cap. 4 1. Como pode ser definido o termo telemtica? Mesclagem dos sistemas de telecomunicao com os sistemas de computao, responsvel pelo grande avano tecnolgico e cientfico de nossa atualidade. 2. Defina tecnologia da informao e computador. Tecnologia da informao conhecida como o conjunto de hardware, softwares e firmware. Computador um equipamento eletrnico que possui grande capacidade de manipular grandes quantidades de dados com uma velocidade extremamente rpida. 3. Como podem ser classificadas as redes de computadores com relao ao seu porte? Grupo de trabalho (workgroup) redes de pequeno porte Domnio (domain) maior porte... servidor central 4. O que topologia de rede? Classificao das redes de acordo com sua arquitetura (seu formato), isto , o arranjo dos cabos usados para interconectar clientes e servidores. Basicamente, existem 3 tipos: barramento, estrela e anel.

5. Qual a funo de um servidor de autenticao? Realizar todas os procedimentos de acesso rede, bem como da interface com os dispositivos de usurios, de maneira a permitir-lhes o uso da rede. 6. Qual a diferena entre Internet, Intranet e extranet? A Intranet permite a combinao do melhor da tecnologia cliente/servidor com o melhor da tecnologia da Internet para criar um ambiente de fcil implementao, manuteno, atualizao e utilizao. A Extranet uma parte da Intranet que fica disponvel na Internet para acesso do pblico em geral (clientes, fornecedores, etc.) com acesso controlado. 7. Uma empresa pode ter uma extranet como parte da sua intranet? Explique. Sim, desde que o acesso seja controlado. 8. O que o servio web da Internet? Servio de pginas em formato HTML utilizado para a troca de informaes e mkt empresarial e pessoal. Esse servio pode ser considerado a maior biblioteca do mundo, em que toda informao disponibilizada por algum pode ser acessada por qualquer pessoa em qualquer lugar. 9. Defina o correio eletrnico. Servio que permite troca de mensagens no formato eletrnico entre duas ou mais pessoas, podendo anexar arquivos. 10. O que voc entende por DVD? Onde aplicado? Digital Video Disk uma mdia de armazenamento, utilizado nas unidade de armazenamento ptico, possui grande capacidade, sendo utilizado, principalmente para armazenamento e recupeo de vdeos digitais. 11. O que um banco de dados? Permite a administrao dos dados e informaes utilizando a tecnologia das telecomunicaes para que a informao requerida esteja no local desejado e seja obtida na hora desejada. 12. Quais os tipos de programas para gerenciar os dados existentes? 13. Cite e explique duas caractersticas de um verdadeiro gerenciador de banco de dados. Independncia dos dados: disponveis a mais de uma aplicao. Reduo da redundncia e da inconsistncia dos dados: os dados ficam centralizados. Complexidade reduzida: seu acesso e sua utilizao no demandam estruturas complexas Facilidade de acesso: possibilidade de definir relacionamentos. 14. O que so sistemas OCR? Sistemas de reconhecimento ptico. 15. O que voc entende por interface grfica?

