You are on page 1of 2

DEFESA DO CASO: EXPLORADORES DE CAVERNA SABRINA SCHNEIDER

1 - CUMPRIMENTO: Cumprimentar os colegas, excelentssima juza, colegas promotores, advogados, jurados. Jurados Deveramos cumpriment-los como excelncias, pois a atuao de vocs ser a de um juiz. Vocs iro decidir a vida destas pessoas, o destino deles. E mais, esto representando a sociedade e a sua vontade como um todo, estas 7 cadeiras representam a vontade e a sentena que a sociedade aplicaria neste caso. 2 - ARGUMENTOS: A1 OS rus com a iniciativa da vtima, buscaram informaes com profissionais, sobre o seu destino antes e aps o ato de comer carne humana. Porm, as autoridades optaram por abster-se das respostas. Como estas mesmas autoridades julgam-se agora capazes de acus-los e penaliz-los? A2 a cogitao da possibilidade de sacrifcio deu um dos membros do grupo para servir de alimento aos demais, partiu nica e exclusivamente da vtima, Roger. Inclusive, os rus eram contrrios a esta possibilidade, foi novamente a vtima Roger, que persuadiu-os na sua posio. Outro ponto importante na questo do acordo, foi que, este surgiu apenas com a inteno de sobrevivncia do maior nmero de membros, e no partiu do princpio de tirar uma vida. Do que valeriam as 10 mortes dos operrios que trabalhavam no resgate, se nenhum dos exploradores sasse com vida da caverna. A3 aps todo grupo estar de acordo com o ato, foi firmado um contrato verbal entre eles, que apontaria a vtima atravs de um lance de dados, mais uma sugesto dada pela vtima, roger, e acatada pelos demais.inclusive os dados pertenciam a ele. O fato de ele ser o escolhido, foi simplesmente o lance de dados que decidiu. Neste caso, se nossas leis so baseadas nos costumes e valores da sociedade, alm de valerem independentemente do territrio geogrfico que se encontram estes rus, a palavra de Roger dada no contrato, no deixa de ter valor social e automaticamente valor legal. Portanto ele era a favor do ato. E foi puramente o jogo dados que ironicamente escolheu-o, como poderia ter escolhido qualquer um do outros. A4 Gostaria que o senhores se transportassem para dentro da caverna, e assumissem o papel de exploradores, desesperados com a situao sem soluo.... Com a fome, com a liberdade tomada, o destino fora de seu

alcance. Acredito que todos ns assumindo uma postura humana em relao a este caso, podemos concordar que estes rus, j sofreram penalidades suficientes na situao em que se encontravam. De certa forma a condenao a forca, no os trar nenhuma penalidade, pois iro libertasse das cruis memrias de suas experincias, das lembranas dolorosas deste ato. E ainda acredito que estes rus j sofreram conseqncias e penalidades piores do que uma priso em um de nossos sistemas carcerrios, onde temos comida todos os dias, temperaturas adequadas e um local para dormir. Portanto, acredito que estes rus precisam no de uma pena,mas sim de um acompanhamento psicolgico, para que sejam capazes de administrar suas vidas aps este trauma que sofreram.

CONCLUSO Por fim, concluo que este caso exige que ns, profissionais que colaboram para o destino destes rus, avaliem este caso, de dentro da caverna, levando em conta os valores humanos e as conseqncias de uma situao destas sobre o psicolgico e fsico de um ser humano. No podemos buscar apenas o cumprimento risca das leis,sem observarmos as conseqncias desta sentena, ou ainda sem nos questionarmos se estaremos nos aproximando o mximo do conceito de justia. Obviamente que seria muito mais simples, apenas aplicarmos a lei, porm se assim fosse, estaramos substituindo a ns mesmos por computadores ou mquinas que fariam este trabalho lgico, sem se valer de questes humanas.

You might also like