You are on page 1of 32

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO ISE LICENCIATURA EM QUMICA

LABORATRIO DE QUMICA INORGNICA

Profa. Rebeca Piumbato Chaparro

2013

2 NDICE
Instrues para o trabalho no Laboratrio .....................................................................03 Regras de Segurana ....................................................................................................05 Acidentes mais comuns em laboratrio e primeiros socorros ........................................07 Fluxograma .....................................................................................................................08 Instrues para entrega do relatrio ...............................................................................10 1. Coeficiente de Solubilidade do KNO3 .................................................................14 2. Preparao do sulfato de ferro (II).......................................................................16 3. Sntese e propriedades do hidrognio.................................................................17 4. Preparao e propriedades dos halognios .......................................................19 5. Preparao e propriedades do cloreto de hidrognio .........................................21 6. Preparao e propriedades da amnia e cido ntrico .......................................23 7. Preparao e propriedades do oxignio e gua oxigenada ................................25 8. Sntese do almen de potssio ...........................................................................27 9. Preparao e propriedades de compostos de carbono e silcio .........................28 10. Determinao da massa molar do CO2.................................................................30 Bibliografia......................................................................................................................32.

41

INSTRUES PARA O TRABALHO NO LABORATRIO

As aulas de Laboratrio de Qumica Inorgnica do curso de Bacharel em Qumica sero ministradas quinzenalmente, com durao de duas aulas. Antes de vir ao laboratrio o aluno deve ler o roteiro referente experincia que ser realizada e fazer um fluxograma, ou seja, um esquema do procedimento das etapas experimentais. Para todos os reagentes que sero utilizados na aula de laboratrio, devero ser feitos diamantes de Hmmel:

Vermelho Azul Amarelo Branco

Azul Risco Sade: 4. Exposio muito curta j pode causar a morte ou maior dano; 3. Exposio curta pode causar danos residuais ou temporrios; 2. Exposio intensa ou continuada, mas no crnica, pode causar incapacidade temporria ou danos residuais; 1. Exposio pode causar irritao com apenas danos residuais leves; 0. No apresenta danos sade. No so necessrias precaues. Vermelho Inflamabilidade: 4. A substncia ser rapidamente ou completamente vaporizada nas condies normais de temperatura e presso, ou prontamente dispersa pelo ar, queimando-se instantaneamente; 3. Lquidos e slidos que podem inflamar-se sobre praticamente todas as condies de temperatura ambiente; 2. A substncia precisa estar moderadamente quente ou exposto a temperatura ambiente relativamente alta para inflamar-se; 1. necessrio esteja pr-aquecida antes de inflamar-se; 0. No ir queimar.

Amarelo Reatividade: 4. Instantneamente capaz de detonar-se ou explodir em condies normais de temperatura e presso; 3. Capaz de detonao ou exploso, mas o material requer uma forte fonte de ignio e precisa ser pr-aquecido sob confinamento, reagir com a gua ou detonado se sofrer um grande impacto; 2. Reage ao sofrer mudana qumica violenta sob elevada temperatura e presso, reao violenta ou formar misturas explosivas com a gua; 1. Normalmente estvel, mas pode tornar-se instvel em temperaturas e presso elevadas; 0. Normalmente estvel, mesmo sobre condies de exposio ao fogo, e no reativo com a gua. Branco - Riscos especficos: A rea branca pode conter diversos smbolos: 'W' - reage com a gua de maneira no usual ou perigosa; 'OXY' oxidante; 'COR' - corrosivo; cido forte ou base; 'ACID' e 'ALK' se for o caso de ser mais especfico; 'BIO' - Risco biolgico; Quando h o triflio radioativo ( 'CRYO' - criognico. Para obter informaes sobre a periculosidade dos reagentes, voc pode consultar catlogos e os sites: www.cetesb.sp.gov.br/Emergencia/produtos/produto_consulta_completa.asp www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/classificacaonfpa.pdf www.mallbaker.com/Americas/catalog/default.asp www.pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Hommel obrigatrio o uso de avental e culos de segurana durante as aulas de Laboratrio, sem os quais o aluno NO participa da aula. recomendado o uso de luvas cirrgicas para o manuseio de reagentes. Siga as instrues fornecidas pelo professor. Anote todas as observaes experimentais e dados obtidos no experimento com clareza, e organize tabelas de dados. ) - porque a substncia radioativa;

REGRAS DE SEGURANA
O laboratrio qumico est montado obedecendo a normas de segurana para facilitar o trabalho e assegurar o mnimo de possibilidade de acidentes. Entretanto, todo trabalho feito no laboratrio apresenta riscos, seja pela ao dos produtos qumicos, pela ao da chama que pode eventualmente causar incndios e exploses, seja pela presena de materiais de vidro que podem causar ferimentos graves. Deve-se tomar o mximo de cuidado na manipulao de substncias qumicas, motivos de segurana para se evitar a contaminao. No aspecto de segurana, a manipulao de substncias txicas, inflamveis ou explosivas, deve ser feita com cuidados especiais, que dependem das caractersticas da substncia. O primeiro cuidado que se deve tomar obter o mximo de informaes possveis a respeito da substncia, atravs do rtulo do frasco. Em caso de dvida, consulte um "Handbook" e poder obter maiores informaes. Apresentam-se, a seguir, algumas normas de conduta que devem ser seguidas dentro de um laboratrio de qumica: 1. Tenha sempre em mente que o laboratrio um lugar de trabalho srio. Atitudes de brincadeiras em relao aos seus colegas ou outras pessoas, muitas vezes, podem provocar graves acidentes. 2. Realize somente as experincias prescritas ou aprovadas pelo professor. As experincias no autorizadas so proibidas. 3. No fume e no coma no laboratrio. 4. Use avental apropriado. proibido o uso de sandlias ou sapatos abertos. Prenda os cabelos, quando longos. 5. obrigatrio o uso de culos de segurana. 6. proibido o uso de aparelhos celulares e aparelhos sonoros com fones de ouvido. 7. No coloque material de uso pessoal sobre a bancada de trabalho. 8. Nunca deixe frascos contendo solventes inflamveis prximos chama. 9. Substncias inflamveis no devem ser aquecidas diretamente na chama, devendo-se usar para isso outros processos, como banho-maria ou aquecimento eltrico. 10. Evite contato de qualquer substncia com a pele, por mais incuos que possam parecer. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substncias corrosivas, como cidos e bases concentrados. Se entornar um cido, ou qualquer outro produto corrosivo, lav-lo imediatamente com gua. 11. No toque os produtos qumicos com as mos, a no ser que isso seja expressamente indicado. 12. No aspire a pipeta com a boca, use material apropriado para suco.

