You are on page 1of 61

O Papel do Contador no Mundo Eletrnico na Era Ps Ps-SPED

Cassius Coelho Jul/2010

Agenda
Provocar uma reflexo sobre os novos momentos que estamos vivendo, propondo alternativas para a profisso contbil, de forma que os contadores possam melhor se preparar para enfrentar os desafios que se apresentam

O processo de globalizao pelo qual passa o mundo e, consequentemente, o Brasil irreversvel e avana com uma velocidade extraordinria;

ENTENDENDO OS CENRIOS...

ENTENDENDO OS CENRIOS...
digitalizao crescente da informao e a evoluo dramtica da tecnologia para lidar com a informao digitalizada. ...evoluo tecnolgica impacta cada vez mais os aspectos econmicos, sociais e culturais da nossa civilizao. Uso da tecnologia para integrao e compartilhamento de informaes objetivando a racionalizao e modernizao da administrao: processos.

Extino do Telefone Fixo; Reduo do uso do dinheiro em papel; 78% das transaes bancrias feitas pelos sistemas; Sociedade Coletiva x Sociedade Individual; Intermedirios do Saber/Conhecimento colocados em xeque (professores, mdicos, vendedores...); Jornal Impresso no atinge mais 1% da populao; Televiso se tornar um objeto obsoleto em poucos anos; Traduo simultnea da escrita, fala, e-mails...

ALGUNS EXEMPLOS E TENDNCIAS...

ALGUNS EXEMPLOS E TENDNCIAS...

ALGUNS EXEMPLOS E TENDNCIAS...


O que ns aprendemos hoje em 2 meses, os nossos avs levaram a vida inteira para aprender! Capacidade de auto-reproduo das mulheres; Os pais buscam se adaptar e se espelhar aos filhos e no mais aos seus pais; Twitter Mensagens em no mximo 140 caracteres?? Em breve sero apenas 7 caracteres; A inovao de hoje o cadver de amanh;

S resta s empresas e profissionais com capacidade e aquelas que tem o poder de viso adequar-se a essa nova situao para inovar, competir e crescer ou trilhar o caminho do desaparecimento no curto ou mdio prazo.

ENTENDENDO OS CENRIOS...

A fora da inovao
Inovao arriscada, mas no-inovao pode ser fatal.
Philip Kotler

A fora da inovao
Dick Fosbury, Medalha de Ouro de salto em altura. Mxico, 1968. Inventor do Jogos olmpicos do

Fosbury Flop.

A fora da inovao
As crianas imitam os campees. Se tentarem imitar Fosbury, eliminaremos toda uma gerao de saltadores de altura, porque todos eles acabaro com o pescoo quebrado.
Payton Jordan, treinador da equipe americana de salto em altura, 1968.

A fora da inovao

A fora da inovao
A espcie que sobrevive no a mais forte, nem a mais inteligente e sim aquela que melhor se adapta mudana.
Charles Darwin, 1859

Algumas Lies...
A Inovao pode mudar o ranking das empresas, mudando a forma como elas se relacionam com o mercado, sua produtividade e rentabilidade. Sempre haver barreiras mesmo apresentando uma vantagem significativa, a tcnica de fosbury levou mais de trinta anos para se impor de forma globalizada. Hoje, 10 entre cada 10 saltadores em altura usam essa tcnica, que conseguiu vantagens de 30%!!!!! Com relao ao salto em altura convencional.

Comece hoje! No adianta colocar sal depois de ter comido.


Aleksandar Mandic

Sendo o SPED uma inovao, razovel imaginar que boa parte dos contabilistas vai demorar para adotar a novidade por mais que ela seja inexorvel, uma vez que imposta por legislao deixando para to tarde quanto puder. Nesse contexto, quem chegar primeiro pode consolidar liderana ou mudar o seu posicionamento. Retardar o problema aumentar o problema.

Algumas Lies...

Novas Oportunidades

Novo modelo estratgico: Prestao de servios baseada no conhecimento e no no trabalho mecnico.

ESTRATGIA DO MAIS OU MENOS / MARIA VAI COM AS OUTRAS

O SPED representa, talvez, a maior ao contra a sonegao da nossa histria!

O SPED representa, talvez, a maior ao contra a sonegao da nossa histria!

