You are on page 1of 5

TRABALHO

: LEITURA Compreenso e interpretao de texto. Aspectos tericos e prticos.

ALUNA: Evelin Tatiane de Oliveira Venancio

CAPITULO 1 Comente sobre as trs propriedades do texto discutidas por Fiorin e Savioli.

De acordo com Fiorin e Saviole (2006) um texto apresenta trs propriedades. Sendo que a primeira diz que um texto no simplesmente um amontoado de frases, pois elas esto sempre relacionadas entre si, at porque o sentido de uma frase no autnomo. Porem depende do sentido das demais com as quais se relaciona. J na segunda propriedade implica que um texto delimitado por dois espaos onde no possuem sentido, ou seja, existem dois brancos, um sendo antes de comear o texto e o outro no final. Significando que um texto no necessita ser verbal, ele pode simplesmente ser um filme, uma histria em quadrinhos etc. Porem na terceira propriedade o texto produzido por um sujeito em um determinado tempo e num determinado espao. E para eles as idias somente podem ser expressas por meio de textos e um texto precisa ter intertextualidade e persuaso. Todas essas citaes so fatores da organizao de um texto, onde determina a variedade dialetal e conecta as diferentes frases entre si, e assegura a compreenso do significado global do texto e traz uma harmonia de sentido ao texto fazendo com que no haja nada de ilgico, ou contraditrio.

CAPITULO 2 Resumir as concepes de leitura e de leitor apresentadas neste capitulo.

Com o estudo do capitulo dois referente as concepes de leitura foi possvel identificar trs concepes. Sendo elas:

A primeira trata-se do processo de decifrao da escrita. Ler e conseguir identificar sinais grficos, assim como o som e o sentido do texto. J na segunda concepo a leitura um processo de compreenso, que adota aspectos cognitivos onde podemos extrair o sentido do texto. E dessa forma a leitura deixa de ser realizada mecanicamente e passa a ser um processo de decifrao, explorando a cognio. Na terceira concepo, a leitura baseia-se na interpretao e na perspectiva e experincia social.

CAPITULO 3

Produza uma anlise das etapas de compreenso e interpretao para o texto Grande ou Pequeno, identificando tambm quais so as caractersticas do leitor competente (quadro 1) possveis de serem observadas por voc, na posio de leitor critico.

O Texto, Grande ou Pequeno? Relata uma criana em duvida em relao a sua identidade. Talvez por falta de dialogo ou uma ralao mais aprofundada com o meio no qual ela esta inserida. A criana tratada como um ser irracional. Onde a nica coisa que ela almeja simplesmente ser criana e exercer o direito de criana, expressando as aes e relaes com o mundo e consigo mesmo juntamente com suas prprias idias.

Capitulo 5

Aps a leitura do relato pessoal de Ana Maria Machado, pense um pouco sobre como foram os seus primeiros contatos com os livros:

Voc se lembra de quando e como foi alfabetizado? Voc se lembra da emoo das primeiras palavras? Voc leu antes da escola, no sei familiar, ou apenas aps a escolarizao? Voc se lembra de livros que tenha lido na infncia? Quais? Por qu? A leitura era um prazer na sua infncia? E agora a leitura um prazer? Qual o ultimo titulo que voc leu?

No consigo lembrar muita coisa referente ao meu primeiro contato com os livros. A nica coisa que me recordo, so as historias que meu pai me contava e as figuras dos livros que ele me mostrava. Porem minha alfabetizao veio bem mais tarde, logo aps entrar para a escola. No inicio foi bem difcil para mim, pois eu no simpatizava muito com a escrita, ou com qualquer tipo de leitura. Achava tudo muito chato e sem graa. Pra ser sincera, nem ao menos consigo me lembrar de algum livro que tenha lido em minha infncia. Foi na minha adolescncia que comecei a me interessar por literaturas, felizmente pude aprimorar minha leitura lendo diversos livros ds de em to. Hoje me considero uma verdadeira amante da leitura. J li vrios livros. O ultimo foi uma indicao de uma amiga que formada em letras e para sua sorte trabalha em uma biblioteca. O livro de Machado de Assis Memrias Pstumas de Braz Cubas. Amei a leitura, pois aprecio

muito esse tipo de livro, onde o escritor no te entrega tudo de mo beijada. Assim o leitor ter que fazer um esforo maior para pensar, imaginar e entender o que o autor realmente queria dizer. Sei que tenho muito que aprimorar em relao a minha leitura e escrita, porem acredito que com o curso de letras poderei estar melhorando bastante nesses aspectos.

You might also like