You are on page 1of 4

DIREITO ADMINISTRATIVO CESPE

ADMINISTRAO DIRETA PARTE 1

QUESTES
1
CESPE - TJ/RR - 2012 - TCNICO JUDICIRIO

CESPE - TCU - 2007 - TCNICO DE CONTROLE EXTERNO

Acerca da administrao direta e indireta, julgue os itens subsequentes. A administrao direta compreende os rgos e as pessoas jurdicas de direito pblico que prestam servios tpicos do Estado; no mbito federal, integram a administrao direta os ministrios e as autarquias.

A administrao direta o conjunto de rgos que integram a Unio e exercem seus poderes e competncias de modo centralizado, ao passo que a administrao indireta formada pelo conjunto de pessoas administrativas, como autarquias e empresas pblicas, que exercem suas atividades de forma descentralizada.

9 2
CESPE - TJ/RR - 2012 - TCNICO JUDICIRIO

CESPE - PC/TO - 2008 - DELEGADO DE POLCIA

Julgue os itens a seguir, que versam sobre organizao administrativa. Tanto a criao quanto a extino de rgos pblicos depende da edio de lei especfica; contudo, a estruturao e o estabelecimento das atribuies desses rgos, desde que no impliquem aumento de despesa, podem ser processados por decreto do chefe do Poder Executivo.

Para atingir os altos objetivos que justificam sua existncia, o Estado tem de se organizar de forma sistmica e coordenada. Dessa forma, diversas so as suas projees, com elementos diferenciadores entre si, visando sempre ao bem comum. Acerca da administrao pblica e dos rgos que a compem, julgue os itens seguintes. Considerando a diviso da administrao pblica federal em direta e indireta, correto afirmar que os correios fazem parte da administrao direta, por se tratar de empresa pblica, sob controle exclusivo da Unio.

CESPE - CBM/DF - 2011 - OFICIAL DE BOMBEIRO MILITAR - DIREITO

10
Julgue os itens a seguir, relativos administrao pblica direta e indireta. Constituem traos distintivos entre a empresa pblica e a sociedade de economia mista, entre outros, o fato de que a primeira pode ser organizada sob qualquer das formas admitidas em direito, vedado o desempenho de atividade de natureza econmica, enquanto a segunda estruturada sob a forma de sociedade annima e desempenha atividade de natureza econmica.

CESPE - PC/TO - 2008 - DELEGADO DE POLCIA

Embora no integrem a administrao indireta, os chamados servios sociais autnomos prestam relevantes servios sociedade brasileira. Entre eles podem ser citados o SESI, o SENAC, o SEBRAE e a OAB.

11

CESPE - PC/TO - 2008 - DELEGADO DE POLCIA

CESPE - TCU - 2011 - AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - PSICOLOGIA

Julgue os prximos itens, que se referem ao conceito, ao objeto e s fontes do direito administrativo. Segundo a doutrina administrativista, o direito administrativo o ramo do direito privado que tem por objeto os rgos, os agentes e as pessoas jurdicas administrativas que integram a administrao pblica, a atividade jurdica no contenciosa que esta exerce e os bens de que se utiliza para a consecuo de seus fins, de natureza pblica.

Para atingir os altos objetivos que justificam sua existncia, o Estado tem de se organizar de forma sistmica e coordenada. Dessa forma, diversas so as suas projees, com elementos diferenciadores entre si, visando sempre ao bem comum. Acerca da administrao pblica e dos rgos que a compem, julgue os itens seguintes. A Polcia Federal, dada sua importncia estratgica para a segurana do Estado, tem natureza especial, e seu diretor-geral subordina-se hierarquicamente apenas ao presidente da Repblica.

12

CESPE - PC/ES - 2011 - PERITO PAPILOSCPICO

CESPE - MPE/RR - 2008 - ANALISTA DE SISTEMAS

Julgue os itens a seguir, acerca da classificao dos rgos da administrao pblica. O Distrito Federal considerado uma entidade administrativa.

rgo pblico pode ser definido como pessoa jurdica de natureza pblica, dotada de personalidade jurdica prpria e com atribuies para atuar em prol do interesse pblico.

13

CESPE - MMA - 2011 - ANALISTA AMBIENTAL II

CESPE - MPE/RR - 2008 - ANALISTA DE SISTEMAS

Acerca de direito administrativo e constitucional, julgue o item abaixo. No mbito da Unio, a administrao direta compreende os servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos respectivos ministrios, enquanto a administrao indireta exercida por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria.

As secretarias de estado so rgos pblicos que integram a administrao direta.

CESPE - TCU - 2007 - TCNICO DE CONTROLE EXTERNO

Julgue os itens a seguir, acerca da organizao administrativa da Unio. Na organizao administrativa da Unio, o ente poltico a pessoa jurdica de direito pblico interno, ao passo que os entes administrativos recebem atribuio da prpria Constituio para legislar, tendo plena autonomia para exercer essa funo.

