You are on page 1of 22

A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENO: um estudo na Afla indstria de bebidas Manuela Soares de Souza Graduada em Administrao de Empresas da Faculdade

Jos Augusto Vieira Email: manukilis@hotmail.com Prof. Esp. Rodrigo Silva de Santana Professor da Faculdade Jos Augusto Vieira Email: rodrigoczar@hotmail.com

RESUMO Com o passar dos anos algumas exigncias mercadolgicas passaram de optativas para imprescindveis s organizaes que tenham interesse em manter-se atuante e concorrente no mercado. Estas podem ser direcionadas para a qualidade total, a busca da melhoria contnua, dentre outras. Com isso surge a necessidade de planejar a produtividade, em especial a manuteno dos equipamentos e maquinrios de uma fbrica.

Palavras chaves: Manuteno. Produo. Reduo de Custos.

ABSTRACT Over the years some marketing requirements went from optional to essential organizations who wish to remain active and competitor in the market. These may be directed to total quality, continuous improvement, among others. With this comes the need to plan for productivity, in particular the maintenance of equipment and machinery in a factory.

Keywords: Maintenance. Production. Cost Reduction.

1 INTRODUO

As evolues nas indstrias ocorrem desde a primeira Revoluo Industrial, quando se tornou evidente a exigncia mercadolgica atravs de algumas mudanas econmica, social e tecnolgica, fomentando das empresas equipamentos com eficincia a custos baixos. Essa sublevao foi um marco na conjuntura econmica da humanidade e trouxe diversos benefcios para as organizaes dentre eles, a acelerao da produo e consequentemente um considervel aumento dos lucros.

Com o decorrer do tempo o avano tecnolgico tem proporcionado um ambiente altamente competitivo para as organizaes, portanto, o mercado se mantm em constante mutao. As mquinas e equipamentos proporcionaram um novo cenrio para a indstria mundial com a possibilidade de maior produo, melhor acabamento e como congruncia direta a escassez de mo-de-obra. A necessidade de produzir mais e melhor desencadeou um novo olhar para as empresas, onde possibilitou acreditar que apenas em programar de forma correta a produo, atrelando a isso uma manuteno atuante nos equipamentos em funcionamento, proporcionaria uma fabricao eficiente, com qualidade e menos custos. Sabe-se que o sucesso de uma empresa est atrelado a interao dentre todas as suas esferas de forma a interagir em beneficio do objetivo organizacional. E para assessorar e garantir a competitividade no mercado atuante s empresas

contemporneas dispem de duas ferramentas fundamentais, o planejamento e o controle. Estas se tornaram utenslios primordiais para todos os setores de uma organizao, em especial no aprimoramento da manufatura. Para Oliveira (2007, p.5), o planejamento est dividido em: desenvolvimentos dos processos, tcnicas e atitudes administrativas, com o objetivo de facilitar as decises futuras. Portanto, para garantir uma produo eficiente e com qualidade, planejar essencial. E a inspeo deste plano traado o que ir garantir as execues de forma correta e no tempo certo. Por isso, o controle pertinente para a concretizao de um planejamento com eficincia e eficcia. Assim sendo, surgira uma nova preocupao no que se refere ao planejamento da manufatura mediante todas essas novas tecnologias, principalmente em relao ao atendimento do cliente, com a preocupao de produzir a fim de satisfaz-los. Desta forma, as empresas buscam cada vez mais integrar todos os setores a fim de proporcionar a tangibilidade das metas organizacionais. O cruzamento de todas as informaes existentes na organizao possibilita a eficincia dentre todas as atividades, por exemplo, uma relao saudvel entre o setor de compras e produo, garantir um bom desempenho da contabilidade da empresa. Com base nesse contexto percebe-se que em decorrncias dos imensos problemas gerados pelos equipamentos nas linhas de produo industriais teve como consequncia direta os enormes custos. Procura-se minimizar estas ocorrncias com iniciativas disponveis e atingveis, por meio de um planejamento de manuteno. Diante

do exposto podemos indagar: Qual a importncia do Planejamento e Controle de Manuteno para as organizaes? Assim, esta pesquisa busca enfatizar a importncia de uma programao eficiente da produo no tocante a manuteno, como forma de reduzir os custos e otimizar os processos produtivos, com confiabilidade e qualidade, tornando possvel melhoria ao produzir com eficincia todos os equipamentos em perfeito funcionamento sempre que solicitado pela programao da produo.

2 REFERENCIAL TERICO

2.1 Organizaes Um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns denominado de Organizao. Desta forma, esta inclusa as associaes culturais, partidos polticos, sindicatos, condomnios cooperativas, etc. Enfim, prefervel executar tarefas por meio de organizaes, em virtude da facilidade de obter o resultado final com padres mais elevados e maior qualidade de vida. (LACOMBE; HEILBORN, 2006, p. 13). As organizaes desempenham um papel de grande importncia na sociedade, uma vez que, quase todas as atividades que exercemos so disponibilizadas por elas. Assim como, hospitais, escolas, faculdades e empresas de outras finalidades diversas. Para Chiavenato (2000) a organizao a forma mais eficiente de satisfazer maior parte de necessidades humanas. Portanto, ele afirma que a origem das organizaes se d por trs razes, a saber: razes sociais a necessidade que as pessoas tm de se relacionar; razes materiais necessidade de alcanar coisas que jamais conseguiriam sozinhas como, eficincia e agilidade na execuo das tarefas; efeito sinergstico a possibilidade de o resultado ser maior que o esperado em virtude do trabalho em conjunto. Portanto, fica evidenciado que as organizaes existem como forma de unir as pessoas de modo a possibilitar o alcance de um objetivo comum. E esta pode estar direcionada a diversas atividades que vo desde as famlias at as empresas que visem produzir bens ou servios, a fim de proporcionar novas possibilidades s pessoas.

