You are on page 1of 5

03/04/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

Caro aluno, Aqui voc inicia seu programa de estudos online. Seja bem vindo! Nesta disciplina o eixo a compreenso da cultura como construtora do comportamento coletivo humano, vista atravs da Antropologia. O desafio que se coloca confrontar o conhecimento da cincia antropolgica com idias muito comuns em nosso dia-a-dia que sequer percebemos, e que infelizmente, acabam nos conduzindo a atitudes preconceituosas. A antropologia pode fazer parte de uma nova viso sobre o ser humano e seu comportamento cotidiano. Essa cincia nos mostra o quanto somos produto de nosso meio, mas no somos determinados por ele. Assim, ao tomar conscincia sobre essa influncia, abre-se possibilidade de refletir sobre como agirmos, nos tornando responsveis por construir em nossas relaes sociais novos valores. Valores esses que se pautem por evitar o preconceito com o outro e ter atitudes que levem sua a excluso. Esse processo de desumanizao ou atitudes moralmente ofensivas a povos e setores da sociedade que possuem valores prprios e justos deixou de ser aceitvel como base das relaes interpessoais no mundo de hoje. Portanto, temos objetivos determinados com relao ao nosso plano de estudos. Aqui esto propostos nossos objetivos: Analisar e interpretar a realidade social como processo de contato com as diferenas, que chamamos diversidade cultural. Possibilitar a compreenso da relao entre herana cultural (tradies) e as constantes transformaes da sociedade. Caracterizar a Antropologia como uma cincia que permite compreender os processos de constituio de identidades nas suas variadas expresses tnicas, religiosas, profissionais, polticas e assim por diante. Relacionar o aprendizado da antropologia com as manifestaes culturais que ocorrem na sociedade contempornea, tais como: a construo de identidades, a concepo de corpo, a cultura organizacional, a construo de valores e direitos, os fenmenos e contedos da comunicao, e assim por diante. O que se espera, que ao final de nosso programa de estudos, voc tenha alcanado esses quatro pontos acima. Todos os objetivos da disciplina colaboram diretamente em vrios mbitos da sua vida. Eles podem colaborar para as relaes interpessoais seja no trabalho, na vida pessoal e familiar, em sua vida religiosa, e principalmente, em sua vida como cidado, membro de uma sociedade. Abaixo esto relacionados os principais assuntos da disciplina que esto divididos em oito mdulos, acompanhados da sugesto de leituras fundamentais e complementares.

Mdulos / Assuntos 1. - A origem humana. 1.1 - O debate das determinaes biolgicas e geogrficas no comportamento humano.

Leituras Sugeridas Fundamental Complementar Abrangncia da As origens do antropos, in GUERRIERO , Silas Antropologia, in (Org.). ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. SP: GOMES , Mrcio Ed. Olho Dgua, 5. Ed., 2004. Pereira. CANTARINO Carolina.Natureza, cultura e comportamento Antropologia humano , cincia do http://www.comciencia.br/200407/reportagens/07.shtml homem, filosofia BUSSAB, Vera S. R.; RIBEIRO, Fernando L.; da cultura. So Biologicamente Cultural, Paulo: Contexto. http://pet.vet.br/puc/vera%20bussab.pdf 2009. Pp. 11-31. O determinismo biolgico; O determinismo geogrfico, in LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito

Antropolgico, Rio online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

1/5

03/04/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

Antropolgico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 19 ed., 2005. Pgs. 17-24

2. - O surgimento da cultura na humanidade. 2.1 - O conceito de cultura atravs da Histria.

O desenvolvimento do conceito de cultura, Idia sobre a origem da cultura, in LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropolgico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 19 ed., 2005. Pgs. 30-58. Antecedentes histricos do conceito de cultura, in LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropolgico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17 ed., 2005. Pgs.25-29.

A pr-histria da Antropologia, O sculo XVIII: a inveno do conceito de homem, in LAPLANTINE, F. APRENDER ANTROPOLOGIA, SP: Brasiliense, 2007. pgs. 37-62.

3. A Antropologia e o estudo da cultura. 3.1 - A diversidade cultural. Etnocentrismo e relativismo cultural.

Teorias modernas sobre a cultura, in LARAIA, R.B. CULTURA - Um Conceito Antropolgico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17 ed., 2005. Pgs. 59-64. Cultura e Diversidade, in SANTOS, Jos Luiz dos. O QUE CULTURA, SP: Brasiliense, 2006. pp 07-20.

