You are on page 1of 18

GRUPO GESTOR INTERMINISTERIAL

Braslia-DF 2011

SUMRIO

INTRODUO Breve Histrico do Programa BPC na Escola

AES PREVISTAS PARA O BINIO 2011/2012 Aes no mbito da Educao Acesso aos Resultados dos Questionrios Relao Atualizada dos Beneficirios Adeso 2011 Acompanhamento dos Beneficirios Formao para os Grupos Gestores Estratgias de Divulgao Atuao dos Gestores Estaduais

GRUPO GESTOR INTERMINISTERIAL Integrantes Contatos

ANEXO

INTRODUO O Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanncia na Escola das Pessoas com Deficincia Beneficirias do Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social PROGRAMA BPC NA ESCOLA foi institudo pela Portaria Interministerial n 18, de 24 de abril de 2007, visando garantir o acesso e a permanncia na escola das pessoas com deficincia de zero a dezoito anos, j beneficirias do BPC, por meio de aes articuladas entre o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), o Ministrio da Educao (MEC), o Ministrio da Sade (MS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDH/PR), envolvendo compromissos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Em 2007, foi realizado o primeiro pareamento entre bases de dados do Cadastro Administrativo do BPC (DATAPREV/MPS, base de 2007) e do Censo Escolar (INEP/MEC, ano base 2006), indicando que dos 340.536 beneficirios do BPC pessoas com deficincia, na faixa etria de zero a dezoito anos, 100.574 (29,53%) estavam matriculados, enquanto 239.962 (70,47%) no tinham registro no sistema regular de ensino.

O Programa BPC NA ESCOLA tem quatro eixos principais: (1) identificar entre os beneficirios do BPC at 18 anos aqueles que esto na Escola e aqueles que esto fora da Escola; (2) identificar as principais barreiras para o acesso e permanncia na Escola das pessoas com deficincia beneficirias do BPC; (3) realizar estudos e desenvolver estratgias conjuntas para superao destas barreiras; e (4) realizar acompanhamento sistemtico das aes e programas dos entes federados que aderirem ao Programa.

Em 2008, os 26 Estados, o Distrito Federal e 2.622 Municpios, incluindo as capitais, realizaram o processo de adeso ao Programa, no perodo de abril a junho. A adeso dos Municpios ao Programa trouxe a possibilidade de trabalhar com mais de 232.000 crianas e adolescentes com deficincia, beneficirios do BPC, alcanando cerca de 70% do nmero de beneficirios na faixa etria de 0 a 18 anos, inseridos ou no inseridos na escola. 3

Aps a adeso ao Programa, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal informaram a composio do Grupo Gestor do Programa, responsvel pela gesto do Programa em seu mbito, destacando o seu Coordenador e designando o Coordenador da Equipe Tcnica, responsvel pela aplicao do Questionrio para Identificao das Barreiras para o Acesso e Permanncia na Escola das Pessoas com Deficincia Beneficirias do BPC.

Com a designao dos Grupos Gestores Local, Estadual e do Distrito Federal teve incio o processo de formao das equipes designadas para aplicao do Questionrio junto ao pblico do Programa. A formao da equipe tcnica do Distrito Federal e dos Municpios para aplicao do Questionrio foi de competncia dos rgos da Unio responsveis pelo Programa e dos Estados que fizeram a adeso ao Programa. Foram realizados encontros estaduais de norte a sul do pas, iniciando em outubro de 2008 e finalizando em outubro de 2009. Este processo de formao envolveu 3.205 tcnicos, representantes de 2.294 Municpios.

Ao trmino do perodo de formao, os Municpios e o Distrito Federal iniciaram as visitas domiciliares aos beneficirios, usando o Questionrio. No perodo de dezembro de 2008 a 28 de maio de 2010, 2.523 Municpios de 26 Estados e o Distrito Federal, cadastraram no Sistema BPC na Escola mais de 219 mil Questionrios aplicados junto aos beneficirios do BPC com vistas identificao das barreiras de acesso e permanncia na rede regular de ensino. Houve insero no sistema de mais de 93% de questionrios correspondentes ao universo de beneficirios do Programa (232.000).

