You are on page 1of 19

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

85

ECOLOGIA POLTICA COMO ETNOGRAFIA: UM GUIA TERICO E METODOLGICO


Paul Elliot Little Universidade de Braslia Brasil

Resumo: Algumas das mais importantes transformaes recentes no paradigma ecolgico so a elaborao de snteses transdisciplinares entre as cincias sociais e naturais, a proposta heurstica da simetria epistemolgica e o dilogo metodolgico com os estudos da complexidade. Essas transformaes servem como base para discutir os aportes da antropologia ao novo campo de pesquisa da ecologia poltica. Aps a delimitao do subcampo da etnografia dos conflitos socioambientais, as prticas especficas da etnografia multiator, que identifica e diferencia os agentes sociais e os agentes naturais, e do uso de mltiplos nveis espaciais e temporais de anlise so delineadas. O artigo termina com uma breve discusso dos usos acadmicos, crticos e pblicos da ecologia poltica. Palavras-chave: anlise fractal, conflitos socioambientais, ecologia poltica, etnografia. Abstract: Some of the most important recent transformations in the ecological paradigm are the development of transdisciplinary syntheses between the social and natural sciences, the heuristic proposal of epistemological symmetry and the methodological dialogue with complexity studies. These transformations form the groundwork for a discussion of the contributions of anthropology to the new field of study of political ecology. After the delimitation of the sub-field of the ethnography of socioenvironmental conflicts, the specific practices of multi-actor ethnography, which identifies and differentiates between social and natural agents, and of the use of multiple spatial and temporal levels of analysis are delineated. The article ends with a brief discussion of the academic, critical and policy implications of political ecology research. Keywords: ethnography, fractal analysis, political ecology, socioenvironmental conflicts.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

86

Paul Elliot Little

Introduo
Nos ltimos 20 anos, a ecologia poltica emergiu como um novo campo de pesquisa que combina o foco da ecologia humana nas inter-relaes que sociedades humanas mantm com seus respectivos ambientes biofsicos com conceitos da economia poltica que analisa as relaes estruturais de poder entre essas sociedades (Little 1999a; Sheridan, 1988; Stonich 1993). Esse campo fruto de um dilogo intenso entre as disciplinas da biologia, da antropologia, da geografia, da histria e da cincia poltica, criando um espao transdisciplinar prprio dentro das cincias naturais e sociais. Na contramo de muita da literatura sobre transdisciplinaridade, afirmo que esse espao no elimina as diferenas entre as distintas disciplinas e pode, at, real-las. Cada matriz disciplinar emprega seus conceitos e tcnicas dentro do campo da ecologia poltica na procura de iluminar diferentes aspectos das relaes ecolgicas frente a novas realidades. Este artigo tem a finalidade de mapear alguns dos aportes conceituais e metodolgicos que a antropologia, e mais especificamente a etnografia, oferece ecologia poltica. Apesar dessa nfase na etnografia, no apresentarei material etnogrfico aqui, j que restringirei a anlise ao mbito expressamente terico e metodolgico. Para anlises etnogrficas dentro de uma abordagem da ecologia poltica, refiro ao leitor vrios de meus trabalhos anteriores (Little, 1992, 1999b, 2001, 2006).

Politizando e complexificando a abordagem ecolgica


As mltiplas ramificaes do paradigma ecolgico
A palavra ecologia foi usada pela primeira vez em 1858 pelo naturalista norte-americano Henry David Thoreau, e ganhou uma acepo propriamente cientfica pelo bilogo alemo Ernst Haeckel em 1866. Desde ento, a ecologia experimentou um duplo e simultneo desenvolvimento: um dentro da sociedade civil como movimento social ecologista e outro dentro da academia como disciplina cientfica (Bramwell, 1989). O nosso interesse neste artigo fica restrito a esse segundo desenvolvimento. No incio do sculo XX a ecologia se consolidou como uma subdisciplina da biologia, conhecida como a ecologia natural. A partir da dcada de 1930,

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

87

funda-se a ecologia humana, que aplica os mtodos da ecologia natural para as sociedades humanas (Hawley, 1950). Nessa mesma poca, o antroplogo Julian Steward comea a analisar as dimenses culturais das adaptaes ecolgicas de grupos indgenas (Steward, 1938) para posteriormente codificar essa linha de pesquisa no campo da ecologia cultural (Steward, 1955). A ecologia cultural produziu vrias ramificaes dentro da antropologia, nas quais se destacam a etnoecologia (Conklin, 1954), a ecologia neofuncionalista (Rappaport, 1968), a ecologia humana (Moran, 1990), a ecologia processual (Bennett, 1993), a ecologia espiritual (Kinsley, 1995) e, o que nosso interesse principal aqui, a ecologia poltica (Schmink; Wood, 1987).1 Essas mltiplas ramificaes do paradigma ecolgico atestam uma constante ampliao de seu escopo de estudo, ao mesmo tempo em que representam respostas da cincia ecolgica para as novas realidades polticas e ambientais que as sociedades confrontam hoje. Duas das mais importantes foras contemporneas so a vertiginosa acelerao, no ltimo meio sculo, do processo da globalizao e a crescente gravidade da crise ambiental no plano mundial. A atual fase de globalizao acontece no mbito da expanso do sistema capitalista, sob a gide da ideologia neoliberal e de situaes de neocolonialismo poltico e neoimperialismo cultural. Quanto crise ambiental, alm dos problemas propriamente planetrios, como o aquecimento da atmosfera, o crescimento do buraco na camada de oznio e as mudanas nas correntes ocenicas, no plano regional existem recorrentes crises ambientais manifestas pela desertificao, inundaes, esgotamento de recursos naturais, contaminao do ar, gua e solo, modificaes climticas e perda de biodiversidade. justamente dentro dessa conjuntura que devemos entender a emergncia da ecologia poltica como campo de pesquisa. necessrio ressaltar que a ecologia poltica no pretende suplantar nem superar as outras ramificaes da ecologia acima mencionadas. Cada ramificao produz conhecimentos e oferece insights prprios que podem servir para entender distintas dimenses da realidade socioambiental. A introduo da economia poltica dentro do paradigma ecolgico, porm, teve o impacto singular de colocar vista os choques entre sistemas produtivos, e assim detalhar melhor os vnculos entre as mudanas econmicas e a crise ambiental.

