You are on page 1of 4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N.

13120/12 Objeto: Adeso Ata de Registro de Preos e Contrato Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Responsvel: Manoel Marcelo de Andrade EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA ADESO ATA DE REGISTRO DE PREOS CERTAME LICITATRIO IMPLEMENTADO POR RGO DO GOVERNO FEDERAL CONTRATO AQUISIO DE CONDICIONADORES DE AR PARA ESCOLAS DA COMUNA EXAME DA LEGALIDADE Ausncia do contrato e da publicao do extrato do acordo Descumprimento ao disposto na Resoluo Normativa n. 02/2011 Possibilidade de saneamento Necessidade de fixao de prazo para diligncia, ex vi do estabelecido no art. 71, inciso VIII, da Constituio Estadual. Assinao de lapso temporal para apresentao da documentao reclamada. ACRDO AC1 TC 00724/13 Vistos, relatados e discutidos os autos da anlise do Ato de Adeso Ata de Registro de Preos n. 104/2011 e do contrato dele decorrente, ambos originrios do Municpio de Serra Redonda/PB, objetivando a aquisio de condicionadores de ar para as escolas da Comuna, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, em sesso realizada nesta data, na conformidade da proposta de deciso do relator a seguir, em: 1) FIXAR o prazo de 30 (trinta) dias para que o Prefeito do Municpio de Serra Redonda/PB, Sr. Manoel Marcelo de Andrade, encaminhe ao Tribunal a documentao solicitada pelos peritos da unidade de instruo, fls. 124/125. 2) INFORMAR referida autoridade que as peas reclamadas devem ser anexadas aos autos no lapso temporal estabelecido, decorrido o qual, o processo retornar apreciao desta Cmara. Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Sala das Sesses da 1 Cmara, Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 04 de abril de 2013

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima


PRESIDENTE

Auditor Renato Srgio Santiago Melo


RELATOR

Presente:
Representante do Ministrio Pblico Especial

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 13120/12 RELATRIO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): Tratam os presentes autos da anlise dos aspectos formais do Ato de Adeso Ata de Registro de Preos n. 104/2011 e do contrato dele decorrente, ambos originrios do Municpio de Serra Redonda/PB, objetivando a aquisio de condicionadores de ar para as escolas da Comuna. Os peritos da Diviso de Auditoria de Licitaes e Contratos DILIC, com base nos documentos encartados aos autos, emitiram relatrio, fls. 124/125, constatando, dentre outros aspectos, que: a) as fundamentaes legais utilizadas foram a Lei Nacional n. 8.666/1993 e o Decreto Federal n. 3.931/2001; b) o procedimento licitatrio, na modalidade Prego Eletrnico n. 052/2011, realizado pelo Governo Federal, atravs do Ministrio da Educao, mediante recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educao, originou a referida ata de registro de preos; e c) a aludida ata foi assinada no dia 13 de dezembro de 2011, com vigncia at o dia 13 de dezembro de 2012. Ao final, os tcnicos da DILIC pugnaram pelo chamamento da autoridade competente para encaminhamento do contrato e da publicao do extrato do ajuste. Realizada a citao do Chefe do Poder Executivo de Serra Redonda/PB, Sr. Manoel Marcelo de Andrade, fls. 126/128, 130/132 e 134/135, a mencionada autoridade deixou o prazo transcorrer in albis. Neste feito, o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Paraba MPjTCE/PB emitir parecer oral na presente assentada. Solicitao de pauta, conforme fls. 137/138 dos autos. o relatrio. PROPOSTA DE DECISO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): In limine, importante realar que a licitao o meio formalmente vinculado que proporciona Administrao Pblica melhores vantagens nos contratos, oferece aos administrados a oportunidade de participar dos negcios pblicos e promove o desenvolvimento nacional sustentado (art. 3 da Lei Nacional n. 8.666/1993). Quando no realizada ou efetivada de forma irregular, representa sria ameaa aos princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, bem como da prpria probidade administrativa. Nesse diapaso, traz-se baila pronunciamento da ilustre representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraba, Dra. Sheyla Barreto Braga de Queiroz, nos autos do Processo TC n. 04981/00, in verbis: Contas do Estado da

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 13120/12


A licitao , antes de tudo, um escudo da moralidade e da tica administrativa, pois, como certame promovido pelas entidades governamentais a fim de escolher a proposta mais vantajosa s convenincias pblicas, procura proteger o Tesouro, evitando favorecimentos condenveis, combatendo o jogo de interesses escusos, impedindo o enriquecimento ilcito custeado com o dinheiro do errio, repelindo a promiscuidade administrativa e racionalizando os gastos e investimentos dos recursos do Poder Pblico.

In casu, concorde exposto pelos tcnicos deste Pretrio de Contas, constata-se a carncia de
envio ao Tribunal do contrato e da publicao do extrato do referido ajuste pelo Prefeito Municipal de Serra Redonda/PB, Sr. Manoel Marcelo de Andrade. Com efeito, as citadas peas esto previstas no art. 1, incisos XVII e XVIII, c/c o art. 1 - A da resoluo que dispe acerca da instruo dos procedimentos de licitao e respectivos contratos sujeitos ao exame da Corte (Resoluo Normativa RN TC 02/2011, modificada pela Resoluo Normativa RN TC 06/2012), verbatim:

Art. 1 Os titulares dos rgos de entidades estaduais e municipais das administraes direta, indireta e fundacional, inclusive empresas pblicas e sociedades de economia mista, encaminharo a este Tribunal os autos dos processos licitatrios realizados nas modalidades CONCORRNCIA, TOMADA DE PREOS, PREGO bem como DISPENSAS e INEXIGIBILIDADES DE LICITAO, no prazo de cinco dias teis, contados a partir do despacho de homologao, instrudos do seguinte modo: I (...) XVII contrato, devidamente assinado pelas partes, ou instrumento que o substitua, na forma e prazo legais; XVIII outros comprovantes de publicao, inclusive o extrato de contrato; (...) Art. 1 - A. Em caso de contratao de servios ou aquisio de bens atravs de adeso a Ata de Registro de Preos (ARP), os titulares dos rgos mencionados no art. 1, alm dos documentos listados no dispositivo anterior, encaminharam ao Tribunal:

No entanto, diante da possibilidade de saneamento da eiva, cabe a este Pretrio de Contas assinar prazo citada autoridade com vistas adoo das providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, ex vi do disposto no art. 71, inciso VIII, da Constituio do Estado da Paraba, verbum pro verbo:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 13120/12


Art. 71. O controle externo, a cargo da Assemblia Legislativa, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas do Estado, ao qual compete: I (...) VIII assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade;

Ante o exposto, proponho que a 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA: 1) FIXE o prazo de 30 (trinta) dias para que o Prefeito do Municpio de Serra Redonda/PB, Sr. Manoel Marcelo de Andrade, encaminhe ao Tribunal a documentao solicitada pelos peritos da unidade de instruo, fls. 124/125. 2) INFORME referida autoridade que as peas reclamadas devem ser anexadas aos autos no lapso temporal estabelecido, decorrido o qual, o processo retornar apreciao desta Cmara. a proposta.

You might also like