GUI Graphic User Interface (Xerox) tornou a informtica mais fcil de ser utilizada. 16. O que um software de computao grfica? Programa especialmente criado para tratamento de imagens ou criao de desenhos, famlia: bitmaps, vetoriais e de animao. 17. Cite duas razes que definem a necessidade do uso de pacotes. Programas financeiros e contbeis que necessitam suprir exigncias legais e so modificados constantemente. Aplicaes extremamente complexas (CAD, CAE e CAM). 18. O que so cartes eletrnicos (e-cards)? Em conjunto com os certificados digitais, que permite grande segurana em compras on-line, viabiliza novas formas de fazer negcio, tais como o comrcio eletrnico. 19. Qual a funo de um administrador de banco de dados? responsvel pela autorizao de acesso ao banco de dados e pela coordenao e monitorao de seu uso. Alm da administrao de recursos primrios e secundrios do banco de dados. 20. Quais os tipos de sistemas operacionais computacionais? Mono-usurios, multiusurios, modo texto e grfico. 21. Do ponto de vista empresarial, o que representa a Internet? A Internet ajuda a empresa a melhorar a sua capacidade de coletar, organizar e ter acesso imediato a todas as informaes. Ela utilizada para: aumentar a produtividade dos funcionrios, reduzir distncias, permitir transferncia de conhecimento, acesso rpido aos tomadores de deciso. 22. Como pode ser descrito um sistema em trs-camadas? Camada de apresentao, camada de negcios e camada de dados. Cap. 5 1. Defina comrcio eletrnico. O comrcio eletrnico (e-commerce) um dos componentes do negcio eletrnico (ebusiness) cujo objetivo controlar as atividades de vendas e uso dos meios eletrnicos. Permite atingir mercados antes no atendidos. Resulta em considervel aumento dos lucros devido a reduo da quantidade de atravessadores. 2. A Internet promoveu mudanas de hbitos nas pessoas? A frequncia de uso e os hbitos dos usurios foram modificados em consequncia da Internet, tais como: reduo do tempo que passavam vendo televiso, reduo das horas de sono. Muitos usurios preferem realizar suas operaes pela web. 3. De acordo com as Tabelas 5.1, 5.2 e 5.3, a que concluses podemos chegar com relao ao mercado para comrcio eletrnico? Existe um grande interesse por parte dos profissionais de venda (19% dos internautas), principalmente adultos na faixa de 35 a 49 anos do sexo masculino.

4. Cite e explique dois benefcios do comrcio eletrnico. Reduo de papel Transaes eletrnicas podem economizar tempo Reduo das distncias (fronteiras fsicas) Facilidade de uso e melhor controle 5. O que B2B? Quais as suas modalidades? Permite o desenvolvimento de transaes comerciais entre parceiros verticais e transversais de uma indstria ou negcio de uma ou mais mercados. Uso de EDI e VPN. Modalidades: B2B pblico, B2B particular e B2B compras. 6. Descreva o processo B2C. Equivale ao varejo eletrnico e est crescendo muito na web. 7. Como pode ser definido um produto de bits? Softwares (programas), aplicativos, msicas no formato digital (MP3), apostilas e livros eletrnicos (e-books) so baixados por download. 8. Quais so os cinco elementos-chave para as transaes de comrcio eletrnico? Experincia com o cliente, modelos de negcio, avaliao financeira, poder da marca e atrao de talentos. 9. Como pode ser definido o termo ERP? Planejamento dos Recursos Empresariais, uma arquitetura de sistemas de informao que facilita o fluxo de informaes entre todas as atividades da empresa. 10. O que CRM? Em que subsistema ele mais bem aplicado? Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) combina os processos de negcio e tecnologias que visam entender os clientes com relao a quem so, o que e do que gostam. Envolve os subsistemas de marketing, vendas, servios e tecnologias. 11. Segundo a filosofia do uso do CRM, o que mais caro: manter os clientes existentes ou conseguir novos clientes. Por qu? Conquistar um novo cliente chega a custar 10X mais do que mant-lo, e reconquista-lo chega a ser 25X mais caro do que mant-lo. 12. Quais os tipos de CRM existentes? Colaborativo telefone, fax, carta, e-mail, website e face a face Operacional dados gerados do tipo transacionais (OLTP) Analtico Analisar dados colhidos definindo previses e tendncias (data marts) OLAP 13. Defina Inteligncia empresarial. BI. Conjunto de ferramentas e aplicativos que oferece aos tomadores de deciso possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando a organizao a tomar decises melhores e