6
13. Nunca prove um produto qumico ou uma soluo, a menos que isso seja expressamente indicado. 14. Utilize sempre a cmara de exausto (capela) quando trabalhar com substncias ou com reaes que liberam gases venenosos ou irritantes. 15. Ao sentir o odor de uma substncia no se deve colocar o rosto diretamente sobre o frasco que a contm. Desloque com a mo, para sua direo, os vapores que se desprendem do frasco. 16. Sempre que proceder a diluio de um cido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitao em gua, e nunca o contrrio. 17. Ao aquecer um tubo de ensaio, no direcione a boca do tudo para si e nem para outra pessoa prxima. 18. Aps o aquecimento de um vidro, aguarde o seu resfriamento, para depois manuse-lo. Lembre-se de que o vidro quente tem o mesmo aspecto de um vidro frio. 19. Tenha completo conhecimento da localizao de chuveiros de emergncia, lavadores de olhos, extintores e saiba como us-los. 20. Ao introduzir tubos de vidro em rolhas, umedea-os convenientemente e enrole a pea de vidro numa toalha para proteger as mos. 21. Dedique especial ateno a qualquer operao que necessite aquecimento prolongado ou que desenvolva grande quantidade de energia. 22. Verifique cuidadosamente o rtulo do frasco que contm determinado reagente, antes de tirar dele qualquer poro do seu contedo. Leia o rtulo duas vezes para se certificar que tem o frasco correto. 23. Nunca deixe os frascos abertos, recoloque a tampa imediatamente aps o uso. 24. No jogue nenhum material slido na pia ou nos ralos. E qualquer material a ser descartado, antes de jog-los, pergunte ao professor. 25. As substncias que restaram aps os experimentos, mesmo que no tenham sido usadas, no devem ser retornadas ao frasco de origem. Nunca introduza qualquer objeto dentro do frasco de um reagente. 26. No receba colegas no laboratrio. Atenda-os no corredor, caso no possa adiar a conversa. 27. Informe o professor sobre qualquer acidente que ocorra, mesmo que seja um dano de pequena importncia. 28. Lave os materiais usados e limpe a bancada, deixando-os como estavam no incio da aula. 29. Ao retirar-se do laboratrio, verifique se no h torneiras (gua ou gs) abertas. Desligue todos os aparelhos, deixando-os limpos e lave as mos.

7 Acidentes mais Comuns em Laboratrio e Primeiros Socorros:


Queimaduras:

a) Queimaduras causadas por calor seco (chama e objetos aquecidos): No caso de queimaduras leves, aplicar pomadas apropriadas. No caso de queimaduras mais graves, elas devem ser cobertas com gaze esterilizada, umedecida com soluo aquosa de bicarbonato de sdio a 5%. b) Queimaduras por cidos: Lavar imediatamente o local com gua em abundncia, durante cinco minutos. Em seguida, lavar com soluo saturada de bicarbonato de sdio e, novamente, com gua. Secar, aplicando merthiolate. c) Queimaduras por lcalis: Lavar a regio atingida com bastante gua, durante cinco minutos. Tratar com soluo de cido actico 1% e, novamente, lavar com gua. Secar a pele, aplicar merthiolate. cidos nos olhos: Lav-los por quinze minutos com bastante gua, aps, o que, se aplica soluo de bicarbonato de sdio 1%. lcalis nos olhos: Proceder como no item anterior, apenas, substituindo a soluo bsica de bicarbonato de sdio por uma soluo de cido brico 1%. Intoxicao por gases: Remover a vtima para um ambiente arejado e deix-la descansar. Ingesto de substncias txicas: Administrar uma colher de sopa de antdoto universal, que constitudo de: duas partes de carvo ativo, uma parte de xido de magnsio e uma parte de cido tnico. Bibliografia: Oliveira, W. P. Segurana em laboratrio

FLUXOGRAMA
Um fluxograma uma representao esquemtica do trabalho de laboratrio, associada a um determinado experimento. Alm de ser uma maneira conveniente de apresentar as instrues do experimento, ele til tambm para anotar a tcnica empregada, os dados obtidos e as eventuais observaes. A vantagem do esquema reside no fato de que a informao ser anotada no caderno de laboratrio com um mnimo de espao. Evidentemente isto poupar trabalho e a organizao ser tal que a informao escrita poder ser facilmente lida. As informaes seguintes apresentam alguns dos simbolismos que podem ser empregados para fazer uma representao esquemtica.