Cada uma dessas ramificaes conta com uma literatura extensa. As poucas referncias apresentadas aqui representam textos fundadores ou paradigmticos.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

88

Paul Elliot Little

Nesse quadro maior, a antropologia ajuda na anlise dos modos culturalmente especficos de adaptao ecolgica de distintos grupos sociais os sistemas produtivos e tecnologias que empregam, os recursos naturais que exploram e as ideologias que utilizam para justificar seu modo de adaptao e as reivindicaes territoriais que defendem e da interao dinmica e conflituosa provocada pelo choque entre esses modos de adaptao. O foco nos grupos sociais invariavelmente levanta o tema das prticas ambientais em conflito de tal forma que a anlise dos chamados conflitos socioambientais se tornou um elemento central da ecologia poltica. A anlise desses conflitos no fica restrita ao comportamento dos estoques dos recursos naturais e tenta responder a perguntas como: quem usa os recursos? quando? por quais razes? a que preo? com quais impactos?

Cruzando a divisa entre a natureza e a cultura


A pesquisa ecolgica trabalha em ambos os lados da divisa entre o mundo biofsico (a natureza) e o mundo social (a cultura). Essa tarefa particularmente difcil devido grande separao, tanto epistemolgica quanto institucional, entre as cincias naturais e as cincias sociais. Se as cincias sociais confrontam o desafio de incorporar as dinmicas do mundo biofsico dentro de sua prtica, as cincias naturais enfrentam o desafio inverso: no seu entendimento dos distintos ciclos naturais teria que levar em conta o mundo humano e suas estruturas polticas e socioeconmicas. Para que existisse uma cincia verdadeiramente ecolgica, um dilogo profundo entre as cincias sociais e as cincias naturais, que focaliza o relacionamento dinmico e interdependente entre o mundo biofsico e o mundo social, necessrio. Isso, por sua vez, requer certas mudanas paradigmticas na prtica cientfica nos planos epistemolgico, metodolgico e institucional. Uma das sadas a essa dificuldade consiste na proposta de eliminar de vez a distino entre natureza e cultura. Haraway (1992, p. 42) prope o conceito de ciborgos, que define como compostos do orgnico, do tcnico, do mtico, do textual e do poltico; Latour (2004, p. 373) cunha o conceito de coletivo, que define como um procedimento para coligar as associaes de humanos e no-humanos; Rabinow (1992) argumenta que estamos entrando na poca da biossocialidade na qual a natureza se tornar artificial enquanto a cultura se tornar natural. Apesar da importncia dessa linha conceitual e das suas implicaes para as prticas de pesquisa, considero que sua radicalidade esconde

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

89

uma dose, forte demais, de hubris antropocntrico na medida em que postula que os seres humanos somos to potentes, e to onipresentes, que j deixamos a nossa marca em todo do mundo biofsico, o que um claro exagero. O Sol, a fora gravitacional, as foras eletromagnticas, os buracos negros, a via Lctea, s para citar alguns, podem existir muito bem sem os seres humanos e, portanto, no so nem ciborgos, nem coletivos, nem vivem na poca da biossocialidade. Outra sada a esse impasse, que considero mais frutfera, a elaborao de snteses transdisciplinares. Goodman e Leatherman (1998), por exemplo, delineiam os contornos de uma nova sntese biocultural, na qual os aportes de disciplinas localizadas em ambos os lados da divisa natureza/cultura so analisados dentro de um marco terico unificado. Dentro da teoria ecolgica propriamente dita, Holling e Sanderson (1996) reconhecem as dinmicas diferenciadas entre os sistemas naturais e sociais e, a partir da, constroem modelos da dinmica ecolgica que surgem das interfaces entre os dois tipos de sistemas veja tambm Bateson (1972). A construo de um paradigma ecolgico que incorpore essas snteses apresenta um conjunto de desafios heursticos que requerem outros procedimentos explicativos. A noo de simetria epistemolgica postula que as causas de um fenmeno determinado podem proceder tanto do mundo social quanto do mundo natural (Barnes; Bloor, 1982). Em muitos casos, os cientistas sociais s procuram causas sociais e ignoram as causas biofsicas. Vayda e Walters (1999) fazem uma crtica a muita da produo em ecologia poltica que privilegia a priori a dimenso poltica a custo de outras dimenses presentes, particularmente as dinmicas biofsicas. Na implementao analtica dessa simetria, os cientistas sociais vm usando o conceito de agente natural, no qual as foras da natureza so consideradas como uma espcie de ator, no sentido de que agem sobre uma realidade determinada, mas que difere qualitativamente dos atores sociais, j que no tm vontade nem intencionalidade. Como ambos os tipos de atores so tratados com o potencial de influir na construo de uma paisagem determinada, segue o princpio de simetria epistemolgica. Law (1987, p. 114), num estudo histrico, afirma que para explicar adequadamente os desenvolvimentos tecnolgicos da navegao portuguesa do sculo XVI, foi necessrio tratar os adversrios naturais e sociais nos termos de um vocabulrio analtico comum. Os cientistas naturais, por sua parte, que tendem a lidar exclusivamente com causas biofsicas, tambm precisam de novos conceitos que lhes permi-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

