You are on page 1of 3

Decaimento radioativo Introduo Elementos radioativos se desintegram espontaneamente e proporcionalmente, por um processo chamado de decaimento radioativo.

Este decaimento em funo do tempo acontece em forma exponencial, e cada elemento tem uma meia vida caracterstica, desta forma, este trabalho ir introduzir num primeiro momento os conceitos de, modelo de decaimento exponencial, interpretao das constantes de decaimento, meia vida, e por fim o prprio decaimento radioativo. Modelos de decaimento exponencial Dizemos que uma quantidade y=y(t) tem um modelo exponencial se ela descreve a uma taxa que proporcional ao tamanho da quantidade presente, em outras palavras o modelo exponencial varia de acordo com seu expoente, assim dizendo que varia exponencialmente, e desta forma satisfazendo esta equao:

Sendo k a constante de decaimento. Esta equao linear e de primeira ordem e pode ser rescrita desta forma:

Que o modelo padro de uma equao diferencial ordinria, desta forma temos que: P(t)=k e q(t)=0. Supunha que uma quantidade y=y(t) tenha um modelo de decaimento exponencial e que conheamos o tamanho dela em algum instante, digamos que y=y0 quando t=0. Desse modo, a formula qual para y(t) pode ser obtida resolvendo-se o problema de valor inicial.

Resolvemos o fator integrante:


Multiplicando em ambos os lados o fator integrante temo:

Interpretao da constante de decaimento Podemos encontra a constante k a parti deste teorema:

Onde T o tempo de vida, desta forma a taxa de decaimento permanece constante no tempo, e como uma frao do todo, por esta razo k chamado de taxa de decaimento relativo, e geralmente sendo representado como uma porcentagem. Tempo de meia vida Num modelo de decaimento exponencial a quantidade y tem um tempo necessrio para decair pela metade o que chamamos de tempo de meia vida. O tempo de meia vida depende somente da constante de decaimento e no da quantidade presente inicialmente. Decaimento radioativo De acordo com tudo que j foi estudado, o processo chamado de decaimento radioativo acontece em um modelo de decaimento exponencial em funo do tempo. Os elementos radioativos se desintegram espontaneamente, este processo foi estudado no inicio do sculo pro Rutheford e outros. Alguns tomos so naturalmente instveis de tal modo que aps algum tempo, sem qualquer influencia externa sofrem transies para um tomo de um novo elemento qumico. Estas transformaes ocorrem de maneira proporcionalmente a quantidade presente, que o modelo exponencial j visto anteriormente.

Onde y a quantidade em funo do tempo e y0 a quantidade inicial, -k a constante de decaimento e t o tempo que se quer saber . Exemplo: 1. A meia-vida de um dado istopo radioativo de 6,5 horas. Se existirem inicialmente 48 x tomos deste istopo, quantos tomos deste istopo restaro aps 26 horas? SOLUO: T= 6,5 horas y0 = tomos N = ? t = 26 horas

Ou seja: que corresponde a 6,25% dos tomos iniciais.

You might also like