1. O nome e as quantidades dos materiais de partida so includos em retngulos ou quadrados: 2,0 g zinco em p 1,0 g enxofre em p

2. A adio de um reagente ao sistema indicada por uma flecha apontada do reagente linha vertical que representa o sistema sob investigao: Mistura de reao 1mL de HCl 0,1 mol/L 3. Um tratamento do sistema que no envolve a separao de seus componentes indicado por duas linhas horizontais:

Agitar Vigorosamente

Mea a Temperatura

4. Processos que requerem a separao dos componentes de uma mistura, tais como filtrao, destilao ou evaporao, so indicados por uma linha horizontal. O tipo de separao empregado colocado entre parnteses, abaixo da linha: (filtrao) (evaporao)

9
5. Os produtos resultantes dos trs processos acima mencionados so encerrados em retngulos e ligados por linhas verticais s extremidades da linha horizontal: (filtrao) filtrado resduo gs (evaporao) resduo

6. A retirada de uma alquota (certa poro ou amostra) do sistema indicada por uma flecha, que parte da linha vertical: Mistura de reao Retire uma alquota de 1 mL 7. Os produtos finais de certa operao so encerrados em retngulos:

Gs

Precipitado

8. Todas as observaes so escritas em retngulos desenhados com linhas onduladas, abaixo ou ao lado de qualquer manipulao, mas sem fazer parte do diagrama:

Precipitado

Observaes: 1. Slido amarelo claro 2. massa 0,8 g


Durante o ano escolar outros simbolismos podero ser idealizados para situaes que iro surgindo. conveniente lembrar que os simbolismos sugeridos representam apenas um modelo e que existem outras formas que podero ser empregadas. Ref.: CBA (Chemical Bond Approach Committee), Quimico Edit. Univ. Braslia, 1964, Parte I, p. 91.

10 INSTRUES PARA ENTREGA DO RELATRIO


Dever ser entregue um relatrio, referente a cada experincia (aula), por cada grupo de trabalho, anexado ao fluxograma, vistado pelo professor, devidamente grampeados. O relatrio dever ser entregue na aula de laboratrio seguinte quela da realizao do experimento, ou no mximo em duas semanas. Relatrio entregue fora deste prazo no ser aceito. O relatrio dever ser apresentado em folhas do tipo almao ou formato A4, de forma manuscrita ou digitada e dever conter, obrigatoriamente, na sua capa o cabealho, contendo: Nome da faculdade e do curso. Ttulo do Experimento. Nome dos integrantes do grupo, com os respectivos nmeros de matrcula. Data do experimento. No mesmo modelo da capa, elabore em folha a parte um cabealho para protocolo, para ser assinado pelo professor, comprovando que o relatrio foi entregue na data. Alunos que no comparecerem aula de laboratrio no tero a nota referente ao experimento, ou seja, no ser aceito relatrio de aluno ausente. Em geral, no corpo de um relatrio composto das seguintes partes: Ttulo; Objetivos; Introduo terica; Procedimento experimental (com esquema de aparelhagem); Resultados; Obs.: Indique com clareza as operaes de clculo. No sobrecarregue os clculos com detalhes aritmticos desnecessrios. Indique sempre as unidades usadas nas medidas. Concluso; Questionrio; Obs.: Os questionrios devero apresentar os enunciados das questes e as respostas, com frases concisas, diretamente abaixo dos respectivos enunciados. Questionrios confusos, fora deste formato tero desconsiderao na nota. Referncias bibliogrficas. Obs.: Mencione sempre a bibliografia usada na introduo terica e/ou questionrio de forma clara e completa, segundo a recomendao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT:

11
Modelos de referncia: 1. Artigos de Peridicos: SOBRENOME DO AUTOR COMPLETO, Iniciais do Nome Completo (em letras maisculas). Ttulo do trabalho; Ttulo do peridico abreviado (em itlico ou em negrito). Local da publicao. Nmero do volume. Nmero do fascculo. Nmero de pginas. Ms. Ano. Exemplos: VIG, P.S. e COHEN, A.M. Vertical browth of the lips: a serial cephalometric study. Amer. J. Orthodont., Saint Louis, v. 75, n. 4, p. 405-415, Apr. 1979. Sem autor: Deve-se iniciar pelo ttulo do artigo. INDSTRIA de mquinas questiona ao do governo. Dirigente Industrial, Rio de Janeiro, v. 24, n. 7, p. 48-50, Jul. 1983. 2. Livro SOBRENOME DO AUTOR COMPLETO, Iniciais do Nome Completo (em letras maisculas). Ttulo da obra (itlico ou em negrito) Nmero da edio. Local da publicao Editora. Data da publicao. Exemplo: BARROS, A.J.S. e LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Cientfica, 2 ed., So Paulo: Makron Books, 2000. 3. Captulo de livro Autor do captulo do livro. Ttulo do livro. Palavra in: Autor do livro. Ttulo do livro.

12
Nmero da edio. Local da publicao. Editora. Ano. Volume. Pginas do captulo Exemplo: McCORMICK, D.B., Vitaminas, in: BURTIS, C.A., ASHWOOD, E.R. Tietz Fundamentos de Qumica Clnica, 4 ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1998, p. 454-468. 4. Teses, monografias e dissertaes. SOBRENOME DO AUTOR COMPLETO, Iniciais do Nome Completo (em letras maisculas). Ttulo e subttulo. Data. Nmero de pginas. Categoria ou natureza do trabalho Grau e rea de concentrao. Nome da instituio em que o trabalho foi defendido. Local Exemplo: ARIC, E.M., Compostos organometlicos de lantandeos(III): investigao dos adutos 1:1 entre os Trisciclopentadienilos de lantandeos e a base de Lewis Hexametilforforamida e dos compostos de itrbio mistos com os nions Ciclopentadieneto e Metanossulfonato, 1994, 170 p. Tese (Doutorado em Qumica Inorgnica) - Instituto de Qumica, Universidade de So Paulo, So Paulo. 5. CD ROOM SOBRENOME DO AUTOR COMPLETO, maisculas). Ttulo do trabalho. Evento. Local. Ano Exemplo: THORNTON, R.M., The chemistry of Life, Davis - University of California, 1998. 6. Internet. SOBRENOME DO AUTOR COMPLETO, maisculas). Iniciais do Nome Completo (em letras Iniciais do Nome Completo (em letras

13
Ttulo do trabalho. Home page. Data de obteno do dado. Exemplo: CAVEZZI JUNIOR et ali. Efeitos de Bochechos de Clorexidina na Sade Gengival em Pacientes Portadores de Aparelhos Ortodnticos, Disponvel em: http://www.odontologia.com.br/artitos/clorexidina.htm Acesso em 10 nov.2001 .

