You are on page 1of 13

ISSN 2175-3369 urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez.

2009 Licenciado sob uma Licena Creative Commons

ANLISE ECONMICO-FINANCEIRA DA IMPLANTAO DE UMA DESTILARIA PARA PRODUO DE LCOOL CARBURANTE A PARTIR DA MANDIOCA TTULO Economic and financial analysis of distillery for alcohol from cassava establishing
Stefan Hoppe[a], Pery Francisco Assis Shikida[b], Josemar Raimundo da Silva[c]
Licenciado em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Especialista pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Agronegcio pela Universidade Estadual do Oeste do Paran (UNIOESTE), Toledo, PR - Brasil, e-mail: stehopp@yahoo.com.br [b] Professor Associado do Curso de Cincias Econmicas e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegcio da Universidade Estadual do Oeste do Paran (UNIOESTE), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Toledo, PR - Brasil, e-mail: pfashiki@unioeste.br [c] Professor Colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paran (UNIOESTE), Toledo, PR - Brasil, e-mail: josemar@unioeste.br
[a]

Resumo
Este artigo objetivou avaliar a viabilidade econmico-financeira da implantao de uma destilaria a partir das instalaes de uma fecularia no municpio de So Miguel do Oeste, Santa Catarina. Como corolrio, os investimentos produziram indicadores que apontam inviabilidade econmico-financeira para este projeto. Para tal resultado, consideraram-se duas simulaes, uma analisando desde o incio do projeto at a implantao de uma destilaria e a outra simulao tendo como pressuposto a implantao da destilaria a partir da fecularia j existente. Considerou-se que, diante do perfil da fecularia analisada, a implantao de uma destilaria torna-se invivel economicamente. Palavras-chave: Mandioca. Destilaria. lcool carburante. Viabilidade econmico-financeira.

Abstract
This article aimed to evaluate the economic and financial viability of establishing a distillery from a cassava plant in San Miguel do Oeste, Santa Catarina State. As a corollary, the investments demonstrated unviable economic and financial indicators for this project. For this result two simulations were considered, one analyzing an initial project with the implementation of a distillery plant and the other implementing the distillery from the existing plant. The conclusions were that from the plant profile analysis, the implementation of a distillery is not a viable economic alternative. Keywords: Cassava. Distillery. Alcohol fuel. Economic and financial viability.
urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

246

HOPPE, S.; SHIKIDA, P. F. A.; SILVA, J. R.

INTRODUO
A mandioca um produto genuinamente brasileiro. Ela produzida em todos os Estados do Pas, com custos de produo relativamente baixos em relao s outras culturas agrcolas, alm de ser uma cultura com poucos riscos e com baixos investimentos (ABAM, 2007). No ano 1980, a produo mundial de mandioca foi de 122,1 milhes de toneladas. Na poca, o Brasil era o maior produtor mundial, com produo de 24,6 milhes de toneladas, representando 20,1% de participao. Aps 22 anos (19802002), a produo no mundo aumentou em 51,0% e o Brasil passou a ser o segundo maior produtor, com 22,99 milhes de toneladas produzidas. No ano 2002, a produo mundial de mandioca foi de 184,8 milhes de toneladas, cultivadas em 17,3 milhes de hectares. O continente mais produtivo foi o africano, detendo 54,5% da produo mundial, sendo a Nigria a maior produtora, com 18,7%. O continente asitico produziu 27,2% da quantidade produzida no mundo, com destaque de produo para os pases da Indonsia e da Tailndia, com 9,1% cada. J a Amrica do Sul produziu 17,2% do total mundial, com a participao do Brasil de 12% (CAMARGO FILHO; ALVES, 2004). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2003), a produo da mandioca esteve includa entre os nove primeiros produtos agrcolas do pas em reas cultivadas. Os principais Estados produtores de razes frescas foram Par (17,80%), Bahia (15,80%), Paran (15,79%), Rio Grande do Sul (5,60%), Maranho (4,98%) e So Paulo (4,63%); Estados que, em conjunto, foram responsveis por 64,6% da produo no pas. Nesse mesmo ano, o valor da produo agropecuria no Brasil foi de R$ 118,56 bilhes e a mandioca respondeu por R$ 3,28 bilhes. No ano 2004, a estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social (IPARDES, 2006), para produo nacional da cultura da mandioca foi de 23.926.553 toneladas de razes, numa rea plantada de 1.754.875 hectares, com rendimento mdio de 13,6 toneladas por hectare. Nesse ano, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2007), os principais Estados produtores foram Par (18,7%), Bahia (17,5%) e Paran (12,4%), as regies com melhores rendimentos no plantio foram o Sul e o Sudeste, com 18,8 toneladas por hectare e 17,1 toneladas por hectare, respectivamente.

A estimativa de produo nacional de mandioca para o ano 2007, segundo o IBGE (2007), foi de 27.312.946 toneladas. Deste total, aproximadamente 40% so voltados para a produo de farinha, 30% para alimento de mesa, outros 10% para amido e o restante para rao animal. A estimativa de produo para o Sul do Brasil de 5.798.467 toneladas. Para o Estado de Santa Catarina, a estimativa corresponde a 639.724 toneladas, sendo que o incremento na produo catarinense em relao safra de 2006 girou em torno de 0,86%. A problemtica encontrada por muitos produtores e processadores do produto est em encontrar alternativas economicamente viveis para diversificar o emprego da matria-prima da mandioca. Uma das alternativas discutidas na atualidade so os investimentos em destilarias para a produo de lcool a partir deste produto. Diante de tal perspectiva, o objetivo deste artigo analisar a viabilidade econmicofinanceira da implantao de uma destilaria para a produo de lcool carburante, cujo insumo seja a mandioca. A anlise foi realizada por meio de estudo de caso na Fecularia So Miguel, no municpio de So Miguel do Oeste, Santa Catarina. A fecularia estudada foi implantada no ano 2001, no Oeste de Santa Catarina. O total de moagem de mandioca na Fecularia So Miguel atingiu, no ano de 2007, aproximadamente 9.000 toneladas, representando 1,40% da produo do Estado. A produo tem sido direcionada para um nico produto, a fcula, atendendo a um nmero reduzido de compradores. Assim, a produo do lcool cumpriria com o papel de diferenciar e de agregar valor produo. Diante disso, este artigo est estruturado em quatro partes, alm da presente introduo. A parte seguinte traz um contexto geral da cadeia produtiva da mandioca. Em seguida, so apresentados os procedimentos metodolgicos e o levantamento dos dados. Na terceira parte so apresentados os resultados a partir do estudo de caso e a verificao da viabilidade econmico-financeira da implantao da destilaria. Concomitantemente apresentao dos resultados, faz-se a discusso deles. As consideraes finais sumarizam este trabalho.

