You are on page 1of 11

1 ANHANGUERA EDUCACIONAL HISTRIA DO DIREITO E INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO PROF.

ANA CLARA CORREA HENNING

HISTRIA DO DIREITO UNIDADES 1 E 2 NO EXISTE SOCIEDADE SEM DIREITO: Ubi societas, ibi jus

Direito Positivo: aquele que encontra-se em vigor em uma sociedade em um momento especfico, seja no passado ou na atualidade. UNIDADE 1 ANLISE HISTRICA

O estudo de qualquer sociedade, em determinada poca, necessita englobar todos os seus aspectos: sociais, econmicos, polticos, filosficos enfim, seus aspectos culturais. E, ainda assim, a sua plena compreenso no ser alcanada, pois os olhos presentes iro elaborar o conhecimento tendo por base os regimes de verdade da contemporaneidade.

1.1 Histria do Direito

A histria do direito pretende compreender o direito atual, a partir da percepo do desenvolvimento das instituies jurdicas. E, para isso, devemos passar pelas diversas fases que demarcaram a histria.

1.2 Historiografia Crtica


Busca-se, agora, a renovao crtica da historiografia do Direito, nascida e articulada na dialtica da produo da vida material e das relaes sociais concretas. Trata-se de pensar a historicidade do Direito (...) a partir de uma reinterpretao das fontes do passado sob o vis da interdisciplinaridade (social, econmico e poltico) e de uma reordenao metodolgica, em que o fenmeno jurdico seja descrito sob uma perspectiva desmistificadora. (WOLKMER, 1996: p. 07).

Bibliografia

2 ALTAVILA, Jayme de. Origem dos Direitos dos Povos. 10 ed. So Paulo: cone, 2004. p. 09-16. LE GOFF, Jacques. Uma Entrevista com Jacques Le Goff. Estudos Histricos. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 262-270. 1991. LEFORT, Claude. As Formas da Histria. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. p. 37-56. NASCIMENTO, Walter Vieira do. Lies de Histria do Direito. 15 ed. So Paulo: Forense, 2004. p. 03-05. WOLKMER, Antnio Carlos (org.). Fundamentos de Histria do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1996. p. 07-11. UNIDADE 2 - DIREITO PRIMITIVO, ORIENTAL E ASITICO

2.1 O Direito dos Povos sem Escrita 2.2 O Direito da Antiguidade Oriental e Asitica

2.1 O Direito dos Povos sem Escrita

2.1.1 Histria x Pr-histria (3.500 a. C. at a escrita) As sociedades primitivas possuam condies elementares de toda a vida social, condies histricas, pois a natureza do homem homem social de se produzir produzindo. (LEFORT, 1990: p. 39).

2.1.2 Arte Primitiva = Pragmatismo

Cultura pragmtica: a utilidade determina o comportamento, a produo intelectual ou artstica de certa sociedade. A arte primitiva possua uma utilidade: figuras que envolvem situaes quotidianas e concretas, como a caa, representadas em cavernas no descreviam uma situao efetivamente vivida, mas detinham um carter mgico, o qual garantia a sobrevivncia do grupo social.

2.1.3 Paleoltico

Instrumentos feitos com lascas de pedra ; Homem de Neanderthal: enterrava seus mortos juntamente com objetos de utilidade quotidiana, destinados vida alm-tmulo, como pingentes e colares, dobrando seus braos sobre o corao, e provendo-os com armas para sua proteo; Possuam vida grupal organizada, com cooperao na caa e na partilha, existindo uma certa diviso do trabalho em vista das inmeras habilidades desenvolvidas nesse perodo (artfices, criao de armas,...), demandando tempo e prtica para seu desenvolvimento.

2.1.4 Neoltico As armas, agora, so polidas e no fraturadas em lascas; Sedentarismo e descoberta de novas fontes de alimentos. O homem exercia maior controle do meio ambiente, precavendo-se contra desastres naturais ou a escassez de comida a agricultura e a domesticao de animais foram desenvolvidas. Teciam panos,

construam casas de madeira e barro, fabricavam utenslios de cermica; Importante conseqncia do sedentarismo: desenvolvimento das instituies duradouras (como a propriedade privada), conjunto de tradies, cdigo de normas e regras, punies e doutrinamento.