Com os novos sistemas de controles fiscais, em 5 anos o Brasil ter o menor ndice de sonegao empresarial da Amrica Latina e em 10 anos ndice comparado ao dos pases desenvolvidos.
IBPT Instituto Brasileiro de PlanejamentoTributrio

Do CONTADOR ANALGICOAo

CONTADOR DIGITAL

Nada mais ser do jeito que j foi um dia


A partir do SPED, os dados e informaes contidos nos livros contbeis se reduzem a simples arquivos de dados digitais

CONTADOR ANALGICO

CONTADOR DIGITAL

Nada mais ser do jeito que j foi um dia

Nada mais ser do jeito que j foi um dia...

SPED + ERPs faro trabalho mecnico da contabilidade


Em breve os balanos viro preenchidos... Os lanamentos j estaro registrados automaticamente no lanamento...

SPED + ERPs faro trabalho mecnico da contabilidade


O que os contabilistas vo fazer? Lanamentos? Digitao? NAO! E quando houver a simplificao tributria? E quando os sistemas digitais dos poderes estiverem na Internet e no for mais necessrios fazer filas ou ir s reparties para calcular e emitir guias? Despachantes? NO!

NUNCA ANTES NA HISTRIA DESSE PAIS.......


Em uma bela manh de sol, o presidente Lula acorda inspirado e baixa um decreto reduzindo a apenas uma as obrigaes acessrias impostas s empresas. Aproveita e tambm simplifica a estrutura tributria, existindo apenas 3 tributos, sobre consumo final, propriedade e renda.

Qual o impacto para os contabilistas e escritrios de contabilidade???

OS CONTABILISTAS SERO OBRIGADOS A CRIAR UM NOVO CARDPIO DE SERVIOS!

A NF NF-e, juntamente com o SPED Contbil e Fiscal, causaro mudanas significativas na atividade contbil, entre elas, a unificao das informaes sob formato digital, digital, e com isso, esperaespera-se que muitas obrigaes acessrias sejam eliminadas. O trabalho do contador ser imprescindvel para que o sistema funcione corretamente.

Novo modelo
"A proposta do SPED ser algo que estar em permanente evoluo, aprimorando a forma como as empresas interagem com os Fiscos federal, estaduais e municipais. , portanto, um novo paradigma, regulado por premissas de padronizao e simplificao de procedimentos.
Carlos Sussumo Oda - Coordenador-Geral RFB

Em tempos de mudanas drsticas, os que iro possuir o futuro so aqueles que aprendem. Os cultos geralmente esto equipados para viver num mundo que j no existe
Eric Hoffer

QUEBRAR PARADIGMAS NUNCA FCIL!

Pense Fora da Caixa!

Pense Fora da Caixa!


O passado no serve para predizer o futuro. Algumas tecnologias exigem evoluo sequencial. Ao longo dos ltimos 18 anos, a nossa legislao mudou 220.000 vezes mais de 50 alteraes por dia til! e essas mudanas foram seguidas por aes contbeis sequenciais. um pouco como a evoluo do teclado.

Algum de vocs sabe por que o teclado QWERTY assim?

QWERTY

Contabilidade QWERTY

Ativo Passivo Receita Despesa ...

Contabilidade QWERTY
Se perguntssemos a pessoas comuns quais so os maiores ativos de uma empresa, o que eles responderiam? Intangveis (pessoas, conhecimento, marca etc.) Mas eles no esto descritos em nossos balanos! Porque aprendemos a lanar ativos e passivos com nossos avs e no houve movimentos suficientemente sincronizados para mudar isso at agora (j h iniciativas no sentido de mudar a legislao e passar a contabilizar os intangveis)

IFRS!!!

O SPED interrompe esse processo e d espao a novos paradigmas

como se todos tivssemos que aprender a escrever de novo

A coisa mais

Tecnologia e princpios
adquirido nas

indispensvel a um

O conhecimento universidades est mais de3 anos

homem reconhecer o uso que deve fazer do seu prprio conhecimento


Plato

obsoleto em pouco

Autor desconhecido

Recomendaes para a Implantao do SPED Fiscal

Recomendaes para a Implantao do SPED Fiscal


Mapeamento dos processos todos os processos fiscais devem ser mapeados, incluindo todas as reas envolvidas para a gerao de informaes fiscais (reas fiscal e tributria, faturamento, estoque, produo, logstica, TI, etc) e averiguar quais os processos sofrero alteraes em funo das novas informaes solicitadas. Mapeamento dos sistemas as empresas devem mapear os sistemas que utilizam para gerao de informaes fiscais e decidir qual (is) sistema(s) iro gerar as informaes para a EFD.