A CADEIA PRODUTIVA DA MANDIOCA


A mandioca, tambm conhecida por aipim e macaxeira, uma planta originria da Amrica do Sul. Sua cultura foi levada para os pases africanos

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

Anlise econmico-financeira da implantao de uma destilaria para produo de lcool carburante a partir da mandioca

247

e asiticos e atualmente produzida por mais de 80 pases do mundo. Conhecida comumente como alimento de pobre, ela desempenha elevada importncia social e econmica, constituindo-se em fonte de renda e de energia para cerca de 700 milhes de pessoas, principalmente para aquelas de baixa renda dos pases em desenvolvimento (GUSMO; MENDES NETO; SILVA, 2006). As variedades de mandioca so classificadas em mansa e brava. A mansa, tambm denominada de mandioca de mesa ou macaxeira, tem como destino os mercados e as feiras livres para consumo humano in natura. J a mandioca brava destinada s indstrias de transformao e seus derivados so: farinha, fcula (polvilho doce ou azedo), lcool, entre outros (GUSMO et al., 2006). De acordo com Camargo Filho e Alves (2004), a maior quantidade de mandioca direcionada indstria para produo de farinha e outros derivados, enquanto o mercado de raiz para consumo humano in natura e animal menor e regional. Neste sentido, os autores destacam que as cadeias produtivas de mandioca para indstria e para mesa so diferenciadas, ou seja, de um lado existem unidades para processamento de raiz em vrias regies do pas, tendo como produto principal a farinha e a fcula, j de outro lado a cadeia da mandioca para mesa equivale a cerca de 15% do total de raiz consumida para alimentao humana ou animal. Ao estudar uma cadeia produtiva buscase entender as estruturas e as funes de um determinado agronegcio, pois:
[] a cadeia produtiva envolve desde a fabricao de insumos, a produo nas fazendas, a sua transformao at o seu consumo. Esta cadeia incorpora todos os servios de apoio, desde a pesquisa e assistncia tcnica, processamento, transporte, comercializao, crdito, exportao, servios porturios, dealers, bolsas, industrializao, at o consumo final. O valor agregado do complexo agroindustrial passa, obrigatoriamente, por 5 mercados: o de suprimento; o de produo propriamente dito; o do processamento; o de distribuio; e o do consumidor final (CALDAS et al., 1998, p. 16).

cultivam a mandioca. Outros fornecedores so os produtores de mquinas e equipamentos, os vendedores de lenha de eucalipto, e os fornecedores de implementos agrcolas; 2) A indstria: composta por fabricantes de farinhas, de fculas e de produtos derivados, formada por diferentes portes de empresas, sendo a maioria delas pequenas. Segundo Almeida e Ledo (2004), do total da mandioca produzida no Brasil, 20% so destinados s fecularias e 80% s farinheiras; 3) Empresas distribuidoras: podem ser as prprias farinheiras e fecularias ou os distribuidores autnomos (IPARDES, 2006). De acordo com o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2003) a indstria de insumos, encontrada antes da porteira, que se caracteriza pelo fornecimento de equipamentos, de mquinas, de corretivos e de fertilizantes atravs das empresas de revendas, no tem grande destaque nesta cadeia produtiva pela pouca utilizao desses insumos e baixo nvel tecnolgico na lavoura de mandioca. O consumidor tambm no tem grande destaque, pois a produo final destina-se mais para as indstrias de transformao do que necessariamente para o consumidor final. Atualmente, uma das dificuldades enfrentadas pelo setor est relacionada grande oscilao do preo da matria-prima. Como consequncia, muitas farinheiras tm operado informalmente, chegando a parar suas atividades por alguns meses, enquanto as fecularias procuram reduzir sua produo para equilibrar suas operaes com a dinamicidade do mercado (IPARDES, 2006). Diante de tais dificuldades, o setor vem buscando alternativas de diversificao da produo e uma das discusses presentes na atualidade refere-se transformao da mandioca em lcool. A mandioca e a produo do lcool carburante A produo de lcool carburante a partir da mandioca no se constitui como uma novidade no Brasil. As experincias de produo no pas foram iniciadas em 1932, com a construo de uma destilaria de lcool de mandioca no municpio de Divinpolis,

A cadeia produtiva da mandioca para indstria pode, porm, ser resumida em trs elos: 1) Os fornecedores: os principais fornecedores so os produtores rurais que

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

248

HOPPE, S.; SHIKIDA, P. F. A.; SILVA, J. R.

