You are on page 1of 7

BASES MORFOLOGICAS DA REPRODUAO. Continuao 1.Distintos tipos de tero. 1.1. tero simple. 1.2. tero bicornual. 1.3.

tero dividido ou bipartido. 1.4. tero duplo. 2. Variaes da anatomia dos rgos genitais. 2.1. rgos genitais da vaca. 2.2. rgos genitais da gua. 3. Situao intra-vital dos rgos genitais. OBJETIVO No final da aula os estudantes devem conhecer os diferentes tipos de tero de acordo o ponto de unio dos condutos de Muller. Que se conhea tambm como esto formados os rgos genitais e as variaes anatmicas nas diferentes espcies de animais domsticos. INTRODUAO Conhecer as estruturas dos rgos genitais das fmeas, constitu um aspecto de elemental importncia para o estudante de Medicina Veterinria. Como do vosso conhecimento os condutos de Muller participam no deslizamento que sofrem as crestas urogenitais e como consequncia disto cada conduto forma ao longo do seu curso trs regies fundamentais. 1. Una zona craneal ( trompas ). 2. Una zona media (corpo do tero). 3. Una zona caudal (colo uterino e vagina).

TERO SIMPLE As regies mdia e caudal dos condutos de Muller fusionam-se e determinam um tero piriforme, quase sem cornos, estes rgos rudimentais recebem o nome de trompas uterinas e a sua origem tem lugar na regio craneal dos condutos. Este tipo de tero prprio da mulher e dos primatas superiores. ANATOMIA O tero um rgo fibromuscular, mpar, oco, em forma de pra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade plvica. Recebe as tubas uterinas na regio mais

abaulada (craneal) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ngulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadas principalmente por fibras musculares lisas (miomtrio), sendo a parte interna revestida por mucosa (endomtrio) e a externa pelo peritneo (perimtrio). Este ltimo extremamente delgado, de tal maneira que a sua tonalidade avermelhada decorrente da visualizao, por transparncia, da sua musculatura.

O tero localiza-se sobre a vagina, entre a bexiga urinria e o reto. Na mulher jovem e nulpara, o mais frequente o tero inclinar-se parcialmente sobre a bexiga (anteversoflexo).

TERO BICORNUAL. O tero bicornual encuentra-se nos ruminantes e nos equinos, a fuso neste tipo de tero se produz aproximadamente na metade caudal da regio mdia e da regio caudal, isto origina um tero com dos cornos, um corpo e um pescoo(colo). Nos ruminantes apresenta-se um tabique interno, o qual reduz o corpo uterino prolonga os cornos; este tipo de tero denomina-se bicornual sub septo. Nos equinos no existe este tabique, pelo que denominado bicornual no sub septo.

TERO DIVIDIDO OU BIPARTIDO. Este tipo de tero apresenta-se na porca e nos carnvoros, neste, a fuso dos condutos de Muller se produzem na zona mas caudal, isto da lugar a cornos muito longos e um corpo uterino muito pequeno. TERO DUPLO. O tero duplo prprio dos roedores, esto apenas fusionados os condutos na sua regio caudal, pelo que apresentam dois cornos uterinos completamente separados, sem corpo, e com dois pescoos(colos) que desembocam separadamente numa vagina comum.

RESUMO PARCIAL. De acordo o lugar da unio dos condutos de Muller (zona craneal, media e caudal), origina-se os diferentes tipos de teros; assim temos o simples prprio da mulher, o bicornual da fmeas bovina e a gua, o tero dividido na porca e os carnvoros, e por ultimo o tero duplo nos roedores.

RGOS GENITAIS DA VACA. Ovrios. Os ovrios medem aproximadamente de 3-4 cm de longitude, de 2-3 cm de largura e de 1-2 cm de espessura, com forma ovide que varia com a existncia de folculos e dos corpos lteos. Os ovrios tm uma corteza, zona cortical, onde esto situados os folculo e uma zona medular, que contem os vasos sanguneos e os nervos. A maior parte da superfcie da glndula est cuberta de epitelio germinativo, o que lhe permite que a ovulao se produza em qualquer lugar da superfcie ovrica. OVIDUTOS Os ovidutos, trompas uterinas o trompas de Falpio, so pares de tubos flexuosos de 20-30 cm de longitude que se extendem desde as extremidades dos cornos at os ovrios. So os encarregados da captao do vulo atravs das fmbrias, da fecundao, e da conduo deste at ao tero. No se comunicam diretamente com os ovrios. Esto divididos em trs partes: 1. Infundibulo(Pabelln), extremo ovrico do oviduto constitudo pela reunio das fmbrias, que se alargam formando um funil, encarregado de captar el vulo. 2. Ampola tubarica, lugar onde se produz a fecundao.