NUNES , Rossano Carvalho. Antropologia. Texto disponvel eletronicamente no endereo: http://www.gpveritas.org/portal/index.php? option=com_content&view=article&id=54&Itemid=63 NUNES , Rossano Carvalho. Cultura. Texto disponvel eletronicamente no endereo: http://www.gpveritas.org/portal/index.php? option=com_content&view=article&id=55&Itemid=64

4. A cultura; a simbolizao da vida social. 4.1 - As principais caractersticas da cultura como viso de mundo: herana cultural e formas de compreender o

O que se entende por cultura in SANTOS, Jos Luiz dos. O QUE CULTURA, SP: Brasiliense, 2006. pp 21-50. A cultura condiciona a viso de mundo

Cultura e seus significados, in GOMES , Mrcio Pereira. Antropologia cincia do homem, filosofia da cultura. So Paulo: Contexto. 2009. Pp. 33-51. MINER, Horace. Ritos Corporais entre os Nacirema, disponvel na Web, http://www.aguaforte.com/antropologia/nacirema.htm RIBAS, Joo C. O olhar, in GUERRIERO, Silas (org). ANTROPOS E PSIQUE o outro e sua subjetividade. SP: Olho d gua, 2003. Pp 87-96.

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

2/5

03/04/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

mundo, a participao dos indivduos na cultura.

do homem, A cultura interfere no plano biolgico, Os indivduos participam diferentemente de sua cultura, A cultura tem uma lgica prpria, A cultura dinmica, in LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropolgico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 19 ed., 2005. Pgs. 65-101. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAO DAS RELAES TNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA. Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial. MEC, Braslia: 2004. A cultura em nossa sociedade, in SANTOS , Jos Luiz dos. O QUE CULTURA, SP: Brasiliense, 2006. pp. 51-79. Cultura e relaes de poder in SANTOS , Jos Luiz dos. O QUE CULTURA, SP: Brasiliense, 2006. pp. 80-86. O futuro da antropologia, in GOMES , Mrcio Pereira. Antropologia cincia do homem, filosofia da cultura. So Paulo: Contexto. Instituto Goiano de Histria e Antropologia. Pesquisa de Campo, texto disponvel em: http://www.ucg.br/ucg/institutos/igpa/site/home/secao.asp? id_secao=1731&id_unidade=1 KEMP, K. Identidade cultural, in GUERRIERO, S (Org.). ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. So Paulo: Ed. Olho Dgua, 5. Ed., 2004.
3/5

5. Relaes tnico-culturais. 5.1 - Relaes tnico-culturais: Questes sociais; preconceito e direitos.

Texto complementar: BOAS, Franz. Raa e Progresso, in CASTRO, C. (org.) FRANZ BOAS Antropologia Cultural, Jorge Zahar, 2004, PP. 67-86.

6. A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular e erudita; meios de comunicao.

7. A cultura na sociedade atual: Poder e cultura.

8. Identidade cultural na atualidade: multiculturalismo e tribalismo urbano. 8.1 - Identidade cultural na

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

03/04/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

atualidade: pesquisa antropolgica.

2009. Pp. 205214. Metodologia, in GOMES , Mrcio Pereira. Antropologia cincia do homem, filosofia da cultura. So Paulo: Contexto. 2009. Pp. 53-67.

Os pais fundadores da etnografia Boas e Malinowski, in LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia, Brasiliense, PP.7592.

