You are on page 1of 9

Colgio Estadual Professor Dorival Passos Disciplina: Artes/Mscia Professor: Jorge Luiz Amaro Barbosa

PLANO DE CURSO

DADOS DE IDENTIFICAO Colgio Estadual Professor Dorival Passos Endereo: rea Externa da Penitenciria Lemos de Brito, s/n, Mata Escura, Salvador-BA Srie: 3 ano do Ensino Mdio Turma: A N de Alunos: 30 Carga Horria Anual Prevista: 80h

FUNDAMENTAO ARGUMENTADA DA DISCIPLINA A msica presente na histria da humanidade desde os seus primrdios relata, explica, esclarece e favorece a sua evoluo, sua forma de ser, pensar, criar e desenvolver-se dentro do tempo cronolgico e cultural. O ensino da Msica no Ensino Mdio prope-se principalmente a contribuir com o educando, na construo de sua identidade, bem como conscientiz-los de que esto inseridos em uma sociedade mulicultural. A partir da apreciao de variados gneros de produo artstico-musical, percepo esttica, da interconexo das letras musicais com a realidade atual, dentre outras habilidades, o educando estimulado a exercitar suas potencialidades, sua socializao, sua expresso corporal, seu pensamento artstico, sua imaginao e sensibilidade. Desta forma, o ensino da Msica de grande relevncia para os jovens, pois sua abordagem amplia a viso em relao diversidade cultural existente no Brasil e no mundo, relacionado a outros conhecimentos que so indispensveis para a formao de sua cidadania.

2 O ensino da Msica, no Brasil, passou por uma trajetria lenta e reformista, pois a partir de 1930, com a queda do sistema republicano, instaurou-se uma poltica nacionalista e autoritria que utilizou a msica para desenvolver a coletividade, a disciplina, e o patriotismo. durante este perodo que se d a obrigatoriedade do ensino de msica nas escolas primrias e secundrias (Decreto n19891, de 11 de abril de 1931). Durante muito tempo, o ensino da msica passou por diversos movimentos educacionais e estticos, demonstrando prticas rgidas e flexveis, especializadas e integradas, unimetdicas e eclticas, tradicionais e inovadoras. A partir dos anos 60, a educao musical brasileira viveu tendncias que ressaltavam a sensibilidade, criao e improvisao. Nesse perodo, foi discutido o que sensibilizar e musicalizar, afirmando-se palavras chaves como Iniciao Musical, Musicalizao, Arte-Educao, Sensibilizao, Mtodos. Em 1971, houve uma grande transformao no ensino da msica, pois com Lei 5692/71, a Educao Artstica foi introduzida nos currculos escolares de 1 e 2 grau, havendo assim uma integrao do ensino das artes. Tal mudana incumbia o professor de Educao Artstica a uma prtica pedaggica polivalente (msica, teatro, artes visuais, dana, etc), mesmo que este no tivesse formao e aprimoramento profissional nas reas exigidas. Segundo o PCN, nas dcadas de 80 e 90 do sculo XX, muitas escolas brasileiras do Ensino Mdio apresentam prticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem de msica, artes visuais/plsticas, dana, teatro, enfim, de conhecimento da arte propriamente dita. Portanto, para a superao destes problemas, houve uma mobilizao por parte de Associaes de Arte-Educadores, em diversos estados do nosso pas. Outro fator de mudana foram os novos posicionamentos sobre o ensino e aprendizagem da Arte e o aparecimento de ps-graduao nessa rea. Atualmente o ensino da Msica, bem como outras linguagens artsticas, vem sendo cada vez mais fortalecido no mbito educacional, colocando-o no mesmo patamar de igualdade com os demais conhecimentos. Portanto de grande relevncia que haja estudos, discusses e pesquisas que evidenciem a importncia do ensino da Arte de forma especializada, garantindo a apropriao dessas habilidades artsticas por parte dos educandos. Diante de um mundo altamente holstico, o ensino da msica, tambm deve estar relacionado com outras reas de conhecimento, j que atravs de uma educao interdisciplinar o educando poder transcender e contextualizar os contedos trabalhados em sala de aula com o seu cotidiano e outras disciplinas. Proporcionando a inter-relao

3 desses conhecimentos, tendo como foco uma educao transformadora e responsvel, preocupada com a formao e identidade do cidado. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais:
(...) necessrio procurar e repensar os caminhos que ajudem a desenvolver uma educao musical que considere um mundo contemporneo em suas caractersticas e possibilidades culturais. Uma educao musical que parta do conhecimento e das experincias que o jovem traz do seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para humanizao de seus alunos.

Dessa forma, necessrio que o professor de msica desenvolva suas aulas de forma consciente e criativa, isto , este no deve apenas visar as habilidades artsticas do educando, mas estimular seu pensamento crtco-reflexivo, prepar-lo para lidar com suas dificuldades (ansiedade, capacidade de concentrao, sensibilidade, autonomia, etc), pois esse aprendizado poder ser utilizado no seu dia-a-dia. Essas estratgias educativas respaldam o conceito de uma educao musical que prioriza a realidade do educando, a elevao de sua auto-estima, bem como a leitura do contexto social que o cerca. Aliados a uma prtica pedaggica comprometida e de qualidade, tais iniciativas, so ferramentas imprescindveis para o crescimento cultural, social e emocional dos educandos.

COMPETNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS Valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as nacionais, estabelecendo relaes entre as msicas produzidas na escola, as veiculadas na mdia e as que so produzidas individualmente. Reconhecer a msica como um trao relevante da formao cultural de um povo. Preservar e difundir as diversas manifestaes artstico-musicais, em suas mltiplas linguagens e contextualizao. Desenvolver uma nova noo de esttica, sendo capaz de vencer preconceitos. Utilizar a preciso rtmica e a coordenao motora, fazendo uso de formas de registros sonoros, convencionais ou no na grafia e leitura de produes musicais prprias e de outros.

Conhecer e aprimorar a tcnica vocal. Reconhecer os conhecimentos bsicos para o canto. Conhecer as expresses musicais ligadas a cultura afro-brasileira. Expressar e analisar manifestaes artsticas, compreendendo-as em sua diversidade histrico-cultural. Refletir criticamente sobre as novas tecnologias, concepo e interpretao artstico musicais. Analisar, explorar, improvisar, compor e interpretar sons de diversas naturezas e procedncias, desenvolvendo autoconfiana, senso esttico crtico, concentrao, capacidade de anlise e sntese, respeito e cooperao. Perceber a msica como um meio de comunicao, atividade ldica e reflexiva sobre a atualidade vigente. Compreender a comunicao atravs de diferentes tipos expresses. Apreciar as produes artsticas de seus colegas, bem como as suas, participando ativamente de eventos musicais diversos.

CONTEDOS

CONCEITUAIS A contribuio dos blocos afros e afoxs na msica de carnaval da Bahia. Os elementos da linguagem sonora: ritmo, harmonia e melodia. Timbre/ Classificao das vozes e classificao dos instrumentos. O movimento Hip Hop no Brasil. Os meios de comunicao e a msica

PROCEDIEMENTAIS Pesquisas, discusses, audies de msicas e contextualizao histrica dos movimentos musicais da Bahia.

ATITUDINAIS Valorizao da diversidade musical existentes no Brasil.

Execuo de exerccios meldicos e rtmicos e ditado rtmico e meldico

Reconhecimento da linguagem dos signos, da grafia e dos smbolos musicais. Identificao e distino das vozes humanas e de instrumentos.

Vocalizes, entoao de canes populares e utilizao de instrumentos musicais para execuo e acompanhamento em grupo. Estudo em grupo da histria do hip hop, interpretao das letras dos grupos nacionais e produo artstica dos alunos desse gnero musical. Apreciao de vdeo educativo sobre a presena constante da msica nos meios de comunicao, seguida de apreciao de vinhetas radiofnicas e televisivas, trilhas de filmes e novelas. Tcnicas de gravao com a utilizao do computador

Apreciao do ritmo hip hop e leitura crtica da realidade social a partir desse gnero musical. Percepo da utilizao das msicas, presentes nos meios de comunicao, como recurso de entretenimento.

A msica e a tecnologia

Conhecimento e manipulao de diversos tipos de equipamentos utilizados numa gravao. Elevao da auto-estima,

Composio de

Leitura de poemas, construo de

6 msicas pardias, audio e analise de msicas atuais com as quais h identificao, composies prprias para realizao do FEMUD (Festival de Musica do Dorival Passos). METODOLOGIA respeito e cooperao em atividades scio-culturais.

Em consonncia com o Plano Poltico Pedaggico do Colgio Estadual Dorival Passos, a metodologia desta disciplina baseada na participao construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, na mediao do educador para aprendizado de contedos especficos, que favoream o desenvolvimento das capacidades necessrias formao do individuo . Para a ampliao das capacidades individuais ser realizado um trabalho desafiante e ao mesmo tempo instigante que favorea no s a busca da percepo e criatividade, mas o constante processo de desequiulibrao e equilibrao das estruturas mentais. O desenvolvimento das aulas ter como foco principal o aprendizado da msica, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural, isto , o educando alm de relacionar os contedos estudados com outras disciplinas e sua realidade, este tambm ser estimulado, atravs de questionamentos, audio e interpretao, a perceber a carga cultural diversa existente no Brasil e no mundo. A realizao de atividades ldicas (com instrumentos variados e outros recursos didticos) com a produo artstica do educando possibilitar a internalizao inventividade. dos assuntos abordados teoricamente, expandindo tambm sua

RECURSOS

Quadro Piloto Aparelho de som CD Violo Teclados Papel Ofcio TV Corpo Revistas Livros Vdeo/DVD Microfone Computador/ Laboratrio de informtica Software (Samplitude 7.0, Sonar 4.0 e Sound Forge 7.0) Mesa de som Amplificador Garrafas Madeira Etc.

AVALIAO

Os alunos sero avaliados de forma gradativa e continuada, onde aspectos como a participao, engajamento, interesse, domnio de contedo pesquisado, produes artsticas, entre outros, sero observados e avaliados pelo educador, no intuito de mediar estas descobertas, bem como ajudar os educandos a desenvolver sua capacidade cognitiva e intelectual. Por isso, esta avaliao servir tambm para nortear o trabalho do educador, que a partir das dificuldades sinalizadas pelos educandos, poder repensar sua prxis, e reestruturar seu planejamento, quando necessrio, atendendo assim as reais necessidades do educando.

REFERNCIAS BILIOGRFICAS

BONA, Paschoal. Mtodo Musical. So Paulo: IGAL, 1997 BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Ensino Mdio. V.2 Braslia: MEC/SEF, 1997. LACERDA, Osvaldo, Compendio de Teoria Elementar da Msica . 12 ed. So Paulo: Ricordi, 1966. PENNA, Maura, Reavaliaes e busca em musicalizao. So Paulo: Loyola, 1990. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educao: trajetria, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997

You might also like