You are on page 1of 9

SAUDAES Nobre Julgador, DR Antonio Alvaro Castello, Juiz presidente deste Respeitvel Tribunal Popular, onde a voz, a sabedoria

e a razo do povo exercitada de maneira soberana, a Defesa tem a certeza de que sob Vossa direo os trabalhos neste plenrio sero realizados sob a sagrada gide da Justia, qualidade, predicado inafastvel das Cortes Conscienciosas. Nobre Promotor, Dr. Otavio Borba de Vasconcelos Filho, Ilustre representante do MP Estadual, competente, combativo, feroz jurista, verdadeira lenda viva deste Plenrio Nobres jurados, meus ilustres concidados de nossa bela Cidade de Santos, cujo trabalho hoje dos mais solenes de nossa sociedade, pois julgar, decidir a vida de uma pessoa tarefa rdua que exige sabedoria....

Deus justia e sabedoria Com a graa de Deus, um julgamento justo... Curioso... eu pedindo a Deus! Eu no sou religioso. No no sentido estrito de palavra. No freqento qualquer igreja ou templo, a no ser aquele que ns carregamos dentro do peito e nos diz qual nossa misso na vida, nossos valores... Quase nunca, arrisco uma orao. Apesar de acreditar em Deus, de vez em quando eu duvido dele. Outras vezes eu acho que ele um jogador, ou um mero expectador do mundo que criou, porque ele nos deu o livre arbtrio, que o poder que a pessoa tem de escolher suas aes, e nos dando esse poder ele se eximiu de qualquer responsabilidade por nossos atos. Seria mais fcil se Deus intercedesse para evitar tragdias, catstrofes, mortes, mas no bem assim Eu no sei a religio de V. Exas, no sei se acreditam ou no em Deus, no Ser Maior, energia Csmica, qualquer que seja a denominao, mas admitindo numa teoria, pr ex, que se Deus existe, ele dotado de alguns atributos, predicados, como a onipotncia e a onipresena, ou seja, Deus sabe tudo o que acontece e todo poderoso... E mesmo ele sabendo de tudo e com esses incrveis super poderes, ele no impede o 1 homicdio, registrado na Biblia. a estria de Caim e Abel, mas apesar de no impedir ele j sabia, pois ele sabe de tudo o que acontece... De qualquer forma, nesta estria, no momento em que Deus se dirige a Caim, o momento que ns profissionais do Direito, chamamos de citao, o ato em que Deus chama Caim a responder por seus atos, dando cincia da acusao contra ele... Por que fizestes isto, por que mataste teu irmo? E quando fez faz isto, faz esta pergunta ele d ao acusado o direito a Defesa. E por que? Porque Deus, alm de onipresente e onipotente, tem mais uma qualidade. Deus justo, e justia sabedoria. E julgar aquilatar, analisar, avaliar.

E isso que faremos hoje, vamos avaliar, sopesar, decidir o destino de um jovem submetido a este nosso julgamento..
2

Posio de requerido A posio de requerido, de ru, seja no processo cvel ou criminal sempre muito delicada. A prpria palavra ru, j traz em si mesma algo de pejorativo, de ruim. Mas apesar disto, nem sempre, no decorrer dos acontecimentos, no decorrer do processo, o autor da ao, consegue provar o direito que tem, simplesmente porque lhe carece, lhe falte este direito, ou porque no consegue provar o que afirmou e no convence o juiz da causa. A no demonstrao do que afirma que ocorreu, quer seja pela falta de direito ou pela falta de provas, leva irremediavelmente a uma nica soluo: o indeferimento, a rejeio do pedido do autor, absolvendo-se o requerido, o ru daquela prestao indevida. No caso do processo criminal, absolvendo-se o ru do pedido de condenao formulado pelo promotor. Neste caso, estamos diante de uma sentena penal absolutria. Jurados Eu gosto do jri, porque o jri julga de acordo com o que cada um considera justo no interior de si mesmo, de sua alma de seu mago... o jurado julga de acordo com o que dita a sua conscincia. O jurado livre para decidir conforme manda a sua voz interior, muitas vezes o jurado julga conforme a lei, outras pode decidir de acordo com o seu corao, com a sua razo. O jurado, diferente do juiz togado, que deve fundamentar suas decises sob pena de nulidade, o jurado julga com aquilo que considera justo no interior de si mesmo. O jurado tem uma amplitude muito maior para decidir. Os jurados representam o povo fazendo justia, verificando se necessria ou no a aplicao de uma pena, se essa pena, se esse castigo vai, ou no ser til para a sociedade. Os jurados julgam de acordo com a justia de sua alma na busca de uma soluo de bom senso para a causa.