14

1 COEFICIENTE E CURVA DE SOLUBILIDADE DO KNO3


1. Objetivo Determinar, experimentalmente, o coeficiente de solubilidade do KNO3 a diferentes temperaturas e, com esses dados, traar a curva de solubilidade do mesmo sal. 2. Procedimento Experimental 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Encher com areia um recipiente metlico, cuja superfcie seja suficientemente grande para conter 5 bqueres. Colocar o recipiente com areia sobre uma tela de amianto apoiada no trip de ferro. Aquecer a areia com o bico de Bunsen. Numerar os bqueres de 100 mL com os nmeros 1, 2, 3 e 4 e o de 400 mL com o nmero 5. Pesar os bqueres 1, 2, 3 e 4 vazios. Pesar 35 g de nitrato de potssio no Becker 5. Adicionar ao sal pesado 30 mL de gua destilada. Agitar por 10 minutos. Deixar decantar o excesso de sal. o Becker 1. 11. Pesar o Becker 1 com a soluo e coloc-lo no banho de areia para evaporar toda gua (a areia deve cobrir toda a superfcie do Becker que contenha soluo). 12. Colocar o Becker 5 no banho de areia, juntamente com o 1, para aquecer a mistura, com agitao constante, at 10 C acima da temperatura da retirada da 1 amostra. 13. Transferir 5 mL da soluo para o Becker 2. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. Pesar o Becker 2 com a soluo e coloc-lo no banho de areia, juntamente com o 1. Aquecer o Becker 5 + 10 C. Flambar a pipeta na chama do bico de Bunsen e transferir 5 mL para o Becker 3. Pesar o Becker 3 com a soluo e coloc-lo no banho de areia, juntamente com o 1 e o 2. Aquecer o Becker a + 10 C. Flambar a pipeta e transferir 5 mL para o Becker 4. Pesar o Becker 4 com a soluo e coloc-lo no banho de areia, juntamente com o 1, o 2 e o 3. Deixar aquecendo os quatro bqueres at a evaporao total da gua (no se deve ouvir mais o crepitar caracterstico da evaporao). Aps total evaporao, retirar os bqueres do banho de areia e deix-los esfriar at temperatura ambiente. Pes-los.

10. Medir a temperatura da soluo do Becker 5 e transferir 5 mL da soluo sobrenadante para

15

3. Questionrio 1- Completar a tabela abaixo. Calcular o coeficiente de solubilidade do sal nas quatro temperaturas trabalhadas.
Coeficiente de solubilidade g KNO3/100 g de H2O

Becker n

Tara (g)

Temperatura C

Becker + soluo (g)

Becker + KNO3 (g)

gua (g)

KNO3 (g)

2- Traar a curva de solubilidade do KNO3 em gua, tomando como abscissa as temperaturas, em C, e como ordenada os coeficientes de solubilidade, em gramas de KNO3 por 100 g de H2O. 3- Comparar a curva experimental com as referncias bibliogrficas: Prticas de Qumica Geral - V. Semishin Introduo Qumica Geral - Otto Alcides Ohlweiller Fsico-Qumica - Ricardo Feltre e Setsuo Yoshinaga

16

2 PREPARAO DE SULFATO DE FERRO (II)


1. Objetivo Preparar um composto inorgnico a partir de reaes de deslocamento e determinar o rendimento do processo.

2. Procedimento Experimental 1- Colocar em um balo de 250 mL, 37 mL de cido sulfrico diludo. 2- Pesar aproximadamente 2,00 g de palha de ao e junt-la ao cido. 3- Aquecer o balo at dissoluo total da palha de ao. 4- Filtrar em papel de filtro comum. 5- Aquecer o filtrado at reduzir seu volume metade ou aparecer na superfcie do lquido uma cinza esbranquiada. 6- Esfriar a soluo em banho de gelo. 7- Adicionar 10 ml de etanol na soluo saturada e fria e agitar vigorosamente. 8- Filtrar a vcuo em cadinho de massa conhecida, at retirar o mximo possvel de gua. 9- Pesar o cadinho com o precipitado.

3. Questionrio 1. Quais os principais minrios de ferro? 2. Descreva o mtodo industrial de obteno do ferro. 3. Quais os possveis complexos formado na identificao do ferro? 4. Qual a diferena entre ferro-gusa, ao e ferro doce? 5. Escreva alguns processos biolgicos nos quais h envolvimento do ferro. 6. 7. 8. Qual a importncia principal para a obteno industrial do FeSO4? Escreva a reao ocorrida. Calcular o rendimento do processo.

17

3 SNTESE E PROPRIEDADES DO HIDROGNIO

1. Objetivo Obteno do gs hidrognio em laboratrio e verificao de suas propriedades. 2. Procedimento Experimental I Obteno do gs hidrognio. 1- Reao de zinco metlico com cido clordrico: a) Coloque o zinco metlico no kitassato de 500 mL e feche o equipamento. b) A seguir coloque o cido clordrico no funil de separao (30 mL de gua destilada + 20 mL de HCI concentrado). Deixe escoar o cido clordrico sobre o zinco lentamente. c) Os gases formados devem escapar atravs do tubo de vidro adaptado ao kitassato e devem ser recolhidos em tubos de ensaio de boca para baixo, cheios de gua e dentro da cuba contendo gua. Antes de recolher os gases, deixe o aparelho funcionar por algum tempo para eliminar o ar contido no sistema.

