You are on page 1of 49

1

INTRODUO

O perfil de uma criana em sala de aula diz muito sobre o meio social em que est inserida. So muitas as queixas de educadores e da prpria famlia, de crianas que no conseguem assimilar aprendizagens, so quietos demais e arredios, ou simplesmente se fecham em seus mundos, deixando o adulto sem explicao para tal atitude. LEITE (2000); TASSONI (2000), afirmam que na rea educacional, a crena de que a aprendizagem social, mediada por elementos culturais, produz um novo olhar para as prticas pedaggicas. 1 Hoje, os professores esto preocupados em como ensinar seus contedos e despertar o interesse dos alunos. Partindo da idia da constituio da pessoa pensado por Wallon, onde a afetividade tema presente em suas obras e entendendo que algumas situaes presenciadas por pais em casa e educadores em sala de aula podem ter uma ligao afetiva que pode estar servindo de barreira prejudicando o seu desenvolvimento. Sabemos que a afetividade um tema complexo para os psiclogos, qui por educadores, porm importante ressaltar seus estudos na rea que pode ser tratada em sala de aula tambm: a literatura. Pois nela que se encontram a utilizao dos termos como afeto, emoo e sentimento. Pensando nessa premissa, vrios educadores utilizam estrias infantis a fim de prender a ateno dos alunos e tentar melhorar de uma forma inconsciente, as suas atitudes em sala de aula. Sendo assim, utilizam os contos de fadas como forma de acessar a mentalidade da criana em idade escolar. A contao de histrias est presente na vida do ser humano h milhares de anos. Desde o momento que os primeiros homens comearam a desenhar em cavernas a fim de mostrar aos membros de seus cls as suas

LEITE, Srgio Antnio da Silva Leite; TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade em sala de aula: As condies de ensino e a mediao do professor, p. 01.

faanhas durante a caada at os dias atuais quando a estria2 passada de uma pessoa a outra por meio de linguagem oral, escrita ou pela imagem. Silva afirma:
A arte de contar histrias uma prtica milenar que teve seu incio desde os primrdios da humanidade por meio da tradio oral, sendo intensificadas na Grcia Antiga e no Imprio rabe por meio das famosas histrias presentes na obra As mil e uma noites, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literrio, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginao atravs da construo de imagens interiores. Narrar uma historia ser sempre um exerccio de renovao da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginrio e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstncias de construir um final a maneira de cada 3 leitor/ouvinte.

A partir da construo do conceito de infncia, muitos estudos foram focados no desenvolvimento da criana. Profissionais de diversas reas, acreditando que na infncia onde se origina grande parte dos males sociais, neurolgicos e intelectuais do adulto, dedicaram seus estudos na infncia onde, segundo eles, ocorrem transformaes importantes na constituio da pessoa que vai influenciar toda sua vida. Sendo assim, o presente trabalho de pesquisa tem como foco principal os contos de fadas e indicar como os mesmos podem auxiliar uma criana com dificuldades de aprendizagem desencadeadas por problemas de afetividade. A monografia tentar explicar como o profissional da educao poder utilizar os contos de fadas para abordar a criana e ao mesmo tempo identificar a raiz da barreira que dificulta seu desenvolvimento emocional.

1. A FAMLIA 1.1 A FAMLIA E A FORMAO DA SOCIEDADE

Para explicar a influncia dos contos de fadas no desenvolvimento emocional da criana e sua utilizao como ferramenta por um profissional da

O termo estria refere-se a narrativas sem fundamentao cientfica. Exemplo dos contos. SILVA, Flavio Alves. Portal Literal. Disponvel em <http://www.portalliteral.com.br/artigos/contacaode-historias-e-desenvolvimento-da-crianc> acessado em dezembro de 2009.
3

educao, necessrio entender uma das razes de vrios problemas emocionais desencadeados pelas crianas, ou seja, seu primeiro meio social. Em consulta s vrias bibliografias relacionada ao assunto, entendemos que uma pessoa passa por diversos meios de convivncias durante toda a sua vida. Dentre esses meios, a famlia pode ser considerada a primeira instituio social para grande parte das crianas, seguida por casas de passagem, quando estas no tm a possibilidade de conhecer sua origem, ou quando so induzidas a conviver no ambiente devido a sua desestrutura familiar. Aps certa idade a criana comea a freqentar uma escola onde inicia seu desenvolvimento cognitivo e conhece outros meios sociais, se relacionando com eles e se desenvolvendo nos padres sociais designados a elas. Aprendendo cdigos de escrita e entendo seus deveres para viver de acordo com a conduta que seu meio social exige. Todas as sociedades possuem um sistema natural de seleo4, como algumas pessoas so diferentes biologicamente ou resultantes de um meio social problemtico, elas so rotuladas como possuidoras de algum tipo de problema que necessrio ser sanado pela sociedade que a abriga a fim de se tornar uma sociedade perfeita. Em cada sociedade existe uma criana que no consegue desenvolver plenamente sua capacidade intelectual pela falha da instituio que a abriga, seja ela a famlia, seja o meio social que entrar em contato. Para SARECENO (1988), GOLEMAN (1995) o primeiro meio social para grande parte das crianas em idade escolar a famlia. Ento, importante realizar um estudo sobre a famlia, sua histria e formao at chegar aos modelos familiares atuais onde seu ritmo de vida possa desencadear alguma dificuldade de comunicao entre a criana e o mundo externo, prejudicando seu desenvolvimento. Sabemos que existem vrios problemas que podem dificultar o aprendizado de uma criana que podem ser de origem neurolgica, biolgica, social e afetiva. Entretanto, o assunto de interesse desta pesquisa o que est ligado com o lado emocional da

A teoria da seleo de espcies de Darwin foi tomada como base dessa concluso. Para Darwin, a natureza do mais forte prevalecia sobre os mais fracos. Assim, muitos cientistas do mesmo perodo de Darwin, associaram suas teorias com a do famoso autor, lanando a idia de que os mais fracos sero sempre dominados pelos mais fortes na rea cultural, poltica, gentica e social.

criana. Sendo assim, procuramos estudar o primeiro meio social que a criana tem contato que a famlia. A constituio da famlia em sua forma mais primitiva tem seu incio com os cls, cujos membros possuam ligaes sanguneas ou por parentescos adquiridos por meio de casamento adotando os filhos do parceiro. Dependendo da cultura ou da situao o cl poderia ser regido tanto por um membro masculino, geralmente o homem mais antigo, sendo chamado de patriarca, ou poderia ser comandado por uma mulher, denominada matriarca. No inicio, esses cls preocupavam-se em produzir para seus membros, tendo, assim, muito tempo livre para diverso. Como afirma Cotrim (2004), O resto do tempo era preenchido com brincadeiras, festas, danas, cerimnias, rituais, refeies, banhos, etc. No decorrer dos tempos, os cls desenvolveram a agricultura, domesticaram animais e comearam a trocar seus excedentes com outros cls, alm de casar seus membros com os de outros cls por motivo comercial, para paz territorial ou por entender instintivamente que seus filhos poderiam ter algum problema fisiolgico pela proximidade parental5. Surgindo, ento, o primeiro sistema econmico e as primeiras civilizaes, onde Mesopotmia, Egito, Grcia e Roma difundiram regras, hbitos, costumes e conhecimentos para outros povos. Logicamente existiram os povos nmades a procura de terras para se fixar, a histria tem registros destes povos denominados pelas civilizaes de brbaros, por seus costumes serem to diferentes deles. O tipo de famlia, nas primeiras civilizaes, exceto a romana, seguia o modelo patrilinear, onde o homem ganha destaque. Cotrim exemplifica o modelo familiar nas primeiras civilizaes explicando a forma de vida dos gregos:
O chefe da famlia era o pai. Ele tinha absoluta autoridade sobre a mulher e os filhos. Podia, por exemplo, ajustar o casamento de um filho sem consult-lo sobre o assunto ao pai cabia administrar os bens de famlia e determinar as atividades dos escravos [...].

Freud, Sigmund. Totem e Tabu, Vol. XIII, p.26.

A regra era o marido passar o dia inteiro fora de casa. Enquanto a mulher era a verdadeira dona do lar, executando inmeras atividades, como dirigir o trabalho 6 domstico, vigiar os escravos, regular as despesas da famlia.

Cabia ao pai, tambm, o direito de vida ou morte de seu filho recm nascido, aceitando ou no como membro de sua famlia. Naquela poca, os pais matavam os filhos que tivessem algum problema de origem biolgica, por entender que eles no seriam motivos de orgulho em sua mocidade ou que eles no sobreviveriam devido sua condio.

1.2 A INFLUENCIA DA SOCIEDADE NA ESTRUTURA FAMILIAR

Nos sculos que sucederam, o papel de famlia foi se reformulando e se adaptando aos novos desafios da sociedade qual fazia parte. Nos perodos que se sucederam Antiguidade, analisamos a sociedade sob a perspectiva econmica feudal e a transio da mesma para o capitalismo. Pois foi na anlise econmica da sociedade europia que encontramos as significativas mudanas familiares. Sob o ponto de vista econmico feudal, vemos na Idade Mdia, por exemplo, o medo da populao decorrente da invaso brbara, motivo da decadncia do grande Imprio Romano do Ocidente. As pessoas foram obrigadas a ir para o interior, se submeter lei do senhor de terras e adequar sua vida para a agricultura. Essa atitude ocasionou a descentralizao do poder, antes nas mos dos reis gora para as mos dos senhores feudais. Estes, por sua vez, tinham um sistema de leis prprias que submetiam seus servos. Os servos, em troca de proteo teriam que trabalhar nas terras de seus senhores e oferecer morada quando fosse poca de caa, at ceder uma filha ou sua mulher para que se pudesse deitar com elas. Nessa poca a posio social era hereditria e fechada, ou seja, nascia servo, morria servo.

COTRIM, Gilberto. Histria Geral, p 34.

A Igreja Catlica era a maior proprietria de terras na Europa Ocidental. Segundo Cotrim, a igreja estava diretamente interessada na manuteno das relaes servis, pregava que a existncia de senhores e servos era absolutamente normal em uma sociedade crist e que os servos deveriam obedecer aos seus senhores. 7 Com o tempo, algumas famlias agricultoras foram produzindo excedentes e desenvolvendo o sistema de trocas. Surgiram-se os burgos e os

burgueses cujo sistema econmico enfraqueceu o poder dos senhores feudais e restituiu o poder aos monarcas. Entretanto, essa mudana na sociedade no ocorreu bruscamente, mas depois de muitas revoltas camponesas e resistncia dos senhores feudais. Devido s crises econmicas resultantes da escassez de terras cultivveis, peste negra que dizimou parte da populao europia, a Europa viu a necessidade de expandir seus mercados. Agora o sistema de trocas no estava mais satisfazendo a sociedade burguesa, assim foi criado o sistema do dinheiro. Nessa poca, no era quem tinha terras que era poderoso e sim quem tinha dinheiro. Beruti apud Conte afirma:
O aparecimento da renda em dinheiro na economia feudal como elemento que precipita a crise do sistema feudal, sem, no entanto cri-la. Preocupa-se, em seguida, em identificar o verdadeiro motor da evoluo da sociedade feudal para uma organizao capitalista de produo,enfatizando,sobretudo,a superexplorao feudal e a luta de classes dos camponeses como responsvel pela segregao do 8 feudalismo clssico.