Em 2010, com o objetivo de avaliar os resultados apresentados pelos questionrios aplicados para identificao das barreiras de acesso e permanncia na escola e discutir estratgias de ao para superao das barreiras de acesso escola para crianas e adolescentes, na faixa etria de zero a 18 anos, com deficincia beneficirias do BPC foi realizado o Encontro de Gestores do Programa BPC na Escola: Avaliao de Resultados e Propostas de Aes Intersetoriais, nos dias 29 e 30 de junho de 2010, em Braslia/DF.

Ainda durante o primeiro semestre de 2010, o MDS solicitou aos municpios que encaminhassem um relato da experincia local de implementao do Programa BPC na Escola, com o propsito de conhecer e dar visibilidade s alternativas de aes para identificar e desconstruir as barreiras que dificultam o acesso, a permanncia, a participao e a aprendizagem dos beneficirios do BPC na Escola. Essa inciativa possibilitou o lanamento, em dezembro de 2010, do Catlogo de Experincias Municipais do Programa BPC na Escola, referente s experincias de 20 municpios de diferentes portes e de diversas regies do pas. Os relatos das experincias apresentadas neste catlogo so frutos da articulao intergovernamental das polticas de assistncia social, sade, educao e de direitos humanos no mbito dos municpios.

O Ministrio da Educao, por intermdio da Secretaria de Educao Especial, discutiu as Polticas Intersetoriais de Educao, Sade, Direitos Humanos e Assistncia Social que favorecem a Incluso Escolar, durante o Seminrio sobre o Direito das Pessoas com Deficincia Educao Inclusiva, realizado em parceria com o Ministrio Pblico. Nesta oportunidade, os representantes titulares do Grupo Gestor Interministerial do Programa BPC na Escola apresentaram os avanos alcanados e os desafios existentes no processo de eliminao das barreiras que impedem o acesso e a permanncia dos beneficirios com deficincia na escola.

Com a finalidade de assegurar o acesso e promover a participao e aprendizagem dos beneficirios do BPC, com deficincia, o Ministrio da Educao, em 2010, disponibilizou no mbito do Programa Escola Acessvel, recursos financeiros destinados adequao dos prdios escolares para acessibilidade, contemplando 4.197 estabelecimentos de ensino, com matrculas de beneficirios com deficincia, do BPC.

Em 2010, 2.778 escolas com matrculas de beneficirios com deficincia, receberam Salas de Recursos Multifuncionais e 469 escolas, com matrculas de beneficirios com deficincia foram contemplados pelo Programa de Disponibilizao de Notebooks para estudantes cegos.

O Programa de Formao Continuada de Professores na Educao Especial atendeu, prioritariamente, professores que atuam em escolas com matrcula de beneficirios com deficincia, do Benefcio de Prestao Continuada, visando a 5

transformao das prticas pedaggicas e a oferta do Atendimento Educacional Especializado aos estudantes pblico alvo da Educao Especial.

Ainda no segundo semestre, o MEC realizou o pareamento 2010 de dados do Programa BPC na Escola. O pareamento de dados consiste no cruzamento das informaes contidas no Cadastro Administrativo dos Beneficirios do BPC e nas informaes obtidas pelo EducaCenso realizado pelo INEP/MEC. Para efetivar o pareamento 2010 foram utilizadas as bases de dados do Cadastro Administrativo do BPC (DATAPREV/MPS, base de 31/12/2009) e do EducaCenso (INEP/MEC, ano base, 2009). Os critrios estabelecidos para o cruzamento entre as referidas bases de dados e os resultados do pareamento foram divulgados por meio da Nota Tcnica n 01/2010, do Grupo Gestor Interministerial, datada de 20 de dezembro de 2010.

O resultado do pareamento de 2010 mostra que, dentre os 435.298 beneficirios do BPC com deficincia entre zero e dezoito anos, foram identificados 229.017 (52,61%) na escola e 206.281 (47,38%), fora da escola.

Considerando necessrio incrementar a articulao intergovernamental dos entes participantes do PROGRAMA BPC NA ESCOLA, o Grupo Gestor Interministerial (GGI) encaminha o presente documento, a fim de orientar o desenvolvimento de estratgias operacionais que contribuam para o fortalecimento da intersetorialidade das polticas pblicas que visam superar as barreiras de acesso e permanncia na escola dos beneficirios do Programa.

