You are on page 1of 2

ANLISE DE INVESTIMENTOS Reinaldo Luiz Lunelli A anlise de investimentos envolve decises de aplicao de recursos com prazos longos (maiores

que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietrios desse capital. Oramento de capital um processo que envolve a seleo de projetos de investimento e a quantificao dos recursos a serem empregados e busca responder a questes como: 1. O projeto vai se pagar? 2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminu-la? 3. Esta a melhor alternativa de investimentos? O oramento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que sero obtidos com o projeto de anlise. As previses de investimentos em ativos, de vendas, tambm de preos, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possvel. De qualquer modo, a incerteza em oramentos de capital elevada, pois envolve cenrios econmicos e polticos de longo prazo. Os mtodos mais comuns de avaliao de projetos de investimento so:

Payback; Payback descontado; Valor presente lquido VPL; Taxa interna de retorno TIR.

Payback o perodo de tempo necessrio para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperao do investimento realizado. Se levarmos em considerao que quanto maior o horizonte temporal, maiores so as incertezas, natural qu as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um perodo de tempo razovel. Payback Descontado o perodo de tempo necessrio para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. O clculo do Valor Presente Lquido VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e sadas de caixa so tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento igual ao valor presente do fluxo de caixa lquido do projeto em anlise, descontado pelo custo mdio ponderado de capital. A Taxa Interna de Retorno TIR a taxa i que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Um aspecto que deve ser considerado que a utilizao exclusiva da TIR como ferramenta de anlise pode levar ao equvoco de se aceitar projetos que no remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramente complementar anlise. Para maiores informaes sobre os tpicos relacionados neste artigo, adquira a obra eletrnica Anlise das Demonstraes Financeiras. * Reinaldo Luiz Lunelli contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitrio, autor de diversos livros de matria contbil e tributria e membro da redao dos sites Portal Tributrio e Portal de Contabilidade.

You might also like