You are on page 1of 36

AMIZADE, A CHAVE PARA A EVANGELIZAO

JOSEPH C. ALDRICH

RESUMO

Sumrio
INTRODUO ............................................................................................................................... 3 CAPTULO 1 - INICIANDO UMA PEREGRINAO BELEZA ........................................................... 5 CAPTULO 2 - EVITANDO O MAL EM VEZ DE SUA APARNCIA ...................................................... 7 CAPITULO 3 COMENDO CARNE E EVANGELIZANDO ................................................................ 11 CAPTULO 4 - PRATICANDO A PRESENA NA EVANGELIZAO .................................................. 14 CAPTULO 5 A EVANGELIZAO E O MEMBRO DA IGREJA ..................................................... 16 CAPTULO 6 - A EVANGELIZAO E O CORPO DA IGREJA .......................................................... 19 CAPITULO 7 - A EVANGELIZAO E A LIDERANA DA IGREJA .................................................... 22 CAPTULO 8 EVANGELIZAO E O PASTOR.................................................................. 26 CAPTULO 9 O SEU LAR E OS ESTUDOS BBLICOS EVANGELSTICOS ....................................... 29 CAPTULO 10 - O SEU VIZINHO NO-CRISTO ........................................................................... 31 CAPTULO 11 A SUA MENSAGEM EVANGELSTICA .................................................................. 34

INTRODUO 1
Obstculos na Evangelizao 1.1. Isolamento como estilo de vida 1.1.1. Relacionamentos excessivos. 1.1.2. Crescimento da populao. 1.1.3. As pessoas passam a pensar: "Eu no quero incomodar voc, e nem quero que voc me incomode". 1.1.4. Contatos significantes com os no-cristos.

1.2. Ritmo de vida muito rpido e complicado. 1.2.1. Ningum tem mais tempo para ningum. 1.2.2. A acelerao tecnolgica. 1.2.3. As complexidades dos problemas atuais. 1.2.4. So programas, acontecimentos, encontros, horrios, etc..., que esto ocupando nosso tempo. Descobrimos que uma hora sadia e agradvel com as pessoas artigo cada vez mais raro.

1.3. O nosso contato com modelos evangelsticos defeituosos 1.3.1. "Embora algumas igrejas deixem de crescer porque no evangelizam, outras tambm no crescem porque o fazem - mas de maneira imprpria e ineficaz". (Joseph Aldrich, Amizade a chave para a evangelizao, Vida Nova, p. 15). 1.3.2. O "Mtodo de Emboscadas". 1.3.3. A evangelizao est centralizada em especialistas, pastores, evangelistas, seminaristas e missionrios. 1.3.4. Por estas razes existem pessoas dentro das igrejas que nunca foram um canal para comunicar a salvao.

feita pelo Jailson J.

1.4. As barreiras culturais e erros teolgicos 1.4.1. No h impacto sem contato. 1.4.2. Doutrina bblica da separao-santidade. 1.4.3. No-cristos: inimigos ou vtimas do inimigo? 1.4.4. A relao do novo convertido com o mundo.

1.5. Desequilbrio entre verbalizao e encarnao do Evangelho. 1.5.1. SER antes de COMPARTILHAR as boas novas. 1.5.2. Quando o amor VISTO a mensagem OUVIDA.

CAPTULO 1 - INICIANDO UMA PEREGRINAO BELEZA2


No captulo primeiro o autor fala que a beleza (da noiva igreja) a chave da evangelizao. Ele mostra que Israel foi a noiva de Deus no Antigo Testamento, que a Igreja a noiva Cristo no Novo Testamento e que a beleza de ambas resultante do amor de Deus e de Cristo. A sua nfase nesse captulo na igreja, ele tem como base o texto de Efsios 5.27. FAZENDO A BELEZA APARECER Aqui ele fala do propsito, produto e do processo do amor de Cristo. O propsito fazer a beleza aparecer (sem mcula nem ruga) O produto santidade e irrepreensibilidade - (santidade = carter); irrepreensibilidade = conduta) O processo o amor de Cristo que desenvolve o carter santo e a conduta irrepreensvel da igreja.

Seu ponto enfatizar a importncia do amor da igreja pelas pessoas, como resultado do amor de Cristo por ela. Ele destaca ainda que a santidade, alm do amor, uma necessidade bsica na evangelizao. Precisamos ser Boas Novas antes de as compartilharmos. O CATALIZADOR DIVINO DO AMOR Esse ponto pode ser resumido assim: evangelizar expressar o que eu possuo em Cristo e explicar como vim a possu-lo. mostrar todo o carter de Deus Seu amor, Sua justia, Sua integridade e a Sua fidelidade na vida cotidiana. Minha vida diria deve expressar aquilo que Cristo fez por mim. CRISTO E SEU PROGRAMA DE EMBELEZAMENTO Dois princpios so ensinados aqui, extrados do ministrio de Cristo, que so modelos para uma evangelizao eficaz: visualizao e verbalizao da verdade. Visualizao - O verbo se fez carne (se tornou visvel Joo 1.14). A estratgia de Deus no mudou porque ele continua enviando homens e mulheres hoje para mostrarem a verdade - (o cristo a luz do mundo). Verbalizao - Joo apresenta Jesus como a verdade (Joo 1.14). Essa verdade deve ser verbalizada, proclamada pelos cristos.

TRANSFORMAO ANTES DE DIFUSO


2

Feito pelo Luciano

Aqui o autor defende a necessidade que h do evangelizador j ter sido transformado pelo evangelho antes de proclam-lo. Ele usa uma ilustrao da cultura grega onde Aristteles defendia trs qualidades de um emissor bem sucedido. Ethos tem a ver com a tica (quem comunica deve ser ntegro, coerente) Pathos tem a ver com simpatia, carisma (quem comunica precisa se identificar com os seus ouvintes) Logia tem a ver com palavra (quem comunica deve ter algo a dizer)

O CAPTULO NUMA FRASE A noiva (igreja) bela quando ama como Cristo amou e segue o seu modelo de ministrio.