AES PREVISTAS PARA O BINIO 2011/2012

A fim de dar continuidade implementao do Programa BPC na Escola, o Grupo Gestor Interministerial (GGI), por meio deste documento, reafirma a importncia de consolidar o trabalho intersetorial, como principal diretriz dos prximos passos do Programa.

O Programa BPC na Escola tem-se destacado pelos resultados positivos traduzidos principalmente pela articulao intersetorial de polticas pblicas de sade, 6

assistncia social, educao e direitos humanos, dentro de um modelo de gesto participativa, onde cada ente federado, no mbito de atuao de cada poltica, assume a responsabilidade de realizar aes conjuntas para identificao das barreiras sociais existentes no cotidiano das pessoas com deficincia e de construir alternativas para superao dos entraves identificados.

Dessa maneira, a intersetorialidade promovida pelas aes conjuntas nas reas de assistncia social, educao, sade e direitos humanos torna-se indispensvel para a garantia de direitos das crianas e adolescentes de estar na escola, de participar, de conviver com todos os outros meninos e meninas de sua comunidade, de aprender, de desenvolver suas capacidades e de construir sua identidade no respeito diferena.

Nessa perspectiva, a atualizao dos dados dos integrantes dos Grupos Gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal essencial para o exerccio da intersetorialidade no mbito do Programa BPC na Escola.

Com intuito de proporcionar o atendimento das necessidades dos beneficirios do BPC com deficincia, promovendo a abordagem integrada para superar os diversos obstculos de acesso e permanncia na escola, o Grupo Gestor Interministerial (GGI), prope as seguintes aes para o binio 2011/2012:

1) Aes no mbito da Educao O Ministrio de Educao MEC prev para 2011, as seguintes aes:

- Implantao de 3.500 salas do Tipo I (mobilirios, equipamentos, materiais didticos pedaggicos e de acessibilidade) e 500 salas do Tipo II (acrescidas de recursos de acessibilidade especficos para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes cegos);

- Implementao do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego PRONATEC, que objetiva a garantia das condies de acessibilidade e oferta de 5% das

vagas para pessoas com deficincia, disponibilizadas em cursos tcnicos de formao profissional e tecnolgica;

- Apoio financeiro e pedaggico Formao Continuada de Gestores Intersetoriais do Programa BPC na Escola, por meio do Plano de Aes Articuladas PAR/MEC;

- Aquisio de 500 nibus, financiados pelo BNDES (40%) e pelo FNDE (60%), por meio do Programa Caminho da Escola Transporte Escolar Urbano Acessvel.

2) Acesso aos Resultados dos Questionrios

O Ministrio da Educao (MEC) prev para o segundo semestre de 2011 a implementao do Hotsite, com objetivo de disponibilizar relatrios gerenciais permitindo aos Estados, Municpios, Distrito Federal e aos demais interessados, a consulta pblica aos principais obstculos identificados por meio do Questionrio para Identificao das Barreiras para o Acesso e Permanncia na Escola das Pessoas com Deficincia Beneficirias do BPC, bem como, identificar as caractersticas gerais e o perfil dos beneficirios do Programa BPC na Escola, obtidos pelo cruzamento das informaes sobre: idade, etnia ou raa, gnero e deficincia, escolarizao, tecnologia assistiva, sade, assistncia social e direitos humanos.

acesso

ao

Hotsite

ser

realizado

por

meio

do

link:

http://bpcnaescola.mec.gov.br. importante destacar que no necessrio ter senha para acessar o Hotsite.

Cabe ressaltar a relevncia da consulta aos resultados da aplicao dos Questionrios para os prximos passos do Programa BPC na Escola. Com base nos resultados, devem ser desenvolvidas aes conjuntas, com responsabilidades e competncias partilhadas com as diversas reas das polticas sociais de cada esfera de governo, visando formulao e implementao de polticas pblicas de acesso educao, sade, ao trabalho e a convivncia familiar e comunitria voltadas aos beneficirios do BPC. 8

Nesse sentido, a consulta aos resultados dos Questionrios permite identificar as necessidades, expressas em forma de barreiras ao acesso e permanncia na escola, para a transformao da condio de excluso que atinge essa parcela significativa da populao. Alm disso, deve subsidiar a formulao de polticas pblicas intersetoriais que possibilitem s pessoas com deficincia acessarem as polticas de assistncia social, educao, sade e direitos humanos, e incrementar a articulao na gesto intergovernamental dos programas sociais do governo federal.

