You are on page 1of 2

7- Mas se eu boicotar, a minha nota no pode ser divulgada ou aparecer no meu histrico escolar?

Isso seria ruim para mim. No, as notas dos estudantes que fazem o ENADE no so divulgadas. contra a Lei nmero 10.861/04. 8- Se eu boicotar, a universidade pode reter o meu diploma? No. A mesma lei impede isso. Entretanto, seu diploma pode ser retido se voc no comparecer para fazer a prova. Por causa disso, importante que voc comparea no local da prova no horrio certo, mesmo que voc boicote. 9- Se os estudantes boicotarem, a minha universidade no pode ser punida? A nota no ENADE, por si s, no o bastante para punir uma universidade. Existem outros indicadores a serem usados, previstos no SINAES. Alm disso, alegar que os estudantes boicotaram a prova tem sido uma justificativa aceita para evitar punies instituies. 10- Certo, como eu fao ento para boicotar o ENADE? simples. Caso voc tenha sido convocado ao ENADE, comparea pontualmente no local da prova, assine a lista de presena e entregue a prova em branco ou com um adesivo da campanha de boicote. Se quiser ajudar mais, converse com as pessoas que voc conhece e ajude a passar a informao adiante. O boicote j se mostrou efetivo no passado ao provocar a extino do Provo em 2003. O que temos a fazer repetir o sucesso da campanha boicotando o ENADE tal qual o Provo.

DezPerguntaseRespostas sobreoENADE

1- O qu exatamente este tal de ENADE? O ENADE uma avaliao feita pelo governo federal que teoricamente tem por objetivo medir a qualidade das instituies de ensino. Ele consiste em uma prova que aplicada alguns estudantes selecionados por amostragem. As instituies so avaliadas segundo o desempenho que seus estudantes tiraram nesta prova. 2- No me parece ser uma coisa to ruim assim. Por qu afinal tanta gente contra o ENADE? Por que o ENADE no cumpre o seu papel de avaliao e tem uma srie de fatores que podem vir a causar problemas longo prazo. Os problemas do ENADE so vrios. Para comear, ele no faz nenhuma distino entre universidades pblicas, universidades particulares e centros universitrios. A forma de avaliao exatamente a mesma, e isso leva uma srie de distores no resultado. Universidades particulares so empresas e enxergam no ENADE uma forma conseguir publicidade e lucro. Por isso, muitas preparam os estudantes dando aulas especiais e fornecendo cursinhos para todos aqueles que foram selecionados para a prova. Existem at mesmo casos de universidades particulares que fornecem os mais variados prmios para os estudantes que tirarem a maior nota no ENADE. H de se convir que tudo isso acaba completamente com o objetivo de avaliar a instituio. Universidades pblicas, por outro lado, tiram sua renda de recursos pblicos e no podem gastar tais recursos com prmios e cursinhos. Alm disso, o ENADE ignora completamente o papel que instituies pblicas desempenham ao investirem em pesquisa e extenso, estimulando somente o desenvolvimento do ensino. 3- Hmmm... Sim, podem at haver distores nos resultados por causa disso. Mas isso realmente traz algum tipo de problema na prtica? Sim. O repasse de dinheiro do governo para universidades pblicas proporcional ao seu desempenho no ENADE. Aquelas que forem avaliadas positivamente recebero mais verbas do que aquelas que forem avaliadas negativamente. Alm disso, existe a possibilidade de que instituies que vo muito ruim sejam fechadas. 4- Mas isso bom! Punir instituies ruins incentiva as universidades a melhorarem. No ? Na prtica no --- pelo menos em uma boa parte dos casos. Quando falamos em instituies pblicas, falamos em universidades que no tem objetivo de obter lucros. Elas existem desempenhando uma funo social. Muitas vezes, quando elas tem um desempenho ruim ao serem avaliadas, os motivos so justamente o baixo investimento

dado pelo prprio governo que no permitem uma infra-estrutura adequada. Punir estas universidades retirando verbas delas absurdo, podem fazer com que elas fiquem cada vez piores com o tempo. Enquanto isso, as instituies que tiverem desempenhos melhores, acabaro ficando com mais verbas e tendero a ficar melhores. O efeito disso a construo de uma desigualdade perversa entre instituies de diferentes regies. 5- Realmente isso ruim. Mas o ENADE ao menos permite que se faa uma avaliao. Avaliar as instituies de ensino necessrio, no ? Com certeza. Mas o ENADE falha catastroficamente nisso. Ele apenas uma prova com 40 questes (!) que ignora completamente uma quantidade enorme de informaes sobre as instituies. Muitos cursos ao longo dos anos vem reclamando da qualidade das questes e conhecimentos cobrados no ENADE. Existem casos de cursos completamente diferentes que acabam fazendo a mesma prova (matemtica e matemtica industrial, vrias engenharias,...). E por ser uma nica prova unificada, diferenas regionais so desprezadas, algo muito ruim para um pas de dimenses continentais como o Brasil. Por fim, o ENADE no traz qualquer tipo de informao sobre quais so os principais problemas de uma instituio. Ele apenas um conceito entre "A" e "E" que rankeia as instituies, sem trazer nada propositivo. Tudo o que traz punio para aqueles que forem mal, sem ajudar a melhorar. 6- OK, o ENADE ruim. Mas tudo o que temos. Existe alguma proposta melhor para avaliar o ensino superior? Sim. Vrios outros rgos e instituies j apresentaram sugestes e alternativas. o caso da ENECOS (Executiva Nacional de Estudantes de Comunicao Social) e do ANDES (Associao Nacional de Docentes de Ensino Superior). As sugestes at agora vem sendo ignoradas pelo governo. Uma avaliao de verdade s pode ocorrer com a participao das pessoas que compe a universidade e a comunidade local. essencial lutar para que hajam mecanismos democrticos e transparentes que forneam uma avaliao interna e externa das instituies. Uma avaliao assim no pode surgir atravs de imposio, sem levar em conta a opinio da comunidade acadmica e da sociedade.

You might also like