You are on page 1of 1

AN JARAGU

TERA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2012

ANJ.geral 5

Preservao do Rio da Luz

Mobilizao por mudanas


LUCIO SASSI, BD, 14/11/2011

Fiscalizao mais intensa do Iphan leva moradores a pedir regras menos rgidas
Embora o tombamento do bairro Rio da Luz, em Jaragu do Sul, seja uma determinao antiga, somente este ano moradores e empreendedores contrrios medida comearam a se mobilizar. Eles alegam que as exigncias do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan) para a reforma dos imveis e a venda dos terrenos so inviveis. Para esclarecer algumas dvidas sobre as regras vlidas a partir do tombamento em 2007, o responsvel pelo setor de patrimnio histrico e cultural de Jaragu do Sul, Egon Jagnow, participou de uma reunio com os moradores. Segundo a determinao do decreto lei 25/37, que define as regras para a preservao histrica e arquitetnica do bairro, os lotes tm de ter no mnimo 500 m2 em locais no tombados o mnimo de 300 m2. A rea construda deve ser de at 30% do total para preservar as reas verdes. No encontro, os moradores decidiram que vo entregar ao Iphan um abaixo-assinado, pedindo alterao nas normas. Eles tambm vo tentar agendar uma reunio no instituto para discutir o assunto. Integrante do grupo contrrio ao tombamento, o investidor Marcelo Freitas no est s insatisfeito com as exigncias. Ele conta que s ficou sabendo das regras depois da liberao dos alvars para a venda dos terrenos de um loteamento que planeja instalar no bairro. As licenas no foram concedidas de acordo com as regras do Iphan, por isso, o empresrio diz que est impedido de investir no local.

Famlias no veem retorno com a medida


O tombamento divide a opinio dos moradores que tentam ver os prs e os contras da deciso tomada pela Prefeitura e pelo Iphan h cinco anos. Algumas famlias no veem benefcio, principalmente econmico. Para o servidor pblico Jonas Danilo Muller, 42 anos, as exigncias do Iphan dicultam a compra e venda de imveis e o desenvolvimento do bairro. Eles querem que a gente viva da agricultura sustentvel? Ela no existe mais, afirma. A famlia de Jonas tem uma rea de 15 mil m2, onde planeja construir casas para alugar. Com as regras, um investimento que no valeria a pena, diz. O aposentado Leonildo Lus de Oliveira, 54 anos, favorvel ao tombamento porque evita a abertura de loteamentos sem infraestrutura. Ele tambm defende a reduo do IPTU para incentivar a compra dos terrenos no bairro. A arquiteta do Iphan Maria Regina Weissheimer arma que a iseno do IPTU possvel, mas uma medida que tem de ser regularizada pela Prefeitura. Para incentivar a preservao dos imveis, o instituto vai lanar o Programa de Financiamento de Imveis Privados, que oferece emprstimos para donos de bens tombados a juro zero, com at 20 anos para pagar. O rgo federal tambm estuda projetos tursticos como alternativa de renda aos moradores, principalmente da rea rural do bairro. Eles poderiam abrir suas propriedades visitao.
LUCIO SASSI

A superintendncia do Iphan atende na praa Getlio Vargas, 268, em Florianpolis. Mais informaes pelo telefone (48) 3223-0883 ou pelo e-mail iphan-sc@iphan. gov.br

LEI Decreto federal dita regras de preservao arquitetnica e histrica h cinco anos

Normas no plano diretor


Desde que a fiscalizao do Iphan no Rio da Luz passou a ser mais intensa, no fim do ano passado, o instituto comeou a desenvolver um documento que detalha as regras de preservao para integrar o plano diretor da cidade. A partir da, a Prefeitura poder avaliar cada construo, de acordo com os critrios. At l, todas as obras no bairro so avaliadas pela equipe tcnica do instituto. A normativa deve ser concluda at junho deste ano. Pedimos uma reunio com a Prefeitura no dia 26 de abril, para apresentar os primeiros resultados, destaca a arquiteta e urbanista do Iphan Maria Regina Weissheimer. A determinao atinge cerca de 2,8 mil moradores que vivem na regio, segundo o Censo de 2010. As medidas determinadas pelo decreto lei 25/37 so diferentes para cada rea tombada no bairro Rio da Luz. Entre a Escola Gertrudes Steilein Milbratz e a Ceval, as normas so menos restritivas. Da empresa de alimentos at o bairro Testo Alto, limite com Pomerode, h menos exigncias. Segundo a arquiteta do Iphan, a construo em lotes no est proibida. Os donos de loteameto tm de apresentar documentao para a regularizao. Se no concordarem com os pareceres, podero encaminhar recurso, orienta Maria Regina.

Denncia
O tombamento do bairro s voltou a ser discutido em novembro do ano passado, depois de uma denncia que chegou ao Iphan sobre o desrespeito s regras. A partir da informao, o instituto passou a fazer mais vistorias no bairro. Segundo o secretrio municipal de Planejamento Urbano, Aristides Painsten, at a denncia, ele no tinha conhecimento da preservao histrica do Rio da Luz. Muitos moradores nem sabem do tombamento. Falta informao e um retorno para a comunidade, avalia o secretrio.

VOZ FAVORVEL Aposentado Leonildo de Oliveira defende o tombamento

You might also like