A defesa hoje busca uma soluo de bom senso para este caso, e para tento, ns vamos analisar todas as provas, evidencias. Ns vamos analisar, sob uma outras perspectiva, como tudo comeou, vamos analisar os envolvidos, o acusado, a vtima, as testemunhas, a vida de cada um deles, o que fazem como se comportam, o que disseram na Delegacia, o que disseram perante o juiz.... Quando um crime cometido Quando um crime cometido, surge para o Estado, o jus puniendi, o poder dever de punir o culpado pela infrao. Ao mesmo tempo surge para o acusado o direito de ser submetido a um processo, a um procedimento j especificado anteriormente na lei, no CPP e, de neste processo o devido processo legal usando do contraditrio e da ampla defesa rebater as acusaes e propor seus argumentos de defesa. Contraditrio e Ampla defesa Eu falei em contraditrio e ampla defesa. E o que isso? Hoje V. Exas, esto tendo a oportunidade de ver uma parte do contraditrio, os debates. Deve-se salientar que o contraditrio tambm uma garantia para a acusao, por isso a defesa no pode inovar na trplica, ou seja no pode trazer uma tese nova sobre a qual o promotor no se manifestou. Mas o contraditrio tambm a oportunidade de requerer provas, como a oitiva de testemunhas, realizao de percias, entre outras. A ampla defesa a garantia que a parte tem de usar todos os meios legais para provar a sua inocncia ou para defender as suas alegaes. 50 - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; 38 - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; A plenitude de defesa exercida no Tribunal do Jri, onde podero ser usados todos os meios de defesa possveis para convencer os jurados, inclusive argumentos no jurdicos, tais como: sociolgicos, polticos, religiosos, morais etc.
4

O pedido de absolvio por clemncia, por exemplo, faz parte da plenitude de defesa, pois a clemncia no esta prevista na nossa lei. Essa amplitude de defesa, ela to intensa Desclassificao para leses corporais... Mas eu falei no comeo, sobre a posio do ru, do acusado. Ns devemos salientar que a posio de ru sempre deve ser vista com reservas, devemos suspeitar da posio de ru. Inquirir como e por que ele chegou a esta situao. Quais circunstancias o levaram a estar aqui hoje. Srs. Jurados, nesta estria todos esto errados, e este caso muito bem poderia comear assim Retrata o anexo IP, que num domingo, 5 de abril de 2009, por volta das 4 horas da tarde, Joo Raimundo de Assis, na frente do imvel n 46 da travessa So Jorge, utilizando-se de um pedao de pau, efetuou um golpe (ou vrios golpes) contra a vtima Ademar Bomfim de Santana, causando-lhe os ferimentos descritos no laudo de folhas tais. Mas no foi essa a concluso. De fato, Joo Raimundo foi at a casa do acusado para tirar satisfaes porque o Ademar, que mantinha um relacionamento amoroso com a filha daquele, supostamente havia batido na moa. Ora, em primeiro lugar, se voc um cidado de bem, uma pessoa responsvel, que respeita as leis e as instituies, se batem na tua filha o que faz voc? Vai a Delegacia de Polcia dar queixa, aciona 190, para que se tomem as providencias cabveis. Vejam, srs. Jurados, diferente se voc v a agresso acontecendo, ai sim, para defender seu parente, sua filha, seu filho sua me, voc dominado por violenta emoo, provocado por esse ato injusto de agresso sua filha, voc vai l e acaba lesionando, machucando o agressor, ou at pior, acaba matando o agressor. O Sr. Joo Raimundo foi l para arrumar confuso, como se diz hoje em dia, ele foi para causar, porque seno porque teria dito que no depoimento que chegou a conversar com o pai do Ademar? (fls. 88) Ele foi at a residencia do Ademar para se vingar, isso sim. Queria, no mnimo, agredir o Ademar.
5