2- Reao de alumnio metlico com hidrxido de sdio: a) Coloque num tubo de ensaio 3 mL de soluo de hidrxido de sdio e 2 a 3 raspas de alumnio. Feche o tubo de ensaio com a rolha pela qual passa um tubo de escape de gases. Observe e equacione. Aquea o tubo de ensaio cuidadosamente (se necessrio). b) Recolha o gs que se libera num tubo de ensaio de boca voltada para baixo, depois de alguns minutos, tampe com o polegar, a boca do tubo de ensaio contendo o gs e aproxime-o da chama de um bico de Bnsen e deixe o gs escapar. Observe e equacione.

II Verificao das propriedades a) Verificar se o gs comburente ou combustvel: ao colocar o tubo de ensaio contendo o hidrognio, obtido no teste 1,perto da chama do bico de Bnsen, o que ocorreu? b) Verificar se o gs mais ou menos leve que o ar, observando como o gs foi coletado nos testes 1 e 2. c) Poder redutor do gs hidrognio

18
c1) Colocar em um tubo de ensaio 2 mL de FeCl3, 5 gotas de HCl (1:1) e ponta de esptula de ferro em p. Observar. c2) Aquecer e em seguida esfriar. Filtrar. Observar. c3) Adicionar ao filtrado, 2 mL de NaOH 1,0 mol/L. Observar. c4) Em outro tubo de ensaio colocar 1 mL de FeCl3 e 1 mL de NaOH 1,0 mol/L. Comparar com o item c3.

3. Questionrio 1- Descreva, na seqncia, todas as observaes verificadas durante o experimento. Equacionar as reaes ocorridas. 2- Descreva um mtodo de obteno industrial do hidrognio. 3- Descreva os principais usos do hidrognio.

19

4 PREPARAO E PROPRIEDADES DOS HALOGNIOS

1. Objetivo Preparar cloro e gua de cloro. Verificar as propriedades dos halognios. 2. Procedimento I Preparao do gs cloro e da gua de cloro (demonstrativo). 1- Pese 12 g de permanganato de potssio slido e transfira para o kitassato. 2- Coloque 50 mL de HCI concentrado no funil de separao. 3- Deixe gotejar lentamente o cido sobre o permanganato, controlando a velocidade de borbulhamento do gs na gua. Mantenha o gerador funcionando por 5 a 10 minutos, obtendo uma soluo de gua de cloro. Observe a cor do gs formado. 4- Interrompa a adio do cido e aguarde at cessar o borbulhamento de cloro. 5- Retire cerca de 5 mL da soluo para usar nos ensaios seguintes. lI Reatividade do cloro. 1- Coloque, num tubo de ensaio, 2 mL de soluo de brometo de sdio. Adicione 2 mL de clorofrmio, agite e observe. Adicione, a seguir, gotas de soluo de cloro, agite e observe. 2- Coloque, num tubo de ensaio, 2 mL de soluo de iodeto de sdio. Adicione 2 mL de clorofrmio, agite e observe. Adicione, a seguir, gotas de soluo de cloro, agite e observe. III Reatividade do bromo. Coloque, num tubo de ensaio, 2 mL de soluo de iodeto de sdio. Adicione 2 mL de clorofrmio, agite e observe. Adicione, a seguir, gotas de soluo de gua de bromo, agite e observe. IV Propriedades do iodo. a) solubilidade do iodo: Em dois tubos de ensaio, coloque uma quantidade bem pequena aproximadamente igual de iodo slido. Acrescente gua destilada a um deles e soluo de iodeto de sdio ao outro. Agite e compare.

20
b) desproporcionamento de iodo em meio alcalino: Num tubo de ensaio, coloque 3 mL de soluo de iodo iodetado. Acrescente um 1 mL de clorofrmio e agite. Adicione, a seguir, soluo de hidrxido de sdio at o meio ficar alcalino e agite vigorosamente. Adicione ao tubo cido clordrico suficiente para tornar o meio cido. Agite vigorosamente e observe. c) Reao do iodo com zinco: Em uma cpsula de porcelana seca, misture uma ponta de esptula de zinco em p com uma quantidade equivalente de iodo slido. Coloque a cpsula na capela e abaixe parcialmente o vidro da mesma. Adicione algumas gotas e gua e observe. Adicione mais gua na cpsula, agite, filtre e adicione ao filtrado gotas de soluo de acetato de chumbo (II). 3. Questionrio

1- Descreva todas as observaes verificadas durante o experimento. 2- Equacione e faa o balanceamento de todas as reaes ocorridas. 3- Quais so as principais aplicaes de cada halognio? 4- Descreva um mtodo de obteno industrial de cada halognio

