You are on page 1of 6

DIREITO CONSTITUCIONAL

I.

REMDIOS CONSTITUCIONAIS

1. Quadro dos Remdios Constitucionais

REMDIO CONSTITUCIONAL HABEAS CORPUS

PREVISO NAS CONSTITUIES BRASILEIRAS

MANDADO DE SEGURANA MANDADO DE SEGURANA COLETIVO MANDADO DE INJUNO HABEAS DATA AO POPULAR

CF/1891 EC n1/26 restrio Teoria Brasileira do HC AI-5/68 restrio amplitude do HC 1988 art.5, LXVIII CF/34 CF/88 art.5, LXVIII CF/88 art. 5, LXX CF/88 art. 5, LXXI CF/88 art. 5, LXXII CF/34 CF/88 art. 5 LXXIII

2. Habeas Corpus Generalidades

a. Origem primeira garantia de direitos fundamentais, concedida por Joo Sem Terra, na Magna Carta, em 1215. Posteriormente, foi formalizada pelo Habeas Corpus Act, em 1679.

b. Brasil 1821, alvar emitido por Dom Pedro I no qual se assegurava a liberdade de locomoo. A expresso habeas corpus s apareceu, em 1830, no Cdigo Criminal. A garantia constitucional chegou em 1891 e permaneceu nas constituies subsequentes.

c. CF/88: conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.

d. Teoria brasileira do HC usado para garantir o direito de liberdade fsica + direitos que tivessem por pressuposto a locomoo. Perdurou at a CF/26, quando o HC foi restrito garantia da liberdade de ir e vir. Dar-se- o HC sempre que algum sofrer ou se achar em iminente perigo de sofrer violncia por meio de priso ou constrangimento ilegal em sua liberdade de locomoo.

e. Pode ser impetrado sem advogada, pois no se sujeita a nenhuma formalidade processual ou instrumental.

f. Pode ser impetrado para trancar ao penal ou inqurito policial, bem como em face de particular (exemplo do hospital).

g. Sujeitos:

- Impetrante autor do HC( qualquer pessoa fsica ou jurdica. Juiz de Direito/ Desembargador/ Turma Recursal/ Ministros podem conceder o HC de ofcio, caso no estejam no exerccio de suas funes, devem impetr-lo) - Paciente aquele em favor do qual se impetra o HC (pode ser o autor) - Impetrado/ Autoridade coatora autoridade que pratica a ilegalidade ou abuso do poder.

h. Competncia:

- O rgo competente para apreciar o HC ser determinado de acordo com a autoridade coatora, sendo que a CF prev situaes de competncia originria dos tribunais, em razo do paciente:

COMPETNCIA Para julgar e processar HC quando: ORIGINRIA STF Art. 102, I, d, CF/88 O paciente for: Presidente da Repblica, Vice Presidente da Repblica, Membros do Congresso Nacional. Ministros do STF, Procurador Geral da Repblica, Ministros do Estado, Comandantes da Marinha, Exrcito, Aeronutica, Membros dos Tribunais Superiores, do TCU Chefes de misso diplomtica de carter permanente.

STF

Art. 102, I, i, CF/88 O coator for: Tribunal Superior Autoridade ou funcionrio cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do STF Art. 102, II, a, CF/88 Julgar em Recurso Ordinrio o HC decidido em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso. Art. 105, I, c, CF/88 Processar/ julgar HC quando o coator/paciente for: Governador do Estado/ Distrito Federal Desembargador dos TJ estaduais e do Distrito Membros os Tribunais de Conta estaduais e do Distrito Membros dos Tribunais Regionais Federais, Eleitorais e do Trabalho Membros dos Conselhos ou Tribunais de contas dos Municpios Membros do MPU que oficiem perante tribunais Ou quando o coator for: Tribunal sujeito jurisdio do STJ Ministro de Estado, Comandante da marinha, do exercito, da aeronutica

STF STJ

STJ TRFs TRFs

Art. 105, II, a, CF/88 Julgar em Recurso Ordinrio o HC decidido em nica/ltima instncia pelos TRFs ou pelos TJ estaduais, se denegatria a deciso. Art. 108, II, CF/88 Processar e Julgar, originariamente, HC quando a autoridade coatora for juiz federal Art. 108, II, Cf/88 Julgar, em grau de recurso, as causas decididas pelos juzes federais e estaduais no exerccio da competncia federal da rea de sua jurisdio

Juzes Federais

Art. 109, VIII, CF/88 Processar e julgar os HC, em matria criminal de sua competncia ou quando o constrangimento vier de autoridade cujos atos no estejam diretamente ligados a outra jurisdio

i. Espcies: - Preventivo: quando algum se encontrar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo. SALVO CONDUTO. - Repressivo/Liberatrio: constrio ao direito de locomoo j se consumou.

j. Punies disciplinares militares no cabvel HC (militares federais, estaduais, do Distrito federal e do Territrio).

k. HC em face de ato de Turma Recursal: Turma Recursal a segunda instncia recursal dos Juizados Especiais (composta por 3 juzes de primeira instncia, no exerccio de suas funes, reunidos na sede do juizado). A competncia para julgar HC impetrado em face de deciso proveniente de Turma Recursal de juizados especiais criminais do TJ local.

3. Mandado de Segurana

a. Origem: criao brasileira. Surge em decorrncia da restrio teoria brasileira do HC, visto que era necessrio suprir a lacuna deixada pela reforma. - positivado, pela primeira vez, na CF/34 - CF/88 Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o

responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico.

b. Abrangncia: -Exclui-se do MS a proteo a direitos de locomoo ou aos direitos de acesso/retificao de informaes. -O MS busca invalidar atos de autoridade ou suprimir os efeitos da omisso administrativa, geradores de leso a direito liquido e certo, por ilegalidade ou abuso de poder.

c. Direito lquido e certo: aquele que pode ser demonstrado de plano, mediante prova pr- constituda, sem a necessidade de dilao probatria. um direito manifesto, que pode ser manifestado no momento de sua impetrao.

d. Ilegalidade e abusos de poder: o MS auxilia os indivduos a se protegerem de atos ilegais ou praticados com abuso de poder pelo Poder Publico. Assim, o MS pode atacar tanto atos vinculados (no conferem nenhuma liberdade atuao do agente pblico) ou discricionrios (conferem certa liberdade).

e. Sujeito ativo detentor de direito lquido e certo no amparado por HD ou HC. Pode ser pessoa fsica (brasileira ou no), jurdica, rgos pblicos despersonalizados, mas com capacidade processual (mesas do legislativo, chefias dos executivos, etc.), universalidades de bens e direitos (esplio, massa falida, condomnio), agentes polticos, ministrio pblico, etc.

f. Sujeito passivo a autoridade coatora, responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder. Pode ser autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico.

g. competncia depende da categoria da autoridade coatora. OBS: os prprios tribunais tem competncia para processarem e julgarem os MS impetrados contra seus atos e omisses. .

h. Prazo 120 dias, contados da cincia do ato, pelo interessado. prazo decadencial, pois o que perece o direito de entrar com um MS, podendo ser amparado por outro meio.

i. Jurisprudncias sobre MS:

-No cabe contra lei em tese; -No cabe contra ato judicial passvel de recurso ou correio -No cabe condenao de honorrios advocatcios -Extingue-se o processo de MS se o interessado no promove, no prazo indicado, a citao do litisconsorte passivo necessrio -Controvrsia sobre direito no impede a concesso de MS.

You might also like