You are on page 1of 10

Resumo de Geografia (teste)

A produo agrcola mundial muito diversificada, resultado da ao do homem sobre a natureza ao longo do tempo. Ocorre de maneira desigual no mundo, pois fruto da combinao de mltiplos fatores: Aspectos Naturais (clima, relevo, solo vegetao, hidrografia) o tipo de cultura historicamente cultivada em determinada regio est em funo dos atributos naturais e fsicos do pas. Hoje em dia, no entanto, o homem tem mais autonomia perante a natureza. Existe agora o cultivo artificial; os atributos naturais no tem a importncia que tiveram outrora. Hbitos Alimentares (cultura) os hbitos alimentares esto associados s condies naturais da regio. A cultura alimentar de um povo, no entanto, se enraizou, direcionando a produo alimentar de um pas. Socioeconomia (capitalizao ou escassez de recursos) a incorporao de tecnologia s possvel atravs da disponibilidade de recursos financeiros, de forma a modificar a agricultura, diversificando-a e intensificando seu cultivo. Nvel de desenvolvimento tecnolgico o desenvolvimento tecnolgico promove a transferncia de novas tecnologias para o campo. a criao de novas tecnologias a serem aplicadas na agricultura. Polticas Agrcolas (interveno do Estado) o governo pode criar leis, polticas de incentivo (crdito, subsdio) e barreiras alfandegrias. Estrutura fundiria (distribuio das propriedades) as terras podem ser mais ou menos concentradas. Quanto menor a concentrao, maior a diversidade e a variedade. Grandes propriedades so vinculadas monocultura. Relaes de trabalho (leis trabalhistas, tipos de relao, substituio de trabalhador por mquina) ndices de produtividade (produo por hectare) fruto da aplicao de tecnologia, utilizao de agrotxico e tcnicas de cultivo.

Sistemas Agrcolas: Agricultura intensiva agricultura bastante capitalizada, com uso intensivo de mquinas e insumos agrcolas (agrotxicos, defensivos, fertilizantes). O objetivo deste sistema o aumento da produtividade, atravs da aquisio de tecnologia. H pouca mo de obra e grande gasto de energia. Agricultura extensiva prioriza a garantia de um grande volume de produo em detrimento de maiores ndices de produtividade. praticada em grandes extenses de terra, em pases subdesenvolvidos, com muita mo de obra e pouca tecnologia. A produo baseada em tcnicas mais tradicionais, portanto mais sujeita s intempries da natureza.

Tipos de Agricultura: Agricultura familiar: o Pequenas e mdias propriedades o Mo de obra familiar com poucos assalariados o Policultura: culturas diversas o Agricultura essencialmente de subsistncia com excedente voltado para o mercado interno. o Modernizao gradativa de tcnica e tecnologia. o Localizao expressiva nos cintures verdes (reas prximas aos grandes centros urbanos dedicadas ao abastecimento das grandes cidades) o A agricultura familiar extremamente importante para garantir a segurana alimentar do pas. Agricultura itinerante: o Agricultura altamente descapitalizada praticada em alguns pases subdesenvolvidos, especialmente na frica. o Pequenas e mdias propriedades o Tcnicas rudimentares (queimadas) o Sua principal caracterstica a falta de cuidado com o solo. Utiliza-se o solo at o seu esgotamento. Quando o solo est infrtil ele abandonado, fazendo com que o agricultor repita o processo em outro lugar. o tpica de reas interioranas, despovoadas, reas em que a fronteira agrcola, a rea comercial, ainda no chegou. o No h preparao do solo ou tcnicas de manejo. Grande parte das savanas africanas est acelerando seu processo de desertificao por conta desse tipo de agricultura. No Brasil, a agricultura itinerante tambm gera seus efeitos na regio serrana. As queimadas interrompem o processo de reposio dos nutrientes do solo, transformando essas reas e terrenos secos e infrteis. Agricultura de jardinagem: o Agricultura tpica do sul e sudeste asitico associada rizicultura. o Pequenas e mdias propriedades com uso intensivo de mo de obra e poucos recursos tecnolgicos. o Altos ndices de produtividade obtidos com seleo de sementes e boas tcnicas agrcolas. o H tantas pessoas trabalhando, e o cuidado to intenso, que parece uma podagem de jardim, por isso a origem do nome. Plantation: o Monocultura agroexportadora voltada para o mercado externo o Praticada em latifndios o Grande quantidade de mo de obra explorada o Agricultura extensiva Empresas Rurais: o Agricultura muito capitalizada, com acesso a mquinas e insumos agrcolas (fertilizantes, defensivos, agrotxicos)

o o o o

Altos ndices de produtividade Grandes e mdias propriedades Monocultura agroexportadora intensiva Cultura de Rico (produo de commodities, isto , produtos primrios altamente valorizados no mercado externo; as commodities so to importantes que seus preos so definidos no mercado externo de acordo com mecanismos regulatrios dos governos e mercados. So eles soja, algodo, trigo, milho e carne)