Recomendaes para a Implantao do SPED Fiscal


Mapeamento do parque tecnolgico as empresas devem mapear suas mquinas e averiguar se elas possuem capacidade suficiente para gerar e armazenar os arquivos de EFD. Capacitao dos profissionais e comunicao interna essencial que as empresas designem uma equipe especfica para cuidar do projeto de elaborao dos arquivos digitais. Isso ser determinante para o sucesso do projeto.

SPED FISCAL
Adequao de processos Controle de estoque Integrao com ERPs

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

Primeiro Passo: Nivelamento conceitual

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

As explicaes sobre o que NF NF-e, histrico do projeto NFNF-e, benefcios, legislao so muito importantes. RecomendaRecomenda-se, como primeiro passo, um nivelamento conceitual para diretores, gerentes e funcionrios chave de todas as reas envolvidas na implantao de NFNF-e na empresa. Participem de palestras, cursos e a leiam o material disponvel em sites. Tenham sempre em mente que no existe ningum que possa afirmar que sabe tudo sobre o SPED. SPED. O tema abrange conhecimentos multi multidisciplinares: disciplinares : contabilidade, direito, rea fiscal, tecnologia, gesto, entre outros. No possvel que algum domine todos esses conhecimentos no nvel de profundidade suficiente para falar eu sei tudo sobre o SPED!. Portanto, ter acesso a vises diferentes sobre o tema muito enriquecedor.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e


Segundo Passo: Encare a implantao de NFNF-e como um projeto de gesto e no apenas algo restrito a rea fiscal
Implantar NFNF-e em uma organizao , com certeza, um esforo temporrio e nico com objetivo de modificar processos em diversos departamentos. Dessa forma, encarar esse esforo como um projeto j um bom comeo. Alm disso, o sucesso de um projeto de NFNF-e pode ser medido atravs de diversas variveis: prazo, custo, retorno sobre investimento, payback. payback. Claro que isso s possvel ao considerar que possvel reduzir custos ou aumentar receitas com a implantao da NFNF-e.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e


Terceiro Passo: Descubra quem ser afetado pela NF NF-e e quais as suas expectativas.
O empresrio, em geral, est preocupado em manter a empresa lucrativa e competitiva com o menor custo possvel. Diretores, gerentes e funcionrios da empresa esto comprometidos com suas prprias metas: produo, vendas, atendimento, finanas, etc.

Mas como cada um deles afetado positivamente ou negativamente pela NFNF-e?

Terceiro Passo: Descubra quem ser afetado pela NFNF-e e quais as suas expectativas. Contabilidade: Procedimentos contbeis podero ser automatizados Contabilidade
atravs da escriturao eletrnica do arquivo eletrnico (XML) da NF-e.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

Fiscal: Processos fiscais permeam toda organizao, no esto mais


restritos a um departamento. isso mesmo. O risco fiscal nasce no cadastro do cliente e do produto e segue toda a cadeia de processos at o despacho da mercadoria. Alm, claro, do recebimento de insumos dos fornecedores.

Vendas: Cadastros de clientes passam a ter enorme importncia no


mundo da NF-e. Riscos fiscais e tecnolgicos podem impedir ou adiar operaes de vendas. Portanto o compromisso de participao das lideranas e funcionrios dessa rea imprescindvel.

Terceiro Passo: Descubra quem ser afetado pela NF NF-e e quais as suas expectativas. Compras: Cadastrado de fornecedores atualizados so essenciais. A
recepo de materiais comprados pode ser comprometidas por problemas com a documentao do fornecedor.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

Logstica: Tanto o despacho quanto a recepo de mercadorias


sofrem alteraes significativas nos procedimentos. Em alguns casos onde podemos perceber os maiores riscos e oportunidades de ganhos. Troca de documentos eletrnicos entre clientes e fornecedores.