90

Paul Elliot Little

tam incorporar a ao antrpica como elemento integral nas suas anlises. Para tanto, o pesquisador em ecologia poltica deve mapear as principais foras biofsicas, tais como a conformao geolgica de uma regio, a evoluo biolgica da fauna e flora e os fluxos hdricos, junto com as principais atividades humanas, tais como os sistemas agrcolas, os efluentes industriais lanados ao ambiente e a infra-estrutura de transporte e comunicao instalada na regio. Alm de estar atento aos dois lados dessa causalidade, o pesquisador tambm procura identificar as realidades socioambientais que surgem das interaes entre os mundos biofsico e social que s uma abordagem ecolgica preparada para enxergar.

A transdisciplinaridade da ecologia
Muita pesquisa em ecologia poltica trata diretamente de problemas especficos, sejam eles ambientais, territoriais ou da sade. Esses problemas se expressam mediante mltiplas esferas de interao, cada uma das quais tem suas prprias regras e normas de funcionamento. Quando pensamos, por exemplo, em interaes virais estamos, aparentemente, dentro da esfera da epidemiologia. Mas quando procuramos entender uma pandemia mundial como a Aids, temos que entender tambm as condutas sexuais (esfera da sexualidade), os fluxos migratrios (esfera demogrfica), as inter-relaes psquicas (esfera psicolgica), as foras do mercado (esfera econmica) e os avanos imunolgicos (esfera mdica), s para mencionar alguns. As cincias ecolgicas sempre esto lidando com distintas esferas de interao, o que demanda uma abordagem transdisciplinar. Por isso, a ecologia poltica incorpora conceitos, mtodos e enfoques de disciplinas to diversas como a antropologia, a ecologia humana, a geografia, a medicina, a economia poltica, a botnica e a histria. H inmeras maneiras de conjugar as disciplinas cientficas, o que cria distintas configuraes transdisciplinares. Qual a configurao transdisciplinar da ecologia? Uma orientao bsica consiste na noo de holismo, entendida como uma abordagem que prioriza o entendimento integral dos fenmenos, em oposio ao procedimento analtico que em que seus componentes so tomados isoladamente (Dicionrio Eletrnico Houaiss, 2004). Dada a complexidade dos fenmenos sob anlise, o holismo extremamente difcil (seno impossvel) de se realizar completamente. De fato, difcil sair totalmente do reducionismo, sendo que toda pesquisa ecolgica precisa de algum tipo de re-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

91

corte geogrfico e temtico. Ao mesmo tempo, o holismo no deve ser visto como um convite para realizar o que Haraway (1988) nomeia o truque de Deus, onde se pretende apresentar uma viso onipresente da realidade que somente Deus teria. Localizo trs princpios que fazem parte do ncleo duro do paradigma ecolgico, sendo que a aplicao especfica de cada princpio varia segundo o tema e o lugar sob pesquisa: 1) o foco central da pesquisa ecolgica so sempre relaes sociais, naturais ou socioambientais e no objetos substantivos. Conceitos como cadeias trficas, conflitos territoriais, fluxos de energia, choque de valores e homeostase, por exemplo, precisam ser entendidos em forma relacional; 2) o uso de anlises contextualistas que colocam as relaes dentro seus respectivos marcos histricos e ambientais representa um segundo princpio. Os conceitos de nicho ou de adaptao, que so importantes para a anlise ecolgica, somente tm sentido quando se sabe o contexto especfico no qual os fluxos e as relaes acontecem; 3) a ecologia utiliza metodologias processuais onde o acompanhamento dos fluxos (de energia; de pessoas; de sementes; de idias; de plen; etc.) e a identificao de sua dinmica interna uma parte essencial da pesquisa. Os conceitos da dialtica, da estocstica, da dinamicidade e da evoluo expressam essa dimenso processual. O uso desses trs princpios fez o paradigma ecolgico se aproximar, nas ltimas duas dcadas, ao campo de pesquisa conhecido como os estudos da complexidade (Kauffman, 1991; Waldrop, 1992). Acredito que um dilogo entre a ecolgica poltica e o paradigma da complexidade pode frear quaisquer tendncias para um relapso ao reducionismo na teoria ecolgica.

A etnografia dos conflitos socioambientais


Definio e delimitao antropolgica do conflito
Vimos como a anlise dos conflitos socioambientais uma parte quase intrnseca de uma abordagem da ecologia poltica. Conflitos socioambientais referem-se a um conjunto complexo de embates entre grupos sociais em funo de seus distintos modos de inter-relacionamento ecolgico. Um conceito propriamente antropolgico do conflito vai alm de um foco restrito nos embates polticos e econmicos para incorporar elementos cosmolgicos, rituais, identitrios e morais que no sempre so claramente vis-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