Minas Gerais. Nesse perodo, ou seja, entre 1932 e 1942, fabricava-se lcool com destilao de 5.000 litros dirios, atingindo a produtividade de 198 litros por tonelada de mandioca (CAMARGO, 1986). Alm da destilaria de Divinpolis, outras cinco destilarias chegaram a ser construdas e entraram em atividade, porm, com a concorrncia da cana-de-acar praticamente todas fecharam. A nica que continuou em funcionamento foi a Coraci, localizada no municpio de So Pedro do Turvo, Estado de So Paulo. No entanto, essa destilaria redirecionou sua produo para outros produtos, tais como perfumes, remdios e bebidas, por causa da qualidade do lcool refinado. Os locais das instalaes destas destilarias inviabilizaram os empreendimentos industriais naquele perodo, por serem regies no tradicionais, ou instaladas em polos mandioqueiros que j beiravam o fim do ciclo (ABAM, 2007). Atualmente, volta-se a discutir a produo de lcool a partir do insumo mandioca por questes mundiais de preservao ambiental e rumos da poltica energtica dada no pas (PAULILLO; MELLO; VIAN, 2006). Diante de tal perspectiva, far-se- o estudo de viabilidade econmico-financeira da implantao de uma destilaria cuja matria-prima a mandioca. A tendncia de demanda do lcool combustvel nos prximos anos alta.
[...] muito provvel que a assinatura do Protocolo de Kyoto (que exige a reduo das emisses de gases de efeito estufa entre 2008 e 2012) e a majorao do preo mundial do petrleo devam impulsionar o consumo do lcool em vrios pases nas prximas dcadas. No Brasil, os automveis flex fluel esto dinamizando a demanda de lcool no pas, dando maior poder de escolha e segurana ao consumidor (PAULILLO et al., 2007).

Deste modo, este mtodo possibilita a generalizao desse mesmo caso, representativo de outro(s) caso(s) anlogo(s), ou seja, a partir de um ou de alguns casos, busca-se uma viso geral do problema (GIL, 2000). Neste trabalho, houve levantamento bibliogrfico e coleta de dados secundrios para reforar os objetivos deste estudo. Para a realizao do estudo de caso de viabilidade econmicofinanceira foram coletadas informaes por intermdio de pesquisa de campo na Fecularia So Miguel (SC). Os dados com os valores atualizados dos equipamentos necessrios e obras civis para a implantao de uma destilaria foram obtidos na fbrica de mquinas para fecularia EBS, localizada em Quatro Pontes, Paran. Outros dados referentes a preos e demais informaes foram obtidos com a ABAM e empresa Cerelcool, localizada em So Pedro do Turvo, So Paulo. Os valores referidos esto especificados nas tabelas deste trabalho, apresentadas nos resultados da pesquisa. O presente trabalho far duas simulaes para a implantao de uma destilaria. A primeira se designa a verificar a viabilidade econmicofinanceira de implantar uma destilaria com capacidade de moer 18.000 toneladas de mandioca por ano, ou seja, implantar uma destilaria com a mesma capacidade de processamento da Fecularia So Miguel, mas em uma rea prpria. A segunda simulao versar em verificar a viabilidade econmico-financeira da implantao de uma destilaria usando a estrutura fsica da fecularia estudada. Cumpre dizer que os investimentos em capital fixo foram depreciados pelo mtodo linear e o valor residual foi considerado nulo. O mtodo de depreciao considera o valor atual do ativo, a vida til estimada e o valor residual. Assim, a carga de depreciao foi dividida constantemente ao longo dos anos (NOGUEIRA, 1999). A perda do valor do bem por desgaste no um desembolso, mas um custo, podendo ser abatida das receitas, diminuindo o lucro tributvel (CASAROTTO FILHO; KOPITTKE, 2000). Mtodos de anlise de viabilidade econmica No processo de avaliao de um projeto de investimento elabora-se uma anlise financeira fazendo o clculo do volume de investimentos necessrios para a instalao da destilaria mediante a entrada das receitas e das despesas que ocorrem ao longo de um determinado tempo. Esperam saber a existncia do retorno atrativo para motivar sua implantao.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
Este artigo utiliza o mtodo de estudo de caso, realizado em uma fecularia localizada no municpio de So Miguel do Oeste, em Santa Catarina. A fecularia tem, em seu programa administrativo, a preocupao com a diversificao da produo da fcula, visando implantao de uma destilaria. Um estudo de caso caracteriza-se pela anlise profunda de um ou de mais objetos de estudo.

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

Anlise econmico-financeira da implantao de uma destilaria para produo de lcool carburante a partir da mandioca

249

A anlise foi desenvolvida para um horizonte de 15 anos. Foram calculados tambm os investimentos necessrios para a implantao da destilaria, bem como seu retorno financeiro e o tempo necessrio para ressarcir esses custos. A taxa de desconto utilizada para os clculos de viabilidade foi a taxa de juros (Selic), de 11,25% a.a., baseada na mdia anual de 2007. Os indicadores utilizados para analisar a viabilidade econmico-financeira para a implantao da destilaria de etanol so: a) o Valor Presente Lquido (VPL), ndice que permite obter a viabilidade econmico-financeira da implantao de um projeto no longo prazo, ou seja, pode ser entendido como o excesso de ganho que o projeto apresenta, diante da melhor oportunidade de investimento (BUARQUE, 1984); b) a Taxa Interna de Retorno (TIR), definida como [] a taxa de juros que anula o valor presente das receitas lquidas resultantes do projeto, quando comparados com o valor presente dos desembolsos [] (MARIM, 1980, p. 43); c) a Taxa de Rentabilidade (TR), taxa que representa uma porcentagem de rentabilidade sobre o capital inicial investido num determinado perodo de tempo; e d) o Perodo de Recuperao Econmica de Capital ( payback ), entendido como o tempo necessrio para o investimento recuperar o capital investido (NOGUEIRA, 1999). A Taxa Mnima de Atratividade (TMA) a taxa utilizada para a avaliao da atratividade do investimento, que pode ser definida pelo custo de capital da empresa. Neste trabalho explicitam-se as frmulas dos indicadores citados, porm, para maiores esclarecimentos sobre esses indicadores, ver Clemente (1998); Marim (1980); Holanda (1975); Nogueira (1999) e Buarque (1984). Os clculos foram realizados com auxlio da planilha eletrnica Excel. Complementarmente, tambm foi calculado o indicador ROIA, um indicador de valor mais efetivo (SOUZA; CLEMENTE, 2008). A seguir so expostas as expresses algbricas do VPL, TMA, TIR, TR, payback, IBC (ndice de Benefcio-Custo) e ROIA. a) Valor presente lquido (VPL)
VPL = I 0 +
i =0 n

