You are on page 1of 11

01-08-2012

O rbitro e o Associativismo

Por: Canda da Costa

Linhas Gerais
O rbitro O Conceito de Associao O Associativismo A pratica do Associativismo na Arbitragem Angolana

01-08-2012

Frase de Reflexo

Prefiro ser criticado por ter feito alguma coisa do que ignorado por no ter feito nada!.
- Anonimo-

O rbitro
O rbitro, no sentido etimolgico do termo, uma pessoa que resolve ou dirime um impasse por escolha de um tribunal ou por consenso das partes em litgio, ou uma pessoa que obriga outras pessoas a obedecer a leis e regulamentos, ou ainda um indivduo que, em determinados jogos, fiscaliza a observncia das regras, intervindo sempre que for necessrio. Mais ou menos controverso, controverso ele representa a lei vigente no desporto, desporto mas para que seja eficaz na sua aplicao e no cometa erros graves, necessita possuir as devidas aptides tcnicas, devendo ser um profundo conhecedor das leis do jogo e de todos os seus regulamentos complementares

01-08-2012

O rbitro
Na nossa rea de actuao, os rbitros so MAGISTRADOS DESPORTIVOS, porque lhes compete julgar com equidade e sem tibiezas as infraces previstas nas leis e regulamentos, procurando sempre critrios de igualdade nesses julgamentos. Mas com uma particularidade interessante a de que julgam e tomam decises no imediato, sem qualquer suporte processual, tal como comum no direito ou em tribunais. tribunais E para alm disso, no podem e no devem esperar mais do que uma simples recompensa: a considerao e o respeito devidos aos juzes desportivos que so

O rbitro
Os rbitros so muitas vezes alvo das maiores arbitrariedades, principalmente quando os dirigentes e pblico entendem que os seus desempenhos no foram os melhores, motivados muitas vezes por estados de frustrao latentes. triste ver os rbitros, muitas vezes, desacompanhados, ss, criticados e rejeitados por outros elementos da cadeia desportiva que no o dispensam para comear o jogo. E por isso tornam-se vulnerveis.

Eles tm famlia, eles tm uma vida prpria, eles gozam a vida, eles pensam, eles tm personalidade prpria, prpria eles tm preocupaes, preoc paes eles tm afinidade com as outras pessoas, eles exercem as suas profisses com a maior naturalidade, eles tentam ter uma vida colectiva sem sobressaltos. Em alguns casos so vigiados e protegidos como autnticos responsveis polticos, o que em outras tantas situaes lhes d uma maior segurana pessoal, no podendo ignorar contudo os ambientes que os rodeiam.

01-08-2012

O rbitro
Para colmatar P l t estes t aspectos t nada d abonatrio b t i surge a necessidade id d do rbitro no estar isolado na defesa da sua dignidade e interesses. Da a importncia de estar filiado a uma associao.

A Associao
Associao uma entidade de direito privado, privado dotada de personalidade jurdica e caracteriza-se pelo agrupamento de pessoas para a realizao e consecuo de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa, praticando o associativismo. O associativismo, enquanto forma de organizao social, caracteriza-se normalmente de voluntariado, normalmente, voluntariado por reunio de dois ou mais indivduos usado como instrumento da satisfao das necessidades individuais humanas, nas suas mais diversas manifestaes.

01-08-2012

O Associativismo
O associativismo constitui um fenmeno social com as suas p razes no sculo XIX, isto no q que diz respeito ao Mundo Ocidental. Alguns investigadores referem-se a Amrica, concretamente os Estados Unidos, como a ptria do associativismo. Podemos dizer que a Associao Humana e as suas vrias formas so to velhas quanto a Humanidade mas, de facto, s apartir da emergncia das sociedades como Estado que a formao de Associao de Cidados se coloca como um problema. O fenmeno do associativismo um dos mais enigmticos mas ao mesmo tempo dos mais apaixonantes temas do viver humano em sociedade e consequentemente um fenmeno social digno de ateno e de estudo.

O Associativismo
Partilhar um objectivo comum, atravs da realizao de uma juno de meios e de pessoas algo que distingue o homem como ser egosta e solitrio do homem solidrio que todos ns deveramos ser. A Associao, como corpo organizado de pessoas para prosseguir um fim comum tem origem nos seus primrdios em grupos anteriores prpria existncia do Estado. O que nos leva ao conceito do homem como ser gregrio e associao como tribo. Curiosamente nos nossos dias os novos fenmenos de associativismo tem algo de parecido com as tribos, pelas caractersticas que apresentam quer na sua gnese, apresentam, gnese quer na sua organizao. organizao Podemos assim considerar o direito de Associao por um lado, como um direito simultaneamente natural e fundamental, j que o seu princpio inerente condio humana, e por outro como um direito essencial do indivduo, julgado fundamental para a democracia das instituies e liberdade dos homens.