92

Paul Elliot Little

veis desde a tica de outras disciplinas. Um olhar antropolgico pode enxergar conflitos latentes que ainda no se manifestaram politicamente no espao pblico formal, porque os grupos sociais envolvidos so politicamente marginalizados ou mesmo invisveis ao olhar do Estado. Como os antroplogos trabalham diretamente com muitos desses grupos povos indgenas; quilombolas; agroextrativistas; ribeirinhos; favelados a etnografia dos conflitos socioambientais explicita as bases latentes dos conflitos e da visibilidade a esses grupos marginalizados. Nesse sentido, o uso de uma metodologia etnogrfica representa um aporte significativo da antropologia ecologia poltica. Ao colocar o conflito em si como o foco central da etnografia, e no um grupo social em particular, o antroplogo obrigado a identificar os distintos atores sociais e recursos ambientais envolvidos no conflito, analisar esses atores em interao entre si, com seu meio biofsico e com seu meio social e levantar as reivindicaes de cada grupo e suas respectivas cotas de poder formal e informal. O mapeamento das interaes polticas ajuda ao pesquisador a entender a dinmica prpria de cada conflito. Um conflito pode vacilar durante anos entre os estgios latente e manifesto: pode haver momentos do conflito ficar muito quente e depois perder sua visibilidade, para posteriormente esquentar de novo. O entendimento da dinmica interna do conflito inclui a identificao das polarizaes das posies e o mapeamento das alianas e coalizes, sempre sob a observao que, durante o longo percurso do conflito, as posies dos distintos grupos podem mudar de tal forma que antigos aliados se transformam em inimigos ou vice-versa. O etngrafo tambm deve analisar as variadas tticas e estratgias utilizadas pelos grupos sociais e perfilar as distintas tentativas de resoluo. Dessa forma, a etnografia dos conflitos sociais se insere plenamente no paradigma ecolgico: tem foco nas relaes; usa uma metodologia processual; e contextualiza o conhecimento produzido.

Etnografia multiator
A etnografia dos conflitos socioambientais difere da etnografia tradicional em vrios aspectos essenciais. Primeiro, o foco da etnografia no o modo de vida de um grupo social, mas tem como seu objeto principal a anlise dos conflitos socioambientais em si e as mltiplas interaes sociais e naturais que os fundamentam. Segundo, no trata de um nico grupo social, mas tem que lidar simultaneamente com vrios grupos sociais. Terceiro, o escopo geogrfico
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

93

rara vez limitado ao mbito local do grupo, j que incorpora vrios nveis de articulao social. Finalmente, enquanto etnografias tradicionais dedicavam um captulo ao habitat natural do grupo, na etnografia dos conflitos socioambientais o ambiente biofsico se torna um elemento crucial em quase todos os assuntos a serem tratados. Uma das primeiras tarefas que o etngrafo confronta a identificao e anlise dos principais atores sociais envolvidos no conflito, tarefa que se complica quando o nmero desses atores alto. Alm de incorporar os grupos sociais marginalizados, a etnografia multiator deve apresentar os atores sociais fantasmagricos que no esto presentes fisicamente no stio do conflito, mas que exercem uma influncia nele distncia (Giddens, 1990). Esse tipo de etnografia nunca seria exaustivo, j que o etngrafo deve dar uma espcie de tratamento igualitrio para mltiplos grupos, o que reduz a profundidade de cada um desses tratamentos (Bennett, 1969). Mais uma vez, a meta no etnografia descritiva em si, mas o estudo de conflitos e inter-relaes especficos por meio do mtodo etnogrfico. Outro elemento fundamental nesse tipo de etnografia a identificao dos interesses e reivindicaes em torno dos recursos naturais e do territrio, seguido por um levantamento das interaes entre cada um dos atores sociais dentro da arena poltica. O etngrafo deve identificar tambm os distintos discursos em choque e suas respectivas bases de legitimidade cultural e poltica, sejam elas explcitas ou implcitas. Um passo seguinte consiste na anlise dos atores sociais e na descrio das suas distintas cotas de poder. Em muitos casos, o exerccio do poder no acontece em arenas formais, obrigando o pesquisador a descobrir os jogos ocultos de poder, seja nos arquivos oficiais do Estado, como ocorre nos casos de grilagem de terras, seja na escurido da noite num acampamento rural, como em casos de assassinatos por jagunos. Essas tarefas de pesquisa requerem que o etngrafo ganhe acesso e estabelea um dilogo com todos os principais atores sociais do conflito (isto , tanto com os bandidos da histria quanto os mocinhos). Para tanto, o etngrafo precisa ter uma dose mnima de empatia com os atores sociais, mesmo aqueles de que no gosta pessoalmente (sejam eles garimpeiros, traficantes, fazendeiros, petroleiros, oligarcas, etc.), j que quase impossvel escrever boa etnografia sobre grupos que se detesta. O esforo de dialogar com membros de distintos grupos sociais e entender seus respectivos pontos de vista demanda um certo grau de suspenso de valores por parte do etngrafo, ao mesmo tempo em que evite apoiar explicitamente um dos lados em conflito.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