Das provas Todos os julgadores devem, para julgar, se embasar nas provas. E o que so as provas? A prova todo elemento que pode levar o conhecimento de um fato a algum. A finalidade da prova o convencimento do juiz, que o seu destinatrio. No se busca a certeza absoluta, a qual, alis, sempre impossvel, mas uma certeza robusta, que elimine a dvida, pois a dvida sempre vai gerar uma absolvio. A prova no pode encerrar contradio, ou vazios que autorizem concluir de outra forma, ou seja, os depoimentos das testemunhas quando ouvidas nas diversas fases do processo (na delegacia, perante o juiz) no podem ora falar que no viu, ora falar que viu, ora dizer que falou com tal pessoa, ora dizer que falou com outra pessoa, no pode ter contradio, vazio, no pode ter incompatibilidade. Provas do processo E quais so as provas deste processo? So principalmente os depoimentos das famlias tanto da vtima como do acusado, e o laudo de exame de corpo de delito. 1. Diz o laudo que ele sofreu leso corporal de natureza leve. 2. Os depoimentos: Da vtima, Joo Raimundo, na Delegacia: No fala que conversou com os pais do acusado, fala to somente que ao chegar casa de Ademar, acabaram discutindo... Na frente do juiz, a estria foi outra: A soluo que me pareceu mais prudente foi a de conversar com o pai do acusado. Assim foi feito. De carro fui ate a casa do acusado. O pai do acusado me recebeu muito bem. Da esposa da vtima, Vera Lucia, na Delegacia:
6

Fala que no viu a arma, j perante o juiz afirma que viu a arma. S ela que fala que o Ademar pegou um bloco, uma pedra e arremessou contra o seu marido, sendo que nem o marido em qualquer de seus depoimentos fala disso. O Ademar, num primeiro momento, na Delegacia, tambm mentiu, falou que no atirou, mas em juzo admitiu ser o autor de um, um nico disparo, podia ter descarregado o revolver, ou a pistola, 5, 6 tiros, mas desferiu um s..., podia ter corrido atrs do veiculo, mas ficou parado, e por que? Porque ele no queria matar, nem assumiu o risco de matar.... Um s disparo No entanto, TODAS AS TESTEMUNHAS E ACUSADO, falam que houve um s disparo, fato este que no demonstra o intuito de matar. O recorrido teria agido com irresponsabilidade e imprudncia, mas no com a real inteno de causar a morte da vtima. As provas neste processo so contraditrias, conflitantes e por isso a tese da acusao naufraga, pois no conseguiu atravs dos depoimentos, das diligencias, sequer atravs do laudo de exame de corpo de delito, o que ns profissionais do direito chamamos de elemento subjetivo do tipo, a vontade do agente. a inteno de matar, a inteno homicida, no provou a inteno de querer a eliminao da vida de Joo Raimundo. Em conformidade com as provas apresentadas, a concluso no pode ser outra seno que os fatos demonstram a prtica de crime de leso corporal leve por ao em dolo eventual e no tentativa de homicdio como quis fazer crer a acusao. Entretanto, no restou comprovadamente demonstrada a inteno de matar do denunciado. De fato, como bem observou o Ministrio Pblico, o denunciado efetuou apenas um disparo, ainda assim na direo do automvel, quando a arma possua outros projteis Com efeito, torna-se certo apenas que o intuito do denunciado era advertir a vtima, assumindo o risco apenas de causar-lhe uma leso, porm, no se sustenta uma efetiva tentativa de homicdio. Ainda que se admitisse a assuno do risco de causar resultado mais grave (que no ocorreu), fato que o denunciado poderia prosseguir
7