VPL = Soma algbrica de todos os valores lquidos descontados para o momento presente; - I0 = Fluxos de sada inicial ou investimento inicial; Cf = Fluxos de lquido de caixa do projeto/investimento; j = Taxa de desconto (juros) considerado para atualizar o fluxo de caixa; i = Nmero de perodos ou horizonte do investimento ou empreendimento. b) Taxa mnima de atratividade (TMA) O valor da taxa j para ser usada no processo de descapitalizao do fluxo de caixa conhecida como Taxa de Mnima de Atratividade (TMA). c) Taxa interna de retorno (TIR)
TIR = I 0 +
i =0 n

(Cf ) =0 (1 + j ) n

(2)

Onde: TIR = A taxa que iguala o VPL a zero. d) Taxa de rentabilidade (TR)
TR (%) = I0 + VPL

(1 + i )
i=0

Cf

(3)

Onde: VPL = Valor presente lquido; I0 = Fluxos de sada inicial ou investimento inicial; Cf = Fluxos de lquido de caixa do projeto/investimento; j = Taxa de desconto (juros) considerado para atualizar o fluxo de caixa; i = Nmero de perodos ou horizonte do investimento ou empreendimento. e) Perodo de recuperao do capital (PRC) ou perodo de payback descontado PRC ou PBK =

(Cf ) (1 + j ) n

(1)

i =0

Onde:

( RL ) 0 (1 + j ) n

(4)

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

250

HOPPE, S.; SHIKIDA, P. F. A.; SILVA, J. R.

Onde: RL = Retorno ou Benefcio Lquido esperado pela entrada de caixa (fluxos operacionais lquidos); I0 = Fluxos de sada inicial ou investimento inicial; j = Taxa de desconto (juros) considerado para atualizar o fluxo de caixa; n = Nmero de perodos. f) ndice de lucratividade (IL) ou ndice benefcio-custo (IBC)
ILouIBC =

i= 0

RL (1 + j ) n I0

(5)

Onde: RL = Retorno ou Benefcio Lquido esperado pela entrada de caixa (fluxos operacionais lquidos); k = Perodo de recuperao do capital; j = Taxa de desconto (juros) considerado para atualizar o fluxo de caixa; i = Nmero de perodos. g) Retorno adicional sobre o investimento inicial (ROIA) uma das melhores estimativas da rentabilidade para um projeto de investimento em termos anuais, pois representa percentualmente a riqueza gerada pelo projeto alm da TMA. Dessa forma, o ROIA o anlogo percentual do conceito de Valor Econmico Agregado (EVA), derivando assim da taxa equivalente ao IBC para cada perodo do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSES
A Fecularia A Fecularia So Miguel, localizada no municpio de So Miguel do Oeste, em Santa Catarina, foi fundada em 2001. A estrutura produtiva da fecularia tem como principal insumo a mandioca. A empresa, de porte mdio, uma sociedade annima composta por 10 scios e est instalada em uma rea de 12.940 m2 do total de 20 hectares. Os investimentos relativos fecularia foram realizados com capital prprio e por linhas especficas de crdito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES).

Desde que a empresa foi implantada no houve mudana no quadro de contratao de funcionrios. No total, so dez trabalhando durante todo o ano, alm de acrescentar outros dez funcionrios no perodo de maior produo, quando a fecularia trabalha em dois turnos. Desses 20 funcionrios, 17 so do sexo masculino e 3 do sexo feminino. A empresa no terceiriza mo-de-obra. Ao iniciar as operaes, a fecularia no contava com mo-de-obra qualificada. A carncia de qualificao especfica no desempenho da funo no tem sido empecilho para o bom andamento da fecularia, uma vez que as funes esto relacionadas s caractersticas operacionais das indstrias do setor, no exigindo mo-de-obra com conhecimento especializado. A empresa conta com todo o processo de produo desde a entrada da mandioca, incluindo pesagem em balana prpria at a fcula embalada, colocando no mercado sua prpria marca e obtendo reconhecimento por parte dos consumidores. Com relao aos fornecedores do insumo, estes so produtores locais e dos Estados vizinhos do Paran e do Rio Grande do Sul. Esses produtores de mandioca so pequenos proprietrios rurais e sua produo representa o total de mandioca processada na empresa. O principal problema origina-se na oferta insuficiente, que ocorre tanto nos perodos de safra, nos meses de abril, maio, setembro e outubro, quanto no perodo de entressafra, dos meses de novembro a maro, deixando parte da empresa ociosa. A fecularia tem capacidade de moer anualmente 18.000 toneladas, no entanto, no ano 2007, o total modo na fecularia foi de 9.000 toneladas de mandioca, representando 50% da capacidade de moagem da empresa. Assim, este estudo compatibiliza o tamanho do projeto com o estudo de mercado (demanda esperada) que a Fecularia So Miguel prev, ou seja, uma demanda de 3.096.000 litros de lcool carburante nessa fase inicial. A mandioca processada na empresa no a variedade considerada brava, mas uma variedade especfica para a produo de fcula. Tratase de uma variedade denominada de mandioca vermelha, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA). Esta variedade no serve, porm, para o consumo humano por causa de maior acidez contida na raiz. Diante desse cenrio, o presente estudo de caso fez duas simulaes para a implantao de uma destilaria. A primeira simulao considerou a implantao de uma destilaria desde o incio do projeto; j a segunda simulao considerou a implantao da destilaria a partir da fecularia existente. A discriminao dos investimentos para a implantao da destilaria desde seu incio est especificada na Tabela 1.