94

Paul Elliot Little

A etnografia da agncia natural


As foras biofsicas envolvidas no conflito, com particular nfase nos recursos naturais, representam muito mais que o mero contexto em que as foras sociais atuam. As foras biofsicas operam segundo suas prprias dinmicas internas, as quais constantemente modificam as relaes ecolgicas em disputa. Em recentes trabalhos, historiadores ambientais propem que fenmenos tais como o esgotamento de recursos naturais, secas prolongadas, grandes incndios florestais, desertificao e pandemias podem ser entendidos como uma espcie de agncia do mundo biofsico, porm radicalmente diferente da agncia social (Dean, 1995; Merchant, 1989; Worster, 1993). Em conflitos socioambientais, a agncia humana e natural deve ser analisada na sua interao para compreender melhor a dinmica do conflito. Essa interao no funciona segundo um determinismo ambiental veja Roosevelt (1991) e Diamond (1997), por vises opostas, mas via relacionamentos constantes de dupla via entre as agncias natural e social (Levins; Lewontin, 1985). Quando as foras biofsicas so entendidas como um tipo de agncia nosocial, conceitos sociais como soberania e autonomia, por exemplo, precisam ser reformulados (Kuehls, 1996). Se um grupo social no mantm o poder (ou o conhecimento) para conter ou controlar a ao das foras biofsicas dentro de seu territrio, a soberania e a autonomia desse grupo so colocadas em xeque. A agncia natural deve ser entendida como mltipla em carter, sendo muitos tipos de agncia de muitos agentes naturais, e no como uma agncia homognea de uma natureza genrica. A agncia de um gorila, que pode ser explicada por um primatlogo, radicalmente diferente da agncia de um vulco, que um vulcanlogo pode analisar melhor. Recentes anlises etnogrficas incorporam agentes naturais como a corrente ocenica El Nio (Meltzoff; Lichtensztajn, 1999) e furaes (Emanuel; Greenberg, 1999) como uma parte integral da dinmica socioambiental.

Os nveis espaciais fractais


Durante seu primeiro sculo de existncia como disciplina acadmica, a antropologia se especializou no estudo de fenmenos locais mediante ricos e densos trabalhos etnogrficos em sociedades de pequena escala. Com a ampli-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

95

ao do escopo da antropologia para o estudo de sociedades camponesas, bairros metropolitanos e, posteriormente, processos de globalizao, o mtodo etnogrfico confrontou (e continua confrontando) o desafio de elaborar novas ferramentas analticas e tcnicas. O estudo das lutas contemporneas planetrias sobre os recursos naturais, como a ecologia poltica prope fazer, aumenta a importncia de incorporar outros nveis de articulao e anlise (Bennett, 1976) e entender melhor os chamados povos da biosfera (Dasmann, 1988) com seus impactos socioambientais inditos. Um ator social pode funcionar nos nveis de articulao local, regional, nacional ou global. Em geral, cada ator social tem um nvel especfico que serve como seu principal nvel de funcionamento e eficcia poltica. Uma empresa transnacional, por exemplo, pode ser muito eficaz no plano global, mas no conseguir implantar suas metas produtivas no plano local. Uma comunidade indgena, para tomar outro exemplo, pode ter uma presena poltica significativa numa federao tnica regional, mas no ter muita expressividade no plano nacional. O nvel principal de articulao, por sua vez, serve como base para a descrio das relaes que mantm com atores funcionando nos nveis superior e inferior. Quando utilizadas estrategicamente, essas relaes transnveis podem ser uma fonte de poder para os atores sociais. Grupos locais podem conseguir apoio de atores sociais funcionando nos nveis regional, nacional ou internacional para promover seus interesses especficos mediante aes tais como a aplicao de presso poltica, o lanamento de uma campanha na mdia ou a cesso de financiamento para obras de infra-estrutura. A mobilizao de atores sociais localizados em outros nveis rara vez acontece de forma mecnica, mas tende a ser voltil e irregular, j que depende da conjuntura poltica e social, da proximidade e intensidade das relaes e do tema especfico sendo tratado (Ribeiro; Little, 1998). Atores sociais locais podem pular nveis ao convocar atores sociais operando no nvel internacional que tm interesses afins e assim circundar atores sociais regionais ou nacionais hostis. A anlise dessa teia de relaes vai muito alm de uma contextualizao para demonstrar como essas conexes transnveis so estabelecidas, cultivadas e acionadas em momentos diferentes do conflito. Uma dinmica multinvel semelhante acontece com os agentes naturais vivos, sendo que, em vez de articulaes locais, regionais, nacionais ou globais, se articulam nas distintas escalas de organismo, populao, habitat, ecossistema, bioma, continente e planeta, que exibem relaes interescalares tais como migraes intercontinentais, catstrofes climticas e mudanas bruscas de paisagem.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

96

Paul Elliot Little

Na tentativa de tratar essa complexidade de relaes transnveis entre atores sociais, atores naturais e entre si, lano mo do conceito de escalas fractais, no qual esses relacionamentos mostram conexes auto-semelhantes, porm irregulares, como acontece em objetos geomtricos (Briggs, 1992). O uso da analogia fractal ajuda o etngrafo a se afastar de abordagens sistmicas, nas quais cada nvel hierrquica e funcionalmente encaixado em outro, e de sair de abordagens neomarxistas, nas quais os nveis superiores controlam e determinam o que sucede nos nveis inferiores, para dar conta da maneira sui generis com que fatores contingentes se combinam com fatores estruturantes. O etngrafo de conflitos socioambientais tem a responsabilidade de identificar e mapear essas mltiplas conexes fractais. Embora essa tarefa guarde uma afinidade com o que Marcus (1995) nomeou etnografia multisstio onde o etngrafo segue um grupo social nas suas manifestaes culturais em distintas partes do mundo, h uma diferena bsica: a delimitao de etnografia multisstio dada pelo grupo social sendo estudado, enquanto que, no caso de uma etnografia multiator, essa delimitao dada pela dinmica do conflito em si. Em resumo, os desafios para a ecologia poltica consistem, pelo menos, em identificar os distintos nveis em que os atores sociais e naturais funcionam e descrever a maneira com que se inter-relacionam transversalmente no complexo processo de luta sociopoltica e ambiental.

