You are on page 1of 6

Modelo de Projeto: Preveno de HIV e Aids para Pessoas Surdas

Objetivos do Projeto
O objetivo geral do Projeto de fornecer informao sobre o sistema imunolgico, HIV/AIDS e DST para jovens surdos e/ou com deficincia auditiva, de ambos os sexos, atravs da promoo de cursos de formao de agentes multiplicadores, produo de material em LIBRAS - Lngua Brasileira de Sinais, visando o aumento da conscincia dos jovens surdos, sobre os aspectos globais da AIDS e DST e formas de preveno

Principais Objetivos
O projeto vem atender a necessidade de informar, esclarecer de jovens e adolescentes surdos em relao HIV/AIDS. A experincia inovadora pois utilizar de tcnicas de protagonismo juvenil aplicada por instrutores e multiplicadores surdos. As informaes sero transmitidas em Libras - lngua brasileira de sinais - e com auxlio de outros instrumentos pedaggicos tradicionais e de vdeos. Entre os principais objetivos do Projeto:
1. 2. 3. 4.

Aumentar os conhecimentos sobre HIV/AIDS e DST, suas causas e preveno; aumentar os conhecimentos sobre o sistema imunolgico humano; promover sexo seguro e decises responsveis sobre a sade; lutar contra a discriminao da AIDS e das Pessoas Vivendo com HIV e Aids.

Justificativas
DESCRIO DA SITUAO, DO PROBLEMA E DA POPULAO-ALVO As pessoas surdas, como as minorias tnicas, so estrangeiros em seu prprio pas. Encontram discriminao no trabalho, nos servios pblicos, no laser e meios de comunicao, no atendimento sade e at nos servios religiosos. A maioria dos surdos no tem acesso informao e educao na sua prpria lngua j que muitos pases no oferecem profissionais treinados, acesso aos servios pblicos, educadores surdos ou intrpretes em linguagem de sinais. Poucos so os pases que reconhecem a lngua de sinais como lngua nacional, no Brasil o projeto de lei do reconhecimento da LIBRAS - Lngua Brasileira de Sinais - encontra-se tramitando no Congresso Nacional, mas o Distrito Federal j possui instrumentos legais que exigem do poder pblico o uso da lngua de sinais no atendimento do cidado surdo. A Organizao Mundial de Sade estima em mais de 300 milhes as pessoas com deficincia em todo o mundo, dessas, 70% se encontram em pases em desenvolvimento e somente 1% 2% tem acesso programas de reabilitao, incluindo educao especial e treinamento profissional. Ainda segundo estimativa da OMS 2,5% da populao possui alguma deficincia auditiva. Estudos indicam que as pessoas com deficincia so em mdia mais pobres, possuem menor escolaridade e tm menos vida social que as pessoas sem deficincia. Esses fatos so constantes em todas as sociedades. A mulher com deficincia sofre dupla discriminao, pois tem que enfrentar as desvantagens e excluses que as mulheres e as pessoas com deficincia sofrem no mbito legal, social, cultural, econmico e educacional. Algumas pessoas com deficincia sofrem de isolamento social devido ao estigma, mitos e temores relacionados deficincia, e so mais predispostas ficarem sem apoio fsico, financeiro e emocional tanto da famlia quanto da comunidade. Pesquisas realizadas pela AJA mostram o desconhecimento de informaes bsicas para a preveno das doenas sexualmente transmissveis (DST) e da infeco pelo HIV pela populao surda e pessoas com deficincia. Por isso, justificamos a importncia das aes previstas no Projeto.

Atividades
1. Produo de Material Didtico:
Desenvolvimento e produo de material didtico especfico e apostilas ilustradas para a execuo do Curso de Multiplicador Surdo para a Preveno s DST e AIDS. Quantidade: ___ apostilas e ___ lbuns seriados c/ 10 folhas grficas cada Resultado Esperado: Produo de material didtico especfico para o treinando surdo, contendo texto de fcil entendimento e apostilas ilustradas e vivncias adaptadas para a cultura da pessoa surda.

2. Curso de Multiplicador Surdo para Preveno s DST e AIDS


Objetivo: Capacitar jovens surdos para atuarem como multiplicadores para a comunidade surda de informaes e conhecimento bsico para a preveno das doenas sexualmente transmissveis (DST) e da infeco pelo HIV. Contedo: Sero utilizados os contedos de materiais e publicaes do Ministrio da Sade, tais como o Manual do Multiplicador - Preveno s DST e AIDS, etc. Tcnicas: vivncias, RPGs e dramatizaes, aulas tericas, visitas, palestras, pesquisas. Recursos Pedaggicos: Apostilas individuais, uso de lbum seriado, retroprojetor, vdeos, atividade sinalizadas em Libras. Quantidade de treinandos: ___ Durao: ___ h/a Resultado Esperado: formao de jovens multiplicadores para a realizao de palestras e apresentao de dramatizaes para outros jovens surdos em escolas pblicas, associaes de surdos, etc., com informaes bsicas para a preveno das doenas sexualmente transmissveis (DST) e da infeco pelo HIV.