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

Anlise econmico-financeira da implantao de uma destilaria para produo de lcool carburante a partir da mandioca
TABELA 1 - Discriminao dos custos para a implantao de uma destilaria
Investimento Inicial Equipamentos Rampa de descarga de razes lateral Alimentao automtica de razes Correia transportadora Lavador de razes Rosca simples para casquinha Motobomba EBS semissubmersa, em ferro fundido Correia de inspeo Triturador de razes 7 facas Rosca elevadora Alimentador dosador Desintegrador (cevadeira) 200 ton Bomba positiva 5 CV Tanque Bomba helicoidal Conjunto de cozimento contnuo Trocador de calor tubular Tanque de sacarificao/fermentao Bomba centrfuga Trocador de calor tipo casco tubo Tanque em ao carbono 12 m3 Conjunto completo para destilao lcool Tanque de armazenamento Tanque de armazenamento de lcool de 2 Tanque de armazenamento de leo fsel Torre de refrigerao Caldeira 5 ton/vapor Balana rodoviria 80 ton Equipamentos para laboratrios (bsicos) Caixa dgua 50.000 litros Dala 10 metros (correia para sacos de fcula) Total subvalor dos equipamentos Montagem da destilaria Montagem dos equipamentos Sistema eltrico dos equipamentos Terraplanagem Construo lagoas de tratamento Projeto de rebaixamento de energia Transformador de energia 500 KWA Poo artesiano Terreno 240.000 m2 12.940 m2 Construo civil Projeto tratamento de efluentes Total subvalor da montagem da destilaria Taxas, Impostos e Licenciamento Total Geral
Fonte: Dados da pesquisa.

251

Quantidade

Valor Unit. (R$)

Valor Total (R$)

1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 4 un 2 un 1 un 1 un 14 un 12 un 1 un 4 p 1 un 4 un 1 un 1 un 6 un 1 un 1 un 1 un 2 un 1 un

54.406,00 56.243,00 25.586,00 54.950,00 8.445,00 8.705,00 18.548,00 18.250,00 17.175,00 28.053,00 89.165,00 15.297,00 14.653,00 11.474,00 15.032,00 60.143,00 43.211,00 6.211,00 125.158,00 22.552,75 442.106,00 137.263,50 28.316,00 14.843,00 20.035,17 315.790,00 63.000,00 33.000,00 22.899,00 16.500,00

54.406,00 56.243,00 25.586,00 54.950,00 8.445,00 8.705,00 18.548,00 18.250,00 17.175,00 28.053,00 89.165,00 15.297,00 58.612,00 22.948,00 15.032,00 60.143,00 604.954,00 74.532,00 125.158,00 90.211,00 442.106,00 549.054,00 28.316,00 14.843,00 120.211,00 315.790,00 63.000,00 33.000,00 45.798,00 16.500,00 3.075.031,00 314.569,00 215.790,00 40.000,00 300.000,00 35.000,00 23.000,00 50.000,00 706.000,00 534.900,00 6.500,00 2.225.759,00 5.000,00 5.305.790,00

1 un 1 un 1 un 6 un 1 un 1 un 2 un 1 un 1 un 1 un

314.569,00 215.790,00 40.000,00 50.000,00 35.000,00 23.000,00 25.000,00 706.000,00 534.900,00 6.500,00

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

252

HOPPE, S.; SHIKIDA, P. F. A.; SILVA, J. R.

Quanto aos custos de produo, cada tonelada de mandioca produz 172 litros de lcool carburante. Cada litro de lcool tem um custo de produo de R$ 0,85, contabilizados neste valor a manuteno dos equipamentos, os impostos, a energia eltrica, a folha de pagamento dos funcionrios, a lenha, a alfa-aminalase, o amilogluco, os insumos em geral e a matria-prima mandioca. Como na Fecularia So Miguel a capacidade total de moagem de mandioca de 18.000 toneladas por ano, a produo de lcool poderia chegar a 3.096.000 litros de lcool carburante. A depreciao das mquinas e dos equipamentos para um perodo de 15 anos tambm foi considerada na discriminao dos custos de produo da destilaria. Os valores esto especificados na Tabela 2.

TABELA 2 - Discriminao dos custos de produo da destilaria


Custo de produo lcool carburante Depreciao anual Total Geral
Fonte: Dados da pesquisa.

Quantidade 3.096.000 L

Custo unitrio (R$) 0,85

Despesa total (R$) 2.631.600,00 205.002,07 2.836.602,07

Como receita foi considerada a venda do lcool carburante, a venda da vinhaa e a venda do bagao da mandioca. O preo do lcool carburante considerado neste trabalho foi o preo mdio pago, cujo levantamento estatstico feito pelo Centro de Estudos Avanados em Economia Aplicada (CEPEA) no ano 2007. Os valores esto especificados na Tabela 3.

TABELA 3 - Discriminao das receitas da destilaria


Receitas Economias lcool carburante Vinhaa Venda do bagao da mandioca Total Geral
Fonte: Dados da pesquisa.

