You are on page 1of 341

IB Ib Olodumar Ib Orunmil Bab Agbonmirgun Ib Okanrinmiwo Irumol Ib Origun Meererin Aiy Ib Akod Ib Axed Ib Ikorit Met Ib Il Afoko Yeri

Ib Atiway Oj Ib Atiw Orun Ib Oloj Ori Ib Orix Oj Ib Agb Ib Omod Ib Gbogbo Babalorix Ib Gbogbo Yalorix Ib Oluwo Ara Orun Ib Fun Ogun Eled Mi Ib Gbogbo Orix Beni Atip Kii hun Iku, Ti Ekolo Bjub Il, Il a Yanu Fun Ki Aiy Yew Kal, Ki a Ma Rija Aiy. Mojub , Mojub , Mojub . Ki Ba Mi M Hun Mi . Ax, Ax,Ax.

Sistemas Divinatrios Atravs dos Bzios

W MRNDLGN

W MJ

W MRN

Odu Bar

ODU OBAR MJ PRINCIPAL ODU DE EX

ODU OWNRN

ODU OS

ODU OKNRN

Estes so os Odu nos quais Exu fala mais diretamente.

Orunmil

IF TI JU M MI KI O WO MI RE; BI O B TI PE MO MI LA I ORO I OWO; BI O B TI PE MO MI LA RI RE.

If, fixa teus olhos sobre mim e me olhes bem; E quando tu fixas teus olhos numa pessoa que ela rica; E quando tu fixas teus olhos numa pessoa que ela prospera.

Enquanto Orixal o representante de Olodumar na terra nas suas funescriativas; Orunmil seu representante nos assuntos pertinentes a sua conscincia e sabedoria. O sufixo Orunmil uma contrao de ORUN I O MO A TI LA somente os cus conhecem os meios de salvao ORUN MO OLA somente o cu pode efetuar a sada entrega. De acordo com a tradio, Orunmil a divindade do orculo. Veio pela primeira vez a este mundo enviado por Olodumar para acompanhar e aconselhar Orixal na organizao da Terra. Temos evidncias que ele foi um dos primeiros filhos de Olodumar e seuprivilgio foi conhecer a natureza, divindades e homens no contexto geral.

Entre alguns mitos sobre a origem de Orunmil, um diz que seus pais nuncavisitaram a Terra, sendo o nome de seu pai Orok e sua me Aljmi. Umaoutra lenda nos conta que seu pai viveu em Il If Oke Igeti, e que seu nome era Agbon miregun. Olodumar enviou Orunmil para supervisionar assuntos ligados gravidez, partos, doenas; ensinar o uso de ervas e a ordem geral do novo mundo deacordo com os ODU destino de cada indivduo. Quando deixou o cu, seu primeiro lugar de parada foi Usi, em Ekiti. Decidiucontudo, no fazer de Usi sua residncia permanente, devido s presses doshabitantes para que ele fixasse residncia entre eles. Apenas estabeleceu seuculto l e se mudou. Sua prxima parada foi em Ado tendo o mesmo resultadodo primeiro local. A terceira parada foi Ijex Obokun, onde apenas repetiu oque tinha feito no primeiro e segundo lugar de parada. Porm, quando chegouem Il If, ficou satisfeito porque tinha encontrado um lar e fixou residncia; mas no antes de informar aos habitantes do local que ele pertencia ao mundointeiro, e que estaria disponvel a toda hora e em qualquer lugar onde ele fossesolicitado. Da maneira como saudado, ele aparenta estar intimamente ligado tanto comOwo quanto com Benin: chamado de Ara Ado, Ara Usi, Ara Ijex Obokun,

Ara Owo, Ara Ibini. No h dvida que Orunmil universalmente cultuadona terra dos Yorub. Seu culto encontrado em todo lugar e seus sacerdotesproclamam que ele um rei universal. A razo dessa certeza que os Yorubtem uma f implcita em Orunmil como a divindade orculo de If. Tradicionalmente acreditam que Olodumar dotou Orunmil de especialsabedoria e conhecimento, com o objetivo de torn lo seu representante naTerra em assuntos relativos ao destino do homem. Em apoio desta crena, existe uma lenda que o prprio Olodumar estava perplexo de um assuntoimportante. Porm, todas as divindades falharam em dizer lhe a razo da suaperplexidade; somente Orunmil teve sucesso em apontar a fonte desse problema. Desse modo, Olodumar escolheu Orunmil para ser seu representante; e desde ento ele tem sido o grande Conselheiro para todos daTerra. Obviamente esta uma histria formulada para enaltecer a importncia deOrunmil sem nenhum motivo para detratar o atributo de onissapincia deOlodumar. O poder de Orunmil em guiar o destino das divindades e dos homens, advmde sua presena, quando o homem foi criado e seu destino selado. Dessa maneira ele sabe todos os segredos do ser humano. Assim ele pode predizer oque vai se passar ou prescrever remdios contra qualquer eventualidade. Ele chamado de ELR PR a testemunha ou advogado da sorte. Isto se refere dupla concepo dele como testemunha de todos os segredos ligados ao serhumano. Ele aparece como sendo a nica divindade com poderes a implorar aOlodumar. A razo pela qual um homem deva adotar Orunmil como sua divindade parater certeza que a sua sorte feliz seja preservada ou que sua sorte infeliz sejaretificada. Uma de suas invocaes OKITIBIRI, A PA OJO IKU DA, o grande modificador, aquele que altera a data da morte. O culto de Orunmil est totalmente ligado forma de adivinhao conhecida como If. A curiosidade dos Yorub muito grande sobre o futuro e o desenrolar de umempreendimento. Eles tratam If como uma fonte de verdadeira sabedoria. Arazo para isto que eles acreditam que Orunmil como a divindade orculo o nico que atravs do sacerdote recebe as perguntas e peties dos devotos e suplicantes e concede as revelaes que o sacerdote declara. Tem sido assim atravs da historia dos Yorub; antes de um noivado, de um casamento, antes do nascimento de uma criana, nos sucessivos estgios davida de um homem. Antes que um rei seja designado, antes da feitura de umchefe, da designao de qualquer pessoa para um cargo civil, antes de umaviagem, em poca de crise, de doenas,

sempre e a qualquer tempo. Orunmilatravs de If consultado para guia e segurana, como diz um ditado:

ONI LARI A O R OLA, ON NI BABA LAWO SE ND IF IORORUN

hoje que ns vemos, ns no vemos amanh, por isso o Babalawo consulta o orculo a cada cinco dias.

Orunmil considerado como um poliglota, sendo assim fcil para ele entender e aconselhar a todos. O conjunto de relatos ligados a If, contm as

histrias da maioria, seno de todas as divindades; por isso se diz que no hnada que Orunmil no saiba sobre eles. Alm disso, o conjunto contm tambm muitos assuntos histricos que esto esperando uma investigaomais cuidadosa. Orunmil acreditado como um Todo Poderoso para promover sucesso efelicidade. Abenoado quem favorecido por Orunmil. famoso como sendoum grande mdico, portanto, todo babalawo qualificado deve saber, no scomo praticar adivinhao, mas tambm na elaborao de remdios de ervasligados com o conjunto dos Odu. Os babalawo afirmam que Osanyin, a divindade das folhas, seu irmo mais novo, sobre o qual ele mais velho pormil quatrocentos e sessenta anos! A tradio mostra que existe um relacionamento ntimo entre Orixal e Orunmil. Orixal seu irmo mais velho e lder. Mostra que mesmo Orunmilgostando muito de vinho de palma, ele se abstinha para agradar a Orixal. Durante um festival, Orixal fez uma visita a Orunmil e este queria bebervinho de palma, como era o seu costume. Assim ele teve que comprar duasnovas cabaas, uma para Orixal beber sua costumeira gua, enquanto a outraele usou para o seu vinho de palma. Nesta tradio enfatizou que Orunmil nopodia abster se de vinho de palma por muito tempo. A razo disso que ovinho de palma representa o leite dos seios de sua me. Orunmil fala desta ligao:

NWON O BI IY WI WI L IFN NWON O BI BAB WI WI ERINGBON NNU OPE WI WO JE, NNU OPE NI MOMU MARIWO OPE WI WO TI RIN GBONRAN GBONRAN W NUAIYE AWU IB NL, N TONISA, WI WO SE (ORIX NLA) TI MI O MU EMU.

Minha me no nasceu em Ifon, Meu pai no nasceu em Erigbon. Da palmeira eu como, da palmeira eu bebo.

As folhas da palmeira formaram o caminho pelo qual eu caminhei para o mundo. falta de compaixo para o pai venervel,

o pai das divindades, que eu me abstivesse de beber vinho de palma. Assim como Orixal prescreve a monogamia para seus filhos, tambm requerido de um Babalawo que ele seja marido de uma s esposa. Um Odu dizque foi imposto a Orunmil que ele deveria ser mongamo. Mas pelo visto, eleno conseguiu este ideal. Em Orunmil, ns encontramos novamente outro elemento das exigncias e emoes de moralidade na religio dos Yorub. Est estabelecido que um Babalawo no deve abusar de seu ofcio de jeitonenhum. Se ele o faz, nunca ser recebido no cu. Alm disso, nenhum Babalawo deve usar sua posio para se enriquecer de nenhum modo. No deve recusar a ningum os seus servios por causa de dinheiro. Se uma pessoa pobre demais para pagar o costumeiro bulo pela adivinhao, o Babalawodeve adivinhar para ela sem pagamento. Se a pessoa no pode arcar com o

sacrifcio prescrito, o Babalawo deve pagar do prprio bolso e transformar odesejo em ao. Parece que, de fato, o Babalawo esta sob o voto de pobreza, para gastarconsigo a servio da comunidade, fazendo s o possvel para manter se. Suareal recompensa est em servir Orunmil. O altar de Orunmil usualmente dentro de casa. Os smbolos consistem principalmente de caroos de dendezeiros, dispostos de uma tigela ou prato com uma tampa. Peas entalhadas de presas de elefante, e alguns bziossobre uma elevao num canto (esquina) ou no centro da sala. O Babalawodeve usar colares de contas especiais enrolados nos pulsos e segurar umachibata numa mo. Na outra mo uma varinha feita de presa de elefante, como insgnias do seu ofcio. A cerimnia pode receber um suplicante como um devoto de Orunmil, feitanum bosque.

ASSENTAMENTO DE ORUNMIL

MATERIAL:

Uma terrina grande de loua com tampa; Duas tigelinhas de loua branca; Dois cilindros de marfim com (16) dezesseis cm. e pontas afiadas; Trinta e dois bzios; Trinta e dois Ikin.

Cada tigelinha deve conter dezesseis bzios,dezesseis Ikin e o cilindro feito de marfim. As tigelinhas so postas dentro da terrina grande, onde tambm permanece guardado o OPEL IF.

* Ikin so caroos de cco de dend especiais, com quatro orifcios (difceisde serem encontrados), normalmente eles se apresentam com apenas trsorifcios que chamamos de olhos. * O ILK (fio de contas) de Orunmil feito de contas de loua verde eamarela alternadas, simbolizando o verde das palmas e o amarelo dos frutosdo IGI OPE do qual filho. As principais oferendas para Orunmil so:

* Cabra preta; * Inhame da costa e muito azeite de dend. Seu grande ax o vinho da palma (na falta deste, usa se vinho tinto para lavar o assentamento). Orunmil no pode ser invocado com sol quente. um orix sutil. Suas obrigaes so realizadas antes do amanhecer e em silncio, pois ele detestabarulho. Todos os participantes devem estar de branco.

Durante os sacrifcios para Orunmil ele traz consigo um grande companheiro: EX, que com assentamento ao lado do seu participa de todo o ritual, comendojuntos na mesma mesa. Notamos que If no um orix como muitos o consideram, e sim o sistema dareligio africana que esta inserido toda a arte curativa ou destrutiva dos Yorub. Vamos ver tambm que Exu o mensageiro de Orunmil em todo este conjunto de ensinamentos que remonta a milhares de anos. Para enfatizar etornar mais clara a ligao que existe entre Exu Orunmil, vamos contar umahistria do Odu Ogb Ogund (citada por Verger, 1966: 146) que nos mostrade modo similar como Orunmil (substituindo Obtl) apazigua y mi com aajuda de Exu que, em sua qualidade de filho, de princpio de vida individualizada, conhece os segredos da procriao. A histria muito longa eseu elemento fundamental um enigma que Orunmil dever ser capaz deresolver, para garantir sua prpria existncia e a dos seres humanos. Deveradivinhar o sentido da seguinte frase: Elas dizem, lanar; Orunmil diz, agarrar e isso sete vezes. Orunmil responde que elas vo lanar um ovo setevezes e ele dever agarra lo num punhado de algodo. Orunmil perdoadoe tambm os filhos dos seres humanos. Os nascimentos podem continuar. Para que a vida dos seres continue, Orunmil deve conhecer o enigma da fecundao, a relao de ovo com algodo. O ovo, elemento signo feminino. Resolvido o enigma, agarrar ,o ovo num punhado de algodo, fecundar Iy mi, estabelece a relao harmoniosa feminino masculino que torna possvel acontinuidade da existncia. Esclarecedora a histria Atrun drun Exu, do Odu Ogb Hunte, sobre o nascimento e a propagao de Exu no iy e nos nove espaos do run. Essesigno apareceu para Orunmil quando ele foi consulta os Babalawo.

NIJ TI NLO R TRO OMO, LD RIS GB WJ.

No dia em que ele foi requerer uma criana

a Orix Igb wj (Orixal).

A histria conta que Olodumar e Orixal estavam comeando a criar o ser humano. Assim criaram Exu, que ficou mais forte, mais difcil que seus criadores: Exu si l ju won mejeji lo. Olodumar enviou a Exu para viver com Orixal; este colocou o entrada de sua morada e o enviava como seu representante para efetuar todos os trabalhos necessrios. Foi ento que Orunmil, desejoso de ter um filho, foipedir um a Orixal. Este lhe diz que ainda no tinha acabado o trabalho decriar seres e que deveria voltar um ms mais tarde. Orunmil insistiu, impacientou se querendo a qualquer preo levar um filho consigo. Orixalrepetiu que ainda no tinha nenhum. Ento Orunmil perguntou:

- Quem aquele que vi entrada de sua casa? aquele mesmo que eu quero. Orixal lhe explicou que aquele no era precisamente algum que pudesse sercriado e mimado no iy. Mas Orunmil insistiu tanto que Oxal acabou poraquiescer. Orunmil deveria colocar suas mos em Exu e, de volta ao iy, manter relaes com sua mulher Ybr, que concederia um filho. Doze meses

mais tarde ela deu luz um filho homem e, porque Oxal dissera que a crianaseria Algbra, Senhor do Poder, Orunmil decidiu cham la Elgbra. Assim desde que Orunmil pronunciou seu nome, a criana, Exu mesmo, respondeu e disse:

Y, Y NG O JE EKU

Me, me Eu quero comer pres.

A me respondeu:

OMO NAA JE OMO IOKN OMO NI DE OMO NI JNGNDNRNGIN A MU SE Y, M SRUN ARA ENI

Filho, come, come Um filho como contas de coral vermelho Um filho como cobre Um filho como alegria inestinguvelUma honra apresentvel, que nos representardepois da morte.

Ento Orunmil trouxe todas as pres que pde encontrar. Ex acabou comelas. No dia seguinte, a cena se reproduziu com Ex pedindo e devorandotodos os peixes frescos, defumados, secos, etc. , que existiam na cidade. Noterceiro dia, Ex quis comer aves. Gritou e comeu at acabar com todas asespcies de aves. E sua me cantava todos os dias os versos acima e ainda acrescentava:

MO ROMO N AJI LOGBA ASO OMO MA

Visto que consegui ter um filho

o que acorda e usa duzentas vestimentas diferentes, Filho, continue a comer. No quarto dia, Ex disse que queria comer carne. Sua me cantou como de hbito, e Orunmil trouxe lhe todos os animais quadrpedes que pode achar: cachorros, porcos, cabras, ovelhas, touros, cavalos, etc. ; at que no ficou um s quadrpede, Ex no parou de chorar. No quinto dia Ex disse:

Y, YNG JE !

Me, me Eu quero come la!

A me repetiu sua cano: Filho come, come, filho come, come. E foi assim que Ex engoliu sua prpria me. Orunmil, alarmado, correu a consultar os Babalawo, que lhe recomendaram fazer a oferenda de uma espada, de um bode e de quatorze mil cauris. Orunmil fez a oferenda. No sexto dia DEPOIS DE SEU NASCIMENTO, Ex disse:

BB, BB NG JE !

Pai, pai Eu quero com lo!

Orunmil cantou a cano da me de Ex e quando este se aproximou, Orunmil lanou se em sua perseguio com a espada e Ex fugiu. QuandoOrunmil o reapanhou, comeou a seccionar pedaos de seu corpo, a espalh los, e cada pedao transformou se em um Yangi. Orunmil cortou e espalhou duzentos pedaos e eles se transformaram emduzentos Yangi. Quando Orunmil se deteve, o que restou de Ex ergueu se econtinuou fugindo. Orunmil s pde reapanh lo no segundo run e l Ex estava inteiro de novo. Orunmil voltou a cortar duzentos pedaos que setransformaram em duzentos Yangi. Isto repetiu se nos nove run que ficaramassim povoados de Yangi. No

ltimo run, depois de ter sido talhado, Exdecidiu pactuar com Orunmil: este no devia mais persegui lo; todos osYangi seriam seus representantes e Orunmil poderia consult los cada vez que fosse necessrio envi los a executar os trabalhos que ele lhes ordenassefazer, como se fossem seus verdadeiros filhos. Ex assegurou lhe que seriaele mesmo quem responderia por meio dos Yangi (pedaos de laterita) cadaum que o chamasse. Orunmil perguntou lhe sobre sua me que havia sido devorada. Ex devolveu sua me a Orunmil e acrescentou:

ORUNMIL KI O MAA KS OUN BI B F GBA GBOGBO WON NKAN BI ERAN ATI EYE TI UN JE TI IY P UN M RN N LW LTI GB PAD FN LTI OWO WAN OMO ARIY

Orunmil deveria cham lo Se ele queria recuperar a todos e cada um dos animais e das aves que ele tinha comido sobre a Terra; ele (Ex) os assistiria para reav los das mos da humanidade.

Orunmil e Ybr reinstalaram se na cidade de Iworo, e a partir dessemomento ela comeou a dar a luz muitos filhos de ambos os sexos. A histria continua com o translado para ktu, a invocao de Ex para os proteger daguerra, a vinda de Ex do run para os defender, volta a Iworo, ensinando lhes Ex como preparar e sangrar seu assento , transferindo lhe seu agbraque executaria todos os trabalhos que lhe fossem solicitados e acaba poruma saudao, um ork alusivo a suas caractersticas:

EX JK JELD BARA NYAN GBGI GBGI OGUN GBOGBO NIO KR, KR KR

Ex come cachorro, come porcosBara anda senhorilmente, balanando se para a direita e para a esquerdaTodos os atacantes se afastam Quando ele vem chegando senhoril e sutilmente.

Ex

Na teologia Yorub, Ex descrito com um carter to verstil que devemosser cautelosos a respeito do que se fala sobre ele. Tem sido freqentementechamado por alguns de diabo ou de sat. Obviamente Ex no o DIABO do Novo Testamento que o poder malficoabsoluto em oposio ao plano de salvao de Deus para os Homens. Por outrolado, estaria perto da verdade equipar lo com sat do livro da f, onde sat um dos ministros de Deus e tem o trabalho de testar a sinceridade dos homens, por prova suas crenas. O que reunimos de nossas fontes que Ex primordialmente um relaes pblicas especial entre o cu e a terra, o inspetor geral que comunica regularmente a Olodumar os feitos das divindades e dos homens, testa e faz relatrios sobre a exatido dos cultos e

dos sacrifcios em particular. O Babalawo usualmente tem o ponto de vista que Ex foi criado para ser adivindade mo direita de Orunmil, sendo o seu dever levar recados paraOrunmil, sempre estar atendendo o e agir sob suas ordens. Para Orunmil assinalado o dever de ouvir a voz de Olodumar e declarar a sua vontade para

o mundo. Porm, sempre que a declarao de Orunmil no for considerada, o dever de Ex trazer alguma calamidade como forma de punio para orecalcitrante. Em troca, pelo servio que Ex presta, Orunmil o alimenta, casoEx no se contentar com a oferenda, ele toma o encargo de estragar ostrabalhos de Orunmil. Pelo que reunimos do carter de Ex na tradio, difcil de aceitar comocorreto o status no qual os Babalawo tentam coloc lo. Ex certamente em algumas circunstncias um orix e no pode estar emposio subordinada a qualquer divindade, especialmente aquela de um obediente garoto de Orunmil. No h nenhuma dvida que a tradio mostraexistir uma ligao muito forte entre Ex e Orunmil; mesmo um pequeno mal

entendido nessa relao pode facilmente levar a um erro de julgamento a favorde um e outro. Ex ubquo porque ele deve estar sempre a postos na inspeo de adoraoe sacrifcios. Onde quer que algum se envolva com um problema por arte deEx, Orunmil pode sempre ser de confiana para mostrar o modo de se sairda dificuldade. Por isso, onde houver o culto de Orunmil, o de Ex tambm organizado em menor escala. Ambos freqentemente trabalham em colaborao. Ex conhecido pelos Babalawo como Osetuw aprovao e guardio dos sacrifcios. Se for analisar as lendas, Orunmil que esta sempre as voltas com as armadilhas de Ex. de crena conhecida que Ex pode estragar os trabalhosde Orunmil, quando encontra motivos para faz lo. Numa ocasio as divindades conspiraram contra Orunmil e o deixou perante Olodumar. Exquem o defendeu e cuja submisso Olodumar aceitou. A Atitude dos Yorub perante Ex geralmente de temor. Na verdade ele temido at pelas divindades. Isto ocorre em virtude do seuofcio. Ele tem o poder de vida e morte sobre todos. Por isso, procuram estarde bom acordo com Ex. Ns ouvimos o aviso:

BI B RBO, KI M TEX KUR Quando so oferecidos sacrifcios, a poro quepertence a Ex, deve ser separada para ele.

Um outro motivo dele ser temido que incidentalmente malicioso e umfazedor de travessuras, capaz de causar grandes confuses, provocando situaes complicadas ou promovendo malcia entre as pessoas. Com sua manha pode transformar em inimigos os amigos mais chegados, causar brigasentre marido e mulher e fazer de antagonistas pais e filhos. Existem muitosmitos que o ilustram como trapaceiro. Aqui est uma:

EX O MERCADOR DE FIL

Certo homem tinha duas lindas esposas, as quais ele amava igualmente e queestavam no melhor dos termos. To pacfica era a casa onde eles viviam quese tornaram para seus vizinhos modelos de harmonia conjugal e familiar. Aspessoas achavam que nada poderia perturbar as felizes relaes que existiam entre eles. Ex soube disso e no gostou. Assim, ele esquematizou uma armadilha para eles de modo astuto e usual. Fez um fil muito bonito, transformou se num comerciante e colocou o venda no mercado, tendo cuidado porm em no vend lo a ningum, at aparecer uma das duas

esposas para compr lo. Uma delas ao visualizar o fil, imediatamente o adquiriu e alegremente o levou para presente lo ao marido. Este, ao receber

o belo presente, ficou to agradavelmente surpreso que, inconscientemente, demonstrou sua apreciao e gratido de um modo que tornou a outra esposadesconfiada e ciumenta. Porm, esta nada falou. Aguardou apreensivamentecom inquietao crescente o prximo dia de feira. Quando o dia chegou, ela foibem cedo ao mercado em busca de um presente, um bem melhor a qualquercusto para seu marido. E l estava Ex! Esperando a com outro fil, que

comparado com o primeiro engrandecia o de graa e beleza. Triunfantemente, a segunda esposa comprou este novo fil e o levou para casadando ao marido. O efeito foi mgico, tornando a assim a preferida do marido. Do jeito que Ex queria, o palco estava armado para rivalidade aguada entre as duas esposas, cada uma empenhando se para sobrepujar aoutra no perigoso jogo de ganhar o amor do marido. Ex vindo em auxlio decada uma na sua vez do jogo, e o humor do marido balanando da direita paraa esquerda com a chegada de presentes cada vez mais bonitos. Quando Exficou satisfeito e as pecas tinham sido bem colocadas como um quebra cabeas, e que a desastrosa exploso inevitavelmente ocorreria, ele abruptamente deixou de ir ao mercado. A prxima esposa em visita a feira, ficou frustrada, no encontrando mais o tal comerciante. Voltou para casa em grande fria. Sendo assim, o objetivo de Ex em desarmonizar aquela famlia no queestivera preparando com grande malcia, por fim aconteceu, ocorrendo entouma grande tragdia. Ex parece possuir um poder que s Olodumar para cont lo. Certa vez Xang dizia gabando se, que no havia nenhum orix que ele no pudessedominar. Ex logo o desafiou:

- Isto inclui a mim? Xang imediatamente replicou desculpando se: - Mas por qu? Certamente voc no poderia ter sido includo! Em outra ocasio, dessa vez com Orunmil, Ex mostrou ter ficado indignado. Por no ter sido consultado em relao compra de um escravo, Ex, numa noite acabou estrangulando o pobre escravo! Freqentemente se escuta a expresso: EX T ORIX Ex, o adversrio dos orixs.

H um indubitvel elemento de maldade em Ex, e por esta razo ele tem sidopredominantemente associado a este contexto. H quem diga que a foraprimordial de Ex neste mundo armar emboscadas e criar situaes dbias, mas mesmo assim, no podemos associ lo ao diabo. O que podemosreunir da nossa tradio que ele toma o fazer travessuras como, um hobby, tal como uma pessoa corrompida pelo poder que parece incontrolvel; o sdicodeleite em jogar suas foras de maneiras antipticas e indiferentes. Cito queEx no a encarnao pessoal da maldade em oposio da bondade. Porm, totalmente claro que os Yorub colocam toda prtica e tendncia malficaem seu agenciamento. Quando uma pessoa comete alguma faanha que resulta em aborrecimento eprejuzo para si ou seu vizinho o Yorub imediatamente diz:

EX IO TI I EX IO NS

Ex quem o agitou. Ex quem o movimenta.

As pessoas freqentemente rezam:

KI A M SE RI J EX Que ns no experimentemos a batalha de Ex.

Ou ento:

EX, MA XE MI, OMO ELOMI NIKI O XE Ex, no me mova, o filho de outra pessoa que voc deve mover.

EX EBOR Fora Catica

Ex em seu estado EBOR pode ser enviado contra o inimigo. O mtodo ritualstico de utilizar sua fora destruidora o seguinte:

O suplicante vai diante do assentamento de Ex, levando consigo azeite de dend e adi leo extrado da noz do dendezeiro que a grande quizlia de Ex. O suplicante derrama azeite de dend sobre o smbolo de Ex, dizendo: -Ex, eu sei que esse o seu alimento e assim eu trouxe para lhe oferendar, conceda me o seu favor e a sua proteo. A seguir derrama sobre Ex o adi e diz: -Ex, eu sei que o adi a sua grande quizlia e que no o seu alimento. No me atrevo a oferend -lo. Mas fulano (diz o nome da pessoa inimiga) pediu que eu trouxesse e lhe entregasse. Embora ele saiba que no seja o seu alimento, eu dou o adi em nome do fulano.

Aps o ritual ser completado, Ex correr para dar uma pancada em quem lhe mandou o presente de mau gosto. Todavia, deve o suplicante observar algumas precaues:

*No dormir enquanto no estiver certo que Ex completou o recado; *Ficar de planto para quando Ex retornar de seu mandado; *Ter em mos um frango novinho para oferendar a Ex e acalmar sua ira, s assim estar livre para dar ateno a outros assuntos.

Mas supondo que o inimigo seja conhecedor de meios de defesa, tenha se protegido contra os efeitos dessa magia e tenha desviado a ira de Ex, tudo fica muito complicado, porque o basto de Ex desde uma vez levantado, no pode ser abaixado sem ser usado. O suplicante deve antecipar a probabilidade deste acontecimento e preparar uma oferta aceitvel para Ex. Quando Ex empregado dessa maneira chamado de Sigidi e Elgbra.

EX IMOL ORIX

Neste estgio Ex cultuado pelos Yorub como sendo um orix igual aos outros. Depositam toda a sua f nas suas capacidades benevolentes e protetoras. Ele ocupa uma posio tutelar. representado por um smbolo que levantado no centro da cidade ou povoado, o que repetido freqentementedentro de sua casa e em portas de templos onde se cultuam os orixs. As

pessoas se dirigem a Ex religiosamente de forma que indica um bom

relacionamento de pai e filho. chamado portanto de bab pai. Existem pessoas chamadas EXUBIYI filho de Ex, EXUGBAYI aquele que reivindicado por Ex. H lugares onde festivais so realizados anualmente em seu nome. Em Il Oluji esse acontecimento se d em fevereiro, para marcar o cultivo anual daterra. Os Yorub organizam esse festival para pedir as bnos de Ex para alavoura, naturalmente acalmando o para que tudo possa correr bem com otrabalho do fazendeiro durante o ano. Pois os Yorub entendem que para tudo correr bem necessrio que o homem esteja intimamente ligado e harmoniosamente em contato com as vibraes positivas de Ex. De todos os pontos que se olhe Ex, ele aparece com um carter desconcertantemente verstil, tambm extremamente caprichoso. Acredita se que Ex tem duzentos nomes. Isso significa que ele tem um carter ardilosoe incerto, que no fcil de se fixar. Ele pode ser chamado de:

LOGEMO ORUN O indulgente filho do cu.

A NLA KALU Aquele cuja grandeza se manifesta em todo o lugar.

PAPA WARA O apressado, o sbito.

A TUKA MA SE E SA Aquele que quebra em pedacinhos o que no pode ser reajuntado.

Conta na tradio que seu primeiro lar na terra Yorub foi OF a Of original, embora algumas vezes seja sugerido que foi Ketu. O seu culto predominaatualmente em Erin, perto de Ilobu. Ele indubitavelmente uma das principaisdivindades dos Yorub. No h lugar onde ele no seja cultuado e propiciado. Seu altar pode ser em qualquer lugar: cidade, vila, povoado, moradia, encruzilhadas ou matas.

Assentamento de Ex Pessoal

o assentamento que todos tem obrigatoriamente necessidade de faz lo.

MATERIAL:

Um Alguidar; Uma Quartinha de Barro; Muitos Bzios; Um Pedao de Laterita ou Rocha; Um Ferro de Ex; Um Ob; Um Orob; Bebidas de Todas as Qualidades; Um Litro de Azeite de Dend; gua e um Pouco de Sal;

1 Akuk Novo, 1Etun e 1Iyeril.

Assentamento de Ex Comunitrio

o Ex que protege o espao sagrado do Candombl, o defensor de todacomunidade.

MATERIAL:

Ferro de Ex; 1 Kilo de Mercrio; 2 Litros de Azeite de Dend; 7 Moedas; 1 Ferradura; 7 Pregos Grandes; 1 Pedra de Fogo; Pedaos de: Laterita, Im Natural, Ao, Ouro, Prata, Carvo Vegetal e Mineral; Terras de: Praas Movimentadas, Banco, Supermercado, Encruzilhadas, das Sadas da Cidade e de Cupim (por ser a mais importante); Lodo de: Mar, Mangue, Rio e Limo de Pedra; 1 Faca, 1 Colher e 1 Garfo; 7 Qualidades de Pimenta; Ossun; Bzios (maior for a quantidade melhor); 7 Qualidades de bebidas; Animais de Sacrifcio: 1 Abuk; 4 Akuk; 1 Etun; 1 Iyeril.

ESTE O TIPO DE EX QUE NO PODE SER ASSENTADO PARA OS FILHOS DESANTO DE UMA CASA DE CANDOMBL, POIS NA CASA S PODE TER O EXISTENCIAL DO PAI DE SANTO.

FOLHAS DE EX

KOS EW KOS EX Sem folha no h Ex.

LAR Folha de Mamona

TIPNL Pega pinto

ODNDUN Folha da Costa

ABMD Folha da Fortuna

TT Bredo sem Espinho

RRN Alfavaquinha

RPP Mal me quer Bravo

LBR Tiririca

EW IN Folha de Fogo

KN KN Canano de Porco

BR Carrapicho de Agulha QUALIDADES DE EX LPTK LW N SNSN Me de Ex Pai de Ex

EX YANGI OB BAB EX Ex rei, pai de todos os Exs. Ex Yangiaparece como o filho primognito do Universo, rola por toda parte do solo, transferindo harmonia e fecundidade atravs do Agbra rei do corpo, forasimblica contida no ADO IRAN.

EX ELEGBARA Senhor, possuidor de fora e poder (catico). Como Ex chamado quando pode ser usado em todas as direes.

EX AGB Ex velho. Dessa forma Ex chamado quando se dirige a ele demaneira respeitosa.

EX OB Ex rei. Nome dado a Ex para exalt lo.

EX ELEGB Senhor do eb. ele quem controla e regula as oferendas.

EX ODARA Ex lindo. Tem ligao com o orix Oxum.

EX OLOB Senhor da faca. o divisor de fraes primordiais, ele regula evigia os sacrifcios. Tem ligao com o orix Ogun.

EX ENGBARIJ Aquele que fala. o dono da boca, ele quem agiliza, imobiliza os bzios para que forme configuraes para trazer as falas dosorixs no jogo.

EX OLON Senhor do caminho. o protetor dos zeladores de terreiro. Invocado em primeiro lugar, nos ritos de pad reunio dos orixs. Recebendooferenda de: gua, farinha e dend.

EX IJEL Aquele que ndigo. Esta associado imagem de Okoto, exatamente por este ser uma espcie de caracol, cuja base aberta num sp. Um nico ponto de apoio, abre se a cada evoluo mais e mais, at converter se numa circunferncia aberta para o infinito. Representa a histriaossificada do desenvolvimento de um crescimento constante e proporcional auma continuidade evolutiva, de ritmo regular. Tem ligao com o orix Oxal.

EX IN Ex do fogo. associado ao fogo, usa o vermelho e representa oax que simbolizado pela pena vermelha do ekdide papagaio da costa. Temligao com Xang e Oy.

EX ORIT Ex das encruzilhadas de trs pontas. Tem ligao com as Y mi eliy.

EX ALAKETU Cobertura do povo de Ketu. o defensor dos candomblsdesta nao e tem ligao com Oxossi Unl.

EX AKES Guardio da cidade de Oy. o que traduz a fala dos orixs nosjogos de bzios. Tem ligao com Xang e Oy.

EX OBASIN O mensageiro de Orunmil. ele quem transmite os recadosde Orunmil Oxum que a leva a Ex Engbarij.

EX AGBO o mensageiro de Xang.

EX TIRIRI Grande fora, valor e mrito. Tem ligao com o orix Ogun e Oy.

EX KRIKRI Cheio de n. O mensageiro das Y mi eliy.

EX ALDI Ex do adi. aquele que detesta o adi e quando sua arma levantada no pode ser abaixada antes de ser usada.

EX MARAGB Aquele que possui fora, poder e energia. Tem ligao comOgun, Oxum e Obaluay.

EX XOROK Guardar com grito forte, bravio. s vezes confundido comOgun, com quem tem forte ligao.

EX LOD Ex do rio. Tem ligao com Yemanj.

EX AJAK tem ligao com Oxum e s trabalha para o bem.

EX ELEP Senhor do azeite de dend.

EX ELDU Senhor do carvo.

Para invoc -lo reza se antes um ib, pe se trs pingos de gua, azeite de dend e finalmente cachaa. Com um ob vermelho na mo diz: AG OB. Parte o em seguida e vai molhando os pedaos de ob nos pingos j citados acima. Em seguida diz:

Laroy Ex, Laroy Ex, Laroy Ex, Kokorobij, Ex, Ex, Ex, Ex Xuxu In. Ajibal, Ajibal, Ajibal, Adrar, Adkar, Adkar. Ajifalar, Oruj, Tamp Orixal; Ajifalar, Oruj, Tamp Orixal; Ajifalar, Oruk, Tamp Orixal; Ajifalar, Oruk, Tamp Orixal; Ajifalar Dank Ayal Ex Mo P W...

Diz o nome do Ex e fala se sobre o motivo da invocao. Formula a pergunta que se quer fazer e joga o ob.

ALAFI Paz e Tranqilidade (resposta afirmativa de Ex).

RNDLGM

SISTEMAS DIVINATRIOS ATRAVS DOS BZIOS

Por meio de Exubarij o intermedirio entre o babalorix e o Orunmil quese recebe o recado dos orixs conforme os odu que caem no jogo, formandoconfiguraes e trazendo o desejo deles. Atravs dos bzios os orixs esclarecem, guiam, orientam, protegem e salvam aqueles que buscam os seus conselhos e que atendem as determinaes descritas pelo Babalorix ou Yalorix, que no podem preceder ao MRNDLGN, porque nas indicaes mais simples esto as vontades dosorixs. Ao detectar um problema comea se um jogo de perguntas e respostas. Assim vo se encontrando os caminhos de soluo. EXEMPLO: Se o Odu que fala KNRN um bzio aberto e quinze fechados

este fala de uma pessoa que esta atravessando uma m fase e que em suacasa houve ou haver morte. Ento devemos fazer as perguntas para OY GBAL que tem fundamento com GN (osso) que s ela domina. Para se fazer um EB tudo que a boca come preciso ter esgotado todas aspossibilidades de resolver o caso a partir das ervas: akas, ob, orob, etc. Sabemos que: ob, orob e certas folhas, quando oferecidos aos orixs dentrodo ritual, valem por um frango, cabrito, carneiro. Portanto, em muitos casos, substitui o EJ sangue animal. O MERINDILOGUN utilizado para que atravs dos Odu, marcado pela

quantidade de bzios abertos ou fechados, encontraremos a soluo dos problemas que nos apresentem no momento. muito importante termosagilidade e criatividade na preparao dos Ebs. Usando de raciocnio lgico eanalisando friamente uma situao dentro do contexto orix, transferindo poranalogia os encantos das lendas para a vida do consulente. sabido quequalquer tipo de problema relacionado com os orixs resolvido atravs deestudos sobre suas lendas. Esquema das relaes existentes entre o mundo fsico (AIY) e o mundo paralelo (RUN). Desenho extrado do livro O Jogo de Bzios Autor Jlio Braga. ENGBARIJ aquele que fala o EX que agiliza e mobiliza o jogo para que este forme as configuraes e traga a fala dos orixs.