3. Produo de Material de Divulgao:


Desenvolvimento e produo de material de divulgao especfico para a clientela surda para a Preveno s DST e AIDS. Quantidade: _____ impressos, figurino e material bsico para apresentaes. Resultado Esperado: Distribuio de folhetos, preservativos, e operacionalizao das vivncias, apresentao de dramatizaes e palestras dos multiplicadores.

Cronograma Execuo
NO. OBJ.

OBJETIVOS ESPECFICOS

RESULTADOS ESPERADOS
Produo de material didtico especfico para o treinando surdo, contendo texto de fcil entendimento e apostilas ilustradas e vivncias adaptadas para a cultura da pessoa surda. Quantidade: 150 apostilas e 05 lbuns seriados c/ 10 banners grficas cada

ATIVIDADES

PERODO DE EXECUO

01

Produo de material didtico especfico para pessoas surdas.

Desenvolvimento e produo de material didtico especfico e apostilas ilustradas para a execuo do Curso de Multiplicador Surdo para a Preveno s DST e AIDS.

04 semanas De __/__ __/__ 200_

02 Capacitar jovens surdos para atuarem como multiplicadores para a comunidade surda de informaes e conhecimento bsico para a preveno das doenas sexualmente transmissveis (DST) e da infeco pelo HIV. Formao de jovens multiplicadores para a realizao de palestras e apresentao de dramatizaes para outros jovens surdos em escolas pblicas, associaes de surdos, etc., com informaes bsicas para a preveno das doenas sexualmente transmissveis (DST) e da infeco pelo HIV. Quantidade de treinandos: 50 Curso de Multiplicador Surdo Sero utilizados os contedos de materiais e publicaes do Ministrio da Sade , tais como o Manual do Multiplicador Preveno s DST e AIDS, etc. e o Programa Multimdia de Educao de Sade Para a Preveno de AIDS de Inon Schenker, entre outros. Tcnicas: vivncias, RPGs e dramatizaes, aulas tericas, visitas, palestras, pesquisas. Recursos Pedaggicos: Apostilas individuais, uso de lbum seriado, retroprojetor, vdeos, computadores multimdias, atividade sinalizadas em Libras. Durao: 60 h/a 03 semanas De __/__ __/__ 200_

03 Distribuio de folhetos, preservativos, e operacionalizao das vivncias, durante a apresentao de dramatizaes e palestras dos multiplicadores surdos. Quantidade: 5.000 impressos, figurino e material bsico para apresentaes.

Produo de Material de Divulgao:

Desenvolvimento e produo de material de divulgao especfico para a clientela surda para a Preveno s DST e AIDS.

04 semanas De __/__ __/__ 200_

Monitoramento e Avaliao
Para cada atividade, descrever os indicadores de avaliao de processo e de interveno, assim como os meios de verificao das informaes (onde e como sero coletadas e analisadas).
N do Objetivo Especfico N da Atividade

INDICADORES DE INTERVENO
Qualidade da apresentao grfica e compreenso do contedo do material didtico especfico para pessoas surdas.

MEIOS DE VERIFICAO
Pesquisa de avaliao atravs de questionrio escrito distribudo aos treinandos. O resultado ser tabulado em planilha eletrnica e apresentado em forma de grficos.

01

02

Pr-teste para avaliao do nvel de conhecimento dos treinandos surdos sobre HIV/AIDS/DST no incio do curso.

Questionrio individual escrito, discusso em grupo. O resultado ser tabulado em planilha eletrnica e apresentado em forma de grficos.

02

Qualidade das instalaes, dos instrutores, material, contedo e durao do curso para multiplicadores surdos .

Pesquisa de avaliao atravs de questionrio escrito distribudo aos treinandos. O resultado ser tabulado em planilha eletrnica e apresentado em forma de grficos.

02

Ps-teste para avaliao do nvel de conhecimento dos treinandos surdos sobre HIV/AIDS/DST no trmino do curso.

Questionrio individual escrito, discusso em grupo. O resultado ser tabulado em planilha eletrnica e apresentado em forma de grficos. Pesquisa de avaliao atravs de questionrio escrito distribudo aos treinandos, instrutores e profissionais de sade. O resultado ser tabulado em planilha eletrnica e apresentado em forma de grficos. Pesquisa de avaliao atravs de questionrio escrito distribudo aos treinandos, instrutores e profissionais de sade. O resultado ser tabulado em planilha eletrnica e apresentado em forma de grficos.

03

Qualidade, Quantidade, contedo do material de divulgao:

04

Qualidade, quantidade, durao e contedo dos vdeos

You might also like