CAPTULO 2 - EVITANDO O MAL EM VEZ DE SUA APARNCIA3


Evitar a aparncia do mal no quer dizer necessariamente deixar de estar com aqueles que praticam o mal. Jesus, por exemplo, conviveu com os que praticavam o mal, mas nem por isso deixou de evitar a aparncia do mal. CONFUSO CULTURAL Pergunte a si mesmo: Estes pontos de vista foram adotados porque a Bblia claramente os ensina ou so simplesmente opinies de um cristianismo cultural? As maiores barreiras evangelizao bem sucedidas no so teolgicas, so culturais. Muitos dos nossos padres de vida determinados pela nossa cultura mantm as pessoas afastadas de Cristo. Ex: Em partes da Europa no se permite participarem da comunho mulheres com orelhas furadas. imprescindvel definir se os nossos pontos de vista tem base cultural ou bblica. QUATRO POSIES SOBRE ASSUNTOS DISCUTVEIS Questo Irmo Cinema maios fraco declarado Avaliao Errado para todos Concluso Todo participante culpado do pecado No errado para todos os cristos Cr que uma mesma coisa pode ser pecado para um irmo e no s-lo para outro Perigo Possvel

Criticar outros cristos que no concordam com ele

2Irmo suscetvel mais fraco

Cinema

Pode ser errado para si

Participao sem total liberdade de conscincia

Irmo no- Cinema participante maduro

Opes: 1) Pecado para si; ento, no participa, 2) No pecado para si, mas

Pode crer que um irmo participante poderia ser mais espiritual se limitasse sua liberdade

Feito pelo Jailson Antonio

escolhe no participar

Irmo participante maduro

Cinema

Cr ter liberdade para participar

Tudo bem para si, mas pode ser pecado para outro

1) Sucumbir ao irmo mais fraco declarado, 2) Servir de tropeo ao irmo suscetvel mais fraco e, 3) Abusar da liberdade

Provavelmente nenhum cristo um irmo no-participante maduro em todos os assuntos. QUANDO A NO-PARTICIPAO UM PROBLEMA De acordo com o autor a no-participao se torna um problema quando o no participante condena o que participa. QUANDO A PARTICIPAO UM PROBLEMA Aqui o problema se d quando o participante torna-se um lutador pela liberdade e, no processo, prejudica grandemente a causa da verdadeira liberdade crist. Em suma o cristo maduro aquele que reconhece as suas liberdades legitimas em Cristo e, ento, limita-as quando lhe convm. A liberdade possuda no precisa ser exercida. QUANDO A APARNCIA DO MAL INEVITVEL Relacionado a este tema duas coisas so importantes, vejamos: impossvel agir de tal maneira que sejamos compreendidos e aceitos universalmente. inevitvel que nos encontremos esposando opinies humanas erradas. Para esclarecer: No h duvida de que Cristo evitou todo tipo de mal, contudo nem sempre impediu a aparncia do mal. Jesus claramente

rejeitou as estruturas inquas e os valores egostas do mundo, mas ele amava o homem, e por isso foi condenado por pessoas religiosas. O cristo deve ser sensvel ao irmo mais fraco e evitar escndalos. O comportamento do cristo no deve destruir outro cristo. VIVENDO SOB TENSES Se quisermos exercer a nossa liberdade e realmente nos misturar com os no-cristos, no evitaremos toda a aparncia do mal. Como cristos-sacerdotes tambm devemos estar construindo pontes da mesma forma que Cristo fez. Devemos andar como ele andou, penetrar na sociedade humana.] Misturar-nos com os no-cristos e nos relacionar com pecadores. No est aqui uma das maiores falhas da igreja? Ns nos separamos demais. Tornamo-nos uma comunidade parte, indiferentes em vez de interessados. TO RADICAIS QUANTO CRISTO No somos mais certeiros em exigir o cumprimento da vontade de Deus que o prprio Jesus. Portanto, no fiquemos a exigir das pessoas aquilo que prprio senhor Jesus no exige. A tragdia no circulo cristo o fato de que freqentemente as piores feridas no vm dos lobos, mas de outras ovelhas. Comentando sobre irmos mais fracos e mais fortes Paulo faz um apelo para reconhecermos quo variado e diverso ser o comportamento de homens que so igualmente zelosos em suas tentativas de agradar a Deus. EVITE O MAL... NO A EVANGELIZAO Observaes gerais e princpios sugestivos: 1. Nenhum de ns capaz de compreender totalmente os seus prprios motivos, muito menos aqueles de um outro cristo. 2. Tome cuidado com irmos mais fracos declarados e seja sensvel aos mais fracos suscetveis. O irmo suscetvel precisa saber que determinado ato pode ser pecado para ele hoje (se violar sua conscincia), e poder no s-lo daqui um ano (se chegar ao ponto de liberdade de conscincia nessa rea). 2.1. Liberdades variam dependendo do individuo.

2.2. 2.3. 2.4.

O que certo para um cristo pode ser errado para o outro. Liberdade contextual e situacional. Uma coisa pode ser correta num contexto geogrfico e errada noutro. Precisamos respeitar a liberdade de outros cristos.

2.5.

3. Precisamos reconhecer e afirmar a legitimidade de estilos de vida divergentes, e aprender a viver com as tenses que eles criam. os que comem e os que no comem so membros legtimos do corpo de Cristo. Rm 14.16. 4. No devemos sacrificar a verdade para obter a aprovao dos homens. 5. Tenhamos a certeza de que evitaremos o mal. Nem todos esto livres para se misturar com os no cristos. Se voc inflamvel no se aproxime do fogo. 6. Como regra geral, quanto mais longe um cristo estiver de uma evangelizao pessoal eficaz, tanto mais ele estar envolvido com censuras. 7. Identificar-se com o mundo no a mesma coisa que ser idntico a ele. Cristo foi eficaz por causa da sua identificao e diferenas radicais. 8. Alguns compromissos so inevitveis na vida. 8.1. proporo que a vida passa, descobrimos que alguns dos nossos prezados axiomas precisam ceder ao machado da maturidade e da verdade. Mas, os anos mudam os conceitos. A idade traz uma nova perspectiva para que possamos ver a necessidade do compromisso.

8.2.