2.1.1 As Organizaes como clulas produtivas Com o passar dos anos, a cada acontecimento histrico, ocorrem mudanas no modo de vida da humanidade, seja ela social, econmica ou poltica. neste contexto que surgem as empresas cada vez mais complexas, buscando suprir as necessidades fomentadas pelas pessoas. Chiavenato (2000, p. 45) afirma que as empresas produzem bens ou servios, empregam pessoas, utilizam tecnologias, requerem recursos e, sobretudo, necessitam de administrao. Desta forma, alm de satisfazer os anseios das pessoas, as empresas tambm contribuem para o bem comum atravs da empregabilidade no mbito em que esta inserida.
medida que uma organizao bem sucedida, isto , em que consegue atingir seus objetivos, ela tende a ampli-los e, portanto, tende a crescer. Esse crescimento leva a aumentar o nmero de pessoas (e o volume dos demais recursos necessrios) cuja atividade cooperativa permite o alcance dos novos objetivos. Com o aumento do nmero de pessoas, aumenta tambm o nmero de relaes entre elas, a fim de garantir o intercmbio necessrio. (CHIAVENATO, 1994, p. 44).

Conforme abordado pelo autor acima percebe-se que a forma como as empresas esto inseridas na sociedade e o modo como interagem com o ambiente define sua complexidade no campo de atuao. O fenmeno da globalizao paralelo ao avano tecnolgico contribui para o dinamismo da sobrevivncia de um empreendimento, no que se restringe aos procedimentos organizacionais com nfase nos processos produtivos. Portanto, atividades como a lucratividade de uma empresa tambm um fator de grande relevncia para sua existncia. No entanto, Lacombe e Heilborn (2006, p. 23) acreditam que o lucro absolutamente indispensvel para que qualquer organizao possa sobreviver, mas no se pode afirmar com preciso que todas as organizaes existam tendo em vista s este objetivo. Os autores comparam ainda o lucro de uma empresa sade de uma pessoa, a sade absolutamente indispensvel sobrevivncia; no entanto no vivemos para ter sade. Sabe-se que o lucro importante para uma organizao, no entanto existem outras prioridades em funo dos anseios organizacionais. Assim, pode-se afirmar que atividades como: excelncia nos processos produtivos; qualidade nos produtos e servios, bem como, a satisfao do cliente tambm compem os fatores preponderantes para o sucesso das empresas.

2.2 Planejamento O planejamento dentre outras atividades exercidas na empresa tambm contribui para eficincia em todos os processos organizacionais. Este pode ser de longo, mdio ou em curto prazo. Para Certo (2003, p. 103) planejamento o processo de determinar como a organizao pode chegar onde deseja e o que far para executar seus objetivos. E complementa ainda que planejar uma atividade gerencial fundamental independentemente do tipo de organizao que estej a sendo gerenciado. Desta forma, o autor afirma que por meio do planejamento a empresa pode contribuir para suas expectativas futuras. J Corra et al (2001, p. 36) afirma que planejar entender e considerar a situao atual para ter viso de futuro influenciando as decises tomadas no presente e assim poder atingir determinados objetivos vindouros. Este plano pode ser traado baseado nas informaes passadas ou presentes e projetadas para o futuro seja ele curto, mdio ou longo prazo.
[...] o processo de planejamento permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relaes com o ambiente. A organizao que planeja procura antecipar-se s mudanas em seus sistemas internos e no ambiente, como forma de garantir sua sobrevivncia e eficcia. (MAXIMIANO, 2000, p. 179).

Assim, fica evidenciado, o alto nvel de importncia que o planejamento exerce dentro das organizaes, bem como, a necessidade de sua utilizao de forma correta. J para Lacombe e Heilborn (2006) o planejamento pode ser visto como uma direo a ser escoltada para alcanar um objetivo desejado, salientando ainda que para planejar necessrio decises, com base em objetivos, fatos e estimativa do que poderia ocorrer em cada alternativa escolhida. Os autores (2006, p. 162) mostram ainda que planejar , portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. , ento, um plano formal do que se deseja executar podendo ser mensal, anual, etc. Visualiza-se exatamente isso na figura abaixo:

Planejamento Planejar decidir antecipadamente


O que De que maneira Quem deve

FAZER

O planejamento deve identificar antecipadamente

Os custos Os benefcios

DO QUE VAI SER FEITO

Os recursos necessrios

PARA FAZER O QUE SE DESEJA

Figura 01: Planejamento Fonte: adaptado de Lacombe e Heilborn (2006, p. 162)

O modelo de planejamento apresentado acima apenas uma demonstrao de como fazer um planejamento. importante ressaltar que cada organizao detm a sua estratgia para executar esta ferramenta. No entanto, existem algumas vantagens apontadas por Certo (2003, p. 104) quando o planejamento elaborado de forma correta, a saber: orienta os gerentes para o futuro; facilita a tomada de deciso e por fim, reala os objetivos organizacionais. Os benefcios proporcionados s empresas que se utilizam desta ferramenta planejamento - so inmeros. Pode-se destacar as possibilidades que venham a ser fomentadas para atingir as metas organizacionais.