21

5 PREPARAO E PROPRIEDADES DO CLORETO DE HIDROGNIO


1. Objetivo Preparar cloreto de hidrognio pela reao entre cloreto de sdio e cido sulfrico concentrado e observar algumas de suas propriedades. 2. Esquema de aparelhagem A aparelhagem constituda por um balo de 500 mL (a), onde adaptado um funil de separao de 250 mL (b) , um tubo recurvado (c), um funil de vidro com dimetro de 150 mm (d), para recolher o gs em uma cuba com gua destilada (e) e tela de amianto (f). 3. Procedimento Experimental Obteno do cloreto de hidrognio. 1- Pese cerca de 12g de NaCI slido e transfira para o balo de 500 mL. 2- Coloque 10 mL de H2SO4 concentrado no funil de separao (b) e 100 mL de gua destilada na cuba (e). 3- Goteje lentamente o H2SO4 sobre o NaCI, controlando o fluxo de gs pelo borbulhamento do mesmo na gua contida na cuba (e). 4- Pouco antes que se esgote todo o cido sulfrico, feche a torneira do funil e aquea o banho de areia (f) a fim de completar a reao. Quando a velocidade de borbulhamento diminuir e a mistura contida no balo se tornar quase lmpida, retire a cuba e desligue a chama do bico de Bnsen. Verificao das propriedades. 1- Qual a cor do gs? 2- Como voc descreveria o odor do gs? 3- O mtodo de coleta do gs d alguma indicao de sua densidade? 4- Em um tubo de ensaio contendo HCI preparado, colocar um pedao de papel de filtro embebido em NH4OH concentrado. O que ocorreu? Equacione. 5- Coloque num tubo de ensaio uma parte da soluo de cido clordrico obtida e faa um teste de pH, com papel indicador universal. Observe. 6- Coloque em um tubo de ensaio um pouco da soluo de cido clordrico obtida e aparas de zinco. O que ocorreu? Equacione.

22
7- Coloque num tubo de ensaio um pouco de soluo de cido clordrico obtida e uma pitada de CaCO3 slido. O que ocorreu? Equacione. 8- Coloque num tubo de ensaio um pouco da soluo de cido clordrico obtida e algumas gotas de soluo de AgNO3 0,05 mol.L-1. O que ocorreu? Equacione. 4. Questionrio 1- Descreva todas as observaes verificadas durante o experimento. 2- Equacione e faa o balanceamento de todas as reaes ocorridas. 3- Quais so as principais aplicaes do cloreto de hidrognio? 4- Descreva um mtodo de obteno industrial do cloreto de hidrognio.

23

6 PREPARAO E PROPRIEDADES DA AMNIA E CIDO NTRICO


1. Objetivo Preparao, identificao e verificao das propriedades do gs amnia e cido ntrico 2. Procedimento Experimental Preparao da amnia. 1- Misture muito bem duas pontas de esptula de NH4CI slido com duas pontas de esptula de Ca(OH)2 slido e seco. 2- Coloque a mistura num balo de fundo chato e feche-o com uma rolha perfurada contendo um tubo de vidro. 3- Aquea o sistema com chama fraca. Quando, pelo odor, perceber que h desprendimento de gs, colete-o em 4 tubos de ensaio. 4- Em seguida recolha o restante do gs em um balo de fundo redondo que dever estar preso num suporte universal com a boca voltada para baixo sobre o tubo de vidro. Aps coletar o gs nos tubos e no balo, tampe-os na posio invertida e mantenha-os assim. 5- Desligue o bico de Bnsen. Verificao das propriedades do gs amonaco. a. Qual a cor do gs? b. O que o mtodo de coleta diz a respeito de sua densidade? c. Molhe um papel tornassol vermelho com gua destilada. Coloque dentro de um tubo de ensaio contendo o gs. O que ocorreu? Equacione. d. Introduza um palito em brasa em um tubo contendo o gs. O que ocorreu? Explique. e. Molhe uma fita de papel de filtro em cido clordrico concentrado e introduza em um tubo de ensaio contendo o gs. O que ocorreu? Equacione. f. Coloque fenolftalena em uma cuba contendo gua. Adapte uma rolha com um tubo de vidro com a ponta afinada dentro do balo de fundo redondo que contem o gs. g. Em seguida coloque o balo com a boca voltada para baixo dentro da cuba de modo que o fundo do tubo quase toque o fundo da cuba. Prenda o balo no suporte universal e observe. O que ocorreu? Explique e equacione.

24
Verificao das propriedades do cido ntrico. a. Coloque 2 mL da soluo de cido ntrico do frasco da bancada em um tubo de ensaio e aquea. O que ocorreu? Equacione. (faa este teste na capela). b. Coloque 2 mL de HNO3 em um tubo de ensaio e adicione aparas de cobre. O que ocorreu? Aquea. O que ocorreu? Equacione. (faa este teste na capela). c. Repita o item e, usando H2SO4 concentrado no lugar de HNO3. d. Coloque 3 mL de FeSO4 em um tubo de ensaio. Adicione 2 mL de H2SO4 concentrado. Deixe em repouso por 1 minuto. Em seguida junte, lentamente, 1 mL de HNO3 preparado. O que ocorreu? Equacione. 4. Questionrio

1- Descreva todas as observaes verificadas durante o experimento. 2- Equacione e faa o balanceamento de todas as reaes ocorridas. 3- Quais so as principais aplicaes do NH3 e HNO3? 4- Descreva um mtodo de obteno industrial do NH3 e HNO3.

