You are on page 1of 3

AGONIA E PRISO DE JESUS

Jesus foi com seus discpulos a um lugar chamado Getsmani e disse: - Sentem-se aqui enquanto vou ali orar. E levou consigo Pedro, Tiago e Joo. Jesus comeou a sentir muita tristeza e angstia em seu corao. E disse: - A minha alma est muito triste, fiquem aqui e vigiem comigo. E, indo um pouco mais para frente, inclinou o seu rosto, orou e disse: - Meu Pai, se possvel, afaste de mim este clice. Mas, no seja como eu quero, mas sim o que o Senhor quer. Voltando para os seus discpulos, Jesus encontrou os trs dormindo. Ento disse a Pedro: - Ser que vocs no podem vigiar comigo ao menos uma hora? E afastou-se pela segunda vez. Continuou orando e dizendo: - Meu Pai, se no possvel evitar essas coisas, faa-se a tua vontade. Ele voltou de novo e encontrou os discpulos dormindo, pois estavam com muito sono e no conseguiam ficar com os olhos abertos. Jesus tornou a sair de perto deles e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Ento voltou aos discpulos e perguntou: - Vocs ainda esto dormindo? Chegou a hora em que o Filho do homem ser entregue nas mos dos pecadores. Veio Judas e com ele os guardas e uma grande multido com espadas e paus. Aproximando-se de Jesus, beijou-o. Jesus lhe disse: - Judas, com um beijo voc trai o Filho de Deus? Pedro tinha uma espada e cortou a orelha direita do servo do sumo sacerdote. Jesus disse a Pedro: - Guarda a tua espada. Acaso eu no beberei o clice que meu Pai me deu? Deixe-os, basta! E tocando a orelha do soldado, o curou. Jesus disse aos guardas: - A quem procuram? - A Jesus de Nazar. - Sou eu. E todos recuaram. Jesus disse ainda: - Se a mim que procuram, deixem os outros irem embora. Ento os guardas prenderam Jesus e seus discpulos fugiram.

JULGAMENTO E CRUZ
Depois de ter sido acusado pelo Sumo Sacerdote, Jesus foi levado para Pilatos, que por sua vez o enviou para Herodes que tambm era autoridade daquela regio. Herodes interrogou Jesus, caoou e o devolveu para Pilatos. Quando Jesus ficou diante de Pilatos novamente, este reuniu os lderes dos judeus e o povo e disse que no encontrava culpa nenhuma das acusaes que faziam sobre Jesus. Por ocasio da festa da Pscoa, era costume soltar algum preso a pedido do povo. Havia um assassino que estava preso chamado Barrabs e ento Pilatos perguntou para o povo: - Quem vocs querem que eu solte, Barrabs ou este Jesus, chamado Cristo? Pilatos sabia que os lderes estavam com inveja de Jesus e que tudo era uma briga de judeus, mas a multido, convenciada pelos sacerdotes e lderes judeus, enfurecida, gritava para que Pilatos soltasse Barrabs. - O que farei com Jesus, chamado Cristo? - Crucifique gritou a multido. Pilatos tornou a perguntar: - Que crime ele cometeu? E bem alto a multido gritava: - Crucifique-o! Eles tambm gritavam que o rei deles era Csar e no Jesus. Quando Pilatos viu que no conseguia nada e que o povo podia se revoltar e causar-lhe problemas, mandou trazer gua, e numa bacia lavou as mos diante da multido. Ele disse: - Estou inocente do sangue da morte deste homem. Ento soltou Barrabs e, tendo mandado chicotear Jesus, entregou-o para ser crucificado. Em seguida os soldados levaram Jesus, tiraram a roupa dele, cobriram-no com um manto vermelho, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabea, um vara em sua mo e caoavam dele dizendo: Viva o Rei dos Judeus! Depois de cuspirem e baterem fizeram Jesus carregar a cruz. No caminho um homem chamado Simo foi obrigado a levar a cruz com Jesus at um lugar chamado Glgota, que quer dizer Lugar da Caveira. Ento o crucificaram e repartiram suas vestes entre si, jogando dados para ver quem ficaria com que parte. Eram nove horas da manh quando crucificaram Jesus. Colocaram acima da cabea de Jesus uma tabuleta escrita O REI DE JUDEUS. Crucificaram com ele dois ladres, um sua direita e outro sua esquerda. Todos que passavam caoavam dizendo: Um dos ladres pediu que Jesus se lembrasse dele em seu Reino e Jesus lhe disse: - Hoje estars comigo no Paraso. - Ah! Ele disse que era capaz de destruir o Templo e tornaria a construir em trs dias! Que desa da cruz e salve-se a si mesmo! Jesus orou a Deus: - Pai, perdoa-lhes, porque eles no sabem o que fazem. Junto cruz de Jesus estavam sua me, sua tia, o apstolo Joo e Maria Madalena. Jesus, vendo ali sua me e Joo, disse: - Mulher, eis a o teu filho. Depois disse a Joo: - Eis a a tua me. E desde aquele dia Maria foi morar na casa de Joo.

Jesus disse: - Tenho sede. Deram vinagre para Jesus beber, que era um espcie de calmante, mas ele no quis. Jesus disse: - Est consumado. Era quase meio dia e comeou a escurecer e at as trs horas da tarde houve escurido por toda a Terra. Jesus gritou: - Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito! E, inclinando a cabea, morreu. A terra tremeu e as pedras se partiram. Os tmulos se abriram e muitos ressuscitaram. Um oficial disse: - Ele era mesmo o Filho de Deus! Os soldados viram que Jesus estava morto, mas mesmo assim um deles lhe furou o lado com uma lana. Da ferida saiu sangue e gua.

You might also like