2.2.1 Tipos de Planejamento No contexto organizacional o planejamento est dividido em trs mbitos, so eles: estratgico, ttico e operacional. Vejamos a seguir a definio de alguns autores sobre os mesmos. O planejamento estratgico para Lacombe e Heilborn (2006, p. 163) refere -se ao planejamento sistmico das metas de longo prazo e dos meios disponveis para alcanlas, ou seja, aos elementos estruturais mais importantes da empresa e sua rea de

atuao. Mostra ainda, que deve ser feito pela alta gerncia e deve responder a seguinte pergunta: qual o nosso negcio e como deveria faz-lo?. . Quanto ao planejamento ttico configurado como empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, reas menos amplas e nveis mais baixos na hierarquia da organizao. (CHIAVENATO, 2000, p. 283). Ento, pode-se perceber que este segundo tipo de planejamento se restringe a um nvel intermedirio da organizao. Assim, uma sequncia daquilo que fora traado pela alta-gerncia no planejamento estratgico. Diante dos conceitos apresentados pelos autores fica evidenciado que ao planejar estrategicamente o fator tempo primordial. Este deve ser elaborado pela cpula da empresa e com aspiraes em longo prazo. Bem como, seguir as estratgias traadas levando em considerao s mudanas ocorridas no ambiente externo.
O planejamento ttico desenvolvido em nveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilizao eficiente dos recursos disponveis para a consecuo de objetivos previamente fixados, segundo uma estratgia predeterminada, bem como as polticas orientativas para o processo decisrio da empresa. (OLIVEIRA, 2003, p. 49)

Conforme apresentado acima existe uma concordncia de opinies entre os autores, no que se refere aos preceitos bsicos do planejamento ttico. Os mesmos apresentam este tipo de planejamento como necessrio para as atividades intermedirias da empresa. Lacombe e Heilborn (2006, p.165) lembram Chiavenato (2000, p. 185) quando se referem a planejamento operacional como uma funo gerencial com nfase na eficincia, ou seja, fazer bem feito aquilo que est sendo executado. Da mesma forma que o planejamento ttico que segue as bases fundamentadas no planejamento estratgico o planejamento operacional baseia-se nos dois anteriores a ele. Assim, percebe-se que a execuo das aes traadas previamente ser de responsabilidade do planejamento operacional. Para as organizaes contemporneas o planejamento seja ele estratgico, ttico ou operacional configura-se fator preponderante para manter-se no mercado. Portanto, torna-se claro os benefcios na correta utilizao destas atividades administrativas. Contudo, para a pesquisa proposta, haver uma nfase maior no planejamento operacional, uma vez que, ser direcionada para o planejamento e controle da manuteno nas indstrias.

2.3 Controle

O controle envolve a avaliao de resultados operacionais, continuada da ao remediadora quando os resultados desviam do plano. A atividade de controle necessria para manter o negcio na direo certa e assegurar que os planos sejam contnuos.
Controle uma funo administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos e os planos formulados para alcana-los sejam realizados. Assim, controlar abrange (a) acompanhar ou medir alguma coisa, comparar resultados obtidos como previstos e tomar as medidas corretivas cabveis; ou, de outra forma, (b) compreende a medida do desempenho em comparao com os objetivos e metas predeterminados; inclui coleta e a anlise de fatos e dados relevantes, a anlise das causas de eventuais desvios, as medidas corretivas e se necessrio, o ajuste dos planos. (LACOMBE; HEILBORN, 2006, p. 173).

Netto e Tavares (2006) consideram que fazer com que algo acontea na forma como foi programada compe conceito bsico de controle. Porm, os autores tambm salientam a importncia dos administradores entenderem a ao planejada, pois s assim, as alteraes necessrias durante o percurso sero exatamente executadas. Sabe-se que em qualquer rea de atuao o controle desempenha um papel extremamente essencial no condicionamento dos objetivos e na identificao de uma possvel mudana nos objetivos predeterminados. Entretanto, para realizar os objetivos preciso que as informaes referentes aos mesmos estejam claras e sejam passadas da maneira correta. At porque, como j fora abordado, o controle contribui, e muito, para a tomada de deciso. Informar ao sistema o que deve ser feito para garantir a concretizao dos objetivos. Quanto ao processo de controle, Oliveira (2003, p.267) complementa que mediante a comparao das bases previamente estabelecidas possvel facilitar a verificao dos resultados das aes e consequentemente tomada de deciso, uma vez que, conforme se acompanha o percurso das atividades torna-se exequvel seu aprimoramento conforme seja necessrio. Conforme abordado pelos autores acima o controle um tipo de avaliao permanente e possibilita que a execuo antes programada por meio de planejamento seja concretizada com nfase. , tambm, atravs do controle que algumas alteraes podem ser feitas no plano, uma vez que, o ambiente organizacional dinmico e complexo e, portanto, imprevistos costumam surgir.