AKESAN aquele que traduz a fala o EX que traduz as configuraes formadas por ENGBARIJ.

O jogo de bzios e composto por:

*(16) dezesseis W bzios Mrndlgn; *(4) quatro W MRN utilizado para perguntas e respostas no decorrer da consulta; *(1) um W resultado da interao de todos os outros, a representao de Oxum, em todo o sistema de orculo ODU OX TUW.

Sacrifcio Para O Jogo Dos Bzios

Em uma tigela de loua branca, pe se os bzios no sereno em noite clara. No dia seguinte aps apanh los, lav los com as seguintes ervas:

ODNDUN Folha da Costa TPNL Pega Pinto MARIW Folha de Dendezeiro ABMD Folha da Fortuna OMIN OJU Golfo Branco ORINRIN Alfavaquinha OMN B J Folha de Leite LAR Folha de Mamona PRGN Dracena Verde RPP Mal Me Quer Bravo TT Bredo sem Espinho

Isso dever ser feito antes do sol nascer; deixar os bzios descansando por

(24) vinte e quatro horas no Omier gua sagrada que deve se conter: *guas de: chuva; fonte; cachoeira; poo; lagoa; mar; rio. *Azeite de dend; mel; ob e orob.

Para o sacrifcio:

*Um casal de pombos brancos, acompanhado de ob e orob.

Os axs devero ser colocados embaixo de uma rvore frondosa e sem espinhos. Passar atim p sagrado nos bzios e eles estaro prontos para serem utilizados. O dcimo stimo bzio do jogo come junto com o Ex pessoal, e os bzios doorculo comem junto com o orix do Babalorix ou Yalorix, ou seja, toda vezque oferendar ao orix, pe se os bzios dentro da comida oferendada.

Assentamento Do Dcimo Stimo Bzio Do Jogo

Este o mais importante entre todos os bzios. consagrado a Ex, que traz aresposta para o jogo. Ele deve estar presente, mas no pode ser visto peloBabalorix ou Yalorix. Por se tratar do bzio de segurana do jogo, deve serguardado em lugar especial, longe dos curiosos, ou seja, junto ao assentamento do Ex pessoal. Deve se conversar com ele todos os dias pelamanh e lhe fazer os pedidos necessrios ao dia.

Uma indicao que deve ser considerada dentro do ato de jogar bzios arelao de antiguidade dos Odu. O primeiro Odu o mais novo de todos eperde para os demais. J o dcimo sexto considerado o mais velho, portanto, ganha dos demais. O terceiro Odu ganha do segundo, o sexto do quinto, odcimo do nono, completando assim a relao hierrquica de todo o sistema. O pagamento pelo jogo efetuado uma forma ritualstica de se pagar para oEx do jogo, pelo fato dele ter trazido as respostas. Com este ato impede que oconsulente prejudique a casa, o Babalorix ou a si mesmo pela resposta dojogo. Quem determina o valor desse pagamento o Babalorix. Quando o sol esta mais prximo da Terra, a vibrao de Ex bem maior, dependendo logicamente do lugar onde estivermos no hemisfrio. Este momento de aproximao mxima se d na entrada do vero. Em caso inverso, o afastamento da vibrao de Ex tambm ocorre. Nestes tempos, devemos ter cobertura suficiente para enfrentar situaes diversas. O simbolismo de Ex com o nmero quatro que este representa os quatrotipos de fora e os pontos cardeais. A razo do nmero oito, o fato de ser aquantidade dos filhos de Orunmil, e para cada um deles, dois kn, prefazendodezesseis. Sendo oito os filhos de Orunmil, este se torna o nmero sagrado.

PREPARAO DO EX DO JOGO

Ao participar do ritual, as pessoas tem que estar de roupa branca, corpo limpoe descalos. O lugar tem que ser iluminado com a luz natural do sol. Se a cerimnia for realizada noite, usa se velas que simbolizam o fogo, ao qualtodo orix est associado por ser um dos principais elementos da natureza. A pessoa fica numa eni (esteira) forrada; (neste ritual procura se ter sempreum grupo de oito pessoas). Em seguida, pe se o ikoko (panela) no centro doeni, onde sero feitos os sacrifcios dos d funfun (galinhas brancas). Bate se com as partes do d na terra em reverencia a Iiy mi Osrnga. Ento, sacrifica se com as mos,torce o pescoo e tira a cabea do d. O primeiroj (sangue) dever cair na terra em volta do ikoko e depois dentro. Aps tirara cabea, coloc la no ikoko com quatro penas da asa esquerda e quatro penas da asa direita, colocadas em p ao lado das respectivas cabeas,

(primeiro as do lado esquerdo, depois as do lado direito). Os sacrifcios do dso feitos com as asas, bicos e ps presos, para que eles no se debatam. Depois dos d funfun (no caso de mais de um iniciado), sacrifica se o nicod dd (galinha preta) dedicado ao Ex do jogo. Sua cabea ficara no centrodo ikoko, com as quatro penas das asas esquerda e direita. Isto para fazer aconsagrao do Bzio do Ex do Jogo. O bzio de cada iniciado ser colocadono bico de seu respectivo d. No bico do d dd, o Babalawo colocar umou mais bzios para serem dados a um filho que por acaso perdeu o seu bziode Ex, para que seja reposto de sua obrigao. Os bzios so fechados. Em seguida, coloca se nesta ordem: yo (sal), yin (mel), p pp (azeite de dend), tendo sempre o cuidado de antes reverenciar a Onil (senhor daterra) ao redor do ikoko, depois em cima das cabeas e das penas. Ao colocar oyo diremos:

IGEIRO YO KI WA NI IY

ou

IY W NI YO GBRO RNML. (YE).

Depois pe se o yin dizendo se:

YE W YIO BI YIN GBRO LW RNML.

E ao por p dizer:

P NI IROJU BE ERO TI RNML BA MI DA KO SE.

Aps feito isso, fecha se o ikoko no s funfun (pano branco), enterra se ereza se F e o OGEDE IF. Depois reza se:

IJB YMI SRNG

MOJB YIN Y MI SRNG A TONU JENU A TOKAN JEDO EJE OYE MI KALE O IYE KOKO, OIYE IYE IYE IYE KOKO.

Depois dos sete dias, desenterra se o Eb e tira se os bzios, enrola se numa folha de fundamento do Babalorix. Reza se o IJB Y MI SRNG novamente. Este Eb fica enterrado por causa do fundamento com as foras daterra, o que se faz, prximo a uma rvore. Feito isso, s ser desenterradonovamente quando o iniciado completar todos os seus rituais.

CLASSIFICAO DOS ODU

Os dezesseis bzios utilizados jogo, chamado de Meridilogun, o que significaexatamente o nmero 16, ficando assim:

ERIN = 4 OGUN = 20 DIN = MENOS, PORTANTO 20 4 = 16

Dentro desse conceito, apenas quatorze combinaes so consideradas. As duas ultimas no so consideradas. As duas ultimas no so consultadas, porserem tratarem de portadoras de axs positivos. Raramente elas ocorrem, masquando aparece estas configuraes no jogo, o sacerdote tem que lanar mode todos os Owo e novamente jogar para confirmao. Cada uma das quatorzecombinaes traz o nome do Odu (caminho) e cada Odu, por sua vez, recebeum nome especifico. Para cada uma das combinaes existe um orix queresponde durante o jogo. H combinaes que pertencem a mais de um orix.

Quando elas ocorrem, o sacerdote procura saber, por intermdio do OWO MRIN (jogo com quatro bzios), qual o orix que esta respondendo.

01 Bzio Aberto: ODU KNRN Respondem: x e Aganj 02 Bzios Abertos: ODU J K Respondem: Ibeiji, Ogun, Oba e Oxal 03 Bzios Abertos: ODU T OGUND Respondem: gn (Xang tambm transita neste Odu) 04 Bzios Abertos: ODU IRSUN Respondem: Oxossi, Yasn, Yemanj e gun 05 Bzios Abertos: ODU S Respondem: Oxum, Yemanj, Ew, Ob e Omul 06 Bzios Abertos: ODU BAR Respondem: Xang, Oxossi, Logun Ed e Ex

FILOSOFIAS DOS ODU KNRN

Por um comeou o mundo. Sem bem no existe o mal.

J OK Flecha entre irmos.

ET OGUND Discusso leva a tragdia.

IRSUN Ningum sabe o que existe no fundo do mar.

OFUN E S O morto tirou o que tinha do santo.

OBAR e OS Louco ou se faz de louco.

OBAR e OD O cachorro tem 4 patas e no anda em mais do que um caminho.

OD e OBAR

No sabe se fica com os olhos negros ou coloridos.

OWANRN e IRSUNN Eis a grande vingana.

J ONIL e IRSUN Se minha cabea no me vende, no h quem me compre.

S e OS Ao bom filho Deus e sua me abenoam.

OS e IRSUN Olhar para frente e para trs.

OS e OFUN O Santo livra se do morto.

OBAR e J ONIL A orelha no pode ultrapassar a cabea. Limites existem...

OS e OBAR Dois carneiros no bebem na mesma fonte.

J ONIL e OS O mal que fizeste, no torne a faz lo.

S e IRSUN Se o milho no leva gua, no cresce.

S e OD O que deve paga... e fica livre!

OD e S Se no h provas, fica absolvido.

OBAR e OBAR Quem sabe morre igual, aquele que no sabe.

ET OGUND e S Repugnncia, o morto est parado. Discusso na famlia.

OS e J K Rebulio; com o marido se mulher que se consulta. Se for homemcom sua mulher, e pode se estender a uma segunda pessoaachegada a eles.

J ONIL e J ONIL Dois amigos inseparveis brigam.

OS e OS Amigo mata amigo.

KNRN e ET OGUND Revoluo; sangue pela boca, nariz ou nus.

OX e J ONIL Priso. Ningum sabe o que tem, at perder.

OD e OS Estica a mo at onde alcances.

OWNRIN e ET OGUND Um joga pedra e um povo leva a culpa.

IRSUN e IRSUN Um s homem salva um povo.

OD e OD Sair do costume inquietude. No abandone teus hbitos.

J ONIL A cabea que conduz o corpo, um s rei governa o povo.

OS e OD Dois narigudos no podem se beijar.

S e J K Dinheiro traz tragdia sobre o Santo. Discrdia familiar.

OS e OX Se no sabe a lei, aprenders no outro mundo.

OBAR O rei no mente.

OS e J LSEBOR Castigado por revolta.

OFUN Onde nasceu a maldio.

OWANRN Tirar gua com peneira.

Nestes ditados que se aplicam a cada Odu, se observam variantes. Tambm se dir:

OS O melhor amigo tem pior inimigo.

J LSEBOR

Em tempo de guerra soldado no dorme.

ALAFI

Nasceu para ser sbio.

KNRN e OBAR O morto est esperando, no perca a cabea.

J K e J ONIL Querem caar um rei com flechadas.

ET OGUND e OD O que se sabe, no se pergunta.

IRSUN e S O morto est dando voltas, vendo a quem levar.

Amarrao do Igb

O ritual utilizado no decorrer da consulta. O conjunto composto de duaspedras pequenas, sendo uma branca e outra preta, e um osso do pombo quefoi sacrificado para o jogo, que fazem parte do merindilogun. O consulentediante do sacerdote recebe deste as duas pedrinhas ot igb e ot digb. Segura uma em cada mo e coloca os braos para trs na altura da cinturafazendo assim, a ligao entre o consulente, o jogo e o Babalorix.

Enquanto isso, o sacerdote inicia o rito de libao. Depois do Ib, reza se para Ex.

J cumprido o rito, de libao, o sacerdote diz:

KS K, KS RN, KS EJ No haja morte, nem doena, nem sangue.

KSR D M P D, UN SR B P OF No fales bem para o mal e nem mal para o bem.

Esfrega os bzios entre as mos, sopra com o seu ax e os apia na cabea, no meio do peito e nos ombros do consulente. Em seguida, joga se os bzios sobre uma mesa coberta por uma toalha branca.

Os ODU se classificam em maiores e menores:

So maiores: (1); (2); (3); (4); (8); (10) e (12). So menores: (5); (6); (7); (9) e (11). So maiores: (13); (14); (!5) e (16). Se aparecer na configurao um Odu maior,

Exemplo: knrn, j Oko, Et Ogund, Irsun, Ofun, j Onil ou j Lsegbor.

Ou um Odu menor,

Exemplo: Ox, Obar, Odi, Os, Ownrn.

Volta se a jogar sem pedir a mo de amarrao de IGB do consulente, poisnas primeiras jogadas no se pede Igb mesmo que aparea um Odu maior. necessrio jogar pela segunda vez e ver qual Odu que vence. Quando vier ummaior, pede se a mo esquerda; se for um menor, a mo direita.

EXEMPLOS

DIREITA em:

knrn (1) s (5) Od (7) bar (6) t Ogund (3) Od (7) Owanrn (11) knrn (1) t Ogund (3) Owanrn (11) Os (9) Owanrn (11) s (5) j Lsebor (12) Od (7) Owanrn (11) s (5) bar (6) s (5) Od (7) bar (6) j Lsebor (12) Owanrn (11) Ofun (10).

ESQUERDA em:

Ofun (10) j Onil (8) knrn (1) j k (2) Ofun (10) bar (6) Owanrn (11) bar (6) j Lsebor (12) t Ogund (3) j k (2) Odi (7). Owanrn (11) s (5) Ogb Ogund (15)

Owanrn (11) Os (9) Ik (14) j k (2) bar (6) Alafi (16). Irsun (4) Owanrn (11)

At o Odu J LSEBOR, a interpretao feita pelo Babalorix ou Yalorix. Depois deste Odu tudo fica a cargo do BABALAWO o secretrio mximo de ORUNMIL senhor dos destinos. Incontestvel sacerdote, que esclarece e resolve com o seu OPEL IF. A eles os Babalorixs ou Yalorixs deveriam recorrer caso existisse um culto organizado. Infelizmente no isso que ocorre. Podemos estender a leituras dos bzios at o ODU J OLOGBON, porm este corresponde antes ou depois de qualquer Odu a Obaluaiy. Aps descobrir o Odu, deve se fazer uso do Owo Mrin (jogo com quatro bzios) para perguntar em qual caminho este Odu se encontra. Se for R, este vem por um bom caminho. Pede ao jogo confirmao e, se isso ocorrer, significa um R perfeito. Mas se for SB, vem por maus caminhos. Tambm deve se pedir confirmao e , se isso ocorrer, necessrio que se faa um Eb, procurando o caminho que mais se assemelhe situao do consulente. Nem sempre gn ao falar no jogo significa que isso seja ruim, pois os mortos podem muito bem nos trazer algo de bom.

Exemplo: Se o consulente tiver um parente rico e este falecer, pode significarque est vindo a caminho uma herana. Portanto, um bem que vem pelocaminho da morte. Por esta razo que se torna de extrema importncia utilizao do jogo dequatro bzios, com os quais se fazem as perguntas necessrias no decorrer daconsulta e, sabendo assim, o verdadeiro caminho pelo qual o orix nos fala.

Veja Exemplo:

LRS? O orix quer revelar algo? ADM? Uma pequena oferenda? pouco amanh? KLS? Que deseja?

BSR? Um pouco de tudo? B KN OD KN? Que faa oferenda um pouco hoje, um

So muitas as causas de uma boa sorte ou bem. Exemplo:

R IK As que se devem aos mortos. prprio orix. R TNW.

Que vem do cu. R LSS RS. As que concedem os orixs. R IY. As que procedem deste mundo. R LW. Bem que se deve ao esforo prprio. R M. Que vem atravs de um filho. R W. De dinheiro. R RUGB, R GB.

R LD. Pela intuio recebida do

R R JK. Por ter a cabea assentada. R KRN.

Pelas mos do homem. R BRN. Pelas mos da mulher. R D WNTLKN. A sorte que vem do mar.

R LSS GN? Que vem de um morto?

R. Doena. JJ.

Bem que se recebe das mos de um velho. Briga, crime.

R LSS BR. De um irmo do culto. R LSS R RN. De muito alm. R SGN T. Sorte para vencer os inimigos. R GN MRAF. A sorte pelos quatro ventos. R LSS W. Sorte por ganho em loteria. vergonha. R LSS RNML. Dada por Orunmil. K.

J.

Derramamento de sangue. N N. Golpe, castigo.

LR.

dio, briga. KRJ.

Ms intenes das pessoas. GN F.

Desgraa,calamidade e

J S RIY.

Mal olhado, bruxaria. KK KB.

Morte. Revoluo.

Todo esse conjunto de palavras quer dizer OSOB ou R. Males ou bens que podem vir do prprio homem, dos orixs ou de Deus.

Assim temos: K LDNMR. RN RIY S Morte por Deus. K LSS RS. Doente por bruxaria. Morte pelos orixs. ODU OR ORIX

Todos os sistemas religiosos so baseados em algarismos. No candombl tambm isso ocorre. Para descobrir os ODU de cada um, se faz necessrio dispor de verdadeiro conhecimento numrico. O segredo dos nmeros comeacom a grande primeira causa o um ODU KNRN e termina com o nada ou zero ODU YK. Smbolo do universo infinito e ilimitado. O Babalorix ou Yalorix dever ter ao seu lado, no momento da consulta, uma caderneta onde anotara os ODU. obrigatrio jogar trs vezes. A primeira jogada ser desconsiderada por se tratar do ODU que rege o destino do consulente no dia. As jogadas seguintes so as que determinam os seus orixs.

EXEMPLO:

No caso de ODU KNRN fala Ex e Aganj.

* KNRN (1) KNRN (1): aqui encontramos Ogun, Ex e Aganj. Osacerdote ter que lanar mo do Owo Mrin e verificar qual o orix que estarespondendo. Se for Ogun, o problema do consulente esta relacionado com oODU ET OGUND, onde Ogun o primeiro orix que responde. Se for Aganj (Xang) est relacionado com o Odu j Lsebor e se for Ex o Oduknrn. * OBAR (6) OBAR (6): aqui encontramos Ex, Xang, Oxossi e Logun Ed. Se for Oxossi, o problema do consulente se encontra no Odu Irsun e Logun Ed Odu Obar. * KNRN (1) IRSSUN (4): aqui encontramos Oxossi, Ex e Oxum. Se forOxum, o problema do consulente est relacionado no Odu s. ODU OR ORIX tambm praticado no dcimo stimo dia de iniciao. O Yaw sentado sobre um pano branco, recebe do seu iniciador os 16 bzios, esfrega os nas mos, com elas aponta para os quatro pontos cardeais, para o alto epara o cho, enquanto isso, reza se um ib, descrito pelo sacerdote. Em seguida, joga se para confirmar o orix que s depois de confirmado quepoder ser raspado na cabea do Yaw. Esse ritual de extrema importncia para o Yaw. S assim no comete o errode rasp lo para um determinado orix que no seja o dele.

KNRN (1) OS (9) J OK (2) OFUN (10) ET OGUND (3) OWANRN (11) IRSUN (4) J LSEBOR (12) OS (5) J OLOGBON (13) OBAR (6) IK (14) OD (7) OGB OGUND (15) J ONIL (8) ALAFI (16)

Encontramos Ex nos seguintes Odu:

(1 4) Oxum, Oxossi (6 6) Oxum, Xang, Osaniyn,

(1 1) (1 2) (1 3) (1 4) (1 5) (1 6) (1 7) (1 8) (1 9) (3 1) (3 13) (4 1)

(4 6) (4 9) (5 6) (6 1) (6 6) (6 11) (8 1) (8 11) (9 10) (9 11) (10 4) Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 1) Ogun e Aganj (1 2) Ob (4 6) e (4 9) Orunmil (5 6) Oxum, Xang

Orunmil

(1 5) Oxum e Oxal (8 1) k, Oxum, Ob

(1 7) Ogun, Yemanj (8 11) Oy, Oxal

(1 8) Oxum, Oxal (9 10) Oy

(1 9) Xang, Oy (9 11) Oy, Yemanj, Oxal

(3 1) Yemanj (10 4) Ogun, Oxssi, Iroko

(3 13) Obaluaiy

(4 1) Oxum, Oxossi

Encontramos Ogun nos seguintes Odu:

(1 1) (5 3) (7 11) (8 10) (1 7) (5 8) (8 7) (10 4) (3 5) (7 3) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 1) Ex, Aganju (8 7) Oy (1 7) Ex, Yemanj (8 8) k, Ob, Xang, Oy, Oxal, Orunmil, Obolokun (3 5) Oxssi (10 4) Ex, Oxssi, Iroko (5 8) Oxssi(7 3) Oxssi, Osaniyn(7 11) Oxum

Encontramos Oxssi nos seguintes Odu:

(1 4) (3 5) (2 1) (4 1) (2 4) (4 3) (2 5) (4 10) Encontramos outros orixs nesses Odu: (5 8) (6 5) (7 3) (8 4) (8 9) (10 2) (10 4) (1 9) Ex, Xang (8 8) Todos os orixs (1 12) Xang (8 9) Oxssi (1 13) Obaluaiy, Nana (8 11) Ex, Oxal(2 12) Oxum Mar, Xang (9 10) Ex(3 9) Osaniyn (9 11) Ex, Yemanj, Oxal (3 10) Oxal (9 12) Xang (8 7) OgunEncontramos Osaniyn nos seguintes Odu: (3 3) (3 9) (6 4) (3 4) (5 9) (6 6) (3 6) (6 3) (6 7) (3 7) Encontramos outros orixs nesses Odu: (6 9) (7 2) (7 3) (3 9) Oy (6 6) Ex, Oxum, Xang, Orunmil (5 9) Yemanj (7 2) Ibeiji, k, Iroko

(6 4) Orunmil (7 3) Oxssi, Ogun Encontramos Iroko nos seguintes Odu: (6 10) (10 4) (10 10) (11 10) (7 2) (10 6) (10 14) Encontramos outros Orixs nesses Odu: (7 2) Ibeiji, Osaniyn (10 14) Oxum Mar (10 4) Ex, Ogun, Oxssi Encontramos Oxum Mar nos seguintes Odu: (1 4) (4 12) (7 14) (9 14) (2 12) (4 14) (8 14) (10 14) (2 14) (5 12) Encontramos outros orixs nesses Odu: (2 12) Xang, Oy (2 14) Xang (4 12) Ibeiji (9 14) Yemanj (10 14) Iroko

Encontramos Ob Olokun nos seguintes Odu: (7 5) (7 7) (8 8) Encontramos outros orixs nesses Odu: (7 5) Orunmil (8 8) Todos os orixs

(7 7) Nan, Yemanj, Oxum, Ew, Ob Encontramos Obaluayi nos seguintes Odu: (1 13) (3 13) (5 13) (8 13)

(2 13) (4 13) (7 13) (9 13)

Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 13) Nan, Oy (5 13) Oxum (2 13) Ob (7 13) Nan (4 13) Ew

Encontramos Oxum nos seguintes Odu:

(1 8) Ex, Oxal (6 6) Ex, Xang, Osaniyn, Orunmil

(1 4) (1 5) (1 8) (2 7)

(3 2) (4 3) (4 5) (4 - 10) (5 1) (5 2) (5 4) (5 6) (5 10) (5 13) (6 6) (7 7) (7 11) (8 4) (10 5) Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 4) Ex, Oxssi (1 5) Ex, Oxal (5 10) Oxal (5 13) Obaluaiy

(4 3) Oxssi (7 7) Nan, Yemanj, Ew, Ob, Obolokun (4 5) Orunmil (7 11) Ogun (4 10) Oxssi (8 4) Oxssi (5 2) k(5 4) Yemanj(5 6) Ex, Xang

Encontramos Ew nos seguintes Odu:

(4 13) (7 4) (7 7) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(4 13) Ob, Obaluaiy (7 7) Nan, Yemanj, Oxum, Ob (7 4) k, Yemanj (8 8) Todos os orixs

Encontramos Ob nos seguintes Odu:

(1 2) (8 5) (1 8) (7 7) (2 13) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ibeiji (2 13) (7 7) Nan, Yemanj, Ew, Oxum (1 8) Ex, Oxum, k, Oxal (8 5) Oxssi, Ogun (8 8) Todos os orixs

Encontramos Oy nos seguintes Odu:

(1 9) (2 12) (8 8) (9 7) (1 10) (3 9) (8 9) (9 9) (1 11) (3 10) (8 11) (9 10) (1 12) (3 12) (9 1) (9 11) (1 13) (4 11) (9 3) (9 12) (2 10) (8 6) (9 4) (10 1) (2 11) (8 7) (9 6) (10 9)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 9) Ex, Xang (8 8) Todos os orixs (1 12) Xang (8 9) Oxssi (1 13) Obaluaiy,Nan (8 11) Ex, Oxal (2 12) Oxum Mar, Xang (9 10) Ex (3 9) Osaniyn (9 11) Ex, Yemanj, Oxal (3 10) Oxal (9 12) Xang (8 7) Ogun

Encontramos Xang nos seguintes Odu:

(1 6) (2 12) (6 12) (8 8) (1 9) (2 14) (6 13) (8 12) (1 12) (5 6) (7 12) (9 12) (2 9) (6 6) (8 6) (10 12)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 6) Ex (8 6) Oy (1 9) Ex, Oy (8 8) Todos os orixs (1 12) Oy (8 12) Oxal

(2 12) Oxum Mar, Oy (9 12) Oy (2 14) Oxum Mar (10 12) Oxal (5 6) Ex, Oxum (6 6) Ex, Oxum, Osaniyn, Orunmil

Encontramos Ibeiji nos seguintes Odu:

(1 2) (2 6) (4 12) (7 2) (2 2) (4 2) (6 2) (9 2)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ob (4 12) Oxum -Mar (2 2) k (6 2) k (2 6) k (7 2) k, Iroko, Osanyin (4 2) k

Encontramos Nan nos seguintes Odu:

(1 13) (3 14) (7 7) (10 8) (1 14) (5 14) (7 13) (10 13)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 13) Obaluayi, Oy (7 7) Yemanj, Oxum, Ew, Ob, Obolokun (1 14) Oxum Mar (7 13) Obaluayi (5 14) Oxal

Encontramos Yemanj nos seguintes Odu:

(1 3) (5 9) (7 7) (9 8) (1 7) (5 11) (7 10) (9 11) (4 7) (7 1) (7 12) (9 14)

(5 4) (7 4) (9 5) (10 7) (5 7)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 3) Ex (7 7) Obolokun, Nan, Oxum, Ew, Ob (1 7) Ex, Ogun (9 5) Orunmil (4 7) Oxal (9 8) Orunmil (5 4) Oxum (9 11) Ex, Oy, Oxal (5 9) Osanyin (9 14) Oxum -Mar (7 4) Ew, k

Encontramos Oxal nos seguintes Odu:

(1 5) (3 8) (6 8) (8 11) (1 8) (3 10) (7 8) (8 12) (1 10) (4 7) (7 9) (9 11) (2 8) (5 10) (8 3) (10 12) (2 11) (5 14) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 5) Ex, Oxum (5 14) Nan (1 8) Ex, Oxum (8 8) Todos os orixs (1 10) Oy (8 11) Ex, Oy (3 10) Oy (8 12) Xang (4 7) Yemanj (9 11) Ex, Oy (5 10) Oxum (10 12) Xang

Encontramos k nos seguintes Odu:

(1 2) (2 2) (2 6) (4 2) (5 2) (6 2) (7 2) (7 4) (8 1) (8 2) (8 8) (10 3) Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 2) Ex, Ob, Ibeiji (2 2) Ibeiji (2 6) Ibeiji (4 2) Ibeiji (5 2) Oxum

(7 2) Osaniyn, Ibeiji, Iroko (7 4) Yemanj, Ew (8 1) Ex, Oxum, Ob (8 8) Todos os orixs Encontramos Orunmil nos seguintes Odu: (4 5) (5 5) (4 6) (6 4) (4 8) (6 6) (4 9) (7 5) (8 5) (8 8) (9 5) (9 8) (16) ODU KNRN 01 BZIO ABERTO E 15 FECHADOS Respondem Ex e Aganj

Fala de uma pessoa que esta atravessando uma m fase e em sua casa houve ou haver morte. Roubo, runa, maus negcios, fofocas, separao de casal, enfim, maus pressgios. A pessoa no poder viajar por enquanto, pois corre grande perigo. Esses problemas so gerados pela incredulidade, desconfiana do consulente, que no houve conselhos de ningum e acredita saber mais que todos. Por essa razo, esta sempre em maus lenis e em precipcios.

Tropeara de vez em quando com a morte por causa da lngua, (tentar aconselhar a pessoa para ter cuidado com que diz). Quando sai este Odu, faz se o seguinte: pega se um pedao de carne, unta o com or e joga o na rua. Ex provoca hemorragia e mata sem dor quem os ofende, pode ser sangue pela boca, nariz ou nus. Neste caso, a pessoa necessita se de um eb.

EB

Qualquer tipo de trabalho que se faz dentro do Candombl chamado de Eb. Por exemplo: Obori (comida cabea); flores postas aos ps dos assentamentos dos orixs, etc. Existem Ebs para o mal e para o bem, depende de quem esta praticando. O destino de um Eb (onde deve ser arriado) determinado pelo jogo de bzios, de acordo com a vontade dos orixs. O eb pode ser uma vela, uma garrafa de pinga, um sacrifcio de um galo ou boi. Podem ser arriados no mato, rio, mangue, encruzilhada, cemitrio ou num monte de lixo. Podem ser comidos ou bebidos. sempre o ponto de partida em tudo que se deseja fazer. Tem rito, cantigas e palavras apropriadas, o elemento constitutivo da operao divinatria. Atravs dos Ebs que o consulente resolve seus problemas. Para analise de cada combinao, narraremos pequenas histrias de grande fundamento para um entendimento do porque dos Ebs. Cada caso um caso isolado e deve ser analisado profundamente no momento, ou seja, joga se OWO MRIN com quatro bzios e v se qual o caminho a seguir de acordo com os problemas do consulente.

CAMINHOS DE EB

1.1. Um galo provoca chuva e torna se heri. Em certa poca, o galo era um dos maiores consultores e sua fama corria muito longe. O chefe da cidade, ao saber que existia um galo adivinho nas

redondezas, mandou cham lo para resolver o caso da grande seca que assolava quela regio. Feito o Eb recomendado, l se foi o galo. Ao chegar grande porta da cidade, foi advertido pelo porteiro que no podia entrar assim, sem fazer alguma declarao sobre sua procedncia. Com isso, inflamou se o galo e, tirando do bolso da capanga uns cacetinhos, fez uso deles, dando na cabea do funcionrio, da resultando grande derramamento de sangue. Em poucos minutos, a tempestade cai por terra. O galo, considerado responsvel pela faanha, torn se um heri.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente esta diante de um perigo iminente, masque, com bastante coragem e energia, vencer os inimigos e ter vitrias.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Sete pedaos de madeira (foi assim que o galo conseguiu vencer o porteiro). * Nove acarajs (alimento favorito de Yans responsvel pelo vento e tempestade). 1. 2. A morte enganada por Oknrn

Oknrn no conseguia nada que desejava.Feito o Eb recomendado, inventou uma maneira de obter o que desejava e enfim, progredir. Resolveu ento, dar um bode de meia (de parceria) morte, para criar. Passado o tempo, ele exigiu da morte os descendentes do bode. Como isso era impossvel, Oknrn exigiu uma soma incalculvel como indenizao.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muita astcia para realizar os seusplanos, a mesma atitude de Oknrn diante da morte.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um guizo de tamanho indeterminado (o guizo que se coloca no pescoo doscabritos, serve para o dono ach los facilmente quando so perdidos). * Uma cabaa (associada morte, na viso dos Yorub). 1. 3. Ex pe fogo em uma casa e se torna rei Para conquistar rapidamente a fortuna, Ex fez um Eb. Em seguida, seguiu cidade de Ijebu e, l chegando, se hospedou na casa de um funcionrio importante. De madrugada ele pe fogo na casa e sai gritando que o incndio vai destruir uma talha cheia de tesouros que lhe pertence. O chefe local acredita e o indeniza, fazendo o tambm rei de Ijebu.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter a mesma sorte que Ex. Obterfortuna e sucesso em seus empreendimentos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um bode, um galo (alimentos sagrados que se oferecem a Ex); * Uma jarra contendo sete bzios (os bzios antiga moeda dos Yorub soassociados idia de fortuna e sucesso). 1. 4. Ogun, defensor de um pobre Existia um pobre peregrino que labutava em vrios lugares. Trabalhava nas plantaes, era sempre explorado pelos proprietrios da terra. O aconselharam a fazer um Eb, depois disso, partiu para a grande mata fronteira. Ao iniciar o servio, causou um grande barulho naquele lugarejo to deserto. Veio Ogun, que era o dono da mata e, chegando perto daquele estranho, ficou a espreit lo. O homem ao ver Ogun, implorou logo misericrdia perguntando, em seguida, se ele queria algo e, caso desejasse, ali tudo estava sua disposio. Ogun, satisfeito, perguntou ao peregrino quem foi o ser to perverso que o

havia mandado para aquele local cuja entrada era proibida, por ser um lugar sagrado. O homem, ento, contou seus problemas, inclusive os infortnios de sua vida. Ogun ficou revoltado e ordenou ao pobre marcar com mari as casas de seus amigos, pois ele iria naquela cidade noite destruir tudo que l achasse. Como recompensa, o que salvou da destruio, Ogun deu tudo para o pobre.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente sofre grandes perseguies e invejadopor homens maus, e essa inveja deriva da sede de riquezas.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma garrafa de vinho; * Um cachorro que deve ser assado e mari (o cachorro o alimento sagradode uma das variedades de Ogun e o mari est intimamente ligado ao seuculto). com mari que se decora a casa de Ogun em dias de festa, sendo tambmcolocado na entrada do terreiro para espantar os Eguns. O Eb realizado para agradar Ogun, para que este traga ao consulente amesma sorte que teve o seu protegido na histria. 1. 5. Xang e Yansan Xang e sua esposa Yansan fizeram um Eb recomendado a fim de se tornarem fortes, poderosos e respeitados em tudo. Os dois passaram a expelir fogo pela boca quando falavam, tornando os assim, donos do raio e do trovo.

Concluso

Esse caminho significa bons resultados em todos os empreendimentos do consulente, igual o sucesso obtido por Xang e Yansan.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Fsforos e plvora (aluso ao poder recebido por Xang e Yansan de botarfogo pela boca). * Um carneiro (alimento preferido de Xang). ODU JI OK

2 BZIOS ABERTOS E 14 FECHADOS Respondem Ibeiji, Ogun, Ob e Oxal

Este Odu fala de: felicidade inesperada, boas notcias, fim de sofrimento, convivncia conjugal feliz, realizao dos intentos. Em seu lado negativo, porm, traz: prises, brigas, casos de justia, pancadaria, desfechos perigosos e crimes. A pessoa deste Odu tem personalidade marcante, objetiva e ideal firme. sincera e franca. No aceita falsidades e geralmente tensa e nervosa. Tem esprito de luta, e no importa o sacrifcio que ter de fazer para conquistar o ideal almejado. Tendncia forte ao jogo e bebida. Se a pessoa tiver gmeos na famlia, deve se fazer uma oferenda de frutas para Ibeiji. Se estiver jogando para grvida, deve se fazer um Eb, pois a gravidez pode lhe ocasionar a morte. Aconselha o consulente a resolver causas pendentes e ter muito cuidado com inimigos.

CAMINHOS DE EB

2. 1. Macacos conseguem liberdade Para se proteger dos perigos e das ameaas da selva, um grupo de macacos foram orientados a fazer um Eb. Depois de feito, se viram livres dos outros bandos de macacos da regio e at mesmo dos bandos de sua prpria raa. Desse modo, puderam viver livremente nas plantaes e nas florestas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente se encontra em grandes dificuldades, mal entendidos e inquietaes.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Duas pres. 2. 2. A reconciliao de um casal Um homem e sua mulher, em constante desarmonia, chegaram a ponto de no poderem viver juntos de modo nenhum. Feito o Eb indicado, houve a reconciliao, passando o casal a viver em colaborao e sossego.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est sofrendo desentendimentos no lar, mas com certa prudncia, poder recomear a viver em paz.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Dois pombos brancos; * Dois laos de fita (que tem a funo de unir); * Dinheiro e Igbin (caracol). Igbin o alimento sagrado de Oxal; orix da calma, da paz e da quietude. 2. 3. Emo hunk se torna rei da terra de Egb Existiam diversos prncipes na terra de Egb. Um dentre eles fez o Eb indicado. Sendo assim, Em hunk foi proclamado rei de todos os prncipes do pas dos egbs.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est em luta com algum inimigo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um pato, pregos e bandeirolas de papel branco (que significa vitria). 2. 4. A sagacidade de Tela Ok Diversos prncipes disputavam o poder, a riqueza e outros privilgios; mas Tela Ok, desprovido de meios, foi ser roceiro. Um dia, bem no lugar onde havia colocado o Eb, deu com a enxada em um grande tesouro. Para enganar seus companheiros, afirmou ter encontrado um monte de orobs.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente brevemente ter grande prosperidade, igual o personagem da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, orob e enxadas usadas. Deve se notar que na histria esses dois ltimos elementos desempenham um papel importante, portanto so essenciais para o Eb indicado. ODU ET OGUND

BZIOS ABERTOS E 13 FECHADOS Respondem Ogun e Xang

Esse Odu fala de: inveja, dvidas, desespero, desastre, dificuldades, calnia, caso na justia. Sofrimento, trabalhos e feitios feitos em cemitrios e outros locais. Esta a parte negativa deste Odu, que como todos tem o seu lado positivo. Vai depender apenas do zelador de santo saber preparar os Ebs nos caminhos de aj para positiv lo. Deve se analisar bem este Odu pois, na maioria das vezes, trata se da cabea pedindo OBORI. Nada disso dever preocupar o consulente, pois ter um futuro brilhante com esforo prprio (sem contar com muita ajuda). Adquirindo equilbrio emocional, conseguira elevao, vitria e muita paz. Se o consulente for homem, avise a este para ter muito cuidado porque o esto procurando por causa de uma mulher e que h perigo de briga e derramamento de sangue. Se for mulher, esta tem uma amiga duas caras que vai lhe causar problemas conjugais e de famlia. Avise para agradecer Ogun e que tenha muito cuidado.