CAPITULO 3 COMENDO CARNE E EVANGELIZANDO4


Cultura, Converso e Conflitos A converso trs uma mudana radical de sujeio. O novo nascimento nos obriga a repensar nossas convices mais fundamentais (valores, ponto de vista sobre o mundo, e a estrutura de nossas crenas). A cultura de um grupo so suas crenas, valores, costumes e caractersticas. A cultura um corpo de solues pr-fabricadas para os desafios, tenses e problemas da vida. No centro da cultura est uma compreenso do universo e a posio do homem nele. A experincia de um convertido frequentemente causa conflito, ao ponto de muitos rejeitarem completamente tudo que est associado ao seu passado. Muitos abandonam completamente seu ambiente social e relacionamentos anteriores. A natureza da converso torna inevitvel que ela atinja a raiz da herana cultural do novo convertido. Reagindo Cultura A reao do cristo cultura importante porque um fator crucial para a evangelizao. Atravs da histria a igreja agiu de 4 maneiras em relao a cultura: 1. Rejeio Esta uma reao de afastamento e isolamento, uma mentalidade de gueto. Os que fazem isso desenvolvem sua prpria lngua, valores, costumes e atividades sociais. A segregao do mundo no-cristo normativa e deve-se manter uma diferena radical. A esse Stott chama de cristo toca de coelho5. Devido a essa nfase apenas na diferena radical, esses cristos tem apenas uma mensagem, mas nenhum ouvinte ou receptor. 2. Imero Essa o oposto da rejeio, h uma identificao radical. Aceita-se tudo que vem da cultura cedendo a presso do mundo e se tornam indistinguveis dele. Esses tem receptores, mas nenhuma mensagem. 3. Adaptao Dividida uma mistura de rejeio e imero, uma forma de esquizofrenia espiritual. Essa pessoa cidad de dois mudos e procura estar a vontade nos dois. Ela rejeita e critica a cultura humana como sendo manchada pelo pecado, mas se adapta a ela e se conforma ao mundo que criticava.
4

Feito pelo Anderson Leia-se Wallace, o coelho. kkk

4. Participao Criativa um cidado duplo do cu e da terra, pois sabe que Deus o envolveu numa misso redentora com implicaes culturais. Esse cristo no acha que o novo nascimento deva desculturalizar a pessoa. Devemos ser distintos, mas no segregados socialmente. Em algumas reas neutras e amorais, precisamos estar entre as pessoas do mundo. Devemos nos comunicar sem nos contaminar, mas no existe comunicao sem contato. Tratando das coisas bsicas As maiores barreiras evangelizao no so teolgicas, so culturais e sociais. Somente com um entrosamento ativo e amvel com as pessoas locais, pensando nos seus padres de pensamento, compreendendo as sua viso do mundo, ouvindo as suas perguntas e sentindo os seus problemas, toda a comunidade crist... poder reagir s necessidades delas. Quando lidamos com as necessidades bsicas das pessoas ns sempre somos necessrios. A cultura e a estratgia evangelstica de Paulo (1Co 9:22) Fiz me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. 1. Tornar-se todas as coisas A eficcia evangelstica est relacionada a habilidade de tornar-se, habilidade de compreender e relacionar-se com as diferenas sociais e culturais. P.ex.: Paulo soube valorizar as instituies judaicas e ajustar sua vida social. 2. Semelhana em vez de diferena Toda deciso firme por Cristo deve ser tomada dentro da moldura da cultura deles, para ser genuna. Paulo salientava pontos de semelhana ao invs de diferenas. Nossa estratgia deve se encaixar no ambiente ao qual ela dirigida. Devemos compreender o no cristo e construir pontes, apesar das diferenas de crenas e valores. Os princpios de Paulo sobre sensibilidade cultural O cristo precisa assumir o risco de transformar-se. 1. Uma conscincia flexvel Paulo tinha uma conscincia flexvel em assuntos sem importncia moral. Paulo um exemplo de uma tica situacional bblica legtima. Ele respeitava a dieta judaica quando comia com eles. A alma perdida de um homem deve ter procedncia sobre as opinies de alguns de dentro da igreja. Devemos manter a unidade da igreja, mas no a custa da verdade e integridade.

2. Compartilhando interesses Paulo podia aproximar-se porque era sensvel aos interesses, preocupaes e circunstncias, opinies e experincias das pessoas. Paulo se colocava no lugar das pessoas. 3. Um servo dos homens Paulo viveu de forma abnegada e prestimosa. A abnegao visvel ativa instintos humanos poderosos, especialmente para o beneficirio. Paulo embora livre se fez escravo de todos para ganhar o maior nmero. (1Co 9:19) Paulo descobria aquela fraqueza ou rea de necessidade para a qual o evangelho se torna Boas novas. A Evangelizao Facilitada por Semelhanas Culturais A pessoa mais fcil de atingirmos possui 3 caractersticas: 1. Ela tem um passado cultural semelhante. Quanto mais coisas em comum na educao, etnia, vocacional, econmica e social, mais fcil atingi-lo. 2. Pessoas que conhea os pontos essenciais do evangelho. Como pessoas que apreenderam verdades bblicas na infncia. 3. Pessoas que tenham um relacionamento saudvel com o evangelista. Jesus e Joo Estilos de vida Diferentes para Culturas Diferentes A diferena entre Jesus e Joo mostra a necessidade de diversidades de estilos de vida e metodologia (Lc 7). Joo no comia po nem bebia vinho e Jesus comia e bebia. Joo com sua austeridade poderia atrair mais facilmente os sacerdotes. Jesus atraia o povo comum, pescadores, muitos pobres e pecadores desprezados. S que Jesus era amigo de pecadores, mas no era pecador. Ambos os estilos de vida so necessrios. Joo era mais proclamador e Jesus era mais pessoal. Precisamos nos tornar aquilo (de lcito) que for necessrio para a evangelizao.

CAPTULO 4 - PRATICANDO A PRESENA NA EVANGELIZAO 6


A evangelizao pessoal enquadra-se em uma das trs categorias bsicas seguintes: Proclamao: Tipo Billy Graham e Luis Palau. Pregao a multides em locais definidos a pessoas desconhecidas pelo pregador. Confrontao/invaso: consiste na abordagem 1 a 1, um desconhecido que vc aborda com o fim de apresentar a Cristo. tipo como um mtodo anormal. Encarnao/relao: Aquela que fruto da amizade. Presena/proclamao/persuaso. EVANGELIZAO PARA TODOS Por que o mtodo encarnacional/relacional o mais proveitoso: 1. 2. No depende de muito conhecimento bblico. Trata com pessoas no estranhas

3. Usa eficcia est relacionada diretamente ao exerccio de todos os dons do corpo, no simplesmente o dom de evangelizar. 4. 5. 6. Liberta o cristo da presso desnecessria. Desenvolve o contexto para o significado. Em algum dado momento algum ter que compartilhar as palavras do evangelho.