O propsito do planejamento e controle garantir que os processos da produo ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e servios conforme requeridos pelos consumidores. (SLACK, 2002, p. 314). Diante do exposto pode -se afirmar que estas duas ferramentas administrativas esto para garantir que os objetivos

organizacionais sejam alcanados e, alm disso, que se cumpra da forma correta. Segundo Lacombe e Heilborn (2006, p. 160) planejar e controlar devem ser colocadas juntas porque so conhecidas como as funes gmeas da administrao: no adianta planejar se no houver controle e no se pode controlar se no tiver havido planejamento. Por isso, diz-se que um complementa o outro, como tambm um depende do outro para garantir a perfeita execuo dos objetivos propostos. Quanto diferena entre eles Slack (2002, p. 315) afirma que o plano uma formalizao onde pretende-se que ocorra em determinado momento no futuro, assim o mesmo no garante que o programado acontea pois no percurso poder ocorrer diversas variaes e nesse ponto que surge o controle que viera a controlar as variveis que possam surgir no andamento de um planejamento. Um dos fatores predominantes para o xito de uma organizao compete a duas ferramentas essenciais, a saber: planejar e controlar. Diante da complexidade do ambiente interno e externo onde esto inseridas as organizaes, traar um plano fundamental e acompanhar o mesmo indispensvel.

2.3 Administrao da Produo

Com a evoluo da humanidade surgiram diversas tendncias dentro da administrao de empresas, dentre elas a administrao da produo. Esta prope organizar os processos produtivos de modo a aperfeio-los e garantir um resultado final satisfatrio. A Revoluo Industrial teve um marco na produo industrial. Ocorreram vrias transformaes no contexto da manufatura, ou seja, as organizaes existentes trabalhavam de forma artesanal sem nenhum maquinrio. (NETTO, TAVARES, 2006, p. 21). Atualmente, as empresas contam com um forte aliado para estabilizar seus processos produtivos: administrao da produo. Tendo em vista o dinamismo em que o mundo se encontra pode-se imaginar o quo complexo administrar a produo de uma organizao, seja ela para produzir bens ou servios. Portanto, vejamos como a mesma pode contribuir no sucesso das empresas

e se tornar um diferencial competitivo na contemporaneidade. Diante dos conceitos e tcnicas dos autores abaixo: A administrao da Produo trata da forma pela qual as empresas produzem bens e servios. Isso inclui todas as coisas que utilizamos no dia-a-dia, como todos os livros que solutamos da biblioteca, os atendimentos recebidos no hospital, os servios esperados das lojas, assim retrata Slack et al (2008). Enfim, em praticamente tudo que utilizamos houve a necessidade da administrao da produo. J Certo (2003), afirma que a produo a transformao de recursos em produtos. Logo, administrar a produo acompanhar todos os processos, que esto desde a chegada da matria prima at a sada do produto na linha de produo. Porm, geralmente os recursos transformados pela produo de uma empresa so: materiais, informaes e consumidores. Todavia, no se pode afirmar que todas as empresas dispem somente desses trs recursos para transformar, o que ir defini-los o ramo de atividade em que a organizao atua.
Para se trabalhar em um sistema de fluxo em linha, devem-se analisar alguns fatores, como a competio mercadolgica, o risco de obsolescncia do produto, a monotonia dos trabalhos para os empregados, o que poder gerar alguns transtornos tanto para a empresa quanto para o empregado, transtornos esses que podem ser leses por esforos repetitivos, falta de motivao para a continuidade da tarefa e, consequentemente, a falta de concentrao e ateno, o que acarretaria em um alto ndice de acidentes de trabalho, alm do abandono de emprego... (NETTO; TAVARES, 2006, p. 27).

Para contribuir de forma positiva na programao da produo de extrema relevncia que a organizao esteja atenta com a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho assim como, na execuo das respectivas atividades. De forma que essa harmonia entre a produtividade e satisfao do cliente interno ir interferir diretamente na qualidade do produto e consequentemente no contentamento dos consumidores. Uma administrao da produo eficiente primordial para vantagem competitiva no mercado consumidor. O setor produtivo juntamente com o setor de negcios considerado como fatores crticos para o sucesso organizacional. Assim, existem algumas prioridades competitivas para os servios em questo (LUSTOSA et al, 2008): baixos custos, entrega no prazo, flexibilidade e alta qualidade. Para tanto perceptvel que administrar a produo de uma organizao de extrema importncia e interfere diretamente na qualidade do produto a ser disponibilizado

no mercado. Trata-se de uma ateno total a todos os procedimentos executados para a finalizao do produto, isto inclui a procedncia da matria-prima utilizada at a atividade fim da empresa.

2.3.2 Planejamento e Controle da Produo No contexto organizacional houve a necessidade de algumas modalidades que venham a contribuir para o alcance dos objetivos de uma empresa na fabricao de produtos/servios. Portanto, o Planejamento e Controle da Produo (PCP), procura contribuir para criao de um padro de qualidade dentro da instituio. J Tubino (2000, p.23), afirma que as atividades de PCP so desenvolvidas por um departamento de apoio a produo, dentro da gerncia industrial, que leva seu nome. O autor complementa ainda que, o PCP responsvel pela coordenao e aplicao dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possvel aos planos estabelecidos em nveis estratgico, ttico e operacional. Assim, entende-se que para se planejar a produo necessrio que haja uma interao dentre todos os setores, e que suas respectivas informaes se cruzem com propsito de produzir bens/servios propostos pela organizao. Lustosa et al (2008), apresenta o PCP como um grande aliado para organizao no que se refere a integrao do mercado com as limitaes externas bem como, o auxlio a tomada de decises, em virtude das caractersticas de gerenciamento de informaes. Assim, atua cooperativamente com as demais finalidades e objetivos da empresa contribuindo para resultados positivos, pois considera como medidas de desempenho a flexibilidade, qualidade, velocidade, confiabilidade custo e velocidade. Conforme abordado pelos autores fica explcito as necessidade de um excelente funcionamento no setor de PCP para o sucesso das organizaes. Alm de um diferencial competitivo este setor tambm atua como agente na reduo de custos e controle de estoque.