na consecuo do crime de homicdio,( tinha mais 04 projteis na arma de fogo) e no quis. Assim, a nosso ver, o fato configuraria, na ltima das hipteses, a desistncia voluntria da execuo do crime de homicdio (o denunciado poderia exaurir os meios que tinha para a consecuo do crime (mais quatro disparos de arma de fogo), porm desistiu), razo pela qual responde o denunciado apenas pelo resultado dos atos at aquele momento praticados, ou seja, leso corporal. Portanto, da anlise dos autos, comprovada a prtica do crime de leso corporal leve, razo pela qual desclassificada a denncia quanto imputao inicial de tentativa de homicdio. Considerando a natureza da leso corporal leve, por este crime que o acusado deve ser punido, e no por tentativa de matar. "A tentativa de morte exige para o seu reconhecimento atos inequvocos da inteno homicida do agente. No basta, pois, para configur-la, o disparo de arma de fogo e a ocorrncia de leses corporais no ofendido, principalmente quando o ru no foi impedido de prosseguir na agresso e dela desistiu" (TJSP - Rel. Carvalho Filho - RT 458/344). "INEXISTINDO A CERTEZA DE QUE QUISESSE O RU MATAR E NO APENAS FERIR, NO SE CONFIGURA A TENTATIVA DE MORTE. QUE ESTA EXIGE ATOS INEQUVOCOS DA INTENO DO AGENTE (RT 434/357). "SE AS PROVAS DOS AUTOS NO AUTORIZAM O CONVENCIMENTO CABAL DE QUE O RU QUERIA O RESULTADO LETAL EM RELAO VTIMA OU ASSUMIU O RISCO DE PRODUZI-LO, DEMONSTRANDO, AO REVS, QUE PRETENDIA APENAS AGREDI-LA, DE RIGOR A DESCLASSIFICAO DA TENTATIVA DE HOMICDIO PARA LESES CORPORAIS (RT n 385/95). De acordo com a frmula do Direito, existir a desistncia voluntria sempre que o agente pode prosseguir mas no quer; se ele quer, mas no pode haver tentativa.

HOMICDIO PRIVILEGIADO. Art. 121 - Matar algum: Pena - recluso, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. O homicdio privilegiado uma causa de diminuio de pena Quando o acusado tem prejuzo temporrio da conscincia. Supe-se que, durante a Violenta Emoo, no esteja em falta a noo do ato cometido mas, sobretudo, o domnio sobre as prprias decises, estando prejudicada a opo de agir eticamente. Supese que durante a Violenta Emoo falta a noo do ato cometido e/ou o domnio sobre as decises. Exige a lei, que essa tal Violenta Emoo, exista no sentido de dominar a capacidade de deciso e/ou de vontade do agente, levando-o ao crime. Ora, se a emoo deve dominar o agente, isso significa que este perde o seu autodomnio, seu controle, ficando prejudicado pois, sua conscincia (como vimos acima) e prejudicada, conseqentemente, sua relao com a realidade. Atenuantes genricas. Art. 65 - So circunstncias que sempre atenuam a pena I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato III - ter o agente: c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima 1 - TJMG. Homicdio privilegiado. Violenta emoo. Ofensa provocada pela vtima. Revide. Curto tempo despendido pelo ru para armar-se. CP, art. 121, 1. Configurao. O curto tempo despendido pelo ru para armar-se e voltar ao local da ofensa, a fim de revidar a agresso provocada pela vtima, no afasta a figura do privilgio. No se pode negar a atenuante da violenta emoo se o homicdio ocorreu logo em seguida, sem demora e enquanto perdurava o estado de exasperao do acusado. Para a configurao do 1 do art. 121 do CP, no se exige seja incontinenti o revide, mas que ocorra logo depois, enquanto perdure o estado de violenta emoo d (...)

You might also like