You are on page 1of 4

1

CARACTERIZAO E CLASSIFICAO DE SOLOS

FONTE: ABGE - GEOLOGIA DE ENGENHARIA Autores: Eraldo Luporini Pastore e Rita Moura Fontes

As classificaes geotcnicas, que exigem a realizao de alguns ensaios, uns mais simples, outros mais complexos, desenvolvidos no mbito da mecnica dos solos, so enriquecidas pela geologia de engenharia atravs das classificaes genticas, especialmente a geolgica.

O objetivo de se caracterizar e classificar os solos em geologia de engenharia o de poder prever os seus comportamentos, mecnico e hidrulico, em obras de engenharia, minerao e meio ambiente, conhecendo-se, ao mesmo tempo, as suas formas de ocorrncia e a geometria das camadas nos locais em estudo. As descries realizadas em cortes ou exposies dos solos, por escavaes e em sondagens, aliadas aos ensaios expeditos e de laboratrio, permitem elaborar de forma bastante complexa, mapas e sees apresentando os grupos de solos classificados quanto gnese e ao comportamento geotcnico esperado.

CLASSIFICAO TEXTURAL OU GRANULOMTRICA (CDG + ESCALA ABNT/MIT)

Nesta classificao os solos so agrupados de acordo com a textura, ou seja, o tamanho das partculas atravs do ensaio de granulometria. uma classificao limitada, pois, o comportamento dos solos no depende apenas da granulometria. No entanto, uma informao essencial para descries dos solos, principalmente para solos grossos e, por isto, ainda muito utilizada.

CLASSIFICAO GENTICA: PEDOLGICAS E GEOLGICAS

As mais utilizadas em geologia de engenharia so as classificaes geolgica e pedolgica. So ferramentas de grande utilidade, pois ajudam a interpretar a distribuio e o comportamento das diferentes camadas de solo de uma determinada rea. Necessitam, entretanto, ser bem interpretadas para serem teis em geologia de engenharia, pois, no permitem prever diretamente as propriedades mecnicas e hidrulicas dos solos de interesse para obras de engenharia.

CLASSIFICAO GEOLGICA (QUANTO A MOVIMENTAO DOS SEDIMENTOS)

A classificao geolgica corresponde interpretao da gnese do solo, com base na anlise ttil-visual, e em observao de campo acerca da forma de ocorrncia (morfologia) e das relaes estratigrficas com outras ocorrncias (outros solos ou rochas) interpretando-se os processos responsveis pela gnese e, eventualmente, a rocha de origem. Sendo um procedimento interpretativo, que resulta em um diagnstico sinttico final, requer os cuidados necessrios j que esta classificao implica adotar um modelo com determinadas caractersticas e comportamentos esperados.

Obs: utilizao da classificao geolgica em geologia de engenharia: fundamental, pois sem esta, no possvel estabelecer a correlao entre os diferentes horizontes ou camadas de solos que ocorrem em uma determinada regio. No entanto, como a classificao geolgica no fornece as propriedades mecnicas e hidrulicas dos solos, h de utilizar em conjunto, quando pertinente, classificaes geotcnicas de modo a poder agrupar os diferentes estratos, considerando tambm as propriedades geotcnicas de interesse ao projeto.

CLASSIFICAO PDOLGICA (ORIGEM E EVOLUO DOS HORIZONTES AO LONGO DO TEMPO)

Usualmente concentra seu interesse na parte mais superficial do perfil do subsolo, onde mais evidente a atuao de fatores pedogenticos (clima, temperatura, org. vivos, tempo, etc), diferenciando este perfil em horizontes denominados a, b e c.

Utilizao da classificao pedolgica: tem grande importncia pela riqueza de contedo e de informaes, que podem ser obtidos atravs de sua interpretao. uma das aplicaes de mapas pedolgicos seria, por exemplo, auxiliar na compreenso de processos de dinmica superficial, como a eroso; escolha de jazidas mais adequadas para emprego em bases e sub-bases de rodovias, assim como, condicionando o traado das mesmas (locais mais prximos de jazidas de emprstimo).

ALGUMAS

LIMITAES

DE

UTILIZAO

DAS

CLASSIFICAES

PEDOLGICAS:

- disponibilidade ainda pequena de mapas pedolgicos; - informaes tradicionalmente limitadas aos horizontes superficiais (a e b) - sendo que em muitas obras civis tais horizontes so removidos parcial ou totalmente. - o fato de que grupos pedolgicos distintos poderem apresentar o mesmo comportamento geotcnico e o fato de um mesmo grupo pedolgico apresentar diferentes propriedades geotcnicas.

CLASSIFICAES GEOTCNICAS CONVENCIONAIS

So aquelas que utilizam como ndices classificatrios a granulometria e os limites de consistncia (ll e lp).

exemplos: - sistema unificado de classificao de solos (sucs): derivada da classificao de casagrande (1948), inicialmente denominada aeroportos. sistema de classificao de

- classificao do highway research board (hrb): tambm conhecida como classificao da aashto uma classificao mais aplicada em estradas. LIMITAES DAS CLASSIFICAES CONVENCIONAIS

Por terem sido desenvolvidas em pases de clima temperado, as classificaes convencionais apresentam limitaes e incompatibilidades quando aplicadas aos solos tropicais, pelo fato destes apresentarem natureza e comportamento geotcnico diverso dos solos formados em clima temperado. As principais limitaes destas classificaes podem ser divididas em dois tipos: 1) relativas disperso dos resultados: verifica-se haver elevada disperso entre os resultados de limites de consistncia (ll e lp) e a granulometria de solos tropicais. o que no ocorre em solos de clima temperado.

2) relativas correlao entre as propriedades ndices: granulometria e limites de consistncia (lp e ll): incompatibilidade entre as propriedades esperadas dos solos tropicais e o comportamento geotcnico real destes em campo, quando se utilizam as classificaes convencionais. por exemplo: solos de natureza distinta (um latertico e um saproltico) que embora possuam classificaes sucs e hrb iguais (ambos pertencendo aos grupos cl e a-4 respectivamente) apresentam comportamento geotcnico completamente diferente quando utilizados na contruo de bases de pavimentos, conforme apresentado por nogami & vilibor (1995).

CLASSIFICAES GEOTNCICAS NO CONVENCIONAIS

So aquelas que no utilizam como ndices classificatrios a granulometria e os limites de consistncia (ll e lp). Existem inmeras classificaes no convencionais de solos, baseadas nos mais diferentes ndices (por ex: peso especfico e coeso dos solos). Entretanto, a de maior uso no meio geotcnico a classificao mct (miniatura, compactadas, tropical) proposta por nogami e villibor, (1981) baseia-se em ensaios de compactao e perda de massa por imerso de cp.

You might also like