You are on page 1of 3

Bingo de cincias Objetivo Geral: Revisar todos os contedos do ano letivo.

Contedo a ser trabalhado: reviso sobre Sistema Solar, Ecologia, gua, Solo, Ar e Taxonomia

Tempo necessrio: 2 aulas

Conversando com o professor:

Para o sucesso deste jogo importante que voc use-o como reviso do contedo do 6 ano ou na introduo do 7 ano, pois no decorrer do jogo os alunos encontraro muitas perguntas que necessita de conhecimento prvio. Ficar divertido se voc permitir que os alunos durante o jogo chutem as respostas em voz alta para que todos possam interagir, mas cuidado para no gerar tumulto. necessrio explicar no incio as regras do jogo e deixar bem claro que voc no voltar nas perguntas j sorteadas, caso surjam dvidas, isso ser importante para o bom andamento da aula. As cartelas para o jogo encontram-se neste livro aps as instrues, sugiro que voc faa fotocpias das cartelas em folhas coloridas e as encapem com plstico transparente, pois assim voc poder us-las diversas vezes em suas aulas. O mesmo pode ser feito com as perguntas a serem usadas no sorteio. Se achar conveniente leve um singelo brinde para os campees (Dispense as guloseimas, pois em algum momento voc trabalhar, com estes mesmos alunos, bons hbitos alimentares e levar guloseimas poder no ser condizente.)

O material abaixo est completo s imprimir, cortar , jogar e se divertir.

Instrues para o jogo:

1 2

Monte as 15 cartelas do Bingo de Cincias. Recorte as perguntas com as respostas a serem usadas no sorteio.

3 Na primeira aula entregue um fotocpia das 50 perguntas e pea aos alunos que as respondam individualmente, aps corrija-as. 4 5 Para comear a jogar divida os alunos em 15 grupos, trios ou duplas, conforme o tamanho da turma. Distribua pequenas quantidades de feijes por cartela, se preferir use pequenas bolinhas de papel.

6 O Bingo ser cantado com perguntas numeradas de 1 a 50. Essas perguntas devero ser cortadas e dobradas uma a uma em uma caixinha pelo professor ou poder ser usado o globo de um bingo com bolinhas numeradas, cada nmero sorteado corresponde pergunta referente aquele nmero. 7 8 As cartelas possuem as respostas das perguntas. Nenhuma cartela igual. Aqueles que marcarem toda a cartela vencero o jogo.

Perguntas para o BINGO DE CINCIAS para ser trabalhadas anteriormente ao dia de jogar o Bingo: 1. Qual o planeta do sistema solar mais prximo do sol? _______________ 2. Qual o planeta do sistema solar mais longe do sol? _______________ 3. Qual o nome do planetide do nosso sistema solar? _______________ 4. Qual o planeta mais prximo da terra e que fica depois do planeta mercrio? _______________ 5. Qual o nome da exploso que formou a nossa galxia? _______________ 6. Qual o nome dos astros formados por ncleo, cabeleira e cauda? _______________ 7. Qual o nome da menor partcula que forma uma matria? _______________ 8. Qual o nome da menor poro de uma substncia formada por tomos? _______________ 9. Qual o nome da camada da Terra cheia de vida? _______________ 10. Qual o nome da camada gasosa da Terra? _______________ 11. Qual o nome da camada slida de terra do nosso planeta? _______________ 12. Qual a parte mais externa da Terra? _______________ 13. Qual a parte mais interna da Terra? _______________ 14. Em qual camada da Terra se encontra a camada de Oznio? _______________ 15. Qual o nome da pessoa especialista em astronomia? _______________ 16. Qual o nome da pessoa especialista em agronomia? _______________ 17. Como so denominados os seres vivos que produzem seu prprio alimento? _______________ 18. Como so denominados os seres vivos que no produzem seu prprio alimento? _______________ 19. As plantas retiram do ar oxignio e devolvem o qu? ___________ 20. Os animais retiram do ar gs carbnico devolvem o qu? ____________ 21. Qual o nome do processo que as plantas usam para fabricar seu prprio alimento? __________ 22. Qual o nome da propriedade do ar que diminui o volume quando comprimido? _______________ 23. Qual o nome da propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espao disponvel? _____________ 24. Como denominada a quantidade de matria existente em um corpo? _______________ 25. Como denominada a ao da fora gravitacional sobre a massa do corpo? _______________ 26. Qual o nome do vento com velocidade mdia acima de Unicelular0 Km/h? _______________ 27. Qual o nome do vento com velocidade mdia acima de 100 Km/h e gira em movimento de rotao? 28. Qual o nome da cincia que estuda a vida? _______________ 29. Qual o nome da unidade bsica para a vida, sendo que seu conjunto forma os tecidos dos seres vivos? _______________ 30. Como so classificados os seres vivos formados por uma s clula? _______________ 31. Como so classificados os seres vivos formados por mais de uma clula? _______________ 32. Como classificado o reino das bactrias? _______________ 33. Como classificado o reino dos protozorios? _______________ 34. Como classificado o reino dos fungos? _______________ 35. Qual a sigla da doena sexualmente transmissvel chamada Sndrome da Imunodeficincia adquirida?

_______________ 36. Qual o nome da substancia liquida ou pastosa que sai dos vulces? _______________ 37. Em qual camada da Terra esta ligada o vulco interiormente? _______________ 38. Como so denominadas as rochas formadas pelas erupes vulcnicas? _______________ 39. Como so denominadas as rochas formadas pelas transformaes de outras rochas? _______________ 40. Qual o nome da rocha metamrfica que e originou do granito e constituinte do po de acar no Rio de Janeiro? _______________ 41. Como classificado um conjunto de organismos que reproduzem entre si, formando descendentes frteis? _______________ 42. Qual o nome do conjunto de organismo de uma mesma espcie que ocupam determinada rea ou espao? _______________ 43. Qual o nome do conjunto de populaes que se relacionam entre si e com o meio? _______________ 44. Que nome se d aos seres vivos de uma cadeia alimentar que fazem fotossntese? _______________ 45. Como se chama um ser vivo que come carne? _______________ 46. Como se chama um ser vivo que come vegetal? _______________ 47. Como se chama um ser vivo que come carne e vegetal? _______________ 48. Que nome se d aos seres vivos de uma cadeia alimentar que reciclam a matria orgnica e fazem decomposio? _______________ 49. Como denominada uma sequncia de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, dentro de um ecossistema? _______________ 50. Que nome se d ao conjunto de cadeias alimentares entrelaadas? _______________

Cartelas para jogar o Bingo (Clique nas cartelas v-las em tamanho maior)

You might also like