You are on page 1of 53

DESVENDANDO A ASTRONOMIA

Srie de 10 programas sobre astronomia, descortinando o cu e ajudando o pblico a reconhecer os objetos celestes e a saber como andam as pesquisas que permitem a construo de teorias avanadas a respeito da vida no Universo. A primeira inteiramente produzida no Brasil.

Observatrio do Instituto Astronmico e Geofsico

EPISDIOS

OS CAMINHOS DA LUZ
Quais caminhos a luz percorre at se transformar em informaes para ns? Como se constri uma luneta simples para observar o cu? A observao do cu desde o instrumento disponvel mais simples, que o olho humano, at os melhores e mais modernos telescpios.

SOMOS PEQUENOS NO UNIVERSO ?


As distncias em Astronomia so inimaginavelmente grandes para ns. As escalas de tempo tambm. Como podemos reduzir em escala o tamanho do sistema solar? Como podemos compreender a passagem do tempo recorrendo luz e sombra ou a um fluxo d'gua? Cenas gravadas no estdio do Morumbi e no canyon da cidade de Itapeva, no interior de So Paulo, ajudam a responder a essas perguntas. Esfera Armilar

O COLECIONADOR DE ESTRELAS
Quais os objetos celestes que podem ser observados a olho nu? Quais constelaes conseguimos reconhecer e como elas se relacionam com as estaes do ano? Qual o aspecto dos planetas quando observados atravs de aparelhos de pequeno porte ? Como utilizar os planetrios e observatrios didticos para aprender um pouco mais sobre astronomia? Observatrio Nacional do RJ

LUA: DA PAIXO CONQUISTA

Como se do os eclipses? Qual a relao entre as fases da Lua e as mars? Cenas de um eclipse lunar visto da praia de Paba, no litoral norte de So Paulo, ajudam a traar essa relao. Como foi que chegamos Lua? Isso representou uma conquista da Humanidade?

AS FRONTEIRAS DO SISTEMA SOLAR

Quais os principais constituintes de nosso Sistema Solar? Como funciona o Sol? E as estrelas cadentes? E os cometas? Quais novas vises desse sistema as pesquisas nos tm propiciado? Qual o papel das sondas espaciais na pesquisa desse sistema? Sistema Solar

A EXPLORAO ESPACIAL
Desde meados dos anos 50 exploramos o exterior de nosso planeta. De l para c, a indstria do espao vem realimentando a tecnologia e a cincia para acelerar o seu prprio desenvolvimento. Conquistas modernas na rea da informtica e alta tecnologia se devem explorao espacial. As telecomunicaes e o sensoreamento remoto so algumas das aplicaes que envolvem o Brasil no clube fechado de pases que produzem essa tecnologia. Cenas no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -, em So Jos dos Campos (SP), nos ajudam a enfocar o papel do Brasil nessa rea. Onibus Espacial / foto NASA

ESTRELAS COLORIDAS

Como evoluem as estrelas? mesmo possvel que a estrela que vemos hoje no cu possa j ter desaparecido sculos antes? As estrelas tm cores diferentes?

Observatrio do IAG / USP

DO GEOCENTRISMO AO HELIOCENTRISMO

Durante muito tempo se pensou que o centro do Universo fosse a Terra. Mas depois o Sol passou a ser visto como o centro de tudo. A Cincia fala hoje de um Universo mais amplo, com galxias e quasares. E onde est, afinal, o centro de tudo?

OS MISTRIOS DO UNIVERSO
Alguns objetos celestes tm nomes estranhos que nem sempre correspondem s suas funes. Como compreender os pulsares que no pulsam? E os quasares, que so galxias sem s-lo? Como so as fases finais da evoluo de uma estrela muito massiva? E os buracos negros? Eles so mesmo negros? Pulsar / foto NASA

A VIDA NO UNIVERSO
Existem seres vivos fora da Terra? O que significa a busca cientfica de vida inteligente fora de nosso planeta, partindo do conceito de vida que temos? As comunicaes como principal via de acesso vida inteligente, esteja ela onde for, na imensido do Cosmo.