CAMINHOS DE EB

3. 1. Um homem escapa da morte Um homem muito ligado em cincias ocultas recebeu o conselho de fazer um Eb para se proteger da morte.Feito tudo o que lhe determinaram, em vo veio morte para lev lo, querendo agarr lo para o jogar no buraco do igbin (caracol) que estava preso no bon que ele tinha na cabea.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est sendo perseguido pela morte e queprecisa tomar precaues.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Igbin (caracol) * Duas pres e um pombo (para que possa escapar da morte). 3. 2. Um homem salvo por Ex Existia um homem que tinha muitos discpulos. Estando gravemente doente, mandou os discpulos aos quatro cantos do mundo procurar pessoas que lhe pudessem trata-lo. Para sua surpresa, todos o abandonaram naquele momento difcil. Porm, ele j tinha feito tudo conforme lhe indicaram. Ex que tinha recebido o Eb, disse ao mesmo senhor: Levanta-te e segue adiante de mim que eu vou te escorando por detrs at chegar aos ps de quem possa te salvar nessa emergncia. Assim, ele o conduz at Orunmil e este o cura.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve se livrar de pessoas ingratas e nocontar os seus segredos a ningum. Deve se prevenir para no ter decepes, como o homem da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo; * farofa-de-dend e outros alimentos favoritos de Ex (agrad-lo para que oconsulente no seja vtima de ingratido). 3. 3. Onir se livra dos rivais Onir era perseguido por seus rivais por ser um trabalhador muito honesto. Aps ter seguido o conselho de se fazer um Eb, ele se torna respeitado e temido por todos na cidade de Ire.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, apesar das perseguies e das dificuldades resultantes da inveja, um dia ser respeitado e temido, triunfarsobre todos, como Onir em sua histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um pato, moedas e bandeirolas brancas (esses elementos representam: tranqilidade, riqueza e vitria). 3. 4. Sapeter prev fortuna

O rei de Ajax, sabendo da boa reputao de Sapeter, resolveu consult lo. Este, ento previu que todos tivessem esperana, pois que havia de lhes aparecer fortuna, proveniente de progresso imediato. Ao comear esgotar o prazo fixado, comeou a desconfiana do povo que passou a vigiar sua casa para evitar que ele fugisse. Preocupado, ordenou que sua mulher levasse todos os presentes recebidos para outro lugar. Chegou odia prometido, e junto um navio cheio de brancos, que fora frica buscar escravos. As pessoas de Ajax se regozijaram e felicitam Sapeter pelo que tinha previsto.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muita calma, pacincia, resignao e grande energia, pois dentro de pouco tempo dever haver umamelhora sbita em sua existncia, assim como ocorreu com Sapeter.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* galinhas, bzios e espelhos (esses elementos simbolizam riqueza refletida eespalhada a todos da regio). 3.5 O homem que se julgava infeliz Depois de ter sido muito rico, um homem se encontrou em um tal estado de pobreza que s desejava a morte. Tendo feito o que lhe determinaram e esperando melhoria nas suas coisas sem nenhum resultado, foi para o mato com uma corda a fim de se enforcar. De sbito, viu um pobre leproso que estava pelejando para partir a concha de um igbin (caracol) e botar a gua na cabea. Diante de tal sofrimento, reconsiderou a sua deciso. Pouco tempo depois ele foi chamado para ocupar o trono que seu pai lhe havia deixado ao morrer. Em reconhecimento, ele passa a cuidar do leproso que o salvou.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma melhora de vida em poucotempo. Deve permanecer calmo, pois obter fortuna. Reencontrar a felicidadealmejada e poder ocupar cargos importantes na sociedade.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* dois pombos, um caracol e uma corda. ODU EJ ORSUN

4 BZIOS ABERTOS E 12 FECHADOS Respondem Oxssi, Yansan, Yemanj e gn

Este Odu fala de:calnia, difamao, sangue, ciladas, grandes desastres,

indeciso. Falsidade dentro de casa e no trabalho, dificuldades em tudo, caminhos fechado. A pessoa desse Odu muito franca e atirada, geralmente mo aberta, no gosta de ver ningum chorando misria perto que j d um jeito de ajudar. Tem gosto pelo ocultismo, misticismo; se d bem com os guns dos quais est sempre ligada. Essa pessoa pensa em fazer uma viagem ou um negcio, porm, devido lngua, capaz de estragar tudo. Aconselhar o consulente no contar nada do que se passa em sua vida, para os outros no atrapalharem. Se no jogo de bzios a jogada anterior tiver sado o ODU OD, o consulente ter notcias de morte de ente querido; roubo e grandes perdas. necessrio fazer eb imediatamente.

CAMINHOS DE EB

4.1. A ona escapa de uma cilada

A ona mesmo respeitada, era muito odiada pelos outros animais. Um dia, todos os bichos projetaram uma cilada a fim de eliminar a existncia dessa fera intolervel. Porm, a ona mais esperta j tinha feito um Eb. Ela mesma caindo na armadilha, conseguiu escapar dessa traio malvola, pois tinha as patas almofadadas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente precisa tomar cuidado com manobras depessoas hipcritas. Mas, se demonstrar fora de carter, ele sair ileso, como aona da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo, uma pre e algodo. 4.2. Um homem recupera a sade Um homem vivia muito doente. Feito o eb recomendado, l se foi ele para o meio de uma cidade onde havia uma rvore. Com um ob na mo, comeou a rogar praga contra o chefe do lugar. Este ao saber dos insultos, pediu ao homem que parasse, prometendo-lhe ajuda para todas as suas necessidades. Depois disso, o homem recuperou sua sade e tranqilidade.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est vivendo ou viver uma situaodifcil. Ter problemas financeiros, de sade e no saber o que fazer pararesolve-los. Necessrio ter muita coragem e resignao para sair vitorioso dacrise.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo, um igbin; * uma talha, bebidas e principalmente ob. 4. 3. A vitria do papagaio Descreve a antiga histria que o sol, a lua, o fogo e o papagaio disputavam o poder. O nico que fez um eb foi o papagaio. Nisso, choveu muito e o fogo apagou. A tempestade escureceu o cu. Quem saiu ganhando foi o papagaio que, mesmo molhado, conservou a cor avermelhada de sua cauda.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter dificuldades, que h rivalidade comoutras pessoas acerca de algo. Mas se tiver pacincia ser o vencedor.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um etun (galinha dangola); um igbin e um ekdide (pena de papagaio). 4.4. Um prncipe doa grande fortuna Um homem que se encontrava numa situao difcil, procurou um Babalawo para fazer um eb. Este o aconselhou a queimar pimenta e receber a fumaa nos olhos. Enquanto fazia o eb, um prncipe que por l passava lhe perguntou a razo de tanto sacrifcio. Aps ouvir as razes do homem, o prncipe ordenou que lhe fosse entregue uma grande fortuna.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente se encontra numa situao muito difcil. Entretanto, pode esperar ajuda inesperada de uma pessoa bondosa. O socorrona hora certa vir.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* uma galinha, um pato, um caracol, azeite-de-dend, pimenta vermelha, umleno e uma faca. 4. 5. Ogun e sua generosidade Uma vendedora de aca e mingau segue o conselho de fazer um eb para

melhorar sua situao. Algum tempo depois, o general Ogun chegou com sua tropa e pediu a ela para alimentar a todos, que estavam famintos. Ela fez com muito orgulho e dedicao. Ogun, no tendo dinheiro para lhe pagar, dividiu com muita satisfao o que tinha conquistado na guerra.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente muito generoso e que no ter muitosproblemas na vida. Haver sempre algum para socorr lo nos momentos difceis.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um etun (galinha dangola); * Um igbin; * Um ekdide (pena de papagaio). Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um acaraj, uma galinha. ODU S

5 BZIOS ABERTOS E 11 FECHADOS Respondem Oxum, Yemanj, Ob, Ew e Omul

A pessoa deve agradecer a Oxum e pagar o que deve a ela. Ter cuidado paraque esse orix no lhe atinja com sua espada. Passar a mo na barriga e soprar trs vezes em direo rua. A pessoa deve ser cautelosa com o jeito de lidar com os outros, no falar paraqualquer um sobre sua intimidade para no cair no erro de ser difamada. Vaireceber visita de uma amiga, mas no deve lhe dizer o que vai fazer, pois essapessoa vem inteirar se de seus projetos e cont los a outros com o intuitode prejudic la. pessoa sensvel, que chora toa por qualquer motivo que as choque. Ambiciosa, pensa emgrandes negcios, mas perde muitas oportunidades. Geralmente fracassa no amor. Tem mediunidade aguada e deve se iniciar no culto aos orixs. O lado msticoda vida lhe atrai muito. Chega a ser grande Yalorix ou Babalorix, pois pessoa que se liga a tudo que existe dentro do culto. preciso ter muito cuidado com quem deste Odu, pois manhosa, astuta ena maioria das vezes no muito sincera. Se for mulher, costuma conseguirdos homens que a cerca, tudo para seu prprio bem estar. Se for homem geralmente a irresponsabilidade e a ganncia invade o seu mundo.

CAMINHOS DE EB

5. 1. Dinheiro, o causador do bem e do mal Dinheiro que era filho de Oxal, se dizia to poderoso a ponto de segurar at

a Morte. Deitou se numa encruzilhada e as pessoas que passavam por l diziam: Xi! Este homem esta estendido com a cabea para a casa da Morte, os ps para o lado da Molstia e os lados do corpo para o lugar da Desavena.Ouvindo essas palavras, Dinheiro teve uma idia genial. Foi at a casa da Morte e l comeou a tocar os tambores por ela utilizados para matar as pessoas. Assim ele, que j tinha uma rede preparada, esperou. Quando a Morte veio verificar o que estava ocorrendo, ele a capturou e a conduziu para a casa de Oxal. Este, revoltado com a situao, disse ao Dinheiro: Vai-te embora com a Morte e com tudo que possa haver de melhor no mundo. Tu s

o causador de tudo, do bem e do mal. Some-te daqui. Leva-a, e podes possuir e conquistar o universo. Concluso

Esse caminho mostra que o consulente deve ser mais prudente em relao aosmeios que utiliza para ganhar dinheiro ou outros bens necessrios sua existncia. O dinheiro pode lhe trazer a felicidade, mas tambm dissabores etristezas. Em todo o caso, indica grandes possibilidades de obter os bens materiais que deseja.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado. 5. 2. A descrena Um homem foi recomendado a proteger sua mulher com um Eb, e oferecer angu de inhame com caruru cabea (Obori), a fim de evitar todos os distrbios que podem ocorrer na vida de uma mulher. Mas ele no levou a srio. Passado o tempo, houve um ataque sua casa, no qual os guerreiros, alm de acabar com tudo que encontraram, ainda violentaram sua esposa. Como sempre acontece no h mal que sempre dure nem bem que se ature. Um dos saqueadores, condoendo se daquela cena to deprimente, perguntou se a mulher havia deixado de fazer um Eb. Sabendo que sim, os mesmos algozes lhe reprovaram o procedimento de descrena de no haver cumprido o que lhe determinaram. Perdoaram lhe a vida, dizendo lhe que nunca mais fizesse pouco caso dos conselhos que recebessem dali por diante.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muitos desentendimentos e sriascomplicaes familiares. Porm, sero problemas passageiros que, com cautela, podero ser eliminados.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um caracol, um pombo e um galo. Portanto, o consulente dever ter uma f profunda e levar a srio o que for recomendado. Se negligenciar a feitura do Eb, ele ter problemas realmente graves. 5. 3. A fuga de Xang Conta histria que Xang tendo um carneiro, um dia houve uma grande briga entre eles por causa de cime de mulher. Cansado de lutar, o carneiro foi se recompor em sua casa, armou se com chifres e voltou a lutar com mais vigor. Xang, vencido, desapareceu da terra. Com grande decepo, os amigos de Xang se incubiram de fazer um Eb com muitas pedras midas. Logo em

seguida, as trovoadas soaram, os raios caram e comearam a crer que Xang estava no cu.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente esta em conflito com algum. Se notomar precaues, esse conflito poder se transformar em derrota para ele.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Chifres de carneiro (o carneiro da histria simboliza o inimigo, portanto oschifres servem para quebrar a fora dele). * Um galo e pedras pequenas. 5. 4. Oxum exige um sacrifcio Um guerreiro precisava atravessar uma cachoeira para atacar uma cidade. Mas era impossvel atravess la. Protestou ento, em alta voz, dizendo que dava tudo a Oxum sem arrependimento se pudesse passar com seu exrcito naquele lugar. Com essas palavras, a cachoeira secou imediatamente e o guerreiro saiu se vitorioso. Vindo ele de volta da guerra, e chegando beira do rio, as guas comearam a subir. No sabia o que devia fazer para se livrar dessa situao. Ele foi informado de que para alcanar a outra margem do rio, deveria jogar gua sua prpria filha, chamada Tudo. Que dor no foi ouvir essas palavras, porm, ele no teve outro jeito seno mandar botar sua filha nas ondas, que a tragaram imediatamente. Nesse momento as guas baixaram de tal forma que, em poucas horas, o rio estava sequinho. As tropas atravessaram e tambm o general, com a maior mgoa de ter perdido sua

filha nica.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muitos inimigos pela frente, e devefazer de tudo para evita-los. Tomar cuidado em fazer promessas que nopossam ser cumpridas. Analisar bem se no est devendo algo Oxum.

Eb

*Para que o consulente seja aliviado, dever fazer um Eb com tudo que puderconseguir.

5.5. Oxum, senhora da riqueza Uma moa chamada Oxum, fazia todos os esforos possveis para melhorar sua condio de vida. Foi aconselhada, ento, a fazer um Eb e lev-lo casa de Oxal e pedir em voz alta o que queria, pois assim obteria tudo. Ao chegar l, comeou a maldizer dele. Como que ela conseguiria o que precisava se diziam ser Oxal um perverso de marca maior. Assim, abalou toda a cidade, ele no podia continuar como rei do povo diante daquela desmoralizao

provocada por Oxum. Seus amigos o aconselham a dar tudo que aquela moa queria, contanto que deixasse de rogar praga. Diante da insistncia de todos, fez vir sua presena a moa e deu-lhe tudo o que estava ao seu alcance. Assim, Oxum se tornou a dona de toda fortuna.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grande prosperidade. Porm, deveter muita pacincia enquanto luta pelo que deseja.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um pombo, um caracol e peixe assado. ODU OBAR

6 BUZIOS ABERTOS E 10 fechados Respondem Xang, Oxssi, Logun-Ed e Ex

Quando aparece este Odu faz a confirmao no jogo se a pessoa filha deXang. Verifica se o problema originou de uma promessa a esse orix e apessoa no pagou. Caso for confirmado, a pessoa no pode sair durante setedias e nem entrar em discusso a toa, porque as armadilhas esto prontaspara peg-lo. Para que suas perspectivas de vida dem certo tem que atender as determinaes dos orixs. No momento da consulta manda-se a pessoa passar as mos nas pernas esoprar em direo da rua. Este Odu fala de calnia, aborrecimento com as pessoas, sofrimento de si e defamiliares. Casos amorosos no bem definidos. Traio e muito feitio,

motivado pela inveja que causa nos outros, mesmo sem ter nada aparente. Questo de justia para ser resolvido. Roubo, atritos por dinheiro. No lado positivo, fala de possibilidade de riqueza e progresso devido ao auxlioinesperado, e a pessoa no deve perder a oportunidade, pois da poder nascertoda uma melhoria de vida. A pessoa est sempre pronta ajudar algum, tendo assim uma boa ndole. Pessoa liberal que gozar de prosperidade semlimites no futuro.

CAMINHOS DE EB

6.1. O pombo escapa da armadilha Todos os pssaros se reuniram para saber como eles poderiam viver em paz. Ficou unanimamente resolvido que cada uma devia fazer um Eb para evitar qualquer acidente, falsidade ou traio. Mas s o pombo levou a srio esta recomendao. Um dia, amarraram uma visgueira na beira de uma fonte onde todos os pssaros iam beber gua durante o vero. Todos os pssaros acabaram caindo, menos o pombo que soube escapar muito bem da armadilha.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve tomar muito cuidado com as pessoas falsas.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado 6.2. Juriti protege seus familiares Mandaram a pomba Juriti fazer um Eb para que seu filho amado e seus parente prximos no sofressem dor, agonia ou outros males que pudessem provocar sentimentos. Feito o Eb, ela conseguiu realizar o seu desejo, sendo uma verdadeira protetora dos seus.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muito cuidado com seus filhos eparentes, sobretudo se um deles estiver doente.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma corda, peixe assado e algumas moedas. 6.3. De como o pombo se tornou ave domstica Mandaram fazer um eb para que todas as aves do mato, sem distino,

participassem. Mas s o pombo obedeceu, os outros ficaram a blasfemar. Por essa razo o pombo se tornou uma ave domstica, enquanto os demais permaneceram silvestres.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter em breve uma mudana de vida, mais especificamente uma mudana de residncia ou de situao social.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, uma pre, peixe e azeite-de-dend 6.4. Obar, se torna o Odu mais rico No comeo do mundo, os quinze Odu foram aconselhados a fazer um eb, mas no obedeceram. Obar, o nico Odu que no recebeu o conselho, resolveu fazer o Eb por sua prpria conta e muito se arriscou para conseguir tal fim,

dada a sua precria condio. Era de costume, de cinco em cinco dias, os quinze Odu irem casa de Olofin consultar o jogo, mas nunca convidavam o outro irmo, Obar, pois consideravam-no ridculo por ser muito pobre. Da ltima vez que eles foram, Olofin, com desprezo, ofereceu uma abbora a cada um deles. Para no serem indelicado, levaram as abboras consigo e saram em direo de seus lares; ento, algum se lembrou de Obar e se dirigiram para sua casa. Este recebeu seus irmo humildemente e lhes ofereceu comida. Depois de acabar com toda a despensa de Obar, se despediram do irmo e deram de presente as abboras que receberam de Olofin. E l se foram satisfeitos com a gentileza e delicadeza do irmo pobre. A mulher de Obar, censurou-lhe a franqueza e liberalidade que quis mostrar possuir, pois seus semelhantes nunca olhavam para ele como irmo. Porm, as palavras de Obar eram simples e decisivas: Eu no fao isso para ser delicado com eles; estou cumprindo ordens, estou avisado de que, fazendo favores, vir a nossa prosperidade. Ao abrir a abbora para com-la, pois estava faminto, verificou que dentro dela estava cheia de pedras preciosas. Ao abrir as outras, notou que em cada uma existia um tipo de tesouro escondido. Assim, Obar comprou tudo que era necessrio e construiu um palcio em poucos dias, alm de adquirir cavalos de vrias cores. Passado o tempo, os Odu foram casa de Olofin, como de costume. Nisso vem Obar, acompanhado de uma multido, inclusive msicos com enorme charanga. Enfim, todos com uma alegria incomum. De vez em quando, Obar mudava de cavalo em sinal de nobreza. O alvoroo foi tamanho que Olofin indagou quem vinha com aquele prestgio todo. Qual foi a surpresa dos Odu, ao verificar que era Obar, a grande proeza. Olofin, ento, novamente perguntou o que eles fizeram com as abboras que tinham recebido. Ao saber que tinha sido entregue a Obar, Olofin lhes disse que a sorte estava

designada para que Obar fosse o mais rico de todos os Odu, pois as riquezas estavam encerradas dentro das abboras que seriam uma de cada um; mas, para felicidade de Obar tudo foi para ele.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grande prosperidade e sucesso emtodos os seus empreendimentos. Entretanto, para chegar a esse caminho devitria, ele deve agir com prudncia, pacincia e humildade.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, ob, orob, atar e tudo que a boca come(expresso usadapara denominar tudo que se usa em um Eb). ODU OD

7 BZIOS ABERTOS E 9 FECHADOS Respondem Omul, Oxaluf, Oxssi, Ogun, Oxum e Ex

Este Odu fala de muita dificuldade, caminhos fechados, desavena, perseguio por banalidades e imoralidades. Os obstculos s podero ser vencidos se a pessoa tiver muita f em Olorun (Deus) e se entregar completamente aos desgnios dos seus orixs. Se este Odu cair para uma pessoa doente, significa que esta vai morrer logo. Porm, se vier at com (6) OBAR pelo lado esquerdo, tudo se resolver e haver grande mudana de status, futuro recompensador de forma espantosa. pessoa humilde, personalidade marcante e com tendncias fortes para o ocultismo e misticismo. No tem medo da morte e quando a pessoa feiticeira no h quem a segure.

OBSERVAO: preciso olhar muito bem a queda dos bzios, pois na maioria das vezes, preciso recolher a pessoa e fazer as obrigaes. Se a pessoa no se tratar (no tirar um Eb) o futuro incerto e ter sete anos de sofrimento.

CAMINHOS DE EB

7.1. O homem que afugentou a morte Uma grande epidemia se alastrava pela cidade. Um homem, sabendo disso, resolveu se prevenir fazendo um Eb. Mandaram que levasse um sarigu e o amarrasse na sua porta, bem em cima, para que todos pudessem v-lo. Assim

fez o homem. Dias depois, quando a Morte veio em busca da pessoa daquela casa, de repente avistou aquilo que estava dependurado na frente da residncia. Todos os objetos empregados no Eb se puseram a perseguir a Morte e ela, apavorada, prometeu no mais tocar o homem e o povo do lugar.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente dever mostrar sua astcia diante deum grande perigo que o ameaar. Com muita energia, ele saber de muitasperseguies. Se agir com inteligncia, conseguir ultrapassar todos os obstculos que se apresentarem em sua vida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, um peixe assado e um sarigu ( fundamental que esse ltimoentre na composio desse Eb). 7.2. O escravo que se tornou rei Como castigo, um escravo foi colocado em um caixo e atirado na corrente de um rio. Por obra do destino, o caixo esbarrou no primeiro porto. Ali o rei tinha morrido e havia uma grande luta por haver herdeiros ao mesmo tempo. E todos com direito sucesso imediata de forma que no se sabia como decidir o complicado problema. Depois de uma grande confuso, ficou decidido que o

primeiro estrangeiro que se apresentasse seria nomeado rei. O escravo, cujo caixo tinha esbarrado num igbin, foi escolhido para ser rei desse povo.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, mais cedo ou mais tarde, ter o quedeseja. claro que ele no deve desejar o que est acima dos limites de suaspossibilidades. Portanto, ele ter uma sorte semelhante do escravo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha e um peixe assado. 7.3. O casal que conseguiu fortuna Um casal que passava por grandes dificuldades resolveu seguir o conselho de fazer um Eb. Continuaram, os dois, os seus servios cotidianos de cortar palmas de dend e de coqueiro para vender. Um dia, estavam entretidos no corte da mata quando, num dado momento, o faco escapou e foi cair direto num lugar onde, mais tarde, se constatou a existncia de um castelo belssimo onde existiam brilhantes e outros objetos de valor.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes surpresas na vida. Que asdificuldades que ele atravessa no momento so passageiras e que brevementedias melhores viro

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um faco ou uma espada (aluso evidente nica ferramentapossuda pelo casal). 7.4. Odi cura enfermidades Odi, um dos grandes sbios na arte de adivinhar, foi procurado por dois sujeitos em diferente ocasies. Para o primeiro, que tinha um tumor no escroto, ele mandou fazer um Eb com um carneiro. O homem segurou o carneiro e se ps a pedir alma de seu pai a ventura de ficar curado daquela enfermidade. Neste ato, o carneiro deu um coice para trs, vazando-lhe os escrotos, ficando imediatamente curado. Para o segundo, que era cego, mandou fazer um Eb com um galo. O homem tambm segurou o galo e se ps a pedir alma de seu pai, que o curasse; o galo meteu-lhe as unhas nos olhos rasgando-os, ficando assim curado. Mais tarde, os dois procuraram Odi para lhes agradecer e o encontraram na priso por um motivo ftil. Eles fizeram outro eb para ajudar Odi a sair de l. Nessa mesma ocasio, a filha do chefe local adoeceu e este lembrou de Odi como um dos mais peritos no

assunto. Mandou cham-lo para curar sua filha. O chefe em sinal de gratido, deu Odi a filha como esposa e tudo que era necessrio para uma vida confortvel.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve se preparar para suportar muitosobstculos e hostilidades na vida. Porm, no deve se preocupar, porque vai encontrar pessoas generosas que o ajudaro. Sofrer uma enfermidade qualquer, mas no deve se preocupar, pois ser passageira.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro e galos 7.5. Pacincia, Discrdia e Riqueza Havia um homem cujo nome era Orunmil. Mandaram que ele fizesse um Eb a fim de melhorar de situao, pois no sabia onde ia de onde vinha. Um dia apareceram em sua porta trs mulheres que diziam chamar-se: Pacincia, Discrdia e Riqueza. Todos queriam ficar em sua companhia. Perguntando a Orunmil qual das trs ele queria, preferiu ficar com Pacincia. Por esse motivo as outras duas ficaram desgostosas. Seguiram a sua viagem e, em dado momento, no meio do caminho, surgiu uma discusso entre as duas numa estrada quase deserta. O motivo foi porque uma delas censurou a escolha de Orunmil, classificando-a de extravagante, enquanto que a outra dizia que isso dependia do gosto de cada um. Foi o que bastou para que se esbofeteassem, at que os trabalhadores das estradas mais prximas interferiram na luta e

levaram as duas ao chefe do local. Cada uma deu a sua verso, e, como no existia testemunha do fato, foram casa de Orunmil pa que l, como homem mais abio, resolvesse a causa. Assim que as duas mulheres o avistaram, foram logo dizendo: Por causa do homem que ns estamos brigando. Foi por ele ter ficado com a nossa serva, a Pacincia. Est claro que onde h pacincia haver tudo e, sem ela, ns no podemos viver; por isso, todas ns devemos ficar com este mesmo homem at o fim de nossas vidas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve, diante dos problemas que enfrenta, ter muita calma e perseverana.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um pato e uma galinha ODU J-ONIL

8 BZIOS ABERTOS E 8 FECHADOS Respondem Oxal e todos os orixs

Este Odu fala de morte sbita; depresso, dores de cabea; reumatismo; convivncia conjugal difcil; perigo de doenas graves; perseguio de homem ou mulher perversos.

Goza de muita simpatia por parte das pessoas e proteo espiritual. A pessoa deste Odu engana at a morte. O dio acumulado em seu ntimo muito grande e a sede de vingana prospera e contagia. Quando sai este Odu, recolhe-se o jogo e diz para a pessoa agradecer por estar viva a Obtl e Yemanj. Deve ter muito cuidado com os vizinhos e no dormir com roupas pretas e nem coloridas. Ter sempre ao lado da cama um copo dgua. Necessrio fazer um eb, e dar incio as obrigaes de iniciao ao culto.

OBSERVAO: O principal orix que fala neste Odu Oxalagui o dono da guerra -, e possivelmente o da vitria. Os ebs existem para que a negatividade seja afastada e a positividade exaltada. Portanto, o cuidado importante para que no se venha a prejudicar o consulente antecipadamente.

CAMINHOS DE EB

8.1. A Morte se deixa enganar

A Morte estava semeando o pnico em uma cidade. Um homem ao saber disso, resolveu fazer um eb. Untou seu corpo com jenipapo verde. A Morte ao chegar, fingiu no o reconhecer e perguntou de seu paradeiro. Dessa forma o homem conseguiu viver um pouco mais.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente dever enfrentar os perigos eminentescom muita garra e sagacidade.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Peixe assado e, principalmente jenipapo 8.2. A sobrevivncia da cajazeira Todas as rvores receberam o conselho de se fazer um eb, mas a cajazeira foi a nica que decidiu fazer. Por essa razo, todas as rvores morreram quando se curvaram em direo ao cho. Menos a cajazeira que renasceu, mesmo nessa posio.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente dever cuidar de sua sade. Se jestiver doente, deve repousar e fazer um eb para que essa doena no sejafatal.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um caracol e gua (a presena desse ltimo na composio do Eb se explicapelo fato da cajazeira ter sido salvo por ela). 8.3. A paz volta ao casal Um casal que vivia em desentendimento fez um eb e conseguiu, por esse meio, reencontrar a harmonia.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est passando por desentendimentosgraves com a pessoa amada. Mas no deve se preocupar, pois brevemente apaz retornar a eles.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre; um casal de pombos ( smbolo de harmonia entre os seres); * Laos de fita; banana da terra (smbolo flico) e amendoim (consideradoafrodisaco). 8.4. Orunmil possui a mais linda donzela Todos os orixs precisavam fazer um Eb prescrito por Orunmil, mas se recusaram. Vendo que ningum queria faz-lo, o prprio Orunmil, o consultor deles para esse fim, resolveu fazer o tal Eb. Havia uma donzela to bonita quanto rica, fechada no palcio encantado a sete chaves. Orunmil pegou o

seu martelo (irof) e foi apontando com ele para as portas. Assim, foi abrindo uma a uma at chegar no centro do palcio onde ela se encontrava. Desse modo, Orunmil pde possui-la.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma vida cheia de sucesso, cumprir suas obrigaes ao longo de sua vida e ser feliz com a pessoaamada.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um casal de pombos ou de galinhas brancas e pequenos objetos marinhos.

8.5. Uma criana salva seus pais Um casal vivia em desarmonia por razes srias. O homem querendo matar sua mulher, um dia colocou veneno em sua comida, mas a me foi advertida pela criana que eles tinham. A mulher irada, decidiu ento fazer o mesmo, mas o pai tambm foi prevenido pela criana. Acabaram por brigar tanto, que foram levados justia. A reciprocidade dos crimes foi constatada, eles foram liberados, reconciliaram-se e foram muito felizes.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes dificuldades, principalmente com a pessoa amada. Esses mal-entendidos sero causados pelo cime dos dois, mas desaparecero com o tempo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um casal de patos e objetos brancos (smbolos da paz). 8.6. A desigualdade entre os povos No comeo do mundo, o criador decidiu que cada um deveria agir por si mesmo. Todos os povos seguiram as recomendaes, menos os africanos, que no fizeram o Eb prescrito. Por essa razo, desde o incio os brancos dominam o mundo.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma vida sem grandes problemas. Entretanto, se for morar em um lugar que no seja sua terra natal, ter melhores condies de prosperar na vida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha branca e o mximo de ingredientes que puder conseguir 8.7. Oxal aclamado chefe de todos os orixs Orunmil aconselhou a todos os orixs a fazer um Eb. S Oxal se disps a faz-lo. Ele vivia em um lugar afastado onde trabalhava duramente. Era cortado de dend e lenha, e por ter cado de uma rvore, ficou corcunda. O lugar se tornou uma cidade pela chegada de outros orixs e foi necessrio escolher um rei. Se reuniram para discutir quem que iria ser o chefe do local. Oxal, antes de ir reunio, fez um Eb auxiliado por Olokun, o qual lhe deu uma pea das que ele levou para fazer os vesturios de cima e de baixo, e tambm lhe deu as plumas encarnadas da cauda do ekdid, para ele pr em cima de uma nica tnica branca. Assim, Oxal foi colocado em primeiro lugar

entre as pessoas presentes e, desse momento em diante, foi considerado o rei. Foi aclamado chefe de todos os orixs. Oxal quer dizer o grande orix. Olokun, dono do oceano, que fez um Eb com tudo o que foi possvel oferecer, tornou-se senhor e possuidor de tudo que existe sobre a Terra. belo o adgio que diz que as guas correm para o mar e que o oceano muitssimo mais rico que os continentes.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente melhorar subitamente suas condiesde vida. Uma pessoa vai surgir para ajuda-lo muito.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, uma galinha e penas de ekodid. ODU OS

9 BZIOS ABERTOS E 7 FECHADOS Respondem Yemanj, Yans, Xang e gn

Este Odu fala de prejuzo, pessoa envolvida em roubo. Se no foi roubada, mostra que o ladro est prximo, mas se fizer algo para atrapalha-lo, tudopode ser mudado. Tomar cuidado, caso houver confuso ou acidente para no se envolver, poisse souber quem o ladro ou o culpado, vai ter pena em dizer. Este Odu causa dores e problemas de cabea se for mulher, devido o fluxomenstrual. A pessoa teimosa, vive fugindo de si mesma, criando assim

caminhos de abismos perigosos. Traz consigo espritos de m influncia. Suainteligncia aguada em todos os sentidos. Geralmente perseguida pormulheres ou homens e as perdas lhe traz muito desgosto e dor. Generosidade, eficincia e prestabilidade no falta para a pessoa deste Odu, porm, dificilmente perdoa ofensa com facilidade. Seu poder ilimitado e tudopode fazer quando quer ajudar ou prejudicar algum. Se torna grande Pai ouMe de Santo. Necessrio fazer um Eb e Ebori.

CAMINHOS DE EB

9.1. Os inimigos do orangotango O carneiro, o bode e outros animais eram inimigos do orangotango. Foram at a casa de Olofin para fazer um Eb, com a inteno de se livrarem do inimigo. Como o Eb tinha que ser feito com um orangotango, Olofin, foi caar no mato e preparou uma cilada: sabendo ele que os macacos gostam muito de ob, pegou uma cuia bem grande e colocou muitos obis dentro. O orangotango, como j havia feito o Eb com muitos metais, moveu-se devagarinho at se safar de dentro da cuia. Assim, Olofin levou a cuia vazia pensando que o macaco estava dentro. Chegando na presena de todos, abriu a cuia e qual

no foi a surpresa ao encontr-la vazia. Olofin, como precisava despachar o Eb, pois no podia mais tardar a feitura, ordenou que agarrassem o carneiro e seus companheiros. Aqueles que queriam vingar do macaco acabaram sendo pegos na prpria armadilha.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente precisa ter muito cuidado com seusinimigos, para no cair em uma armadilha tramada por eles. Deve estar sempre pronto para saber como reagir face aos perigos e obstculos da vida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um ob, metal amarelo e peixe. 9.2. Oxal perseguido por corujas Oxal, tendo negligenciado a feitura de um Eb, viu-se perseguido por um bando de corujas. Procurou novamente Orunmil e este lhe indicou em fazer um outro Eb para liberta-lo. Colocou o ecur na frigideira e botou no telhado. Isso bastou para que todas as corujas fossem encostando na frigideira, deixando, assim, de persegu-lo.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente sofrer grandes perseguies por partede seus inimigos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, ecuru e peixe. 9.3. A briga de Orunmil com Oxal Orunmil teve um desentendimento com Oxal. Ele ento, decidiu que nenhum orix poderia ter qualquer contato com Orunmil de forma nenhuma. Vendo-se isolado, Orunmil fez um Eb. Depois de Ex ter recebido o sacrifcio, l se foi ele direto casa de Oxal a fim de aconselha-lo a fazer as pazes com seu adversrio. Ao chegar l, foi logo dizendo: J existe um homem mais homem do que todos os homens do mundo, brigando com milhares de pessoas de todas as camadas sociais, sem distino de idade e de sexo. Oxal ao ouvir essas palavras da boca de Ex, perguntou: Quem esse extraordinriosenhor do mundo ? Ex explicou: Orunmil, que est fazendo muitas coisas no mundo. Ora, se todos esto como seus rivais, claro est que Orunmil onipotente e inigualvel sobre a Terra. Ouvindo isso, Oxal perguntou a Ex o que devia fazer para reduzir os poderes dele. Ex o aconselhou que fosse o quanto antes com o seu pessoal, curvar-se e pedir perdo a Orunmil. Oxal,

sem perder tempo, chamou todos os orixs e os fez cientes da nova em questo e pediu que cada um desse a sua opinio. Ogun disse logo que seria ridculo tal atitude. Porm, Oxal mostrou a ele que seria necessrio obter a paz entre todos. Aps lhe pediram perdo. Daquela data em diante, Oxal lhe concedeu todos os poderes para ser o primeiro e nico que devia resolver todos os problemas da vida, quando necessrio.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma grande habilidade para resolver seus problemas e se livrar de seu inimigos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado (alimento predileto de Ex). 9.4. Osanyin torna-se mgico Mandaram Osanyin despachar um Eb, para que ele pudesse ter as foras magnticas a seu favor, e que seus desejos virassem realidade. Aps feito, foi entregue a ele penas de coruja e cebolas para que ele fizesse uso delas em todos os seus processos. Dessa data em diante, ficou Osanyin com suas mgicas admirveis.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est vivendo momentos de calma e queno futuro tudo ser ainda mais favorvel.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um peixe assado, penas de coruja e cebolas ( os ltimos elementos soessenciais na feitura desse Eb). 9.5. Oxal fica rico Mandaram Orunmil fazer um Eb e ele no o fez, sendo, afinal, Oxal quem fez tudo o que foi determinado. Sendo o chefe local da cidade, muitas pessoas, aps fugir de outra cidade, ao chegar nesta, entregaram a Oxal os seus bens. A partir desse dia ele se tornou muito rico.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma melhora de vida imediata. Mesmo se estiver passando no momento, por dificuldades, no deve se desesperar, pois brevemente dias melhores viro.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Nove galinhas, uma cabra e rfia. ODU OFUN

10 BZIOS ABERTOS E 6 FECHADOS Respondem Oxal, Oxum e Xang

Este Odu fala de doenas de barriga; morte por doenas diversas; trabalhos feitos; casos amorosos com grandes perigos. A pessoa desse Odu muito caridosa, paciente e geralmente entende os problemas de outras pessoas, procurando ajuda-las. Se estiver jogando para mulher e esta estiver grvida, vai ter um parto muito difcil. Se for homem, aconselha-lo para fazer um Eb com urgncia, pois pode vir a adoecer gravemente. um Odu velho, no gosta da cor preta, geralmente s traz vitria rpida quando responde duas vezes seguidas. sinal que a pessoa ficar muito rica. Pode significar tambm que o jogo est fechado para a pessoa, Se isso ocorrer, necessrio fazer um Eb ou Obori.