2.1.5 Direito dos Povos sem Escrita - Caractersticas Direito arcaico: fundamenta-se no parentesco, nas prticas de convvio familiar e na sua unio por consanginidade, crenas e tradies; Revelaes sagradas: uma vez que no existiam legislaes escritas, as prticas de controle eram transmitidas oralmente, e configuravam determinaes divinas, recebidas pelos reis-sacerdotes diretamente do deus venerado pelo grupo. O medo da vingana divina impunha o respeito ao direito; Sanes legais = sanes rituais

4 Tradio: suas regras eram mantidas pelo costume, direito assegurado pela repetio de atos e usos, realizado de acordo com regras definidas, no sendo, portanto, arbitrrio e unilateral.; Direito especfico para cada comunidade: devido ao pouco contato entre os agrupamentos sociais, cada comunidade possua suas prprias regras; Direito como prtica religiosa: no havia diferenciao entre o preceito sobrenatural e o jurdico.

2.1.6 Fontes Jurdicas Costumes: manifestao cotidiana e habitual da sociedade; Preceitos verbais de chefes das tribos: imposio de autoridade; Decises dos ancios: cada vez que resolviam conflitos sociais.

2.2 O Direito da Antiguidade Oriental e Asitica

2.2.1 Egito 2.2.2 Mesopotmia Sumrios Babilnicos Assrios 2.2.3 Hebreus 2.2.4 ndia 2.2.5 Escravido

2.2.1 EGITO Importncia do Nilo: senso de estabilidade: garantia a fertilidade do solo. Juntamente com os desertos que circundavam o vale, mantinha o territrio livre da ameaa de invaso por estrangeiros. Isso contribuiu para que o Egito possusse uma civilizao avanada e pacfica; Pirmide social: teocracia. Rei - deus vivo, sacerdotes e guerreiros, escribas, agricultores, artistas, escravos;

5 Forma de escrita: hierglifos; Governo: monarquia unificada.

2.2.1.1 Fara Organizao social teocrtica: o rei era governante, sacerdote, juiz e guerreiro, detendo todos os poderes do Estado; Descendente do deus R e, portanto, um deus vivo, ao qual todos deviam adorao; Suas ordens eram indiscutveis, seus poderes ilimitados. Senhor do universo:
Toda a histria oficial do Egito gira em torno do Fara que literalmente faz a histria. ele que presta aos deuses egpcios o culto que lhes devido, que constri palcios, templos e tmulos, que conduz as expedies guerreiras e ganha para si s as batalhas (...) Divino seu nascimento, majestoso seu advento, esplndido seu jubileu, sublime sua morte. Promoes, nomeaes, punies, s ocorrem no Egito sob sua autoridade. (BRISSAUD, 1978: p. 69).

Rainhas: o busto de Nefertiti (esposa de Amenfis IV (1.370 a 1.352 a. C.) encontra-se exposto no Museu de Berlim e objeto de uma questo de direito internacional o Egito discute o retorno desse tesouro nacional ao solo egpcio, uma vez que foi fruto de espoliao do patrimnio comum a todos os cidados egpcios. Da mesma forma, outros artefatos egpcios foram ou continuam centro dessa discusso, tais como o Obelisco, em Paris (levado por Napoleo Bonaparte) e a mmia do Fara Ramss II (j entregue ao governo do Egito por um museu norte-americano).

2.2.1.2 Classe Sacerdotal

A casta sacerdotal dividia-se em superior e inferior, dependendo do exerccio dos ofcios religiosos e do exerccio das profisses mais graduadas (juzes, escribas, mdicos...). Possua mesmo nvel de importncia a casta militar, que, juntamente com a sacerdotal, formava a elite social egpcia. Abaixo destas, havia a casta dos agricultores, comerciantes e artesos. Na seco mais baixa, os escravos.

2.2.1.3 Cultura

A grandiosidade foi a caracterstica marcante na arquitetura de egpcios e mesopotmicos, refletindo a fora do Estado Teocrtico. As principais obras foram palcios e templos, que representavam o poder da elite: a nobreza e os sacerdotes. No Egito destaca-se, especialmente, a construo de tmulos. Mesmo a produo de objetos de luxo -- braceletes, colares, ou vestimentas com tecidos refinados -- serviam para a distino social e ao mesmo tempo utilizavam-se de referncias religiosas ou militares, ou seja, possuam uma utilidade ideolgica.