Cotrim afirma que o desenvolvimento do capitalismo foi impulsionado pela expanso martimo comercial na Europa, nos sculos XV e XVI. Dessa expanso resultaram o descobrimento de novas rotas de comrcio para o Oriente e a conquista e colonizao da Amrica. 9 Portugal foi o primeiro pas europeu a se lanar nas expedies martimas no sculo XV. Seguido por Espanha no final do mesmo sculo. Ambos os
7

COTRIM, Gilberto. Histria Geral, p. 36. BERUTTI, Flvio. Histria Moderna atravs de textos. p.25. 9 COTRIM, Gilberto. Histria Geral, p. 45.
8

pases com objetivo comum de chegar s ndias em busca de produtos para comercializar. Com as expedies em buscas de rotas alternativas para chegar s ndias, Portugal acaba por aportar no Brasil. E uma carta destinada ao rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha descreve o Brasil de terras frteis e guas abundantes que abriga pessoas que necessitam ser convertidas ao cristianismo. Com o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, qual dividia o continente americano em dois, Portugal resolveu colonizar o Brasil, temendo os avanos dos espanhis pelo oeste, sentido leste. A princpio, a inteno econmica portuguesa no Brasil foi a extrao do Pau Brasil e, para isso utilizaram a fora de trabalho indgena que, por diversas vezes fugia de suas funes mata adentro. Os ndios no costumavam trabalhar mais do que o necessrio por sua sobrevivncia motivo de sua fuga por um territrio que conheciam to bem. Para Fausto (2003):
Os grupos tupis praticavam caa, a pesca, a coleta de frutas e a agricultura, mas seria engano pensar que estivesse intuitivamente preocupado em preservar ou restabelecer o equilbrio ecolgico das reas por eles ocupadas. Quando ocorria uma relativa exausto de alimentos nessas reas, migravam temporria ou definitivamente 10 para outras.

O hbito da mulher indgena encantava os europeus que aportaram no Brasil. Destes encantamentos, iniciou a miscigenao do povo brasileiro: mostra, at hoje, sua presena silenciosa na formao da sociedade brasileira. Afirma Fausto. Sobre a miscigenao indgena brasileira, Freyre, explica:
A transigncia com o elemento nativo se impunha poltica de colonial portuguesa: as circunstancias facilitaram-na. A luxria dos indivduos, soltos sem famlia, no meio da indiada nua, vinha servir a poderosas razes de Estado no sentido de rpido povoamento mestio da nova terra. E o certo que sobre a mulher gentia fundou-se e desenvolveu-se atravs dos sculos XVI e XVII o grosso da sociedade colonial, em um largo e profundo mestiamento, que a interferncia dos padres da Companhia

10

FAUSTO, Boris. Histria do Brasil, p 38.

salvou de resolver-se todo em libertinagem para em grande parte regularizar-se em 11 casamento cristo.

Em 1808, com a chegada da famlia real no Brasil, fugindo das guerras napolenicas. O rei D. Joo VI, v na colnia a possibilidade de atividades mercantis. Uma vez que a famlia real situada na colnia, deixaria o Brasil livre do Pacto Colonial.12 Com a fuga da famlia real para o Brasil, a elite burguesa de Portugal tomou o poder e estabeleceu o regime de monarquia constitucional, em 1820. Forando o rei D. Joo VI a voltar para Portugal. O novo governo Portugus tentou restaurar o pacto colonial, porm os colonos reagiram. Fazendo com que o jovem rei D. Pedro, filho de D. Joo VI, que havia ficado no Brasil, assumisse a coroa, proclamando a independncia do Brasil em 1820. Com a nova economia mercantil qual operava o capitalismo, o novo sistema comercial que comeou a dar lucros foi o trfico de escravos. Assim, o portugus deixou de lado o trabalho indgena e adotou a escravido. Segundo Fausto, os colonizadores tinham conhecimento das

habilidades dos negros, sobretudo por sua rentvel utilizao na atividade aucareira das ilhas do Atlntico. Muitos escravos provinham de culturas em que trabalhos com o ferro e a criao de gado eram usuais. O negro era considerado uma fonte de renda para os senhores de engenho, pois alm da sua resistncia no trabalho braal superior indgena, tambm sua mo de obra compensava ao europeu o dinheiro gasto na sua aquisio. Assim como o ndio, o negro tambm ofereceu resistncia aos seus patres. Dessa resistncia surgiram grandes histrias que marcaram a cultura brasileira. Cotrim (2003) afirma:
De vrias maneiras, os negros procuravam reagir contra a violncia da escravido. Algumas escravas procuravam abortar os filhos em gestao, para que eles no viessem a sofrer o que elas padeciam. Outros escravos fugiam em busca de
11 12

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, p.161. Pacto Colonial assegurava o comercio da colnia somente com a metrpole.

liberdade e fundavam comunidades para se protegerem dos capites - do mato, 13 homens violentos que perseguiam e capturavam os escravos.

mulher negra destacou-se

na

sociedade

colonial por sua

sexualidade, como destaca Freyre:


Na ternura, na mmica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na msica, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que expresso sincera de vida, trazemos quase todos, a marca da influncia negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela prpria amolengando na mo o bolo de comida. Da negra velha que os contou as primeiras histrias de bico e mal assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho de p de uma coceira to boa. Da que nos iniciou no amor fsico e nos transmitiu, ao ranger da cama de vento, a primeira sensao completa de homem. Do 14 moleque que foi nosso primeiro companheiro de brinquedo.

A sociedade brasileira tinha as caractersticas de uma sociedade patriarcal, como afirma Freyre:
Tambm caracterstico do regime patriarcal o homem fazer da mulher uma criatura to diferente dele quanto o possvel. Ele, o sexo forte, ela o fraco; ele o sexo nobre, ela o belo. Mas a beleza que se quer da mulher, dentro do sistema patriarcal, uma beleza meio mrbida. A menina de tipo franzino, quase doente. Ou ento a senhora gorda, mole, caseira, maternal, coxas e ndegas largas. Nada do tipo vigoroso e gil de moa, aproximando-se da figura de rapaz. O mximo de diferenciao de tipo e de trajo 15 entre os dois sexos.

A viso da mulher europia no muito animadora. Talvez o papel designado a ela pela sociedade vigente a tivesse colocado em segundo plano com o esteretipo de mulher indgena e o da negra. Personagens que muito povoaram a histria da sociedade brasileira. Atravs deste esteretipo feminino a extrema diferenciao e especializao do sexo feminino em belo sexo e sexo frgil, fez da mulher de senhor de engenho e de fazenda e mesmo da Iai de sobrado, no Brasil, um ser artificial, mrbido. Uma doente, deformada no corpo para ser a serva do homem e a boneca de carne do marido. Quando a Revoluo Industrial do sculo XVIII surgiu uma nova classe social de trabalhadores na Europa: classe dos proletariados.
13 14

COTRIM, Gilberto. Histria Geral, p. 23. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, p 367. 15 FREYRE, Gilberto. Sobrados & Mucambos, p207.

10

Com o sistema de salrios mnimos e jornadas extenuantes de trabalho, onde adulto e crianas labutavam em troca de pagamento, surge o novo sistema capitalista. Os negros j no eram to lucrativos se cativos, pois a Inglaterra apertava a elite brasileira em extinguir o trfico negreiro. Entretanto, a elite no extinguiu de imediato devido ao ciclo econmico do caf, eles usavam da mo de obra escrava para a produo do caf. Essa afirmao histrica contada por Fausto em sua obra, qual enfatiza uma frase comum nos crculos dominantes da primeira metade do sculo XIX: O Brasil o caf e o caf o negro.
16

Parafraseando com Fausto, essa no era uma idia totalmente verdadeira. No Brasil no existia s o cultivo de caf, como tambm no s existira o cultivo do acar. Porm, a realidade que movimentava a economia cafeeira nesse perodo era a expanso do trafico de escravos devido necessidade nas lavouras de caf. Em setembro de 1850, o projeto de lei que proibia o comrcio de escravos proposto pelo ento ministro da justia Eusbio de Queirs, comeou a valer. Fausto explica que dados do perodo informam que a entrada de escravo no pas caiu de cerca de 50 mil cativos, em 149, para menos de 23 mil, em 1850 e em torno de 3300, em 1851, desaparecendo praticamente a partir da.17 Com a escravido se tornando crime, os grandes produtores de caf sentiram a necessidade de contratar mo de obra europia, e assim comeou a imigrao no territrio brasileiro. Darcy Ribeiro, em sua obra intitulada povo brasileiro d nfase formao do brasileiro a partir dos ciclos econmicos, quais foram descritos, de forma sintetizada a fim de explicar a miscigenao brasileira desde os tempos da colnia portuguesa at os dias atuais. A cada mudana da sociedade brasileira, cada nova tecnologia incorporada e novas posies no campo econmico, poltico e social, o brasileiro foi mudando para se adequar s novas condies de vida.

16 17

FAUSTO, Boris. Histria do Brasil, p. 192. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil, p. 195.

11

Com esse pensamento, a famlia mudou substancialmente, passando do modelo patrilinear e grande para os tipos mais conhecidos atualmente. A Ditadura militar foi o perodo que mais marcou a sociedade, pois durante esse perodo muitas pessoas, armadas com conhecimentos, comearam a questionar a participao do povo na construo de um pas melhor, mais aberto. Vrios movimentos sociais apontaram na ditadura, auxiliando na mudana de opinio do povo, dentre eles, o movimento Hippie. Sousa aponta:
Na dcada de 1960, a cultura jovem ganhou uma visvel repercusso por meio de diferentes manifestaes polticas e artsticas. Em vrias situaes, vemos que a sociedade de consumo alvo do protesto de jovens estudantes engajados. Um pouco antes desse perodo, o movimento beatnik, nos EUA, j trilhava uma srie de crticas que ia contra os padres da sociedade industrial. Logo em seguida, os hippies apareciam como defensores de um modelo de vida alternativo. Em muitas situaes, os jovens atrelados a esse movimento criticavam os padres morais de um tempo em que as guerras ceifavam a vida de milhares de inocentes. No por acaso, o pacifismo do movimento hippie comungava com a defesa de uma nova sociedade, de outros padres que pudessem alcanar uma sonhada harmonia de grande amplitude. Apesar de visivelmente pretensiosos, muitos jovens saram do conforto do seu lar para viverem em sociedades dotadas de outros valores e 18 anseios.

O ponto culminante desse movimento foi quando muitas pessoas se reuniram em uma fazenda na cidade de Nova York para curtir msica folk e rock, usar drogas, principalmente a maconha, nadar nu e fazer sexo em barracas. O clima libertrio do vento virou smbolo da cultura hippie e da gerao "Paz e Amor".19 As mulheres comearam a trabalhar para auxiliar nas finanas em casa. Assim sendo, os modelos familiares vo sofrendo profundas modificaes. Com a chegada de novas tecnologias, graas globalizao 20, a famlia brasileira, antes restringida aos modelos de sua sociedade, passa a conhecer outros modelos, criar outras conscincias, outras morais e formar outros conceitos de famlia. Tabus

18

SOUSA, Rainer. Portal Brasil Escola. Disponvel em <http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/reflexos-cultura-hippie-no-brasil.htm> acessado em abril de 2010. 19 SALATIEL, Jos Renato. Festival de Woodstock Marco da contracultura faz 40 anos. . UOL Educao. Disponvel em <http://educacao.uol.com.br/atualidades/festival-woodstock.jhtm> acessado em novembro de 2009. 20 A globalizao pode ser definida, segundo o dicionrio Houaiss, como processo pelo qual a vida social e cultural nos diversos pases do mundo cada vez mais afetada por influncias internacionais em razo de injunes polticas e econmicas.

12

so quebrados e outros levantados. Como o reconhecimento da mulher na sociedade atual. Tiba destaca:
O machismo, que se apoiava na subservincia da mulher cada vez mais cai por terra medida que a mulher vai se integrando globalizao e mulherizao. Nos Estados Unidos, de 1950 para c, a empregabilidade do homem caiu de 70% para 52%, e a mulher subiu de 30% para 48%. No h como o homem no aceitar a superior capacitao das mulheres, porque elas estudam mais anos, tem mais diplomas e mais ttulos de mestrado e doutorado. O nmero de mulheres chefes de famlia aumentou 8 vezes entre 1995 e 2005, estando 28% dos lares brasileiros 21 providos pelas mulheres.