3) Adeso 2011

O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) est preparando o Sistema BPC na Escola para promover o processo de adeso 2011, que ser disponibilizado a partir do dia 15 de setembro de 2011, com objetivo de ampliar a participao dos municpios no Programa e possibilitar que os Estados, o Distrito Federal e os Municpios reafirmem os compromissos assumidos quando aderiram ao Programa BPC na Escola em 2008.

Para aderir ao Programa BPC na Escola os Municpios que ainda no participam do Programa, devero realizar o preenchimento eletrnico do Termo de Adeso, no seguinte endereo: http://aplicacoes.mds.gov.br/bpcnaescola.

Os 26 Estados, o Distrito Federal e os 2.622 Municpios j participantes do Programa desde 2008, tambm devero reafirmar os compromissos assumidos por meio do preenchimento eletrnico do Termo de Adeso, tambm no endereo: http://aplicacoes.mds.gov.br/bpcnaescola.

4) Relao Atualizada dos Beneficirios do Programa

O MDS est preparando o Sistema BPC na Escola para disponibilizar os resultados do pareamento 2010, contendo a Relao Atualizada dos Beneficirios do Programa BPC na Escola, que esto matriculados ou no na escola. O Pareamento de dados consiste no cruzamento das informaes contidas no Cadastro Administrativo dos beneficirios do BPC e nas informaes obtidas pelo EducaCenso realizado pelo INEP/MEC. Para efetivar o pareamento 2010 foram utilizadas as bases de dados do Cadastro Administrativo do BPC (DATAPREV/MPS, base de 31/12/2009) e do EducaCenso (INEP/MEC, ano base 2009).

Os critrios estabelecidos para o cruzamento entre as referidas bases de dados e os resultados do pareamento 2010 foram divulgados por meio da Nota Tcnica n 01/2010, do Grupo Gestor Interministerial (GGI), datada de 20 de dezembro de 2010, onde a partir dos critrios e tcnicas referidos, dentre os 435.298 beneficirios do BPC com deficincia entre 0 a 18 anos, foram identificados 229.017 (52,61%) na escola e 206.281(47,88%), fora da escola.

A partir do segundo semestre de 2011 estar disponvel a relao de crianas e adolescentes com deficincia, de zero a 18 anos, com os seus respectivos endereos para que os municpios e o Distrito Federal apliquem aos novos beneficirios o Questionrio que identifica os obstculos que impedem o acesso e a permanncia na escola. Aps os dados serem inseridos no Sistema BPC na Escola possibilitar o acompanhamento dos beneficirios e suas famlias, bem como, o planejamento das aes intersetoriais a serem desenvolvidas pelos grupos gestores locais para superao das barreiras identificadas.

Para consultar a Relao dos Beneficirios a serem entrevistados e acompanhados pelo Programa os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero acessar o Sistema BPC na Escola por meio do endereo eletrnico http://aplicacoes.mds.gov.br/bpcnaescola.

10

5) Mdulos de Acompanhamento dos Beneficirios e suas Famlias e das Aes Intersetoriais do Sistema BPC na Escola

A partir do dia 15 de setembro de 2011, o mdulo de Acompanhamento dos Beneficirios e suas Famlias ser disponibilizado pelo MDS no Sistema BPC na Escola. Esse mdulo possibilitar o registro do atendimento socioassistencial dos beneficirios e suas famlias, pelos tcnicos dos CRAS, no mbito municipal e do Distrito Federal. O Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) tem como funo a prestao de servios e programas socioassistenciais de proteo social bsica s famlias e indivduos, e a articulao destes servios no seu territrio de abrangncia, e uma atuao intersetorial na perspectiva de potencializar a proteo social.

Ainda no segundo semestre de 2011, o mdulo de Acompanhamento das Aes Intersetoriais ser disponibilizado pelo MDS no Sistema BPC na Escola e permitir ao Grupo Gestor Municipal e ao Grupo Gestor do Distrito Federal registrarem as aes intersetoriais implementadas para superao das barreiras de acesso e permanncia na escola de modo a favorecer a incluso educacional e social do pblico do Programa.

