You are on page 1of 3

A variao de uma lngua a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemtica e coerentemente.

. Uma nao apresenta diversos traos de identificao, e um deles a lngua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espao, o nvel cultural e a situao em que um indivduo se manifesta verbalmente. Conceito Variedade um conceito maior do que estilo de prosa ou estilo de linguagem. Alguns escritores de sociolingstica usam o termo leto, aparentemente um processo de criao de palavras para termos especficos, so exemplos dessas variaes:

dialetos (variao diatpica?), isto , variaes faladas por comunidades geograficamente definidas. idioma um termo intermedirio na distino dialeto -linguagem e usado para se referir ao sistema comunicativo estudado (que poderia ser chamado tanto de um dialeto ou uma linguagem) quando sua condio em relao a esta distino irrelevante (sendo, portanto, um sinnimo para linguagem num sentido mais geral); socioletos, isto , variaes faladas por comunidades socialmente definidas linguagem padro ou norma padro, padronizada em funo da comunicao pblica e da educao idioletos, isto , uma variao particular a uma certa pessoa registros (ou ditipos), isto , o vocabulrio especializado e/ou a gramtica de certas atividades ou profisses etnoletos, para um grupo tnico ecoletos, um idioleto adotado por uma casa

Variaes como dialetos, idioletos e socioletos podem ser distingidos no apenas por seu vocabulrios, mas tambm por diferenas na gramtica, na fonologia e na versificao. Por exemplo, o sotaque de palavras tonais nas lnguas escandinavas tem forma diferente em muitos dialetos. Um outro exemplo como palavras estrangeiras em diferentes socioletos variam em seu grau de adaptao fonologia bsica da linguagem.

Certos registros profissionais, como o chamado legals, mostram uma variao na gramtica da linguagem padro. Por exemplo, jornalistas ou advogados ingleses freqentemente usam modos gramaticais, como o modo subjuntivo, que no so mais usados com freqncia por outros falantes. Muitos registros so simplesmente um conjunto especializado de termos (veja jargo).

uma questo de definio se gria e calo podem ser considerados como includos no conceito de variao ou de estilo. Coloquialismos e expresses idiomticas geralmente so limitadas como variaes do lxico, e de, portanto, estilo.

ESPCIES DE VARIAO

Variao Histrica

Acontece ao longo de um determinado perodo de tempo, pode ser identificada ao se comparar dois estados de uma lngua. O processo de mudana gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivduos socioeconomicamente mais expressivo. A forma antiga permanece ainda entre as geraes mais velhas, perodo em que as duas variantes convivem; porm com o tempo a nova variante tornase normal na fala, e finalmente consagra-se pelo uso na modalidade escrita. As mudanas podem ser de grafia ou de significado.

Variao Geogrfica

Trata das diferentes formas de pronncia, vocabulrio e estrutura sinttica entre regies. Dentro de uma comunidade mais ampla, formam-se comunidades lingusticas menores em torno de centros polarizadores da cultura, poltica e economia, que acabam por definir os padres lingsticos utilizados na regio de sua influncia. As diferenas lingsticas entre as regies so graduais, nem sempre coincidindo com as fronteiras geogrficas.

Variao Social

Agrupa alguns fatores de diversidade: o nvel scio-econmico, determinado pelo meio social onde vive um indivduo; o grau de educao; a idade e o sexo. A variao social no compromete a compreenso entre indivduos, como poderia acontecer na variao regional; o uso de certas variantes pode indicar qual o nvel scio-econmico de uma pessoa, e h a possibilidade de algum oriundo de um grupo menos favorecido atingir o padro de maior prestgio.

Variao Estilstica

Considera um mesmo indivduo em diferentes circunstncias de comunicao: se est em um ambiente familiar, profissional, o grau de intimidade, o tipo de assunto tratado e quem so os receptores. Sem levar em conta as graduaes intermedirias, possvel identificar dois limites extremos de estilo: o informal, quando h um mnimo de reflexo do indivduo sobre as normas lingsticas, utilizado nas conversaes imediatas do cotidiano; e o formal, em que o grau de reflexo mximo, utilizado em conversaes que no so do dia-a-dia e cujo contedo mais elaborado e complexo. No se deve confundir o estilo formal e informal com lngua escrita e falada, pois os dois estilos ocorrem em ambas as formas de comunicao.

As diferentes modalidades de variao lingstica no existem isoladamente, havendo um interrelacionamento entre elas: uma variante geogrfica pode ser vista como uma variante social, considerando-se a migrao entre regies do pas. Observa-se que o meio rural, por ser menos influenciado pelas mudanas da sociedade, preserva variantes antigas. O conhecimento do padro de prestgio pode ser fator de mobilidade social para um indivduo pertencente a uma classe menos favorecida.

You might also like