A mulher tem seu papel destacado pela habilidade de cuidar dos filhos e trabalhar para ajudar nas finanas do lar. Ela passou a ser colaboradora, chegando a uma posio mais igualitria em relao ao homem. O homem, por sua vez, em muitas famlias, desempregado, passa a desempenhar o papel domstico. A utopia dos papis est na representao feliz dessas famlias. Porm o que se nota no muito animador em relao a elas. O homem desempregado se v impossibilitado de sustentar a famlia, se entregando a vcios e no dispensando seus cuidados em relao aos filhos. A me, por trabalhar demais, no consegue acompanhar o

desenvolvimento dos filhos, relegando a terceiros sua educao. H tambm outros esteretipos familiares quais os papis de me e pai, so incumbidos a uma pessoa apenas, ou a vrias Tiba acredita que:
Quanto mais deparamos com os problemas das crianas e adolescentes, mais recorremos famlia. Fica cada vez mais claro que aprendemos nosso lugar no mundo de acordo com o lugar que assumimos e que nos dado dentro da famlia. A famlia tem ento um enorme poder para o bem como para o mal. Quando vivemos a Cidadania Familiar, colocamos no mundo seres humanos com potencial transformador da dura realidade que vivemos, tanto social quanto ecolgica. Quando os criamos egostas, individualistas, sem ticas e valores, estamos alimentando essa 22 doena social que vemos no s no Brasil, mas no mundo todo.

Mandelbaum entende que a famlia se transforma continuamente durante a histria para acompanhar as alteraes sociais, econmicas e culturais.
21 22

TIBA, Iami. Quem ama, Educa p.58. TIBA, Iami. Quem ama, Educa p.221.

13

Muitos fatores afetam sua configurao, a forma de seus membros se relacionarem e seu modo de ser e de educar os filhos.23 So as famlias nas suas mais variadas formas que fazem parte da sociedade brasileira. E nesse contexto histrico do sculo XXI que os profissionais da educao trabalham a fim de entender e direcionar o desenvolvimento da criana.

2. A CRIANA 2.1 A HISTRIA DA CRIANA

A viso de criana que temos hoje resultado de observaes e pesquisas dos mais diversos profissionais que se interessaram pelo assunto desde a Idade Mdia at os dias atuais. A diferena entre a Idade Medieval e a Contempornea exatamente a viso sobre a criana. At o sculo XII, a criana era ignorada pela sociedade europia. Sendo assim, os artistas da poca no viam necessidade de serem fiis aos traos infantis. Aris (1989) explica que:
Uma miniatura otoniana do sculo XI nos d uma idia impress ionante da deformao que o artista impunha, ento aos corpos das crianas, num sentido que nos parece muito distante de nosso sentimento e de nossa viso. O tema cena do Evangelho em que Jesus pede que se deixe vir a ele as criancinhas, sendo o texto latino claro: parvuli. Ora, o miniaturista agrupou em torno de Jesus oito verdadeiros homens, sem nenhuma das caractersticas da infncia: eles foram simplesmente 24 reproduzidos em escala menor.

As crianas vo ganhar destaque a partir do sculo XVI, devido ao retrato de uma criana morta, qual Aris afirma que marcou, portanto um momento muito importante na histria dos sentimentos.

23 24

MANDELBAUM, Belinda. Revista Nova Escola. N 234. Ed. Agosto. 2010. ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia, p.17.

14

Ainda no sculo XVI, alguns pintores se destacaram ao retratar a infncia. Dentre eles destacam-se, Rubens, Van Dyck, Franz Hals, Le Nain, Philippe de Champaigne Largillire. A infncia, na Idade Mdia era bem curta. Desde o nascimento aos 7 anos de idade, quando saia dos cueiros para passar um tempo com seus tutores a fim de aprender algum ofcio. Aos sete anos de idade, o jovem j vestia roupas de adultos e comeava a freqentar outros ambientes. Existem vrios registros dos tempos medievais que falam sobre a idade do europeu25, dentre eles, Aris(1989), destaca a obra Le Grand Propritaire de toutes choses qual explica que as idades desse perodo correspondem aos planetas em sete nmeros.
A primeira idade a infncia que planta os dentes, e essa idade comea quando a criana nasce e dura at os sete anos, e nessa idade aquilo que nasce chamado de enfant (criana), que quer dizer no falante, pois nessa idade a pessoa ainda no pode falar bem nem formar perfeitamente suas palavras, pois ainda no tem seus dentes bem ordenados nem firmes, como dizem Isidoro e Constantino. Aps a infncia, vem a segunda idade, chamada de pueritia (...) e essa idade dura at os 14 anos. Depois segue a terceira idade, que chamada de adolescncia, que termina, segundo Constantino em seu vitico, no vigsimo primeiro ano, mas segundo Isidoro, dura at os 28 anos...e pode se estender at os 30 ou 35 anos. Essa idade 26 chamada de adolescncia porque a pessoa bastante grande para procriar.

Em meados do sculo XVII o pensamento burgus vem para afirmar que a infncia dura enquanto o individuo for dependente. Seja a criana burguesa, dependente fisicamente. Seja um servo, dependente financeiramente. Aris (2006) afirma que um petit garon (menino pequenino) no era necessariamente uma criana, e sim um jovem servidor (da mesma forma hoje, um patro ou um contramestre diro de um operrio de 20 a 25 anos: um bom menino, ou esse menino no vale nada). Sendo assim, o conceito de infncia da poca nada tem a ver com os fatores biolgicos, como afirmam os estudiosos da educao desse sculo. Mas sim com fatores relacionados dependncia.
25

A pesquisa parte de costumes europeus por causa de suas influencias nos costumes brasileiros, parte devido sua colonizao. 26 ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia, p.6.

15

Do sculo XVI at os dias atuais, muito se sabe sobre criana e seu desenvolvimento. Aris afirma que Nosso sentimento contemporneo da infncia caracteriza-se por uma associao da infncia ao primitivismo e ao irracionalismo o pr - logismo. Essa idia surgiu com Rousseau, mas pertence historia do sculo XX. H apenas pouco tempo ela passou das teorias dos psiclogos, pedagogos,psiquiatras e psicanalistas para o senso comum.27 Com novos estudos destinados infncia, muito se foi descobrindo sobre seu desenvolvimento. Cada pesquisador foi trabalhando em teorias para explicar o desenvolvimento humano. Os mais famosos foram Piaget (1896-1980), Freud (18561939), Vigotsky (1896-1934), Erik Erikson (1904-1994) e Wallon (1879-1962), qual atribui o desenvolvimento humano relacionado afetividade, objeto essencial presente pesquisa, destacado mais adiante.

2.2 O DESENVOLVIMENTO DA CRIANA, SEGUNDO WALLON

Para pesquisadores e educadores, tais como WAGNER (1999); ALVES (2004); DELFINO (2005); DESSEN & POLONIA (2007); PRATTA & SANTOS (2007), o primeiro contato da criana com o mundo externo feito atravs da famlia. A famlia vai servir como a primeira ponte de comunicao entre a criana e o meio externo, mostrando para a criana o mundo atravs de sua viso dentro de sua cultura. Com as mudanas na sociedade devido s evolues tcnica cientficas, polticas e sociais, a configurao familiar tambm modificou e se apresenta no sculo XXI com suas inmeras facetas. Desde o modelo pai, me e filhos para os mais recentes que seria a ausncia de um dos pais ou dos dois, crianas criadas por avs ou outros tutores, filhos de pais ou mes solteiros, filhos de casais homossexuais, entre outras situaes.
27

ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia, p.91.

16

Com modelos familiares to variados, as crianas sero os transmissores desse meio. E por que no dizer que so o termmetro do seu meio? Demonstrando, atravs de seu comportamento, um xito ou uma falha familiar. Sabe-se que O ambiente familiar pode influenciar na maneira em que a criana v o mundo. Tanto no aspecto positivo como negativo, podendo dificultar o processo de aprendizagem. Nesse aspecto explica Aranha:
A dificuldade em aprender pode ter tanto uma origem orgnica do tipo intelectual e cognitiva, quanto emocional o que envolve a estrutura familiar e suas relaes sociais. Entretanto o que se percebe na prtica a existncia de ambos os fatores tornando a situao complexa. Pode-se observar neste caso o papel dos mitos familiares que influenciam a construo de uma realidade irreal desejada para a 28 continuao da histria familiar.

Para Wallon, as emoes tm papel importante na constituio da pessoa, pois atravs delas que a criana exterioriza seus desejos e suas vontades. E sobre a teoria walloniana que ser explicada abaixo.
Buscando compreender o psiquismo humano, Wallon volta sua ateno para a criana, pois atravs dela possvel ter acesso gnese dos processos psquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criana nos vrios campos de sua atividade e nos vrios momentos de sua evoluo psquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domnios afetivo, cognitivo e moto,procurado mostrar quais so, nas diferentes etapas, os vnculos entre cada campo e suas implicaes com o 29 todo representado pela personalidade.

Henri Wallon foi um mdico Frances que nasceu em Paris em 1879 e atuou na profisso entre 1914 e 1918, perodo que ocorreu a Primeira Guerra Mundial, ajudando no cuidado de pessoas com distrbios psiquitricos. Construiu uma teoria em que o conhecimento estava interligado com outros fatores que constituem a pessoa. Assim, trabalhou na teoria do ser completo, onde os elementos motores, afetivos e cognitivos, denominados de elementos funcionais se

28 29

GALVO, Izabel. Disponvel em http://www.icc-br.org/art/a168.pdf. Acessado em abril de 2010. GALVO, Izabel. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil, p.8.

17

apresentariam em cada etapa do desenvolvimento da pessoa com uma responsabilidade em seu desenvolvimento. Pensando na criana como ferramenta de estudo de sua teoria, passou sua vida estudando a infncia e o caminho da inteligncia da criana. Na teoria do ser completo, Wallon apresenta esses domnios funcionais atravs de estgios de desenvolvimento que so: Impulsivo emocional sensrio motor, personalismo e categorial, puberdade, adolescncia, adulto. No estgio impulsivo - emocional que compreende o primeiro ano de vida, onde a afetividade orienta as demais reaes do beb s pessoas. Sensrio motor e projetivo que vai de um1 ano aos trs anos de idade. Nesse perodo, a criana comea a marchar, manipula objetos e explora espaos. No personalismo, que compreende a idade dos 3 e se estende aos 6 anos, a criana comea a construir conscincia de si diante as interaes com seu meio. Dos sete aos doze anos de idade, a criana est no estgio categorial. Nessa fase, ela se interessa pelo conhecimento e conquista do mundo exterior e sua sociabilidade ampliada. A partir dos doze anos de idade, acontecem as transformaes fisiolgicas e psicolgicas, o afetivo preponderante. Para a pedagoga da Universidade de So Paulo Izabel Galvo, a afetividade um dos principais elementos do desenvolvimento humano. Para Wallon, as emoes necessitam da organizao dos espaos para se manifestarem. A afetividade um domnio funcional cujo desenvolvimento depende do fator orgnico e social. No decorrer do desenvolvimento da pessoa esses fatores se modificam quanto s formas de expresso. Na criana recm nascida a afetividade se inicia como fator orgnico e, medida que ela vai interagindo com o meio, passa a ser influenciada pelo meio social. Sobre a teoria walloniana, Galvo (1997) resume:
De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criana nos vrios campos de sua atividade e nos vrios momentos de sua evoluo psquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domnios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar

18

quais so, nas diferentes etapas, os vnculos entre cada campo e suas implicaes com o todo representado pela personalidade. Considerando que o sujeito constri-se nas suas interaes com o meio, Wallon prope o estudo contextualizado das condutas infantis, buscando compreender, em cada fase do desenvolvimento, o sistema de relaes estabelecidas entre a criana e 30 seu ambiente.