FUGINDO DA IRRELEVANCIA: A chave no tornar o evangelho relevante, ele o . s vezes, ns que no somos relevantes. A EVANGELIZAO DEDUTIVA E INDUTIVA. O dedutivo no se importa com o conhecimento prvio que a pessoa a ser evangelizada tenha. O indutivo pressupe o conhecimento do individuo com quem se est falando. O mtodo indutivo um processo que comea com as coisas especficas da vida do individuo. Atravs da relao que o evangelho apresentado aos poucos, fazendo refletir ao individuo sobre os diferentes aspectos do evangelho. DESCOBRIR AS NECESSIDADES ANTES DE COMPARTLHAR AS SOLUES.

Feito pelo Rodrigo

Compreender as necessidades reais o ponto de partida para a comunicao. A evangelizao eficaz comea onde as pessoas esto, no onde gostaramos que elas estivessem. D-se o exemplo da pirmide de Maslow. Disse-se que se no resolvermos as necessidades bsicas de um individuo no podermos oferecer soluo para ele nas necessidades mais elevadas. USANDO A HIERARQUIA DE MASLOW NA EVANGELIZAO O pregador ou evangelista pode us-lo como um guia para estudar um trecho. Ele precisa descobrir como o texto pode satisfazer as necessidades de pessoas que lutam com uma das vrias necessidades citadas na pirmide. A Chave da evangelizao envolver o no crente numa causa que os faa experimentar o poder redentor do evangelho. Vendo como o evangelho satisfaz necessidades.

CAPTULO 5 A EVANGELIZAO E O MEMBRO DA IGREJA 7


- O mundo ouve, quando os cristos amam. Logo a imagem da Igreja local importante para o impacto evangelstico. A igreja tanto mensagem, como meio, exemplificando e proclamando o reino de Deus

O lugar da edificao na evangelizao -O corpo de Cristo um organismo vivo, que est sujeito doenas, a edificao o antdoto de Deus contra essas doenas espirituais. -Quando o corpo funciona, ele cresce ou EDIFICA(ef 4.16). -Edificao o processo de colocar as implicaes das Boas Novas em contato com cada faceta da vida, para que este seja redimida (liberta para ser til). -Atravs da edificao, o evangelista se torna semelhante a Cristo.

Princpios bsicos dos quais uma igreja sadia construda. Primeiro, o propsito de Deus no colocar bebs sadios em encubadoras contaminadas -A igreja deve ser ortodoxa, mas conservar o seu amor, evangelizar sim, mas levar os convertidos um estado de sade espiritual tambm importante.

Segundo, a sade do corpo determinante para a evangelizao eficaz, pois a personalidade produto de relacionamentos. -Pois nos tornamos semelhantes s pessoas com quais nos associamos. A Igreja de Tessalnica imitou a Paulo, assim como Timteo. O resultado disso, foi tessalnica ser reconhecida como modelo para outros cristos. (Macednia e Acaia).

Os produtos da sade Que tipo de pessoas a Igreja quer exibir ao mundo?


7

Feito pelo Tito

-O produto da vida coletiva e do ministrio da igreja, precisa ser uma pessoa liberta para amar.

OS PRODUTOS PARA A SADE -A igreja, o salo de beleza de Deus, deve ser uma comunidade transformadora, assim atravs de atos 2, O Esprito Santo usa cristos com quatro caractersticas distintas para desenvolver corpos fortes:

A APRENDIZAGEM VIVA -Primeiro, os cristos perseveravam na doutrinaat 2.42. O membro da Igreja deve ser uma pessoa em aprendizagem, permanecendo na doutrina dos apstolos. -Exemplos prticos: (A f vem pela pregao A verdade deve estar nos nossos coraes Doutrina deve ser vivida como expresso das nossas atitudes)

A COMUNHO FUNCIONAL -Segundo, os cristos estavam envolvidos em comunho (koinonia) na doutrina dos apstolos, e na comunho at 2.42 -A koinonia envolve tanto a igreja que permanece na videira para ser frutfera como o corpo unido e entrelaado de modo que possa se desenvolver em amor. a comunho do Esprito, a comunho genuna e o livre exerccio de dons so companheiros inseparveis. Exemplos bblicos: ( romanos 12.10 amai-vos uns aos outros , 1 joao 4.7 amai-vos uns aos outros) RESUMINDO OS DOIS PONTOS ACIMA - QUE TIPO DE PESSOA QUEREMOS EXIBIR AO MUNDO? ALGUM QUE EST SE DEDICANDO AOS ENSINOS DOS APSTOLOS E COMUNHO

A ADORAO TESTEMUNHAL -Atos 2, descreve o modelo de um adorador. e perseveravam...no partir do po e nas oraes...louvando a Deus at 2.42,47 .

-Adorao reconhecer a pessoa e a presena de Deus, e responder com louvor, gratido e obedincia. - Benefcios da adorao verdadeira: A pessoa que adora positiva, porque tem uma esperana slida, independente das circunstncias. -O adorador testemunha pelo simples derramamento da generosidade do seu corao.

Palavra de Deus (doutrina dos apstolos) Adorao

+ Povo de Deus comunho =

O SERVIR QUE SACRIFICA - Finalmente, o Esprito desenvolve corpos sadios, usando cristos que esto prontos para servir. vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, medida que algum tinha necessidade...acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos at 2.45,47. - Os no cristo, viam a beleza, assim eles usufruam das boas ddivas de TODAS as pessoas, e Deus acrescentava-lhes dia a dia, os que iam sendo salvos. - essencial para a evangelizao um desejo de servir com amor e carinho Assim: Um adorador bem instrudo e que mantm comunho, serve automaticamente, sua vida um sacrifcio vivo e de boa vontade, um aroma suave a Deus e aos homens.