CAMINHOS DE EB

10. 1. O elefante se livra das moscas Para se livrar de todo tipo de perseguio, o elefante fez um Eb. Depois de feito, foi entregue a ele um espanador, livrando-o assim dos insetos, seus piores perseguidores.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente em pouco tempo poder viver em paz eser aliviado de toda perseguio.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um rabo de antlope 10. 2. O esplendor de Oxal Oxal fez um eb para ter vigor e ser aplaudido em todas as circunstncias. Depois disso passou a apresentar em seu comportamento o mais sublime esplendor.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter sucesso em tudo que fizer.Pode serque mais tarde tenha algumas doenas, mas desaparecero rapidamente.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, uma pre, peixes e muitas carapaas de caranguejo. 10. 3. Oxal pinta a galinha dangola A galinha dangola foi recomendada a fazer um Eb para obter tudo que ela desejasse, mas foi aconselhada a ser mais amvel com as pessoas, principalmente com aquelas que visse pela primeira vez. Quando Oxal se encontrou com a galinha dangola, no caminho, ela lhe ofereceu de tudo que levava, ficando Oxal entusiasmado com aquela fineza. Ento, Oxal, com suas prprias mos, pintou-lhe todo o corpo com efun. por isso que a galinha dangola o animal que demonstra mais semelhana com Oxal, mais do que qualquer outro bicho existente, sendo de uso extraordinrio para todos os fins.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes possibilidades em realizarseus desejos, se a generosidade com seus semelhantes for exaltada.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um igbin e efun. 10. 4. Oxal brilha como o Sol Um Eb foi proposto a quem quisesse faz-lo, Oxal apressou-se em pratic-lo imediatamente. E muitos foram fazer o referido Eb, levando as coisas

necessrias: pano e penas de Ekdide. Chegando o dia para todos fazerem o Eb, Oxal apareceu iluminado de tal forma que se assemelhava aos raios de sol. Assim, foram se curvando diante de tamanho brilho, como aurora nascente. Todos lhe juraram fidelidade e lhe deram tudo o que cada um possua, e prometeram adora-lo para sempre.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes vitrias na vida. Ser possuidor de uma grande fortuna e brilhar em sua profisso.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma ovelha, muitas penas de ekodid e efun.

ODU OWANRN

11 BZIOS ABERTOS E 5 FECHADOS Respondem Ex, Oy e Ogun

A pessoa deste Odu deve ter muito cuidado, porque tem pessoas querendoprejudic lo, envolvendo o em confuso com justia. No permitir reunioem sua casa por uns dias, para no se envolver numa cilada armada por partedos embosteiros. No emprestar roupa e objetos de uso pessoal ningum. Deve carregar no bolso esquerdo uma pedra e, no outro bolso, milho torrado para comer, e quando algum perguntar o que come, responder: -Como pedra! Mostra ento a pedra. Este Odu fala de vingana; ingratido; perturbao; desordem; pancadaria; dificuldades para obter o que se deseja; felicidade oculta e difcil. A filosofia deste Odu : Quem tem que morrer no adoece, morre logo! Se for homem volvel e sem f, luta com dificuldades para a realizao dequalquer projeto. S vence na vida depois de muitos obstculos vencidos, apssofrer com agruras e sacrifcios tenaz. Traz tendncia para mendigar qualquercoisa. Vcio num modo geral, ou at participar de casos baixos e escusos comenvolvimento com a polcia e a falta de sentimento com o que vier a acontecer. Para levantar a pessoa deste Odu, precisa o Pai de Santo ter muito conhecimento e pacincia.

CAMINHOS DE EB

11. 1. A maldade das pessoas Uma mulher recebeu um conselho de fazer um Eb. Passado o tempo, ela estava distrada na fonte, lavando roupas, quando sua irm gmea tentou lanar sua filhinha numa bacia dgua. A criana foi salva por um cachorrinho antes mesmo que a me percebesse o perigo. Essa histria ilustra a que ponto

pode chegar a maldade humana.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est a ponto de ser vtima de umagrande perversidade e represlias de seus inimigos. Entretanto, seja qual for asituao, triunfar no final.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um peixe e um cachorro.

11.2. Os poderes de Ologoman Foi indicado a todas as plantas do mato um eb, mas s Ologoman (folha da fortuna) seguiu as recomendaes certas. Por essa razo, foi conferido a ela todos os poderes mgicos de Osaniyn, tornando-se ela uma folha milagrosaentre todas as outras. a folha da grande fundamento nas cincias ocultas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente gozar de grandes poderes na sociedade. Ser tambm muito rico e respeitado por todos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um bode, um galo; * Ob, orob, atar (pimenta da costa) e bebida alcolica. 11.3. Um escravo se torna senhor Um homem muito orgulhoso freqentemente dizia: Ningum prospera s minhas custas. O escravo desse mesmo homem j dizia diferente: Quem deve prosperar acabar por faz-lo. Este era muito explorado pelo senhor, mas manifestava grande confiana. Um dia o escravo, tendo economizado um pouco de dinheiro, comprou uma galinha e uma ovelha. Seu senhor as tomou e as matou. O escravo paciente, se contentou em defumar a carne dos animais e guarda-la. Conseguiu mais uma vez, guardar uma pequena soma de dinheiro, e novamente o senhor a tomou e comprou de uns comerciantes os ossos de um prncipe morto na guerra. Passado muito tempo, um dia o rei teve necessidade de uma galinha defumada para fazer um Eb, a fim de afastar

uma epidemia que assolava a cidade. O escravo ofereceu a carne que tinha conservado e foi muito bem recompensado. O mesmo ocorreu com a carne da ovelha e com os ossos do prncipe. Finalmente, aquele que era o senhor se tornou pobre e o escravo muito rico. Como ele tinha bom corao, tornou-se amigo de seu antigo senhor.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ser vtima de grandes perseguies eque ter muitas dificuldades. Mas com pacincia, vencer facilmente todos esses obstculos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma ovelha, uma galinha choca e um objeto qualquer que tenha pertencido aalgum j falecido (em aluso aos instrumentos que enriqueceram o escravo). 11.4. Oxum, a dona do ouro

Oxum por se achar em srias dificuldades, fez um Eb para melhorar sua situao e o levou depois de pronto, para uma paisagem margem de um rio corrente. No outro dia, passando por l, ela viu que o azeite do Eb tinha se transformado em ouro, tornando-a assim muito rica.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, mesmo passando por srias dificuldades, vencer facilmente e se tornar muito rico.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Muitas galinhas, peixes e metal amarelo. 11.5. Dada-Owanrn transforma bzios em dinheiro Dada-Owanrn fez um eb que lhe fora recomendado. No fundo de sua casa, ele ps muitas panelas cheias de milho e misturou com bzios da costa. Pouco tempo depois, ele encontrou as panelas cheias de dinheiro de todo tipo, tornando-se assim muito rico.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente passar por muitas dificuldades financeiras. Entretanto, se tiver pacincia, dispor de grandes recursos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro, galos, ob e, sobretudo, muitos bzios da costa. ODU J-LSEBOR

12 BZIOS ABERTOS E $ FECHADOS Respondem Xang, Osanyin e Yemanj

Avisar o consulente para ter cuidado com queimaduras e incndios. Se quiserevitar, oferecer um amal Xang para que ele no pregue uma pea.

A pessoa deste Odu fala muito, todo o bem que faz pes a perder com alngua. Quando sai este Odu recolhe-se os bzios e os pem na gua, passe as mosmolhadas nos olhos e atire a gua para trs em direo rua. Este Odu fala de priso; briga; desgraa; sangue; dores de cabea; loucura dapessoa ou de parente. Um homem ou mulher trar muita dificuldade. Pessoasovina, com forte tendncia para o alcoolismo. incrdulo; pode subir muito navida ou se afundar de vez.

no geral pessoa alegre e muito simptica, mas ... nunca d um se no tiver certeza que receber dois. O Pai de Santo tem que se desdobrar em doze para positivar o filho deste Odu. Dependendo como se prepara os Ebs, ele traz muita coisa boa, principalmente riqueza.

OBSERVAO: Caso o Pai de Santo errar nos Ebs destinados ao filho deste Odu, vai passar o resto da vida recebendo os enganos que cometeu.

CAMINHOS DE EB

12.1. A ascenso de Xang Xang era um escravo cortador de capim. Coma morte do rei, havendo um problema de sucesso, ele tornou-se soberano. Com essa deciso, Xang criou muitas inimizades e perdeu a confiana do povo. Ele pediu a Oy um Eb, para que fosse temido. A partir da os dois passaram a cuspir fogo pela boca. Oy, ento, comeou tirar proveito da situao, porm Xang foi aconselhado a no expulsa-la. Um dos generais mais valentes que havia no reino, disse que no tinha medo do fogo que Xang costumava botar para fora da boca. Se ele quisesse, ordenasse uma luta numa praa pblica, uma luta de morte. Dito isso, Xang aceitou a luta, julgando assim estar livre de quem lhe fizesse receio. Xang foi vencido e obrigado a fugir do palcio com Oy. Esta lhe sugeriu que ele se suicidasse para salvar sua honra. Assim o fez. Os amigos de Xang, vendo-se perseguidos, fizeram um trabalho para Osanyin, o que provocou um grande incndio na cidade. Diante da populao desorientada, eles disseram que tudo aquilo era castigo pelo mal que havia sido feito a

Xang. Todos imploraram misericrdia. A partir desse dia, Xang se tornou o orix mais reverenciado entre os Yorub.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente passar por grandes dificuldades. Entretanto, mudanas importantes se produziro e ter grandes vitrias.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma corda, plvora e um carneiro (alimento favorito de Xang). 12.2 A artimanha de Ex Um homem foi chamado presena do rei por ter falado mal de tudo e de todos. Ele confirmou o que disse e ainda acrescentou mais um desaforo: que se o rei quisesse ver suas proezas, mandasse cavar duas covas e plantasse nelas sete inhames assados, na presena de todo o pblico e, da a doze dias, esses inhames assados germinariam e todos dariam folhas. O rei aceitou o desafio e ordenou que o local da demonstrao fosse vigiado por sete homens. Vendo-se em dificuldades, o homem recorreu a Ex. Este, usou o seguinte artifcio: chegou para os guardas e disse que tinha visto uma coisa nunca vista

na vida, e comeou a apontar para um curral que havia defronte. Realmente viram algo extraordinrio; bois em cima da casa, coisa no muito comum de acontecer. Nesse nterim, Ex aproveitou da distrao dos guardas e substituiu os inhames assados por outros j germinados. O rei, impressionado, gratificou bem o homem, que se tornou rico.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes dificuldades na vida, masque com muita astcia, vencer todos os obstculos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Galos e uma pre 12.3. O destino de duas crianas No comeo do mundo, duas crianas nascidas na mesma cidade foram vendidas separadamente e levadas para longe. O menino se tornou muito querido no convento de frades a quem foi vendido. Com a morte do prior, todos os irmos se tornaram seus servidores. A menina tambm se tornou muito estimada no convento de freiras. Com a morte das irms, a superiora lhe doou todos os bens que havia pertencido a elas e a jovem se tornou, assim, a mulher mais rica do lugar.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est passando por serias dificuldades,

mas que brevemente ele encontrar algum para ajuda-lo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Pombos e um bon semelhante ao dos padres 12.4. Os dois irmos rivais Um casal possua dois filhos: o mais novo era preferido pela me, e o mais velho, pelo pai. Por causa disso, os dois se tornaram grandes rivais. Vendo o perigo que corriam os dois filhos, foi resolvido pelo casal mandar o mais moo procurar sua vida fora daquele lar. Ele foi, ento, para a casa de seu tio materno e se tornou pastor de rebanho. Como remunerao seu tio, para lesar

o pobre rapaz, ofereceu a seguinte proposta: todos os novilhos que nascessem com malhas brancas seriam dados a ele. Entretanto, ele recebeu em sonho a visita de Odu que o aconselhou a pegar diversas varetas, roar com elas as vacas e ir ao meio-dia ver as sombras das vacas na gua. A partir desse dia, o rapaz se tornou rico, pois todos os animais que nasciam tinham manchas brancas. Malvisto pelo patro, o jovem decidiu ir-se embora com seu gado. Durante esse tempo o irmo, invejando-o, planejou ento, ataca-lo no caminho

de volta. Avisado por Odu da emboscada, o caula decidiu dispersar o rebanho para impedir que o roubo fosse total. Quando seu irmo apareceu, ele o mandou levar o quanto pudesse. E l se foi o mais velho, satisfeito com o que conseguiu apanhar. Ele conseguiu voltar para casa com a maior parte dos seus bens.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ser vtima de perseguio, sobretudoda parte de parentes prximos. Entretanto, no deve se preocupar, pois tudopassar e ele ser feliz e prspero.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro, galos e galinhas. 12.5. Xang se torna rei de Oss Sete Ebs haviam sido prescritos a Xang, gn e Oro. Apenas Xang fez o quehavia sido indicado. Quando gn comeou a danar, todos acharam bonito, mas ficaram amedrontados. Quando Oro se ps a gritar, todos abandonaram a cidade. Mas quando Xang saiu, todas as mulheres lhe deram jias e vestimentas luxuosas e o proclamaram rei de Oss.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente no ter grandes dificuldades na vida eque tudo lhe ser favorvel.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro e galos ODU J-OLOGBON

13 BZIOS ABERTOS E 3 FECHADOS Respondem Obaluay e Nan

Este Odu fala de inveja; dvidas; sem sorte no amor; destruio na famlia; separao conjugal; perturbao em todos os sentidos. Feitio em cemitrios ou enterrados em outros locais. A pessoa almeja um amor impossvel, sonhos que nunca se realizaro. Se ilude e fantasia tudo; muito extremista, contm um alto ou baixo astral.

Se a pessoa veio se consultar para um membro da famlia e se um casodifcil, poder trazer morte. Quando sair este Odu, o Pai de Santo, no poder dar continuidade ao jogoneste dia. Ter que fazer um eb e oferendas. Analisar bem a cada, pois poder ser a cabea da pessoa pedindo Obori.

CAMINHOS DE EB

13.1. If, o mensageiro de Orunmil A mulher de Orunmil pediu a ele para que fosse at o mercado e comprasse um escravo at dezesseis Owo (Bzio antiga moeda africana). No caminho encontrou pessoas pescando e, por ser um adivinho, calculou com exatido quantos peixes ele tinham pescado. No acreditaram, pois seria impossvel adivinhar a quantidade existente no monte, Orunmil replicou: So duzentos e um peixes, com toda certeza; e, se algum duvidar, pode apostar comigo, porque sou o vencedor. Verificando que Orunmil estava com a razo, deram todos os peixes a ele. Ento ordenou que enterrassem todos no cho, no lugar marcado por ele, e que marcassem o local com folhas verdes e seguiu sua viagem. Adiante, encontrou-se com um bocado de gente fazendo armadilha (gamb) para matar pres; novamente ele disse: Eu sei quantas pres j esto mortas aqui, ningum acreditou e ele afirmou que tinha duzentas e uma pres mortas. Ao verificar que Orunmil estava certo, deram-lhe todas as pres e ele ordenou que as enterrassem, do mesmo jeito que fez com os peixes. Quando chegou ao mercado ele comprou como escravo uma criana que conseguiu adivinhar a soma de dinheiro que ele trazia. Surpreso, Orunmil ordenou criana que ficasse numa loja esperando-o at o meio-dia. Depois que ele saiu, a criana foi at os lugares marcados, retirou os peixes e as pres e os levou casa de seu novo senhor. L, ele organizou festas para recebe-lo.

Orunmil, voltando ao mercado, no encontrou a criana e se sentiu envergonhado por ter que voltar para casa sem dinheiro e sem escravo. Ao chegar em casa, constatou que seu escravo estava l, e que j estava com fama de adivinho. O rei, informado a respeito, quis testar Orunmil e seu escravo para saber quem era o melhor adivinho. Ele construiu uma casa completamente fechada e encerrou cem homens dentro dela. Mandou ainda decapitar as pessoas que construram a casa, para no revelarem o segredo que havia dentro dela. Em seguida, ele perguntou aos dois adivinhos o que a casa continha. O jovem declarou que havia cem homens dentro. Orunmil, sem vacilar, disse que havia duzentos e um homens justos e perfeitos. O rei insultou-o, dizendo que ele no sabia de nada, pois o menino tinha acertado a quantidade existente de pessoas dentro da casa. Orunmil ento, pediu para que no abrisse a casa at o dia marcado, pois eles iriam ter uma surpresa. Ao chegar em sua casa, Orunmil fez um Eb, cavou um buraco e enterrou os objetos usados para esse fim, de forma que, quando venceu o prazo determinado, ao abrir a casa foram saindo os homens, cada um com um filho no ombro e no final um sozinho, pai de todos. Perguntaram a Orunmil como havia feito aquilo. Ele respondeu: Awo (segredo). Com essa magia, o rei disse que acabava de compreender que o Babalawo (pai do segredo) no adivinha, mas acerta. Orunmil, que j estava velho e no podia mais enxergar, tomou If como seu mensageiro.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma vida feliz, cheia de alegria e desatisfao. Entretanto, para que tudo lhe seja favorvel, deve sempre agir compacincia e astcia.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Peixes e galos. 13.2. O restabelecimento da ordem em uma cidade Numa ocasio, as pessoas da cidade estavam assoladas por anarquia e ningum se entendia, devido a desordem existente por todos os cantos. Decidiram fazer um Eb a fim de estabelecer a paz e a concrdia desejadas. Aps feito, tudo entrou no eixo o mais depressa possvel.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente vive em desacordo com algum e quedeve resolver logo o problema.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Carne de galinha, de carneiro e todo tipo de carnia que o urubu come. 13.3. O cgado se d mal ao salvar o macaco. Um macaco resolveu fazer um Eb. Mais tarde, ao caminhar pelo mato, ele

encontrou uma ona cada em um buraco. Ela disse que estava com muita fome e ele resolveu salv-la. Desceu pelo ramo de cip e, l chegando, estiroulhe a cauda para que ela segurasse, at livra-la do buraco. Qual no foi a surpresa do macaco, aps ter salvo a ona, ao perceber que esta no queria solt-lo mais para devora-lo. Assim, reuniram-se todos os animais para resolver

o caso. Enfim, ficou decidido que quem iria ajudar o macaco seria o cgado, pois ele era o mais astucioso. Ele escutou o testemunho do macaco e lhe ordenou bater as mos e limpa-las no cho. A ona ao fazer o mesmo, o macaco aproveitou para fugir. A ona, furiosa, comeou a espancar o cgado at arrebenta-lo. Foi preciso as formigas colocarem remdio para cura-lo. Concluso

Esse caminho indica que o consulente ser trado por pessoas que ele ajudou. Esse tipo de comportamento esperado por falsos amigos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um pato e um ajap (cgado). 13.4. Os homens passam a dominar as mulheres No comeo do mundo as mulheres, conduzidas por Yasn, dominavam os homens. Para esse objetivo, elas faziam um ritual em uma encruzilhada: preparavam um macaco com roupas prprias, ao pede um tronco de rvore e ali o macaco fazia suas estrepolias; apareciam vultos estranhos, intimidando assim os homens. Revoltados, eles decidiram, sob a orientao de Ogun, pr fim a essa situao. Aps ter feito um Eb, Ogun, no dia da cerimnia habitual, apareceu vestido com um grande chambre e nas mos, uma espada. Yasan foi a primeira a fugir, apavorada. Essa covardia foi tornada pblica e ela foi obrigada a desaparecer da terra. Assim, ficaram os homens dominando as mulheres. por isso que at hoje, com raras excees, as mulheres no podem penetrar nos segredos dos Eguns.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muito sucesso na vida. Mas deveagir com muita sagacidade e audcia.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro, uma espada e um chapu. 13.5. O sbio que descobriu um grande roubo Houve uma vez um roubo to grande que se falou dele em vrias cidades. O rei convocou vrios sbios para ver quem conseguiria achar uma soluo para o enigma. Um homem que se dizia muito sbio foi ao rei e prometeu resolver o

problema ao fim de trinta dias. No primeiro dia, ele pegou um caroo de milho disse: Nenhum deles, querendo dizer com isso que se esgotava o primeiro dia. E colocou o caroo de milho numa latinha. Sabendo do fato, um dos ladres se ps a rodear a casa dele para tentar escutar algo. Vindo primeiro ladro, ouviu a voz do homem dizer dentro da casa: A est um deles. Depois de dizer isso, o sbio pegou o caroo de milho e o atirou dentro da latinha. Assim, a cada dia, vinha um deles e ouvia o homem dizer a quantidade adequada e o nmero de ladres que estavam em volta da casa. Chegando o 13 dia, com a presena dos treze ladres, j atemorizados, resolveram pedir ao sbio para interceder por eles junto ao rei. Assim foi feito. O rei prometeu aliviar as penas que lhes seriam infligidas. Depois disso, o sbio se tornou famoso, foi bem recompensado e se tornou o primeiro conselheiro do rei.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter algumas contrariedades na vida. Noentanto, no deve se desesperar, pois a sorte vir em seguida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha e tudo o que puder conseguir ODU IK

14 BZIOS ABERTOS E 2 FECHADOS Respondem Oxum-Mar, Osanyin, Ibeiji e Nan

Odu rico e promissor e seu filho est sempre exuberante e em estado depujana. Se adapta e tira partido de qualquer ambiente que estiver. Este Odu fala de perversidade; tormentas para gestantes; traio; doenaspassageiras. Demanda algo pendente, oportunidades perdidas das quais muitose arrepende. Tem o vio da juventude. Carisma de um olhar malicioso, penetrante e perigoso, com pensamentos intensos. Se for mulher, pode ganhar a vida usando o corpo. pessoa difcil de se lidar, est sempre em estado de defesa. Sendo assim, bom estar alerta, ter cuidado, pois um bote certeiro pode ser desferido aqualquer momento.

CAMINHOS DE EB

14.1. Oxal cuida dos filhos Oxal tinha filhos vadios que, juntando-se com outros meninos, tornaram-se os terrores do local onde moravam, de forma que os proprietrios de roas e fundos de quintais no tinham sossego. Oxal procurou Orunmil para ver se

podiam juntos encontrar uma soluo para o problema. Ento, Oxal levou um Eb e todos seus filhos casa de Orunmil. Os outros meninos, no encontrando seus companheiros, foram invadir um dos quintais alheios, como de costume, quando um dos proprietrios comeou a atirar para o ar. As crianas caram da rvore e ficaram gravemente feridas. Nesse nterim, os filhos de Oxal estavam em paz, devido o Eb realizado. As crianas escaparam desse desastre e a partir da se comportaram bem perante a sociedade.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve agir com prudncia para evitarcatstrofes. Deve tambm se preservar das maldades de pessoas estranhas oumesmo de amigos que queiram se vingar de algo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Galinhas e uma pre 14.2. O Babalawo que foi trado por um companheiro Dois amigos que eram bons Babalawos, foram a um lugar procurar certas coisas. Durante a volta em canoa, um dos dois decidiu trair seu amigo e o jogou dentro dgua, pondo-se em seguida a gritar por socorro para que no houvesse suspeitas. Mas a vtima tinha feito um Eb e foi, ento, salva pelos bzios e mariscos que o colocaram na beira da praia. Assim, no prevaleceu a perversidade do outro que queria lhe fazer mal. H um ditado que diz: No vale a madrugada quando a noite de lua.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ser prudente a fim de evitar umatraio. Entretanto, no deve se preocupar, pois tudo acabar bem para ele.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Galinhas e uma pre. 14.3. Os macacos se protegem da ona

Um Eb foi determinado para ser feito por todos os macacos, a fim de se verem livres da ona e outros bichos ferozes existentes nas matas. Disseram a eles para que no dormissem nos lugares onde passassem o dia. Dito e feito. Quando a ona chegou altas horas da noite para devorar os macacos, estes jestavam em outra parte, muito longe dali. por isso que at hoje os macacos tm o hbito de agir dessa maneira.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente precisa se afastar por uns tempos desua residncia, para evitar uma infelicidade qualquer.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e galos.

14.4. Olorun concede graa a Ik Os, no comeo do mundo, ordenou que todos os Odu fizessem um Eb. Mass Ik o fez. por isso que Olorun decidiu que, em todos os Ebs, o nome de Ik deve ser invocado para que se obtenham resultados satisfatrios.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muita pacincia e obedincia, pois s assim seus esforos sero reconhecidos e coroados de sucesso.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Caranguejo 14.5. Ex d ajuda a um mendigo Havia um homem muito pobre, quase um mendigo. Foi aconselhado a fazer um Eb. Ele, com muito esforo e sacrifcio, fez o Eb a fim de obter fortuna. Ex, condodo, decidiu ajuda-lo dando-lhe certas instrues. Um milionrio do lugar vinha passando e o mendigo disse e repetiu que ele no via l ningum importante. O rico sentiu-se muito ofendido por no ser tomado em considerao pelo mendigo e resolveu ajuda-lo para mostrar seu valor e sua importncia. Assim, o pobre se tornou muito rico com a ajuda de Ex.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muita pacincia, pois algumvir em seu socorro e sua situao econmica vai melhorar rapidamente.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma cabra, galinhas e pres assadas. ODU OGB-OGUND

15 BZIOS ABERTOS E 1 FECHADO Respondem Ob, Ew, Oxum-Mar, Yemanj, Ogun e Obaluaiy

Este Odu fala de guerra de homem ou mulher por causa do consulente; pessoa com problemas nas pernas e nas vistas; negcios com pouca chance de vitria, progresso incerto. Inveja e muita intriga por parte de terceiros. Problemas com a justia, separao conjugal e perturbaes constantes. Gosta de jogo e seleciona muito bem o tipo de relacionamento amoroso que vai ter.

A pessoa tm uma personalidade dbia, nunca se afirma no que realmente quer e deseja. necessria a fora de outros Odu para ajudar em seu progresso. O Pai de Santo deve analisar bem este Odu, porque em outra fase de transioele traz tambm muita paz, riqueza e prosperidade para seu filho.

ODU ALAFI

16 BZIOS ABERTOS Respondem Orunmil (If em todos os caminhos)

Confirmao do pleno xito, contentamento, felicidade, lucros, herana, viagem feliz. A pessoa deste Odu deve usar o branco e fazer negcios aos domingos. A transformao para uma vida melhor pode se dar de repente, causando surpresa a todos. A resistncia, a tolerncia e a mutao uma constante, aliada ao eterno progresso. A vida no s uma ddiva; fazemos parte de um complexo de vibraes, do qual somos manipulados atravs dos programas divinos. Somos limitados, onde o nosso livre arbtrio, no ultrapassa a faixa vibracional dos elementos da natureza.

OWO MEJ

JOGO COM OITO BZIOS

O jogo com oito bzios usado to s e exclusivamente em Obori. Faz-se ojogo antes, durante e depois desse ritual. ODU ALAFI- Responde Orunmil

Significa que a obrigao est correndo muito bem.

ODU OB OBIT Responde Obaluay e Nan

Significa que falta alguma oferenda para Obaluay ou Nan.

ODU ADAX LOKUN Responde Yemanj

Significa que falta alguma oferenda para Yemanj.

ODU ADAX LOD ADJIKUN Responde Oxum

Significa que falta alguma oferenda para Oxum. ODU OBAKICH JOK MEJ Responde Xang Significa confirmao de tudo estar em perfeita ordem. ODU ETAW Respondem Ogun e Ode Significa que o Babalorix ou Yalorix est cometendo algum engano, verificarse falta algo. ODU OB JOKO Responde Orixal Significa que falta alguma oferenda para Orixal. ODU OB OKNRN Responde Ex Significa que nos rituais, algo est saindo errado. Pode ser com a pessoa queesteja recebendo a obrigao, com o Babalorix, algum que estejaparticipando junto ou at mesmo algum erro na distribuio dos ingredientes.

ODU OB IKU Responde Oy Significa que falta tratar de Bab- gn.

OWO MRIN

JOGO COM QUATRO BZIOS OS ODU MATRIZ

ALAFI

Respondem todos os orixs

Este Odu significa paz. Um caminho bom, onde todos os orixs transitam, masdevemos lembrar que somente um rei pode governar uma nao, assim comoa cabea governa o corpo. Alafi o Odu de Orixal, rei dos orixs. Outros orixs podem habitar o seureino somente se eles submeterem aos seus princpios governativos. Desse modo, a fria de Xang suavizada e posta sob o controle frio de Orixal. Mostra que avaliando uma situao em estado mental sbrio e usando a razo, asseguraremos resultados positivos. A sinceridade apontada tambm comoum auxlio valoroso para alcanar o bem desejado. A despeito de todas estasprecaues e medidas, devemos lembrar que a paz constituda de materialfrgil e delicado. Uma briga suave pode resfriar Orixal. Nuvens escuras pressagiam a vinda de lutas, dvidas ou algo pior. Quando fizer uma pergunta, mesmo saindo Alafi na primeira queda, necessrio jogar novamente paraobter uma certeza daquilo que almejamos. Alafi, como o velho Orix, precisado apoio de outros para alcanar o seu objetivo.

ETAW

Respondem Ex, Ogun, Oxssi, Xang e Yemanj

Este Odu significa luta, embora a traduo da palavra seja: vieram trs. Referindo-se aos trs bzios abertos. A associao de Etaw com luta deriva do fato que os Yorub analisam o agrupamento de trs como focos definidos dedesarmonia. Trs no se dividem, originando assim disputa. Os Yorub dizem: cuidado com grupos e ajuntamentos onde tua presena v completar onmero trs. Este aviso pode evitar a possibilidade de intrigas, em situaesde dois- contra-um. Etaw um caminho spero e semi-rido que necessita deateno constante e acompanhamento cuidadoso de modo a obter frutos. umlugar onde astcia, calma e perseverana so necessrios para sobrevivncia. Xang o mestre deste Odu de problemas. Aganju o criou e o definiu. Ex, oorix das encruzilhadas examina e mapeia este reino, fazendo assim tudoparecer mais difcil e confuso. Esta uma outra situao onde necessriojogar novamente para confirmao.

EJ-F

Respondem Ex, Oxum e Yemanj, Ibeiji e Orixal

Este Odu um caminho de certeza e equilbrio. Ej-f significa dois que seamam. O sufixo dois faz um trocadilho do fato de que existem dois conjuntos: cncavo e convexo, mostrando assim um lado escuro e outro claro. O padroalternante claro e escuro, nos assinala que entramos no reino de Ex. A noitecertamente se segue o dia, a morte equilibrada pela vida. Ex adverte: nopergunte o que voc j sabe. Ej-f simboliza o eterno movimento evolutivo

dos oponentes csmicos, presos em estados de equilbrio. um universo quenos assegura o amanh. A presena de Orixal e Yemanj neste Odu reflete aatitude de : tudo est bem com o mundo. A incluso de Oxum como habitante de Ej-f a coloca no papel de costureira csmica. Com o seu aberna mo ela amarra os tecidos do universo, criando um todo unificado de trama claro e escuro. Sua intuio inata nos relembra que o que ns sabemos, noperguntemos. Ibeiji, os gmeos sagrados, esto totalmente refletidos no OduEj-f. Existem trs conjuntos de gmeos em Ej-f, a este particularagrupamento de trs mgico. Os dois que so amados so de fato os Ibeiji. Mesmo os conjuntos de trs gmeos so recebidos de braos abertos pelosYorub. Ainda o terceiro conjunto, ou nesse caso, o Odu completo deve, comoIdowu, a criana nascida depois de gmeos, ser tratado cautelosamente. Estacomposio completa do Odu relembra-nos que, no que concerne a Ex, nunca se deve admitir como garantido. Quanto mais nos apercebermos disso, evitaremos as crises. Na realidade, ns temos um grupo de seis que prontamente permitiu a diviso ao longo de linhas regulares, assegurando equilbrio e harmonia. Quando Ej-f aparece, no h necessidade de confirmao, podemos estar certos da resposta.

ODU KNRN

Respondem Ex, Oy e Aganju

Este Odu transforma o negativo em positivo e vice-versa. Quando ele apareceno deve desanimar, achando que tudo est contra ns, porque sendo ele umOdu de transformao poder advir muita prosperidade. Atua como um sinalde alerta para que analisemos nossas aes, enquanto reavaliamos os nossosobjetivos. A dvida que este Odu nos mostra exatamente pela variabilidadedos ventos multidirecionais de Oy, que cria este sentido. No se pode fixaronde o vento est soprando, assim se erra no julgamento direcional. A presena de Ex completa a situao. Suas travessuras, truques e falsas trilhas, geralmente leva ao engano. O erro advm desse julgamento precipitado. Ex diz: nem tudo como parece ser. Somente Ex pode encaixar uma estaca quadrada num buraco redondo.

A presena de Aganju (Xang em seu aspecto mais quente) nos faz lembrarque devemos ser versteis, se esperarmos ser hbeis para nos reagruparmos alutar at a vitria. Os mortos fazem deste Odu a sua casa, ento, quandonossos pedidos foram censurados, ns imediatamente seremos relembrados do nosso dever para com eles. Se ns esquecermos nossas obrigaes, eles rapidamente bloquearo nossos propsitos, at que suas necessidades tenhamsido satisfeitas. Oknrn deve ser jogado s uma vez.

OYEK

Respondem gn, Aganju, Olokun, Obaluay e Oy- Obal

Oyeku traduzido como crepsculo trevoso, descrevendo assim a noite total, a escurido suprema e permanente. Representa o buraco negro do universo, ou o fundo mar. um lugar onde a calma e a lgica encontram-se substitudaspelo ilgico e pelo temor. Todo sentido de direo perdido e no existem

semforos para nos guiar. o abismo infinito de onde o homem engatinhou epara onde deve retornar. Aganj, Olokunos mortos e Obalauay avisam quequalquer tentativa de sondar seus abismos, feito por seu prprio risco. Quando Oyek aparece no jogo, ns somos alertados que alcanamos as fronteiras do desconhecido. No confirma esta queda, mas necessrio o recomeo.

OS ODU FILHOS DE ALAFI

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI-MEJI. Resposta: muito bom. Fala neste odu todos os orixs brancos.

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI-ETAW. Resposta: muito bom agora e difcil depois.

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI- EJI-F. Resposta: timo agora e depois.

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI-OKANRN. Resposta: negativa ( bom procurar saber o porqu).

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI- OYEK. Resposta: extremamente negativa.

OS ODU FILHOS DE ETAW

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- ALAFI. Resposta: difcil agora e muito bom depois.

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- ETAW. Resposta: alerta geral, nada ser fcil para o consulente.

Primeira queda: ETAW,. Segunda queda: ETAW- EJ-F Resposta: dificuldade momentnea, tudo ser bom para o futuro.

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- OKANRN. Resposta: difcil agora e pior depois.

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- OYEK. Resposta: negativo em todos os sentidos. Este Odu fala de morte.

CONFIGURAES NO JOGO DOS BZIOS

No jogo dos bzios muito importante observar as configuraes que se formam durante o jogo. Atravs delas que podemos analisar o consulente e oseu devido problema.

OBSERVAO: estas configuraes no jogo de quatro bzios s so vlidaspara os seguintes Odu:

* Alafi * Etaw * Ej- f * So utilizados tambm no jogo de Meindilogun (dezesseis bzios).

O consulente ir receber dinheiro aps muita dificuldade.

O consulente ir receber dinheiro, mas enfrentar;a dificuldades por causa dele.

Esta configurao indica dinheiro a vista, sem problema algum.

Problemas srios com os orixs do consulente. Analisar bem esta situao e verificar o que eles querem.

Quizlia. Descontentamento do orix com o filho.

Esta configurao indica perturbaes de Ex e gn.

Desobedincia s determinaes dos orixs. O consulente est com problemas srios de sade. Complicaes de todas as ordens. Parceiro sexual do consulente ir embora por problemas financeiros. O consulente est passando por problemas sexuais. Causando dessa forma uma situao indesejvel para o parceiro. Complicaes srias com o consulente. Analisar bem a situao. Indica Ex fechando todos os caminhos do consulente, gerando assim problemas financeiros. O consulente est passando por crise conjugal, devido problemas sexuais do parceiro. Esta queda indica que o consulente est com uma doena grave de baixo ventre e tambm nas pernas. Indica presena de Kiumbas ( espritos trevosos). Cuidado. O consulente est passando por dificuldades para realizar qualquer negcio. Caminhos fechados. Problemas com os orixs. Necessrio analisar esta situao, pois geralmente a cabea pedindo Obori. Existe perturbao de gn na vida do consulente levando-o caminhos de destruio. Os obsessores e espritos de mortos anunciam problemas para o consulente. necessrio que se submeta a um Eb. O consulente est com uma grande quizlia com os orixs. Originando assim problemas diversos. Existe Egn de homem de famlia atrapalhando a vida do consulente.

Existe gn de uma mulher de famlia atrapalhando a vida do consulente.