Para o registro das informaes os tcnicos do CRAS e os integrantes dos Grupos Gestores Municipais e do Grupo Gestor do Distrito Federal devero acessar o Sistema BPC na Escola por meio do endereo eletrnico

http://aplicacoes.mds.gov.br/bpcnaescola.

6) Formao para os Grupos Gestores

Com objetivo de orientar os municpios no processo de adeso, formao dos grupos gestores locais e na aplicao dos questionrios o Grupo Gestor Interministerial (GGI) pretende disponibilizar formas diversificadas de formao, tais como, teleconferncias, vdeo aulas, TV Escola, Webconferncias, dentre outras. Para os entes 11

federados j participantes do Programa o GGI implementar, alm dessas estratgias de treinamento, a elaborao de materiais informativos sobre a utilizao do Mdulo de Acompanhamento dos Beneficirios e suas Famlias e das Aes Intersetoriais do Programa.

As escolas de conselhos trabalharo com o tema BPC na Escola nos Cursos e Seminrios previstos para os Conselheiros de Direito da Criana e do Adolecente e Conselheiros Tutelares a fim de facilitar a busca ativa.

6.1 Videoconferncias

Com o propsito de divulgar o novo processo de adeso ao Programa BPC na Escola que possibilitar a participao de novos municpios e a renovao dos compromissos anteriormente assumidos pelos Estados, Distrito Federal e Municpios que j integram o Programa desde 2008, bem como, orientar o desenvolvimento das aes intersetoriais previstas para o binio 2011/2012, sero realizadas

videoconferncias nos dias 15/09, 16/09, 19/09 e 20/09 prximos, conforme cronograma anexo.

As videoconferncias contaro com duas formas de transmisso:

a) Videoconferncia: nesta modalidade, os participantes sero os representantes dos Grupos Gestores do Programa BPC na Escola do Estado e das Capitais que podero dialogar diretamente com o Grupo Gestor Interministerial (GGI), a partir das salas do DATASUS localizadas em cada capital. Para o sucesso desta ao de fundamental importncia a participao de forma presencial dos gestores do Programa das reas de Assistncia Social, Educao, Sade e Direitos Humanos. Assim, importante a articulao intersetorial dos (as) tcnicos (as) envolvidos na operacionalizao do Programa nos Estados e nas respectivas capitais para comparecer s salas do DATASUS.

b) Transmisso on-line: o evento tambm ser transmitido ao vivo pela internet, podendo ser assistido por qualquer pessoa a partir do endereo 12

www.saude.gov.br/emtemporeal. Por meio da transmisso on-line os Gestores Municipais do Programa BPC na Escola podero participar da videoconferncia enviando perguntas e questionamentos pelo e-mail a ser disponibilizado na pgina da transmisso.

7) Estratgias de Divulgao

No que se refere s estratgias de divulgao do Programa, cabe destacar a divulgao da Cartilha de Orientao s Famlia do Programa BPC na Escola, com o objetivo de levar a muitas famlias brasileiras novas informaes sobre os direitos e as conquistas para as pessoas com deficincia e, em especial, para as crianas e adolescentes.

Outra estratgia ser atingida por meio do Catlogo de Experincias Municipais do Programa BPC na Escola, cuja finalidade divulgar e compartilhar propostas inovadoras e resultados positivos alcanados pelo Programa, assim como sugerir aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal aes e diretrizes de acompanhamento do Programa na esfera local. No portal do MDS (www.mds.gov.br) possvel consultar e baixar essa publicao.

Ainda com intuito de divulgar, ser elaborada publicidade de utilidade pblica (vdeo, spot para rdio e material para mdias sociais) para estimular a cultura da incluso e da equiparao de oportunidades, cuja responsabilidade da SDH/PR. Est prevista para 2011, a realizao, pelo Ministrio da Sade (MS), de pesquisa telefnica para determinar a rotina do consumo de medicamentos e a utilizao de rteses e prteses pelas pessoas com deficincia, beneficirias do Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC. Para a pesquisa ser utilizado o cadastro do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), dos beneficirios com deficincia que informam ter telefone. Os beneficirios sero questionados em relao s seguintes variveis: caractersticas da deficincia do beneficirio; tipo de medicamento utilizado; frequncia de consumo de medicamentos; 13

origem dos medicamentos consumidos (SUS, compra ou

doao); valores

comprometidos com a aquisio dos medicamentos e; necessidade e utilizao de rteses e prteses.