CAPTULO 6 - A EVANGELIZAO E O CORPO DA IGREJA 8


A maioria dos cristos sente-se incapacitado para executar a tarefa da evangelizao. Este sentimento de imperfeio geralmente se evidencia se a igreja no estiver sadia e em desenvolvimento. Os propsitos de uma igreja sadia Para que a pessoa que desenvolvemos e enviamos ao mundo seja eficaz como sal e luz, ela precisa ser o produto de uma igreja que leva a beleza a srio. No captulo 5 tratou da pessoa que queremos enviar ao mundo, agora a pergunta : Que tipo de igreja torna possvel esse tipo de pessoa? As funes necessrias de uma igreja sadia, que produzem cristos sadios, so aquelas que cumprem com as seguintes qualidades: (1) Ser um centro de aprendizado; (2) ter uma comunho salutar; (3) ser uma comunidade responsiva e; (4) ser uma agncia de desenvolvimento. (1) Um centro de aprendizado

O pastor serve como educador e como modelo para este propsito. O ensino bblico sistemtico, regular e bom, programa a mente e o corao do individuo e o desafia a reagir em obedincia a Deus. O pastor eficaz relaciona os ensinamentos bblicos de forma especifica e prtica aos interesses cotidianos da vida. Ele trabalha incessantemente tentando visualizar novas escolhas e possibilidades para o seu povo, enquanto aplica esses modelos em sua prpria vida. Ele procura impactar, j que o propsito dele no ensinar a Bblia, mas ensinar pessoas. O foco de tal ensino deve ser a edificao, no a evangelizao. (2) Uma comunho salutar A comunho refora a verdade ensinada e a relaciona com a experincia pessoal, provocando maior impacto. O pastor precisa conhecer as implicaes educacionais da comunho. O cristo desafiado pela Palavra pode encontrar incentivo e apoio para a implementao da verdade, se experincias vitais de comunho fizerem normalmente parte de sua vida. Comprometimento uma chave importante para o crescimento em comunho, para isso, os estudos bblicos nos lares proporciona um contexto significativo para a experincia da comunho vital. Em tais grupos, as necessidades podem ser compartilhadas, as experincias comunicadas e os
8

Feito pelo Juan

dons exercidos, de tal maneira que o crescimento e o restabelecimento ocorrem. Agora, existe um problema neste tipo de atividade, a saber, elas tendem a despersonalizar relacionamentos e diluir a comunho (pelo fato de todos no grupo j se conhecerem bem). Para evitar isso, devem existir sempre instancias de comunho maior, isto , alm dos grupos pequenos, os crentes devem se reunir como um exrcito poderoso em celebrao e adorao. A principal funo do lder evitar que se gerem divises devido a que isso fere a comunho salutar. (3) Uma comunidade responsiva Um ensino slido e uma comunho sadia preparam o palco para a adorao. A igreja sadia uma comunidade responsiva, em cujo louvor Deus habita (Sl 22.3). A alegria da comunho leva a famlia a celebrao e adorao triunfais ao seu Pai celestial. Deus procura adoradores em esprito e verdade. Tal adorao exige compromisso e servio. A adorao que agrada a Deus, inevitavelmente nos conduzir ao testemunho do Nome que procuramos honrar. (4) Uma agncia de desenvolvimento Motivados por um ensino slido, encorajados e equipados pelo corpo, os filhos de Deus erguem os seus olhos aos campos maduros da ceifa. Uma comunho sadia, fortalecida pelo bom ensinamento e adorao espontnea, produz discpulos que assumem um compromisso. O embelezamento da noiva de Cristo um processo equilibrado que envolve ensino, comunho, adorao e servio. SER EVITADO COMO PRAGA A Bblia nos fala de quatro fermentos que devem ser evitados na vida coletiva da igreja: 1. Hipocrisia (externalismo religioso, isto , ritual sem realidade). A maturidade sempre um retorno a realidade. Para evitar este fermento devemos ouvir os outros e falar de ns mesmos, j que isto gera humildade. 2. Racionalismo (Uma pessoa que perde a viso da Soberania e da Providncia de Deus). 3. Impureza (Deve ser controlada e confrontada como Paulo fez em 1 Co. 5. A impureza destri a beleza da noiva de Cristo. O cristo precisa se separar dela, para isso existe a disciplina e esta deve ser exercida).

4. Legalismo (Sistema tico que mede a espiritualidade nos termos da complacncia de uma pessoa para com um conjunto de regras arbitrrias). O legalista um construtor de cercas (rotular as pessoas). Transforma-se numa pessoa totalmente ineficaz em alcanar os perdidos. DESENVOLVA UMA SINALIZAO DIVINA Agora vejamos as influncias positivas que a superabundncia da vida coletiva da igreja deveria propagar. 1. A exibio do Amor: O amor um fenmeno tangvel, que ocorre nas pessoas. Quando o amor age, pode ser visto, sentido e experimentado pelo outro. A manifestao deste amor atinge ao no-crente. 2. A exibio da Unidade: um poderoso sinal divino para os nossos amigos no-cristos. A unidade na igreja focaliza a ateno na direo certa, isto , em Deus (Ef.4.2-3; Jo. 17). No devemos confundir Unidade com Uniformidade (a igreja no uma linha de montagem que produz carros iguais). A salvao no destri a diversidade, mas redime e acentua, colocando-a sob a soberania de Cristo. Brigas, contendas no so atrativos para que outros cheguem a Cristo. 3. Exibio de Boas Obras: (Ef.2.10) Para isso os cristos fomos chamados. Elas so um instrumento poderoso para a evangelizao. O cristo cheio do Esprito uma pessoa ocupada, ativamente empenhada nos negcios do Rei (aqui onde evangelizao e satisfao das necessidades se unem para dar um poderoso testemunho). 4. Exibio da esperana: Esse outro sinal divino que cativa a ateno do no-crente que vive num mundo marcado pelo desespero. No devemos permitir que o pessimismo do mundo envenene nossa esperana. O no-crente deve observar que o cristo sofre, passa por aflies, mas sua esperana est no Senhor. A esperana uma atitude permanente e firme com relao vida. Deve levar ao no-crente a se perguntar: posso achar uma razo para estar to cheio de esperana?

CAPITULO 7 - A EVANGELIZAO E A LIDERANA DA IGREJA 9


O autor comea o capitulo com uma historia de um empresrio chamado Weatherby que fabricava peas de fino acabamento. Os seus produtos atingiram tal integridade que se vendiam por se s. Interessante que seu produto tinha uma musica comercial que chamava ateno do cliente. Quando o consumidor ouve a musica do produto, ele gradualmente preparado a ceder compra do produto. A nfase de Weatherby tem sido na garantia e no controle de qualidade. O produto vende-se por se s. No boa comercializao sem um fregus satisfeito. Para as igrejas locais atingirem a beleza, sendo expresses integras da noiva de Cristo, algum precisa dedicar-se garantia e ao controle de qualidade. A garantia preocupa-se em definir a qualidade e depois elaborar uma estratgia para produzi-la. o controle preocupa-se com a manuteno da qualidade ,uma vez que ela garantida( p,127) A igreja que desenvolve e envia comunidade de cristos ntegros e simpticos tem uma liderana que se preocupa com a qualidade. Qual equipe de liderana torna possessvel esse tipo de igreja?(p128)