IB

Ib Olodumar Ib Orunmil Bab Agbonmirgun Ib Okanrinmiwo Irumol Ib Origun Meererin Aiy Ib Akod Ib Axed Ib Ikorit Met Ib Il Afoko Yeri Ib Atiway Oj Ib Atiw Orun Ib Oloj Ori Ib Orix Oj Ib Agb Ib Omod Ib Gbogbo Babalorix Ib Gbogbo Yalorix Ib Oluwo Ara Orun Ib Fun Ogun Eled Mi Ib Gbogbo Orix Beni Atip Kii hun Iku, Ti Ekolo Bjub Il, Il a Yanu Fun Ki Aiy Yew Kal, Ki a Ma Rija Aiy. Mojub , Mojub , Mojub . Ki Ba Mi M Hun Mi .

Ax, Ax,Ax.

Sistemas Divinatrios Atravs dos Bzios

W MRNDLGN

W MJ

W MRN

Odu Bar

ODU OBAR MJ PRINCIPAL ODU DE EX

ODU OWNRN

ODU OS

ODU OKNRN

Estes so os Odu nos quais Exu fala mais diretamente.

Orunmil

IF TI JU M MI KI O WO MI RE; BI O B TI PE MO MI LA I ORO I OWO; BI O B TI PE MO MI LA RI RE.

If, fixa teus olhos sobre mim e me olhes bem; E quando tu fixas teus olhos numa pessoa que ela rica; E quando tu fixas teus olhos numa pessoa que ela prospera.

Enquanto Orixal o representante de Olodumar na terra nas suas funescriativas; Orunmil seu representante nos assuntos pertinentes a sua conscincia e sabedoria. O sufixo Orunmil uma contrao de ORUN I O MO A TI LA somente os cus conhecem os meios de salvao ORUN MO OLA somente o cu pode efetuar a sada entrega. De acordo com a tradio, Orunmil a divindade do orculo. Veio pela primeira vez a este mundo enviado por Olodumar para acompanhar e aconselhar Orixal na organizao da Terra. Temos evidncias que ele foi um dos primeiros filhos de Olodumar e seuprivilgio foi conhecer a natureza, divindades e homens no contexto geral.

Entre alguns mitos sobre a origem de Orunmil, um diz que seus pais nuncavisitaram a Terra, sendo o nome de seu pai Orok e sua me Aljmi. Umaoutra lenda nos conta que seu pai viveu em Il If Oke Igeti, e que seu nome era Agbon miregun. Olodumar enviou Orunmil para supervisionar assuntos ligados gravidez, partos, doenas; ensinar o uso de ervas e a ordem geral do novo mundo deacordo com os ODU destino de cada indivduo. Quando deixou o cu, seu primeiro lugar de parada foi Usi, em Ekiti. Decidiucontudo, no fazer de Usi sua residncia permanente, devido s presses doshabitantes para que ele fixasse residncia entre eles. Apenas estabeleceu seuculto l e se mudou. Sua prxima parada foi em Ado tendo o mesmo resultadodo primeiro local. A terceira parada foi Ijex Obokun, onde apenas repetiu oque tinha feito no primeiro e segundo lugar de parada. Porm, quando chegouem Il If, ficou satisfeito porque tinha encontrado um lar e fixou residncia; mas no antes de informar aos habitantes do local que ele pertencia ao mundointeiro, e que estaria disponvel a toda hora e em qualquer lugar onde ele fossesolicitado. Da maneira como saudado, ele aparenta estar intimamente ligado tanto comOwo quanto com Benin: chamado de Ara Ado, Ara Usi, Ara Ijex Obokun,

Ara Owo, Ara Ibini. No h dvida que Orunmil universalmente cultuadona terra dos Yorub. Seu culto encontrado em todo lugar e seus sacerdotesproclamam que ele um rei universal. A razo dessa certeza que os Yorubtem uma f implcita em Orunmil como a divindade orculo de If. Tradicionalmente acreditam que Olodumar dotou Orunmil de especialsabedoria e conhecimento, com o objetivo de torn lo seu representante naTerra em assuntos relativos ao destino do homem. Em apoio desta crena, existe uma lenda que o prprio Olodumar estava perplexo de um assuntoimportante. Porm, todas as divindades falharam em dizer lhe a razo da suaperplexidade; somente Orunmil teve sucesso em apontar a fonte desse problema. Desse modo, Olodumar escolheu Orunmil para ser seu representante; e desde ento ele tem sido o grande Conselheiro para todos daTerra. Obviamente esta uma histria formulada para enaltecer a importncia deOrunmil sem nenhum motivo para detratar o atributo de onissapincia deOlodumar. O poder de Orunmil em guiar o destino das divindades e dos homens, advmde sua presena, quando o homem foi criado e seu destino selado. Dessa maneira ele sabe todos os segredos do ser humano. Assim ele pode predizer oque vai se passar ou prescrever remdios contra qualquer eventualidade. Ele chamado de ELR PR a testemunha ou advogado da sorte. Isto se refere dupla concepo dele como testemunha de todos os segredos ligados ao serhumano. Ele aparece como sendo a nica divindade com poderes a implorar aOlodumar. A razo pela qual um homem deva adotar Orunmil como sua divindade parater certeza que a sua sorte feliz seja preservada ou que sua sorte infeliz sejaretificada. Uma de suas invocaes OKITIBIRI, A PA OJO IKU DA, o grande modificador, aquele que altera a data da morte. O culto de Orunmil est totalmente ligado forma de adivinhao conhecida como If. A curiosidade dos Yorub muito grande sobre o futuro e o desenrolar de umempreendimento. Eles tratam If como uma fonte de verdadeira sabedoria. Arazo para isto que eles acreditam que Orunmil como a divindade orculo o nico que atravs do sacerdote recebe as perguntas e peties dos devotos e suplicantes e concede as revelaes que o sacerdote declara. Tem sido assim atravs da historia dos Yorub; antes de um noivado, de um casamento, antes do nascimento de uma criana, nos sucessivos estgios davida de um homem. Antes que um rei seja designado, antes da feitura de umchefe, da designao de qualquer pessoa para um cargo civil, antes de umaviagem, em poca de crise, de doenas,

sempre e a qualquer tempo. Orunmilatravs de If consultado para guia e segurana, como diz um ditado:

ONI LARI A O R OLA, ON NI BABA LAWO SE ND IF IORORUN

hoje que ns vemos, ns no vemos amanh, por isso o Babalawo consulta o orculo a cada cinco dias.

Orunmil considerado como um poliglota, sendo assim fcil para ele entender e aconselhar a todos. O conjunto de relatos ligados a If, contm as

histrias da maioria, seno de todas as divindades; por isso se diz que no hnada que Orunmil no saiba sobre eles. Alm disso, o conjunto contm tambm muitos assuntos histricos que esto esperando uma investigaomais cuidadosa. Orunmil acreditado como um Todo Poderoso para promover sucesso efelicidade. Abenoado quem favorecido por Orunmil. famoso como sendoum grande mdico, portanto, todo babalawo qualificado deve saber, no scomo praticar adivinhao, mas tambm na elaborao de remdios de ervasligados com o conjunto dos Odu. Os babalawo afirmam que Osanyin, a divindade das folhas, seu irmo mais novo, sobre o qual ele mais velho pormil quatrocentos e sessenta anos! A tradio mostra que existe um relacionamento ntimo entre Orixal e Orunmil. Orixal seu irmo mais velho e lder. Mostra que mesmo Orunmilgostando muito de vinho de palma, ele se abstinha para agradar a Orixal. Durante um festival, Orixal fez uma visita a Orunmil e este queria bebervinho de palma, como era o seu costume. Assim ele teve que comprar duasnovas cabaas, uma para Orixal beber sua costumeira gua, enquanto a outraele usou para o seu vinho de palma. Nesta tradio enfatizou que Orunmil nopodia abster se de vinho de palma por muito tempo. A razo disso que ovinho de palma representa o leite dos seios de sua me. Orunmil fala desta ligao:

NWON O BI IY WI WI L IFN NWON O BI BAB WI WI ERINGBON NNU OPE WI WO JE, NNU OPE NI MOMU MARIWO OPE WI WO TI RIN GBONRAN GBONRAN W NUAIYE AWU IB NL, N TONISA, WI WO SE (ORIX NLA) TI MI O MU EMU.

Minha me no nasceu em Ifon, Meu pai no nasceu em Erigbon. Da palmeira eu como, da palmeira eu bebo.

As folhas da palmeira formaram o caminho pelo qual eu caminhei para o mundo. falta de compaixo para o pai venervel,

o pai das divindades, que eu me abstivesse de beber vinho de palma. Assim como Orixal prescreve a monogamia para seus filhos, tambm requerido de um Babalawo que ele seja marido de uma s esposa. Um Odu dizque foi imposto a Orunmil que ele deveria ser mongamo. Mas pelo visto, eleno conseguiu este ideal. Em Orunmil, ns encontramos novamente outro elemento das exigncias e emoes de moralidade na religio dos Yorub. Est estabelecido que um Babalawo no deve abusar de seu ofcio de jeitonenhum. Se ele o faz, nunca ser recebido no cu. Alm disso, nenhum Babalawo deve usar sua posio para se enriquecer de nenhum modo. No deve recusar a ningum os seus servios por causa de dinheiro. Se uma pessoa pobre demais para pagar o costumeiro bulo pela adivinhao, o Babalawodeve adivinhar para ela sem pagamento. Se a pessoa no pode arcar com o

sacrifcio prescrito, o Babalawo deve pagar do prprio bolso e transformar odesejo em ao. Parece que, de fato, o Babalawo esta sob o voto de pobreza, para gastarconsigo a servio da comunidade, fazendo s o possvel para manter se. Suareal recompensa est em servir Orunmil. O altar de Orunmil usualmente dentro de casa. Os smbolos consistem principalmente de caroos de dendezeiros, dispostos de uma tigela ou prato com uma tampa. Peas entalhadas de presas de elefante, e alguns bziossobre uma elevao num canto (esquina) ou no centro da sala. O Babalawodeve usar colares de contas especiais enrolados nos pulsos e segurar umachibata numa mo. Na outra mo uma varinha feita de presa de elefante, como insgnias do seu ofcio. A cerimnia pode receber um suplicante como um devoto de Orunmil, feitanum bosque.

ASSENTAMENTO DE ORUNMIL

MATERIAL:

Uma terrina grande de loua com tampa; Duas tigelinhas de loua branca; Dois cilindros de marfim com (16) dezesseis cm. e pontas afiadas; Trinta e dois bzios; Trinta e dois Ikin.

Cada tigelinha deve conter dezesseis bzios,dezesseis Ikin e o cilindro feito de marfim. As tigelinhas so postas dentro da terrina grande, onde tambm permanece guardado o OPEL IF.

* Ikin so caroos de cco de dend especiais, com quatro orifcios (difceisde serem encontrados), normalmente eles se apresentam com apenas trsorifcios que chamamos de olhos. * O ILK (fio de contas) de Orunmil feito de contas de loua verde eamarela alternadas, simbolizando o verde das palmas e o amarelo dos frutosdo IGI OPE do qual filho. As principais oferendas para Orunmil so:

* Cabra preta; * Inhame da costa e muito azeite de dend. Seu grande ax o vinho da palma (na falta deste, usa se vinho tinto para lavar o assentamento). Orunmil no pode ser invocado com sol quente. um orix sutil. Suas obrigaes so realizadas antes do amanhecer e em silncio, pois ele detestabarulho. Todos os participantes devem estar de branco.

Durante os sacrifcios para Orunmil ele traz consigo um grande companheiro: EX, que com assentamento ao lado do seu participa de todo o ritual, comendojuntos na mesma mesa. Notamos que If no um orix como muitos o consideram, e sim o sistema dareligio africana que esta inserido toda a arte curativa ou destrutiva dos Yorub. Vamos ver tambm que Exu o mensageiro de Orunmil em todo este conjunto de ensinamentos que remonta a milhares de anos. Para enfatizar etornar mais clara a ligao que existe entre Exu Orunmil, vamos contar umahistria do Odu Ogb Ogund (citada por Verger, 1966: 146) que nos mostrade modo similar como Orunmil (substituindo Obtl) apazigua y mi com aajuda de Exu que, em sua qualidade de filho, de princpio de vida individualizada, conhece os segredos da procriao. A histria muito longa eseu elemento fundamental um enigma que Orunmil dever ser capaz deresolver, para garantir sua prpria existncia e a dos seres humanos. Deveradivinhar o sentido da seguinte frase: Elas dizem, lanar; Orunmil diz, agarrar e isso sete vezes. Orunmil responde que elas vo lanar um ovo setevezes e ele dever agarra lo num punhado de algodo. Orunmil perdoadoe tambm os filhos dos seres humanos. Os nascimentos podem continuar. Para que a vida dos seres continue, Orunmil deve conhecer o enigma da fecundao, a relao de ovo com algodo. O ovo, elemento signo feminino. Resolvido o enigma, agarrar ,o ovo num punhado de algodo, fecundar Iy mi, estabelece a relao harmoniosa feminino masculino que torna possvel acontinuidade da existncia. Esclarecedora a histria Atrun drun Exu, do Odu Ogb Hunte, sobre o nascimento e a propagao de Exu no iy e nos nove espaos do run. Essesigno apareceu para Orunmil quando ele foi consulta os Babalawo.

NIJ TI NLO R TRO OMO, LD RIS GB WJ.

No dia em que ele foi requerer uma criana

a Orix Igb wj (Orixal).

A histria conta que Olodumar e Orixal estavam comeando a criar o ser humano. Assim criaram Exu, que ficou mais forte, mais difcil que seus criadores: Exu si l ju won mejeji lo. Olodumar enviou a Exu para viver com Orixal; este colocou o entrada de sua morada e o enviava como seu representante para efetuar todos os trabalhos necessrios. Foi ento que Orunmil, desejoso de ter um filho, foipedir um a Orixal. Este lhe diz que ainda no tinha acabado o trabalho decriar seres e que deveria voltar um ms mais tarde. Orunmil insistiu, impacientou se querendo a qualquer preo levar um filho consigo. Orixalrepetiu que ainda no tinha nenhum. Ento Orunmil perguntou:

- Quem aquele que vi entrada de sua casa? aquele mesmo que eu quero. Orixal lhe explicou que aquele no era precisamente algum que pudesse sercriado e mimado no iy. Mas Orunmil insistiu tanto que Oxal acabou poraquiescer. Orunmil deveria colocar suas mos em Exu e, de volta ao iy, manter relaes com sua mulher Ybr, que concederia um filho. Doze meses

mais tarde ela deu luz um filho homem e, porque Oxal dissera que a crianaseria Algbra, Senhor do Poder, Orunmil decidiu cham la Elgbra. Assim desde que Orunmil pronunciou seu nome, a criana, Exu mesmo, respondeu e disse:

Y, Y NG O JE EKU

Me, me Eu quero comer pres.

A me respondeu:

OMO NAA JE OMO IOKN OMO NI DE OMO NI JNGNDNRNGIN A MU SE Y, M SRUN ARA ENI

Filho, come, come Um filho como contas de coral vermelho Um filho como cobre Um filho como alegria inestinguvelUma honra apresentvel, que nos representardepois da morte.

Ento Orunmil trouxe todas as pres que pde encontrar. Ex acabou comelas. No dia seguinte, a cena se reproduziu com Ex pedindo e devorandotodos os peixes frescos, defumados, secos, etc. , que existiam na cidade. Noterceiro dia, Ex quis comer aves. Gritou e comeu at acabar com todas asespcies de aves. E sua me cantava todos os dias os versos acima e ainda acrescentava:

MO ROMO N AJI LOGBA ASO OMO MA

Visto que consegui ter um filho

o que acorda e usa duzentas vestimentas diferentes, Filho, continue a comer. No quarto dia, Ex disse que queria comer carne. Sua me cantou como de hbito, e Orunmil trouxe lhe todos os animais quadrpedes que pode achar: cachorros, porcos, cabras, ovelhas, touros, cavalos, etc. ; at que no ficou um s quadrpede, Ex no parou de chorar. No quinto dia Ex disse:

Y, YNG JE !

Me, me Eu quero come la!

A me repetiu sua cano: Filho come, come, filho come, come. E foi assim que Ex engoliu sua prpria me. Orunmil, alarmado, correu a consultar os Babalawo, que lhe recomendaram fazer a oferenda de uma espada, de um bode e de quatorze mil cauris. Orunmil fez a oferenda. No sexto dia DEPOIS DE SEU NASCIMENTO, Ex disse:

BB, BB NG JE !

Pai, pai Eu quero com lo!

Orunmil cantou a cano da me de Ex e quando este se aproximou, Orunmil lanou se em sua perseguio com a espada e Ex fugiu. QuandoOrunmil o reapanhou, comeou a seccionar pedaos de seu corpo, a espalh los, e cada pedao transformou se em um Yangi. Orunmil cortou e espalhou duzentos pedaos e eles se transformaram emduzentos Yangi. Quando Orunmil se deteve, o que restou de Ex ergueu se econtinuou fugindo. Orunmil s pde reapanh lo no segundo run e l Ex estava inteiro de novo. Orunmil voltou a cortar duzentos pedaos que setransformaram em duzentos Yangi. Isto repetiu se nos nove run que ficaramassim povoados de Yangi. No

ltimo run, depois de ter sido talhado, Exdecidiu pactuar com Orunmil: este no devia mais persegui lo; todos osYangi seriam seus representantes e Orunmil poderia consult los cada vez que fosse necessrio envi los a executar os trabalhos que ele lhes ordenassefazer, como se fossem seus verdadeiros filhos. Ex assegurou lhe que seriaele mesmo quem responderia por meio dos Yangi (pedaos de laterita) cadaum que o chamasse. Orunmil perguntou lhe sobre sua me que havia sido devorada. Ex devolveu sua me a Orunmil e acrescentou:

ORUNMIL KI O MAA KS OUN BI B F GBA GBOGBO WON NKAN BI ERAN ATI EYE TI UN JE TI IY P UN M RN N LW LTI GB PAD FN LTI OWO WAN OMO ARIY

Orunmil deveria cham lo Se ele queria recuperar a todos e cada um dos animais e das aves que ele tinha comido sobre a Terra; ele (Ex) os assistiria para reav los das mos da humanidade.

Orunmil e Ybr reinstalaram se na cidade de Iworo, e a partir dessemomento ela comeou a dar a luz muitos filhos de ambos os sexos. A histria continua com o translado para ktu, a invocao de Ex para os proteger daguerra, a vinda de Ex do run para os defender, volta a Iworo, ensinando lhes Ex como preparar e sangrar seu assento , transferindo lhe seu agbraque executaria todos os trabalhos que lhe fossem solicitados e acaba poruma saudao, um ork alusivo a suas caractersticas:

EX JK JELD BARA NYAN GBGI GBGI OGUN GBOGBO NIO KR, KR KR

Ex come cachorro, come porcosBara anda senhorilmente, balanando se para a direita e para a esquerdaTodos os atacantes se afastam Quando ele vem chegando senhoril e sutilmente.

Ex

Na teologia Yorub, Ex descrito com um carter to verstil que devemosser cautelosos a respeito do que se fala sobre ele. Tem sido freqentementechamado por alguns de diabo ou de sat. Obviamente Ex no o DIABO do Novo Testamento que o poder malficoabsoluto em oposio ao plano de salvao de Deus para os Homens. Por outrolado, estaria perto da verdade equipar lo com sat do livro da f, onde sat um dos ministros de Deus e tem o trabalho de testar a sinceridade dos homens, por prova suas crenas. O que reunimos de nossas fontes que Ex primordialmente um relaes pblicas especial entre o cu e a terra, o inspetor geral que comunica regularmente a Olodumar os feitos das divindades e dos homens, testa e faz relatrios sobre a exatido dos cultos e

dos sacrifcios em particular. O Babalawo usualmente tem o ponto de vista que Ex foi criado para ser adivindade mo direita de Orunmil, sendo o seu dever levar recados paraOrunmil, sempre estar atendendo o e agir sob suas ordens. Para Orunmil assinalado o dever de ouvir a voz de Olodumar e declarar a sua vontade para

o mundo. Porm, sempre que a declarao de Orunmil no for considerada, o dever de Ex trazer alguma calamidade como forma de punio para orecalcitrante. Em troca, pelo servio que Ex presta, Orunmil o alimenta, casoEx no se contentar com a oferenda, ele toma o encargo de estragar ostrabalhos de Orunmil. Pelo que reunimos do carter de Ex na tradio, difcil de aceitar comocorreto o status no qual os Babalawo tentam coloc lo. Ex certamente em algumas circunstncias um orix e no pode estar emposio subordinada a qualquer divindade, especialmente aquela de um obediente garoto de Orunmil. No h nenhuma dvida que a tradio mostraexistir uma ligao muito forte entre Ex e Orunmil; mesmo um pequeno mal

entendido nessa relao pode facilmente levar a um erro de julgamento a favorde um e outro. Ex ubquo porque ele deve estar sempre a postos na inspeo de adoraoe sacrifcios. Onde quer que algum se envolva com um problema por arte deEx, Orunmil pode sempre ser de confiana para mostrar o modo de se sairda dificuldade. Por isso, onde houver o culto de Orunmil, o de Ex tambm organizado em menor escala. Ambos freqentemente trabalham em colaborao. Ex conhecido pelos Babalawo como Osetuw aprovao e guardio dos sacrifcios. Se for analisar as lendas, Orunmil que esta sempre as voltas com as armadilhas de Ex. de crena conhecida que Ex pode estragar os trabalhosde Orunmil, quando encontra motivos para faz lo. Numa ocasio as divindades conspiraram contra Orunmil e o deixou perante Olodumar. Exquem o defendeu e cuja submisso Olodumar aceitou. A Atitude dos Yorub perante Ex geralmente de temor. Na verdade ele temido at pelas divindades. Isto ocorre em virtude do seuofcio. Ele tem o poder de vida e morte sobre todos. Por isso, procuram estarde bom acordo com Ex. Ns ouvimos o aviso:

BI B RBO, KI M TEX KUR Quando so oferecidos sacrifcios, a poro quepertence a Ex, deve ser separada para ele.

Um outro motivo dele ser temido que incidentalmente malicioso e umfazedor de travessuras, capaz de causar grandes confuses, provocando situaes complicadas ou promovendo malcia entre as pessoas. Com sua manha pode transformar em inimigos os amigos mais chegados, causar brigasentre marido e mulher e fazer de antagonistas pais e filhos. Existem muitosmitos que o ilustram como trapaceiro. Aqui est uma:

EX O MERCADOR DE FIL

Certo homem tinha duas lindas esposas, as quais ele amava igualmente e queestavam no melhor dos termos. To pacfica era a casa onde eles viviam quese tornaram para seus vizinhos

modelos de harmonia conjugal e familiar. Aspessoas achavam que nada poderia perturbar as felizes relaes que existiam entre eles. Ex soube disso e no gostou. Assim, ele esquematizou uma armadilha para eles de modo astuto e usual. Fez um fil muito bonito, transformou se num comerciante e colocou o venda no mercado, tendo cuidado porm em no vend lo a ningum, at aparecer uma das duas esposas para compr lo. Uma delas ao visualizar o fil, imediatamente o adquiriu e alegremente o levou para presente lo ao marido. Este, ao receber

o belo presente, ficou to agradavelmente surpreso que, inconscientemente, demonstrou sua apreciao e gratido de um modo que tornou a outra esposadesconfiada e ciumenta. Porm, esta nada falou. Aguardou apreensivamentecom inquietao crescente o prximo dia de feira. Quando o dia chegou, ela foibem cedo ao mercado em busca de um presente, um bem melhor a qualquercusto para seu marido. E l estava Ex! Esperando a com outro fil, que

comparado com o primeiro engrandecia o de graa e beleza. Triunfantemente, a segunda esposa comprou este novo fil e o levou para casadando ao marido. O efeito foi mgico, tornando a assim a preferida do marido. Do jeito que Ex queria, o palco estava armado para rivalidade aguada entre as duas esposas, cada uma empenhando se para sobrepujar aoutra no perigoso jogo de ganhar o amor do marido. Ex vindo em auxlio decada uma na sua vez do jogo, e o humor do marido balanando da direita paraa esquerda com a chegada de presentes cada vez mais bonitos. Quando Exficou satisfeito e as pecas tinham sido bem colocadas como um quebra cabeas, e que a desastrosa exploso inevitavelmente ocorreria, ele abruptamente deixou de ir ao mercado. A prxima esposa em visita a feira, ficou frustrada, no encontrando mais o tal comerciante. Voltou para casa em grande fria. Sendo assim, o objetivo de Ex em desarmonizar aquela famlia no queestivera preparando com grande malcia, por fim aconteceu, ocorrendo entouma grande tragdia. Ex parece possuir um poder que s Olodumar para cont lo. Certa vez Xang dizia gabando se, que no havia nenhum orix que ele no pudessedominar. Ex logo o desafiou:

- Isto inclui a mim? Xang imediatamente replicou desculpando se: - Mas por qu? Certamente voc no poderia ter sido includo! Em outra ocasio, dessa vez com Orunmil, Ex mostrou ter ficado indignado. Por no ter sido consultado em relao compra de um escravo, Ex, numa noite acabou estrangulando o pobre escravo! Freqentemente se escuta a expresso: EX T ORIX Ex, o adversrio dos orixs.

H um indubitvel elemento de maldade em Ex, e por esta razo ele tem sidopredominantemente associado a este contexto. H quem diga que a foraprimordial de Ex neste mundo armar emboscadas e criar situaes dbias, mas mesmo assim, no podemos associ lo ao diabo. O que podemosreunir da nossa tradio que ele toma o fazer travessuras como, um hobby, tal como uma pessoa corrompida pelo poder que parece incontrolvel; o sdicodeleite em jogar suas foras de maneiras antipticas e indiferentes. Cito queEx no a encarnao pessoal da maldade em oposio da bondade. Porm, totalmente claro que os Yorub colocam toda prtica e tendncia malficaem seu agenciamento. Quando uma pessoa comete alguma faanha que resulta em aborrecimento eprejuzo para si ou seu vizinho o Yorub imediatamente diz:

EX IO TI I EX IO NS

Ex quem o agitou. Ex quem o movimenta.

As pessoas freqentemente rezam:

KI A M SE RI J EX Que ns no experimentemos a batalha de Ex.

Ou ento:

EX, MA XE MI, OMO ELOMI NIKI O XE Ex, no me mova, o filho de outra pessoa que voc deve mover.

EX EBOR Fora Catica

Ex em seu estado EBOR pode ser enviado contra o inimigo. O mtodo ritualstico de utilizar sua fora destruidora o seguinte:

O suplicante vai diante do assentamento de Ex, levando consigo azeite de dend e adi leo extrado da noz do dendezeiro que a grande quizlia de Ex. O suplicante derrama azeite de dend sobre o smbolo de Ex, dizendo: -Ex, eu sei que esse o seu alimento e assim eu trouxe para lhe oferendar, conceda me o seu favor e a sua proteo. A seguir derrama sobre Ex o adi e diz: -Ex, eu sei que o adi a sua grande quizlia e que no o seu alimento. No me atrevo a oferend -lo. Mas fulano (diz o nome da pessoa inimiga) pediu que eu trouxesse e lhe entregasse. Embora ele saiba que no seja o seu alimento, eu dou o adi em nome do fulano.

Aps o ritual ser completado, Ex correr para dar uma pancada em quem lhe mandou o presente de mau gosto. Todavia, deve o suplicante observar algumas precaues:

*No dormir enquanto no estiver certo que Ex completou o recado; *Ficar de planto para quando Ex retornar de seu mandado; *Ter em mos um frango novinho para oferendar a Ex e acalmar sua ira, s assim estar livre para dar ateno a outros assuntos.

Mas supondo que o inimigo seja conhecedor de meios de defesa, tenha se protegido contra os efeitos dessa magia e tenha desviado a ira de Ex, tudo fica muito complicado, porque o basto de Ex desde uma vez levantado, no pode ser abaixado sem ser usado. O suplicante deve antecipar a probabilidade deste acontecimento e preparar uma oferta aceitvel para Ex. Quando Ex empregado dessa maneira chamado de Sigidi e Elgbra.

EX IMOL ORIX

Neste estgio Ex cultuado pelos Yorub como sendo um orix igual aos outros. Depositam toda a sua f nas suas capacidades benevolentes e protetoras. Ele ocupa uma posio tutelar. representado por um smbolo que levantado no centro da cidade ou povoado, o que repetido freqentementedentro de sua casa e em portas de templos onde se cultuam os orixs. As

pessoas se dirigem a Ex religiosamente de forma que indica um bom

relacionamento de pai e filho. chamado portanto de bab pai. Existem pessoas chamadas EXUBIYI filho de Ex, EXUGBAYI aquele que reivindicado por Ex. H lugares onde festivais so realizados anualmente em seu nome. Em Il Oluji esse acontecimento se d em fevereiro, para marcar o cultivo anual daterra. Os Yorub organizam esse festival para pedir as bnos de Ex para alavoura, naturalmente acalmando o para que tudo possa correr bem com otrabalho do fazendeiro durante o ano. Pois os Yorub entendem que para tudo correr bem necessrio que o homem esteja intimamente ligado e harmoniosamente em contato com as vibraes positivas de Ex. De todos os pontos que se olhe Ex, ele aparece com um carter desconcertantemente verstil, tambm extremamente caprichoso. Acredita se que Ex tem duzentos nomes. Isso significa que ele tem um carter ardilosoe incerto, que no fcil de se fixar. Ele pode ser chamado de:

LOGEMO ORUN O indulgente filho do cu.

A NLA KALU Aquele cuja grandeza se manifesta em todo o lugar.

PAPA WARA O apressado, o sbito.

A TUKA MA SE E SA Aquele que quebra em pedacinhos o que no pode ser reajuntado.

Conta na tradio que seu primeiro lar na terra Yorub foi OF a Of original, embora algumas vezes seja sugerido que foi Ketu. O seu culto predominaatualmente em Erin, perto de Ilobu. Ele indubitavelmente uma das principaisdivindades dos Yorub. No h lugar onde ele no seja cultuado e propiciado. Seu altar pode ser em qualquer lugar: cidade, vila, povoado, moradia, encruzilhadas ou matas.

Assentamento de Ex Pessoal

o assentamento que todos tem obrigatoriamente necessidade de faz lo.

MATERIAL:

Um Alguidar; Uma Quartinha de Barro; Muitos Bzios; Um Pedao de Laterita ou Rocha; Um Ferro de Ex; Um Ob; Um Orob; Bebidas de Todas as Qualidades; Um Litro de Azeite de Dend; gua e um Pouco de Sal;

1 Akuk Novo, 1Etun e 1Iyeril.

Assentamento de Ex Comunitrio

o Ex que protege o espao sagrado do Candombl, o defensor de todacomunidade.

MATERIAL:

Ferro de Ex; 1 Kilo de Mercrio; 2 Litros de Azeite de Dend; 7 Moedas; 1 Ferradura; 7 Pregos Grandes; 1 Pedra de Fogo; Pedaos de: Laterita, Im Natural, Ao, Ouro, Prata, Carvo Vegetal e Mineral; Terras de: Praas Movimentadas, Banco, Supermercado, Encruzilhadas, das Sadas da Cidade e de Cupim (por ser a mais importante); Lodo de: Mar, Mangue, Rio e Limo de Pedra; 1 Faca, 1 Colher e 1 Garfo; 7 Qualidades de Pimenta; Ossun; Bzios (maior for a quantidade melhor); 7 Qualidades de bebidas; Animais de Sacrifcio: 1 Abuk; 4 Akuk; 1 Etun; 1 Iyeril.

ESTE O TIPO DE EX QUE NO PODE SER ASSENTADO PARA OS FILHOS DESANTO DE UMA CASA DE CANDOMBL, POIS NA CASA S PODE TER O EXISTENCIAL DO PAI DE SANTO.

FOLHAS DE EX

KOS EW KOS EX Sem folha no h Ex.

LAR Folha de Mamona

TIPNL Pega pinto

ODNDUN Folha da Costa

ABMD Folha da Fortuna

TT Bredo sem Espinho

RRN Alfavaquinha

RPP Mal me quer Bravo

LBR Tiririca

EW IN Folha de Fogo

KN KN Canano de Porco

BR Carrapicho de Agulha QUALIDADES DE EX LPTK LW N SNSN Me de Ex Pai de Ex

EX YANGI OB BAB EX Ex rei, pai de todos os Exs. Ex Yangiaparece como o filho primognito do Universo, rola por toda parte do solo, transferindo harmonia e fecundidade atravs do Agbra rei do corpo, forasimblica contida no ADO IRAN.

EX ELEGBARA Senhor, possuidor de fora e poder (catico). Como Ex chamado quando pode ser usado em todas as direes.

EX AGB Ex velho. Dessa forma Ex chamado quando se dirige a ele demaneira respeitosa.

EX OB Ex rei. Nome dado a Ex para exalt lo.

EX ELEGB Senhor do eb. ele quem controla e regula as oferendas.

EX ODARA Ex lindo. Tem ligao com o orix Oxum.

EX OLOB Senhor da faca. o divisor de fraes primordiais, ele regula evigia os sacrifcios. Tem ligao com o orix Ogun.

EX ENGBARIJ Aquele que fala. o dono da boca, ele quem agiliza, imobiliza os bzios para que forme configuraes para trazer as falas dosorixs no jogo.

EX OLON Senhor do caminho. o protetor dos zeladores de terreiro. Invocado em primeiro lugar, nos ritos de pad reunio dos orixs. Recebendooferenda de: gua, farinha e dend.

EX IJEL Aquele que ndigo. Esta associado imagem de Okoto, exatamente por este ser uma espcie de caracol, cuja base aberta num sp. Um nico ponto de apoio, abre se a cada evoluo mais e mais, at converter se numa circunferncia aberta para o infinito. Representa a histriaossificada do desenvolvimento de um crescimento constante e proporcional auma continuidade evolutiva, de ritmo regular. Tem ligao com o orix Oxal.

EX IN Ex do fogo. associado ao fogo, usa o vermelho e representa oax que simbolizado pela pena vermelha do ekdide papagaio da costa. Temligao com Xang e Oy.

EX ORIT Ex das encruzilhadas de trs pontas. Tem ligao com as Y mi eliy.

EX ALAKETU Cobertura do povo de Ketu. o defensor dos candomblsdesta nao e tem ligao com Oxossi Unl.

EX AKES Guardio da cidade de Oy. o que traduz a fala dos orixs nosjogos de bzios. Tem ligao com Xang e Oy.

EX OBASIN O mensageiro de Orunmil. ele quem transmite os recadosde Orunmil Oxum que a leva a Ex Engbarij.

EX AGBO o mensageiro de Xang.

EX TIRIRI Grande fora, valor e mrito. Tem ligao com o orix Ogun e Oy.

EX KRIKRI Cheio de n. O mensageiro das Y mi eliy.

EX ALDI Ex do adi. aquele que detesta o adi e quando sua arma levantada no pode ser abaixada antes de ser usada.

EX MARAGB Aquele que possui fora, poder e energia. Tem ligao comOgun, Oxum e Obaluay.

EX XOROK Guardar com grito forte, bravio. s vezes confundido comOgun, com quem tem forte ligao.

EX LOD Ex do rio. Tem ligao com Yemanj.

EX AJAK tem ligao com Oxum e s trabalha para o bem.

EX ELEP Senhor do azeite de dend.

EX ELDU Senhor do carvo.

Para invoc -lo reza se antes um ib, pe se trs pingos de gua, azeite de dend e finalmente cachaa. Com um ob vermelho na mo diz: AG OB. Parte o em seguida e vai molhando os pedaos de ob nos pingos j citados acima. Em seguida diz:

Laroy Ex, Laroy Ex, Laroy Ex, Kokorobij, Ex, Ex, Ex, Ex Xuxu In. Ajibal, Ajibal, Ajibal, Adrar, Adkar, Adkar. Ajifalar, Oruj, Tamp Orixal; Ajifalar, Oruj, Tamp Orixal; Ajifalar, Oruk, Tamp Orixal; Ajifalar, Oruk, Tamp Orixal; Ajifalar Dank Ayal Ex Mo P W...

Diz o nome do Ex e fala se sobre o motivo da invocao. Formula a pergunta que se quer fazer e joga o ob.

ALAFI Paz e Tranqilidade (resposta afirmativa de Ex).

RNDLGM

SISTEMAS DIVINATRIOS ATRAVS DOS BZIOS

Por meio de Exubarij o intermedirio entre o babalorix e o Orunmil quese recebe o recado dos orixs conforme os odu que caem no jogo, formandoconfiguraes e trazendo o desejo deles. Atravs dos bzios os orixs esclarecem, guiam, orientam, protegem e salvam aqueles que buscam os seus conselhos e que atendem as determinaes descritas pelo Babalorix ou Yalorix, que no podem preceder ao MRNDLGN, porque nas indicaes mais simples esto as vontades dosorixs. Ao detectar um problema comea se um jogo de perguntas e respostas. Assim vo se encontrando os caminhos de soluo. EXEMPLO: Se o Odu que fala KNRN um bzio aberto e quinze fechados

este fala de uma pessoa que esta atravessando uma m fase e que em suacasa houve ou haver morte. Ento devemos fazer as perguntas para OY GBAL que tem fundamento com GN (osso) que s ela domina. Para se fazer um EB tudo que a boca come preciso ter esgotado todas aspossibilidades de resolver o caso a partir das ervas: akas, ob, orob, etc. Sabemos que: ob, orob e certas folhas, quando oferecidos aos orixs dentrodo ritual, valem por um frango, cabrito, carneiro. Portanto, em muitos casos, substitui o EJ sangue animal. O MERINDILOGUN utilizado para que atravs dos Odu, marcado pela

quantidade de bzios abertos ou fechados, encontraremos a soluo dos problemas que nos apresentem no momento. muito importante termosagilidade e criatividade na preparao dos Ebs. Usando de raciocnio lgico eanalisando friamente uma situao dentro do contexto orix, transferindo poranalogia os encantos das lendas para a vida do consulente. sabido quequalquer tipo de problema relacionado com os orixs resolvido atravs deestudos sobre suas lendas. Esquema das relaes existentes entre o mundo fsico (AIY) e o mundo paralelo (RUN). Desenho extrado do livro O Jogo de Bzios Autor Jlio Braga. ENGBARIJ aquele que fala o EX que agiliza e mobiliza o jogo para que este forme as configuraes e traga a fala dos orixs.

