You are on page 1of 3

Como encaminhar uma pesquisa?

1) Indique a relevncia terica e prtica de uma pesquisa que tenha por objetivo investigar a predisposio que as pessoas possam ter para sofrer acidentes no trabalho. A pesquisa terica com relao a essa tema ir procurar o progresso cientifico, a ampliao de conhecimentos tericos com relao a pr disposio do individuo a sofrer acidentes no trabalho, sem a preocupao de utiliz-los na prtica. a pesquisa formal, tendo em vista generalizaes, princpios, leis e tem por meta o conhecimento pelo conhecimento. A pesquisa prtica por sua vez, acompanha a realidade aplicada, objetiva entre outras coisas a soluo de problemas decorrentes do interesse prtico usual, como acidentes no trabalho. 2) Analise em que medida as atitudes enunciadas abaixo podem ser prejudiciais ao desenvolvimento de pesquisas cientficas: Dogmatismo O dogmatismo pode interferir negativamente, pois limita a criatividade e o pensamento crtico do pesquisador em determinado segmento do assunto a ser desenvolvido, impe verdades absolutas e imutveis a cerca do que pode ser estudado. Desinteresse por problemas sociais O desinteresse por problemas sociais ocasiona uma falta de conhecimento dos assuntos dos quais estamos vivenciando, que nos leva para pesquisas sem amplos temas para pautarmos. Impacincia A impacincia resultante da falta de preparao e organizao durante a pesquisa leva a um no contentamento que dificulta a mesma. 4) Estima-se que cerca de 95% das verbas destinadas pesquisa nos pases desenvolvidos so aplicados no campo das cincias naturais. Analise as implicaes sociais dessa situao. A pesquisa muito importante para a construo do conhecimento, pois atravs dela o homem se modela e adquire meios para renovar. Em pases desenvolvidos a verba destinada a pesquisa mais concentrada na rea das cincias naturais em detrimento da social porque ela pode dar origem a novos produtos, novos processos industriais mais baratos e lucrativos e pelo retorno

financeiro, atraindo mais o interesse privado. Nos Estados Unidos da Amrica, os recentes casos de massacres em instituies de ensino e a questo da obesidade infantil, so alguns exemplos da necessidade da pesquisa acerca do comportamento social.

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

Disciplina de Metodologia de Pesquisa

Lista de exerccios de Metodologia de Pesquisa apresentada a Professora da disciplina, Vera Moreira, do curso de Engenharia Civil, como parte das exigncias para avaliao da disciplina.

Giorgie Eduardo Rodrigues Amorim Priscilla De Andrade Colonhese Gama Renan Luna Scobar Victor Dias Scarelli

Campo Mouro, 2013

You might also like