You are on page 1of 2

ATPS

Direito Civil III

Etapa n 1

Victor Pereira Gimenez R.A. 5006158471 e-mail victor4991@bol.com.br

Daniel Henrique Paschoal Diniz R.A. 0901415804 e-mail fuinharlz@gmail.com

1.O que se pode entender por obrigaes?

o vinculo jurdico entre credor e devedor, onde o devedor deve cumprir algo previamente determinado em acordo entre as partes para o credor, sob pena de responder com seu patrimonio caso deixe de cumprir a obrigao.

Quais so as modalidades de obrigao?

As obrigaes se classificam quanto ao tipo. Quanto a forma seriam as obrigaes de dar, de fazer e de no fazer. Quanto ao fim como de meio, de resultado e de garantia. Quanto a multiplicidade de sujeitos seriam divisvel, indivisvel e solidria. Quanto ao modo de execuo podem ser cumulativa, simples, alternativa e facultativa. Quanto aos elementos acidentais, pura, condicional, modal e de termo.

Em que consiste as obrigaes de dar coisa certa, e qual o meio de exigi-la?

Obrigao de dar coisa certa, quando no vinculo obrigacional entre credor e devedor, cabe ao devedor entregar objeto previamente definido, no podendo ser substitudo por outro, mesmo que de mesmo tipo e em mesmas condies. Caso o objeto venha a se deteriorar, sem culpa do devedor, cabe ao credor decidir extinguir a relao, ou aceitar o objeto no estado em que se encontrar, cabendo ao devedor reduzir os custos devido a deteriorao. Caso a

deteriorao seja causada por culpa do devedor, poder o credor exigir tambm indenizao por perdas e danos.

Apontar exemplos de obrigaes personalssimas.

Uma obrigao personalissima quando a pessoa do devedor relevante para o cumprimento da obrigao. Por exemplo, numa ao de penso alimenticia s pode ser resolvida por quem deve a penso, e inclusive se extingue com a morte do devedor, no se transferindo aos herdeiros. Ou uma obrigao de fazer, onde um decorador contratado para fazer o plano de decorao de uma casa, o mesmo foi contratado por seus dotes e conhecimentos, sendo assim, a obrigao s ser cumprida com o mesmo, no podendo ser transferida.

5. Traar uma relao entre obrigao e responsabilidade, apontando se h dependncia jurdica de obrigao com responsabilidade.

Em qualquer tipo de obrigao existe a responsabilidade do devedor na prestao da obrigao. O no cumprimento pode incutir na responsabilidade do devedor de reparar o credor, caso existam danos ou perdas pelo no cumprimento da obrigao, ou at mesmo pelo cumprimento atrasado. Por exemplo, uma empresa de nibus contratada para levar uma pessoa do ponto A ao ponto B responsvel no apenas pela obrigao de levar as pessoas, mas tambm da obrigao de as levar em segurana do ponto A ao B, sob pena de ser responsabilizada civilmente em processo civil caso algo ocorra.

You might also like