Quantidade 3.096.000 L 32.508 kg 6.000 ton

Valor Unitrio (R$) 0,70 8,00 20,00

Valor Anual (R$) 2.167.200,00 260.064,00 120.000,00 2.547.264,00

A partir dos custos para a implantao da destilaria, dos custos de produo e das receitas obtiveram-se os fluxos de caixa da destilaria para um perodo de 15 anos. Na anlise de viabilidade econmico-financeira, considerando uma TMA de 11,25%, obteve-se um VPL altamente negativo no valor de R$ 7.357.983,88, TIR de -1.833,77%, TR de -138,7%, payback negativo para o perodo considerado, sendo tanto o IBC como o ROIA tambm negativos.

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

Anlise econmico-financeira da implantao de uma destilaria para produo de lcool carburante a partir da mandioca

253

Implantao da destilaria a partir da fecularia A inteno deste item mostrar se vivel ou no a Fecularia So Miguel deixar de ser uma fecularia para se transformar em uma destilaria. A lgica que deve ficar clara neste aspecto que a substituio da condio de fecularia para destilaria implica no direcionamento da produo alcooleira para fins carburentes, podendo esta unidade produtiva obter benesses que uma fecularia no teria no mercado de agroenergia. Primeiramente se calculou os investimentos necessrios para a compra de mquinas e de equipamentos para a destilaria, sendo desconsiderados os valores das mquinas e dos equipamentos que servem tanto para a fecularia como para a destilaria. Em seguida, contabilizaram-se os gastos necessrios para a montagem da destilaria e foram desconsiderados os que j foram realizados. Para fazer uma anlise geral, tambm foram levantados os custos das mquinas e dos equipamentos de uma fecularia, desconsiderando os que podem ser utilizados na destilaria, sendo feita a depreciao de sete anos, e os valores pelos quais poderiam ser vendidos na atualidade. Os gastos em mquinas e em equipamentos que no sero necessrios para a implantao da destilaria so os 11 primeiros itens especificados na Tabela 1, tais como: rampa de descarga de razes lateral (R$ 54.406,00); alimentao automtica de razes (R$ 56.243,00); correia transportadora (R$ 25.586,00); lavador de razes (R$ 54.950,00); rosca simples para casquinha (R$ 8.445,00); motobomba EBS semisubmersa, em ferro fundido (R$ 8.705,00); correia de inspeo (R$ 18.548,00); triturador de razes 7 facas (R$ 18.250,00); rosca elevadora (R$ 17.175,00); alimentador dosador (R$

28.053,00); desintegrador (cevadeira) 200 ton (R$ 89.165,00). Juntos, esses equipamentos somam R$ 379.526. O restante dos gastos em mquinas e em equipamentos necessrios para a implantao da destilaria est especificado na Tabela 1, a partir do dcimo primeiro item. Juntos eles somam R$ 2.695.505,00, sendo este o valor necessrio para compras com as mquinas e com os equipamentos para implantar a destilaria. Quanto aos gastos com a montagem da destilaria, no sero necessrios os gastos com terraplanagem (R$ 40.000,00); com construo das lagoas de tratamento (R$ 300.000,00); com projeto de rebaixamento de energia (R$ 35.000,00); com transformador de energia 500 KWA (R$ 23.000,00); com poo artesiano (R$ 50.000,00); com terreno 12.940 m 2 (R$ 706.000,00); com construo civil (R$ 534.900,00); com projeto de tratamento de efluentes (R$ 6.500,00). Juntos, esses itens somam R$ 1.695.400,00. J os gastos necessrios para a montagem da destilaria so a montagem dos equipamentos (R$ 314.569,00) e o sistema eltrico dos equipamentos (R$ 215.790,00), somando R$ 530.359,00, sendo este o gasto necessrio com a montagem dos equipamentos para implantar a destilaria nesta fecularia. Considerando a venda das mquinas e dos equipamentos da fecularia que no sero teis, poder-se-ia obter a soma de R$ 1.281.735,00, mas, com a depreciao anual de R$ 85.449,00 e considerando os sete anos da implantao (2001), as mquinas e os equipamentos podem ser vendidos a um valor de R$ 683.592,00, valores especificados na Tabela 4 a seguir. Alm dos gastos citados, existem ainda os gastos com os impostos e licenciamento que somam R$ 5.000,00.

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

254

HOPPE, S.; SHIKIDA, P. F. A.; SILVA, J. R.


TABELA 4 - Mquinas e equipamentos de uma fecularia e os valores da depreciao
Investimento Inicial Equipamentos Motobomba inox auto esc. EBS Rosca horizontal inox Peneira rotativa extratora Motobomba inox auto esc. EBS 05 CV Motobomba inox auto esc. EBS 7,5 CV Peneira rotativa extratora GL-800 GL3 Tanque inox 2.000 litros Motobomba inox centrfuga pequena Centrfuga primria EBS CT-40 Tanque intermedirio das centrfugas Motobomba inox centrfuga pequena EBS Centrfuga secundria ref. EBS CT-25 Coletor inox para centrfuga CT-25 Motobomba inox auto esc. EBS 3 CV Tanque agitador 2.000 litros Filtro a vcuo 1.800 x 1.500 mm Correia transportadora sanitria Esfarelador Conjunto trocador calor Secador de amido tipo flach drier Coletor para fcula seca 40 ton Fundo fluidizado Rosca do silo Classificador de amido seco 5 ton/h Ensacadeira EBS VR 5.000 Rosca para ensaque de bagao Silo para bagao Rosca para bagao Rosca simples para casquinha Coletor inox para rosca de casquinha Motobomba EBS auto esq. Inox 10 CV Bomba presso para auto lavagem GLS Motobomba de recalque de inox 5 CV Cones reserva para GLs Caldeira 04 ton/vapor Balana rodoviria 80 ton Equipamentos para laboratrios (bsicos) Balana para sacos de fcula Caixa dgua 50.000 litros Dala 10 metros Total subvalor dos equipamentos
Fonte: Dados da pesquisa.

Qnt.

