You are on page 1of 4

Pintura por Computador: A mais avanada manifestao das Artes Plsticas.

O mouse e os programas de Computador so as mais novas e eficientes ferramentas inovadoras para todo o artista plstico, com algum treino e tcnica. uma pintura manual.

Artes Plsticas Digitais: Uma tcnica usada para a Pintura Digital. Existem outras tcnicas e por certo existiro muitas, afinal, em mdio prazo todo o artista plstico, por certo ir pintar digitalmente, alm das tcnicas tradicionais e conservadoras.

Arte Digital: Muita arte pode ser digital A Pintura Digital parte deste contexto, no no mesmo texto. Muita arte pode ser digital (imagens em movimento, formataes, desenhos, designer e etc...). A Pintura Digital (rea do artista plstico) especializada e usa o meio digital, tornando-se real atravs das impresses.

Impresses: um Original toda a impresso diretamente de uma arte produzida em computador e assinada na origem. (Conveno Internacional de Viena e outras associaes internacionais). Pode ser nica, dependendo da deciso do artista, ilimitada ou limitada em srie numerada a gravura digital.

Giclee: Uma impresso especial para a Pintura Digital e, tambm usada para a arte digital ou obra digitalizada, para a tela ou gravura.

Ultra-Luz: Uma impresso fotogrfica, sem tintas, em sistema semi-artesanal em tela ou gravura.

Of Set: Impresses em papel utilizando o fotolito para as gravuras.

Tergo Print: Uma mquina que imprime arte digital em diversas mdias.

Tipos ou mdias de impresses: Tela em algodo, tela sinttica, (qualidade fotogrfica, em leo, acrlico ou cera), ao escovado, tecido, azulejo, vidro, papel, plstico e etc...)

Restauros: A Pintura Digital no prev restauros. A durabilidade do Giclee ou ultraluz est alm de cem anos em mdia. Assim, ser mais econmica uma nova impresso do que um restauro.

Na Pintura Digital, pela primeira vez, o artista ter seus traos originais preservados ad eternum. Uma grande conquista que os gnios do passado foram impossibilitados de usar, porm os do presente esto utilizando. Os normais tambm!

"A Arte uma manifestao que no se mede ou se avalia pela mdia utilizada ou por uma opinio, mas pela concordncia de uma maioria. O preo pode indicar o comrcio, no a qualidade ou a verdade sobre o que belo. Adquirir uma obra de arte mais importante do que admirar o que ditam ou o que valorizam alm da prpria opinio. Um jardim pode ser admirado mesmo sem precisar colher uma nica flor. No entanto, alm de admirar, possuir uma flor para quem planta, compra ou a recebe de presente. muito bom estar alm das opinies! " - CM

O que a PINTURA POR COMPUTADOR por Celito Medeiros

PINTURA POR COMPUTADOR (COMPUTER PAINTING)- um resultado exclusivo da PINTURA por um Artista Plstico ou Visual, que USOU como FERRAMENTA as cores, os pincis e esptulas de punho ou mo livre para PINTAR. O ORIGINAL impresso no momento em diversas tcnicas, a comear por CANVAS DE LINHO EM IMPRESSO GICLEE, tergo print, ultra luz artesanal e outras impressoras e medias e assinadas tambm a punho ( mo) pelo autor. A obra impressa no virtual, mas muito REAL.

PINTURA DIGITAL ou Arte grfica digital - Termos utilizados anteriormente para definir uma pintura por computador, mas que deu origem h muita confuso, pois no especificava exatamente a DIFERENA entre Arte Digital e PINTURA DIGITAL. A palavra no idioma ingls pode possuir diversas conotaes, por isto a mais nova nomenclatura para a pintura, veio a facilitar a compreenso e definio direta - Pintura por Computador ou Computer Painting e no digital painting (misturas na arte digital).

ARTES PLSTICAS DIGITAIS - Uma TCNICA registrada mundialmente em nome de TODOS OS ARTISTAS PLSTICOS DESTE PLANETA pelo autor que estabeleceu esta tcnica e a registrou na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no para si, mas para quem dela se utilizar, adquirindo conhecimento na fonte ou por conta prpria. Nesta tcnica, especificamente se usam alguns

programas diferenciados (o principal o COREL PAINTER 9, com o USO de tintas virtuais, dos pincis e esptulas, atravs de um mouse-pincel mo livre, para TODAS AS REAS DA antecessora PINTURA TRADICIONAL. Leva-se muito em conta, nesta tcnica, a qualidade para as impresses em tamanhos diferenciados e painis de grandes suportes. Imagens que nos tamanhos 30x40 inch, por exemplo, giram na faixa de 400-500 mega bytes de arquivo. Acima destes valores de qualidade, o Computador tem que ser muito qualificado em memrias RAM. As impressoras de grandes formatos no suportariam imprimir na qualidade de DPIs originais e muitos computadores nem suportariam sequer abr-las. ARTE DIGITAL (DIGITAL ART)- Qualquer tipo de arte feita no computador ou de modo DIGITAL. A Pintura por Computador diferencia-se por usar pincis, esptulas etc... Sem uso de filtros ou efeitos, mas mo livre sobre tela nua ou com imagem prvia. Existe includas na arte digital inmeras de subdivises. A DIFERENCIAO muito ampla pelo uso das FERRAMENTAS ou resultado desejado. ________________________________________________

Penso, de modo simplificado em 'resume', se poder ter dado uma idia geral de como andam as definies bsicas mais RECENTE nas artes contemporneas das ARTES PLSTICAS ou VISUAIS. (ACEAs). As definies acima podero ser contestadas, esclarecidas, emendadas e promulgadas nas CONVENES INTERNACIONAIS DE ARTES PLSTICAS E VISUAIS e a ningum mais compete, depois de aprovadas pelos RGOS DE DIREITO e adotadas como Normas Internacionais. Ningum est acima da LEI dos Direitos Autorais ou das Decises Internacionais. preciso tambm ressaltar que as LEIS NACIONAIS se aplicam a cada pas e no podem ferir as CONVENES INTERNACIONAIS E ACORDOS das LEIS INTERNACIONAIS e tambm j com as jurisprudncias estabelecidas.

Nenhuma outra entidade poder ditar parmetros de julgamentos alm da Conveno e Associaes Internacionais de Artes Plsticas ou Visuais. Podem e devem se fazer ouvir e ter suas propostas enviadas pelas representaes nacionais e internacionais de artes s Convenes Internacionais. Nenhuma Galeria, Museu, Marchand, Crtico, Artista, Pessoa fsica ou Jurdica ou entidade pblica est acima destas decises, nem poderia e por certo, UNIR AS ENTIDADES E ARTISTAS A CONDIO BSICA DE SUCESSO E PAZ.

fonte: http://www.celitomedeiros.com.br/ e http://www.ronaldocobre.com.br/

You might also like