You are on page 1of 2

1) Leia o texto abaixo e responda s questes formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu

professor. No dia 05 de abril de 2008, por volta das 18h, na Av. Repblica Argentina, n. 000, Bairro Centro, na cidade de Blumenau, Belzia, locatria do apartamento de Ana Maria, deixou o imvel e levou consigo algumas tomadas de luz, dois lustres e duas grades de ferro, bens de que detinha a posse e deteno em razo de contrato de locao. Ana Maria dirigiu-se ao imvel to logo tomou cincia de que Belzia havia o abandonado sem efetuar o pagamento do ltimo aluguel, bem como constatou a apropriao dos objetos acima descritos, que guarneciam parte do imvel conforme descriminado no contrato de locao. Dos fatos narrados, Belzia, restou denunciada pelo delito de apropriao indbita, previsto no art.168, do Cdigo Penal, tendo a sentena rejeitado a denncia sob o fundamento de que sua conduta configurava mero ilcito civil, no havendo falar em responsabilizao penal. Apropriao indbita Art. 168. Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

Ante o exposto, correto afirmar que a deciso do magistrado teve por fundamento qual(is) princpio(s) norteador(es)de Direito Penal? Responda de forma fundamentada. Resposta: Princpio da Lesividade,uma vez que ao direito penal somente interessa a conduta que implica dano social relevante aos bens jurdicos essenciais coexistncia. A autorizao para submeter s pessoas a sofrimento atravs da interveno no mbito dos seus direitos somente est justificada nessas circunstncias. o princpio que justifica (ou legitima) o Direito Penal; o direito penal somente est legitimado para punir as condutas que implicam dano ou ameaa significativa aos bens jurdicos essenciais coexistncia. 2) Leia o texto abaixo e responda s questes formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor. Joo da Silva foi denunciado pelo delito de moeda falsa, previsto no art. 289 do Cdigo Penal, por ter falsificado uma nota de R$ 50,00 e colocado-a em circulao. O feito foi distribudo perante a Justia Federal, tendo o ru sido citado para apresentao de resposta. Na qualidade de advogado de Joo da Silva, apresente a tese defensiva a ser sustentada de modo a afastar a tipicidade da conduta, com base nos estudos realizados sobre os princpios norteadores do Direito Penal no Estado Democrtico de Direito. Moeda falsa Art. 289. Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metlica ou papel-moeda de curso legal no pas ou no estrangeiro: 1 Nas mesmas penas incorre quem, por conta prpria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulao moeda falsa.

Pena - recluso, de trs a doze anos, e multa Resposta: Apesar de Joo da Silva ter cometido crime previsto em lei, no Art. 289 no cdigo civil, o delito praticado pelo ru no apresentou leso ao bem publico, visto sua relevncia. Segundo principio da insignificncia, um dos princpios norteadores do direito penal, s haver norma penal incriminadora se houver uma leso, dano ou prejuzo ao bem publico protegido, e neste caso a infrao cometida por Joo da Silva teve um valor nfimo de R$50,00.

3)O princpio da ultima ratio: (Prova de ingresso Carreira de Promotor de Justia Ministrio Pblico Estadual RO -2006). a) estabelece que, a elaborao de normas incriminadoras funo exclusiva da lei. b) constitui-se em sistema descontnuo de seleo de ilcitos no sancionando todas as condutas lesivas dos bens jurdicos, apenas as mais graves praticadas contra os bens mais relevantes. c) praticamente erradica a responsabilidade objetiva enunciando que no h crime sem culpabilidade. d) implica na irretroatividade da lei penal. e) estipula que a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. Resposta: A

4) Acerca do significado dos princpios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opo correta: (Exame de Ordem 2009.1 OAB/ CESPE-UnB) a) Segundo o princpio da ofensividade, no direito penal somente se consideram tpicas as condutas que tenham certa relevncia social, pois as consideradas socialmente adequadas no podem constituir delitos e, por isso, no se revestem de tipicidade. b) O princpio da interveno mnima, que estabelece a atuao do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. c) Segundo o princpio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as aes mais graves praticadas contra os bens jurdicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurdica. d) De acordo com o princpio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico psquica dos condenados por sentena transitada em julgado. Resposta: B

You might also like