14

CESPE - MMA - 2011 - ANALISTA AMBIENTAL I

Acerca de direito administrativo e constitucional, julgue o item abaixo. No mbito da Unio, a administrao direta compreende os servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos respectivos ministrios, enquanto a administrao indireta exercida por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria.

DIREITO ADMINISTRATIVO CESPE

ADMINISTRAO DIRETA PARTE 1

15

CESPE - PC/ES - 2011 - ESCRIVO DE POLCIA

23

CESPE - MPU - 2010 - ANALISTA DE INFORMTICA - BANCO DE DADOS

Julgue o item subsequente, que versa sobre a descentralizao e desconcentrao da atividade administrativa do Estado. Diferentemente da descentralizao, em que a transferncia de competncias se d para outra entidade, a desconcentrao processo eminentemente interno, em que um ou mais rgos substituem outro com o objetivo de melhorar e acelerar a prestao do servio pblico.

Com relao ao processo administrativo (Lei n. 9.784/1999) e Lei n. 8.429/1992, julgue os prximos itens. As disposies da Lei n. 8.429/1992 so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica de ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

16

CESPE - PC/ES - 2011 - ESCRIVO DE POLCIA

Relativamente ao conceito de pessoa administrativa e delegao e avocao de competncias, julgue o item a seguir. Tanto as pessoas pblicas quanto as pessoas de direito privado institudas pelo Estado tm personalidade jurdica prpria, capacidade de autoadministrao e patrimnio prprio.

24

CESPE - TRT 5 REGIO (BA) - 2008 - ANALISTA JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

Julgue os itens que se seguem, acerca dos atos administrativos e do procedimento administrativo disciplinado no mbito da administrao federal. O TRT da 5. regio, com sede em Salvador, entidade integrante da justia do trabalho.

17

CESPE - PC/ES - 2011 - ESCRIVO DE POLCIA

Um rgo administrativo s poder delegar parte da sua competncia, se no houver impedimento legal, a outros rgos que lhe sejam hierarquicamente subordinados, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

25

CESPE - TJ/DF - 2008 - ANALISTA JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

Julgue os itens a seguir, acerca dos rgos pblicos. Os rgos podem firmar contrato de gesto com outras pessoas jurdicas, mas no o podem fazer com outros rgos.

18

CESPE - PC/ES - 2011 - DELEGADO DE POLCIA

No que se refere a conceitos e poderes da administrao pblica e aplicao da teoria do rgo, julgue os seguintes itens.

26
Em sentido material ou objetivo, a administrao pblica compreende o conjunto de rgos e pessoas jurdicas encarregadas, por determinao legal, do exerccio da funo administrativa do Estado.

CESPE - TJ/DF - 2008 - ANALISTA JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

19

CESPE - SEJUS/ES - 2009 - AGENTE PENITENCIRIO

Os rgos so centros de competncia com personalidade jurdica prpria, cuja atuao imputada aos agentes pblicos que os representam.

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de Estado, governo e administrao pblica. A vontade do Estado manifestada por meio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, os quais, no exerccio da atividade administrativa, devem obedincia s normas constitucionais prprias da administrao pblica.

27

CESPE - TJ/DF - 2008 - ANALISTA JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

Os rgos ou entidades integram a estrutura da administrao pblica indireta.

28 20
CESPE - SEJUS/ES - 2009 - AGENTE PENITENCIRIO

CESPE - DPE/AL - 2009 - DEFENSOR PBLICO

O Estado constitui a nao politicamente organizada, enquanto a administrao pblica corresponde atividade que estabelece objetivos do Estado, conduzindo politicamente os negcios pblicos.

Considerando que cabe ao poder pblico e a seus rgos assegurar, s pessoas portadoras de necessidades especiais, o pleno exerccio de seus direitos bsicos, julgue os itens de 178 a 180. Os rgos da administrao direta devem dispensar, no mbito de sua competncia e finalidade, tratamento prioritrio e adequado, tendente a viabilizar, na rea de educao, a matrcula compulsria em cursos regulares de estabelecimentos pblicos e particulares de pessoas portadoras de necessidades especiais capazes de se integrar no sistema regular de ensino.

21

CESPE - MMA - 2009 - AGENTE ADMINISTRATIVO

Ao Estado podem ser atribudas duas vertentes: o governo, de natureza transitria, responsvel precpuo pela proposio das polticas pblicas; e a administrao pblica, com o encargo de fazer a implementao de tais polticas, de maneira mais estvel. A esse respeito, julgue os itens a seguir. As assembleias legislativas estaduais no possuem personalidade judiciria.

29

CESPE - MS - 2010 - ANALISTA TCNICO - ADMINISTRATIVO

22

CESPE - TRE/BA - 2010 - ANALISTA JUDICIRIO - TAQUIGRAFIA

Acerca da administrao pblica e dos servidores pblicos, julgue os itens a seguir. A delegao ocorre quando a entidade da administrao, encarregada de executar um ou mais servios, distribui competncias no mbito da prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios.