2.4 Manuteno A palavra Manuteno para o dicionrio Aurlio est definida como as medidas necessrias para a conservao ou a permanncia de alguma coisa ou de uma situao ou ainda como os cuidados tcnicos indispensveis ao funcionamento regular e

permanente de motores e maquinas. Assim, as atividades de manuteno existem para evitar a desagregao natural das mquinas e equipamentos. Para Martins e Alt (2006, p.313) o conceito moderno da manuteno perpassa pela palavra: disponibilidade. Ainda quanto os autores a atividade principal de um setor de manuteno zelar para que seu cliente, externo e interno, tenha um recurso a sua disposio, dentro das condies normais de uso, no momento em que for necessrio . Quanto definio da manuteno bastante abrangente e vai desde instalaes prediais at manter os equipamentos e maquinas nas organizaes. No entanto, houve um contexto histrico que remete-se aos atuais conceitos. Segundo Pinto (1998) a manuteno sofre uma evoluo desde os anos 30 e esta pode ser dividida em trs fases, a saber: a) Primeira Gerao que abrange o perodo que esta compreendida antes da Segunda Guerra Mundial, quando a indstria era pouco mecanizada; b) Segunda Gerao que vai desde a Segunda Guerra Mundial at os anos 60. Com as guerras surgiu o aumento das indstrias e sua modernizao; c) Terceira Gerao que esta compreendida a partir da dcada de 70 quando houve uma acelerao no processo de mudana na indstria. Em relao ao contexto histrico da manuteno, percebe-se que foi marcado principalmente pela revoluo industrial e pelas guerras, ambas fomentaram a aderncia de novas atividades, bem como, a ampliao do mercado como um todo. Com isso, surgiu a criao de novos nichos de mercado, novas especialidades e a necessidade de mo-de-obra qualificada, para diversas atividades em especial no controle dos processos industriais. Quanto ao conceito de manuteno Pinto (1998, p. 22), apresenta como uma misso moderna que para ele Garantir a disponibilidade da funo dos equipamentos e instalaes de modo a atender a um processo de produo e a preservao do meio ambiente, com confiabilidade, segurana e custo adequados. Para Xenos (1998) as atividades de manuteno so decorrentes de aes tomadas no dia-a-dia, como forma de prevenir ou corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Alm disso, visam manter as condies originais das maquinas e equipamentos utilizados nos processos produtivos das indstrias. Assim, entende-se que a funo da manuteno perpassa pelos objetivos organizacionais, uma vez que, o resultado final de um produto ou servios necessita em grande parte, da utilizao de algum tipo de maquinrio. Ento, ai est a verdadeira

finalidade das manutenes: garantir que uma determinada linha de produo atinja a produo desejada. Com o propsito de compreender ainda melhor sobre os objetivos da manuteno extremamente valioso entender porque a produo se preocupa tanto em cuidar das suas instalaes. Assim, Slack et al (2002) apresenta os benefcios atingidos quando a manuteno atuante, vejamos abaixo: Segurana melhorada diminui o risco s pessoas que atuam no ambiente; Confiabilidade aumentada menos tempo perdido com conserto; Qualidade maior equipamentos em melhor desempenho; Custos de operao mais baixos alguns elementos de tecnologia funcionam melhor quando recebem manuteno regularmente; Tempo de vida mais longo prolongar a vida efetiva das instalaes; Valor final mais alto instalaes bem mantidas propiciaram em vendas de segunda mo para o mercado. Conforme apresentado pelos autores ao programar a manuteno a organizao contribui para melhorias que vo desde o aumento da produtividade at a reduo de custos. 2.4.1 Tipos de Manuteno

A cada tipo de manuteno existe uma utilizao adequada para diferentes circunstncias. Porm, os autores as classificam com diversas abordagens especificas a cada um. Segundo XENOS (1998) a manuteno classificada como corretiva, preventiva, preditiva e produtiva. Porm, Slack et al (2002) considera apenas as trs primeiras citadas acima. Enquanto para Pinto (1998), o processo de manuteno est dividido quanto a seus tipos em: Corretiva no planejada, corretiva planejada, preventiva, preditiva, detectiva, engenharia de manuteno. Ainda quanto aos tipos de manuteno Figueiredo, afirma (informao verbal) que:1 Preventiva efetua a troca antes que ocorra uma quebra. Determinado de quanto em quanto tempo, na elaborao de um plano de manuteno que venha a garantir a integridade dos equipamentos.
1

SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUO, 1. 2011, Lagarto. Planejamento e Controle de Manuteno. Lagarto: Faculdade Jos Augusto Vieira, 2011.