2.2.1.4 Religio e Culto aos Mortos Politesmo. Exceo: culto monotesta Aton (Deus Sol), estabelecido por Amenfis IV/Akhnaton - servo do globo de Aton (1.370 a 1.352 a. C.); Lenda de Osris e sis promessa de imortalidade e associao com o Nilo; Livro dos Mortos; Julgamento no Tribunal de Osris: Maat (Deusa da Justia) e Anbis (condutor das almas); Embalsamamento.

2.2.1.5 Direito Poucas fontes histricas documentais; O Fara era o Senhor do Direito mas podia delegar a funcionrios a aplicao da justia; Os documentos jurdicos eram registrados em papiros; Manuteno da Maat justia e ordem; Direito penal: pena de morte por estrangulamento, decapitao, embalsamamento em vida;

7 Direito Civil: testamentos, contratos de aluguel e de venda, instituto da fundao (beneficiando colgios sacerdotais funerrios).

2.2.2 MESOPOTMIA Localizao: territrio entre os rios - denominao dada pelos gregos antigos regio compreendida entre os rios Eufrates e Tigre crescente frtil. Corresponde regio do Iraque; Cultura: desenvolvimento de diversas civilizaes; Forma de escrita: cuneiforme (3.100 a. C.); Arte: pragmtica; construo de Zigurates - ao seu redor desenvolvia-se a atividade comercial.

2.2.2.1 Religio, Governo e Direito Mesopotmicos Religio: o rei no era a personificao de deus, mas seu representante humano, com limitaes tpicas de qualquer ser humano; Governo: cidades-estado, independentes, cada qual com seu governante e divindades prprias grande diferenciao do sistema egpcio; Direito: da mesma forma que o Egito, a Mesopotmia possua a idia da relao do direito com a divindade.

2.2.2.2 Sumrios Primeiros povos que ocuparam a Mesopotmia; Cidades-Estado a partir de 3.500 a.C., sendo uma das mais importantes Ur; Classe dos livres, que possuam todos os direitos (propriedade, exerccio do comrcio, direitos polticos) e a dos subalternos, com direitos restritos (como o da propriedade mvel).

2.2.2.3 Babilnia

Hamurabi - principal rei. Unificou as cidades mesopotmicas sob forte centralizao e expandiu seu domnio; O Cdigo de Hamurabi (por volta de 1.694 a. C.) - norma jurdica como revelao divina. Seu prlogo explicita que o seu conjunto de leis foi oferecido para o povo da Babilnia pelo deus Samas, por meio do rei Hamurabi. Corresponde a uma coletnea de julgamentos

acompanhados de decises. Relativo a todos os aspectos da vida social; Lei de Talio "Olho por olho, dente por dente.

2.2.2.4 Cdigo de Hamurabi Organizao social: homens livres; subalternos (com liberdade limitada) e escravos (equiparados a bens mveis). O homem que espancar a filha de um homem livre, fazendo com que ela aborte, pagar indenizao de 10 siclos de prata; se for filha de um subalterno, pagar 5 ciclos de prata; filha de um escravo, 2 ciclos (PINTO, 2004: p. 49). Direito de Famlia: a mulher possua direitos equiparados aos do homem, com pleno exerccio de sua capacidade jurdica. A legislao previa a adoo e a sucesso, entre outros institutos. Domnio Econmico: delimitao de salrios e preos. Direito Penal: mutilao e castigos fsicos. Se um homem livre fura o olho de um homem livre, ter seu olho furado. Se um homem livre furou o olho de um escravo ou lhe fraturou um osso, pagar uma mina de prata. (Cdigo de Hamurbi, par. 196 e 198). Direito Privado: contratos de compra e venda, arrendamento, depsito, emprstimo a juros, direito bancrio; Aplicao do direito: juzes, funcionrios do palcio real e sacerdotes locais, nomeados pelo rei, que o auxiliavam na aplicao do direito. Era possvel a impetrao de recursos, a serem julgados pelo rei.

2.2.2.5 Assrios

9 Povos que viviam ao norte da Mesopotmia, prximos a cidade de Assur; O Imprio Assrio englobava a Sria, Palestina e no sculo VII a.C., o Egito, quando atingiu sua mxima extenso; As conquistas permitiram o desenvolvimento de uma aristocracia militar e de um grupo de sacerdotes, que controlavam as terras e os escravos; Violncia empregada em relao aos povos conquistados - tortura utilizada como ttica de dominao, na tentativa de inibir a revolta dos povos conquistados.