3. Istmo, o mas longo e estreito dos trs segmentos, vai desde a ampola ao corno correspondente. tero O tero da vaca, como o da maioria dos animais domsticos, um rgo bicorne. No animal no gestante, esta situado normalmente a uns 25-40 cm por diante da abertura vulvar em posio anterior com respeito ao pescoo uterino. O corpo do tero tem 2-5 cm de longitude e um dimetro transversal de 9-12 cm.

PESCOO ou COLO UTERINO O pescoo uterino ou cervix um esfinter muscular situado entre o tero e a vagina, de forma cilndrica e paredes grossas, de 10-15 cm de longitude e de 3-5 cm de largura nas vacas. As vacas zeb e os seus mestios apresentam maior grossura do hipertrofia do tecido colgeno. pescoo pela

O conduto cervical mostra prominncias transversais entrelaadas chamadas anilhas, prominentes na vaca. Na sua abertura vaginal, na flor radiada, o conduto tem uma primeira anilha de Burdi de grande importncia no diagnostico da cervicites e da gestao. VAGINA. A vagina extende-se desde o pescoo do tero at o vestbulo, a traves da cavidade pelviana. No animal no gestante a vagina e o vestbulo vaginal juntos medem de 15-30 cm. Esto relacionados pela parte superior com o reto, ventralmente com a bexiga e a uretra, lateralmente com a parede pelviana. A parede vaginal delgada mas muito resistente e elstica, pelo que durante o parto, a dilatao da vagina joga um papel importante. Na parede ventral da vagina, entre as tnica muscular e mucosa, encontram-se geralmente os conduto de Gartner, vestgios de los condutos de Wolff. VULVA. chamado de vulva a parte posterior do aparelho genital feminino, compreende o vestbulo vaginal e os lbios vulvares. Dentro da comissura interior dos lbios vulvares se encontra uma pequena formao, o cltoris, homlogo embriolgico do penes, formado por dois corpo cavernoso erteis. Durante o acto da cpula, o cltoris capaz de experimentar certo grau de ereo. A cada lado do vestbulo vaginal, por fora e ligeiramente por detrs do orifcio uretral, encontram-se as desembocadura das glndulas vestibulares maiores o glndula de Barttholine.

IRRIGAO SANGUNEA. O aparelho genital esta irrigado pelas artrias ovricas, uterina e urogenital. Artria ovrica, pequena e nasce da face ventral da aorta. Corre pela parte anterior do ligamento longo do tero e vai irrigar o ovrio, posteriormente d uma rama uterina que se dirige ao borde concavo do corno uterino, e que irriga, anastomosando-se com la artria uterina. Artria uterina. Muito voluminosa, nasce da ilaca interna, de um tronco comum com a umbilical, descende sobre a parede lateral da plvis. Se distribui principalmente pelo corpo do tero. Artria urogenital. Artria uterina posterior, irriga a parte posterior do tero e emite ramas para a vagina a bexiga terminando com a constituio da artria do cltoris.

RGOS GENITAIS NAS OUTRAS ESPCIES. A estrutura do ovrio da gua caracterstica, uma vez que no apresenta uma zona cortical onde esteja presente os folculos; estes so distribudos pelo interior da glndula e fazem o percurso antes da ovulao at da fosa da ovulao, nico lugar onde podem fazer a ecloso, devido a espessura e a consistncia da capa albuginea que rodeia o resto do ovrio.

Outra caracterstica do ovrio da gua que, o corpo lteo no forma releve na superfcie do ovrio como sucede na vaca e na porca, encontra-se situado no interior da glndula. SITUAO INTRA VITAL DOS RGOS GENITAIS. O conhecimento da situao intra-vital dos rgos genitais da vaca e da gua, um elemento bsico e indispensvel para realizar o exame rectal. A possibilidade que brindam estas espcies, de poder palpar os seus rgos por via rectal e sem dvidas uma extraordinria vantagem de que dispe. Para o Mdico Veterinrio, isto constitui um mtodo prtico para o diagnstico certeiro da gestao, da actividade ovrica na luta contra as infertilidade e sub-fertilidades.

CONCLUSES. Segundo o ponto de unio dos condutos de Muller, originam-se os distintos tipos de tero nas femeas de deferentes espcies (tero simple, tero bicornual, tero dividido e tero duplo). Por outro lado, podemos conhecer a estrutura anatmica dos rgos genitais e a sua situao intra-vital nas diferentes espcies de animais domsticos, onde estudamos como padro os genitais da vaca.

Bibliografias Manual de reproduo de Brito Capallejas Manual de Reproduo Hafez e Hafez

You might also like