Preditiva atravs de equipamentos adequados possvel analisar o funcionamento da mquina. Corretiva a mais comum, depois que quebrou atua e coloca o equipamento para funcionar, no procura saber o que fez com que a mquina quebrasse. Melhorias todo padro pode ser melhorado. Percebe-se que os autores divergem quanto aos tipos de manuteno, porm a

pesquisa em questo ter como embasamento as informaes citadas pelos autores Xenos (1998) e Figueiredo (2011). O primeiro, apesar da data de publicao ser superior a dez anos, consegue trazer uma abordagem sobre o tema que interage com a atualidade. J o segundo, por ser um autor com bastante vivncia na rea em questo.

2.4.2 Custos da Manuteno

Antigamente acreditava-se que era impossvel mensurar os gastos gerados com a manuteno. Portanto, os gestores no percebiam a importncia da manuteno para o bom funcionamento da fbrica e muito menos como agente na reduo dos custos organizacionais.
importante distinguir claramente os custos de manuteno dos investimentos com a compra de equipamentos novos ou com a expanso de instalaes existentes. Os custos de manuteno dos equipamentos representam uma parcela dos custos de produo da organizao. Para manter os equipamentos preciso utilizar peas de reposio, materiais de consumo, energia, mo-de-obra de gerenciamento e execuo, servios subcontratos, dentre outros recursos. (XENOS, 1998, p. 220)

Como abordado pelo autor necessrio diferenciar os possveis gastos gerados pela manuteno, afim de, medir e elaborar formas de controlar e prever os anseios dos equipamentos e maquinrios. Portanto, Pinto e Xavier (2001) classificam os custos da manuteno em trs grandes famlias, a saber: Custos diretos so aqueles essenciais para manter os equipamentos em operao. Onde esto inclusos a manuteno preventiva e a manuteno corretiva. Custos de perda de produo so aqueles causados por perdas na produo. Como falha de um equipamento principal que ocasionou um desperdcio. Custos indiretos so os custos relacionados com a estrutura gerencial e apoio administrativo. Como aquisio de ferramenta e instrumentos da manuteno.

A composio dos custos da manuteno para o ano de 2011 est mostrado na figura 4, a seguir:

Figura 02: Composio dos Custos de Manuteno - 2011 Fonte: Adaptado da Abramam Associao Brasileira de Manuteno O grfico acima apresenta dados sobre os custos da manuteno no Brasil 2 para o ano corrente. Pode-se perceber que o principal causador do aumento nos custos o material aplicado na manuteno, seguida pelos custos de colaboradores e servios terceirizados. Por fim, os dados mostram uma pequena porcentagem para outros custos no especificados.

2.4.3 A importncia do Planejamento e Controle da Manuteno

Sabe-se que o procedimento para produzir bens e servios necessita de uma srie de variveis. Assim, a matria-prima e os equipamentos necessrios para o processo desejado so fundamentais para alcanar xito organizacional. Corra, Gianesi e Caon (2001), abordam que quando uma mquina para por problemas de manuteno, os estgios posteriores do processo que so estimulados por esta mquina teriam de parar, caso no houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produo continuasse, at que a mquina fosse reparada e entrasse em produo normal novamente.
2

http://www.abraman.org.br/docs/DocNacional-2011.pdf

Os mesmos autores salientam ainda, em relao a problemas com relao a preparao de mquina, quando esta processa mais de um componente ou item, faz-se necessrio preparar a mquina a cada mudana. Essa preparao representa custos referentes ao perodo inoperante do equipamento, mo-de-obra requerida na operao de preparao, perda de material no inicio da operao, entre outros. Sendo assim, a atividade bsica da manuteno zelar para que o cliente interno e externo tenha o recurso sua disposio como tambm, uma importante fonte de otimizao na reduo dos custos (MARTINS e ALT, 2006). Para Xenos (1998) a sociedade tem dependido cada vez mais de produtos e servios mecanizados e automatizados, em que o trabalho humano vem sendo substitudo pelo trabalho das mquinas, por este, garantir maior produtividade e consequentemente mais competitividade, possibilitando produzir melhores produtos, em grandes volumes e a custos reduzidos. Assim, um bom desempenho da manuteno depende em grande parte da contribuio do Planejamento e Controle da Produo. Isto permite que a manuteno se programe de modo suprir suas necessidades com qualidade, confiabilidade e segurana.

2.5 Sistemas de Informao

Com todos os acontecimentos histricos juntamente com o fenmeno da globalizao contriburam para o surgimento de algumas necessidades dos dias atuais. Assim, pode-se salientar a informatizao, mais precisamente os Sistemas de Informao. Assim, quanto a sua definio Obrien (2004, p. 6) apresenta como um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicaes e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informaes em uma organizao, de modo a ordenar os dados e facilitar o acesso as informaes nas empresas. Segundo Maas (1999) o sistema de informao pode ser dividido em: Sistemas de Informao Gerencial; Sistemas de Apoio s Operaes e os Sistemas de Apoio Deciso. Todos estes desmembramentos surgiram com o propsito de facilitar a tomada de deciso no meio organizacional. Conforme abordado pelos autores, os Sistemas de Informao ocupa um lugar importante, no tocante a tomada de deciso. Estes desempenham um papel cada vez mais indispensvel para o sucesso organizacional na contemporaneidade.