Assim como Wallon, a pesquisa focou no desenvolvimento da criana para entender seu desenvolvimento. Porm, tomando as palavras de Galvo onde diz que para a compreenso do desenvolvimento infantil no bastam os dados fornecidos pela psicologia gentica, preciso recorrer a dados provenientes de outros campos de conhecimento. Neurologia, psicopatologia, antropologia e a psicologia animal foram os campos de comparao privilegiados de Wallon. 31 Sabendo que o meio social da criana complexo, medida que ela vai estabelecendo relaes sociais e, conseqentemente, aprendendo com seu meio, a presente pesquisa faz um recorte para a primeira instituio que a criana tem contato, qual serve de elo entre o mundo externo e a criana. Essa instituio, como foi dita anteriormente, pode ser as varias configuraes de famlias quais conhecemos hoje. Todas influenciando nos domnios funcionais da criana, seja de maneira cultural, seja de maneira estrutural. Exemplo de dificuldades culturais seria a adaptao da criana de uma determinada cultura, dentro de um meio social de outra cultura. Como exemplo e sem se aprofundar no tema, tomemos como exemplo, as crianas haitianas que devido tragdia que passaram por causa do terremoto, foram viver com famlias estrangeiras, tendo que assimilar hbitos e costumes diferentes do que lhes eram apresentados at o momento por seu meio. Em teoria, devido a tragdia que passaram, perdendo parentes e amigos, somados as famlias de culturas diferentes, elas tero dificuldades em se relacionar, devido ao trauma afetivo que sofreram e, tendo dificuldade em se relacionar, tambm atrasaro seu desenvolvimento intelectual. Outros exemplos de crianas com problemas afetivos so as que vivem nas chamadas situaes de riscos. Sobre esse assunto, Bandeira explica que:

30 31

GALVO, Izabel. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil, p.11. GALVO, Izabel. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil, p.23.

19

Uma criana considerada em situao de risco quando seu desenvolvimento no ocorre de acordo com o esperado para sua faixa etria de acordo com os parmetros de sua cultura. Podendo este ser de aspecto fsico (doenas genticas ou adquiridas, prematuridade, problemas de nutrio, entre outros), social (exposio ambiente 32 violento, drogas) ou psicolgico (efeitos de abuso, negligncia ou explorao).

O que a pesquisa tenta demonstrar como a afetividade pode influenciar no desenvolvimento da pessoa. Sabendo que os elementos funcionais, quais se dedicou Wallon em sua pesquisa, sero sempre interligados, entende-se que se um deles est com problemas, o desenvolvimento da pessoa no completo. Com base nessas informaes e focando no desenvolvimento da afetividade, a pesquisa buscou um trabalho alternativo para ser usado como ferramenta do educador e para quem interessar no auxilio criana com dificuldades na rea afetiva, oferecendo solues para que ela consiga superar uma barreira emocional para seguir suas etapas de desenvolvimento. Surge, assim, a necessidade de se utilizar os contos de fadas como alternativas pedaggicas no desenvolvimento da afetividade em crianas, sem limite etrio.

3. OS CONTOS INFANTIS 3.1 DA HISTRIA ORAL HISTRIA IMPRESSA

As histrias existem desde que os seres humanos comearam a desenvolver suas habilidades intelectuais, criando a linguagem. Atribuem-se as primeiras contaes de estrias aos ditos homens das Cavernas quando contavam aos membros de seus cls, atravs de desenhos esculpidos em cavernas, seus feitos durante uma caada.

32

BANDEIRA, D. R. apud HUTZ, C. e KOLLER, S. H. Resilincia e vulnerabilidade em crianas em situao de risco. Coletneas da ANPEPP,p 82.

20

A necessidade de criar um sistema de signos surgiu nas civilizaes antigas, como os povos da Mesopotmia33, os sumrios, inventaram a escrita cuneiforme34 que por volta de 3000 a.C., passou a ser utilizada para o registro de textos religiosos, literrios e jurdicos. A cultura desses povos foi marcada pela crena em vrios deuses. Esses povos acreditavam em astrologia e na influencia dos astros na vida das pessoas. Por esse motivo, a sua literatura era baseada em magia e imortalidade. Sua principal obra era Epopia de Gilgamesh, registrada em escrita cuneiforme. 35 Assim como os mesopotamios, os egpcios tambm criaram seu sistema de escrita: os hierglifos que eram um tipo de papel, onde registravam seus conhecimentos. Os persas tambm contriburam com os registros no mbito religioso, com princpios encontrados no cristianismo, no judasmo e no islamismo, como as idias de juzo final, ressurreio dos mortos, salvao no Cu e condenao do inferno. Os gregos se destacaram em vrias reas, difundindo sua cultura em diversas partes do mundo. Alm disso, difundiram seus gneros literrios (lrica, epopia e drama), dos quais deriva o romance, a novela, o ensaio, a biografia etc.
36

A literatura desses povos antigos era sobre heris e seus feitos sobre humanos. Suas estrias eram recheadas de criaturas msticas, metades deuses, metades humanos que povoavam vrias estrias de amor, guerra e perdio. O heri mais famoso na Antiguidade foi o semideus grego Hrcules.
Hrcules ou Hracles um dos principais heris da mitologia grega, filho de Zeus e da princesa Alcmena. Hera, mulher de Zeus, tinha cime de Alcmena e odiava Hrcules. Quando Hercules casou-se com Mgara, uma princesa tebana, Hera fez com que ele enlouquecesse e pusesse fogo em sua casa, matando sua mulher e seus filhos.

33

a regio do Oriente Mdio, situada entre os rios Tigre e Eufrates. Foi o bero das primeiras civilizaes. 34 Escrita feita em argila mole, com um estilete em forma de cunha. 35 Cotrim, Gilberto. Histria Geral, p28 36 Cotrim, Gilberto. Histria Geral, p56

21

Quando Hrcules recuperou a razo, procuro o auxlio do orculo de Delfos.o orculo 37 disse que deveria servir durante 12 anos a seu primo Eristeu, rei dos Argos.

Nesses doze trabalhos, Hrcules se viu tendo que matar um leo, cuja pele usou como armadura. Matou, tambm, a Hidra de Lerna, cujo veneno foi utilizado por ele para tornar sua flechas venenosas; Capturou o javali de Erimanto, a corsa dos chifres de ouro e cascos de bronze, da cidade de Cerinia. Espantou as aves do lago de Estinafale; Limpou os estbulos do rei de Augias em um s dia, desviando o curso de dois rios para passarem por dentro da propriedade a fim de realizar o trabalho; Capturou o touro selvagem do rei Minos. Matou o rei Diomedes da Tracia e deu sua carne para os cavalos do rei que eram devoradores de homens; Obteve o cinto de Hipolita, rainha das Amazona. Foi buscar o gado de um monstro chamado Gerio, que vivia no estreito de Gibraltar. Pegou as maas de ouro do jardim das Hesprides e levou pra Euristeu. E, por ltimo, capturou o co de trs cabeas que guardava as portas dos infernos, chamado de Crbero e o levou presena de Euristeu.38 Todas as cidades antigas seguiam com suas estrias de deuses e criaturas bestiais que s foram deixadas de lado com o nascimento de Jesus Cristo, considerado o Messias pelo povo hebreu. Jesus pregava a crena em um nico Deus e suas estrias, chamadas de parbolas, eram contadas com o objetivo de ensinar valores s pessoas que escutavam. Surge o Cristianismo, cuja difuso foi bastante perigosa: Jesus e seus discpulos foram perseguidos, muitos mortos pela f, outros escaparam para escrever o que considerado por muitos o maior livro de histrias do mundo: a Bblia. A Bblia considerada, por muitos, o maior e mais antigo livro de histrias do mundo39. Ela conta a histria do povo hebreu e suas aventuras no decorrer do tempo. H quem acredita que ela foi contada por pessoas diferentes, j que, os apstolos que a escreveram, no poderiam estar em vrios lugares ao

37 38

ENSINO, Sistema Didtico de. Vrios autores, p.133. A estria mitolgica dos doze trabalhos de Hrcules foi utilizada, sculos mais tarde, por escritores de livros sobre auto-ajuda para fazer as pessoas vencerem as barreiras emocionais que as impediam de crescer individualmente. Um exemplo est no livro de, intitulado

22

mesmo tempo ou em um perodo muito curto de tempo. Sendo assim, ela pode ter sido escrita por intermdio das histrias orais das pessoas daquele povo. Como afirmam Neil Silberman e Finkelstein poca:
Ao que tudo indica, no decorrer de poucas dcadas, h cerca de 2.600 anos, um esforo conjunto de escribas, sacerdotes e profetas deu forma a uma escritura sagrada que iria mudar o mundo. Ao unir uma coleo de memrias, poesias, lendas, folclore e relatos histricos, esses homens do pequeno reino de Jud, perdido entre as montanhas prximas ao Mar Morto, deram incio ao Antigo Testamento e plantaram a pedra fundamental de religies que iriam se espalhar por toda a Terra. (Ver ano e data da publicao).
40

em entrevista revista

Como v, a Bblia est sendo reescrita pela cincia. Os estudiosos do assunto esto desmistificando os granes eventos bblicos. Entretanto, por mais que cada vez mais existam estudos provando da inexistncia de algum fato, as histrias nela escrita so de fundamental importncia na construo de valores morais nos seres humanos. As principais histrias utilizadas para esse fim, nesse sculo, so as parbolas de Jesus que, segundo a Biblia, viajou a vrios povoados a fim de pregar a benevolncia do Deus nico que, ao contrario dos deuses romanos e gregos, era perfeito e auxiliava quem Nele cresse e oferecia vida eterna a quem obedecesse. Jesus costumava se sentar com uma pequena populao e ensinar, atravs das parbolas, valores essenciais para um cristo. Suas histrias eram orais e, cada vez mais conhecido, cada vez mais gente o procurava para ouvir seus ensinamentos. Veja, abaixo, uma parbola resumida contada por Jesus, e muito conhecida hoje, sobre a histria do filho perdido:
Jesus contou mais uma histria, sobre um homem que tinha dois filhos. Um dia, o filho mais novo resolveu sair de casa. Ele viajou para longe e gastou todo o seu dinheiro com festas. O rapaz precisou arranjar um trabalho e foi cuidar de porcos. Estava com tanta fome que comia a comida dos porcos. Um dia, ele resolveu voltar para a casa e pedir desculpas ao seu pai. Seu pai ficou muito feliz porque o filho tinha voltado. Ele preparou uma festa para comemorar.
40

FERRONI, Marcelo. A Bblia reescrita pela Cincia. Revista poca. Disponvel em <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG61899-6014,00.html> acessado em abril de 2010.

23

Jesus disse: Deus tambm fica feliz quando recebe as pessoas que estavam 41 perdidas.

Sculos mais tarde, aps a morte de Jesus, o cristianismo foi considerado religio, ganhou vrios adeptos do mundo ocidental e influenciou pensamentos na Idade Mdia. Com as invases brbaras, muitas das produes culturais do mundo antigo, j escassos com o incndio da biblioteca de Alexandria, foram perdidas. As obras que no tiveram esse fim foram guardadas nas bibliotecas dos mosteiros na Idade Mdia. Nem aos monges eram confiadas s leituras dessas obras ditas pags sob a pena de morte para quem desobedecesse. No perodo medieval destaca-se o pensamento humano elevado a Deus e a produo cultural da poca influenciada pela Igreja Catlica. Na idade mdia havia os trovadores. Provavelmente um estilo influenciado pelos poetas rabes da Espanha. As principais obras nessa caracterstica foram escritas em Frances arcaico. Carlos Magno contribuiu com a literatura cavalheiresca. Destacando as sagas do rei Arthur e os cavalieros da Tvola Redonda. O mais importante autor da literatura cavalheiresca aparecera j na renascena italiana: Ludovico Ariosto (1474-1533). Sua principal obra, Orlando o Furiodo, um exemplar tpico de valores medievais, como a f religiosa. Autores como Shakespeare, Byron e Milton seriam influenciados por Ariosto. 42 Na Idade Mdia, o principal sistema econmico era o Feudalismo, onde quem tinha terras eram os senhores feudais. Esse sistema surgiu por causa da emigrao da populao urbana para a zona rural, com medo da invaso brbara. A emigrao enriqueceu o senhor feudal que, atravs de suas leis, mantinha o trabalho de seus subordinados, em troca de proteo. A maior detentora de terras era a Igreja Catlica. Isso se dava quando o senhor feudal morria e no deixava herdeiros. Suas terras iriam para essa instituio.

41 42

DAVID, Juliet. A Bblia das Criancinhas,p. 281. ENSINO, Sistema Didtico de. Vrios autores, p. 149.