25

7 PREPARAO E PROPRIEDADES DO OXIGNIO E DA GUA OXIGENADA


1. Objetivo Preparao do oxignio e verificar algumas das propriedades do oxignio e gua oxigenada.

2. Procedimento Preparao e propriedades do oxignio.

I Reao cataltica de decomposio de clorato de potssio em dixido de mangans. 1- Misture sobre um pedao de papel, 10g de KClO3 e cerca de 3g de MnO2. 2- Utilizando uma esptula transfira a mistura para um tubo de ensaio 20 x 250 mm, limpo e seco. 3- Feche o tubo com uma rolha perfurada contendo um tubo de vidro recurvado que mergulha numa cuba de vidro contendo gua. 4- Em seguida aquea o sistema inicialmente com chama bem fraca e aumentando gradativamente a temperatura. Deixe o gs borbulhar na gua durante 15 a 20 segundos e s ento comece a recolher em 6 tubos de ensaio 25 x 150 mm, previamente cheios de gua. 5- Aps o preenchimento dos tubos com o O2 tampe os frascos sob a gua na posio invertida e coloque-os na estante nesta posio. 6- Retire da gua o tubo recurvado e s depois desligue o bico de Bnsen. II Verificao das propriedades do oxignio. Teste 1 a) Na capela, pegue um pouco de enxofre com uma esptula e aquea no bico de Bnsen at surgir uma chama azul. b) Em seguida, introduza a esptula no tubo de ensaio contendo O2. Observe e equacione. c) Adicione 3 mL de gua destilada e mea o pH da soluo com papel indicador. Equacione. d) No mesmo tubo adicione, gota a gota, soluo de permanganato de potssio, agite, observe e equacione. Teste 2 a) No segundo tubo contendo oxignio, introduza um pedao de carvo (preso em um arame), previamente aquecido incandescncia na chama de um bico de Bnsen. Observe e equacione. b) Adicione 2 mL de gua destilada , agite e mea o pH com papel indicador universal. Equacione.

26
Teste 3 a) Com um pina metlica, prenda um fita de magnsio e aquea no bico de Bnsen. b) Em seguida, introduza no tubo de ensaio contendo O2. Observe e equacione. c) Adicione 3 mL de gua destilada e mea o pH da soluo com papel indicador. Equacione.

III - Verificao das propriedades da gua oxigenada. Ao oxidante a) coloque 1 mL de sulfato de ferro (III) 0,2 mol/L em um tubo de ensaio. Junte 1 mL de cido sulfrico 0,2 mol/L. Junte algumas gotas de ferrocianeto de potssio 0,2 mol/L. O que ocorreu? Equacione. b) Coloque 1 mL de sulfato de ferro (II) 0,2 moI/L em um tubo de ensaio. Junte 1 mL de cido sulfrico 0,2mo1/L e 1 mL de gua oxigenada. O que ocorreu? Equacione. Junte algumas gotas de ferrocianeto de potssio 0,2 mol/L. O que ocorreu? Equacione.

Ao redutora a) Coloque 1 mL de cido sulfrico 0,2 mol/L em um tubo de ensaio. b) Acrescente 2 mL de gua oxigenada. c) Adicione permanganato de potssio 0,05 mol/L gota a gota. o que ocorreu? Equacione.

3. Questionrio 1- Descreva todas as observaes verificadas durante o experimento. 2- Equacione e faa o balanceamento de todas as reaes ocorridas. 3- Quais so os principais usos do oxignio? 4- Descreva um mtodo de obteno do oxignio. 5- Quais so os altropos do oxignio? Quais as diferenas? 6- Como possvel obter o oznio no laboratrio? D algumas aplicaes do oznio. 7- Qual a diferena entre H2O2 30% e 30 volumes.

27

8 SNTESE DO ALMEN DE POTSSIO


1. Objetivo Utilizar a tcnica de cristalizao na sntese e purificao de alguns sais inorgnicos. 2. Procedimento Experimental 1. Pesar 1,0 g de alumnio. 2. Coloque o alumnio em um bquer de 250 mL, e acrescente 50,0 mL de soluo de KOH 4,0 mol.L-1. 3. Deixar a mistura em reao at que cesse a liberao de gs. 4. Filtrar a soluo, recolhendo o filtrado em um bquer de 250 mL. 5. Adicione ao filtrado 30 mL de soluo 9,0 mol.L-1 de H2SO4 com agitao. 6. Coloque a mistura em banho de gelo e observe a formao dos cristais. 7. Filtrar os cristais lavando-os com gua e lcool etlico. 8. Deixe-os secar em temperatura ambiente. Verificao das propriedades. 9. Para verificar a ionizao do sal duplo preparado, na prxima aula, em um tubo de ensaio, dissolva alguns cristais de almen com gua destilada. Divida a soluo em trs partes iguais e adicione separadamente solues de cloreto de brio, hidrxido de amnio e hexanitrocobaltato(III) de sdio. Observe. Equacione. 3. Questionrio 1. Descreva as principais caractersticas do almen de potssio. 2. Cite algumas aplicaes para o almen de potssio. 3. Equacione as reaes envolvidas na sntese do almen. 4. Quais as espcies presentes em soluo aquosa?

28

9 PREPARAO E PROPRIEDADES DE COMPOSTOS DE CARBONO E SILCIO

1. Objetivo Estudar as propriedades de alguns compostos de carbono e silcio.

2. Procedimento Experimental I - Simulao do Processo Solvay (demonstrativo). a) Preparao da mistura reagente: dissolva 20 g de cloreto de sdio em 60 mL de gua destilada. Adicione, a seguir, 4 g de carbonato de amnio, em pequenas pores e agite vigorosamente a mistura com um basto de vidro, aps cada adio. Filtre a mistura e reserve o filtrado. b) Transfira 40 mL do filtrado obtido no item a para um tubo de ensaio e feche o mesmo com uma rolha provida de 2 tubos de vidro dobrados. Adapte o tubo de ensaio ao gerador de dixido de carbono. Coloque o tubo de ensaio em um banho de gelo e gua (temperatura cerca de 15 C) c) Borbulhe dixido de carbono na mistura reagente, durante 1 - 1,5 h. II Propriedades do bicarbonato de sdio. 1) Em um tubo de ensaio, dissolva uma ponta de esptula de bicarbonato de sdio em gua e verifique o pH com papel indicador universal. 2) Em um tubo de ensaio adicione uma ponta de esptula e aquea no bico de Bnsen. Observe e equacione. Deixe esfriar e adicione um pouco de gua destilada e verifique o pH. Compare com o teste 1. 3) Utilizando o sistema fechado, uma ponta de esptula num tubo de ensaio e gua de barita no outro. Aquea com o auxlio de um bico de Bnsen o tubo com o slido. Observe e equacione.

II Propriedades do dixido de carbono.