mais dinmicas. Principais ferramentas: data warehousing, OLAP, datamining e modelagem analtica. 14. As ferramentas de BI so integradas com quais sistemas? O uso destas ferramentas integra os dados existentes nos sistemas ERP e CRM. 15. Defina painel de controle digital. uma ambiente de colaborao que utiliza os padres de trfego de informaes da Internet como padro HTML e DHTML ou, de maneira mais resumida, o local comum para buscar informaes de diversas fontes. 16. Com relao aos tipos de informaes existentes em uma organizao, quais so as ferramentas utilizadas para analisa-las? Em uma organizao, existem dois tipos de informaes: as operacionais (transacionais), que so todas as informaes geradas no dia-a-dia da empresa. So estudadas pelas ferramentas OLTP; e as gerenciais (analticas), que so todas as informaes de carter gerencial utilizadas para tomada de decises. So estudadas com o auxilio de ferramentas OLAP. 17. O que data warehousing? Ferramenta que permite gerenciar melhor essa grande massa de dados, que possibilita a visualizao dos fatores de influncia direta da organizao. Um data mart um processo intermedirio que representa um determinado aspecto do negcio da empresa. Data mining um mtodo para processar a informao correta e orientar a tomada de deciso. Cap. 6] 1. Quais so os elementos que devem ser considerados em qualquer resoluo de problemas? Admitir que o problema existe; definir o que ele ; definir quais as suas provveis causas; definir o que pode ser feito para solucion-lo; definir quais recursos sero utilizados na resoluo. 2. Como pode ser definido o termo pensamento crtico? Requisitos: manuteno das dvidas e suspenso do julgamento precoce; conhecimento das diferentes perspectivas envolvidas; teste de alternativas e direcionamento; conscientizao dos limites de recursos humanos e organizacionais. 3. Descreva o processo de resoluo de problemas usando o modelo do cone invertido. 1. Anlise do problema: anlise, compreenso e escolha (deciso) 2. Projeto da Soluo: projeto e implementao. 4. Quais so as duas grandes fases do modelo do cone invertido? Anlise do problema e Projeto da Soluo. 5. Como se divide a etapa de projeto de solues? Projeto lgico descrio geral Projeto fsico descrio detalhada. 6. Cite e explique dois problemas empresariais causados pela tecnologia.

Desatualizao, atualizao demasiada e falta de conhecimento de operao. |Os problemas de hardware mais comuns so capacidade, compatibilidade e frequentes modificaes. 7. Quais so os componentes bsicos a serem observados na resoluo de problemas no que diz respeito a tecnologia da informao? Quando for necessrio resolver problemas por meio de tecnologia, a organizao deve faz-lo levando em considerao que nem sempre o sistema necessita da tecnologia mais avanada. A tecnologia selecionada deve ser a mais apropriada para a realidade da organizao e para o perfil do problema a ser solucionado. 8. No que diz respeito organizao, quais so os ambientes que geram problemas? Ambiente interno e externo. 9. Quais so as principais fontes de problemas dentro da organizao? Cultura, poltica, gerenciamento e burocracia. 10. O que significa turbulncia na perspectiva da organizao? A turbulncia se refere s mudanas drsticas no ambiente em que atua a empresa, sejam elas com relao tecnologia da produo, rea de vendas ou aos dados que definem seu preo. 11. Em uma organizao com estrutura complexa, qual o primeiro problema a ser resolvido? Caso o complexo ambiente da organizao seja o problema, a melhor soluo, e no a mais fcil de implantar, a reduo de sua complexidade. 12. Qual a principal caracterstica em um processo de implantao de sistema de informaes que leva a falhas nele? Ateno insuficiente dada aos usurios, ao descaso com a perspectiva de pessoal. 13. O que deve ser considerado na ergonomia? O objetivo do estuda da ergonomia a adaptao do posto de trabalho, dos instrumentos, das mquinas, dos horrios, do meio ambiente s exigncias fsicas, fisiolgicas e psicolgicas do corpo humano. 14. O que voc entende pela Expresso aprender na raa? O prprio funcionrio deve recorrer a alguma fonte de informao para desempenhar suas atividades no novo equipamento ou software, ou, o mais provvel, o trabalhador deve utilizar o mtodo de tentativa e erro para descobrir como tal equipamento ou software funciona. 15. Quais so as fases do processo de tomada de decises? Estabelecer objetivos / Determinao da exiquibilidade / Escolha da melhor soluo 16. Como so estabelecidos os objetivos da organizao? 3 etapas: determinao das metas corporativas, determinao das metas dos subsistemas e execuo da concordncia com os fatores crticos de sucesso. 17. O que so FCS?