Valor Unit. (R$) 5.699,00 8.593,00 33.980,00 5.699,00 6.190,00 33.980,00 9.830,00 6.811,00 145.000,00 5.690,00 5.813,00 83.900,00 5.690,00 3.655,00 14.200,00 78.688,00 7.950,00 4.700,00 41.145,00 95.423,00 33.898,00 29.500,00 12.177,00 10.107,00 11.190,00 9.630,00 35.990,00 17.558,00 6.530,00 4.160,00 6.899,00 2.625,00 5.699,00 11.980,00 230.000,00 60.000,00 33.000,00 3.000,00 22.899,00 16.500,00

Valor Total (R$) 5.699,00 8.593,00 101.940,00 17.097,00 12.380,00 33.980,00 9.830,00 6.811,00 145.000,00 5.690,00 5.813,00 83.900,00 5.690,00 10.965,00 14.200,00 78.688,00 7.950,00 4.700,00 41.145,00 95.423,00 33.898,00 29.500,00 12.177,00 10.107,00 11.190,00 9.630,00 35.990,00 17.558,00 6.530,00 4.160,00 6.899,00 2.625,00 5.699,00 11.980,00 230.000,00 60.000,00 33.000,00 3.000,00 45.798,00 16.500,00 1.281.735,00

Depreciao Anos Dep. Anual 379,93 572,87 6.796,00 1.139,80 825,33 2.265,33 655,33 454,07 9.666,67 379,33 387,53 5.593,33 379,33 731,00 946,67 5.245,87 530,00 313,33 2.743,00 6.361,53 2.259,87 1.966,67 811,80 673,80 746,00 642,00 2.399,33 1.170,53 435,33 277,33 459,93 175,00 379,93 798,67 15.333,33 4.000,00 2.200,00 200,00 3.053,20 1.100,00 85.449,00

1 un 1 un 3 un 3 un 2 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 3 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un

15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

Anlise econmico-financeira da implantao de uma destilaria para produo de lcool carburante a partir da mandioca

255

Diante das consideraes expostas, os gastos necessrios para a implantao da destilaria a partir da fecularia existente seriam R$ 2.542.272,00. Quanto aos custos de produo, na Fecularia So Miguel a moagem de mandioca no ano de 2007 foi 9.000 toneladas. Assim, a produo de lcool poderia chegar a 1.548.000 litros de lcool carburante. Como o custo de produo por litro de R$ 0,85, a despesa total chegaria a R$ 1.315.800,00. J o valor da depreciao foi calculado dos equipamentos que sero adquiridos. Os valores esto especificados na Tabela 5.
TABELA 5 - Discriminao dos custos de produo da destilaria
Custo de produo lcool carburante Depreciao Total Geral
Fonte: Dados da pesquisa.

Quantidade 1.548.000 L

Custo unitrio (R$) 0,85

Despesa total (R$) 1.315.800,00 179.700,33 1.495.500,33

Como receita, foi considerada a venda do lcool carburante, a venda da vinhaa e a venda do bagao da mandioca. Valores especificados na Tabela 6.
TABELA 6 - Discriminao das receitas da destilaria
Receitas Economias lcool carburante Vinhaa Venda do bagao da mandioca Total Geral
Fonte: Dados da pesquisa.

Quantidade 1.548.000 L 16.254 kg 3.000 ton

Valor Unitrio (R$) 0,70 8,00 20,00

Valor Anual (R$) 1.083.600,00 130.032,00 60.000,00 1.273.632,00

A partir dos custos para a implantao da destilaria, dos custos de produo e das receitas obtiveram-se os fluxos de caixa para um perodo de 15 anos. Na anlise de viabilidade econmico-financeira, considerando uma TMA de 11,25%, obteve-se VPL negativo no valor de R$ 4.115.921,95, TIR negativa de 1.145,85%, TR de -161,9%, payback tambm negativo para o perodo considerado, sendo tanto o IBC como o ROIA tambm negativos. Diante dos resultados obtidos, percebese que na segunda simulao, apesar da obteno negativa do VPL, da TMA, da TIR, da TR e do payback, o resultado ainda menos expressivo que na primeira simulao onde o resultado para a VPL foi negativo em R$ 7.357.938,88, repre-

sentando quase o dobro da segunda simulao. Cabe ressaltar que mesmo sendo a segunda simulao mais vantajosa em relao primeira, preciso considerar que ambas apresentaram inviabilidades em seus projetos. Diante desses resultados, a principal indagao que surge por que a viabilidade econmico-financeira no existe? Por que a implantao de uma destilaria diante do perfil da fecularia encontrado no vivel? Existem algumas explicaes bem visveis para esta indagao. A primeira dessas explicaes est no fato de que a totalidade da matria-prima (mandioca) comprada, o que encarece consideravelmente a produo do litro de lcool. Alm da compra da matria-prima, outro

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

256

HOPPE, S.; SHIKIDA, P. F. A.; SILVA, J. R.

fato que ajuda a encarecer a produo a compra da lenha, ou seja, se a empresa tivesse reas com plantao de madeira para a utilizao na fecularia, bem como tivesse produo total (ou, pelo menos, parcial) da mandioca, o desempenho da empresa poderia ser outro. Outros fatores gerais que comprometem a cadeia produtiva da mandioca para a produo de lcool esto relacionados falta de interesses polticos e governamentais para com o setor. Faltam incentivos fiscais para diminuio dos custos de implantao da destilaria, alm da falta de interesses em incentivos para as pesquisas, tanto no desenvolvimento de novas tecnologias de jusante a montante, ou vice-versa, como no aperfeioamento gentico da mandioca para melhorar a qualidade da produo, bem como pesquisas para aumentar a produtividade por alqueire, sanando, em parte, a oscilao da produo. Ademais, a competitividade do lcool advindo da cana-de-acar deveras expressiva (PAULILLO et al., 2007).