AKESAN aquele que traduz a fala o EX que traduz as configuraes formadas por ENGBARIJ.

O jogo de bzios e composto por:

*(16) dezesseis W bzios Mrndlgn; *(4) quatro W MRN utilizado para perguntas e respostas no decorrer da consulta; *(1) um W resultado da interao de todos os outros, a representao de Oxum, em todo o sistema de orculo ODU OX TUW.

Sacrifcio Para O Jogo Dos Bzios

Em uma tigela de loua branca, pe se os bzios no sereno em noite clara. No dia seguinte aps apanh los, lav los com as seguintes ervas:

ODNDUN Folha da Costa TPNL Pega Pinto MARIW Folha de Dendezeiro ABMD Folha da Fortuna OMIN OJU Golfo Branco ORINRIN Alfavaquinha OMN B J Folha de Leite LAR Folha de Mamona PRGN Dracena Verde RPP Mal Me Quer Bravo TT Bredo sem Espinho

Isso dever ser feito antes do sol nascer; deixar os bzios descansando por

(24) vinte e quatro horas no Omier gua sagrada que deve se conter: *guas de: chuva; fonte; cachoeira; poo; lagoa; mar; rio. *Azeite de dend; mel; ob e orob.

Para o sacrifcio:

*Um casal de pombos brancos, acompanhado de ob e orob.

Os axs devero ser colocados embaixo de uma rvore frondosa e sem espinhos. Passar atim p sagrado nos bzios e eles estaro prontos para serem utilizados. O dcimo stimo bzio do jogo come junto com o Ex pessoal, e os bzios doorculo comem junto com o orix do Babalorix ou Yalorix, ou seja, toda vezque oferendar ao orix, pe se os bzios dentro da comida oferendada.

Assentamento Do Dcimo Stimo Bzio Do Jogo

Este o mais importante entre todos os bzios. consagrado a Ex, que traz aresposta para o jogo. Ele deve estar presente, mas no pode ser visto peloBabalorix ou Yalorix. Por se tratar do bzio de segurana do jogo, deve serguardado em lugar especial, longe dos curiosos, ou seja, junto ao assentamento do Ex pessoal. Deve se conversar com ele todos os dias pelamanh e lhe fazer os pedidos necessrios ao dia.

Uma indicao que deve ser considerada dentro do ato de jogar bzios arelao de antiguidade dos Odu. O primeiro Odu o mais novo de todos eperde para os demais. J o dcimo sexto considerado o mais velho, portanto, ganha dos demais. O terceiro Odu ganha do segundo, o sexto do quinto, odcimo do nono, completando assim a relao hierrquica de todo o sistema. O pagamento pelo jogo efetuado uma forma ritualstica de se pagar para oEx do jogo, pelo fato dele ter trazido as respostas. Com este ato impede que oconsulente prejudique a casa, o Babalorix ou a si mesmo pela resposta dojogo. Quem determina o valor desse pagamento o Babalorix. Quando o sol esta mais prximo da Terra, a vibrao de Ex bem maior, dependendo logicamente do lugar onde estivermos no hemisfrio. Este momento de aproximao mxima se d na entrada do vero. Em caso inverso, o afastamento da vibrao de Ex tambm ocorre. Nestes tempos, devemos ter cobertura suficiente para enfrentar situaes diversas. O simbolismo de Ex com o nmero quatro que este representa os quatrotipos de fora e os pontos cardeais. A razo do nmero oito, o fato de ser aquantidade dos filhos de Orunmil, e para cada um deles, dois kn, prefazendodezesseis. Sendo oito os filhos de Orunmil, este se torna o nmero sagrado.

PREPARAO DO EX DO JOGO

Ao participar do ritual, as pessoas tem que estar de roupa branca, corpo limpoe descalos. O lugar tem que ser iluminado com a luz natural do sol. Se a cerimnia for realizada noite, usa se velas que simbolizam o fogo, ao qualtodo orix est associado por ser um dos principais elementos da natureza. A pessoa fica numa eni (esteira) forrada; (neste ritual procura se ter sempreum grupo de oito pessoas). Em seguida, pe se o ikoko (panela) no centro doeni, onde sero feitos os sacrifcios dos d funfun (galinhas brancas). Bate se com as partes do d na terra em reverencia a Iiy mi Osrnga. Ento, sacrifica se com as mos,torce o pescoo e tira a cabea do d. O primeiroj (sangue) dever cair na terra em volta do ikoko e depois dentro. Aps tirara cabea, coloc la no ikoko com quatro penas da asa esquerda e quatro penas da asa direita, colocadas em p ao lado das respectivas cabeas,

(primeiro as do lado esquerdo, depois as do lado direito). Os sacrifcios do dso feitos com as asas, bicos e ps presos, para que eles no se debatam. Depois dos d funfun (no caso de mais de um iniciado), sacrifica se o nicod dd (galinha preta) dedicado ao Ex do jogo. Sua cabea ficara no centrodo ikoko, com as quatro penas das asas esquerda e direita. Isto para fazer aconsagrao do Bzio do Ex do Jogo. O bzio de cada iniciado ser colocadono bico de seu respectivo d. No bico do d dd, o Babalawo colocar umou mais bzios para serem dados a um filho que por acaso perdeu o seu bziode Ex, para que seja reposto de sua obrigao. Os bzios so fechados. Em seguida, coloca se nesta ordem: yo (sal), yin (mel), p pp (azeite de dend), tendo sempre o cuidado de antes reverenciar a Onil (senhor daterra) ao redor do ikoko, depois em cima das cabeas e das penas. Ao colocar oyo diremos:

IGEIRO YO KI WA NI IY

ou

IY W NI YO GBRO RNML. (YE).

Depois pe se o yin dizendo se:

YE W YIO BI YIN GBRO LW RNML.

E ao por p dizer:

P NI IROJU BE ERO TI RNML BA MI DA KO SE.

Aps feito isso, fecha se o ikoko no s funfun (pano branco), enterra se ereza se F e o OGEDE IF. Depois reza se:

IJB YMI SRNG

MOJB YIN Y MI SRNG A TONU JENU A TOKAN JEDO EJE OYE MI KALE O IYE KOKO, OIYE IYE IYE IYE KOKO.

Depois dos sete dias, desenterra se o Eb e tira se os bzios, enrola se numa folha de fundamento do Babalorix. Reza se o IJB Y MI SRNG novamente. Este Eb fica enterrado por causa do fundamento com as foras daterra, o que se faz, prximo a uma rvore. Feito isso, s ser desenterradonovamente quando o iniciado completar todos os seus rituais.

CLASSIFICAO DOS ODU

Os dezesseis bzios utilizados jogo, chamado de Meridilogun, o que significaexatamente o nmero 16, ficando assim:

ERIN = 4 OGUN = 20 DIN = MENOS, PORTANTO 20 4 = 16

Dentro desse conceito, apenas quatorze combinaes so consideradas. As duas ultimas no so consideradas. As duas ultimas no so consultadas, porserem tratarem de portadoras de axs positivos. Raramente elas ocorrem, masquando aparece estas configuraes no jogo, o sacerdote tem que lanar mode todos os Owo e novamente jogar para confirmao. Cada uma das quatorzecombinaes traz o nome do Odu (caminho) e cada Odu, por sua vez, recebeum nome especifico. Para cada uma das combinaes existe um orix queresponde durante o jogo. H combinaes que pertencem a mais de um orix.

Quando elas ocorrem, o sacerdote procura saber, por intermdio do OWO MRIN (jogo com quatro bzios), qual o orix que esta respondendo.

01 Bzio Aberto: ODU KNRN Respondem: x e Aganj 02 Bzios Abertos: ODU J K Respondem: Ibeiji, Ogun, Oba e Oxal 03 Bzios Abertos: ODU T OGUND Respondem: gn (Xang tambm transita neste Odu) 04 Bzios Abertos: ODU IRSUN Respondem: Oxossi, Yasn, Yemanj e gun 05 Bzios Abertos: ODU S Respondem: Oxum, Yemanj, Ew, Ob e Omul 06 Bzios Abertos: ODU BAR Respondem: Xang, Oxossi, Logun Ed e Ex

FILOSOFIAS DOS ODU KNRN

Por um comeou o mundo. Sem bem no existe o mal.

J OK Flecha entre irmos.

ET OGUND Discusso leva a tragdia.

IRSUN Ningum sabe o que existe no fundo do mar.

OFUN E S O morto tirou o que tinha do santo.

OBAR e OS Louco ou se faz de louco.

OBAR e OD O cachorro tem 4 patas e no anda em mais do que um caminho.

OD e OBAR

No sabe se fica com os olhos negros ou coloridos.

OWANRN e IRSUNN Eis a grande vingana.

J ONIL e IRSUN Se minha cabea no me vende, no h quem me compre.

S e OS Ao bom filho Deus e sua me abenoam.

OS e IRSUN Olhar para frente e para trs.

OS e OFUN O Santo livra se do morto.

OBAR e J ONIL A orelha no pode ultrapassar a cabea. Limites existem...

OS e OBAR Dois carneiros no bebem na mesma fonte.

J ONIL e OS O mal que fizeste, no torne a faz lo.

S e IRSUN Se o milho no leva gua, no cresce.

S e OD O que deve paga... e fica livre!

OD e S Se no h provas, fica absolvido.

OBAR e OBAR Quem sabe morre igual, aquele que no sabe.

ET OGUND e S Repugnncia, o morto est parado. Discusso na famlia.

OS e J K Rebulio; com o marido se mulher que se consulta. Se for homemcom sua mulher, e pode se estender a uma segunda pessoaachegada a eles.

J ONIL e J ONIL Dois amigos inseparveis brigam.

OS e OS Amigo mata amigo.

KNRN e ET OGUND Revoluo; sangue pela boca, nariz ou nus.

OX e J ONIL Priso. Ningum sabe o que tem, at perder.

OD e OS Estica a mo at onde alcances.

OWNRIN e ET OGUND Um joga pedra e um povo leva a culpa.

IRSUN e IRSUN Um s homem salva um povo.

OD e OD Sair do costume inquietude. No abandone teus hbitos.

J ONIL A cabea que conduz o corpo, um s rei governa o povo.

OS e OD Dois narigudos no podem se beijar.

S e J K Dinheiro traz tragdia sobre o Santo. Discrdia familiar.

OS e OX Se no sabe a lei, aprenders no outro mundo.

OBAR O rei no mente.

OS e J LSEBOR Castigado por revolta.

OFUN Onde nasceu a maldio.

OWANRN Tirar gua com peneira.

Nestes ditados que se aplicam a cada Odu, se observam variantes. Tambm se dir:

OS O melhor amigo tem pior inimigo.

J LSEBOR

Em tempo de guerra soldado no dorme.

ALAFI

Nasceu para ser sbio.

KNRN e OBAR O morto est esperando, no perca a cabea.

J K e J ONIL Querem caar um rei com flechadas.

ET OGUND e OD O que se sabe, no se pergunta.

IRSUN e S O morto est dando voltas, vendo a quem levar.

Amarrao do Igb

O ritual utilizado no decorrer da consulta. O conjunto composto de duaspedras pequenas, sendo uma branca e outra preta, e um osso do pombo quefoi sacrificado para o jogo, que fazem parte do merindilogun. O consulentediante do sacerdote recebe deste as duas pedrinhas ot igb e ot digb. Segura uma em cada mo e coloca os braos para trs na altura da cinturafazendo assim, a ligao entre o consulente, o jogo e o Babalorix.

Enquanto isso, o sacerdote inicia o rito de libao. Depois do Ib, reza se para Ex.

J cumprido o rito, de libao, o sacerdote diz:

KS K, KS RN, KS EJ No haja morte, nem doena, nem sangue.

KSR D M P D, UN SR B P OF No fales bem para o mal e nem mal para o bem.

Esfrega os bzios entre as mos, sopra com o seu ax e os apia na cabea, no meio do peito e nos ombros do consulente. Em seguida, joga se os bzios sobre uma mesa coberta por uma toalha branca.

Os ODU se classificam em maiores e menores:

So maiores: (1); (2); (3); (4); (8); (10) e (12). So menores: (5); (6); (7); (9) e (11). So maiores: (13); (14); (!5) e (16). Se aparecer na configurao um Odu maior,

Exemplo: knrn, j Oko, Et Ogund, Irsun, Ofun, j Onil ou j Lsegbor.

Ou um Odu menor,

Exemplo: Ox, Obar, Odi, Os, Ownrn.

Volta se a jogar sem pedir a mo de amarrao de IGB do consulente, poisnas primeiras jogadas no se pede Igb mesmo que aparea um Odu maior. necessrio jogar pela segunda vez e ver qual Odu que vence. Quando vier ummaior, pede se a mo esquerda; se for um menor, a mo direita.

EXEMPLOS

DIREITA em:

knrn (1) s (5) Od (7) bar (6) t Ogund (3) Od (7) Owanrn (11) knrn (1) t Ogund (3) Owanrn (11) Os (9) Owanrn (11) s (5) j Lsebor (12) Od (7) Owanrn (11) s (5) bar (6) s (5) Od (7) bar (6) j Lsebor (12) Owanrn (11) Ofun (10).

ESQUERDA em:

Ofun (10) j Onil (8) knrn (1) j k (2) Ofun (10) bar (6) Owanrn (11) bar (6) j Lsebor (12) t Ogund (3) j k (2) Odi (7). Owanrn (11) s (5) Ogb Ogund (15)

Owanrn (11) Os (9) Ik (14) j k (2) bar (6) Alafi (16). Irsun (4) Owanrn (11)

At o Odu J LSEBOR, a interpretao feita pelo Babalorix ou Yalorix. Depois deste Odu tudo fica a cargo do BABALAWO o secretrio mximo de ORUNMIL senhor dos destinos. Incontestvel sacerdote, que esclarece e resolve com o seu OPEL IF. A eles os Babalorixs ou Yalorixs deveriam recorrer caso existisse um culto organizado. Infelizmente no isso que ocorre. Podemos estender a leituras dos bzios at o ODU J OLOGBON, porm este corresponde antes ou depois de qualquer Odu a Obaluaiy. Aps descobrir o Odu, deve se fazer uso do Owo Mrin (jogo com quatro bzios) para perguntar em qual caminho este Odu se encontra. Se for R, este vem por um bom caminho. Pede ao jogo confirmao e, se isso ocorrer, significa um R perfeito. Mas se for SB, vem por maus caminhos. Tambm deve se pedir confirmao e , se isso ocorrer, necessrio que se faa um Eb, procurando o caminho que mais se assemelhe situao do consulente. Nem sempre gn ao falar no jogo significa que isso seja ruim, pois os mortos podem muito bem nos trazer algo de bom.

Exemplo: Se o consulente tiver um parente rico e este falecer, pode significarque est vindo a caminho uma herana. Portanto, um bem que vem pelocaminho da morte. Por esta razo que se torna de extrema importncia utilizao do jogo dequatro bzios, com os quais se fazem as perguntas necessrias no decorrer daconsulta e, sabendo assim, o verdadeiro caminho pelo qual o orix nos fala.

Veja Exemplo:

LRS? O orix quer revelar algo? ADM? Uma pequena oferenda? pouco amanh? KLS? Que deseja?

BSR? Um pouco de tudo? B KN OD KN? Que faa oferenda um pouco hoje, um

So muitas as causas de uma boa sorte ou bem. Exemplo:

R IK As que se devem aos mortos. prprio orix. R TNW.

Que vem do cu. R LSS RS. As que concedem os orixs. R IY. As que procedem deste mundo. R LW. Bem que se deve ao esforo prprio. R M. Que vem atravs de um filho. R W. De dinheiro. R RUGB, R GB.

R LD. Pela intuio recebida do

R R JK. Por ter a cabea assentada. R KRN.

Pelas mos do homem. R BRN. Pelas mos da mulher. R D WNTLKN. A sorte que vem do mar.

R LSS GN? Que vem de um morto?

R. Doena. JJ.

Bem que se recebe das mos de um velho. Briga, crime.

R LSS BR. De um irmo do culto. R LSS R RN. De muito alm. R SGN T. Sorte para vencer os inimigos. R GN MRAF. A sorte pelos quatro ventos. R LSS W. Sorte por ganho em loteria. vergonha. R LSS RNML. Dada por Orunmil. K.

J.

Derramamento de sangue. N N. Golpe, castigo.

LR.

dio, briga. KRJ.

Ms intenes das pessoas. GN F.

Desgraa,calamidade e

J S RIY.

Mal olhado, bruxaria. KK KB.

Morte. Revoluo.

Todo esse conjunto de palavras quer dizer OSOB ou R. Males ou bens que podem vir do prprio homem, dos orixs ou de Deus.

Assim temos: K LDNMR. RN RIY S Morte por Deus. K LSS RS. Doente por bruxaria. Morte pelos orixs. ODU OR ORIX

Todos os sistemas religiosos so baseados em algarismos. No candombl tambm isso ocorre. Para descobrir os ODU de cada um, se faz necessrio dispor de verdadeiro conhecimento numrico. O segredo dos nmeros comeacom a grande primeira causa o um ODU KNRN e termina com o nada ou zero ODU YK. Smbolo do universo infinito e ilimitado. O Babalorix ou Yalorix dever ter ao seu lado, no momento da consulta, uma caderneta onde anotara os ODU. obrigatrio jogar trs vezes. A primeira jogada ser desconsiderada por se tratar do ODU que rege o destino do consulente no dia. As jogadas seguintes so as que determinam os seus orixs.

EXEMPLO:

No caso de ODU KNRN fala Ex e Aganj.

* KNRN (1) KNRN (1): aqui encontramos Ogun, Ex e Aganj. Osacerdote ter que lanar mo do Owo Mrin e verificar qual o orix que estarespondendo. Se for Ogun, o problema do consulente esta relacionado com oODU ET OGUND, onde Ogun o primeiro orix que responde. Se for Aganj (Xang) est relacionado com o Odu j Lsebor e se for Ex o Oduknrn. * OBAR (6) OBAR (6): aqui encontramos Ex, Xang, Oxossi e Logun Ed. Se for Oxossi, o problema do consulente se encontra no Odu Irsun e Logun Ed Odu Obar. * KNRN (1) IRSSUN (4): aqui encontramos Oxossi, Ex e Oxum. Se forOxum, o problema do consulente est relacionado no Odu s. ODU OR ORIX tambm praticado no dcimo stimo dia de iniciao. O Yaw sentado sobre um pano branco, recebe do seu iniciador os 16 bzios, esfrega os nas mos, com elas aponta para os quatro pontos cardeais, para o alto epara o cho, enquanto isso, reza se um ib, descrito pelo sacerdote. Em seguida, joga se para confirmar o orix que s depois de confirmado quepoder ser raspado na cabea do Yaw. Esse ritual de extrema importncia para o Yaw. S assim no comete o errode rasp lo para um determinado orix que no seja o dele.

KNRN (1) OS (9) J OK (2) OFUN (10) ET OGUND (3) OWANRN (11) IRSUN (4) J LSEBOR (12) OS (5) J OLOGBON (13) OBAR (6) IK (14) OD (7) OGB OGUND (15) J ONIL (8) ALAFI (16)

Encontramos Ex nos seguintes Odu:

(1 4) Oxum, Oxossi (6 6) Oxum, Xang, Osaniyn,

(1 1) (1 2) (1 3) (1 4) (1 5) (1 6) (1 7) (1 8) (1 9) (3 1) (3 13) (4 1)

(4 6) (4 9) (5 6) (6 1) (6 6) (6 11) (8 1) (8 11) (9 10) (9 11) (10 4) Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 1) Ogun e Aganj (1 2) Ob (4 6) e (4 9) Orunmil (5 6) Oxum, Xang

Orunmil

(1 5) Oxum e Oxal (8 1) k, Oxum, Ob

(1 7) Ogun, Yemanj (8 11) Oy, Oxal

(1 8) Oxum, Oxal (9 10) Oy

(1 9) Xang, Oy (9 11) Oy, Yemanj, Oxal

(3 1) Yemanj (10 4) Ogun, Oxssi, Iroko

(3 13) Obaluaiy

(4 1) Oxum, Oxossi

Encontramos Ogun nos seguintes Odu:

(1 1) (5 3) (7 11) (8 10) (1 7) (5 8) (8 7) (10 4) (3 5) (7 3) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 1) Ex, Aganju (8 7) Oy (1 7) Ex, Yemanj (8 8) k, Ob, Xang, Oy, Oxal, Orunmil, Obolokun (3 5) Oxssi (10 4) Ex, Oxssi, Iroko (5 8) Oxssi(7 3) Oxssi, Osaniyn(7 11) Oxum

Encontramos Oxssi nos seguintes Odu:

(1 4) (3 5) (2 1) (4 1) (2 4) (4 3) (2 5) (4 10) Encontramos outros orixs nesses Odu: (5 8) (6 5) (7 3) (8 4) (8 9) (10 2) (10 4) (1 9) Ex, Xang (8 8) Todos os orixs (1 12) Xang (8 9) Oxssi (1 13) Obaluaiy, Nana (8 11) Ex, Oxal(2 12) Oxum Mar, Xang (9 10) Ex(3 9) Osaniyn (9 11) Ex, Yemanj, Oxal (3 10) Oxal (9 12) Xang (8 7) OgunEncontramos Osaniyn nos seguintes Odu: (3 3) (3 9) (6 4) (3 4) (5 9) (6 6) (3 6) (6 3) (6 7) (3 7) Encontramos outros orixs nesses Odu: (6 9) (7 2) (7 3) (3 9) Oy (6 6) Ex, Oxum, Xang, Orunmil (5 9) Yemanj (7 2) Ibeiji, k, Iroko

(6 4) Orunmil (7 3) Oxssi, Ogun Encontramos Iroko nos seguintes Odu: (6 10) (10 4) (10 10) (11 10) (7 2) (10 6) (10 14) Encontramos outros Orixs nesses Odu: (7 2) Ibeiji, Osaniyn (10 14) Oxum Mar (10 4) Ex, Ogun, Oxssi Encontramos Oxum Mar nos seguintes Odu: (1 4) (4 12) (7 14) (9 14) (2 12) (4 14) (8 14) (10 14) (2 14) (5 12) Encontramos outros orixs nesses Odu: (2 12) Xang, Oy (2 14) Xang (4 12) Ibeiji (9 14) Yemanj (10 14) Iroko

Encontramos Ob Olokun nos seguintes Odu: (7 5) (7 7) (8 8) Encontramos outros orixs nesses Odu: (7 5) Orunmil (8 8) Todos os orixs

(7 7) Nan, Yemanj, Oxum, Ew, Ob Encontramos Obaluayi nos seguintes Odu: (1 13) (3 13) (5 13) (8 13)

(2 13) (4 13) (7 13) (9 13)

Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 13) Nan, Oy (5 13) Oxum (2 13) Ob (7 13) Nan (4 13) Ew

Encontramos Oxum nos seguintes Odu:

(1 8) Ex, Oxal (6 6) Ex, Xang, Osaniyn, Orunmil

(1 4) (1 5) (1 8) (2 7)

(3 2) (4 3) (4 5) (4 - 10) (5 1) (5 2) (5 4) (5 6) (5 10) (5 13) (6 6) (7 7) (7 11) (8 4) (10 5) Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 4) Ex, Oxssi (1 5) Ex, Oxal (5 10) Oxal (5 13) Obaluaiy

(4 3) Oxssi (7 7) Nan, Yemanj, Ew, Ob, Obolokun (4 5) Orunmil (7 11) Ogun (4 10) Oxssi (8 4) Oxssi (5 2) k(5 4) Yemanj(5 6) Ex, Xang

Encontramos Ew nos seguintes Odu:

(4 13) (7 4) (7 7) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(4 13) Ob, Obaluaiy (7 7) Nan, Yemanj, Oxum, Ob (7 4) k, Yemanj (8 8) Todos os orixs

Encontramos Ob nos seguintes Odu:

(1 2) (8 5) (1 8) (7 7) (2 13) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ibeiji (2 13) (7 7) Nan, Yemanj, Ew, Oxum (1 8) Ex, Oxum, k, Oxal (8 5) Oxssi, Ogun (8 8) Todos os orixs

Encontramos Oy nos seguintes Odu:

(1 9) (2 12) (8 8) (9 7) (1 10) (3 9) (8 9) (9 9) (1 11) (3 10) (8 11) (9 10) (1 12) (3 12) (9 1) (9 11) (1 13) (4 11) (9 3) (9 12) (2 10) (8 6) (9 4) (10 1) (2 11) (8 7) (9 6) (10 9)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 9) Ex, Xang (8 8) Todos os orixs (1 12) Xang (8 9) Oxssi (1 13) Obaluaiy,Nan (8 11) Ex, Oxal (2 12) Oxum Mar, Xang (9 10) Ex (3 9) Osaniyn (9 11) Ex, Yemanj, Oxal (3 10) Oxal (9 12) Xang (8 7) Ogun

Encontramos Xang nos seguintes Odu:

(1 6) (2 12) (6 12) (8 8) (1 9) (2 14) (6 13) (8 12) (1 12) (5 6) (7 12) (9 12) (2 9) (6 6) (8 6) (10 12)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 6) Ex (8 6) Oy (1 9) Ex, Oy (8 8) Todos os orixs (1 12) Oy (8 12) Oxal

(2 12) Oxum Mar, Oy (9 12) Oy (2 14) Oxum Mar (10 12) Oxal (5 6) Ex, Oxum (6 6) Ex, Oxum, Osaniyn, Orunmil

Encontramos Ibeiji nos seguintes Odu:

(1 2) (2 6) (4 12) (7 2) (2 2) (4 2) (6 2) (9 2)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ob (4 12) Oxum -Mar (2 2) k (6 2) k (2 6) k (7 2) k, Iroko, Osanyin (4 2) k

Encontramos Nan nos seguintes Odu:

(1 13) (3 14) (7 7) (10 8) (1 14) (5 14) (7 13) (10 13)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 13) Obaluayi, Oy (7 7) Yemanj, Oxum, Ew, Ob, Obolokun (1 14) Oxum Mar (7 13) Obaluayi (5 14) Oxal

Encontramos Yemanj nos seguintes Odu:

(1 3) (5 9) (7 7) (9 8) (1 7) (5 11) (7 10) (9 11) (4 7) (7 1) (7 12) (9 14)

(5 4) (7 4) (9 5) (10 7) (5 7)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 3) Ex (7 7) Obolokun, Nan, Oxum, Ew, Ob (1 7) Ex, Ogun (9 5) Orunmil (4 7) Oxal (9 8) Orunmil (5 4) Oxum (9 11) Ex, Oy, Oxal (5 9) Osanyin (9 14) Oxum -Mar (7 4) Ew, k

Encontramos Oxal nos seguintes Odu:

(1 5) (3 8) (6 8) (8 11) (1 8) (3 10) (7 8) (8 12) (1 10) (4 7) (7 9) (9 11) (2 8) (5 10) (8 3) (10 12) (2 11) (5 14) (8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 5) Ex, Oxum (5 14) Nan (1 8) Ex, Oxum (8 8) Todos os orixs (1 10) Oy (8 11) Ex, Oy (3 10) Oy (8 12) Xang (4 7) Yemanj (9 11) Ex, Oy (5 10) Oxum (10 12) Xang

Encontramos k nos seguintes Odu:

(1 2) (2 2) (2 6) (4 2) (5 2) (6 2) (7 2) (7 4) (8 1) (8 2) (8 8) (10 3) Encontramos outros orixs nesses Odu: (1 2) Ex, Ob, Ibeiji (2 2) Ibeiji (2 6) Ibeiji (4 2) Ibeiji (5 2) Oxum

(7 2) Osaniyn, Ibeiji, Iroko (7 4) Yemanj, Ew (8 1) Ex, Oxum, Ob (8 8) Todos os orixs Encontramos Orunmil nos seguintes Odu: (4 5) (5 5) (4 6) (6 4) (4 8) (6 6) (4 9) (7 5) (8 5) (8 8) (9 5) (9 8) (16) ODU KNRN 01 BZIO ABERTO E 15 FECHADOS Respondem Ex e Aganj

Fala de uma pessoa que esta atravessando uma m fase e em sua casa houve ou haver morte. Roubo, runa, maus negcios, fofocas, separao de casal, enfim, maus pressgios. A pessoa no poder viajar por enquanto, pois corre grande perigo. Esses problemas so gerados pela incredulidade, desconfiana do consulente, que no houve conselhos de ningum e acredita saber mais que todos. Por essa razo, esta sempre em maus lenis e em precipcios.

Tropeara de vez em quando com a morte por causa da lngua, (tentar aconselhar a pessoa para ter cuidado com que diz). Quando sai este Odu, faz se o seguinte: pega se um pedao de carne, unta o com or e joga o na rua. Ex provoca hemorragia e mata sem dor quem os ofende, pode ser sangue pela boca, nariz ou nus. Neste caso, a pessoa necessita se de um eb.

EB

Qualquer tipo de trabalho que se faz dentro do Candombl chamado de Eb. Por exemplo: Obori (comida cabea); flores postas aos ps dos assentamentos dos orixs, etc. Existem Ebs para o mal e para o bem, depende de quem esta praticando. O destino de um Eb (onde deve ser arriado) determinado pelo jogo de bzios, de acordo com a vontade dos orixs. O eb pode ser uma vela, uma garrafa de pinga, um sacrifcio de um galo ou boi. Podem ser arriados no mato, rio, mangue, encruzilhada, cemitrio ou num monte de lixo. Podem ser comidos ou bebidos. sempre o ponto de partida em tudo que se deseja fazer. Tem rito, cantigas e palavras apropriadas, o elemento constitutivo da operao divinatria. Atravs dos Ebs que o consulente resolve seus problemas. Para analise de cada combinao, narraremos pequenas histrias de grande fundamento para um entendimento do porque dos Ebs. Cada caso um caso isolado e deve ser analisado profundamente no momento, ou seja, joga se OWO MRIN com quatro bzios e v se qual o caminho a seguir de acordo com os problemas do consulente.

CAMINHOS DE EB

1.1. Um galo provoca chuva e torna se heri. Em certa poca, o galo era um dos maiores consultores e sua fama corria muito longe. O chefe da cidade, ao saber que existia um galo adivinho nas

redondezas, mandou cham lo para resolver o caso da grande seca que assolava quela regio. Feito o Eb recomendado, l se foi o galo. Ao chegar grande porta da cidade, foi advertido pelo porteiro que no podia entrar assim, sem fazer alguma declarao sobre sua procedncia. Com isso, inflamou se o galo e, tirando do bolso da capanga uns cacetinhos, fez uso deles, dando na cabea do funcionrio, da resultando grande derramamento de sangue. Em poucos minutos, a tempestade cai por terra. O galo, considerado responsvel pela faanha, torn se um heri.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente esta diante de um perigo iminente, masque, com bastante coragem e energia, vencer os inimigos e ter vitrias.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Sete pedaos de madeira (foi assim que o galo conseguiu vencer o porteiro). * Nove acarajs (alimento favorito de Yans responsvel pelo vento e tempestade). 1. 2. A morte enganada por Oknrn

Oknrn no conseguia nada que desejava.Feito o Eb recomendado, inventou uma maneira de obter o que desejava e enfim, progredir. Resolveu ento, dar um bode de meia (de parceria) morte, para criar. Passado o tempo, ele exigiu da morte os descendentes do bode. Como isso era impossvel, Oknrn exigiu uma soma incalculvel como indenizao.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muita astcia para realizar os seusplanos, a mesma atitude de Oknrn diante da morte.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um guizo de tamanho indeterminado (o guizo que se coloca no pescoo doscabritos, serve para o dono ach los facilmente quando so perdidos). * Uma cabaa (associada morte, na viso dos Yorub). 1. 3. Ex pe fogo em uma casa e se torna rei Para conquistar rapidamente a fortuna, Ex fez um Eb. Em seguida, seguiu cidade de Ijebu e, l chegando, se hospedou na casa de um funcionrio importante. De madrugada ele pe fogo na casa e sai gritando que o incndio vai destruir uma talha cheia de tesouros que lhe pertence. O chefe local acredita e o indeniza, fazendo o tambm rei de Ijebu.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter a mesma sorte que Ex. Obterfortuna e sucesso em seus empreendimentos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um bode, um galo (alimentos sagrados que se oferecem a Ex); * Uma jarra contendo sete bzios (os bzios antiga moeda dos Yorub soassociados idia de fortuna e sucesso). 1. 4. Ogun, defensor de um pobre Existia um pobre peregrino que labutava em vrios lugares. Trabalhava nas plantaes, era sempre explorado pelos proprietrios da terra. O aconselharam a fazer um Eb, depois disso, partiu para a grande mata fronteira. Ao iniciar o servio, causou um grande barulho naquele lugarejo to deserto. Veio Ogun, que era o dono da mata e, chegando perto daquele estranho, ficou a espreit lo. O homem ao ver Ogun, implorou logo misericrdia perguntando, em seguida, se ele queria algo e, caso desejasse, ali tudo estava sua disposio. Ogun, satisfeito, perguntou ao peregrino quem foi o ser to perverso que o

havia mandado para aquele local cuja entrada era proibida, por ser um lugar sagrado. O homem, ento, contou seus problemas, inclusive os infortnios de sua vida. Ogun ficou revoltado e ordenou ao pobre marcar com mari as casas de seus amigos, pois ele iria naquela cidade noite destruir tudo que l achasse. Como recompensa, o que salvou da destruio, Ogun deu tudo para o pobre.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente sofre grandes perseguies e invejadopor homens maus, e essa inveja deriva da sede de riquezas.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma garrafa de vinho; * Um cachorro que deve ser assado e mari (o cachorro o alimento sagradode uma das variedades de Ogun e o mari est intimamente ligado ao seuculto). com mari que se decora a casa de Ogun em dias de festa, sendo tambmcolocado na entrada do terreiro para espantar os Eguns. O Eb realizado para agradar Ogun, para que este traga ao consulente amesma sorte que teve o seu protegido na histria. 1. 5. Xang e Yansan Xang e sua esposa Yansan fizeram um Eb recomendado a fim de se tornarem fortes, poderosos e respeitados em tudo. Os dois passaram a expelir fogo pela boca quando falavam, tornando os assim, donos do raio e do trovo.

Concluso

Esse caminho significa bons resultados em todos os empreendimentos do consulente, igual o sucesso obtido por Xang e Yansan.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Fsforos e plvora (aluso ao poder recebido por Xang e Yansan de botarfogo pela boca). * Um carneiro (alimento preferido de Xang). ODU JI OK

2 BZIOS ABERTOS E 14 FECHADOS Respondem Ibeiji, Ogun, Ob e Oxal

Este Odu fala de: felicidade inesperada, boas notcias, fim de sofrimento, convivncia conjugal feliz, realizao dos intentos. Em seu lado negativo, porm, traz: prises, brigas, casos de justia, pancadaria, desfechos perigosos e crimes. A pessoa deste Odu tem personalidade marcante, objetiva e ideal firme. sincera e franca. No aceita falsidades e geralmente tensa e nervosa. Tem esprito de luta, e no importa o sacrifcio que ter de fazer para conquistar o ideal almejado. Tendncia forte ao jogo e bebida. Se a pessoa tiver gmeos na famlia, deve se fazer uma oferenda de frutas para Ibeiji. Se estiver jogando para grvida, deve se fazer um Eb, pois a gravidez pode lhe ocasionar a morte. Aconselha o consulente a resolver causas pendentes e ter muito cuidado com inimigos.

CAMINHOS DE EB

2. 1. Macacos conseguem liberdade Para se proteger dos perigos e das ameaas da selva, um grupo de macacos foram orientados a fazer um Eb. Depois de feito, se viram livres dos outros bandos de macacos da regio e at mesmo dos bandos de sua prpria raa. Desse modo, puderam viver livremente nas plantaes e nas florestas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente se encontra em grandes dificuldades, mal entendidos e inquietaes.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Duas pres. 2. 2. A reconciliao de um casal Um homem e sua mulher, em constante desarmonia, chegaram a ponto de no poderem viver juntos de modo nenhum. Feito o Eb indicado, houve a reconciliao, passando o casal a viver em colaborao e sossego.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est sofrendo desentendimentos no lar, mas com certa prudncia, poder recomear a viver em paz.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Dois pombos brancos; * Dois laos de fita (que tem a funo de unir); * Dinheiro e Igbin (caracol). Igbin o alimento sagrado de Oxal; orix da calma, da paz e da quietude. 2. 3. Emo hunk se torna rei da terra de Egb Existiam diversos prncipes na terra de Egb. Um dentre eles fez o Eb indicado. Sendo assim, Em hunk foi proclamado rei de todos os prncipes do pas dos egbs.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est em luta com algum inimigo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um pato, pregos e bandeirolas de papel branco (que significa vitria). 2. 4. A sagacidade de Tela Ok Diversos prncipes disputavam o poder, a riqueza e outros privilgios; mas Tela Ok, desprovido de meios, foi ser roceiro. Um dia, bem no lugar onde havia colocado o Eb, deu com a enxada em um grande tesouro. Para enganar seus companheiros, afirmou ter encontrado um monte de orobs.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente brevemente ter grande prosperidade, igual o personagem da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, orob e enxadas usadas. Deve se notar que na histria esses dois ltimos elementos desempenham um papel importante, portanto so essenciais para o Eb indicado. ODU ET OGUND

BZIOS ABERTOS E 13 FECHADOS Respondem Ogun e Xang

Esse Odu fala de: inveja, dvidas, desespero, desastre, dificuldades, calnia, caso na justia. Sofrimento, trabalhos e feitios feitos em cemitrios e outros locais. Esta a parte negativa deste Odu, que como todos tem o seu lado positivo. Vai depender apenas do zelador de santo saber preparar os Ebs nos caminhos de aj para positiv lo. Deve se analisar bem este Odu pois, na maioria das vezes, trata se da cabea pedindo OBORI. Nada disso dever preocupar o consulente, pois ter um futuro brilhante com esforo prprio (sem contar com muita ajuda). Adquirindo equilbrio emocional, conseguira elevao, vitria e muita paz. Se o consulente for homem, avise a este para ter muito cuidado porque o esto procurando por causa de uma mulher e que h perigo de briga e derramamento de sangue. Se for mulher, esta tem uma amiga duas caras que vai lhe causar problemas conjugais e de famlia. Avise para agradecer Ogun e que tenha muito cuidado.