Primeiro devemos buscar a definio de um produto, que garantam a mxima de eficcia. Uma vez que o cristo e o modelo e o produto da igreja que freqenta. Segundo concentra-se na tentativa de discutir um processo que garanta um produto de qualidade. Terceiro focaliza um padro, modelo de comportamento que ilustre, atravs de exemplo, a maneira que o corpo deve funcionar, da e possvel certificar o padro de qualidade esta sendo atingido. (p128) LIDERANA: UM VISLUMBRE DE TODA IGREJA. A equipe que lidera literalmente um microcosmo do corpo. Ela um prottipo a Mini igreja para o resto da congregao. Pois o estilo de vida da liderana determina o estilo de vida do corpo, que por sua vez, determina o estilo de vida daquele que foi desenvolvido e enviado ao mundo. Comunidades crists amorosas, autnticas e atenciosas no so produzidas por membros da liderana da igreja que semeiam discrdia, contenda. Quando falta unidade genuna aos lideres, eles envenenam a comunidade crist e prejudica a eficcia evangelstica (p129). Se os lideres no so caracterizado por amor e apoio reais e mtuos existe pouca chance dede

Feito pelo Daniel

tais qualidades estarem presente, na comunidade. Sabemos que a teoria se torna concreta atravs de bons exemplos, amora, confiana, honestidade.

A NECESSIDADE DE A LIDERANA SERVIR DE MODELO. Modelo pode ser traduzido por padro, exemplo I Tm 4,12. Torna-te padro dos fiis, na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza. Rogo, pois, aos presbteros que h entre vs. Pastoreai o rebanho de Deus que h entre vs, no por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por srdida ganncia, mas de boa vontade; em como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. I Pe. 5.1, 2,3. Pedro fala que o rebanho precisam de pastores eu assumam a responsabilidade do bem-estar do rebanho. O lder dever gostar de pessoas, amar as ovelhas como o pastor supremo Cristo ama suas ovelhas. O lder no deve usar de sua posio para realizar seus propsitos, no deve impor ou dominar aqueles que esto sobre seu cuidado. O lder guia atravs de seus exemplos, ele precisa viver objetivamente (p.130) e necessrio que viva uma vida objetiva e distinta entre os cristos, por amor a eles. lideres eficaz preferem viver e relacionar se de maneira especifica observvel e unanime.eles fixam um tempo precioso para estar juntos ,pois relacionamento exige tempo. Qualificaes para liderana neotestamentria. O lder no sentido mais real, precisa amar, cuidar dos outros, relacionar bem, obedecer a Deus. Capitulo anterior aprendemos que a comunicao eficaz esta divido em trs pontos: Ethos< focaliza as qualidades morais e ticas. Pathos< focaliza a qualidade de tratamento como prximo. Logia< uma referencia as habilidades verbais do comunicador. Ethos e Pathos que forma a imagem do mensageiro. Se ouvinte concluir que o mensageiro e cuidadoso e tico ser muito mais propenso a ouvir sua mensagem. Qualidades hospitaleiras, boa reputao, justo, piedoso, modesto. (132) Reagindo da maneira certa.

As reaes dos cristos devem ser equilibradas, ter domnio de se, no arrogante. Quando um no cristo v uma reao de um cristo diante de uma dor com uma atitude controlada pelo Esprito Santo, ele esta vendo a manifestao de Deus na vida humana.O lder deve ser gentil no violento.(133) Formando os relacionamentos certos. O relacionamento pessoas coisas. relacionamento das pessoas com dinheiro . Deus no gosta de pessoas avarentas, nem negociantes inescrupulosos que esto para guiar o povo de Deus. A pessoa egosta na rea material no pode ser generosa nos relacionamentos interpessoais (134). Um homem de uma s esposa, que governe bem sua casa, que tem bom relacionamento com sua casa. Frank Accardy diz que um lder que no governa bem sua casa no pode chegar perto da lideranas da igreja.o melhor aprendizado e governar a prpria casa. (p134). o bom lder tem que estar sobre a submisso de cristo, sem essa submisso a sua liderana ser de ressentimento e amargura.

Desenvolvendo a reputao certa. Boa reputao o lder deve ser inreprensivel, homens de boa reputao, que no do motivo para acusao I Tm 3,2. Lder sbrio, ITm 3,2. aquele que coloca em ordem,uma vida ordenada que vive com calma que auto administrao, e ter auto disciplina religiosa. Reputao diante do no limpo,interesse genuno,honroso. crente, I Tm 3,7. ter vocabulrio

Comunicando a revelao certa. Uma qualidade final do lder e a sua habilidade com a revelao divina. Ser fiel as sagradas escrituras Tt1, 9, apto para ensinar I Tm 3,2. Ser suficientemente maduro nas escrituras para exortar admoestar. Hospitaleiro< ser amante do estranho, procurar fazer amizades com as pessoas que voc no conhece abrir o leque de amizade para evangelizao.

QUALIDADE DE AMOR QUE FUNCIONAM

Os lideres precisam amar, estimulando o crescimento, compartilhando dos mesmos interesses, um esprito de aceitao. Os lideres precisam viver em unidade, viver juntos, sacrificar um pelo outro, no ter disputas, todos devem procurar viver em democracia. Em tudo que for fazer seja unanimes nas decises. O lder da igreja precisa ser versado em eclesiologia. Deve conhecer o ensino bblico sobre igreja. faz necessrio conhecer a natureza e o propsito da igreja. A funo do lder e de guiar e no dominar, o seu trabalho e cultivar um ambiente de paz.

CAPTULO 8 EVANGELIZAO E O PASTOR 10

POSIO DE INFLUNCIA DO PASTOR A igreja local, em grande medida, a extenso da sombra do seu pastor.

INDIVDUO CRISTO CORPO LIDERANA PASTOR

COMO UM PASTOR DEVE SER? O pastor ideal aquele que se identifica com o cristo de Atos 2,com a sua comunidade local e com a liderana da mesma. O QUE REALMENTE UM PASTOR Em geral, os pastores so pessoas maravilhosas. Por outro lado, muitos pastores sentem-se desanimados e em muitos casos derrotados. -Ser pastor pressupe um guia, um comandante, que sabe e est encarregado de todas as situaes.

A MARCA DE UMA F DE LONGO ALCANCE A f uma habilidade e uma qualidade na todos ns devemos crescer. 1A crena no invisvel (Os pastores, particularmente, precisam Olhar para Jesus)- O cultivo do relacionamento com Aquele que invisvel o principio para se aperfeioar a f.
10

Feito pelo Lindomar

2A f nas promessas (O nosso pastor precisa conhecer tanto a pessoa de Deus como as promessas de Deus,a fim de ser um homem de f.

