You are on page 1of 5

Referncias para citao:

CUERVO, Luciane. Articulaes entre Msica, Educao e Neurocincias: Ideias para o Ensino Superior. In: 7 SIMCAM Simpsio de Cognio e Artes Musicais, 2011, Braslia. Anais do 7 SIMCAM. Braslia: UNB, 2011.

Articulaes entre msica, educao e neurocincias: Ideias para o Ensino Superior

Luciane Cuervo*1
*

Departamento de Msica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul


1

Luciane.cuervo@ufrgs.br

SIMCAM Resumo Texto

Este trabalho prope-se a apresentar e discutir elementos de articulao entre Msica, Educao e Neurocincias, com a convico de que estudos dessa natureza podem enriquecer as reflexes e as prticas no mbito da msica, tanto quanto a prtica musical pode favorecer processos de regenerao, adaptao, ampliao ou aperfeioamento das atividades neurolgicas. Boa parte desta investigao terica foi pesquisada e elaborada a partir da constatao da necessidade de se levar a estudantes universitrios do curso de Graduao em Msica da UFRGS (onde a autora docente) uma introduo aos estudos de neurocincias aplicadas msica. Objetivando estimular a desmistificao quanto inacessibilidade de pesquisas neurocientficas, iniciou-se a elaborao de um objeto de aprendizagem, no formato de uma unidade de estudo para ambiente virtual de aprendizagem, intitulada Processos mentais e Educao Musical: Neurocincias. Essa produo consiste de um conjunto de informaes e atividades abordando princpios do funcionamento do sistema nervoso, bem como um panorama das recentes pesquisas na rea e as ligaes com o campo da cognio musical. precisamente esse material que nortear o presente texto, com o intuito de corroborar, tambm, na divulgao de ideias para a insero da temtica no planejamento curricular do Ensino Superior de Msica. O texto, conforme a unidade de estudo que se baseou, est dividido entre os tpicos: Fatores do desenvolvimento intelectual; Neurocincia como campo de conhecimento recente; Contribuies das Neurocincias para a Educao Musical; Estmulos musicais e neuroplasticidade; Possveis relaes cerebrais entre msica, linguagem e memria; e Coero, emoo e uso teraputico da msica. Os estudos possuem como fundamentao terica pesquisas de Spitzer (2003), Sacks (2007), Sloboda (2008), Levitan (2010), dentre outros.

Introduo ao dilogo entre Neurocincias e Msica Este trabalho prope-se a apresentar e discutir elementos de articulao entre msica, educao e as neurocincias, com a convico de que estudos dessa natureza podem enriquecer as reflexes e as prticas no mbito da msica e do processo educativo, tanto quanto a prtica musical pode favorecer inmeros processos de regenerao, adaptao, ampliao ou aperfeioamento das atividades neurolgicas. Boa parte desta investigao terica foi pesquisada e elaborada a partir da constatao da necessidade de se levar aos estudantes universitrios do curso de msica (onde a autora docente) uma introduo aos estudos de neurocincias e msica. Objetivando estimular a desmistificao quanto inacessibilidade de pesquisas neurocientficas, concepo ainda presente mesmo no ambiente acadmico, foram elaboradas Unidades de Estudo com conceitos do funcionamento do sistema nervoso, apresentao de um panorama das recentes pesquisas na rea e as ligaes com o campo da cognio musical. precisamente este material que nortear o presente texto, com o intuito de corroborar, tambm, na divulgao de ideias para a insero da temtica no planejamento curricular do Ensino Superior de Msica.

O texto, em sua verso final, abordar os tpicos: Fatores do desenvolvimento intelectual, Neurocincia como campo de conhecimento recente , Contribuies das Neurocincias para a Educao Musical, Estmulos musicais e neuroplasticidade , Relaes entre parmetros musicais e o crebro , Possveis relaes cerebrais entre msica, linguagem e memria e Coero, emoo e uso teraputico da msica. Os estudos possuem como fundamentao terica pesquisas de Spitzer (2003), Sacks (2007), Sloboda (2008), Levitan (2010), dentre outros. Por motivos de tempo e espao, este resumo expandido mencionar alguns dos tpicos de forma significativamente menos aprofundada.