24

Nessa poca, o poder dos reis foi descentralizado e a populao viveu da agricultura. Mais tarde, em alguns feudos, os senhores feudais permitiram que seus agricultores comercializassem seus excedentes em feudos vizinhos, porm cobravam taxas todas as vezes que saiam e entravam em sua propriedade. O mesmo acontecia quando esses agricultores entravam em outras propriedades. Sendo assim, esses agricultores se organizaram em locais especficos para trocar seus excedentes. Esses locais eram chamados de burgos. Cansados das altas taxas cobradas pelos senhores feudais, muitos desses trabalhadores comearam a viver nesses burgos e ficaram conhecidos como burgueses. Livres das leis dos senhores de terras, os burgueses comearam a construir rotas de comrcio. Atravs dessas rotas, tiveram contatos com outros povos e outras civilizaes, rompendo como isolamento do perodo feudal e inovando com o papel e a plvora. Comea a trocar o sistema econmico feudal para o capital. Cotrim (2004) afirma que A transio do feudalismo para o capitalismo, um processo amplo que, alm do campo econmico e poltico, tambm foi modificando valores, idias, arte e tecnologia da cidade europia. Mais confiante em suas possibilidades, o homem deixou de olhar tanto para o alto, em busca de Deus, passando a dar mais valor a si mesmo. Surge o Humanismo. O Humanismo, assim como o racionalismo e o Individualismo, faz parte do Renascimento que foi um movimento intelectual e cultural que caracterizou a transio da mentalidade moderna. 43 Com a expanso do Renascimento, surgiram vrios intelectuais em toda a Europa. Franois Rabelais (1494 1553) e Michel de Montaigne (1533 1592) na Frana; Thomas Morus (1478-1535) e William Shakespeare (1564-1616) na Inglaterra; Luiz Vaz de Cames (1524-1580) em Portugal; Desidrio Erasmo (14661536) nos pases baixos e Miguel de Cervantes (1547-1616). Alguns criticando os
43

COTRIM, Gilberto. Histria Geral, p.150.

25

hbitos medievais, outros lanando novas teorias em questo do Estado. E assim a sociedade foi se moldando aos novos padres econmicos, questionando e difundindo suas teorias. O contato com outros povos quebraram tabus e levantaram questionamentos sobre a forma de vida das pessoas diferentes umas das outras. Surgiram teorias e discusses sobre os assuntos mais diversos que se apresentavam na sociedade. Vrios outros escritores, em suas obras lanavam suas criticas da sociedade em que estavam inseridos. E, as histrias que eram antes contavam as grandes faanhas dos nobres, passaram a contar a trajetria de vida de um povo sofrido que tirava sustento de seu trabalho e sofreu com as grandes mudanas sociais. sobre esse povo que a pesquisa recaiu. Sobre suas histrias contadas em cada perodo importante de nossa historiografia a fim de esquecer um pouco das dificuldades sociais em que se encontravam. Descrever rapidamente os perodos onde houve significativa mudana de pensamento das sociedades que participaram da mesma histria foi importante para demonstrar os pensamentos em relao aos contos orais da poca. Como muito da histria que vista como verdade hoje foi porque surgiu de um conto oral e se transformou em escrita por algum estudioso da poca, servindo como um instrumento de estudo de um profissional de hoje para confirmar sua autenticidade. Com base nessa informao e sem ocultar que desde a antiguidade at o presente sculo, a sociedade vem passando por momentos histricos que vem modificando sua forma de concepo da realidade. Vejamos o que foi dito anteriormente sobre a concepo de infncia. Em cada perodo histrico a criana foi vista por prismas diferentes de acordo com o conhecimento da poca em que ela vivia. Na Idade Mdia, ela nada mais era considerada do que um pequeno adulto. Porm, esse pensamento foi mudando, quando comearam a enxerg-la como ser frgil que necessitava de cuidados diferentes dos adultos.

26

Essa viso s foi interiorizada graas s mudanas na sociedade europia.


44

A partir da, muitas das histrias orais contadas nas rodas de conversas, a fim de esquecer-se do frio ou da misria que a populao se encontrava, foram adaptadas para atender s necessidades das crianas, como veremos a seguir.

3.2 A LITERATURA INFANTIL OS CONTOS INFANTIS [...] nada to enriquecedor e satisfatrio para a criana, como para o adulto, do que
o conto de fadas folclrico. Na verdade, em um nvel manifesto, os contos de fadas ensinam um pouco sobre as condies especficas da vida na moderna sociedade de massa; estes contos foram inventados muito antes que ela existisse. Mas atravs deles pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos, e sobre as solues corretas para seus predicamentos em quaisquer sociedades, do 45 que com qualquer outro tipo de estria dentro de uma compreenso infantil.

Em meados do sculo XVII no existia nenhuma literatura escrita direcionada s crianas, pois como j foi falado anteriormente, o conceito de infncia nessa poca estava comeando a ser construdo. Naquele tempo, a infncia terminava ao completar sete anos de idade. Aps essa idade, os pequenos adultos eram levados por seus familiares a outras casas para aprender um ofcio. Os primeiros a notarem a fragilidade das crianas, foram justamente os religiosos da poca, fazendo citao a esses pensamentos em seus escritos. As linhas histricas pesquisadas foram baseadas nas transformaes sociais que ocorreram desde o comeo da humanidade e foram se modificando formando as diversas culturas que conhecemos hoje. Sabendo que os contos de fadas se originaram das histrias orais, podemos acreditar que eles demonstram a poca em que estavam sendo narrados.

44

A nosso cultura foi baseada na cultura europia. Sendo assim, o que mais interessa pesquisa focalizar no desenvolvimento da sociedade europia finalizando com a sociedade brasileira. 45 BETELHEIM, Bruno. Psicanlise dos Contos de Fadas, p. 5.

27

Outro fato importante salientar era a forma de vida das pocas abordadas. Como as histrias eram vistas e contadas at chegar s histrias que conhecemos hoje. Sabemos que as crianas s foram vistas como tais, diferentes do adultos a partir do sculo XVIII. Em meados sculo XVIII, a Europa estava caminhando para a industrializao, graas mudana significativa na sociedade europia. A essa mudana atribui-se a troca do sistema feudal para o sistema capitalista. Abordando a sociedade europia pelo ponto de vista econmico, trataremos, agora, dessa mudana que auxiliou no surgimento de estudos sobre a criana e conseqentemente, aos contos infantis. Com a industrializao do sculo XVIII, os crescimentos polticos e econmicos das cidades substituram o sistema econmico baseado no feudo por um modelo mais flexvel, onde os burgueses poderiam lucrar com suas mercadorias sem a interferncia dos impostos dos senhores feudais. Com isso, a burguesia passa a ditar regras nessa sociedade. O Estado, por sua vez, comeou a incentivar a famlia nuclear e patriarcal e passa a valorizar a criana. A partir de ento a criana comea a ser vista pela sociedade como um ser frgil que necessita de cuidados e proteo. Surgem, ento, estudos direcionados ao desenvolvimento da criana e sua forma de enxergar o mundo que a rodeia. Nessa poca, as histrias eram recheadas de crueldade onde os adultos que as contavam em rodas de conversas no ocultavam partes horrendas das histrias para seus locutores, justamente porque o que prendia a ateno do pblico eram as partes dramticas da histria. Os primeiros contos foram surgir, segundo Merkel e Richter, nas primeiras dcadas do sculo XVIII cujas estrias manifestavam o desejo da classe mais pobre da populao em se ver livre de sua condio social, que era a de inferioridade. Por falta de uma literatura prpria para crianas, o francs Charles Perrault, membro da alta burguesia que resolve retratar em sua obra estrias que

28

ouvia de sua me e de contadores de histrias, fazendo adaptaes caso houvesse alguma estria que inclua o paganismo ou descreviam relaes sexuais. Incluindo detalhes s suas narrativas, sempre mantendo uma posio neutra em uma poca em que havia muita influencia da religio na forma de pensar da sociedade europia. Em 11 de janeiro de 1697, Lana sua primeira obra intitulada de contos da mame ganso que remete moral da histria. importante ressaltar que, os contos de fadas, tais quais conhecemos hoje, nas narrativas de Perrault, no refletiam a leveza dos que temos conhecimento. Sendo assim, na histria de Chapeuzinho vermelho, Perrault destaca a forma de narrativa atribuda aos seus contos:
Certo dia, a me de uma menina mandou que ela levasse um pouco de po e leite pra sua av. Quando caminhava pela floresta, um lobo aproximou-se e perguntou-lhe onde ia. - Para a casa da vov. -Por qual caminho, a dos alfinetes ou os das agulhas? - O das agulhas. O lobo seguiu pelo caminho dos alfinetes e chegou primeiro casa. Matou a av, despejou seu sangue numa garrafa, cortou a carne em fatias e colocou numa travessa. Depois, vestiu sua roupa de dormir e deitou-se na cama espera. Pa, pam. - Entre, querida. - Trouxe um pouco de po de leite. - Sirva-se tambm, querida. H carne e vinho na copa. A menina comeu o que foi oferecido, enquanto o gatinho dizia: menina perdida! Comer a carne e beber o sangue da prpria av! Ento o lobo disse: - Tire a roupa e deite-se comigo. - Onde ponho meu avental? - Jogue no fogo. Voc no vai mais precisar dele. Para cada pea de roupa (...) a menina fazia a mesma pergunta, e a cada vez o lobo respondia: - Jogue no fogo... (etc.). Quando a menina deitou na cama, disse: - Ah, vov! Como voc peluda! - p ara manter voc mais aquecida, querida. - Ah, vov! Que ombros largos voc tem! (etc., etc., nos moldes do dilogo conhecido, at o clssico desfecho): -Ah vov! Que dentes grandes voc tem! - para comer melhor voc, querida. 46 E ele a devorou.

46

Junqueira, Regina Regis apud Perrault.

29

O verdadeiro conto de Chapeuzinho Vermelho no tem final feliz porque a poca em que ele foi contado no exigia isso de seus narradores. Talvez, o que eles tentavam fazer era prender a ateno do pblico com estrias de terror que pareciam prximas s suas realidades, pois naquela poca, as narrativas retratavam a realidade dessas pessoas e temas como frio, morte, solido e desespero eram enfatizadas nessas estrias. Talvez, as pessoas buscassem nessas narrativas uma maneira de se aquecer do frio e se esquecer, nem que por um momento da realidade em que viviam. Kehl explica:
[...] As narrativas populares europias, matrizes dos modernos contos infantis que, a partir das adaptaes feitas no sculo XIX, passaram a integrar a rica mitologia universal, no apresentavam a riqueza que faz dos contos de fadas um depositrio de significaes inconscientes aberto interpretao psicanaltica. Na verdade eles nem eram destinados especificamente s crianas, nem parecem aliados a uma 47 pedagogia iluminista.

Essas narrativas foram sendo reformuladas de acordo com o perodo histrico em que as sociedades estavam passando. No sculo XIX, outros escritores se aventuraram no mundo dos contos. Foi o caso dos irmos alemes Jacob e Wilhem Grimm. A sua coleta de narrativas foi idntica do Frances Perrault, porm com outras finalidades. Tambm abordaram o conto de Chapeuzinho Vermelho com a diferena de que ela e a vovozinha foram savas por um lenhador. Ctia Kanton explica essa diferena na narrativa de Perrault e dos irmos Grimm sobre o mesmo conto, alm do fato de um ser do sculo XVIII e os outros do sculo seguinte:
Uma cultura tem diretrizes morais que mudam. H maneiras de cadastrar o mesmo conto em diferentes culturas. O exemplo mais comum a Cinderela. Conheci 490 verses desse conto e h mais de mil verses espalhadas. A postura da Cinderela vai mudando. H verses em que ela independente, corajosa, forte. Ela mesma planeja a fuga para o baile e aborda o prncipe. E em outras, como a da Disney, a Cinderela

47

KEHL, Maria Rita apud CORSO & CORSO. Fadas no Div, p 15.

30

passiva. um reflexo das mudanas de padres morais e culturais.