CAMINHOS DE EB

3. 1. Um homem escapa da morte Um homem muito ligado em cincias ocultas recebeu o conselho de fazer um Eb para se proteger da morte.Feito tudo o que lhe determinaram, em vo veio morte para lev lo, querendo agarr lo para o jogar no buraco do igbin (caracol) que estava preso no bon que ele tinha na cabea.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est sendo perseguido pela morte e queprecisa tomar precaues.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Igbin (caracol) * Duas pres e um pombo (para que possa escapar da morte). 3. 2. Um homem salvo por Ex Existia um homem que tinha muitos discpulos. Estando gravemente doente, mandou os discpulos aos quatro cantos do mundo procurar pessoas que lhe pudessem trata-lo. Para sua surpresa, todos o abandonaram naquele momento difcil. Porm, ele j tinha feito tudo conforme lhe indicaram. Ex que tinha recebido o Eb, disse ao mesmo senhor: Levanta-te e segue adiante de mim que eu vou te escorando por detrs at chegar aos ps de quem possa te salvar nessa emergncia. Assim, ele o conduz at Orunmil e este o cura.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve se livrar de pessoas ingratas e nocontar os seus segredos a ningum. Deve se prevenir para no ter decepes, como o homem da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo; * farofa-de-dend e outros alimentos favoritos de Ex (agrad-lo para que oconsulente no seja vtima de ingratido). 3. 3. Onir se livra dos rivais Onir era perseguido por seus rivais por ser um trabalhador muito honesto. Aps ter seguido o conselho de se fazer um Eb, ele se torna respeitado e temido por todos na cidade de Ire.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, apesar das perseguies e das dificuldades resultantes da inveja, um dia ser respeitado e temido, triunfarsobre todos, como Onir em sua histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um pato, moedas e bandeirolas brancas (esses elementos representam: tranqilidade, riqueza e vitria). 3. 4. Sapeter prev fortuna

O rei de Ajax, sabendo da boa reputao de Sapeter, resolveu consult lo. Este, ento previu que todos tivessem esperana, pois que havia de lhes aparecer fortuna, proveniente de progresso imediato. Ao comear esgotar o prazo fixado, comeou a desconfiana do povo que passou a vigiar sua casa para evitar que ele fugisse. Preocupado, ordenou que sua mulher levasse todos os presentes recebidos para outro lugar. Chegou odia prometido, e junto um navio cheio de brancos, que fora frica buscar escravos. As pessoas de Ajax se regozijaram e felicitam Sapeter pelo que tinha previsto.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muita calma, pacincia, resignao e grande energia, pois dentro de pouco tempo dever haver umamelhora sbita em sua existncia, assim como ocorreu com Sapeter.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* galinhas, bzios e espelhos (esses elementos simbolizam riqueza refletida eespalhada a todos da regio). 3.5 O homem que se julgava infeliz Depois de ter sido muito rico, um homem se encontrou em um tal estado de pobreza que s desejava a morte. Tendo feito o que lhe determinaram e esperando melhoria nas suas coisas sem nenhum resultado, foi para o mato com uma corda a fim de se enforcar. De sbito, viu um pobre leproso que estava pelejando para partir a concha de um igbin (caracol) e botar a gua na cabea. Diante de tal sofrimento, reconsiderou a sua deciso. Pouco tempo depois ele foi chamado para ocupar o trono que seu pai lhe havia deixado ao morrer. Em reconhecimento, ele passa a cuidar do leproso que o salvou.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma melhora de vida em poucotempo. Deve permanecer calmo, pois obter fortuna. Reencontrar a felicidadealmejada e poder ocupar cargos importantes na sociedade.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* dois pombos, um caracol e uma corda. ODU EJ ORSUN

4 BZIOS ABERTOS E 12 FECHADOS Respondem Oxssi, Yansan, Yemanj e gn

Este Odu fala de:calnia, difamao, sangue, ciladas, grandes desastres,

indeciso. Falsidade dentro de casa e no trabalho, dificuldades em tudo, caminhos fechado. A pessoa desse Odu muito franca e atirada, geralmente mo aberta, no gosta de ver ningum chorando misria perto que j d um jeito de ajudar. Tem gosto pelo ocultismo, misticismo; se d bem com os guns dos quais est sempre ligada. Essa pessoa pensa em fazer uma viagem ou um negcio, porm, devido lngua, capaz de estragar tudo. Aconselhar o consulente no contar nada do que se passa em sua vida, para os outros no atrapalharem. Se no jogo de bzios a jogada anterior tiver sado o ODU OD, o consulente ter notcias de morte de ente querido; roubo e grandes perdas. necessrio fazer eb imediatamente.

CAMINHOS DE EB

4.1. A ona escapa de uma cilada

A ona mesmo respeitada, era muito odiada pelos outros animais. Um dia, todos os bichos projetaram uma cilada a fim de eliminar a existncia dessa fera intolervel. Porm, a ona mais esperta j tinha feito um Eb. Ela mesma caindo na armadilha, conseguiu escapar dessa traio malvola, pois tinha as patas almofadadas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente precisa tomar cuidado com manobras depessoas hipcritas. Mas, se demonstrar fora de carter, ele sair ileso, como aona da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo, uma pre e algodo. 4.2. Um homem recupera a sade Um homem vivia muito doente. Feito o eb recomendado, l se foi ele para o meio de uma cidade onde havia uma rvore. Com um ob na mo, comeou a rogar praga contra o chefe do lugar. Este ao saber dos insultos, pediu ao homem que parasse, prometendo-lhe ajuda para todas as suas necessidades. Depois disso, o homem recuperou sua sade e tranqilidade.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est vivendo ou viver uma situaodifcil. Ter problemas financeiros, de sade e no saber o que fazer pararesolve-los. Necessrio ter muita coragem e resignao para sair vitorioso dacrise.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo, um igbin; * uma talha, bebidas e principalmente ob. 4. 3. A vitria do papagaio Descreve a antiga histria que o sol, a lua, o fogo e o papagaio disputavam o poder. O nico que fez um eb foi o papagaio. Nisso, choveu muito e o fogo apagou. A tempestade escureceu o cu. Quem saiu ganhando foi o papagaio que, mesmo molhado, conservou a cor avermelhada de sua cauda.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter dificuldades, que h rivalidade comoutras pessoas acerca de algo. Mas se tiver pacincia ser o vencedor.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um etun (galinha dangola); um igbin e um ekdide (pena de papagaio). 4.4. Um prncipe doa grande fortuna Um homem que se encontrava numa situao difcil, procurou um Babalawo para fazer um eb. Este o aconselhou a queimar pimenta e receber a fumaa nos olhos. Enquanto fazia o eb, um prncipe que por l passava lhe perguntou a razo de tanto sacrifcio. Aps ouvir as razes do homem, o prncipe ordenou que lhe fosse entregue uma grande fortuna.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente se encontra numa situao muito difcil. Entretanto, pode esperar ajuda inesperada de uma pessoa bondosa. O socorrona hora certa vir.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* uma galinha, um pato, um caracol, azeite-de-dend, pimenta vermelha, umleno e uma faca. 4. 5. Ogun e sua generosidade Uma vendedora de aca e mingau segue o conselho de fazer um eb para

melhorar sua situao. Algum tempo depois, o general Ogun chegou com sua tropa e pediu a ela para alimentar a todos, que estavam famintos. Ela fez com muito orgulho e dedicao. Ogun, no tendo dinheiro para lhe pagar, dividiu com muita satisfao o que tinha conquistado na guerra.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente muito generoso e que no ter muitosproblemas na vida. Haver sempre algum para socorr lo nos momentos difceis.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um etun (galinha dangola); * Um igbin; * Um ekdide (pena de papagaio). Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um acaraj, uma galinha. ODU S

5 BZIOS ABERTOS E 11 FECHADOS Respondem Oxum, Yemanj, Ob, Ew e Omul

A pessoa deve agradecer a Oxum e pagar o que deve a ela. Ter cuidado paraque esse orix no lhe atinja com sua espada. Passar a mo na barriga e soprar trs vezes em direo rua. A pessoa deve ser cautelosa com o jeito de lidar com os outros, no falar paraqualquer um sobre sua intimidade para no cair no erro de ser difamada. Vaireceber visita de uma amiga, mas no deve lhe dizer o que vai fazer, pois essapessoa vem inteirar se de seus projetos e cont los a outros com o intuitode prejudic la. pessoa sensvel, que chora toa por qualquer motivo que as choque. Ambiciosa, pensa emgrandes negcios, mas perde muitas oportunidades. Geralmente fracassa no amor. Tem mediunidade aguada e deve se iniciar no culto aos orixs. O lado msticoda vida lhe atrai muito. Chega a ser grande Yalorix ou Babalorix, pois pessoa que se liga a tudo que existe dentro do culto. preciso ter muito cuidado com quem deste Odu, pois manhosa, astuta ena maioria das vezes no muito sincera. Se for mulher, costuma conseguirdos homens que a cerca, tudo para seu prprio bem estar. Se for homem geralmente a irresponsabilidade e a ganncia invade o seu mundo.

CAMINHOS DE EB

5. 1. Dinheiro, o causador do bem e do mal Dinheiro que era filho de Oxal, se dizia to poderoso a ponto de segurar at

a Morte. Deitou se numa encruzilhada e as pessoas que passavam por l diziam: Xi! Este homem esta estendido com a cabea para a casa da Morte, os ps para o lado da Molstia e os lados do corpo para o lugar da Desavena.Ouvindo essas palavras, Dinheiro teve uma idia genial. Foi at a casa da Morte e l comeou a tocar os tambores por ela utilizados para matar as pessoas. Assim ele, que j tinha uma rede preparada, esperou. Quando a Morte veio verificar o que estava ocorrendo, ele a capturou e a conduziu para a casa de Oxal. Este, revoltado com a situao, disse ao Dinheiro: Vai-te embora com a Morte e com tudo que possa haver de melhor no mundo. Tu s

o causador de tudo, do bem e do mal. Some-te daqui. Leva-a, e podes possuir e conquistar o universo. Concluso

Esse caminho mostra que o consulente deve ser mais prudente em relao aosmeios que utiliza para ganhar dinheiro ou outros bens necessrios sua existncia. O dinheiro pode lhe trazer a felicidade, mas tambm dissabores etristezas. Em todo o caso, indica grandes possibilidades de obter os bens materiais que deseja.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado. 5. 2. A descrena Um homem foi recomendado a proteger sua mulher com um Eb, e oferecer angu de inhame com caruru cabea (Obori), a fim de evitar todos os distrbios que podem ocorrer na vida de uma mulher. Mas ele no levou a srio. Passado o tempo, houve um ataque sua casa, no qual os guerreiros, alm de acabar com tudo que encontraram, ainda violentaram sua esposa. Como sempre acontece no h mal que sempre dure nem bem que se ature. Um dos saqueadores, condoendo se daquela cena to deprimente, perguntou se a mulher havia deixado de fazer um Eb. Sabendo que sim, os mesmos algozes lhe reprovaram o procedimento de descrena de no haver cumprido o que lhe determinaram. Perdoaram lhe a vida, dizendo lhe que nunca mais fizesse pouco caso dos conselhos que recebessem dali por diante.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muitos desentendimentos e sriascomplicaes familiares. Porm, sero problemas passageiros que, com cautela, podero ser eliminados.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um caracol, um pombo e um galo. Portanto, o consulente dever ter uma f profunda e levar a srio o que for recomendado. Se negligenciar a feitura do Eb, ele ter problemas realmente graves. 5. 3. A fuga de Xang Conta histria que Xang tendo um carneiro, um dia houve uma grande briga entre eles por causa de cime de mulher. Cansado de lutar, o carneiro foi se recompor em sua casa, armou se com chifres e voltou a lutar com mais vigor. Xang, vencido, desapareceu da terra. Com grande decepo, os amigos de Xang se incubiram de fazer um Eb com muitas pedras midas. Logo em

seguida, as trovoadas soaram, os raios caram e comearam a crer que Xang estava no cu.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente esta em conflito com algum. Se notomar precaues, esse conflito poder se transformar em derrota para ele.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Chifres de carneiro (o carneiro da histria simboliza o inimigo, portanto oschifres servem para quebrar a fora dele). * Um galo e pedras pequenas. 5. 4. Oxum exige um sacrifcio Um guerreiro precisava atravessar uma cachoeira para atacar uma cidade. Mas era impossvel atravess la. Protestou ento, em alta voz, dizendo que dava tudo a Oxum sem arrependimento se pudesse passar com seu exrcito naquele lugar. Com essas palavras, a cachoeira secou imediatamente e o guerreiro saiu se vitorioso. Vindo ele de volta da guerra, e chegando beira do rio, as guas comearam a subir. No sabia o que devia fazer para se livrar dessa situao. Ele foi informado de que para alcanar a outra margem do rio, deveria jogar gua sua prpria filha, chamada Tudo. Que dor no foi ouvir essas palavras, porm, ele no teve outro jeito seno mandar botar sua filha nas ondas, que a tragaram imediatamente. Nesse momento as guas baixaram de tal forma que, em poucas horas, o rio estava sequinho. As tropas atravessaram e tambm o general, com a maior mgoa de ter perdido sua

filha nica.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muitos inimigos pela frente, e devefazer de tudo para evita-los. Tomar cuidado em fazer promessas que nopossam ser cumpridas. Analisar bem se no est devendo algo Oxum.

Eb

*Para que o consulente seja aliviado, dever fazer um Eb com tudo que puderconseguir.

5.5. Oxum, senhora da riqueza Uma moa chamada Oxum, fazia todos os esforos possveis para melhorar sua condio de vida. Foi aconselhada, ento, a fazer um Eb e lev-lo casa de Oxal e pedir em voz alta o que queria, pois assim obteria tudo. Ao chegar l, comeou a maldizer dele. Como que ela conseguiria o que precisava se diziam ser Oxal um perverso de marca maior. Assim, abalou toda a cidade, ele no podia continuar como rei do povo diante daquela desmoralizao

provocada por Oxum. Seus amigos o aconselham a dar tudo que aquela moa queria, contanto que deixasse de rogar praga. Diante da insistncia de todos, fez vir sua presena a moa e deu-lhe tudo o que estava ao seu alcance. Assim, Oxum se tornou a dona de toda fortuna.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grande prosperidade. Porm, deveter muita pacincia enquanto luta pelo que deseja.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um pombo, um caracol e peixe assado. ODU OBAR

6 BUZIOS ABERTOS E 10 fechados Respondem Xang, Oxssi, Logun-Ed e Ex

Quando aparece este Odu faz a confirmao no jogo se a pessoa filha deXang. Verifica se o problema originou de uma promessa a esse orix e apessoa no pagou. Caso for confirmado, a pessoa no pode sair durante setedias e nem entrar em discusso a toa, porque as armadilhas esto prontaspara peg-lo. Para que suas perspectivas de vida dem certo tem que atender as determinaes dos orixs. No momento da consulta manda-se a pessoa passar as mos nas pernas esoprar em direo da rua. Este Odu fala de calnia, aborrecimento com as pessoas, sofrimento de si e defamiliares. Casos amorosos no bem definidos. Traio e muito feitio,

motivado pela inveja que causa nos outros, mesmo sem ter nada aparente. Questo de justia para ser resolvido. Roubo, atritos por dinheiro. No lado positivo, fala de possibilidade de riqueza e progresso devido ao auxlioinesperado, e a pessoa no deve perder a oportunidade, pois da poder nascertoda uma melhoria de vida. A pessoa est sempre pronta ajudar algum, tendo assim uma boa ndole. Pessoa liberal que gozar de prosperidade semlimites no futuro.

CAMINHOS DE EB

6.1. O pombo escapa da armadilha Todos os pssaros se reuniram para saber como eles poderiam viver em paz. Ficou unanimamente resolvido que cada uma devia fazer um Eb para evitar qualquer acidente, falsidade ou traio. Mas s o pombo levou a srio esta recomendao. Um dia, amarraram uma visgueira na beira de uma fonte onde todos os pssaros iam beber gua durante o vero. Todos os pssaros acabaram caindo, menos o pombo que soube escapar muito bem da armadilha.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve tomar muito cuidado com as pessoas falsas.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado 6.2. Juriti protege seus familiares Mandaram a pomba Juriti fazer um Eb para que seu filho amado e seus parente prximos no sofressem dor, agonia ou outros males que pudessem provocar sentimentos. Feito o Eb, ela conseguiu realizar o seu desejo, sendo uma verdadeira protetora dos seus.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muito cuidado com seus filhos eparentes, sobretudo se um deles estiver doente.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma corda, peixe assado e algumas moedas. 6.3. De como o pombo se tornou ave domstica Mandaram fazer um eb para que todas as aves do mato, sem distino,

participassem. Mas s o pombo obedeceu, os outros ficaram a blasfemar. Por essa razo o pombo se tornou uma ave domstica, enquanto os demais permaneceram silvestres.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter em breve uma mudana de vida, mais especificamente uma mudana de residncia ou de situao social.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, uma pre, peixe e azeite-de-dend 6.4. Obar, se torna o Odu mais rico No comeo do mundo, os quinze Odu foram aconselhados a fazer um eb, mas no obedeceram. Obar, o nico Odu que no recebeu o conselho, resolveu fazer o Eb por sua prpria conta e muito se arriscou para conseguir tal fim,

dada a sua precria condio. Era de costume, de cinco em cinco dias, os quinze Odu irem casa de Olofin consultar o jogo, mas nunca convidavam o outro irmo, Obar, pois consideravam-no ridculo por ser muito pobre. Da ltima vez que eles foram, Olofin, com desprezo, ofereceu uma abbora a cada um deles. Para no serem indelicado, levaram as abboras consigo e saram em direo de seus lares; ento, algum se lembrou de Obar e se dirigiram para sua casa. Este recebeu seus irmo humildemente e lhes ofereceu comida. Depois de acabar com toda a despensa de Obar, se despediram do irmo e deram de presente as abboras que receberam de Olofin. E l se foram satisfeitos com a gentileza e delicadeza do irmo pobre. A mulher de Obar, censurou-lhe a franqueza e liberalidade que quis mostrar possuir, pois seus semelhantes nunca olhavam para ele como irmo. Porm, as palavras de Obar eram simples e decisivas: Eu no fao isso para ser delicado com eles; estou cumprindo ordens, estou avisado de que, fazendo favores, vir a nossa prosperidade. Ao abrir a abbora para com-la, pois estava faminto, verificou que dentro dela estava cheia de pedras preciosas. Ao abrir as outras, notou que em cada uma existia um tipo de tesouro escondido. Assim, Obar comprou tudo que era necessrio e construiu um palcio em poucos dias, alm de adquirir cavalos de vrias cores. Passado o tempo, os Odu foram casa de Olofin, como de costume. Nisso vem Obar, acompanhado de uma multido, inclusive msicos com enorme charanga. Enfim, todos com uma alegria incomum. De vez em quando, Obar mudava de cavalo em sinal de nobreza. O alvoroo foi tamanho que Olofin indagou quem vinha com aquele prestgio todo. Qual foi a surpresa dos Odu, ao verificar que era Obar, a grande proeza. Olofin, ento, novamente perguntou o que eles fizeram com as abboras que tinham recebido. Ao saber que tinha sido entregue a Obar, Olofin lhes disse que a sorte estava

designada para que Obar fosse o mais rico de todos os Odu, pois as riquezas estavam encerradas dentro das abboras que seriam uma de cada um; mas, para felicidade de Obar tudo foi para ele.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grande prosperidade e sucesso emtodos os seus empreendimentos. Entretanto, para chegar a esse caminho devitria, ele deve agir com prudncia, pacincia e humildade.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, ob, orob, atar e tudo que a boca come(expresso usadapara denominar tudo que se usa em um Eb). ODU OD

7 BZIOS ABERTOS E 9 FECHADOS Respondem Omul, Oxaluf, Oxssi, Ogun, Oxum e Ex

Este Odu fala de muita dificuldade, caminhos fechados, desavena, perseguio por banalidades e imoralidades. Os obstculos s podero ser vencidos se a pessoa tiver muita f em Olorun (Deus) e se entregar completamente aos desgnios dos seus orixs. Se este Odu cair para uma pessoa doente, significa que esta vai morrer logo. Porm, se vier at com (6) OBAR pelo lado esquerdo, tudo se resolver e haver grande mudana de status, futuro recompensador de forma espantosa. pessoa humilde, personalidade marcante e com tendncias fortes para o ocultismo e misticismo. No tem medo da morte e quando a pessoa feiticeira no h quem a segure.

OBSERVAO: preciso olhar muito bem a queda dos bzios, pois na maioria das vezes, preciso recolher a pessoa e fazer as obrigaes. Se a pessoa no se tratar (no tirar um Eb) o futuro incerto e ter sete anos de sofrimento.

CAMINHOS DE EB

7.1. O homem que afugentou a morte Uma grande epidemia se alastrava pela cidade. Um homem, sabendo disso, resolveu se prevenir fazendo um Eb. Mandaram que levasse um sarigu e o amarrasse na sua porta, bem em cima, para que todos pudessem v-lo. Assim

fez o homem. Dias depois, quando a Morte veio em busca da pessoa daquela casa, de repente avistou aquilo que estava dependurado na frente da residncia. Todos os objetos empregados no Eb se puseram a perseguir a Morte e ela, apavorada, prometeu no mais tocar o homem e o povo do lugar.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente dever mostrar sua astcia diante deum grande perigo que o ameaar. Com muita energia, ele saber de muitasperseguies. Se agir com inteligncia, conseguir ultrapassar todos os obstculos que se apresentarem em sua vida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, um peixe assado e um sarigu ( fundamental que esse ltimoentre na composio desse Eb). 7.2. O escravo que se tornou rei Como castigo, um escravo foi colocado em um caixo e atirado na corrente de um rio. Por obra do destino, o caixo esbarrou no primeiro porto. Ali o rei tinha morrido e havia uma grande luta por haver herdeiros ao mesmo tempo. E todos com direito sucesso imediata de forma que no se sabia como decidir o complicado problema. Depois de uma grande confuso, ficou decidido que o

primeiro estrangeiro que se apresentasse seria nomeado rei. O escravo, cujo caixo tinha esbarrado num igbin, foi escolhido para ser rei desse povo.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, mais cedo ou mais tarde, ter o quedeseja. claro que ele no deve desejar o que est acima dos limites de suaspossibilidades. Portanto, ele ter uma sorte semelhante do escravo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha e um peixe assado. 7.3. O casal que conseguiu fortuna Um casal que passava por grandes dificuldades resolveu seguir o conselho de fazer um Eb. Continuaram, os dois, os seus servios cotidianos de cortar palmas de dend e de coqueiro para vender. Um dia, estavam entretidos no corte da mata quando, num dado momento, o faco escapou e foi cair direto num lugar onde, mais tarde, se constatou a existncia de um castelo belssimo onde existiam brilhantes e outros objetos de valor.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes surpresas na vida. Que asdificuldades que ele atravessa no momento so passageiras e que brevementedias melhores viro

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um faco ou uma espada (aluso evidente nica ferramentapossuda pelo casal). 7.4. Odi cura enfermidades Odi, um dos grandes sbios na arte de adivinhar, foi procurado por dois sujeitos em diferente ocasies. Para o primeiro, que tinha um tumor no escroto, ele mandou fazer um Eb com um carneiro. O homem segurou o carneiro e se ps a pedir alma de seu pai a ventura de ficar curado daquela enfermidade. Neste ato, o carneiro deu um coice para trs, vazando-lhe os escrotos, ficando imediatamente curado. Para o segundo, que era cego, mandou fazer um Eb com um galo. O homem tambm segurou o galo e se ps a pedir alma de seu pai, que o curasse; o galo meteu-lhe as unhas nos olhos rasgando-os, ficando assim curado. Mais tarde, os dois procuraram Odi para lhes agradecer e o encontraram na priso por um motivo ftil. Eles fizeram outro eb para ajudar Odi a sair de l. Nessa mesma ocasio, a filha do chefe local adoeceu e este lembrou de Odi como um dos mais peritos no

assunto. Mandou cham-lo para curar sua filha. O chefe em sinal de gratido, deu Odi a filha como esposa e tudo que era necessrio para uma vida confortvel.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve se preparar para suportar muitosobstculos e hostilidades na vida. Porm, no deve se preocupar, porque vai encontrar pessoas generosas que o ajudaro. Sofrer uma enfermidade qualquer, mas no deve se preocupar, pois ser passageira.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro e galos 7.5. Pacincia, Discrdia e Riqueza Havia um homem cujo nome era Orunmil. Mandaram que ele fizesse um Eb a fim de melhorar de situao, pois no sabia onde ia de onde vinha. Um dia apareceram em sua porta trs mulheres que diziam chamar-se: Pacincia, Discrdia e Riqueza. Todos queriam ficar em sua companhia. Perguntando a Orunmil qual das trs ele queria, preferiu ficar com Pacincia. Por esse motivo as outras duas ficaram desgostosas. Seguiram a sua viagem e, em dado momento, no meio do caminho, surgiu uma discusso entre as duas numa estrada quase deserta. O motivo foi porque uma delas censurou a escolha de Orunmil, classificando-a de extravagante, enquanto que a outra dizia que isso dependia do gosto de cada um. Foi o que bastou para que se esbofeteassem, at que os trabalhadores das estradas mais prximas interferiram na luta e

levaram as duas ao chefe do local. Cada uma deu a sua verso, e, como no existia testemunha do fato, foram casa de Orunmil pa que l, como homem mais abio, resolvesse a causa. Assim que as duas mulheres o avistaram, foram logo dizendo: Por causa do homem que ns estamos brigando. Foi por ele ter ficado com a nossa serva, a Pacincia. Est claro que onde h pacincia haver tudo e, sem ela, ns no podemos viver; por isso, todas ns devemos ficar com este mesmo homem at o fim de nossas vidas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve, diante dos problemas que enfrenta, ter muita calma e perseverana.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um pato e uma galinha ODU J-ONIL

8 BZIOS ABERTOS E 8 FECHADOS Respondem Oxal e todos os orixs

Este Odu fala de morte sbita; depresso, dores de cabea; reumatismo; convivncia conjugal difcil; perigo de doenas graves; perseguio de homem ou mulher perversos.

Goza de muita simpatia por parte das pessoas e proteo espiritual. A pessoa deste Odu engana at a morte. O dio acumulado em seu ntimo muito grande e a sede de vingana prospera e contagia. Quando sai este Odu, recolhe-se o jogo e diz para a pessoa agradecer por estar viva a Obtl e Yemanj. Deve ter muito cuidado com os vizinhos e no dormir com roupas pretas e nem coloridas. Ter sempre ao lado da cama um copo dgua. Necessrio fazer um eb, e dar incio as obrigaes de iniciao ao culto.

OBSERVAO: O principal orix que fala neste Odu Oxalagui o dono da guerra -, e possivelmente o da vitria. Os ebs existem para que a negatividade seja afastada e a positividade exaltada. Portanto, o cuidado importante para que no se venha a prejudicar o consulente antecipadamente.

CAMINHOS DE EB

8.1. A Morte se deixa enganar

A Morte estava semeando o pnico em uma cidade. Um homem ao saber disso, resolveu fazer um eb. Untou seu corpo com jenipapo verde. A Morte ao chegar, fingiu no o reconhecer e perguntou de seu paradeiro. Dessa forma o homem conseguiu viver um pouco mais.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente dever enfrentar os perigos eminentescom muita garra e sagacidade.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Peixe assado e, principalmente jenipapo 8.2. A sobrevivncia da cajazeira Todas as rvores receberam o conselho de se fazer um eb, mas a cajazeira foi a nica que decidiu fazer. Por essa razo, todas as rvores morreram quando se curvaram em direo ao cho. Menos a cajazeira que renasceu, mesmo nessa posio.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente dever cuidar de sua sade. Se jestiver doente, deve repousar e fazer um eb para que essa doena no sejafatal.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um caracol e gua (a presena desse ltimo na composio do Eb se explicapelo fato da cajazeira ter sido salvo por ela). 8.3. A paz volta ao casal Um casal que vivia em desentendimento fez um eb e conseguiu, por esse meio, reencontrar a harmonia.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est passando por desentendimentosgraves com a pessoa amada. Mas no deve se preocupar, pois brevemente apaz retornar a eles.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre; um casal de pombos ( smbolo de harmonia entre os seres); * Laos de fita; banana da terra (smbolo flico) e amendoim (consideradoafrodisaco). 8.4. Orunmil possui a mais linda donzela Todos os orixs precisavam fazer um Eb prescrito por Orunmil, mas se recusaram. Vendo que ningum queria faz-lo, o prprio Orunmil, o consultor deles para esse fim, resolveu fazer o tal Eb. Havia uma donzela to bonita quanto rica, fechada no palcio encantado a sete chaves. Orunmil pegou o

seu martelo (irof) e foi apontando com ele para as portas. Assim, foi abrindo uma a uma at chegar no centro do palcio onde ela se encontrava. Desse modo, Orunmil pde possui-la.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma vida cheia de sucesso, cumprir suas obrigaes ao longo de sua vida e ser feliz com a pessoaamada.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um casal de pombos ou de galinhas brancas e pequenos objetos marinhos.

8.5. Uma criana salva seus pais Um casal vivia em desarmonia por razes srias. O homem querendo matar sua mulher, um dia colocou veneno em sua comida, mas a me foi advertida pela criana que eles tinham. A mulher irada, decidiu ento fazer o mesmo, mas o pai tambm foi prevenido pela criana. Acabaram por brigar tanto, que foram levados justia. A reciprocidade dos crimes foi constatada, eles foram liberados, reconciliaram-se e foram muito felizes.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes dificuldades, principalmente com a pessoa amada. Esses mal-entendidos sero causados pelo cime dos dois, mas desaparecero com o tempo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um casal de patos e objetos brancos (smbolos da paz). 8.6. A desigualdade entre os povos No comeo do mundo, o criador decidiu que cada um deveria agir por si mesmo. Todos os povos seguiram as recomendaes, menos os africanos, que no fizeram o Eb prescrito. Por essa razo, desde o incio os brancos dominam o mundo.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma vida sem grandes problemas. Entretanto, se for morar em um lugar que no seja sua terra natal, ter melhores condies de prosperar na vida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha branca e o mximo de ingredientes que puder conseguir 8.7. Oxal aclamado chefe de todos os orixs Orunmil aconselhou a todos os orixs a fazer um Eb. S Oxal se disps a faz-lo. Ele vivia em um lugar afastado onde trabalhava duramente. Era cortado de dend e lenha, e por ter cado de uma rvore, ficou corcunda. O lugar se tornou uma cidade pela chegada de outros orixs e foi necessrio escolher um rei. Se reuniram para discutir quem que iria ser o chefe do local. Oxal, antes de ir reunio, fez um Eb auxiliado por Olokun, o qual lhe deu uma pea das que ele levou para fazer os vesturios de cima e de baixo, e tambm lhe deu as plumas encarnadas da cauda do ekdid, para ele pr em cima de uma nica tnica branca. Assim, Oxal foi colocado em primeiro lugar

entre as pessoas presentes e, desse momento em diante, foi considerado o rei. Foi aclamado chefe de todos os orixs. Oxal quer dizer o grande orix. Olokun, dono do oceano, que fez um Eb com tudo o que foi possvel oferecer, tornou-se senhor e possuidor de tudo que existe sobre a Terra. belo o adgio que diz que as guas correm para o mar e que o oceano muitssimo mais rico que os continentes.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente melhorar subitamente suas condiesde vida. Uma pessoa vai surgir para ajuda-lo muito.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, uma galinha e penas de ekodid. ODU OS

9 BZIOS ABERTOS E 7 FECHADOS Respondem Yemanj, Yans, Xang e gn

Este Odu fala de prejuzo, pessoa envolvida em roubo. Se no foi roubada, mostra que o ladro est prximo, mas se fizer algo para atrapalha-lo, tudopode ser mudado. Tomar cuidado, caso houver confuso ou acidente para no se envolver, poisse souber quem o ladro ou o culpado, vai ter pena em dizer. Este Odu causa dores e problemas de cabea se for mulher, devido o fluxomenstrual. A pessoa teimosa, vive fugindo de si mesma, criando assim

caminhos de abismos perigosos. Traz consigo espritos de m influncia. Suainteligncia aguada em todos os sentidos. Geralmente perseguida pormulheres ou homens e as perdas lhe traz muito desgosto e dor. Generosidade, eficincia e prestabilidade no falta para a pessoa deste Odu, porm, dificilmente perdoa ofensa com facilidade. Seu poder ilimitado e tudopode fazer quando quer ajudar ou prejudicar algum. Se torna grande Pai ouMe de Santo. Necessrio fazer um Eb e Ebori.

CAMINHOS DE EB

9.1. Os inimigos do orangotango O carneiro, o bode e outros animais eram inimigos do orangotango. Foram at a casa de Olofin para fazer um Eb, com a inteno de se livrarem do inimigo. Como o Eb tinha que ser feito com um orangotango, Olofin, foi caar no mato e preparou uma cilada: sabendo ele que os macacos gostam muito de ob, pegou uma cuia bem grande e colocou muitos obis dentro. O orangotango, como j havia feito o Eb com muitos metais, moveu-se devagarinho at se safar de dentro da cuia. Assim, Olofin levou a cuia vazia pensando que o macaco estava dentro. Chegando na presena de todos, abriu a cuia e qual

no foi a surpresa ao encontr-la vazia. Olofin, como precisava despachar o Eb, pois no podia mais tardar a feitura, ordenou que agarrassem o carneiro e seus companheiros. Aqueles que queriam vingar do macaco acabaram sendo pegos na prpria armadilha.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente precisa ter muito cuidado com seusinimigos, para no cair em uma armadilha tramada por eles. Deve estar sempre pronto para saber como reagir face aos perigos e obstculos da vida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um ob, metal amarelo e peixe. 9.2. Oxal perseguido por corujas Oxal, tendo negligenciado a feitura de um Eb, viu-se perseguido por um bando de corujas. Procurou novamente Orunmil e este lhe indicou em fazer um outro Eb para liberta-lo. Colocou o ecur na frigideira e botou no telhado. Isso bastou para que todas as corujas fossem encostando na frigideira, deixando, assim, de persegu-lo.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente sofrer grandes perseguies por partede seus inimigos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, ecuru e peixe. 9.3. A briga de Orunmil com Oxal Orunmil teve um desentendimento com Oxal. Ele ento, decidiu que nenhum orix poderia ter qualquer contato com Orunmil de forma nenhuma. Vendo-se isolado, Orunmil fez um Eb. Depois de Ex ter recebido o sacrifcio, l se foi ele direto casa de Oxal a fim de aconselha-lo a fazer as pazes com seu adversrio. Ao chegar l, foi logo dizendo: J existe um homem mais homem do que todos os homens do mundo, brigando com milhares de pessoas de todas as camadas sociais, sem distino de idade e de sexo. Oxal ao ouvir essas palavras da boca de Ex, perguntou: Quem esse extraordinriosenhor do mundo ? Ex explicou: Orunmil, que est fazendo muitas coisas no mundo. Ora, se todos esto como seus rivais, claro est que Orunmil onipotente e inigualvel sobre a Terra. Ouvindo isso, Oxal perguntou a Ex o que devia fazer para reduzir os poderes dele. Ex o aconselhou que fosse o quanto antes com o seu pessoal, curvar-se e pedir perdo a Orunmil. Oxal,

sem perder tempo, chamou todos os orixs e os fez cientes da nova em questo e pediu que cada um desse a sua opinio. Ogun disse logo que seria ridculo tal atitude. Porm, Oxal mostrou a ele que seria necessrio obter a paz entre todos. Aps lhe pediram perdo. Daquela data em diante, Oxal lhe concedeu todos os poderes para ser o primeiro e nico que devia resolver todos os problemas da vida, quando necessrio.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma grande habilidade para resolver seus problemas e se livrar de seu inimigos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado (alimento predileto de Ex). 9.4. Osanyin torna-se mgico Mandaram Osanyin despachar um Eb, para que ele pudesse ter as foras magnticas a seu favor, e que seus desejos virassem realidade. Aps feito, foi entregue a ele penas de coruja e cebolas para que ele fizesse uso delas em todos os seus processos. Dessa data em diante, ficou Osanyin com suas mgicas admirveis.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est vivendo momentos de calma e queno futuro tudo ser ainda mais favorvel.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um peixe assado, penas de coruja e cebolas ( os ltimos elementos soessenciais na feitura desse Eb). 9.5. Oxal fica rico Mandaram Orunmil fazer um Eb e ele no o fez, sendo, afinal, Oxal quem fez tudo o que foi determinado. Sendo o chefe local da cidade, muitas pessoas, aps fugir de outra cidade, ao chegar nesta, entregaram a Oxal os seus bens. A partir desse dia ele se tornou muito rico.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma melhora de vida imediata. Mesmo se estiver passando no momento, por dificuldades, no deve se desesperar, pois brevemente dias melhores viro.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Nove galinhas, uma cabra e rfia. ODU OFUN

10 BZIOS ABERTOS E 6 FECHADOS Respondem Oxal, Oxum e Xang

Este Odu fala de doenas de barriga; morte por doenas diversas; trabalhos feitos; casos amorosos com grandes perigos. A pessoa desse Odu muito caridosa, paciente e geralmente entende os problemas de outras pessoas, procurando ajuda-las. Se estiver jogando para mulher e esta estiver grvida, vai ter um parto muito difcil. Se for homem, aconselha-lo para fazer um Eb com urgncia, pois pode vir a adoecer gravemente. um Odu velho, no gosta da cor preta, geralmente s traz vitria rpida quando responde duas vezes seguidas. sinal que a pessoa ficar muito rica. Pode significar tambm que o jogo est fechado para a pessoa, Se isso ocorrer, necessrio fazer um Eb ou Obori.