Personagens e fatos do campo brasileiro: Posseiro pessoa que se apropria de mdias ou grandes propriedades com o intuito de realizar a especulao fundiria. Ele no o proprietrio legal da terra, mas pretende se transformar nele atravs da Lei do Uso Capio. Atuam majoritariamente na fronteira agrcola 1 do pas por ter muitas terras devolutas e deficincia na fiscalizao. Jaguno pessoas que compem a segurana armada dos proprietrios fundirios. Eles so utilizados por posseiros e grileiros para expulsar camponeses e defender suas propriedades. Povos da Floresta a populao tradicional da regio amaznica, composta por ndios, ribeirinhos e seringueiros.2 Grileiro So os posseiros que falsificam ttulos de propriedades para se apropriar das terras. Para amarelar os documentos, essas pessoas colocavam grilos junto a eles dentro das gavetas que, ao defecar sobre o papel, dava a ele uma aparncia de antigo. Gato o encarregado de recrutar e transportar mo de obra temporria, principalmente durante as pocas de plantio e colheita. Boia-fria o trabalhador temporrio associado ao corte da cana de acar, caracterizado por longas jornadas de trabalho. Seu nome Boia-fria por chegar ao trabalho com a marmita (boia) e s ir com-la muito tarde, aps j ter esfriado. Escravido por dvida Ocorre quando um trabalhador fica preso em uma propriedade por contrair dvidas com o proprietrio que so impagveis. O indivduo se endivida ainda mais enquanto trabalha, pois seu salrio no compatvel com os gastos que assume com o proprietrio da terra. Sem-terra o campons associado movimentos sindicais de luta pela terra, que buscam uma reforma agrria no pas. Meeiro a pessoa que aluga uma propriedade ou parte dela e paga o aluguel com parte de sua produo.

Fronteira Agrcola limite entre reas agricultveis apropriadas pela agricultura comercial e as reas no apropriadas comercialmente. Nessa regio onde ocorre o grande desmatamento e as grandes queimadas com o objetivo de cercar as reas e esperar elas se valorizarem. Por isso ela o chamado Arco do Desmatamento. 2 OBS: A mistura desses trs grupos gera boa parte da violncia do campo brasileiro, devido a conflito fundirio, briga por terra.

Arrendatrios a pessoa que aluga uma propriedade rural atravs de um preo pr-determinado.

Histria da agricultura no Brasil: Estrutura Agrria Clssica: o Mo de obra altamente explorada (escrava) o Produo extensiva, voltada para o mercado externo. o Latifndios altamente concentrados, elitistas e desiguais. o Economia em ciclos de monoculturas, espalhadas em ilhas (economia de arquiplago3), sem relao de trocas internas. o Sempre estruturada por um carro chefe, uma atividade econmica principal. Cana de Acar: o Ocupao do territrio por colonizao de explorao. Territrios distribudos pela Igreja ou pelo Estado (capitanias hereditrias, sesmarias) o Mo de obra escrava o Autonomia sobre o capital no era necessrio dinheiro para garantir a produtividade. A capitalizao ainda no fazia diferena, pois no havia grandes tecnologias. o Tecnologia rudimentar e autossuficiente para o meio de produo No havia um mercado de compra de equipamento. Os fazendeiros faziam seus prprios meios de produo. o Produo para o mercado externo (no havia mercado interno no Brasil) Caf: o Pressionado pela Inglaterra, o Brasil outorga leis abolicionistas que traro diversos impactos na mo de obra do campo: Lei de terras as terras que eram devolutas passaram a virar propriedade do Estado. S se poderia ter acesso terra mediante compra ou herana (intensificao da concentrao fundiria). Fim do trfico negreiro ter como consequncias: Estmulo para o aumento da concentrao fundiria. Sem uma poltica que incorporasse o negro no mercado de trabalho, transformou-se o ex-escravo num marginal. Houve mudana no uso da mo de obra, passando-se a utilizar mo de obra assalariada europeia (alemes e italianos). As motivaes para a mo de obra assalariada estrangeira foram: o Pobreza e mo de obra excedente na Europa o Possibilidade de ascenso o Embranquecimento da populao brasileira o Resultado: escravido por dvida. o Expanso do comrcio exterior o Aumento da exportao