01-08-2012

Cinco Pilares do Associativismo

LIBERDADE, primeiro pilar do associativismo, associativismo onde se ganha raiz da essncia do voluntariado, de afirmao de direitos e deveres, a crena que no h associao se ela no se forjar numa dinmica de incluso, de adeso e de partilha. Uma associao nasce na Liberdade, nas vontades que se juntam para atingir objectivos. Esta a dimenso TICA do associativismo.

Cinco Pilares do Associativismo

DEMOCRACIA, o segundo pilar do associativismo, onde ganha razes o debate de ideias, a valorizao do pluralismo, a eleio dos dirigentes, a gesto democrtica, a certeza que cada um na sua individualidade uma fora que contribui para a construo da diversidade que associao. Esta a dimenso CVICA do associativismo

01-08-2012

Cinco Pilares do Associativismo


CRIATIVIDADE, o terceiro pilar do associativismo, onde ganha razes o fazer associativismo, o dar fora imaginao, ao desenvolvimento de actividades desportivas, desportivas recreativas, recreativas culturais, culturais onde a fantasia e a inovao deve ser a energia mobilizadora. Onde sentimos o prazer de viver a associao, de criar, de recriar, e, onde partilhamos momentos enriquecedores que guardamos na memria individual e colectiva. Uma associao sem criatividade no uma agente em aco, pode ter chegado ao presente, mas, de facto, s chegar ao futuro se, de facto se reencontrar com as energias criadoras que forjam a inovao facto, e reconstruo. Esta a dimenso ESTTICA do associativismo.

Cinco Pilares do Associativismo


SOLIDARIEDADE, o quarto pilar do associativismo, onde ganha razes a relao da associao com a comunidade na afirmao do seu papel e contributo para o desenvolvimento local, a solidariedade enquanto valor de referncia da relao entre dirigentes e associados, e de relaes interassociativas. Uma associao afirma-se como agente desenvolvimento local pela solidariedade activa. Esta a dimenso POLITICA do associativismo. de

01-08-2012

Cinco Pilares do Associativismo

HUMANISMO, o quinto pilar do associativismo, associativismo onde ganha razes o viver o associativismo na sua dimenso humana, assumindo-se no viver em conjunto, e, simultaneamente, no viver a individualidade, como actos de valorizao dos Direitos Humanos, de respeito pelas diferenas polticas, religiosas e tnicas. Esta a dimenso CULTURAL do associativismo.

O Associativismo na Arbitragem de Futebol Angolana

O Associativismo na arbitragem de futebol angolana, foi possvel com a fundao da AAFA Associao de rbitros de Futebol de Angola, a 6 de Maro de 2003, conforme atesta o Dirio da Repblica de 23 de Setembro de 2003, III srie nmero 69. Em Dezembro do mesmo ano realizou-se a eleio dos primeiro corpos gerentes, elegendo o Eng. Severino Cardoso, como seu primeiro presidente.

01-08-2012

AAFA- Associao de rbitros de Futebol de Angola Bandeira Insgnia

Sede: Bairro Joo Paulo, Travessa Comandante Bula n 25 Telefones: 222015119 923600460 923407330 936915465 E-mail: aafa.angola@gmail.com FB: http://www.facebook.com/aafa.angola Caixa Postal: 18218 - Luanda Angola

Direco da AAFA

01-08-2012

AAFA, onde estamos

Concluso

Um U associado, i d ou uma associao i que no tenha t h na sua aco colectiva e na aco individual dos seus membros, uma estratgia de dinmica associativa, tendo por base os cinco pilares, pode ser um agente promotor de muitas actividades, mas, sem dvida, que deixa para trs a sua essncia, os valores que do ao associativismo uma dimenso tica, cvica, esttica , politica e humanista.

10

01-08-2012

Dados do Autor: Canda da Costa, tem como formao Acadmica MBA em Gesto de Logstica Empresarial e Licenciatura em Gesto de Sistemas de Informao. Foi rbitro de futebol no activo desde 1990 a 1999, 1999 na qual atingiu a 2 2 Categoria Nacional, categoria que conciliou com a de Assistente Nacional, no decorrer da sua carreira, participou em vrios jogos e finais de Taa de Angola, no ano de 1996, foi distinguido, pelo Conselho Central rbitro de Futebol de Angola como melhor rbitro do Quadro de Acesso e em 1999, como o 4 melhor rbitro da 2 Categoria Nacional. Scio Fundador da AAFA, na qual ocupa o cargo de 2 Vice-Presidente.

Uma vida sem desafios no vale a pena ser vivida Transforme as pedras que voc tropea em degraus de sua escada Scrates Filosofo grego

11

You might also like