Os Fatores Crticos do Sucesso so o destaque de um processo para facilitar a definio dos principais pontos de relevncia em cada atividade, excluindo os desejos pessoais de um ou mais componentes dos subsistemas envolvidos. Existem dois tipos: FCS diretos (interagem com a meta) e FCS indiretos (podem afetar a meta de forma indireta). 18. Quais so os requisitos de uma meta? Direo, ponto focal, cronograma, medida de eficincia e dono. 19. Defina fatores tangveis e intangveis. 20. Como deve ser gerenciado um processo de mudana? Deinir uma estratgia de converso, sendo as mais eficientes: converso paralela, corte direto, projeto-piloto, abordagem em fases. 21. Qual deve ser a velocidade de implantao de mudanas na organizao? Nem sempre uma implantao deve ocorrer na velocidade em que foi planejada. 22. Quais so as fases de implementao de solues de sistemas de informao? Desenvolver o software, selecionar o hardware, testar o sistema e treinar os usurios e documentar o sistema. Cap. 7 1. Quais os tipos de problemas em uma organizao? Pode ter duas abordagens principais: problema estruturado e problema no estruturado. 2. De forma resumida, quais so as caractersticas da abordagem de ciclo de vida para o desenvolvimento de sistemas? Os diversos estgios tm atividades relacionadas que devem ser finalizadas para o incio do prximo estgio. Determinao clara e formal da diviso de trabalho entre os envolvidos. A maior parte do trabalho entregue aos profissionais tcnicos que fazem a anlise e a codificao em contato direto com os especialistas empresariais (gerentes, chefes e usurios). 3. Como pode ser caracterizado o desenvolvimento de sistemas por prototipagem? Tem como caractersticas principais rapidez e economia, permitindo um test-drive. 4. Quais as caractersticas devem ser levadas em considerao no uso de pacotes? Utilizada quando a empresa no tem profissionais tcnicos para o desenvolvimento. Minimiza o investimento em sistemas de informao. Promove uma racionalizao forada dos processos administrativos e das polticas vigentes. 5. Cite e explique duas razes da terceirizao alegadas pelas empresas. As organizaes perceberam que muito mais econmico contratar servios de terceiros do que manter determinados departamentos em sua estrutura. Muitos trabalhadores resolveram entrar no modelo de auto-emprego, prestando servios inclusive para a empresa para a qual trabalhavam. 6. Quais os tipos de atividades que podem ser supridas pelas empresas terceirizadas?

Gerenciamento dos centros da informao, operao de alguns ou todos os sistemas, desenvolvimento e suporte tcnico, consultoria para resoluo de problemas e operao dos sistemas de telecomunicao. 7. Explique duas barreiras externas enfrentadas pela terceirizao. Conservadorismo falta de ousadia da organizao Imediatismo cultura do apagando incndios 8. O que so ferramentas Case? As ferramentas Case so o melhor exemplo do conjunto produtivo, qualidade, reengenharia, reutilizao e repositrio. Elas constituem o rompimento dos mtodos tradicionais de desenvolvimento de sistemas. 9. Quais podem ser os produtos do uso de uma ferramenta Case? Produo automtica de grficos e diagramas, criao de prottipos de interface e relatrios, gerao de cdigos de programao, anlise e verificao da especificaes do projeto, gerao da documentao do sistema. 10. Quais os tipos de ferramenta Case existentes? Ferramentas case focadas na anlise do sistema e ferramentas case focadas no projeto do sistema. 11. Por que necessrio ter segurana nos sistemas empresariais? A necessidade dessa imposio de segurana se explica pelo alto fator de responsabilidade e pela dependncia da organizao para com a estrutura de tecnologia de informao, que meio para os sistemas de informao. 12. Cite e explique trs ameaas e seus efeitos nos sistemas de informao. Incndio registros destrudos Falha eltrica processamento suspenso Crimes por computador uso ilegal de hardware, software ou dados. 13. Como pode ser definido o risco em sistemas de informao? Literalmente, pode-se definir risco como o produto dos ataques pelas vulnerabilidades existentes nos sistemas de informao da organizao. 14. Quais so os tipos de invasores? Hackers (internos e externos), funcionrios descontes, usurios mal treinados e vrus de computador. 15. O que criptografia? Mtodo que utiliza uma srie de tcnicas para proteger informaes por meio de codificao, de modo que o destinatrio possa interpretar a informao sem perigo de vazamento. 16. O que so smart cards?