29
a) Coloque em um bquer de 100 mL, gua destilada e algumas gotas de indicador universal. A seguir, adicione um pedao de "gelo seco". Observe e equacione. b) Em um bquer de 400 mL coloque um pedao de gelo seco. Inflame um palito de madeira e introduza a brasa cuidadosamente no bquer e observe. III Comparao entre carbonato e silicato. a) Verifique o pH da soluo de silicato utilizando papel indicador universal. Compare suas observaes com as da soluo de carbonato de sdio. b) Coloque em um tubo de ensaio 2 mL soluo de silicato de sdio e adicione lentamente, gota a gota, cido clordrico 2 mol/L. Agite e observe. Equacione. c) Verifique o pH da soluo de carbonato utilizando papel indicador universal. Compare suas observaes com as da soluo de silicato de sdio. d) Coloque em um tubo de ensaio 2 mL soluo de carbonato de sdio e adicione lentamente, gota a gota, cido clordrico 2 mol/L. Agite e observe. Equacione. IV Reao de carbeto de clcio com gua fria. a) Coloque cerca de 0,5 g de carbeto de clcio em um tubo de ensaio. Em seguida, adicione 2 mL de gua destilada fria e agite. Observe. Equacione. V Crescimento de silicatos insolveis (Jardim Osmtico ou Qumico). a) Coloque cerca de 40 mL de soluo de silicato de sdio de densidade 1,06 g/mL em um bquer. Coloque, a seguir, cuidadosamente, alguns cristais de sais de cobalto, cobre, mangans, clcio e ferro. Deixe em repouso, sem agitar. Observe.

3. Questionrio 1. Escreva as suas observaes e equacione as reaes envolvidas em cada etapa do procedimento. 2. Explique quimicamente o processo que ocorre no jardim osmtico. 3. D a definio de carbetos. Como so classificados? D um exemplo de cada tipo.

30

10 - DETERMINAO DA MASSA MOLECULAR DO CO2


1. OBJETIVOS: Apresentar um mtodo de obteno de um gs. Aplicar as leis dos gases ideais em dados experimentais. 2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Fechar um erlenmeyer com uma rolha de borracha, at a profundidade em que se ajuste perfeitamente ao erlenmeyer e marc-la com uma caneta. Pesar o erlenmeyer com a rolha de borracha (X). Tirar a rolha e adaptar o erlenmeyer na aparelhagem. Abrir, parcialmente, a torneira do Kipp e recolher CO2 por 10 minutos. Fechar a torneira do Kipp. Colocar a rolha de borracha at a marca e pesa-lo (X1). Adaptar o erlenmeyer, novamente, na aparelhagem e recolher CO2 por 5 minutos. Fechar o erlenmeyer com a rolha e pes-lo (X2). Se X1 = X2 ou diferir de 0,01g no recolher mais CO2, em caso contrrio, recolher CO2 por mais 5 minutos e assim, sucessivamente, at obter massa constante. Encher o erlenmeyer com gua at a boca. Colocar, cuidadosamente, a rolha at a marca. Enxug-lo. 10. Transferir a gua para uma proveta e medir o volume da gua que ser igual ao volume do erlenmeyer e, portanto, igual aos volumes do ar e do CO2. 11. Anotar a presso e a temperatura nas quais a experincia foi realizada. Obs: Presso mdia em So Paulo: 695,3 mmHg, 0,915 atm ou 92,7 hPa. 1 atm = 101325Pa = 760 mmHg 3. CLCULOS: Dados: Massa molar mdia do ar = 28,9 g/mol; R =0,082 atm. L. K-1. mol-1 R = 62,3 mmHg. L. K-1. mol -1 R = 8,314 Pa. m3. K-1. mol-1 1. PV = mar RT e, ento, Mar mar = PVMar RT 2. X = mar + (merly , + mrolha) e, ento, (merly + mrolha) = X mar

31

3.

X2 = (merly + mrolha) + mCO2 e, ento , mCO2 = X2 - (merly + mrolha)

4.

MCO2 = mCO2 RT PV

4. QUESTIONRIO: 1. Qual o volume do CO2 no erlenmeyer? 2. A partir da equao de Clapeyron, calcular a massa de ar inicialmente contida no erlenmeyer. 3. Calcular a massa de CO2 recolhida no erlenmeyer. 4. Calcular a massa molar experimental do CO2. 5. Qual a reao que ocorre no aparelho de Kipp? 6. Qual a finalidade dos frascos lavadores? 7. Quais as reaes que ocorrem nos frascos lavadores?

32

BIBLIOGRAFIA
LEE, J. D., Qumica Inorgnica no to Concisa, 5 edio, So Paulo, Ed. Edgard Blcher, 1999. ATKINS, P. e JONES, L., Princpios de Qumica, 1 ed., Porto Alegre, Bookman, 2001. MAHAN, B.M. & MYERS, R.J. Qumica um Curso Universitrio, 4 edio, So Paulo, Ed. Edgard Blcher, 2005. PERRY, R.H. & CHILTON C.H. Manual de Engenharia Qumica, 5 edio, Rio de Janeiro, Ed. Ganabara Dois, 1980. QUAIGLIANO, J.V. e Vallarino, L.M., Qumica, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Dois, 3 edio. BARROS, H.L.C., Qumica Inorgnica uma Introduo, Ed. UFMG, 1 edio. BASSETT, J. et all, VOGEL, Qumica Analtica Quantitativa, 4 edio, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Dois, 1981. HESLOP, R. B.& JONES, H. Qumica Inorgnica, 2 edio, Coimbra, Fundao Calouste Gulbenkian, 1988. DIAMANTINO, F. T., et alli - Qumica Bsica Experimental, So Paulo, Ed. cone, 1998.

You might also like