O ESTILO DE VIDA A f comea com a pessoa de Deus, passa pelas suas promessas, e depois por um padro de vida. A nossa f viva e deve ser vivida.

O PROCESSO DA F CULTIVO DA CRENA NA PESSOA DE DEUS CONFIANA NAS PROMESSAS DE DEUS COMPROMISSO COM O PADRO DE DEUS

Os pastores, os modelos de conduta da igreja, precisam ser exemplos de total mordomia. Eles devem gozar ricamente de tudo o que Deus deu, mas a sua cidadania celestial deve ser bvia.

AS MARCAS DE UM MINISTRIO POSITIVO

1A f e a esperana so amigos inseparveis. -Um ministro deve ser e comunicar boas novas 2Os pastores precisam ser ministro da esperana

3O pasto precisa ser autentico (o pastor precisa precaver-se contra iluses, fantasias ou expectativas corrompidas de sua congregao). 4O pastor precisa ser um estudante diligente da palavra

5Um libertador do corpo (o pastor deve direcionar a sua igreja para o exterior, no para o interior)- A igreja uma equipe de trabalho para o crescimento do reino, no uma aglomerao de pessoas. 6O pastor um edificador de homens (Um pastor eficaz edifica os seus lideres at conseguir um grupo decidido. 7O pastor um Especialista em Famlia (focalize a famlia, a igreja eficaz ministra s famlias porque ela uma famlia. 8O pastor um Planejador Cuidadoso (o fim do planejamento o inicio do fracasso)

CAPTULO 9 O SEU LAR E OS ESTUDOS BBLICOS EVANGELSTICOS 11


- O autor comea o captulo, introduzindo a questo da vergonha de falar de cristo, algo comum entre os cristos. - E prope o lar, como meio para levar Cristo muitos. UMA VISO APROPRIADA DE SEPARAO Para se trabalhar com mpios, devemos entender separao de uma forma sadia. -Separao, no implica em manter uma diferena radical. - Na bblia, o cristo deve ser separado DO pecado e separado PARA Deus. Assim: SEPARAO UM AFASTAMENTO DOS ATOS DE PECADO E SEPARAO PARA DEUS

CONFIANA NA PALAVRA DE DEUS -Numa estratgia evangelstica eficaz, deposita-se confiana no poder e autoridade da Palavra de Deus. (desenvolva o tema...voc seminarista do terceiro ano)

UMA ATMOSFERA SAUDVEL - O estudo eficaz, precisa ter uma atmosfera boa. Assim: - Crie uma atmosfera onde o no-cristo sinta-se a vontade. Ele deve se sentir parte do grupo. Onde o propsito do grupo, a evangelizao, assunto Jesus. No se deve insistir em decises prematuras. - Crie uma atmosfera na qual o no-cristo sinta-se livre para participar. Elogie sua participao, anote suas participaes. - Crie um ambiente no qual o no-cristo sinta-se amado e aceito. ABERTURA, ABERTURA, ABERTURA - A abertura, um ingrediente para a eficcia para a evangelizao: Jantares em casa, passeios, e outras atividades em grupo, que desenvolvam a unio, e facilitar conduo do evangelho.
11

Feito pelo Tito

SUGESTO PARA O PROGRAMA Um estudo evangelstico no precisa ser rgido. -Deve ter uma hora para lanche. Ideais para conversas paralelas. - O lanche deve ser servido no comeo da reunio, para estabelecer um ambiente mais informal, e apropriado. - Seja pontual, comece e termine na hora marcada. -Doe tempo para quem quiser ficar aps a reunio, para tirar dvidas. -Tenha bblias disponveis. -Fique vontade para usar do humor, - Ore por todos os membros do grupo diariamente - A avaliao contnua importante para assegurar estudos de boa qualidade, seja um lder eficaz. - Varie os contedos de acordo com as necessidades das pessoas. Ex: estudos sobre o lar, viso geral da bblia, inspirao e autenticidade, criao e evoluo, livros isolados, doutrinas.

COMEANDO - No fique receoso de convidar amigos. -Convide, mostrando as necessidades do homem em relao a Deus (famlias se destruindo, casamento, valor da bblia, encontro com cristo) - Se prepare para compartilhar Cristo com elas, faa amizades, estreite laos. Nisto consiste a evangelizao - viver dignamente, abrindo a nossa esfera de relacionamentos, para que outros possam ver a beleza de Cristo em ns.

CAPTULO 10 - O SEU VIZINHO NO-CRISTO 12


Alguns passos que auxiliam no desenvolvimento de relacionamentos redentores: 1 VISUALIZE O INTERESSE DE SEUS VIZINHOS POR CRISTO: Visualize o esprito de Deus pairando sobre a sua vizinhana. O Evangelista eficaz acredita que o Esprito de Deus o conduzir aos peixes a serem fisgados.Deus o conduzir s pessoas necessitadas de ouvir do evangelho. 2 FAA CONTATOS INICIAIS: Relacionamentos sociais so o meio de identificar as pessoas a serem alcanadas. As pessoas que mostram interesse social por voc so os peixes a serem fisgados. O seu localizador divino de peixes o seu relacionamento social. Isso muito importante, pois: A As pessoas no gostam de ser abordadas por estranhos que tentem entrar em suas casas. B As pessoas so mais inclinadas a fazer negcios com conhecidos do que com estranhos. C Leva-se tempo e esforo para se desenvolver um clima oportuno para decises. D No h substituto para o tempo. 3 ESTABELEA UM RELACIONAMENTO CRESCENTE: Para descobrir os peixes a serem fisgados, preciso procurar conheclos. Procure saber o nome de seus vizinhos, se d a conhecer a eles, seja amigvel, seja um bom ouvinte. Descubra e discuta acerca dos interesses deles, em vez dos seus. Tome iniciativa de ajud-los, quando for necessrio. 4 CONVIDE AS PESSOAS PARA IREM A SUA CASA Convid-los para irem sua casa e importantssimo para estabelecer um relacionamento social adequado ao nosso propsito, pois colabora para que o relacionamento superficial seja melhorado chegando amizade mais significativa. 5 CULTIVE INTERESSES COMUNS: Faam as coisas juntos. O alvo e desenvolver um reservatrio de experincias compartilhadas em comum, por isso procure descobrir o interesse
12

Feito pelo Wallace

de seus vizinhos. Uma lista pode ajudar. Envolver em certas atividades comunitrias tambm colabora para esse fim. 6 APROVEITE FERIADOS Aproveitar os dias de feriado uma tima sada para demonstrar o seu amor de forma especial. Fique atento s comemoraes cvicas e outros feriados com o fim de estreitar o relacionamento com seus vizinhos. Mandar cartes de Natal pra os moradores de sua rua uma boa atitude para isso. Seja sensvel com vivas, rfos, idosos... Bem como aqueles que geralmente passam os feriados sozinhos.

