You are on page 1of 2

TERMINALIDADE ESPECIFICA E INCLUSO

sempre importante lembrar o processo garantia da concluso dos estudos do aluno na escola. Para legitimar as etapas cursadas necessrio ter os registros de desempenho, de forma descritiva, e, codificados a partir de notas. A LDB no seu Captulo V- DA EDUCAO ESPECIAL no seu artigo 59,inciso II, traz que os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: II - terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; O Certificado de terminalidade especfica ser expedido, quando esgotados todos os recursos educativos, no final da 8 srie (ou 9 ano), por meio de documento oficial da escola, comunicando os dados referentes ao desempenho do aluno nas fases concludas. De acordo com a RESOLUO CNE/CEB N 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001, que institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica Art. 16. facultado s instituies de ensino, esgotadas as possibilidades pontuadas nos Artigos 24 e 26 da LDBEN, viabilizar ao aluno com grave deficincia mental ou mltipla, que no apresentar resultados de escolarizao previstos no Inciso I do Artigo 32 da mesma Lei, terminalidade especfica do ensino fundamental, por meio da certificao de concluso de escolaridade, com histrico escolar que apresente, de forma descritiva, as competncias desenvolvidas pelo educando, bem como o encaminhamento devido para a educao de jovens e adultos e para a educao profissional. Portanto, a terminalidade especfica de que trata o caput deste artigo ser conferida por meio de certificao de concluso de escolaridade, com Histrico Escolar, acompanhado de Relatrio Descritivo com a especificao das competncias e habilidades desenvolvidas e aptides adquiridas, elaborado a partir de avaliao pedaggica realizada em conjunto com Supervisor Escolar e/ou Equipe Pedaggica, Sala Multimeios e docentes envolvidos. Para expedio do certificado de terminalidade especfica, a Escola dever considerar: I - a avaliao de profissionais de diferentes reas, observadas as diretrizes do Projeto Pedaggico; II - a flexibilizao e ampliao da durao da educao bsica, definindo-se tempos e horizontes para o aluno, individualmente, por ano de aprendizagem;

III - o currculo escolar adaptado para atender s necessidades educacionais especiais do aluno, privilegiando atividades de aprendizagem que tenham funcionalidade na prtica e que contribuam para sua vivncia social; IV - o reconhecimento de aptides adquiridas pelo aluno: habilidades intelectivas, cognitivas e sensoriais; V - os registros especficos da aprendizagem e progresso do aluno, que sirvam de parmetros para orientao de continuidade de sua educao. As Unidades Educacionais devero assegurar, em seu Projeto Pedaggico, com apoio da Gerncia de Educao Inclusiva/Sala Multimeios, currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos para atender aos alunos com deficincia, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotao em todo o processo educativo.

Gostaramos de lembrar que a Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva (MEC/2008), entende que a A avaliao pedaggica como processo dinmico considera tanto o conhecimento prvio e o nvel atual de desenvolvimento do aluno quanto s possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ao pedaggica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relao ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliao os aspectos qualitativos que indiquem as intervenes pedaggicas do professor. No processo de avaliao, o professor deve criar estratgias considerando que alguns alunos podem demandar ampliao do tempo para a realizao dos trabalhos e o uso da lngua de sinais, de textos em Braille, de informtica ou de tecnologia assistiva como uma prtica cotidiana. Numa perspectiva Inclusiva dependendo do caso, das intervenes e estratgias criadas para proporcionar aprendizagem, no caber um certificado de terminalidade especfica.

You might also like