Nota: ver as referncias bibliogrficas, para maior detalhamento das fontes de consulta indicadas no quadro acima. Sobre esse sistema de ensino a distncia, importante abordar alguns aspectos. Nessa plataforma, voc encontrar uma srie de contedos do professor, cada qual seguido de exerccios de auto-avaliao. Nos contedos h um programa de temas, seguido de textos, indicaes bibliogrficas e eventualmente uma webgrafia (relao de stios da Rede Mundial de Computadores) para leituras complementares. fundamental que voc se organize para todas as leituras indicadas na bibliografia, pois os textos que voc encontrar aqui so apenas uma apresentao e um pequeno desenvolvimento relativo a cada contedo. Eles no pretendem esgotar cada conceito ou tema. Portanto, para seu aprendizado e para a resoluo dos exerccios propostos, voc deve sempre utilizar os textos indicados nas referencias bibliogrficas de cada tema do programa da disciplina. Prepare-se para um bom aproveitamento dessa plataforma! Como? Proponha-se horrios de estudos, quantidades de textos a serem lidos a cada semana e ao enfrentar dificuldades, aumente a carga de leitura sobre esse tema. Ao se expor a uma quantidade maior de textos sobre o mesmo assunto, voc consegue obter duas coisas muito importantes: familiaridade com o tema e segurana para utilizar esse conhecimento em diferentes situaes. Ao realizar os exerccios, procure nas referncias bibliogrficas e nos textos aqui disponibilizados seus acertos e erros. Assim voc ter a oportunidade de interagir com todo o material na construo de seu aprendizado. Ao encerrar cada contedo, retorne aos objetivos propostos e verifique se considera t-los atingido. uma tima maneira de realizar uma auto-avaliao de seu desempenho estudantil. BONS ESTUDOS!

AVALIAO A avaliao desta disciplina segue o regimento da UNIP para o regime das disciplinas semipresenciais. Existem provas a serem realizadas e um sistema de controle de frequncia. Cabe a voc se informar com seu coordenador de curso a respeito das normas para agendamento das provas, encontros presenciais e sistema de frequncia. Lembre-se, nesse sistema voc se torna responsvel pela conduo do processo. Agende suas provas nos perodos previstos, comparea aos laboratrios para a realizao delas, comparea aos encontros agendados pela coordenao. Ao final de cada item do contedo que desenvolvido, voc vai encontrar um exerccio resolvido para seus estudos, e ao final de cada mdulo mais quatro exerccios para auto-avaliao, para checar seu desempenho. importante ainda destacar que uma das formas de voc se preparar para as avaliaes realizar os exerccios de auto-avaliao, disponibilizados para voc neste sistema de disciplinas online. Mas observe que os exerccios requeridos em cada prova no so a repetio dos exerccios da autoavaliao. Assim, como em qualquer avaliao, a necessidade de uma boa preparao e envolvimento com o contedo no podem ser descartados. Para sua orientao, informamos na tabela a seguir, os assuntos que sero requeridos em cada uma das avaliaes s quais voc estar sujeito:
online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo 4/5

03/04/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

Contedos que sero exigidos nas avaliaes Avaliaes NP1 NP2 Substitutiva Exame Assuntos Mdulos 1, 2, 3 e 4. Mdulos 5, 6, 7 e 8. Toda a matria Toda a matria Exerccios de auto-avaliao relacionados Todos os exerccios contidos nos mdulos 1, 2, 3 e 4. Todos os exerccios contidos nos mdulos 5, 6, 7 e 8. Todos os exerccios Todos os exerccios

Voc vai encontrar nesse sistema o desenvolvimento de cada contedo com respectivos exerccios de auto-avaliao. Lembre-se de sempre consultar a bibliografia indicada antes de realizar os exerccios propostos. Sugesto de horas dedicadas disciplina: Voc deve dedicar pelo menos quatro horas semanais aos estudos da disciplina, divididas entre leituras indicadas na bibliografia, textos disponveis em cada contedo e verificao dos exerccios de auto-avaliao que o habilitam para as provas. Cada mdulo corresponde a duas semanas de aula. Organize seu tempo para estudar os assuntos de cada mdulo para as avaliaes conforme indicado acima. Bibliografia Bsica: LARAIA, Roque de Barros. Cultura - Um Conceito Antropolgico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 21 Ed, 2007. Bibliografia Complementar: CASTRO, Celso (org.). Franz BOAS - Antropologia Cultural, Jorge Zahar, 2 Ed, 2005. GOMES, Mrcio Pereira. Antropologia cincia do homem, filosofia da cultura. So Paulo: Contexto. 2009. GUERRIERO, Silas (Org.). ANTROPOS E PSIQUE . O outro e sua subjetividade. SP: Ed. Olho Dgua, 5. Ed., 2004. LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. SP: Brasiliense, 2007. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAO DAS RELAES TNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial. MEC, Braslia: 2004. Texto disponvel eletronicamente no endereo, http://www.espacoacademico.com.br/040/40pc_diretriz.htm SANTOS, Jos Luiz dos. O QUE CULTURA, SP: Brasiliense, 2006.

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

5/5

You might also like