Economia de Arquiplago As economias funcionavam como ilhas, estavam isoladas em suas regies com dilogo somente com o exterior. Esses ciclos no dialogavam entre si, no havia mercado consumidor interno. Havia borracha no norte, cana no nordeste, charque no sul e caf e minerao no sudeste.

o Resultado: Comea a se ter forte concorrncia entre os bares de caf, possibilitando uma perda da autonomia sobre o capital, passou-se a empregar cada vez mais tcnica e tecnologia no cultivo do caf. 1929: o Crise econmica (quebra da bolsa de Nova Iorque) o Diversificao agrcola o Investimento do excedente de capital do caf na industrializao Ps-guerras: o Crescimento da indstria de base o Formao da indstria qumica o Importao de tratores e fertilizantes o Fim da autonomia crescente dependncia externa (produtos, polticas comerciais). Juscelino: o Urbanizao e industrializao consolidada: Tenso social (explorao do trabalhador) Falta de emprego e terra Expropriao e violncia no campo Fim do incentivo imigrao Junto a esses problemas, surgem movimentos sociais rurais: Ligas camponesas CEB (Comunidades Eclesisticas de Base) parte da Igreja inspirada na teoria da libertao, que reivindicava a aproximao da Igreja dos fiis na promoo de maior justia social no campo. Governo de Joo Goulart cria as primeiras regras sobre a legislao do trabalhador rural (Estatuto do Trabalhador Rural) Ditadura Militar: o Com a ditadura militar, tentou-se dar uma soluo s questes sociais no campo: Estatuto de Terras primeiro cdigo de leis que previa uma reforma agrria PIN (Projeto de Integrao Nacional) Seu objetivo era a ocupao e o desenvolvimento da regio amaznica. Seu lema era integrar para no entregar, isto , precisava-se integrara a regio amaznica para no entreg-la aos estrangeiros. Projeto desenvolvimentista Criao do SUDAM (Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia) para a execuo de grandes obras de infraestrutura (energia e transporte) e financiamento do acesso a terra para projetos que supostamente promovessem o desenvolvimento da regio. O resultado foi a anttese da reforma agrria: o Aumento da concentrao fundiria enormes extenses de terras ficaram improdutivas, com os seus proprietrios realizando especulao fundiria.

o Devastao do meio ambiente inundao de reas de hidreltricas, queimadas para uso do solo, desmatamento em rodovias. o Dizimao dos povos indgenas o Aumento da violncia fundiria. Projeto de colonizao Criao do INCRA (Instituto Nacional de Colonizao da Regio Amaznica) para povoar os imensos espaos vazios na Amaznia controlando o excedente demogrfico da regio nordeste (que sofria com problemas no campo, seca e misria). Os integrantes das frentes trabalhistas ocupariam as margens das recm-inauguradas rodovias. O projeto, no entanto, entrou em falncia: o Baixa fertilidade do solo o Inadaptao cultural o Falta de assistncia do INCRA, que dava a terra e abandonava o indivduo. o Dificuldade de armazenamento e escoamento da produo o Malria o As rurpolis (centros urbanos) no chegaram a ser fundadas o Os remanescentes das agrovilas vivem miserveis na regio, largados na Amaznia sem assistncia, vivendo muitas vezes atravs de uma agricultura de subsistncia.

Revoluo Verde (anos 60 e 70): o Projeto de grande modernizao do campo, momento em que foram estabelecidas grandes inovaes tecnolgicas. o A Revoluo Verde trar, para a humanidade, um enorme salto de produtividade. o Origem: Capital proveniente de grandes grupos financeiros, com o objetivo de diversificar seus investimentos. Empresrios viram o campo como uma oportunidade de trazer altas taxas de retorno aos seus investimentos. Justificativa ideolgica neomalthusiana (medo da exploso demogrfica e esgotamento de alimentos, bem como conflitos por comida). Resolver o problema da fome no mundo e evitar caos futuro. Medo dos norte americanos de que problemas sociais no campo estimulassem o crescimento do socialismo. O governo americano via com bons olhos o desenvolvimento da agricultura, pois acreditava que melhorias no setor agrcola e frearia a expanso do socialismo. Por isso, investem fortemente em pesquisa. o Modernizao das atividades agropecurias:

ZOOTECNIA Banco de dados Inseminao artificial Raes balanceadas Sementes selecionadas

BIOTECNOLOGIA Controle de pragas Frutos hbridos Transgnicos

INDSTRIA MECNICA Colheitadeiras Semeadeiras

INDSTRIA QUMICA Agrotxicos Pesticidas Defensivos Adubos qumicos

o Grande atuao do capital privado nacional o Apoio do Estado, atravs de polticas de fomento (crdito) e criao de laboratrios de pesquisa agrcola (EMBRAPA). Nos pases subdesenvolvidos, os governos atuaram como mediadores para a incorporao da revoluo verde. o Consequncias Mudanas nas relaes de produo (social e tcnica) Social diminuio da participao da PEA no setor primrio, com mquinas substituindo trabalhadores. Tcnica chegada dos sistemas agrcolas intensivos. Enorme salto de produtividade o Problemas: Estas inovaes s alcanaram as grandes empresas agrcolas, acabando com os pequenos produtores. Nem todas conseguiram crdito e pacotes tecnolgicos, criando um processo extremamente seletivo. Pequenos agricultores perdem competitividade, aumentando a concentrao fundiria no mundo inteiro. Cultura de Rico a produo mundial fica concentrada em meia dzia de produtos, as commodities. Acaba tendo que se importar alimentos tpicos da cultura local, ameaando a agricultura familiar e, consequentemente, a segurana alimentar da populao.. Falta de produtos no mercado interno. Deserto verde a monocultura, ao se alastrar por grandes reas, causa a perda da biodiversidade e a eroso do solo (perda de fertilidade) O uso indiscriminado de produtos qumicos acarreta em problemas ecolgicos e em doenas aos consumidores.

Complexos Agroindustriais: A revoluo verde resulta, no Brasil, no surgimento de complexos agroindustriais, frutos da integrao dos capitais bancrios, industriais e agrrios. Integrao ao capital industrial Altamente mecanizado Pouca mo de obra Monocultura exportadora Cultura de rico Integrao vertical os complexos industriais assumem todas as etapas de produo (plantio, colheita, transporte, armazenamento, venda). a realizao de todas as atividades do campo em uma mesma empresa. Isso indica o grau de penetrao do capital urbano-industrial no campo, no sentido de organizar sua produo.

Impacto dos complexos agroindustriais no campo brasileiro: o Regio Sul do Brasil: Na regio sul havia predominncia de pequenas e mdias propriedades, fruto da ocupao por imigrantes no local. Nesta regio houve a incorporao do pacote tecnolgico no campo. Mdias e grandes propriedades, atravs de linhas de crdito, investimento do capital urbanoindustrial e assistncia tcnica (apoio do EMBRAPA), tiveram acesso ao pacote tecnolgico, tornando-se complexos agroindustriais. Processo de Fagocitose Rural com a aquisio de novas tecnologias em suas propriedades, os complexos agroindustriais alcanaram altos ndices de produtividade. Os agricultores que no se modernizaram tornaram-se poucos competitivos, indo falncia ou vendendo suas propriedades. Alm disso, muitos trabalhadores perderam seus empregos para mquinas. Pequenas e mdias propriedades foram sumindo, e novos latifndios foram surgindo. Houve mais concentrao fundiria, caracterizando o processo como modernizao conservadora.

Impacto nos pequenos proprietrios e trabalhadores o processo de fagocitose rural criou trs destinos para os trabalhadores: o Excludos (maior parte da populao rural, no tem propriedade) Motivos: Estrutura fundiria injusta (concentrao fundiria) e difcil acesso a terra Mecanizao do campo: desemprego estrutural Reduzidos incentivos do governo pequena produo familiar Consequncias: Aumento dos trabalhadores temporrios (Boia-Fria), sem registro, sem benefcios e assistncia e com baixa remunerao e qualificao. So os miserveis do campo brasileiro. Aumento do xodo rural devido descapitalizao do homem do campo e sedutora oferta de emprego e oportunidade de ascenso social nas metrpoles brasileiras (boom da favelizao). So os miserveis da cidade brasileira. Criao do MST (luta pela reforma agrria)

o Venderam suas propriedades Consequncias:

Aumento da fronteira agrcola4 seu deu por dois motivos: o Muitos venderam suas propriedades e compraram extenses nas regies desvalorizadas da fronteira agrcola por um preo muito mais barato. o EMBRAPA produziu novas tecnologias prprias para o cerrado brasileiro (sementes de soja adaptadas para esse local) Brasiguaios os brasiguaios fazem um processo parecido com a da expanso da fronteira agrcola. So agricultores brasileiros do sul do pas que adquirem propriedades de terras no Paraguai, que possui solo extremamente frtil e barato. Hoje, 80% da produo paraguaia feita por brasileiros, o que trs conflitos fundirios no Paraguai.

o Conseguiram se fixar no campo (mantiveram suas propriedades): Mdios e pequenos proprietrios tornaram-se cooperativados uma espcie de empresa, que tem como objetivo reunir a produo de seus integrantes, mantendo autonomia dos agricultores sobre suas propriedades. A finalidade da cooperativa fortalecer os agricultores criando uma unidade atravs desta integrao. Suas vantagens: Aumentar a escala de produo (alcance) Investir em infraestrutura e maquinrio que pode ser usado de maneira coletiva Ampliar seu poder poltico junto a instituies pblicas, bancos e mercados. A agricultura familiar formou integrados so os pequenos e mdios agricultores que se integram, com fornecimento obrigatrio parcial ou total de sua produo aos complexos industriais. Vantagens para os agricultores: o Garantia de compra de sua produo, protegendo-os das oscilaes de preo no mercado. o Maior facilidade na obteno de crditos bancrios o Apoio tcnico especializado o Fornecimento de equipamentos e insumos agrcolas. Vantagens para as grandes empresas: o Evitar o controle e gesto do trabalho agrcola o Reduzir investimento da compra de terras, concentrando-os nos setores mais lucrativos. o Deixa para os produtores os riscos ambientais (pragas, esgotamento do solo e intempries climticas). o Garantia por contrato de parte da produo

Hoje em dia, a fronteira agrcola chegou ao sul da regio amaznica, no que chamado Arco do Desmatamento. O aumento da fronteira agrcola o grande responsvel pelo aumento da violncia no campo (conflito fundirio) e pelo desmatamento e pela destruio. H conflito fundirio entre os povos da floresta e os grileiros e posseiros, pois h falta de fiscalizao e porque existe muito espao disponvel.

Desvantagens para os agricultores (perda de autonomia) o Produtor no pode oferecer uma produo inferior combinada, pois est sujeito a multas de quebra de contrato. o Passa por um rigoroso controle de qualidade das grandes empresas.

Por que a modernizao do campo brasileiro ficou conhecida como modernizao conservadora? Apesar do grande salto de qualidade e da consolidao do agronegcio no pas, a modernizao NO resolveu os problemas sociais no campo. Foi um processo extremamente seletivo que resultou no aumento da concentrao fundiria. Seus principais problemas so: Concentrao da terra nas mos de poucos Utilizao de grande parte das terras para a agricultura de exportao em detrimento da produo de pequena propriedade para abastecimento do mercado interno Polticas governamentais socialmente insuficientes Dificuldade de fixao do trabalhador rural no campo, como reflexo das precrias condies de vida. Tenso social crescente (violncia no campo) ANTES DA MODERNIZAO Atividades agropecurias com ligao restrita com a atividade industrial DEPOIS DA MODERNIZAO Novas atividades e servios no agrcolas (construo civil, eventos, hotelaria) Beneficiamento de parte da produo (agroindstrias) Prevalece o planejamento humano, adoo de tecnologias e maior autonomia. Densidade demogrfica ainda mais baixa e desenvolvimento de pequenos ncleos urbanos Menor homogeneidade. A mobilidade e a comunicao trazem culturas do meio urbana para o rural. Maior circulao de pessoas e maior interao Grande mobilidade e aumento da desigualdade social no campo

ASPECTOS DO MEIO RURAL Atividades econmicas

Natureza

Dependncias s condies naturais Densidade demogrfica baixa e disperso populacional Maior homogeneidade, mesmo comportamento, cultura e valores. Relaes comunitrias de vizinhana Pouca mobilidade social ou ascenso social e pouca diferena entre classes

Demografia

Homogeneidade social

Interao social Mobilidade social

E o campo vai ficando cada vez mais dependente das cidades: Pode poltico escolhe uma poltica agrcola Os bancos financiam a modernizao Complexos agroindustriais transformam a produo O mercado urbano consome a produo.

A cidade, o espao urbano, comanda o espao agrrio.

You might also like