48

Alguns estudiosos acreditam que os irmos Grimm, a principio, estavam coletando narrativas por toda a Alemanha com a finalidade de registrar seu folclore e estudar a lngua ptria de modo a conhecer a realidade histrica do pas. Os irmos Grimm, ao contrario de Perrault, reproduziam as narrativas da maneira que elas eram contadas pelas pessoas, no modificando nem acrescentando nada, como fazia o francs. Entre os anos 1812 e 1822, os irmos Grimm compilaram cerca de 210 narrativas populares em uma obra de trs volumes, destinados para as crianas e adultos. Os contos dos irmos Grimm apresentam as emoes em forma de personagens, ficando mais palpvel para o conhecimento infantil. Sendo assim, seus contos so repletos de madrastas ms, casas de doces, prncipes encantados, bruxas desprezveis, entre outros personagens presentes em seus contos. Outro famoso autor de contos que viveu entre os anos de 1805 e 1875, foi Hans Christian Andersen. Considerado por vrios estudiosos o pai da literatura infantil, por ter escrito contos especialmente para o publico infantil, o dinamarqus destacou, em suas obras o sofrimento que as crianas so submetidas em seu mundo real, inclusive ele prprio em sua infncia, retratada na famosa estria do Patinho Feio. importante destacar trs pontos importantes na obra de Andersen: a. sua literatura destinada ao publico infantil; b. os personagens serem crianas; c. os problemas enfrentados pelos personagens se aproximarem dos enfrentados pelas crianas. Graas a sua contribuio para a literatura para a infncia e adolescncia, a data de seu nascimento, dois de abril, hoje o Dia Internacional do

48

PEROZIN, Lvia apud CANTON, Ctia. Revista Carta Capital. Disponvel em <http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/a-historia-dos-contos-de-fada> acessado em maio de 2010

31

Livro Infanto- Juvenil. Alm disso, o mais importante prmio do gnero leva o seu nome. 49 Em Portugal e no Brasil, as primeiras estrias do gnero surgiram no final do sculo XIX e eram chamadas de Contos da Carochinha. Somente no final do sculo XX que ficaram conhecidos como Contos de Fadas. Destaque Para o autor brasileiro Monteiro Lobato, cujas estrias povoaram e ainda povoam a imaginao dos brasileiros, desde os pequeninos at os adultos. No stio do Pica Pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, o autor cria dilogos entre as duas crianas da estria com vrios personagens do folclore e da histria brasileira, levando-as a construir um conhecimento histrico de seu pas e aprender valores essenciais para conviver em sociedade.

4. OS BENEFCIOS DOS CONTOS DE FADAS NA INFNCIA 4.1 OS CONTOS DE FADAS E A CRIANA

Os contos de fadas so elementos surreais, fantsticos e mgicos, presente na vida do ser humano desde o conhecimento de sua existncia. Os contos de fadas permitem criana pensar sobre seus sentimentos incentivando-as a ter esperana de que o sofrimento qual submetida se torne passageiro. (CALDIN 2004). Afirma, ainda, Caldin, que a universalizao dos problemas da criana uma garantia de que ela no se encontra sozinha em sua dor. Acreditamos que os contos foram modificados para atender a necessidade emergente da sociedade, abordando aspectos da realidade em suas narrativas transmitindo alguns valores definidos pelos padres sociais. Como o ser humano uma criatura que utiliza da linguagem para se comunicar, subentende-se de que ele necessita viver em contato com o meio para desenvolver habilidades e capacidades.
49

Educao UOL. Disponvel em <http://educacao.uol.co.br/biografis/ult1789u692...> acessado em maio de 2010.

32

Portanto se o meio falho, seu desenvolvimento comprometido. O meio social abordado pela pesquisa o seio familiar, que a ponte de comunicao entre o ser humano e a sociedade. Se esse meio familiar tem problemas de convivncia, o ser mais fraco que depende dele para se desenvolver, sofre as conseqncias. Entende-se que o ser mais fraco de um ambiente familiar a criana por estar no inicio de seu desenvolvimento, podendo comprometer seu afetivo. Com base nessa hiptese, a pesquisa buscou nas obras de Bettelhein assim como na do casal Corso, a atuao dos contos de fadas na vida dessas crianas com dificuldades de aprendizagem ligadas afetividade. Com vrios estudos direcionados s crianas e seu desenvolvimento, os contos de fadas ganharam destaque e tornaram-se ferramentas nas mos de pais, psiclogos e educadores com o objetivo de entender e auxiliar no desenvolvimento emocional da criana. Bettelhein afirma:
[...] os contos de fadas ensinam um pouco sobre as condies especficas da vida na moderna sociedade de massa; estes contos foram inventados muito antes que ela existisse. Mas atravs deles pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos, e sobre as solues corretas para que seus predicamentos em qualquer sociedades, do que com qualquer outro tipo de estria dentro de uma compreenso infantil. Como a criana em cada momento de sua vida est exposta sociedade em eu vive, certamente aprender a enfrentar as condies que lhe so 50 prprias, desde que seus recursos interiores o permitam.

O mundo real muito complexo para a criana e, para poder lidar com suas emoes, o meio da criana deve proporcionar alternativas para que ela possa ter a oportunidade de entender o mundo. Para Bettelhein os contos de fadas podem ser uma tima alternativa, pois oferecem exemplos tanto para solues temporrias como permanentes para as dificuldades prementes. (BETTELHEIN, 1980). Bettelhein afirma tambm que esta exatamente a mensagem que os contos de fadas transmitem criana. Ensina que uma luta contra as dificuldade na vida inevitvel, faz parte da existncia humana. Mas que a criana deve encarar os problemas dominando-os para se sair vitoriosa.
50

BETELHEIM, Bruno. Psicanlise dos Contos de Fadas, p. 5.

33

Temas como morte de familiares, solido, isolamento, diferenas, so bastante abordados nos contos de fadas. O casal Corso concorda com a obra do francs, acrescentando que os contos que falam de crianas que foram deixadas pelos pais, funcionam como antecipaes que iro permitir s crianas a dominar o dito mundo cruel. Ressaltam, ainda, a importncia dos pais na vida da criana em no colocar sobre os ombros dos pequenos seus sonhos, fantasias e frustraes, destacando para essa situao a histria de Pinquio, onde, nas palavras de Kehl a paternidade o sonho de fazer de algum a marionete de nossos prprios sonhos.
51

Como j foi dito anteriormente, os contos vem se modificando medida que a sociedade vai ficando mais complexa e vai surgindo mais estudos sobre o desenvolvimento da mentalidade humana. No decorrer dos tempos, com a criana se tornando o centro das atenes de estudiosos de vrias reas de trabalho, muito se descobriu sobre o desenvolvimento do ser humano. Pois, como acredita Piaget, Vygostski, Freud e o prprio Wallon52, a maioria dos problemas que afligem a pessoa adulta tem sua origem na infncia. Por esse motivo, vrias alternativas de tentar entender a infncia vm sendo trabalhadas por profissionais de diversas reas. Dentre eles, os psicanalistas que esto tornando acessveis seus mtodos de estudos aos profissionais da educao e s famlias que se interessarem pelo assunto. Pregnolato atenta para o fato de que a criana pode parar seu desenvolvimento por falta de estimulao do meio externo, devido as dificuldades que ela estaria enfrentando. Para Pregnolato (2005) trazer a vitria do bem sobre o mal, evocam sempre ma verdade atemporal. A criana, internamente, far a transposio para a sua realidade atual. E em funo de suas necessidades psquicas momentneas, iro reelaborando seus contedos internos atravs da repetio da estria.

51 52

KEHL, Maria Rita. cit. CORSO & CORSO. Fadas no Div. Ed 2009, p 18. LEITE; TASSONI, em artigo sobre afetividade (ver referencias) afirmam que por intermdio da afetividade que a pessoa estabelece contato com o mundo simblico, originando atividade cognitiva que permeia entre a criana e o outro, auxiliando na construo de sua identidade .

34

Cyrulnik (2005) destaca o encantamento da criana para a frase era uma vez, porque faz um convite para embarcar em uma aventura verbal entre o narrador e seu ouvinte. Esse o momento em que a estria vai oferecer uma proteo ao psiquismo da criana, onde ir reviver sua histria por meio do faz de conta com a esperana do final feliz. Para tal anlise, pegamos os estudos de Bettelhein e do casal Corso, cujas obras intituladas Psicanlise dos contos de fadas e Fadas no Div vm explicar a aplicao dos contos de fadas em especifico na vida de uma criana e como elas podem interpretar contos. Para alguns pesquisadores Bettelhein pensa como Freud, sobre o fato dos contos de fadas constiturem uma linguagem de smbolos dos conflitos e que, portanto, a criana pode interiorizar os contedos desses contos a fim de entender o mundo externo. Para Bettelhein os contos de fadas dirigem a crianas para a descoberta de sua identidade e comunicao, sugerindo tambm as expectativas necessrias para desenvolver ainda mais seu carter. O casal de psicanalistas Corso, se basearam no interesse de suas filhas sobre os contos de fadas e, com base na obra de Bettelhein e com ajuda de outros doutores, fazem uma anlise das mais famosas estrias infantis explorando os diversos significados atribudos a eles pelas crianas. Para ambos, as crianas podem substituir os personagens dos contos de fadas por pessoas conhecidas a eles, como seus pais e familiares, se identificando tambm com um personagem. No Brasil, foi realizado um estudo para analisar o comportamento das crianas que apresentavam algum transtorno ligado aprendizagem aps serem apresentadas aos contos de fadas. Sobre a relao da criana com o conto de fadas Gutfreind (2003) constatou que ao experienciar a proposta do atelier de contos inspira -se no trabalho de renomados estudiosos franceses, como Marie Bonnaf (1944), em seu trabalho com bebes e famlias marginalizadas e em Pierre Laffourge (1955), que usa os contos como possibilidade de interveno com crianas autistas. Gutfreind(2004) evidenciou melhoras nos transtornos de condutas apresentados pelas crianas

35

francesas aps freqentarem o atelier dos contos. Essas crianas demonstraram uma significativa evoluo no modo de expressar-se. Com essa constatao, Gutfreind, utilizou mtodos parecidos ao trabalhar com as crianas de escolas comunitrias da cidade de Porto Alegre, no rio Grande do Sul. Confirmou, tambm, uma significativa melhora dessas crianas, aps serem apresentadas aos contos de fadas. A criana observou Gutfreind, se tornaram mais atentas, menos hiperativas e mais abertas aos processos de aprendizagem.

4.1

A UTILIZAO

DOS

CONTOS

DE

FADAS

EM

CRIANAS

COM

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS AFETIVIDADE

Como foram explanados anteriormente, os contos de fadas, vem sofrendo modificaes a fim de atender a complexidade das sociedades. Um nico conto pode ter varias verses e vrias interpretaes. Partindo dos estudos do casal Corso e do prprio Bruno Bettelhein, foram selecionados alguns dos principais contos analisados pelos psicanalistas em questo a fim de abordar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianas relacionadas ao emocional. O casal Corso agrupou, em sua obra, contos de fadas que expressavam o mesmo sentimento no imaginrio infantil. O primeiro agrupamento diz respeito ao desamparo infantil, angustia de separao, sentimento de rejeio na famlia. Essas questes so abordadas nos contos de Andersen nas estrias de o patinho feio, Dumbo e Cachinhos Dourados. (CORSO & CORSO, 2009). O casal Corso critica a opinio de Bettelheim quanto a

descaracterizao de um conto de fadas quando no h elementos mgicos na forma tradicional, como bruxas, fadas, duendes. Para eles, o simples fato da

36

utilizao de animais que demonstram uma situao familiar humana j possui o elemento mgico presente nos contos de fadas. Para o casal Corso A jornada desses pequenos heris, o patinho e a menina, mais interior do que exterior. O primeiro luta contra o desamparo e a desesperana, a segunda busca seu lugar numa casa, numa famlia. 53 J na estria de Dumbo, escrita por Disney em 1936, o que o elefantinho espera superar as expectativas maternas e se tornar algo grandioso. O que para o casal pode ser entendido como ser condicionado objeto materno.
O aspecto mais marcante dessa modificao seu prolongamento. No h mais pressa em abandonar as asas da me. Junto dessa prorrogao do crescimento, esto a valorizao desse perodo da vida e as expectativas que temos dele: ser crianas por mais tempo, para que os pais tambm possam investir mais em tornar os filhos algo mais prximo de seu ideal. Em Dumbo, essa infncia prolongada j est 54 presente, pois ele um heri fixado nesse perodo de idlio com a me.