Ao utilizar o sistema de informao a empresa fomenta a oportunidades sem precedentes para a melhoria de processos internos e servios prestados ao consumidor final. (NETTO; TAVARES, 2006, p. 15). Consiste em facilitar que todos os dados pertinentes empresa estejam em fcil acesso e disponveis sempre que necessrio. J para BEAL (2007), o sistema nas organizaes dispe de alguns elementos, a saber: entradas, mecanismos de processamento, sadas e feedback.

Num sistema de informao, a entrada corresponde a dados capturados, e a sada envolve a produo de informaes teis, muitas vezes na forma de relatrios. O processamento envolve a converso ou transformao dos dados em sadas teis, e o feedback pode ser encontrado, por exemplo, nos procedimentos de deteco e correo de erros em dados de entrada (tais como no-aceitao de dados entrados em duplicata ou emisso de alerta sobre valores digitados fora da faixa de valores vlidos). (BEAL, 2007, p.16)

Pode-se concluir que os sistemas nas organizaes representam grande vantagem competitiva e so indispensveis. O mesmo responsvel em processar todas as informaes existentes no ambiente externo e interno e torna-las disponvel para utilizar como forma de aprimorar as atividades e metas na empresa. Bem como promover melhorias atravs de procedimentos em busca da qualidade nos processos.

3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Para Gil (2006, p.162), o esclarecimento da natureza quanto aos fins varia de acordo com as peculiaridades de cada pesquisa. Portanto, para a pesquisa em questo ser utilizado pesquisa exploratria por se referir familiarizao do problema e o aprimoramento de ideias em relao ao tema da pesquisa. Quanto aos meios ser empregada a pesquisa bibliogrfica, que permitir um embasamento terico

proporcionando uma gama de informaes a respeito do assunto em questo, e o estudo de caso, que compreende em obter informaes sobre o problema estudado por meio de um nico grupo ou comunidade, utilizando muito mais tcnicas de observao do que de interrogao. No que se refere s variveis que nortearam a pesquisa, segue com a Administrao da produo; Planejamento e controle; Manuteno e Custos. No que se refere ao universo da pesquisa Marconi e Lakatos (2008, p.225), afirma que consiste em explicitar que pessoas ou coisas, fenmenos, etc. Sero pesquisados,

enumerando suas caractersticas comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etria, organizao a que pertencem comunidade onde vivem etc. No estudo proposto o universo da pesquisa a ser implementado consiste na Alfa Indstria de Bebidas, sendo explorado diretamente os envolvidos no setor de Planejamento e controle da manuteno. A escolha dos sujeitos de uma pesquisa de grande importncia salienta Gil (2006, p.98), pois, os resultados obtidos de uma determinada populao so advindos dos sujeitos pesquisados de uma amostra. Todavia, os sujeitos estabelecidos para esta pesquisa foram os colaboradores diretamente envolvidos com setor j citado. Assim, lderes de turma, supervisores e o gerente administrativo. No tocante a escolha do tipo de amostra para a execuo desta pesquisa ser utilizado aleatria simples, a qual consiste em selecionar elementos de maneira casual dentro de um universo pr-estabelecido. Desta forma, o questionrio que mediu a importncia do PCM para a indstria, foi aplicado com todas as pessoas responsveis pelas informaes necessrias ao planejamento, ou seja, o setor de manuteno e os colaboradores que utilizam-se das mquinas com o setor de planejamento e controle da manuteno na Alfa Indstria de Bebidas. Tendo assim, um total de 13 (treze) pessoas questionadas. Para a pesquisa em questo ser empregado o questionrio que segundo Gil (2006, p.114), entende-se um conjunto de questes que sero respondidas por escrito pelo pesquisado e pode-se verificar o questionrio o meio mais rpido e barato para obter informaes. O questionrio ter questes fechadas o que torna a pesquisa quantitativa, ou seja, bem mais objetiva. Para a anlise dos dados desta pesquisa foram utilizados mtodos quantitativos, com o auxilio de ferramentas para efetuar clculos, analisar informaes e visualizar dados em planilhas.

4 CONSIDERAES FINAIS A necessidade de programar a manuteno dos equipamentos como forma de otimizar os processos produtivos surgiu desde as mudanas originrias com a revoluo industrial e os avanos tecnolgicos. Assim, a pesquisa proposta buscou demonstrar atravs do seu problema, qual a importncia do planejamento e controle da manuteno nas indstrias por meio de um estudo na Alfa Indstria de Bebidas. Conforme, resultado obtido na pesquisa percebe-se