So cartes inteligentes, semelhantes a cartes de crdito, que tem um ou mais microchips embutidos capazes de armazenar e executar o processamento de dados e que podem tambm conter as informaes do usurio e seus privilgios de acesso ao sistema da organizao. 17. Descreva TCO e TVO. TCO (Custo Total de Propriedade): quanto custa realmente ter e manter um computador? TVO (Valor Total de Propriedade): qual seria o prejuzo se ele falhasse ou parasse de funcionar? Cap. 8 1. Cite e explique dois tipos de sistemas empresariais bsicos. Sistemas bsicos de fabricao e de controle CNC, MRP, CAD/CAE/CAM. Sistemas bsicos de venda e marketing: CRM 2. Quais so os tipos de trabalhadores integrantes de um groupware? Trabalhadores do conhecimento criar novas informaes e conhecimentos Trabalhadores de dados processar, usar ou divulgar informaes 3. O que endomarketing e que tipo de tecnologia facilita sua utilizao. Possibilita a divulgao de diversos dados de carter geral da empresa para todos os funcionrios. A Intranet uma excelente ferramenta para isso. 4. Quais foram as lies aprendidas pelo Analista de Sistemas? Primeira lio: os dados e o produto oriundos dos sistemas de informao so de propriedade dos usurios, jamais do analista de sistemas ou do CPD. Segunda lio: o poder da informao est em saber us-la, no em possu-la. 5. Quais so as mudanas ocorridas no perfil do analista de sistemas? Mudana de paradigma no existem sistemas monofuncionais Mudana de comportamento aproximao dos dados com os usurios, deixando a tarefa de gerenciar a rede e definir a segurana para profissionais de TI Mudana de padro de desenvolvimento tcnico + viso organizacional. 6. Defina automao e controle. Automao conjunto de fenmenos e meios tecnolgicos destinados a substituir o esforo humano pelo trabalho realizado por mecanismos cujo funcionamento est submetido a controles externos. 7. Como voc interpreta a afirmao de Paulo Roberto Feldman a respeito da viso atual da tecnologia? 8. Quais fatores influenciam a opo pela automao?

Sobrevivncia no mercado extremamente dinmico e competitivo, criao de novas frente de emprego direto e indireto, desenvolvimento e superviso de sistemas, a busca incasvel pela qualidade do produto e satisfao do cliente. 9. Como pode ser definida a automao de escritrio? Qualquer aplicao da TI destinada a aumentar a produtividade dos trabalhadores da informao nos escritrios. 10. Defina automao comercial. Uso de dispositivos de hardware e software para automatizao de pontos-de-venda e fora de venda, integrao com CRM e dispositivos de mo (handhelds, palmtop, etc...) 11. Quais os tipos de automao comercial? Ponto de venda, predial, residencial, fora de vendas, aquisio de dados. 12. Como pode ser definida a automao industrial? caracterizado pelo uso de sensores de controle para o processo, que ativam um controlador e acionam um atuador, que define, por sua vez, uma ao fsica de interao com o processo. 13. Quais os temas importantes de tica ligados tecnologia? - violao da privacidade - desemprego causado pela automao de processos industriais. 14. Defina tica profissional. Uma boa definio para tica seria o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal. A tica profissional pode ser definida como um conjunto de normas de conduta que devero ser postas em prtica no exerccio de qualquer profisso. 15. Como os trabalhadores podem usar a tecnologia de forma antitica? Muitos profissionais preferem culpar o equipamento, dizendo ter dado um problema que levou no concluso de seu trabalho. 16. Quais devem ser as caractersticas de viso tica de uma organizao? 17. Quais so os pontos de tica a serem observados na Internet? Deve comear no alto escalo. Estabelecer o que entende por tica. Treinamento de todos os funcionrios. Avaliao dos candidatos. Estratgias e mecanismos de implantao. 18. Que aes podem ferir o direito autoral na Internet? 19. O que propriedade intelectual? 20. Quais as modalidades de pirataria de software? 21. Como pode ser feita uma auditoria de software? 22. Qual a relao do comrcio eletrnico com o CDC? 23. Como devem ser a oferta e a apresentao de produtos na Internet?

24. O que prev a lei n 1.599/99? Prev a possibilidade de o consumidor fazer reclamaes por correio eletrnico para o fornecedor. 25. O que pirataria de software? 26. O que significa PPN?

You might also like