8) Atuao dos Grupos Gestores Estaduais

Com o propsito de fortalecer o trabalho intersetorial no mbito municipal, o GGI reafirma a relevncia das seguintes estratgias a serem incentivadas pelos Grupos Gestores Estaduais:

a) Atualizao dos dados dos integrantes dos Grupos Gestores Locais; b) Mobilizao dos municpios para participarem da Adeso 2011; c) Monitoramento do processo de adeso dos municpios ao Programa; d) Apoio tcnico para identificao das barreiras de acesso e permanncia na escola, por meio da aplicao do Questionrio; e) Disseminao de informaes sobre as aes previstas para o binio 2011/2012; f) Acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos municpios para superao das barreiras identificadas por meio do Questionrio; g) Identificao das dificuldades encontradas pelos municpios no exerccio da intersetorialidade; h) Proposio de orientaes tcnicas para auxiliar os municpios na execuo do Plano de Acompanhamento dos Beneficirios e das Aes Intersetoriais do Programa BPC na Escola.

14

GRUPO GESTOR INTERMINISTERIAL (GGI)

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) Titular: Maria Jos de Freitas Suplente: Elyria Bonetti Yoshida Credidio

Ministrio da Educao (MEC) Titular: Martinha Clarete Dutra dos Santos Suplente: Joiran Medeiros da Silva

Ministrio da Sade (MS) Titular: Fbio Baptista Mazzini Suplente: Maria Edna de Moura Vieira

Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDH/PR) Titular: Ana Paula Crosara de Resende Suplente: Alice Alvina Duarte de Bittencourt

15

CONTATOS

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) www.mds.gov.br Telefone: (61) 3433-8875 Fax: (61) 3433-8871 E-mail: bpcnaescola@mds.gov.br

Ministrio da Educao (MEC) www.mec.gov.br Telefone: (61) 2022-7657 Fax: (61) 2022-7667 E-mail: bpcnaescola@mec.gov.br

Ministrio da Sade (MS) www.saude.gov.br Telefone: (61) 3315-6240 Fax: (61) 3315-6238 E-mail: pessoacomdeficiencia@saude.gov.br

Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDH/PR) http://www.direitoshumanos.gov.br Telefone: (61) 2025-3684 Fax: (61) 2025-9747 E-mail: pessoacomdeficiencia@sdh.gov.br

16

ANEXO

Cronograma das Videoconferncias do Programa BPC na Escola

15/09/2011 (quinta-feira) das 9h s 12h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e nas respectivas capitais (Curitiba, Porto Alegre e Florianpolis); 15/09/2011 (quinta-feira) das 14h s 18h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados do Esprito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo, e nas respectivas capitais (Vitria, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e So Paulo); 16/09/2011 (sexta-feira) das 9h s 12h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados do Amap, Par e Roraima, e nas respectivas capitais (Macap, Belm e Boa Vista); 16/09/2011 (sexta-feira) das 14h s 18h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados do Acre, Amazonas, Rondnia e Tocantins, e nas respectivas capitais (Rio Branco, Manaus, Porto Velho e Palmas); 19/09/2011 (segunda-feira) das 9h s 12h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados de Alagoas, Bahia, Paraba, Pernambuco e Sergipe, e nas respectivas capitais (Macei, Salvador, Joo Pessoa e Aracaju);

17

19/09/2011 (segunda-feira) das 14h s 18h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados do Cear, Maranho, Piau e Rio Grande do Norte, e nas respectivas capitais (Fortaleza, So Lus, Teresina e Natal); 20/09/2011 (tera-feira) das 9h s 12h Dirigentes dos rgos gestores e equipes tcnicas das polticas responsveis pelo Programa, e os Grupos Gestores do Programa nos Estados do Distrito Federal e dos Estados de Gois, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e nas respectivas capitais (Goinia, Cuiab e Campo Grande).

18

You might also like