Fatores no desenvolvimento intelectual Pela sua complexidade, a introduo ao campo das neurocincia exige uma abordagem multidisciplinar, entre biologia, psicologia cognitiva, psicofsica acstica, cincia da computao, entre outras. No entanto, o foco deste trabalho concentra-se na anlise e na reflexo sobre as concepes contemporneas das Neurocincias e suas implicaes para a Educao Musical. Piaget (1973) afirmava existir um conjunto de fatores que influenciam no desenvolvimento intelectual do ser humano. Para ele, fatores sociais e biolgicos, experincia fsica e o processo de equilibrao so elementos que esto imbricados no desenvolvimento intelectual humano e so indissociveis entre si. Conforme Cuervo (2009, p. 75), esses fatores no agem de forma independente, mas sim, concomitantemente:
Em relao musicalidade, bem como em qualquer rea de desenvolvimento intelectual, fatores biolgicos e culturais so complementares, formando uma rede de elementos indissociveis entre si. Relacionando essas afirmaes msica, constatamos que a musicalidade constituda por um conjunto de elementos do fazer musical que vo alm de habilidades tcnicas especficas.

Piaget conjecturou que, nas dcadas seguintes, seriam desenvolvidos mecanismos de investigao da atividade cerebral que possibilitariam ampliar de forma extraordinria os conhecimentos relativos mente humana (PIAGET, 1976). De fato, diferentes tcnicas de pesquisa da atividade cerebral, como a Tomografia por Emisso de Psitrons (PET) e Ressonncia Magntica Funcional (FMRI), auxiliaram nas descobertas sobre aes do crebro em seres vivos e no limitaram os estudos crebros lesionados ou sem vida. Como explica Janzen (2008), questes de natureza neurofisiolgicas descobertas por estudos dos neuromusicais contemporneos refletem e fomentam o crescente interesse sobre a pesquisa para diversos campos da msica.

Neurocincia como campo de conhecimento recente A partir das ltimas dcadas do sculo XX, surgiram diversas tcnicas de pesquisa neurocientfica que possibilitaram avanos significativos nos chamados estados subjetivos, onde se incluem as emoes, a arte e as crenas humanas.

A msica e a linguagem, utilizadas como ferramentas de estudo exploratrio das funes cerebrais, tm colaborado para o abandono de velhos dogmas e para a criao de um novo mapeamento das redes neuronais. A espcie humana essencialmente lingustica. A voz falada, em si, envolve inflexes, entonaes, ritmo, andamento e um contorno meldico. E a msica uma arte que se utiliza da linguagem de smbolos naturais ou convenes para a comunicao e expresso. Existem paralelos possveis entre a linguagem e a msica: do ponto de vista neurofuncional, ambas dependem de esquemas sensoriais
"responsveis pela recepo e pelo processamento auditivo (fonemas, sons), visual (grafemas da leitura verbal e musical), da integridade funcional das regies envolvidas com ateno e memria e das estruturas [...] responsveis pelo encadeamento e organizao temporal e motora necessrias para a fala e para a execuo musical" (Muszkat et al, 2000, p. 73).