Ademais, como a empresa no tem capacidade prpria de produzir a mandioca e a lenha, o encarecimento da produo torna-se um dos motivos da inviabilidade da implantao da destilaria. Outro fator destacado o inadequado tratamento da cadeia produtiva, com baixa produtividade por hectare. A falta de interesses polticos e governamentais deixa toda a cadeia produtiva com carncia de pesquisas e de inovaes tecnolgicas em geral. Por ltimo, mas no menos importante, a viabilidade econmico-financeira estudada para a implantao de uma destilaria de lcool de mandioca um assunto polmico, que surgiu com a discusso de novas fontes energticas renovveis no Brasil. Isso evidencia a necessidade de outros estudos para perscrutar aspectos relacionados matriz energtica brasileira.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE AMIDO DE MANDIOCA ABAM. lcool de mandioca? Por qu? Disponvel em: <http://www.abam.com.br/revista/revista14/alcool.php>. Acesso em: 15 dez. 2007. ALMEIDA, C. O.; LEDO, C. A. S. Um caso mais que perverso das elasticidades. Informe GEPEC, Toledo, v. 8, n. 2, p. 85-106, 2004. BUARQUE, C. Avaliao econmica de projetos. Rio de Janeiro: Campus, 1984. CALDAS, R. A. et al. Agronegcio brasileiro: cincia, tecnologia e competitividade. 3. ed. Braslia: CNPq, 1998. CAMARGO FILHO, W. P.; ALVES, H. S. Produo e mercado de mandioca: a anlise de preos ao produtor. Informaes Econmicas, So Paulo, v. 34, n. 9, p. 47-52, 2004. CAMARGO, C. E. D. Mandioca. In: CAMARGO, C. E. D. (Org.). Manual Brasil agrcola : principais produtos. So Paulo: cone, 1986. p. 9-64. CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE B. H. Anlise de investimentos. So Paulo: Atlas, 2000.

CONCLUSES
O objetivo deste artigo foi analisar a viabilidade econmico-financeira da implantao de uma destilaria com a finalidade de produzir lcool carburante a partir da mandioca. Para o desenvolvimento da anlise foi realizado um estudo de caso na Fecularia So Miguel, localizada no municpio de So Miguel do Oeste, em Santa Catarina. Os resultados apresentados nas variaes de receita e de custos das duas simulaes de implantao das destilarias, de acordo com a anlise de viabilidade econmico-financeira, e por meio de indicadores de rentabilidade, mostram que os investimentos no se encontram viveis financeiramente em nenhuma das simulaes. Remontando aos resultados do item 3.1 (A Fecularia), constatou-se na anlise de viabilidade econmico-financeira um VPL de -R$ 7.357.983,88, TIR de -1.833,77%, TR de -138,7% e payback negativo para o perodo considerado. A partir dos custos para a implantao da destilaria (item 3.2), obteve-se VPL de -R$ 4.115.921,95, TIR de -1.145,85%, TR de -161,9%, com IBC e ROIA tambm negativos.

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

Anlise econmico-financeira da implantao de uma destilaria para produo de lcool carburante a partir da mandioca

257

CLEMENTE, A. (Org.). Projetos empresariais e pblicos. So Paulo: Atlas, 1998. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO CONAB. Central de informaes agropecurias : indicadores agropecurios. Disponvel em: <http://www.conab.gov.br/ conabweb>. Acesso em: 15 dez. 2007. GIL, A. C. Tcnicas de pesquisa em economia e elaborao de monografias. So Paulo: Atlas, 2000. GUSMO, L. L.; MENDES NETO, J. A.; SILVA, M. N. Avaliao participativa de sete variedades de macaxeira em So Lus MA. Revista da FZVA, Uruguaiana, v. 13, n. 2, p. 1-9, 2006. HOLANDA, N. Planejamento e projetos : uma introduo s tcnicas de planejamento e de elaborao de projetos. 3. ed. Rio de Janeiro: Apec, 1975. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Produo agrcola . 2003. Disponvel em: <http:// www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 dez. 2007. _______. Produo agrcola. 2007. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2007. INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL IPARDES. Arranjo produtivo local da mandioca da regio de Paranava-Loanda: nota tcnica. Curitiba: IPARDES, 2006. MARIM, W. C. Anlise de alternativas de investimento: uma abordagem financeira. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1980. NOGUEIRA, E. Anlise de investimentos. In: BATALHA, M. (Coord.). Gesto agroindustrial. So Paulo: Atlas, 1999. p. 223-288. PAULILLO, L. F.; MELLO, F. O. T.; VIAN, C. E. F. Anlise da competitividade das cadeias de agroenergia no Brasil. In: BUAINAIN, A. M.; BATALHA, M. O. (Coord.). Anlise da competitividade das cadeias agroindustriais brasileiras . So Carlos: DEP-UFSCAR/IEUnicamp, 2006. p. 119. (Projeto MAPA/IICA).

PAULILLO, L. F. et al. lcool combustvel e biodiesel no Brasil: quo vadis? Revista de Economia e Sociologia Rural , Braslia, v. 45, n. 3, p. 531-565, 2007. SERVIO BRASILEIRO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE. Diagnstico da cadeia produtiva agroindustrial da mandioca: Mato Grosso. Cuiab: SEBRAE/UNIVAG, 2003. SOUZA, A.; CLEMENTE, A. Matemtica financeira: fundamentos, conceitos, aplicaes. So Paulo: Atlas, 2008. Recebido: 01/12/2008 Received: 12/01/2008 Aprovado: 04/08/2009 Approved : 08/04/2009 Revisado: 21/12/2009 Reviewed : 12/21/2009

urbe. Revista Brasileira de Gesto Urbana, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-257, jul./dez. 2009

You might also like