7 - ESTEJA PRONTO A AJUDAR PESSOAS DEPRIMIDAS: Ajudar as pessoas deprimidas, significa procurar os peixes feridos. Ocasies de Luto, doena, problemas conjugais, dificuldades financeiras, entre outros, proporcionam oportunidades para o cristo expressar o amor de Cristo servindo e amando o seu prximo. Na evangelizao relacional a disponibilidade e geralmente o maior talento. 8 D LIVROS D algo para eles lerem ou ouvirem. Use livros que centralizem as necessidades e contenham boas descries. O autor enumera excelentes livros e literaturas funcionais a este propsito. 9 PROCURE A MANEIRA ADEQUADA PARA CEIFAR: Promova atividade que colaborem para ceifar seus vizinhos: jantares, evangelsticos, filmes cristos, retiros, bazares beneficentes, entre outros... Conhecendo bem as preferncias e opinies pessoais de seu vizinho voc pode selecionar uma atividade adequada para atingi-lo. Estas atividades so necessrias, pois dificilmente seu vizinho atende a um convite para ira a um culto no domingo. 10 PLANTE SEMENTES PARA A SALVAO: Na medida em que for estreitando seus laos de amizade com seus vizinhos certamente as oportunidades de comunicar o evangelho e dar lhe seu testemunho pessoal vo surgir. Isso deve ser feito de forma gradual e no de uma s vez. Para isso deve-se seguir alguns passos: A Converse com ele acerca da formao religiosa dele. Descubra qual a sua opinio sobre sua vida espiritual.

B Oua-o atentamente quando ele estiver falando acerca de sua formao religiosa. A insensibilidade quanto a isso pode fechar a porta pra qualquer outra discusso. C Elimine as imagens distorcidas do evangelho. O autor enumera pelo menos Trs: 1) Para eu me tornar um Cristo, preciso me esforar mais. Dificilmente isso soar como boas novas a quem tentou varias vezes e fracassou. 2) Para me tornar Cristo, preciso desistir de tudo o que eu gosto. Esta uma verdade parcial, que podem lev-lo a concluir que o cristo no se diverte. 3) Para me tornar Cristo, preciso ir igreja e envolver - me em muitas reunies, isso soa como ativismo.As falsas imagens so motivos de rejeio do evangelho, medida em que forem eliminadas voc estar cada vez mais aproximando o seu vizinho da Cruz. D Realce aspectos positivos do evangelho. Voc pode faz-lo de forma verbal ou no. 11 ESTEJA PRONTO PARA COMPARTILHAR: Precisamos ser capazes de compartilhar as palavras do evangelho. Numa pescaria isso o mesmo que dizer: Esteja pronto para lanar o anzol. Uma grande alegria conduzir os nossos amigo a um conhecimento do salvador Jesus Cristo.

CAPTULO 11 A SUA MENSAGEM EVANGELSTICA 13

Porque os cristos teme evangelizar? Muitos no sabem como compartilhar a f. Muitos no conhecem a pessoa que est evangelizado. Como saber o momento certo para apresentar o Evangelho? Antes de apresentar a soluo saiba quais so os problemas. Oua! Faa pergunta da peregrinao: Em que ponto voc est da sua peregrinao espiritual? o Est pergunta visa a avaliao espiritual do evangelizado, e permite ao evangelizador conhecer o grau de espiritualidade do evangelizado. Afirmao da oportunidade: Qualquer hora gostaria de ter a oportunidade de compartilhar quatro princpios com voc que o ajudaram a compreender o que significa ter uma relao pessoal com Deus. o Esta afirmao a luz vermelha ou verde, que revelar ao evangelizador o interesse de evangelizado em conhecer o evangelho. Pergunta de interesse: Eu poderia compartilhar quatro princpios com voc? Se a resposta for positiva e o horrio no for propicio pergunte qual seria o melhor dia e hora para a apresentao do evangelho. No dia marcado apresente os princpios do evangelho. No final da apresentao faa perguntas que levam a deciso. Caractersticas de um bom mtodo evangelstico. o o o o Biblicamente correto e equilibrado Lgico no desenvolvimento Claro no contedo Inteno clara sem deixar dvida nos passos necessrios para seguir a Cristo.

13

Feito pelo Palala

o Positivo no contedo bsico Boas novas, o Simples em vez de complexo o Atraente na forma: com material organizado e com boa impresso. Princpios para uma apresentao pessoal do evangelho. o Converter fatos bblicos em benefcios para as pessoas. o Desenvolver uma atmosfera de estimulo e encorajamento comunicao. o Transmitir empatia, perguntado e ouvindo atentamente. o Humildade e mansido o Eliminao do que ofensivo. Como conduzir a conversa superficial para a espiritual, e evangelizar? o Procure um ponto de contato que leve a Cristo o Anote o que pretende falar lpis e papel. o Controle as perguntas Se for importante responda resumidamente. Se no diga que responder depois. o Leia ou recite versculos adequados Porm no use demasiadamente. o Semeie novamente Sempre faa recapitulao. o Compartilhe exemplos anlogos Use ilustraes o Compartilhe testemunhos seus e de irmos em Cristo. o Seja natural. o Adapte a apresentao a necessidade do ouvinte. o Apresente a oportunidade para ele aceitar Cristo. (APELO). Fazendo perguntas como: Isso faz sentido para voc? Voc alguma vez entregou sua vida a Jesus? H algum motivo pelo qual voc se recusaria a confiar em Cristo agora mesmo? o Proporcione segurana e acompanhe o crescimento.

Em suma leia o boletim WWW.jailsonipb.blogspot.com.

da

igreja

Sua

visite

meu

blog:

Hahahahahahahahahahahahahahahahhaaahahahahahahahahahahaha ahahahahahahahahahahahahahahahhaaahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahhaaahahahahahahahahahahaha

hahahahahahahahahahahahahahahahhaaahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahhaaahahahahahahahahahahaha

You might also like