J existem pesquisas que apontam para a importncia da msica como elemento para a ampliao das funes cerebrais, em termos quantitativos e qualitativos. Para Janzen (2008), as Neurocincias tm desenvolvido estudos com a msica "a fim de compreender como a mente percebe, interpreta, apreende e comanda a msica, como tambm, desvendar os processos anatomofisiolgicos envolvidos na percepo, aprendizagem e cognio musical. A aprendizagem e a educao esto intimamente relacionadas com o conhecimento sobre desenvolvimento do crebro. Cuervo (2008) entende que, dentre as atribuies do educador musical, deveria haver um esforo constante no estudo e assimilao de conhecimentos interdisciplinares disponveis, os quais nos possibilitam conhecer melhor o aluno enquanto sujeito da aprendizagem . Da mesma forma, defende-se a necessidade de reunir subsdios que auxiliem na compreenso de uma prtica de ensinoaprendizagem que torne o objeto significativo para o aluno, buscando refletir sobre os mecanismos que esto envolvidos na complexa e subjetiva construo do conhecimento. Em relao neuroplasticidade, talvez o mais importante dos mitos consistia no pensamento de que o crebro completava sua estrutura de forma rgida at os 3 anos. Porm a tendncia contempornea descreve o crebro como um sistema complexo e flexvel, formado por reas especficas e gerais que podem se reestruturar conforme a necessidade, englobando funes cognitivas, emocionais e sensoriais. Spitzer (2007), afirmou que "o que no se aprende em criana, nunca mais se aprende". Contrrias a essa teoria, inmeras pesquisas comprovaram que a organizao que o tecido cerebral assume no incio da vida no definitiva. Para Herculano-Houzel (2005), a maturidade cerebral alcanada aproximadamente aos 30 anos, mas a capacidade de aprender infinita. Outro campo que abrigou muitas especulaes e ainda surpreende em relao memria. A msica envolve o armazenamento de smbolos organizados, estimulando nossa memria verbal e no-verbal. Para Sacks (2007), os padres mnemnicos (de auxlio memria) contidos nas rimas, mtricas e canto, so os recursos mais poderosos para a capacidade de reteno e memorizao da mente e esto presentes em todas as culturas.

Quando a imaginao musical normal transpe um limite e se torna uma obsesso inconsciente por horas e dias a fio, pode surgir um processo coercitivo que Sacks (2007, p. 51) associa a uma espcie de convulso: "a msica entrou e subverteu uma parte do crebro, forando-o a disparar de maneira repetitiva e autnoma". Sacks (2007, p. 329) acredita que a percepo da msica e as emoes que ela pode despertar no dependem exclusivamente da memria, e a msica no tem de ser conhecida para exercer poder emocional. Por outro lado, no podemos diminuir a grande importncia da msica como auxlio a distrbios e doenas como amnsia e Parkinson, no que a musicoterapia vem contribuindo de forma reconhecida pelo meio neurocientfico. Nas palavras de Sacks (2007): "Msica do tipo certo pode orientar um paciente quando mais nada capaz de faz-lo".

Referncias: AUTORA. Processos mentais e msica. Unidade de Estudo do Curso de Msica EAD (documento eletrnico). Cidade: Universidade Federal XXX, 2010. CUERVO, L. Musicalidade na Performance. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educao. Programa de Ps-Graduao em Educao, 2009, Porto Alegre. ______. Msica para um crebro em transformao: Reflexes sobre a msica na adolescncia. In: Simpsio de Cognio e Artes Musicais, IV, 2008, So Paulo. Anais SIMCAM IV. USP: So Paulo, 2008. HERCULANO-HOUZEL, S. O Crebro em Transformao. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. JANZEN, T. B. Pistas para compreender a mente musical. In: Revista Cognio e Artes Musicais. Vol. 3, n. 1. 2008.
ILARI, B. S. (Org.) Em Busca da Mente Musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em msica da percepo produo musical. Curitiba: UFPR, 2006. p. 271-302.

LEVITAN, D. A Msica em seu Crebro. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2010. MUSZKAT, M.; CORREIA, C.M.F. & CAMPOS, S.M. Msica e Neurocincias. In: Rev. Neurocincias. Vol. 8, n. 2, p. 70-75, 2000. Disponvel em: http://www.unifesp.br/dneuro/neurociencias/Neurociencias%2008-2.pdf . Acesso em 22 mar 2009. PIAGET, J. Problemas de Psicologia Gentica. Rio de Janeiro: Forense, 1973. PIAGET, J. e INHELDER, B. Da Lgica da Criana a Lgica do Adolescente. So Paulo: Ed. Pioneira, 1976. SACKS, O. Alucinaes Musicais: relatos sobre a msica e o crebro. So Paulo: Cia. das Letras, 2007.

SEKEFF, M de L. Da Msica: Seus usos e recursos. So Paulo: Unesp, 2007. SLOBODA, J. A Mente Musical: A psicologia definitiva da msica. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2008. SPITZER, M. Aprendizagem: neurocincias e a escola da vida. Lisboa: Climepsi Editores, 2007.

You might also like