CAMINHOS DE EB

10. 1. O elefante se livra das moscas Para se livrar de todo tipo de perseguio, o elefante fez um Eb. Depois de feito, foi entregue a ele um espanador, livrando-o assim dos insetos, seus piores perseguidores.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente em pouco tempo poder viver em paz eser aliviado de toda perseguio.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um rabo de antlope 10. 2. O esplendor de Oxal Oxal fez um eb para ter vigor e ser aplaudido em todas as circunstncias. Depois disso passou a apresentar em seu comportamento o mais sublime esplendor.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter sucesso em tudo que fizer.Pode serque mais tarde tenha algumas doenas, mas desaparecero rapidamente.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um galo, uma pre, peixes e muitas carapaas de caranguejo. 10. 3. Oxal pinta a galinha dangola A galinha dangola foi recomendada a fazer um Eb para obter tudo que ela desejasse, mas foi aconselhada a ser mais amvel com as pessoas, principalmente com aquelas que visse pela primeira vez. Quando Oxal se encontrou com a galinha dangola, no caminho, ela lhe ofereceu de tudo que levava, ficando Oxal entusiasmado com aquela fineza. Ento, Oxal, com suas prprias mos, pintou-lhe todo o corpo com efun. por isso que a galinha dangola o animal que demonstra mais semelhana com Oxal, mais do que qualquer outro bicho existente, sendo de uso extraordinrio para todos os fins.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes possibilidades em realizarseus desejos, se a generosidade com seus semelhantes for exaltada.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um igbin e efun. 10. 4. Oxal brilha como o Sol Um Eb foi proposto a quem quisesse faz-lo, Oxal apressou-se em pratic-lo imediatamente. E muitos foram fazer o referido Eb, levando as coisas

necessrias: pano e penas de Ekdide. Chegando o dia para todos fazerem o Eb, Oxal apareceu iluminado de tal forma que se assemelhava aos raios de sol. Assim, foram se curvando diante de tamanho brilho, como aurora nascente. Todos lhe juraram fidelidade e lhe deram tudo o que cada um possua, e prometeram adora-lo para sempre.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes vitrias na vida. Ser possuidor de uma grande fortuna e brilhar em sua profisso.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma ovelha, muitas penas de ekodid e efun.

ODU OWANRN

11 BZIOS ABERTOS E 5 FECHADOS Respondem Ex, Oy e Ogun

A pessoa deste Odu deve ter muito cuidado, porque tem pessoas querendoprejudic lo, envolvendo o em confuso com justia. No permitir reunioem sua casa por uns dias, para no se envolver numa cilada armada por partedos embosteiros. No emprestar roupa e objetos de uso pessoal ningum. Deve carregar no bolso esquerdo uma pedra e, no outro bolso, milho torrado para comer, e quando algum perguntar o que come, responder: -Como pedra! Mostra ento a pedra. Este Odu fala de vingana; ingratido; perturbao; desordem; pancadaria; dificuldades para obter o que se deseja; felicidade oculta e difcil. A filosofia deste Odu : Quem tem que morrer no adoece, morre logo! Se for homem volvel e sem f, luta com dificuldades para a realizao dequalquer projeto. S vence na vida depois de muitos obstculos vencidos, apssofrer com agruras e sacrifcios tenaz. Traz tendncia para mendigar qualquercoisa. Vcio num modo geral, ou at participar de casos baixos e escusos comenvolvimento com a polcia e a falta de sentimento com o que vier a acontecer. Para levantar a pessoa deste Odu, precisa o Pai de Santo ter muito conhecimento e pacincia.

CAMINHOS DE EB

11. 1. A maldade das pessoas Uma mulher recebeu um conselho de fazer um Eb. Passado o tempo, ela estava distrada na fonte, lavando roupas, quando sua irm gmea tentou lanar sua filhinha numa bacia dgua. A criana foi salva por um cachorrinho antes mesmo que a me percebesse o perigo. Essa histria ilustra a que ponto

pode chegar a maldade humana.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est a ponto de ser vtima de umagrande perversidade e represlias de seus inimigos. Entretanto, seja qual for asituao, triunfar no final.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um peixe e um cachorro.

11.2. Os poderes de Ologoman Foi indicado a todas as plantas do mato um eb, mas s Ologoman (folha da fortuna) seguiu as recomendaes certas. Por essa razo, foi conferido a ela todos os poderes mgicos de Osaniyn, tornando-se ela uma folha milagrosaentre todas as outras. a folha da grande fundamento nas cincias ocultas.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente gozar de grandes poderes na sociedade. Ser tambm muito rico e respeitado por todos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um bode, um galo; * Ob, orob, atar (pimenta da costa) e bebida alcolica. 11.3. Um escravo se torna senhor Um homem muito orgulhoso freqentemente dizia: Ningum prospera s minhas custas. O escravo desse mesmo homem j dizia diferente: Quem deve prosperar acabar por faz-lo. Este era muito explorado pelo senhor, mas manifestava grande confiana. Um dia o escravo, tendo economizado um pouco de dinheiro, comprou uma galinha e uma ovelha. Seu senhor as tomou e as matou. O escravo paciente, se contentou em defumar a carne dos animais e guarda-la. Conseguiu mais uma vez, guardar uma pequena soma de dinheiro, e novamente o senhor a tomou e comprou de uns comerciantes os ossos de um prncipe morto na guerra. Passado muito tempo, um dia o rei teve necessidade de uma galinha defumada para fazer um Eb, a fim de afastar

uma epidemia que assolava a cidade. O escravo ofereceu a carne que tinha conservado e foi muito bem recompensado. O mesmo ocorreu com a carne da ovelha e com os ossos do prncipe. Finalmente, aquele que era o senhor se tornou pobre e o escravo muito rico. Como ele tinha bom corao, tornou-se amigo de seu antigo senhor.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ser vtima de grandes perseguies eque ter muitas dificuldades. Mas com pacincia, vencer facilmente todos esses obstculos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma ovelha, uma galinha choca e um objeto qualquer que tenha pertencido aalgum j falecido (em aluso aos instrumentos que enriqueceram o escravo). 11.4. Oxum, a dona do ouro

Oxum por se achar em srias dificuldades, fez um Eb para melhorar sua situao e o levou depois de pronto, para uma paisagem margem de um rio corrente. No outro dia, passando por l, ela viu que o azeite do Eb tinha se transformado em ouro, tornando-a assim muito rica.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, mesmo passando por srias dificuldades, vencer facilmente e se tornar muito rico.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Muitas galinhas, peixes e metal amarelo. 11.5. Dada-Owanrn transforma bzios em dinheiro Dada-Owanrn fez um eb que lhe fora recomendado. No fundo de sua casa, ele ps muitas panelas cheias de milho e misturou com bzios da costa. Pouco tempo depois, ele encontrou as panelas cheias de dinheiro de todo tipo, tornando-se assim muito rico.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente passar por muitas dificuldades financeiras. Entretanto, se tiver pacincia, dispor de grandes recursos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro, galos, ob e, sobretudo, muitos bzios da costa. ODU J-LSEBOR

12 BZIOS ABERTOS E $ FECHADOS Respondem Xang, Osanyin e Yemanj

Avisar o consulente para ter cuidado com queimaduras e incndios. Se quiserevitar, oferecer um amal Xang para que ele no pregue uma pea.

A pessoa deste Odu fala muito, todo o bem que faz pes a perder com alngua. Quando sai este Odu recolhe-se os bzios e os pem na gua, passe as mosmolhadas nos olhos e atire a gua para trs em direo rua. Este Odu fala de priso; briga; desgraa; sangue; dores de cabea; loucura dapessoa ou de parente. Um homem ou mulher trar muita dificuldade. Pessoasovina, com forte tendncia para o alcoolismo. incrdulo; pode subir muito navida ou se afundar de vez.

no geral pessoa alegre e muito simptica, mas ... nunca d um se no tiver certeza que receber dois. O Pai de Santo tem que se desdobrar em doze para positivar o filho deste Odu. Dependendo como se prepara os Ebs, ele traz muita coisa boa, principalmente riqueza.

OBSERVAO: Caso o Pai de Santo errar nos Ebs destinados ao filho deste Odu, vai passar o resto da vida recebendo os enganos que cometeu.

CAMINHOS DE EB

12.1. A ascenso de Xang Xang era um escravo cortador de capim. Coma morte do rei, havendo um problema de sucesso, ele tornou-se soberano. Com essa deciso, Xang criou muitas inimizades e perdeu a confiana do povo. Ele pediu a Oy um Eb, para que fosse temido. A partir da os dois passaram a cuspir fogo pela boca. Oy, ento, comeou tirar proveito da situao, porm Xang foi aconselhado a no expulsa-la. Um dos generais mais valentes que havia no reino, disse que no tinha medo do fogo que Xang costumava botar para fora da boca. Se ele quisesse, ordenasse uma luta numa praa pblica, uma luta de morte. Dito isso, Xang aceitou a luta, julgando assim estar livre de quem lhe fizesse receio. Xang foi vencido e obrigado a fugir do palcio com Oy. Esta lhe sugeriu que ele se suicidasse para salvar sua honra. Assim o fez. Os amigos de Xang, vendo-se perseguidos, fizeram um trabalho para Osanyin, o que provocou um grande incndio na cidade. Diante da populao desorientada, eles disseram que tudo aquilo era castigo pelo mal que havia sido feito a

Xang. Todos imploraram misericrdia. A partir desse dia, Xang se tornou o orix mais reverenciado entre os Yorub.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente passar por grandes dificuldades. Entretanto, mudanas importantes se produziro e ter grandes vitrias.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma corda, plvora e um carneiro (alimento favorito de Xang). 12.2 A artimanha de Ex Um homem foi chamado presena do rei por ter falado mal de tudo e de todos. Ele confirmou o que disse e ainda acrescentou mais um desaforo: que se o rei quisesse ver suas proezas, mandasse cavar duas covas e plantasse nelas sete inhames assados, na presena de todo o pblico e, da a doze dias, esses inhames assados germinariam e todos dariam folhas. O rei aceitou o desafio e ordenou que o local da demonstrao fosse vigiado por sete homens. Vendo-se em dificuldades, o homem recorreu a Ex. Este, usou o seguinte artifcio: chegou para os guardas e disse que tinha visto uma coisa nunca vista

na vida, e comeou a apontar para um curral que havia defronte. Realmente viram algo extraordinrio; bois em cima da casa, coisa no muito comum de acontecer. Nesse nterim, Ex aproveitou da distrao dos guardas e substituiu os inhames assados por outros j germinados. O rei, impressionado, gratificou bem o homem, que se tornou rico.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grandes dificuldades na vida, masque com muita astcia, vencer todos os obstculos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Galos e uma pre 12.3. O destino de duas crianas No comeo do mundo, duas crianas nascidas na mesma cidade foram vendidas separadamente e levadas para longe. O menino se tornou muito querido no convento de frades a quem foi vendido. Com a morte do prior, todos os irmos se tornaram seus servidores. A menina tambm se tornou muito estimada no convento de freiras. Com a morte das irms, a superiora lhe doou todos os bens que havia pertencido a elas e a jovem se tornou, assim, a mulher mais rica do lugar.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente est passando por serias dificuldades,

mas que brevemente ele encontrar algum para ajuda-lo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Pombos e um bon semelhante ao dos padres 12.4. Os dois irmos rivais Um casal possua dois filhos: o mais novo era preferido pela me, e o mais velho, pelo pai. Por causa disso, os dois se tornaram grandes rivais. Vendo o perigo que corriam os dois filhos, foi resolvido pelo casal mandar o mais moo procurar sua vida fora daquele lar. Ele foi, ento, para a casa de seu tio materno e se tornou pastor de rebanho. Como remunerao seu tio, para lesar

o pobre rapaz, ofereceu a seguinte proposta: todos os novilhos que nascessem com malhas brancas seriam dados a ele. Entretanto, ele recebeu em sonho a visita de Odu que o aconselhou a pegar diversas varetas, roar com elas as vacas e ir ao meio-dia ver as sombras das vacas na gua. A partir desse dia, o rapaz se tornou rico, pois todos os animais que nasciam tinham manchas brancas. Malvisto pelo patro, o jovem decidiu ir-se embora com seu gado. Durante esse tempo o irmo, invejando-o, planejou ento, ataca-lo no caminho

de volta. Avisado por Odu da emboscada, o caula decidiu dispersar o rebanho para impedir que o roubo fosse total. Quando seu irmo apareceu, ele o mandou levar o quanto pudesse. E l se foi o mais velho, satisfeito com o que conseguiu apanhar. Ele conseguiu voltar para casa com a maior parte dos seus bens.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ser vtima de perseguio, sobretudoda parte de parentes prximos. Entretanto, no deve se preocupar, pois tudopassar e ele ser feliz e prspero.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro, galos e galinhas. 12.5. Xang se torna rei de Oss Sete Ebs haviam sido prescritos a Xang, gn e Oro. Apenas Xang fez o quehavia sido indicado. Quando gn comeou a danar, todos acharam bonito, mas ficaram amedrontados. Quando Oro se ps a gritar, todos abandonaram a cidade. Mas quando Xang saiu, todas as mulheres lhe deram jias e vestimentas luxuosas e o proclamaram rei de Oss.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente no ter grandes dificuldades na vida eque tudo lhe ser favorvel.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro e galos ODU J-OLOGBON

13 BZIOS ABERTOS E 3 FECHADOS Respondem Obaluay e Nan

Este Odu fala de inveja; dvidas; sem sorte no amor; destruio na famlia; separao conjugal; perturbao em todos os sentidos. Feitio em cemitrios ou enterrados em outros locais. A pessoa almeja um amor impossvel, sonhos que nunca se realizaro. Se ilude e fantasia tudo; muito extremista, contm um alto ou baixo astral.

Se a pessoa veio se consultar para um membro da famlia e se um casodifcil, poder trazer morte. Quando sair este Odu, o Pai de Santo, no poder dar continuidade ao jogoneste dia. Ter que fazer um eb e oferendas. Analisar bem a cada, pois poder ser a cabea da pessoa pedindo Obori.

CAMINHOS DE EB

13.1. If, o mensageiro de Orunmil A mulher de Orunmil pediu a ele para que fosse at o mercado e comprasse um escravo at dezesseis Owo (Bzio antiga moeda africana). No caminho encontrou pessoas pescando e, por ser um adivinho, calculou com exatido quantos peixes ele tinham pescado. No acreditaram, pois seria impossvel adivinhar a quantidade existente no monte, Orunmil replicou: So duzentos e um peixes, com toda certeza; e, se algum duvidar, pode apostar comigo, porque sou o vencedor. Verificando que Orunmil estava com a razo, deram todos os peixes a ele. Ento ordenou que enterrassem todos no cho, no lugar marcado por ele, e que marcassem o local com folhas verdes e seguiu sua viagem. Adiante, encontrou-se com um bocado de gente fazendo armadilha (gamb) para matar pres; novamente ele disse: Eu sei quantas pres j esto mortas aqui, ningum acreditou e ele afirmou que tinha duzentas e uma pres mortas. Ao verificar que Orunmil estava certo, deram-lhe todas as pres e ele ordenou que as enterrassem, do mesmo jeito que fez com os peixes. Quando chegou ao mercado ele comprou como escravo uma criana que conseguiu adivinhar a soma de dinheiro que ele trazia. Surpreso, Orunmil ordenou criana que ficasse numa loja esperando-o at o meio-dia. Depois que ele saiu, a criana foi at os lugares marcados, retirou os peixes e as pres e os levou casa de seu novo senhor. L, ele organizou festas para recebe-lo.

Orunmil, voltando ao mercado, no encontrou a criana e se sentiu envergonhado por ter que voltar para casa sem dinheiro e sem escravo. Ao chegar em casa, constatou que seu escravo estava l, e que j estava com fama de adivinho. O rei, informado a respeito, quis testar Orunmil e seu escravo para saber quem era o melhor adivinho. Ele construiu uma casa completamente fechada e encerrou cem homens dentro dela. Mandou ainda decapitar as pessoas que construram a casa, para no revelarem o segredo que havia dentro dela. Em seguida, ele perguntou aos dois adivinhos o que a casa continha. O jovem declarou que havia cem homens dentro. Orunmil, sem vacilar, disse que havia duzentos e um homens justos e perfeitos. O rei insultou-o, dizendo que ele no sabia de nada, pois o menino tinha acertado a quantidade existente de pessoas dentro da casa. Orunmil ento, pediu para que no abrisse a casa at o dia marcado, pois eles iriam ter uma surpresa. Ao chegar em sua casa, Orunmil fez um Eb, cavou um buraco e enterrou os objetos usados para esse fim, de forma que, quando venceu o prazo determinado, ao abrir a casa foram saindo os homens, cada um com um filho no ombro e no final um sozinho, pai de todos. Perguntaram a Orunmil como havia feito aquilo. Ele respondeu: Awo (segredo). Com essa magia, o rei disse que acabava de compreender que o Babalawo (pai do segredo) no adivinha, mas acerta. Orunmil, que j estava velho e no podia mais enxergar, tomou If como seu mensageiro.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter uma vida feliz, cheia de alegria e desatisfao. Entretanto, para que tudo lhe seja favorvel, deve sempre agir compacincia e astcia.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Peixes e galos. 13.2. O restabelecimento da ordem em uma cidade Numa ocasio, as pessoas da cidade estavam assoladas por anarquia e ningum se entendia, devido a desordem existente por todos os cantos. Decidiram fazer um Eb a fim de estabelecer a paz e a concrdia desejadas. Aps feito, tudo entrou no eixo o mais depressa possvel.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente vive em desacordo com algum e quedeve resolver logo o problema.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Carne de galinha, de carneiro e todo tipo de carnia que o urubu come. 13.3. O cgado se d mal ao salvar o macaco. Um macaco resolveu fazer um Eb. Mais tarde, ao caminhar pelo mato, ele

encontrou uma ona cada em um buraco. Ela disse que estava com muita fome e ele resolveu salv-la. Desceu pelo ramo de cip e, l chegando, estiroulhe a cauda para que ela segurasse, at livra-la do buraco. Qual no foi a surpresa do macaco, aps ter salvo a ona, ao perceber que esta no queria solt-lo mais para devora-lo. Assim, reuniram-se todos os animais para resolver

o caso. Enfim, ficou decidido que quem iria ajudar o macaco seria o cgado, pois ele era o mais astucioso. Ele escutou o testemunho do macaco e lhe ordenou bater as mos e limpa-las no cho. A ona ao fazer o mesmo, o macaco aproveitou para fugir. A ona, furiosa, comeou a espancar o cgado at arrebenta-lo. Foi preciso as formigas colocarem remdio para cura-lo. Concluso

Esse caminho indica que o consulente ser trado por pessoas que ele ajudou. Esse tipo de comportamento esperado por falsos amigos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um pato e um ajap (cgado). 13.4. Os homens passam a dominar as mulheres No comeo do mundo as mulheres, conduzidas por Yasn, dominavam os homens. Para esse objetivo, elas faziam um ritual em uma encruzilhada: preparavam um macaco com roupas prprias, ao pede um tronco de rvore e ali o macaco fazia suas estrepolias; apareciam vultos estranhos, intimidando assim os homens. Revoltados, eles decidiram, sob a orientao de Ogun, pr fim a essa situao. Aps ter feito um Eb, Ogun, no dia da cerimnia habitual, apareceu vestido com um grande chambre e nas mos, uma espada. Yasan foi a primeira a fugir, apavorada. Essa covardia foi tornada pblica e ela foi obrigada a desaparecer da terra. Assim, ficaram os homens dominando as mulheres. por isso que at hoje, com raras excees, as mulheres no podem penetrar nos segredos dos Eguns.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muito sucesso na vida. Mas deveagir com muita sagacidade e audcia.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um carneiro, uma espada e um chapu. 13.5. O sbio que descobriu um grande roubo Houve uma vez um roubo to grande que se falou dele em vrias cidades. O rei convocou vrios sbios para ver quem conseguiria achar uma soluo para o enigma. Um homem que se dizia muito sbio foi ao rei e prometeu resolver o

problema ao fim de trinta dias. No primeiro dia, ele pegou um caroo de milho disse: Nenhum deles, querendo dizer com isso que se esgotava o primeiro dia. E colocou o caroo de milho numa latinha. Sabendo do fato, um dos ladres se ps a rodear a casa dele para tentar escutar algo. Vindo primeiro ladro, ouviu a voz do homem dizer dentro da casa: A est um deles. Depois de dizer isso, o sbio pegou o caroo de milho e o atirou dentro da latinha. Assim, a cada dia, vinha um deles e ouvia o homem dizer a quantidade adequada e o nmero de ladres que estavam em volta da casa. Chegando o 13 dia, com a presena dos treze ladres, j atemorizados, resolveram pedir ao sbio para interceder por eles junto ao rei. Assim foi feito. O rei prometeu aliviar as penas que lhes seriam infligidas. Depois disso, o sbio se tornou famoso, foi bem recompensado e se tornou o primeiro conselheiro do rei.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter algumas contrariedades na vida. Noentanto, no deve se desesperar, pois a sorte vir em seguida.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha e tudo o que puder conseguir ODU IK

14 BZIOS ABERTOS E 2 FECHADOS Respondem Oxum-Mar, Osanyin, Ibeiji e Nan

Odu rico e promissor e seu filho est sempre exuberante e em estado depujana. Se adapta e tira partido de qualquer ambiente que estiver. Este Odu fala de perversidade; tormentas para gestantes; traio; doenaspassageiras. Demanda algo pendente, oportunidades perdidas das quais muitose arrepende. Tem o vio da juventude. Carisma de um olhar malicioso, penetrante e perigoso, com pensamentos intensos. Se for mulher, pode ganhar a vida usando o corpo. pessoa difcil de se lidar, est sempre em estado de defesa. Sendo assim, bom estar alerta, ter cuidado, pois um bote certeiro pode ser desferido aqualquer momento.

CAMINHOS DE EB

14.1. Oxal cuida dos filhos Oxal tinha filhos vadios que, juntando-se com outros meninos, tornaram-se os terrores do local onde moravam, de forma que os proprietrios de roas e fundos de quintais no tinham sossego. Oxal procurou Orunmil para ver se

podiam juntos encontrar uma soluo para o problema. Ento, Oxal levou um Eb e todos seus filhos casa de Orunmil. Os outros meninos, no encontrando seus companheiros, foram invadir um dos quintais alheios, como de costume, quando um dos proprietrios comeou a atirar para o ar. As crianas caram da rvore e ficaram gravemente feridas. Nesse nterim, os filhos de Oxal estavam em paz, devido o Eb realizado. As crianas escaparam desse desastre e a partir da se comportaram bem perante a sociedade.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve agir com prudncia para evitarcatstrofes. Deve tambm se preservar das maldades de pessoas estranhas oumesmo de amigos que queiram se vingar de algo.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Galinhas e uma pre 14.2. O Babalawo que foi trado por um companheiro Dois amigos que eram bons Babalawos, foram a um lugar procurar certas coisas. Durante a volta em canoa, um dos dois decidiu trair seu amigo e o jogou dentro dgua, pondo-se em seguida a gritar por socorro para que no houvesse suspeitas. Mas a vtima tinha feito um Eb e foi, ento, salva pelos bzios e mariscos que o colocaram na beira da praia. Assim, no prevaleceu a perversidade do outro que queria lhe fazer mal. H um ditado que diz: No vale a madrugada quando a noite de lua.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ser prudente a fim de evitar umatraio. Entretanto, no deve se preocupar, pois tudo acabar bem para ele.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Galinhas e uma pre. 14.3. Os macacos se protegem da ona

Um Eb foi determinado para ser feito por todos os macacos, a fim de se verem livres da ona e outros bichos ferozes existentes nas matas. Disseram a eles para que no dormissem nos lugares onde passassem o dia. Dito e feito. Quando a ona chegou altas horas da noite para devorar os macacos, estes jestavam em outra parte, muito longe dali. por isso que at hoje os macacos tm o hbito de agir dessa maneira.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente precisa se afastar por uns tempos desua residncia, para evitar uma infelicidade qualquer.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma pre e galos.

14.4. Olorun concede graa a Ik Os, no comeo do mundo, ordenou que todos os Odu fizessem um Eb. Mass Ik o fez. por isso que Olorun decidiu que, em todos os Ebs, o nome de Ik deve ser invocado para que se obtenham resultados satisfatrios.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muita pacincia e obedincia, pois s assim seus esforos sero reconhecidos e coroados de sucesso.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Caranguejo 14.5. Ex d ajuda a um mendigo Havia um homem muito pobre, quase um mendigo. Foi aconselhado a fazer um Eb. Ele, com muito esforo e sacrifcio, fez o Eb a fim de obter fortuna. Ex, condodo, decidiu ajuda-lo dando-lhe certas instrues. Um milionrio do lugar vinha passando e o mendigo disse e repetiu que ele no via l ningum importante. O rico sentiu-se muito ofendido por no ser tomado em considerao pelo mendigo e resolveu ajuda-lo para mostrar seu valor e sua importncia. Assim, o pobre se tornou muito rico com a ajuda de Ex.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente deve ter muita pacincia, pois algumvir em seu socorro e sua situao econmica vai melhorar rapidamente.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma cabra, galinhas e pres assadas. ODU OGB-OGUND

15 BZIOS ABERTOS E 1 FECHADO Respondem Ob, Ew, Oxum-Mar, Yemanj, Ogun e Obaluaiy

Este Odu fala de guerra de homem ou mulher por causa do consulente; pessoa com problemas nas pernas e nas vistas; negcios com pouca chance de vitria, progresso incerto. Inveja e muita intriga por parte de terceiros. Problemas com a justia, separao conjugal e perturbaes constantes. Gosta de jogo e seleciona muito bem o tipo de relacionamento amoroso que vai ter.

A pessoa tm uma personalidade dbia, nunca se afirma no que realmente quer e deseja. necessria a fora de outros Odu para ajudar em seu progresso. O Pai de Santo deve analisar bem este Odu, porque em outra fase de transioele traz tambm muita paz, riqueza e prosperidade para seu filho.

ODU ALAFI

16 BZIOS ABERTOS Respondem Orunmil (If em todos os caminhos)

Confirmao do pleno xito, contentamento, felicidade, lucros, herana, viagem feliz. A pessoa deste Odu deve usar o branco e fazer negcios aos domingos. A transformao para uma vida melhor pode se dar de repente, causando surpresa a todos. A resistncia, a tolerncia e a mutao uma constante, aliada ao eterno progresso. A vida no s uma ddiva; fazemos parte de um complexo de vibraes, do qual somos manipulados atravs dos programas divinos. Somos limitados, onde o nosso livre arbtrio, no ultrapassa a faixa vibracional dos elementos da natureza.

OWO MEJ

JOGO COM OITO BZIOS

O jogo com oito bzios usado to s e exclusivamente em Obori. Faz-se ojogo antes, durante e depois desse ritual. ODU ALAFI- Responde Orunmil

Significa que a obrigao est correndo muito bem.

ODU OB OBIT Responde Obaluay e Nan

Significa que falta alguma oferenda para Obaluay ou Nan.

ODU ADAX LOKUN Responde Yemanj

Significa que falta alguma oferenda para Yemanj.

ODU ADAX LOD ADJIKUN Responde Oxum

Significa que falta alguma oferenda para Oxum. ODU OBAKICH JOK MEJ Responde Xang Significa confirmao de tudo estar em perfeita ordem. ODU ETAW Respondem Ogun e Ode Significa que o Babalorix ou Yalorix est cometendo algum engano, verificarse falta algo. ODU OB JOKO Responde Orixal Significa que falta alguma oferenda para Orixal. ODU OB OKNRN Responde Ex Significa que nos rituais, algo est saindo errado. Pode ser com a pessoa queesteja recebendo a obrigao, com o Babalorix, algum que estejaparticipando junto ou at mesmo algum erro na distribuio dos ingredientes.

ODU OB IKU Responde Oy Significa que falta tratar de Bab- gn.

OWO MRIN

JOGO COM QUATRO BZIOS OS ODU MATRIZ

ALAFI

Respondem todos os orixs

Este Odu significa paz. Um caminho bom, onde todos os orixs transitam, masdevemos lembrar que somente um rei pode governar uma nao, assim comoa cabea governa o corpo. Alafi o Odu de Orixal, rei dos orixs. Outros orixs podem habitar o seureino somente se eles submeterem aos seus princpios governativos. Desse modo, a fria de Xang suavizada e posta sob o controle frio de Orixal. Mostra que avaliando uma situao em estado mental sbrio e usando a razo, asseguraremos resultados positivos. A sinceridade apontada tambm comoum auxlio valoroso para alcanar o bem desejado. A despeito de todas estasprecaues e medidas, devemos lembrar que a paz constituda de materialfrgil e delicado. Uma briga suave pode resfriar Orixal. Nuvens escuras pressagiam a vinda de lutas, dvidas ou algo pior. Quando fizer uma pergunta, mesmo saindo Alafi na primeira queda, necessrio jogar novamente paraobter uma certeza daquilo que almejamos. Alafi, como o velho Orix, precisado apoio de outros para alcanar o seu objetivo.

ETAW

Respondem Ex, Ogun, Oxssi, Xang e Yemanj

Este Odu significa luta, embora a traduo da palavra seja: vieram trs. Referindo-se aos trs bzios abertos. A associao de Etaw com luta deriva do fato que os Yorub analisam o agrupamento de trs como focos definidos dedesarmonia. Trs no se dividem, originando assim disputa. Os Yorub dizem: cuidado com grupos e ajuntamentos onde tua presena v completar onmero trs. Este aviso pode evitar a possibilidade de intrigas, em situaesde dois- contra-um. Etaw um caminho spero e semi-rido que necessita deateno constante e acompanhamento cuidadoso de modo a obter frutos. umlugar onde astcia, calma e perseverana so necessrios para sobrevivncia. Xang o mestre deste Odu de problemas. Aganju o criou e o definiu. Ex, oorix das encruzilhadas examina e mapeia este reino, fazendo assim tudoparecer mais difcil e confuso. Esta uma outra situao onde necessriojogar novamente para confirmao.

EJ-F

Respondem Ex, Oxum e Yemanj, Ibeiji e Orixal

Este Odu um caminho de certeza e equilbrio. Ej-f significa dois que seamam. O sufixo dois faz um trocadilho do fato de que existem dois conjuntos: cncavo e convexo, mostrando assim um lado escuro e outro claro. O padroalternante claro e escuro, nos assinala que entramos no reino de Ex. A noitecertamente se segue o dia, a morte equilibrada pela vida. Ex adverte: nopergunte o que voc j sabe. Ej-f simboliza o eterno movimento evolutivo

dos oponentes csmicos, presos em estados de equilbrio. um universo quenos assegura o amanh. A presena de Orixal e Yemanj neste Odu reflete aatitude de : tudo est bem com o mundo. A incluso de Oxum como habitante de Ej-f a coloca no papel de costureira csmica. Com o seu aberna mo ela amarra os tecidos do universo, criando um todo unificado de trama claro e escuro. Sua intuio inata nos relembra que o que ns sabemos, noperguntemos. Ibeiji, os gmeos sagrados, esto totalmente refletidos no OduEj-f. Existem trs conjuntos de gmeos em Ej-f, a este particularagrupamento de trs mgico. Os dois que so amados so de fato os Ibeiji. Mesmo os conjuntos de trs gmeos so recebidos de braos abertos pelosYorub. Ainda o terceiro conjunto, ou nesse caso, o Odu completo deve, comoIdowu, a criana nascida depois de gmeos, ser tratado cautelosamente. Estacomposio completa do Odu relembra-nos que, no que concerne a Ex, nunca se deve admitir como garantido. Quanto mais nos apercebermos disso, evitaremos as crises. Na realidade, ns temos um grupo de seis que prontamente permitiu a diviso ao longo de linhas regulares, assegurando equilbrio e harmonia. Quando Ej-f aparece, no h necessidade de confirmao, podemos estar certos da resposta.

ODU KNRN

Respondem Ex, Oy e Aganju

Este Odu transforma o negativo em positivo e vice-versa. Quando ele apareceno deve desanimar, achando que tudo est contra ns, porque sendo ele umOdu de transformao poder advir muita prosperidade. Atua como um sinalde alerta para que analisemos nossas aes, enquanto reavaliamos os nossosobjetivos. A dvida que este Odu nos mostra exatamente pela variabilidadedos ventos multidirecionais de Oy, que cria este sentido. No se pode fixaronde o vento est soprando, assim se erra no julgamento direcional. A presena de Ex completa a situao. Suas travessuras, truques e falsas trilhas, geralmente leva ao engano. O erro advm desse julgamento precipitado. Ex diz: nem tudo como parece ser. Somente Ex pode encaixar uma estaca quadrada num buraco redondo.

A presena de Aganju (Xang em seu aspecto mais quente) nos faz lembrarque devemos ser versteis, se esperarmos ser hbeis para nos reagruparmos alutar at a vitria. Os mortos fazem deste Odu a sua casa, ento, quandonossos pedidos foram censurados, ns imediatamente seremos relembrados do nosso dever para com eles. Se ns esquecermos nossas obrigaes, eles rapidamente bloquearo nossos propsitos, at que suas necessidades tenhamsido satisfeitas. Oknrn deve ser jogado s uma vez.

OYEK

Respondem gn, Aganju, Olokun, Obaluay e Oy- Obal

Oyeku traduzido como crepsculo trevoso, descrevendo assim a noite total, a escurido suprema e permanente. Representa o buraco negro do universo, ou o fundo mar. um lugar onde a calma e a lgica encontram-se substitudaspelo ilgico e pelo temor. Todo sentido de direo perdido e no existem

semforos para nos guiar. o abismo infinito de onde o homem engatinhou epara onde deve retornar. Aganj, Olokunos mortos e Obalauay avisam quequalquer tentativa de sondar seus abismos, feito por seu prprio risco. Quando Oyek aparece no jogo, ns somos alertados que alcanamos as fronteiras do desconhecido. No confirma esta queda, mas necessrio o recomeo.

OS ODU FILHOS DE ALAFI

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI-MEJI. Resposta: muito bom. Fala neste odu todos os orixs brancos.

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI-ETAW. Resposta: muito bom agora e difcil depois.

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI- EJI-F. Resposta: timo agora e depois.

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI-OKANRN. Resposta: negativa ( bom procurar saber o porqu).

Primeira queda: ALAFI. Segunda queda: ALAFI- OYEK. Resposta: extremamente negativa.

OS ODU FILHOS DE ETAW

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- ALAFI. Resposta: difcil agora e muito bom depois.

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- ETAW. Resposta: alerta geral, nada ser fcil para o consulente.

Primeira queda: ETAW,. Segunda queda: ETAW- EJ-F Resposta: dificuldade momentnea, tudo ser bom para o futuro.

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- OKANRN. Resposta: difcil agora e pior depois.

Primeira queda: ETAW. Segunda queda: ETAW- OYEK. Resposta: negativo em todos os sentidos. Este Odu fala de morte.

CONFIGURAES NO JOGO DOS BZIOS

No jogo dos bzios muito importante observar as configuraes que se formam durante o jogo. Atravs delas que podemos analisar o consulente e oseu devido problema.

OBSERVAO: estas configuraes no jogo de quatro bzios s so vlidaspara os seguintes Odu:

* Alafi * Etaw * Ej- f * So utilizados tambm no jogo de Meindilogun (dezesseis bzios).

O consulente ir receber dinheiro aps muita dificuldade.

O consulente ir receber dinheiro, mas enfrentar;a dificuldades por causa dele.

Esta configurao indica dinheiro a vista, sem problema algum.

Problemas srios com os orixs do consulente. Analisar bem esta situao e verificar o que eles querem.

Quizlia. Descontentamento do orix com o filho.

Esta configurao indica perturbaes de Ex e gn.

Desobedincia s determinaes dos orixs. O consulente est com problemas srios de sade. Complicaes de todas as ordens. Parceiro sexual do consulente ir embora por problemas financeiros. O consulente est passando por problemas sexuais. Causando dessa forma uma situao indesejvel para o parceiro. Complicaes srias com o consulente. Analisar bem a situao. Indica Ex fechando todos os caminhos do consulente, gerando assim problemas financeiros. O consulente est passando por crise conjugal, devido problemas sexuais do parceiro. Esta queda indica que o consulente est com uma doena grave de baixo ventre e tambm nas pernas. Indica presena de Kiumbas ( espritos trevosos). Cuidado. O consulente est passando por dificuldades para realizar qualquer negcio. Caminhos fechados. Problemas com os orixs. Necessrio analisar esta situao, pois geralmente a cabea pedindo Obori. Existe perturbao de gn na vida do consulente levando-o caminhos de destruio. Os obsessores e espritos de mortos anunciam problemas para o consulente. necessrio que se submeta a um Eb. O consulente est com uma grande quizlia com os orixs. Originando assim problemas diversos. Existe Egn de homem de famlia atrapalhando a vida do consulente.

Existe gn de uma mulher de famlia atrapalhando a vida do consulente.

You might also like