Faturamento: Uma das reas mais crticas no caso de emisso de nfe. no faturamento que ocorre a hora da verdade. Cadastro de cliente, materiais, classificaes fiscais, enquadramentos tributrios, planos de contingncia, capacitao, suporte, so fatores que, caso no estejam bem resolvidos, podero adiar , impedir ou encarecer os processos de faturamento.

Terceiro Passo: Descubra quem ser afetado pela NF NF-e e quais as suas expectativas. Marketing: Um bom plano de comunicao pode minimizar problemas
e resistncias. Finanas: O sucesso financeiro do projeto pode ser mensurado pela reduo de custos decorrentes da melhoria e automao de processos e reduo de riscos e problemas. Tecnologia: Imprescindvel o comprometimento das reas tecnolgicas: infra-estrutura de equipamentos, sistemas e comunicao formam o alicerce do projeto. Produo: Em geral, so os principais responsveis pela manuteno dos cadastros de insumos, materiais e produtos. Auditoria: Tem por objetivo averiguar se o projeto foi implementado com eficcia e se est em conformidade com os objetivos empresariais, fiscais, contbeis.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

Quarto Passo: Analise e defina as questes fundamentais do projeto. Emisso centralizada ou distribuda? A emisso da NF-e, por
ser um processo digital, poder ser feita atravs de uma central de emisso ou distribuda pelas filiais. Essa anlise deve considerar custos, tecnologia, disponibilidade de pessoal, criticidade do processo, entre outros.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

Selecionar o software coerente com os requisitos e expectativas


dos envolvidos no projeto. Em se tratando de tecnologia, o que sobra prejudica, custa, complica e atrasa. Por outro lado, o que falta, tambm prejudica, custa, complica e atrasa. Assim, a deciso sobre comprar, alugar, desenvolver um software ou usar o gratuto das mais importantes.

Quarto Passo: Analise e defina as questes fundamentais do projeto. Estrutura da plataforma tecnolgica. tecnolgica Cada fator tecnolgico
deve ser analisado em funo das expectativas dos envolvidos no projeto e com o software selecionado: estrutura de servidores, Internet, protees contra invases e vrus, armazenamento de dados, impresso de documentos, Backup, polticas de segurana de acesso a dados e ao sistema, entre outros.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e

Tipo de Certificado Digital. Digital um requisito tecnolgico e jurdico


essencial para emisso de NF-e. Contudo, se voc deve usar do tipo A1 ou A3, e-CNPJ, e-NFe ou e-Servidor, depende do software escolhido e das polticas de segurana de sua empresa. No tente fazer economia nesse item. item Os riscos envolvidos so srios demais para qualquer tamanho de empresa.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e


Quinto Passo: Defina e implemente formas de contingncia. seguro morreu de velho
No descuide desse item. A nica certeza que tenho com relao tecnologia que ela falha, cedo ou tarde. Em geral, mais cedo que imaginvamos e na pior hora possvel. H trs formas bsicas de contingncia oficial: SCAN, Formulrios de Segurana e DPEC. Alm delas, recomendo fortemente que haja o planejamento de outras formas de contingncia: uso alternativo do software gratuto da SEFAZ/SP; uso de redundncias de conexes Internet, servidores e, at mesmo de centrais de emisso de NF-e.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e


Sexto Passo: No deixe para ltima hora.
Seja realista. As especificaes tcnicas e legais sobre a NF-e mudam em uma velocidade maior que voc pode imaginar. Problemas no previstos surgiro. Pode acreditar. Barrigar o projeto de NF-e acreditando em um adiamento do cronograma oficial ir comprometer alguma varivel: custo, prazo, escopo ou qualidade.

7 Passos Fundamentais para Implantao da NFNF-e


Stimo Passo: Melhore sempre. Evolua. A NF-e est evoluindo. J estamos vivenciando o piloto da NF-e de Segunda Gerao, onde as autoridades fiscais procuram rastrear os eventos do ciclo de vida do documento fiscal: sada, recebimento, devoluo, cancelamento, correo, importao, exportao, entre outros.

E ai esto preparados para esse desafio?


Lembrem-se: aquele que semeia pouco, tambm colher pouco. Aquele que semeia com fartura, tambm colher fartamente (2 Corntios 9:6)

REFLEXES....

Cassius Regis A. Coelho cassius@marpecontabilidade.com.br presidencia@crcpresidencia@crc -ce.org.br

Obrigado e que Deus Abenoe a todos

You might also like