que na instituio estudada a programao da manuteno de extrema relevncia, uma vez que, 77% dos funcionrios questionados consideram entre excelente a muito, quando se refere ao nvel de importncia do planejamento e controle da manuteno para a empresa. Entretanto, algumas melhorias poderiam contribuir positivamente para potencializar os benefcios proporcionados pela implantao do setor de PCM. Assim, pode-se abordar a necessidade de utilizar outras medidas para planejar a manuteno. Obteve-se como informao nas pessoas questionadas que a organizao utiliza-se com maior frequncia da manuteno preventiva, o que contribui para evitar falhas e problemas na produtividade da indstria. Contudo, sugere-se evitar ainda mais as paradas dos equipamentos e consequentemente a perda da produtividade, evidenciando de forma mais atuante nas preventivas, pois, segundo os pesquisados as manutenes corretivas correspondem 38%, o que pode ser considerado um percentual muito alto, quando levado em considerao os malefcios que podem ocorrer quando se espera que o equipamento quebre. Outro ponto relevante da pesquisa o modo como se da o funcionamento do planejamento da manuteno. Diante disto, pode-se concluir que existe a necessidade da solicitao de servios ao setor em questo, e esta pode ocorrer principalmente, segundo dados da pesquisa proposta, verbalmente e por escrito com um percentual de 77%, total de ambas. Embora a empresa disponha de um sistema de informao que atende as necessidades de programao da manuteno, por hora, as informaes e solicitaes so repassadas de forma verbal, escrita e por e-mail atravs dos supervisores e lideres de turma. Importante salientar tambm a forma como a programao transmitida para a equipe de manuteno, neste quesito fica perceptvel necessidade de aprimorar a periodicidade, pois, mais da metade dos pesquisados responderam que a programao passada diariamente, o que em certo ponto pode interferir na execuo de alguns procedimentos que precisem de maior antecedncia. De modo a permitir que venha a ocorrer problemas na produo e afetar diretamente nos custos alm de proporcionar desvantagens competitivas, uma vez que, o produto poder sofrer algum tipo de dano ou at mesmo atrasos e contratempos at a chegada do cliente final. No entanto, alguns fatores podem ser avaliados quando o planejamento da manuteno no for aplicado corretamente. Desta forma, a maioria dos funcionrios

pesquisados aponta que a perda de produo e o aumento das despesas so consequncias diretas quando a organizao no se prope a programar a manuteno dos equipamentos em funcionamento. Portanto, ao analisar o planejamento e controle da manuteno da empresa em questo, diz-se que um diferencial competitivo, bem como, um fator decisivo para o sucesso da organizao quando se adere como ferramenta organizacional um planejamento e controle da manuteno. Para que o setor de PCM flua em todas as suas vertentes imprescindvel interao dentre todas as esferas envolvidas. Estas podem ser citadas, como a programao alinhada com a seleo dos profissionais necessrios, bem como, as ferramentas e peas disponveis assim que precisadas nos servios em execuo. Quanto troca de acessrios das mquinas, verifica-se que houve uma diminuio considervel, pois, 61% dos entrevistados consideram bom, consequentemente contribuiu para a reduo dos custos organizacionais. Assim, verifica-se que o PCM contribui para que as organizaes busquem cada vez mais formas de padronizar e promover melhorias nos seus processos de modo a atrelar a tangibilidade dos anseios na produtividade da empresa e promover um diferencial competitivo na potencializao da reduo dos custo.

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO

BEAL, Adriana. Gesto Estratgica da informao: como transformar a informao e a tecnologia da informao em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizaes. 2. reimpr. So Paulo: Atlas, 2007.

CERTO, Samuel C. Administrao Moderna. Traduo de Maria Lcia G.L. Rosa, Ludmila Teixeira Lima; Reviso tcnica de Jos Antnio Dermengi Rios. 9. Ed. So Paulo: Prentice Hall, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao de Empresas: Uma Abordagem Contingencial. 3. Ed. So Paulo: Makron Books, 1994.

______. Administrao: Teoria, Processo e Prtica. 3 Ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

CORRA, Henrique; CAON, Mauro; GIANESI, Irineu G.N. Planejamento, Programao e Controle da Produo: MRP II/ERP: Conceitos, uso e implantao. 4. Ed. So Paulo: Gianesi Corra & Associados: Atlas, 2001.

GIL, Antnio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 2006. LACOMBE, Francisco Jos Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz Jos. Administrao: Princpios e tendncias. So Paulo: Saraiva, 2006.

LUSTOSA et al. Planejamento e Controle da Produo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 6. Ed. So Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, Garcia Petrnio; ALT, Paulo Renato Campos. Administrao de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2. Ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

MAXIMIANO, Antonio Csar Amauri. Introduo administrao. 5 ed. rev. e ampl. So Paulo: Editora Atlas, 2000.

MAAS, Antonio Vico. Administrao de Sistemas de Informao: como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informao. 5. Ed. So Paulo: Erica, 1999.

NETTO, Alvim Antnio de Oliveira; TAVARES, Wolmer Ricardo. Introduo Engenharia de produo. Florianpolis: Visual Books, 2006. OBRIEN, James A. Sistemas de Informao e as decises gerenciais na era da Internet. Traduo de Clio Knipel Moreira e Cid Knipel Moreira. 2. Ed. So Paulo: Saraiva, 2004.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Planejamento Estratgico: Conceitos, metodologias e prticas. 19. Ed. So Paulo: Atlas, 2003.

______. Planejamento Estratgico: Conceitos, metodologias e prticas. 23. Ed. So Paulo: Atlas, 2007.

PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Jlio Aquino Nascif. Manuteno: Funo Estratgica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

______. Manuteno: Funo Estratgica. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administrao da Produo. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 2002.

SLACK, Nigel et al. Gerenciamento de Operaes e de Processos: princpios e prticas de impacto estratgico. Traduo de Sandra de Oliveira. Porto Alegre: Bookman, 2008. SOUZA, Manuela Soares de. A importncia do planejamento e controle da manuteno. Monografia. Lagarto,SE: 2011. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produo. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 2000.

XENOS, Harilaus Georgius. Gerenciando a manuteno produtiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1998.

You might also like