O nvel estratgico da regio


Apesar do fato de que os mltiplos atores sociais e naturais funcionem em distintos nveis, para analisar etnograficamente um conflito socioambiental alguma delimitao biogeogrfica necessria. O etngrafo pode escolher qualquer nvel para essa delimitao local, regional, nacional, global e desde esse nvel mapear os conexes transnveis fractais superiores e inferiores que os atores desenvolvem. Para nossos fins, gostaria de resgatar o nvel intermedirio da regio como uma delimitao estratgica para explorar essas relaes que oferece insights que no necessariamente apareceriam em estudos que privilegiam outros nveis. Os historiadores ambientais tm usado com sucesso delimitaes regionais baseadas em biomas, como o caso da Mata Atlntica no Brasil (Dean, 1995) ou da Pradaria Grande nos Estados Unidos e Canad (Worster, 1979). Estudos sobre a Amaznia fazem delimitaes biogeogrficas utilizando bacias

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

97

hidrogrficas, que tambm mostram dinmicas escalares fractais (Little, 2001). Uma bacia hidrogrfica simultaneamente uma entidade geogrfica que contm distintos ecossistemas, uma rea onde diversos grupos sociais, com suas respectivas instituies socioeconmicas, constroem um modo de vida particular e o locus para mobilizao poltica e ambiental em torno do conflito socioambiental. Outra forma ainda de delimitao biogeogrfica reside no conceito de Bennett (1969) de regio socionatural, definido como
um sistema no qual grupos humanos diversos adaptam em maneiras padronizadas aos recursos vegetais, animais e ambientais, entre si, s foras hierrquicas administrativas e do mercado e aos grupos de presso poltica e outras formas de organizao sociopoltica. (Smith; Reeves, 1989, p. 14, traduo minha).

Mltiplas escalas temporais


A abordagem da ecologia poltica requer a ampliao do marco temporal da pesquisa para tratar as temporalidades geolgicas (expressas em bilhes de anos), biolgicas (expressas em milhes de anos) e sociais (expressas em milhares de anos) de forma conjunta. Nesse processo, o conceito de paisagem de muita utilidade, j que tem dimenses humanas e biofsicas e registra mudanas climticas, vegetacionais, faunsticas ou ocenicas, mas que somente se tornam visveis depois de um longo perodo de tempo. A combinao dialtica dos processos sociais e naturais produz uma dinmica histrica nica que est sendo estudada sistematicamente pelo campo de pesquisa da ecologia histrica (Bale, 1998; Crumley, 1994). Para entender mudanas na paisagem, o eclogo poltico pode empregar a historiografia de longa durao, desenvolvida pelos historiadores franceses a partir dos anos 1920 e posteriormente expandida por Fernand Braudel (1976). O campo de pesquisa da histria ambiental representa uma tentativa recente de incorporar as temporalidades do mundo biofsico dentro da anlise da histria humana. Dessa forma, os historiadores, que antes se limitavam a tratar a histria social, e os gelogos e bilogos, que reconstruam a histria natural de um lugar, combinam seus enfoques dentro do paradigma ecolgico na procura de entender as mudanas de longa durao na paisagem com base na anlise das distintas ondas de ocupao humana e seus respectivos impactos socioambientais.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

98

Paul Elliot Little

Os usos da ecologia poltica


Uma vez delineados os desafios tericos e metodolgicos da variante etnogrfica da ecologia poltica, cabe fazer uma breve reflexo sobre sua prtica e seus usos na sociedade em geral. No intuito de esclarecer o papel que o etngrafo ocupa no conflito, parto da noo que ele ou ela um ator social que participa ativamente nos conflitos, porm com um papel diferenciado dos demais atores. No processo de pesquisa, equipado com um conjunto de ferramentas analticas e comunicativas refinadas, o etngrafo gera conhecimento estratgico que incorpora mltiplos pontos de vista. Em alguns casos, o etngrafo tem informao a que nenhum dos outros atores sociais tem acesso, o que lhe d uma cota especfica de poder no cenrio poltico do conflito. Para o etngrafo no h um lugar indefinido fora do conflito, onde possa ter uma viso imparcial do conflito. Pelo contrrio, se situa intencionalmente nos interstcios do conflito para indagar sobre a natureza das conexes entre os grupos em conflito e constri seu prprio lugar para produzir conhecimento socioambiental sobre o conflito. Sua meta consiste em realizar uma anlise ecolgica do conflito que: 1) identifica e diferencia os variados agentes socioambientais envolvidos; 2) incorpora seus mltiplos pontos de vista e interesses; 3) mapeia suas relaes transnveis; e 4) documenta etnograficamente a histria do conflito, com suas alianas polticas ad hoc, suas acomodaes mtuas, suas negociaes e suas rupturas polticas. A mesma escolha de etnografar um conflito determinado representa uma deciso poltica e, no processo, transforma um problema social num tema de anlise cientfica. Na explorao das implicaes conceituais de problemas sociais, a pesquisa na ecologia poltica no somente contribui para sua compreenso, mas visibiliza atores socioambientais marginalizados e revela conexes e relaes de poder antes ignoradas. Esse conhecimento, por sua vez, contm o potencial de ser apropriado pelos prprios atores sociais e pode provocar um questionamento de polticas pblicas vigentes e propostas de novos tipos de ao e controle pblico. Na apresentao dos diversos grupos sociais, o etngrafo d nfase a suas respectivas reivindicaes e s bases internas e externas da sua legitimao. Em muitos casos, isso lhe leva a dedicar particular ateno aos grupos marginalizados ou fantasmagricos. A identificao dos direitos em conflito cumpre a funo de ampliar o debate poltico para incluir direitos culturais ou sociais ignorados pelo

