You are on page 1of 5

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Registro: 2013.0000192627 ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 900000118.2008.8.26.0011, da Comarca de So Paulo, em que apelante SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCARIOS DE SO PAULO OSASCO E REGIO, apelado RADIO E TELEVISO BANDEIRANTES LTDA. ACORDAM, em 2 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Deram provimento parcial, nos termos que constaro do acrdo. V. U. Sustentou oralmente a Dra Gabriela Fregni.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores JOS JOAQUIM DOS SANTOS (Presidente) e ALVARO PASSOS. So Paulo, 9 de abril de 2013. Neves Amorim RELATOR Assinatura Eletrnica

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Apelante: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancrios de So Paulo. Apelado: Rdio e televiso Bandeirantes Ltda. Comarca: So Paulo - 4 Vara Cvel do Foro Regional XI/Pinheiros.

Voto n 16220

EMENTA: RESPONSABILIDADE CIVIL - PEDIDO DE RESPOSTA AUTORA QUE ALEGA PREJUZO DECORRENTE DA VEICULAO DE MATRIA JORNALSTICA QUE APONTA SUA PARTICIPAO EM CRIME DE DESVIO DE DINHEIRO - REQUERIDA QUE SOMENTE DIVULGA INVESTIGAO DO MINISTRIO PBLICO, NO DISTORCENDO OS FATOS OU EXTRAPOLANDO O SEU DIREITO A LIBERDADE DE MANIFESTAO DO PENSAMENTO E A LIBERDADE DE IMPRENSA, NO ENSEJANDO A APLICAO DO ARTIGO 5, V, DA CONSTITUIO FEDERAL, QUE PREV O DIREITO DE RESPOSTA SENTENA BEM PROFERIDA, CONTUDO, CABE SER PARCIALMENTE ALTERADA QUANTO CARGA HONORRIA PARA QUE SEJA REDUZIDA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

Trata-se de apelao interposta contra sentena que julgou improcedente a presente demanda de interpelao judicial para pedido de resposta (fls. 282/284).

Apelao n 9000001-18.2008.8.26.0011

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Alega o apelante que cabe a reforma da sentena para que seja julgada procedente a demanda, visto que a r jamais apresentou provas ou demonstrou a veracidade dos fatos divulgados. Entende que houve uma clara confuso entre a apelante e a Cooperativa Bancoop, que so pessoas jurdicas distintas, sendo que a apelante no tem qualquer participao ou ingerncia na gesto desta. Sustenta que deve ser deferido o seu direito de resposta, previsto no artigo 5, V da Constituio Federal. Por fim, pugna pela reduo da carga honorria arbitrada.

Regularmente processada, vieram aos autos contrarrazes (fls.325/335).

o relatrio.

Em que pese a argumentao do autor, o recurso no merece provimento.

Diferente do entendimento do apelante, durante a atuao da recorrida, no entendo que tenha ocorrido distoro na informao que enseje o direito de resposta estabelecido no artigo 5, V, da Constituio Federal, invocado por esta.

A partir da anlise das matrias publicadas na imprensa, consideradas ofensivas pelo autor, no se verifica a inteno de macular sua imagem; ausente, pois, o chamado animus difamandi.

Apelao n 9000001-18.2008.8.26.0011

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Como

bem

lembrou

Eminente

Desembargador

BERETTA DA SILVEIRA, no julgamento da Apelao 911287870.2004.8.26.0000, No se pode ignorar que a liberdade de imprensa, enquanto projeo de liberdade de manifestao de pensamento e de comunicao, reveste-se de contedo abrangente, por compreender, dentre outras prerrogativas relevantes que lhe so inerentes, (a) o direito de informar, (b) o direito de buscar a informao, (c) o direito de opinar e (d) o direito de Criticar (STF, Pet n 3.486-4 - DF, relator o Ministro Celso de Mello).

De fato, na Carta Magna, assegurado o direito informao, nos incisos IV, IX, XIV do artigo 5, resguardando a liberdade de manifestao do pensamento e a liberdade de imprensa, delineando a forma em que os referidos direitos seriam exerccios.

O fato divulgado pela r acompanhou o noticiado pelos demais rgos da imprensa que comunicavam investigao do Ministrio Pblico em que autora era cogitada como envolvida no caso de desvio de dinheiro da Cooperativa Bancoop.

Desta feita, quanto ao mrito da ao, caso de se manter a improcedncia da demanda, cabendo pequeno reparo somente para modificar a carga honorria fixada, que, analisando a complexidade da causa e a atuao dos representantes da r, reputo elevado o valor, cabendo a sua reduo para R$2.500,00, seguindo regra do artigo 20, 4, do Cdigo de Processo Civil.

Apelao n 9000001-18.2008.8.26.0011

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Assim, pelo meu voto, dou parcial provimento ao recurso somente para reduzir a carga honorrio, nos termos do pargrafo supra.

NEVES AMORIM Desembargador Relator

Apelao n 9000001-18.2008.8.26.0011

You might also like