Na estria de Cachinhos Dourados, os autores interpretaram como sendo a vontade de sair de casa por no se enquadrar com a famlia que nela vive representada nessa estria como a menina que veio de um lugar qualquer, entrando na casa de estranhos e tentando se enquadrar no ambiente.
Nos contos de fadas, algum tipo de maltrato precede a partida do lar: a vida do heri corre perigo, ele mal amado, mal compreendido. preciso que suas conquistas, em outros reinos ou na floresta, sirvam para mostrar para as pessoas que os viram crescer, e que apostavam to pouco nele, o seu grande valor. Quando ele volta para a famlia, o faz cheio de tesouros e glria. Muitas vezes, nem volta: vai viver sua realeza num mundo por ele conquistado atravs dos dons que em casa ningum 55 soube apreciar.

Os autores ressaltam que as estrias foram escritas e interpretadas de acordo com as situaes vividas na poca em que foram ouvidas, escritas e compiladas para serem contadas ao pblico ouvinte. Estrias como Joo e Maria, O Lobo e os Sete Cabritinhos e o Flautista de Hamelin, historicamente falando, eles ressaltam o perodo em que a populao europia viveu em condies subumanas na misria e passando fome. Essas

53 54

CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.32. CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.36. 55 CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.38.

37

estrias retrataram a realidade europia em que h escassez e comida e os pais livram-se de seus filhos para ficar com o pouco que sobrou. Os autores exemplificam essas estrias como o sentimento dos adultos de se livrarem de seus filhos a fim de melhorar suas vidas e a intuio da criana em no ser bem vinda em sua famlia. E essa separao escritas nas estrias serem bem vistas pelas crianas, pois acabam separando-as das pessoas ditas ruins. Essa questo de separao levada para a atualidade mostra que as crianas, longe das pessoas que as fazem mal, podem lev-las a ter uma vida melhor. Outros assuntos, bastante debatidos na comunidade psicanaltica e na rea educacional so a inocncia e a perda dela, a curiosidade sexual infantil, fantasias de seduo por um adulto e o medo na construo da figura paterna. Para estas questes, temos as estrias de Chapeuzinho Vermelho, Dama Duende, JooSem-Medo e os Trs Porquinhos. (CORSO & CORSO, 2009). Chapeuzinho Vermelho uma estria bem esplanada pelos autores. Eles citam as mais variadas edies da mesma estria. Em uma delas, Chapeuzinho devorada pelo lobo, na mais antiga, ela consegue engan-lo e ir embora e em outra ela ajudada por um lenhador. O que destacado dessa estria a maneira como descrito o dilogo entre Chapeuzinho e o lobo, interpretado como o adulto e tambm como o pai e, como esse dialogo vai mostrar a curiosidade e desconfiana da menina perante a cena que est se desenrolando. No ponto de vista dos autores:
Trs geraes de mulheres esto envolvidas no conto: a filha, a me e a av. Se o lobo puder tambm ser considerado uma forma de simbolizar aspectos do desejo paterno, veremos que ele se interessa justamente por aqueles que no podem e nem deve seduzir na vida real. O lobo-pai teria de restringir s mulheres da sua gerao, 56 sem assuntos a tratar com crianas e senhoras com idade de ser sua me.

A estria de Chapeuzinho faz com que a criana compreenda a organizao sexual da vida adulta. A criana deve compreender o amor e como esse sentimento est dividido em sua vida familiar.

56

CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.54.

38

Chau concorda com os autores acrescentando o contedo sexual tanto para a estria de Chapeuzinho,como para de Joo e Maria. Sendo assim, Chaui explica:
A sexualidade do lobo aparece no s como animalesca e destrutiva, mas tambm "infantilizada" ou oral, visto que pretende digerir a menina (o que poderia sugerir, de nossa parte, uma pequena reflexo sobre a gria sexual brasileira no uso do verbo comer). O comer tambm aparece num outro conto de retorno, Joo e Maria. A curiosidade de Joo, depois acrescida pela gula diante da casa de confeitos, arrasta os irmozinhos para a armadilha da bruxa (que , na simbologia e mitologia da Europa medieval uma das figuras mais sexualizadas, possuda pelo demnio (o sexo), ou tendo feito um pacto com ele). A astcia salva as crianas quando Joo exibe o rabinho mole e fino de um camundongo no lugar do dedo grosso e duro (o pnis adulto), evitando a queda do menino no caldeiro fervente (outro smbolo europeu para o sexo feminino, tanto a 57 vagina quanto o tero).

A conotao sexual aparece tambm na estria de Joo-Sem-Medo. Na viso de Bettelhein, o personagem que no tinha medo de nada, mas busca encontrar algo que o fizesse tremer de medo e acaba aceitando a idia de sua criada em que levar um banho de gua fria com peixes enquanto estivesse deitado na cama com sua princesa o faria tremer de medo. O medo um fator importante nos contos infantis, pois o medo que vai dar sentido as estrias contadas. entendendo seus medos que a criana pode desenvolver mecanismos para combat-los. Ento iro escolher os contos infantis que descrevero inconscientemente seus medos atravs dos personagens e indicaro meios de super-los. Nesse contexto, a estria mais contada na primeira infncia a dos Trs Porquinhos, pois representa o medo da criana na futura separao de sua famlia. Para os autores, a estria dos Trs Porquinhos representa o dia em que as crianas sairo de casa e enfrentaro o mundo. Nessa estria, chega um dia em que a me no consegue sustent-los e eles seguem seus caminhos. A primeira providencia que tomam ao sair de casa construir seu prprio lar. Todos recebem

57

CHAU,Marilena. Represso sexual: essa nossa (des)conhecida, pg. 32

39

ajuda de um homem na beira da estrada e constroem casas de acordo com sua disponibilidade de tempo. Quando o lobo aparece na estria, cada porquinho j tem sua casa. Na verso antiga, os dois primeiros porquinhos que construram casas de palha e madeira, so devorados, pois o lobo usa seu flego para soprar, derrubar as casas e comer os porquinhos. apenas com o terceiro porquinho que a estria muda. O lobo usa dos mesmos artifcios para convenc-lo a abrir, porm suas ameaas de nada valem j que poderia soprar o quanto quisesse que a casa feita de tijolos no cairia. Ento o lobo tenta seduzir o porquinho para que abra a porta. Entretanto, o esperto porquinho sempre se adianta nas investidas do lobo e acaba se dandobem no final da estria. Para o casal Corso, essa estria dos trs porquinhos bem recebida pelas crianas, pois compartilha certa codificao oral do mundo dividida entre os que comem e os que so comidos -, que ainda persiste um bom tempo aps o desmame. (Corso & Corso, 2009)
Inicialmente desprotegidos, merc de serem devorados, o porquinho e a criana aprendem a criar empecilhos que os separem da me, diferenciando sua vontade da dela.[...] O trabalho de se entender como indivduo progressivo e bastante marcado por estratgias de defesa, como se recusar a comer e negar-se a fazer o que lhe solicitado. Sucessivas paredes, cada vez mais bem construdas, demarcaro os 58 territrios entre a criana e seus adultos.

importante ressaltar que as estrias e suas contribuies na infncia so divididas tanto para o casal Corso, como para Bettelhein de acordo com o entendimento da criana de seu meio. Quando as crianas so menores, seus problemas emocionais so ligados sua existncia. Quando vo crescendo e entendendo sua parte no meio social, seus problemas afetivos so ligados ao meio social qual est inserida. Para Bettelhein (1980)
Para dominar os problemas psicolgicos do crescimento - separar decepes narcisistas, dilemas edpicos, rivalidades fraternas, ser capaz de abandonar dependncias infantis; obter um sentimento de individualidade e de auto valorizao, e um sentido de obrigao moral - a criana necessita entender o que se est passando dentro de seu eu inconsciente. Ela pode atingir essa compreenso, e com isto a habilidade de lidar com as coisas, no atravs da compreenso racional da
58

CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.57.

40

natureza e contedo de seu inconsciente, mas familiarizando-se com ele atravs de devaneios prolongados - ruminando, reorganizando e fantasiando sobre elementos adequados da estria em resposta a presses inconscientes. Com isto, a criana adequa o contedo inconsciente s fantasias conscientes, o que a capacita a lidar com este contedo. aqui que os contos de fadas tm um valor inigualvel, conquanto oferecem novas dimenses imaginao da criana que ela no poderia descobrir verdadeiramente por si s. Ajuda mais importante: a forma e estrutura dos contos de fadas sugerem imagens criana com as quais ela pode estruturar seus 59 devaneios e com eles dar melhor direo sua vida.

Em todas as estrias a criana busca se identificar nos personagens. Isso a ajuda a entender o mundo a sua volta e a se desenvolver emocionalmente. Para o casal Corso, cada situao difcil encarada pela criana pode ser apresentada pra elas atravs dos famosos contos infantis, atuando como uma espcie de auto-ajuda infantil que vai auxiliar a criana a atravessar o momento emocional ajudando no seu desenvolvimento emocional. So inmeras as estrias apresentadas tanto pelo casal de psicanalistas, qual o trabalho foi embasado, quanto por Bettelhein. Estrias que mexeram e mexem com a mentalidade infantil so representadas por seus estudiosos como representao da psique infantil. Cada estria obedece ao grau de complexidade do desenvolvimento intelectual do ser humano. A est o motivo de iniciar a dissertao com as estrias que agradam o publico infantil, cuja maioria ainda no saiu das fraldas. Para os maiores, os que comeam a entender o funcionamento da famlia, as estrias como as dos Trs Porquinhos no so mais as preferidas, pois j passaram dessa fase. Contos mais complexos fazem parte de seu imaginrio infantil. Sendo assim, os autores apresentam outros contos que tentaro suprir as necessidades emocionais em crianas maiores. Como foi falado anteriormente, o medo tem funo importante nos contos infantis60. O medo das crianas de crescer e deu seu meio social e da transmisso do medo dos adultos quanto ao futuro da criana.

59 60

BETELHEIN, Bruno. Psicanlise dos Contos de Fadas, p.16 Ver pgina 36 da presente monografia.

41

Quanto a essas especulaes, destacam-se a estria de Rapunzel e A Fada da Representao do Moinho, cujas estrias levam reflexo da possessividade materna e sua dificuldade diante do crescimento da filha.
Um filho recm -chegado pode ser uma suspenso da relao com o resto do mundo para a me. Durante um tempo, as exigncias da vida ficam em segundo plano, trabalho, casamento, projetos inconclusos, tudo isso ser adiado para outro momento. No fcil retomar. Muitas vezes apegar-se ao beb uma sada para a covardia de reenfrentar a vida. Em casa, com seu filho, identificada com a vida infantil deste, ela se manter afastada do trabalho, das exigncias sociais e, freqentemente, 61 da prpria sexualidade.

A me tem papel importante na vida das crianas. Contos como A Jovem Escrava, Branca de Neve, A Bela Adormecida e Sol, Lua e Tlia, representam bastante esse perodo infantil. Perodo em que a menina se identifica com a me, apresenta sentimentos fortes como amor e dio pela me. Esses contos explicam a passagem da infncia para a adolescncia e todas as mudanas ocorridas no corpo e mente femininos durante essas mudanas.
A partir da sociedade moderna, ficou estabelecido que, entre a infncia e a vida adulta, haver o perodo cada vez mais prolongado da adolescncia. Essa a poca de um grande sono, em que os sujeitos esto vivos, mas ausentes do mundo ao qual pertenciam, sendo que ainda no despertaram no tempo que est seu prprio futuro. Esses belos adormecidos provavelmente tm contribudo para a preservao das histrias de princesas adormecidas, j que elas seguem existindo, agora com novos 62 significados.

importante destacar que as estrias de princesas citadas pelo casal de psicanalistas no tem o mesmo sentido para as criana menores. E os elementos que aparecem nesses contos possuem outro sentido para os pequenos. Nesse sentido, utilizaremos da explicao de Chvatal.63 Para ela, cada elemento mgico dos contos so simbolismos que representam a descida ao inconsciente em busca de autoconhecimento.