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

99

Estado ou por atores hegemnicos. Dessa forma, os discursos tanto hegemnicos quanto contra-hegemnicos e a relao entre eles ganham destaque. A etnografia dos conflitos socioambientais levanta questes ticas sobre a pesquisa em si. O etngrafo tem que tomar muito cuidado que a informao que publica no seja empregada diretamente contra os interesses da pessoa ou grupo do qual a informao foi levantada. Embora o investigador nunca controle completamente o conhecimento que produz uma vez que entre na esfera pblica, seu entendimento dos diferenciais de poder e da dinmica histrica do conflito pode servir como orientaes bsicas para o manejo do conhecimento produzido. Ao mesmo tempo, ao dar tratamento etnogrfico a mltiplos grupos, precisa tomar cuidado de apresentar tanto os atributos e reivindicaes quanto as falhas e manobras de cada grupo e assim evitar a tendncia de ocultar dados desfavorveis a seu grupo preferido. S assim o pesquisador pode mostrar que um interlocutor honesto e aberto. A descrio e anlise de casos de degradao ou destruio socioambiental, com seus respectivos impactos sociais e ambientais, serve para ampliar os debates para alm de consideraes estritamente sociais ou polticas. Em muitos casos, o etngrafo se apia em anlises quantitativas e qualitativas feitas por cientistas naturais sobre fenmenos como o esgotamento de depsitos petrolferos, a destruio dos habitats de populaes vegetacionais e faunsticas, mudanas no regime pluvial, eroso dos solos e contaminao do ar, gua e terra. A integrao de antroplogos em equipes transdisciplinares serve para incorporar no estudo os impactos socioculturais das mudanas biofsicas e, assim, ampliar o entendimento do conflito. O conhecimento gerado pela pesquisa em ecologia poltica pode tambm servir como subsdio para a formulao e implementao das polticas pblicas que levam em conta as reivindicaes dos grupos sociais em conflito. Ao levantar aspectos ocultos ou latentes do conflito e dar visibilidade a grupos marginalizados, o antroplogo pode contribuir para uma eventual resoluo do conflito. E, na medida em que tenha ganhado a confiana dos principais atores envolvidos no conflito, o pesquisador ocupa um lugar privilegiado para a mediao entre os atores. O tratamento acadmico, crtico e pblico dos assuntos presentes nos conflitos socioambientais abre a possibilidade de que os eclogos polticos elaborem sua prpria agenda, que privilegia a produo e disseminao de conhecimento confivel, holstico e estratgico sobre esses conflitos. So elementos da poltica da prtica de ecologia poltica.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

100

Paul Elliot Little

Referncias
BALE, William. Advances in historical ecology. New York: Columbia University Press, 1998. BARNES, Barry; BLOOR, David. Relativism, rationalism and the sociology of knowledge. In: HOLLIS, M.; LUKES, S. (Ed.). Rationalism and relativism. Cambridge: MIT Press, 1982. p. 21-47 BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind. New York: Ballantine, 1972. BENNETT, John W. Northern plainsmen: adaptive strategy and agrarian life. Chicago: Aldine Publishing, 1969. BENNETT, John W. The ecological transition: cultural anthropology and human adaptation. New York: Pergamon Press, 1976. BENNETT, John W. Human ecology as human behavior : essays in environmental and development anthropology. New Brunswick: Transaction, 1993. BRAMWELL, Anna. Ecology in the 20th century: a history. New York: Yale University Press, 1989. BRAUDEL, Fernand. Histria e cincias sociais. Lisboa: Presena, 1976. BRIGGS, John. Fractals: the patterns of chaos. New York: Simon and Schuster, 1992. CONKLIN, Harold C. An ethnoecological approach to shifting agriculture. Transactions of the New York Academy of Sciences, v. 17, n. 2, p.133-142, 1954. CRUMLEY, Carole L. (Ed.). Historical ecology: cultural knowledge and changing landscapes. Santa Fe: School of American Research Press, 1994. DASMANN, Raymond F. National parks, nature conservation, and future primitive. In: BODLEY, J. H. (Ed.). Tribal people and development issues: a global overview. Mountain View: Mayfield Publishing Company, 1988. p. 301-310. DEAN, Warren. With broadax and firebrand: the destruction of the Brazilian Atlantic Forest. Berkeley: University of California Press,1995. DIAMOND, Jared. Guns, germs and steel: the fates of human societies. New York: W. W. Norton, 1997.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