2.2.2.6 Hebreus Origem semita e nmade - Palestina, acabando por sedentarizar-se at a Dispora (disperso), ocorrida aps a revolta contra os romanos, que dominava a regio, nos sculos I e II d.C.; Estrutura de classes - classes alta, mdia e baixa; Sistema jurdico - carter eminentemente teocrtico, sob o supremo governo de um nico Deus, revelando-se nos textos sagrados (Antigo Testamento) - imutvel, podendo apenas ser adaptado realidade social. O rei no personificava o divino, era apenas ungido.

2.2.2.7 Lei Mosaica No recomenda, meramente determina, coercitiva e intimidativamente a ao humana; Lei de Talio: olho por olho, dente por dente.
O homem, pois, que se houver soberbamente, no dando ouvidos ao sacerdote, que ali est para servir ao Senhor teu Deus, nem ao juiz, esse homem morrer: e eliminars o mal de Israel, para que todo o povo oua, tema e jamais se ensoberbea. (NASCIMENTO, 2004: p. 24).

Havia um princpio de justia distribuitiva e igualitria; Influncias - direito cannico, direito moderno e direito muulmano. Exemplos - dzimo (apropriao, pelo clero, de 1/10 dos rendimentos do

10 povo) e sagrao dos reis, que seriam representantes de Deus (GILISSEN, 2001: p. 67).

2.2.2.8 ndia Castas:sacerdotes/brmanes, guerreiros/xtrias, pastores, agricultores, mercadores, para tornar sudras. impura Os a prias alma da no possuam por casta ela e eram considerados to indignos que a simples sombra do seu corpo bastava pessoa alcanada.

(NASCIMENTO, 2004: p. 39); Direito - atende aos interesses da sacerdotal do que aos princpios do poder pblico.

2.2.2.9 Cdigo de Man Registrado em versos; perodo bramanista - apogeu entre os sculos IV e III a. C.; Cada uma das divises sociais configurava um crculo fechado e o casamento entre pessoas de castas diferentes era uma grave ofensa legal, perdendo seus status social e tornando-se prias. Direito hierrquico e inflexvel: a viva deveria ser queimada na pira funerria juntamente com o corpo de seu falecido marido; Impe o trato humanitrio dos prisioneiros de guerra, o esprito da eqidade...; O rei governava sob influncia da poderosa casta dos brmanes. desta casta que provm as leis, que no admitem interpretao. Quando se trata de casos no previstos na legislao, o rei julga com apoio na Lei Eterna, mas s assim procede depois de consultar os sacerdotes. (NASCIMENTO, 2004: p. 22). Credor - podia escolher entre transformar o devedor em escravo temporrio ou cham-lo em juzo. Ordlio - queima do acusado com ferro e brasa e ingesto de veneno.

2.2.2.10 Escravido

11

Escravo bem mvel - objeto de diversas transaes (compra e venda, permuta, locao, emprstimo...). Geralmente constitudo de prisioneiros de guerra; Outras formas de perda da liberdade: Devedor inadimplente: direitos babilnico e hindu; Pessoas que se vendiam como escravas ou que coabitavam com escravos: direito hindu. Direito hebreu: em geral, seus escravos recebiam tratamento bastante humano. Se o escravo e o senhor fossem judeus, o primeiro recebia a liberdade aps 6 anos e uma indenizao de seu senhor; se o escravo fosse judeu e o senhor estrangeiro, a liberdade poderia ser concedida mediante resgate, em qualquer poca; se o escravo fosse estrangeiro, poderia nunca receber a liberdade (NASCIMENTO, 2004: p. 43).

BIBLIOGRAFIA GILISSEN, John. Introduo Histrica ao Direito. 3 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001. p. 51-73. LEFORT, Claude. As Formas da Histria. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. p. 37-56. MCNALL BURNS, Edward; LERNER, Robert E.; MEACHAN, Standish. Histria da Civilizao Ocidental. 30 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988. v. 1. p. 01-19. NASCIMENTO, Walter Vieira do. Lies de Histria do Direito. 15 ed. So Paulo: Forense, 2004. p. 21-43. PINTO, Cristiano Paixo Arajo. Direitos e Sociedade no Oriente Antigo: Mesopotmia e Egito. In: WOLKMER, Antonio Carlos (org.). Fundamentos de Histria do Direito. 2 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. p. 31-57. WOLKMER, Antonio Carlos. O Direito nas Sociedades Primitivas. In: WOLKMER, Antonio Carlos (org.). Fundamentos de Histria do Direito. 2 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. p. 17-27.

You might also like