Com relao organizao administrativa em sentido amplo, julgue os itens subsequentes. Do ponto de vista orgnico, o TRE integra a administrao pblica indireta.

DIREITO ADMINISTRATIVO CESPE

ADMINISTRAO DIRETA PARTE 1

30

CESPE - ABIN - 2008 - AGENTES DE INTELIGNCIA

37

CESPE - TCU - 2007 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

No que se refere administrao pblica, julgue os itens subseqentes. No seria inconstitucional a lei que estabelecesse que a remunerao dos agentes de inteligncia da ABIN seria vinculada remunerao dos oficiais de inteligncia, de forma que, sendo majorada a remunerao destes, a remunerao daqueles seria majorada no mesmo percentual de forma automtica.

A Constituio Federal no traz expresso, em seu texto, o conceito de servio pblico, nem tampouco as leis o fazem, no Brasil. Assim, a conceituao do servio pblico deve ser buscada na doutrina.

38

CESPE - TCE-RN - 2009 - ASSESSOR TCNICO JURDICO

Julgue os itens subsequentes, acerca da administrao pblica. Enquanto a administrao direta composta de rgos internos do Estado, a administrao indireta compe-se de pessoas jurdicas de direito pblico ou privado tambm denominadas entidades.

31

CESPE - POLCIA FEDERAL - 2004 - AGENTE DA POLCIA FEDERAL - NACIONAL

Considerando que o Departamento de Polcia Federal (DPF) um rgo do Ministrio da Justia, julgue os itens a seguir. Por pertencer o DPF ao Poder Executivo, os atos praticados por agentes pblicos lotados nesse rgo no so sujeitos a controle legislativo, mas apenas a controles administrativo e judicial.

39

CESPE - TCE-RN - 2009 - ASSESSOR TCNICO JURDICO

A respeito da administrao pblica brasileira, suas estruturas e servidores, e dos princpios constitucionais, julgue os itens seguintes. As empresas pblicas se distinguem das sociedades de economia mista quanto formao do capital, por no serem constitudas com recursos particulares, mas ambas tm em comum o fato de seu capital ser dividido em aes, sob a forma annima.

32

CESPE - POLCIA FEDERAL - 2004 - AGENTE FEDERAL DA POLCIA FEDERAL

Se fosse transformado em autarquia federal, o DPF passaria a integrar a administrao indireta da Unio.

33

CESPE - TCU - 2009 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

40

CESPE - TCE-RN - 2009 - ASSESSOR TCNICO JURDICO

Acerca da administrao pblica, julgue os itens que se seguem. Atualmente, em razo de deciso do Supremo Tribunal Federal, a Unio, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municpios devem instituir, no mbito de suas competncias, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

A autotutela, uma decorrncia do princpio constitucional da legalidade, o controle que a administrao exerce sobre os seus prprios atos, o que lhe confere a prerrogativa de anullos ou revoglos, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio.

41

CESPE - TRE/AL - 2004 - TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

34

CESPE - BRB - 2010 - ADVOGADO

Considerando que Mariana ocupa cargo pblico de provimento efetivo no TRE/AL, julgue os itens subseqentes. lcito que Mariana seja filiada a partido poltico.

Julgue os prximos itens a respeito das regras referentes organizao da administrao federal, e das regras que distinguem as administraes pblicas direta, indireta e fundacional. O Ministrio da Sade faz parte da estrutura da administrao pblica indireta.

35

CESPE - TRE/BA- 2010 - TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

Acerca da organizao administrativa e dos conceitos relativos administrao direta e indireta, julgue os itens que se seguem. As agncias reguladoras so entidades que compem a administrao indireta e, por isso, so classificadas como entidades do terceiro setor.

36

CESPE - TCU - 2007 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

No Brasil, segundo entendimento doutrinrio dominante, a atividade em si no permite decidirmos se um servio ou no pblico, uma vez que h atividades essenciais, como a educao, que so exploradas por particulares sem regime de delegao, e h servios totalmente dispensveis, a exemplo das loterias, que so prestados pelo Estado como servio pblico. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Direito administrativo. 13. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2007 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que seguem, acerca dos servios pblicos. O DF deve prestar os servios pblicos previstos como de competncia dos estados e dos municpios, cumulativamente.

DIREITO ADMINISTRATIVO CESPE

ADMINISTRAO DIRETA PARTE 1

GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS


01 E 2 S 1 E 4 S 1 E 02 C 22 E 03 E 23 C 04 E 24 E 05 E 25 E 06 C 26 E 07 E 27 E 08 C 28 C 09 E 29 E 10 E 30 E 11 E 31 E 12 E 32 C 13 C 33 C 14 C 34 E 15 C 35 E 16 C 36 E 17 E 37 C 18 E 38 C 19 C 39 E 20 E 40 C

You might also like