101

DICIONRIO eletrnico Houaiss da lngua portuguesa. Verso 1.05. Editora Objetiva, 2004. 1 CD-ROM. EMANUEL, Robert M.; GREENBERG, James B. Lluvia enojada Tyoo Nasi: the political ecology of forest extraction in the Sierra Chatina, Oaxaca. Paper apresentado na Reunio da Sociedade de Antropologia Aplicada, Tucson, AZ, 1999. GIDDENS, Anthony. The consequences of modernity. Stanford: Stanford University Press, 1990. GOODMAN, Alan H.; LEATHERMAN, Thomas L.(Ed.). Building a new biocultural synthesis: political-economic perspectives on human biology. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1998. HARAWAY, Donna. Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. Feminist Studies, v. 14, n. 3, p. 575600, 1988. HARAWAY, Donna. When man is on the menu. In: CRARY, J.; KWINTER, S. (Ed.). Incorporations. New York: Urzone, 1992. p. 39-44. HAWLEY, Amos H. Human ecology: a theory of community structure. New York: Ronald, 1950. HOLLING, C. S.; SANDERSON, Steven. Dynamics of (dis)harmony in ecological and social systems. In: HANNA, S. S.; FOLKE, C.; MLER, K. (Ed.). Rights to nature. Washington: Island Press, 1996. p. 57-85. KAUFFMAN, Stuart A. Antichaos and adaptation. Scientific American, v. 265, p. 78-84, August 1991. KINSLEY, David. Ecology and religion: ecological spirituality in cross-cultural perspective. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1995. KUEHLS, Thom. Beyond sovereign territory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996. LATOUR, Bruno. Polticas da natureza: como fazer cincia na democracia. Traduo de C. A. Mota de Souza. So Paulo: Eduscs, 2004. LAW, John. Technology and heterogeneous engineering: the case of Portuguese expansion. In: BIJKER, W. E.; HUGHES, T. P.; PINCH, T. (Ed.). The social construction of technological systems. Cambridge: MIT Press, 1987. p. 111-134. LEVINS, Richard; LEWONTIN, Richard. The dialectical biologist . Cambridge: Harvard University Press, 1985.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

102

Paul Elliot Little

LITTLE, Paul E. Ecologa poltica del Cuyabeno: el desarrollo no sostenible de la Amazona. Quito: Ildis: Abya-Yala, 1992. LITTLE, Paul E. Environments and environmentalisms in anthropological research: facing a new millennium. Annual Review of Anthropology, v. 28, p. 253-284, 1999a. LITTLE, Paul E. Political ecology as ethnography: the case of Ecuadors Aguarico River Basin. Braslia: Departmento de Antropologia, Universidade de Braslia, 1999b. (Srie Antropologia, n. 258). LITTLE, Paul E. Amazonia: territorial disputes on perennial frontiers. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2001. LITTLE, Paul E. The political ecology of Amazon floodplain fisheries. In: IMBERGER, J.; GAYNOR, A.; LEYBOURNE, M.; TOUSSAINT, S. (Ed.). Water: histories, cultures, ecologies. Perth: University of Western Australia Press, 2006. p. 192-204. MARCUS, George E. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, v. 24, p. 95-117, 1995. MELTZOFF, Sara K.; LICHTENSZTAJN, Yair G. Climate changes in Pisagua, Chile: renovating a natural prison amidst fishermen, political ghosts, and tourists. Paper apresentado na Reunio da Sociedade de Antropologia Aplicada, Tucson, AZ., 1999. MERCHANT, Carolyn. Ecological revolutions: nature, gender, and science in New England. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1989. MORAN, Emilio F. (Ed.). The ecosystem approach in anthropology: from concept to practice. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1990. RABINOW, Paul. Artificiality and enlightenment: from sociobiology to biosociality. In: CRARY, J.; KWINTER, S. (Ed.). Incorporations. New York: Urzone, 1992. p. 234-252. RAPPAPORT, Roy. Pigs for the ancestors. New Haven: Yale University Press, 1968. RIBEIRO, Gustavo Lins; LITTLE, Paul E. Neoliberal recipes, environmental cooks: the transformation of Amazonian agency. In: PHILLIPS, L. (Ed.). The third wave of modernization in Latin America: cultural perspectives on neoliberalism. Wilmington: SR Books, 1998. p. 175-191.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

Ecologia poltica como etnografia: um guia terico e metodolgico

103

ROOSEVELT, Anna C. Determinismo ecolgico na interpretao do desenvolvimento social indgena da Amaznia. In: NEVES, W. A. (Comp.). Origens, adaptaes e diversidade biolgica do homem nativo da Amaznia. Belm: MPEG: SCT: CNPq: PR, 1991. p. 103-142. SCHMINK, Marianne; WOOD, Charles H. The political ecology of Amazonia. In: LITTLE, P. D.; HOROWITZ, M. M.; NYERGES, E. (Ed.). Lands and risk in the Third World. Boulder: Westview Press, 1987. p. 38-191. SHERIDAN, Thomas E. Where the dove calls: the political ecology of a peasant corporate community in northwestern Mexico. Arizona: The University of Arizona Press, 1988. SMITH, Sheldon; REEVES, E. Introduction. In: SMITH, Sheldon; REEVES, E. (Ed.). Human systems ecology: studies in the integration of political economy, adaptation, and socionatural regions. Boulder: Westview, 1989. p. 1-18. STEWARD, Julian H. Basin-Plateau aboriginal sociopolitical groups. Bulletin 120. Washington: Smithsonian Institute, Bureau of American Ethnology, 1938. STEWARD, Julian H. Theory of culture change. Urbana: University of Illinois Press, 1955. STONICH, Susan. I am destroying the land! The political ecology of poverty and environmental destruction in Honduras. Boulder: Westview Press, 1993. VAYDA, Andrew P.; WALTERS, Bradley B. Against political ecology. Human Ecology, v. 27, n. 1, p. 167-179, 1999. WALDROP, M. Mitchell. Complexity: the emerging science at the edge of order and chaos. New York: Simon and Schuster, 1992. WORSTER, Donald. Dust Bowl: the southern plains in the 1930s. New York: Oxford University Press, 1979. WORSTER, Donald. The wealth of nature: environmental history and the ecological imagination. New York: Oxford University Press, 1993.

Recebido em 01/12/2005 Aprovado em 03/01/2006

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 85-103, jan./jun. 2006

You might also like