61 62

CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.73 CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.89. 63 CHVATAL, Vera Lcia Soares apud CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionrio de Smbolos. Rio de Janeiro: Jos Olympio: 1990.

42

Sendo assim, aps consulta a bibliografia especializada chegou a seguinte concluso: a) Castelo: mundo interior; b) Espelho mgico: smbolo de conhecimento e sabedoria; c) Floresta: smbolo do subconsciente, obscuridade; Complementando a simbologia da autora acima, ainda temos os anes que, segundo o casal Corso, representariam a criana. A bruxa m e invejosa representa a raiva da filha pela me, entre outros smbolos. Outro assunto importante abordado por inmeros estudiosos do tema o incesto. Nesse prisma, destacaram vrios contos que indicam incesto. Dentre eles Bicho Peludo, Pele-de-Asno, A Ursa e Capa-de-Junco. Nesses contos destacam a importncia do desejo paterno para o amadurecimento sexual da menina, a construo da seduo feminina e o complexo de dipo feminino.
O dramtico quando, na vida real, as meninas no conseguem deixar de ser um bicho peludo. Ou seja, para fugirem de um suposto olhar paterno, certas mulheres optam por enfear-se. A forma mais comum de esconder-s, e um dos disfarces mais difceis de tirar, parece ser a gordura. Sob analise, descobrimos que certas mulheres assim se mantm obesas por uma dificuldade extrema em suportar um olhar 64 desejante, agora j generalizado, ou seja, vindo de q ualquer um.

Em qualquer lugar do mundo existem crianas exploradas sexualmente por um parente prximo. Algumas fogem de casa, outras usam artimanhas para se tornar menos atraentes aos olhos de um adulto. Logicamente que, essas situaes extremas, os contos de fadas relacionados aos assuntos podem atingir o emocional dessas crianas e ensin-las um caminho a traar. Entretanto, somente isso no melhora muito a situao delas. Nesses casos toda a rea que zela pela infncia deve ser acionada. nesse contexto que um educador se encaixa.65 A criana que aparece na escola suja, distrada durante as aulas, pode ter um problema em casa. Se esse problema se diz respeito parte sexual,
64

CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.104 Existem, em vrias cidades brasileiras, projetos que visam erradicar a violncia sexual infantil, cujos participantes so educadores e membros da comunidade se utilizam dos contos de fadas para trabalhar o problema.
65

43

uma boa contao de estria pode fazer com que essa criana conte sua estria, incorporando o personagem e apresentando seu conflito emocional. Assim, segundo Bettelhein, que a pessoa imatura, que ainda no est pronta para o sexo, mas exposta a uma experincia que suscita fortes sentimentos sexuais, recai nas formas edpicas de lidar com ele. 66 Enfim, h uma enormidade de contos de fadas e, cada um pode ser visto pela criana como um modelo de sua situao de vida. importante para ela ter contato com os mais diversos contos e escolher quais mais se identifica. A partir dessas escolhas, cabe famlia a aos educadores que passarem pelas crianas, ficarem atentos as suas representaes. atravs dessas estrias que a criana se mostra ao mundo e se utilizando dessas estrias que o pai e o educador pode estabelecer uma ponte de comunicao com a criana, entendendo sua necessidade emocional e guiando seus conhecimentos. Bettelhein aconselha prudncia na hora da utilizao desses contos de fadas, ressaltando um problema de uma paciente sua:
Nesse caso, um pai relatava de modo livre o conto de Cinderela para sua filha. Na sua maneira de contar a histria, eles se incluram enquanto personagens e alteravam o curso da trama: eles a salvava das garras da madrasta e juntos viviam aventuras. Pois bem, Bettelhein acrescenta que a menina entendeu essa liberdade narrativa como uma seduo paterna,e isso levou esquizofrenia.[...] alguma neurose familiar que fez os pais ficarem numa posio inadequada[...] algo deve ter 67 se expressado na narrativa que o pai fez.

O casal Corso acredita que, quando se conta uma estria para a criana, aprofunda os laos entre pais e filhos. Entende tambm que as patologias desenvolvidas pela criana o resultado da situao em que encontra o meio social qual est inserida. Ela desenvolve patologias em decorrncia desse meio. Concordam com Bettelhein quando este diz que a criana necessita muito particularmente que lhe sejam dadas sugestes em forma simblica sobre a forma como ela pode lidar com estas questes (os problemas existenciais) a crescer a salvo para a maturidade. 68

66 67

BETELHEIN, Bruno. Psicanlise dos Contos de Fadas, 2002, p.187 CORSO & CORSO. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.163 68 CORSO & CORSO apud BETTELHEIN, Bruno. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis, p.163

44

Nessa viso, aplicam aos contos de fadas um sentido teraputico no tratamento com crianas, levando-as a enfrentarem seus temores e ansiedades decorrentes de sua conscincia existencial.

45

CONCLUSO

Sabendo que a criana um ser frgil e est construindo sua identidade no mundo em que vive e que, por causa de sua imaturidade, no consegue se expressar abertamente necessrio entende-las e compreender os caminhos que traam em busca do auto conhecimento, a fim de alcanar suas capacidades esperadas pelo meio social que se insere. A concluso que chegamos nesse assunto foi que muitos profissionais, a grande maioria, psiquiatra e psiclogos vem, faz algum tempo, estudando os contos em crianas e adolescentes com problemas afetivos. Esses profissionais chegaram concluso que os contos de fadas so o equivalente dos livros de auto-ajuda para adultos: fazem as pessoas se identificarem nas estrias e as permitem retirar sua essncia para superar uma dificuldade em sua vida. Todos ns conhecemos histrias reais de que vrias patologias graves so desencadeadas na infncia, como estupradores que sofreram abuso sexual na infncia ou os mentirosos compulsivos que desenvolveram suas habilidades por uma presso de sua famlia no seu modelo de perfeio. Com base nessa teoria, montamos todo plano de estudo voltado utilizao dos contos de fadas como um meio de interpretar a criana. Os contos de fadas comprovaram eficcia na maioria dos casos apresentados por vrios estudiosos da rea e sua forma de utilizao dos profissionais depende de suas habilidades intelectuais e especialidades. No Brasil, j existem projetos que visam a utilizao dos contos de fadas nas mais diferentes formas, pois a ecleticidade dos contos e suas diversas interpretaes auxilia os profissionais na proximao de crianas arredias, conseguindo, assim, apresentar um diagnstico mais prximo da realidade dessas crianas. Os contos de fadas, por terem a magia e os elementos que os pequenos gostam, acaba se tornando valiosa ferramenta nas mos do profissional da educao.

46

Sendo assim, as formas de utilizar os contos infantis so muitas, que vo desde desenvolver a leitura at a ocupao das crianas ociosas, alm de construir uma ponte que auxilia a criana a exteriorizar seus medos e ansiedades, mostrando aos profissionais a raiz de muitos problemas destacadas em seu desenvolvimento cognitivo, motor, psicolgico e emocional.

47

REFERNCIAS

AMAZONAS, M. C. L., DAMASCENO, P. R., TERTO, L. M. & SILVA, R. R. Arranjos familiares de crianas de camadas populares. Psicologia em Estudo, 2003. ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia; traduo de Dora Flaksman. 2ed. Rio de Janeiro. LTC, 2006. BALDANI, A.C; CASTRO, E.D. Construindo Espaos de Habitar: Aes de Terapia Ocupacional com uma Criana em Situao de Risco Social. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v.18, n.1, jan/abr, 2007. BANDEIRA, D. R. apud HUTZ, C. e KOLLER, S. H. Resilincia e vulnerabilidade em crianas em situao de risco. Coletneas da ANPEPP, 1(12), 1996. BETTELHEIM, Bruno. A Psicanlise nos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. BREU, S.R. Crianas e adolescentes em situao de risco no Brasil. Ver. Bras. Psiquiatr. vol.24. n.1. So Paulo, mar., 2002. CHAVATAL, V. L. S. contos de Fadas: Histrias para Crianas ou metforas da vida Humana? Artigo disponvel em <www.fae.br/cur_psicologia/.../A%20Bela%20e%20a%20Fera.pdf > COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histrico da Literatura Infantil, Juvenil. 4. Ed. tica, 1991. COGNITIVAS, Instituto de Cincias. CNPJ 03.389.008/0001-80. O Papel da Familia no Processo de Aprendizagem. Dr Mauricio Aranha. CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mario et al. Fadas no Div. Psicanlise nas Histrias Infantis. Porto Alegre RS. Ed Artmed. 2006. COTRIM, Gilberto. Histria Geral. So Paulo SP. Ed Escala. 2004. DANTAS, Heloysa. A Infncia da Razo: Uma Introduo Psicologia da Inteligncia de Henri Wallon. Ed. Manole. DAVID, Juliet. A Bblia da Criancinhas. So Paulo SP. Sociedade Bblica do Brasil. 2007 ENSINO, Sistema Didtico de. Vrios autores. So Paulo. Ed. tica. 2003 FAUSTO, Bris. Histria do Brasil. So Paulo SP. Editora da Universidade de So Paulo. 2003.

48

FERRONI, Marcelo. A Bblia, reescrita pela cincia. Revista poca, edio n. 292. Dezembro de 2003 FRANZ, Marie-Louise Von. A Interpretao dos Contos de Fada. 3 ed. Trad. Maria Elci Spaccaquerque Barbosa. So Paulo: Paulus, 1990. FREUD, Sigmound. Totem e Tabu. In: Obras completas. Rio de Janeiro RJ. Ed. Standart Brasileira. Imago. 1996. FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 34 edio. Editora Record. Rio de Janeiro RJ. 1998. FREYRE, Gilberto. Sobrados & Mucambos. Global Editora. So Paulo SP.2003 GALVO, Izabel. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil. Petrpolis - RJ. Ed Vozes. 1995. GALVO, Izabel. Disponvel em <http://www.icc-br.org/art/a168.pdf.> GONTIJO, D.T; MEDEIROS, M. Crianas e adolescentes em processo. Rev. Estudos, Goinia, v.34, n.1/2, p.119-133, jan./fev., 2007. KOHL, Marta; DANTAS, Heloysa; TAILLE, Yves de La. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenticas em Discusso. LEITE, S. A. S. & TASSONI, E. C. M. (2002). A afetividade em sala de aula: as condies de ensino e a mediao do professor. Em R. G. Azzi & A. M. F. A. MAHONEY, A. A. Emoo e ao pedaggica na infncia: contribuies da psicologia humanista. Temas em Psicologia. So Paulo: Sociedade Brasileira de Psicologia.1993. MOSQUERA, Juan Jos Mourio; STOBAUS, Claus Dieter. Afetividade: a manifestao de sentimentos na Educao. Porto Alegre - RS, ano XXIX, n.1 (58), p. 123 133, Jan/ Abr. 2006. MARQUES, Ademar; BERUTTI Flvio; FARIA, Ricardo. 11 Ed. Histria Moderna Atravs de Textos. So Paulo SP. Editora Contexto, 2008. PEROZIN, Lvia apud CANTON, Ctia. Revista Carta Capital. Disponvel em <http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/a-historia-dos-contos-defada>. SILVA, Dener Luiz da Silva. Do gesto ao smbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formao simblica. Educar. Curitiba, n. 30, p 145-163. Ed UFPR. 2007.

49

SILVA, Flavio Alves da Silva. Contao de Histrias e desenvolvimento da Criana. Artigo disponvel em <http://www.portalliteral.com.br/artigos/contacao-dehistorias-e-desenvolvimento-da-crianca#comentarios> SOUSA, Portal Brasil Escola. Disponvel em http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/reflexos-cultura-hippieno-brasil.htm> Tassoni, E. C. M. (2000). Afetividade e produo escrita: a mediao do professor em sala de aula. Dissertao de Mestrado. Campinas: FE / Unicamp.

You might also like