Sobre a srie
Apresentada pelo fsico Walmir Cardoso, a srie foi gravada no Instituto Astronmico e Geofsico da USP e nos observatrios astronmicos do Laboratrio Nacional de Astrofsica, em Braspolis (MG); Capricrnio, em Campinas; Rdio Telescpio de Itapetinga, em Atibaia; e Centro de Divulgao da Astronomia (CDA), em So Carlos, Estado de So Paulo. Olhando para o Cu destina-se ao pblico em geral, mas seu firme propsito o de estimular os jovens a pensar com seriedade em uma carreira cientfica. Por isso mesmo, seus 10 episdios foram concebidos para servir tambm de material de apoio a professores e estudantes de 1 e 2 graus.

Ficha tcnica: Contedo, Assessoria e apresentao: Walmir Cardoso Chefia do Departamento de Arte: Lino Ribolla Arte e abertura: Horcio Oka, Lus Scarabel Jr, Helena Perim, Marcelo Marass Efeitos especiais: Max Figueiredo, Renato dos Santos, Slvio Galvo Imagens: Edgar Luchetta Iluminao: Slvio Mongelos Editor de Ps-produo: Anselmo Jos Ferreira Sonoplastia: Nilton Alfani Eugnio Pedro Franciono Assistente de produo: Marcos Mainardi, Rosyres Oppido Produo: Roseli Ferro Roteiro, Trilha Sonora e direo: Cleston Teixeira Chefe Depto. Produo Executiva II: Ndia Hatori Gerncia de Produo: Luiz Eduardo Crescente

Os Caminhos da Luz
Quais os caminhos da luz? Pra definir bem uma imagem na TV, a cmera de televiso precisa de uma certa quantidade de luz. A cmera funciona mais ou menos como nosso olho. Conforme vai aumentando a intensidade da luz branca, a gente passa a enxergar outras coisas e deixa de ver, por exemplo, fontes mais fracas de luz, como lmpadas vermelhas. Assim acontece com firmamento noturno ao amanhecer. Vnus um bom exemplo. Vnus observado no cu sempre prximo do ocaso ou do nascer do Sol. Quando a luz solar se espalha pela atmosfera da Terra no amanhecer, a estrela DALVA, como Vnus chamado, deixa de ser visvel. A luz o grande cdigo da astronomia. A sua intensidade, a sua colorao, as suas freqncias criam os parmetros para o estudo dos astros e sua evoluo no cu visvel e invisvel. ... voc entendeu certo.

Vnus ao entardecer LUZ INVISVEL E LUZ VISVEL. A luz muito mais do que os nossos olhos podem ver. E nem tudo o que os nossos olhos vem exatamente como a gente v.

Um pr-do-Sol, um amanhecer no campo... h sempre algo mgico nos limites entre os dias e as noites. Um espetculo que as pessoas gostam de ver ao redor de todo o mundo, mas que pouca gente sabe que um fenmeno astronmico. No momento em que vemos o astro rei tocando a linha do horizonte, o Sol j no est mais ali, ele j se ps. Mas fcil de entender. A luz que vem do Sol muda a sua direo quando penetra na atmosfera da Terra. Quando ns olhamos para o Sol, estamos vendo sua imagem e no mais o objeto propriamente dito. Mas isso no diminui a beleza do fenmeno... pelo contrrio, estimula o Homem a conhec-lo mais profundamente, a se enquadrar superfcie do planeta e tambm a conhecer melhor o universo que o cerca. Esse desvio que a atmosfera realiza na imagem do Sol resultado da REFRAO. Os raios de luz mudam sua trajetria ao atravessar substncias diferentes. A cultura indgena parece incluir noes de REFRAO, porque ensina seus pescadores a atirar no "ESPRITO DO PEIXE" e no na imagem aparente desviada pelas guas transparentes dos rios limpos desse pas. A luz pode nos ensinar muito sobre as coisas que ilumina. Cada tipo de matria emite, absorve ou reflete a luz de maneira prpria. As fontes de luz tambm tm, cada uma, sua identidade.

Com um kit de ptica possvel estudar os fenmenos da REFRAO, da REFLEXO e o comportamento da luz ao transpor meios translcidos diferentes, e assim esclarecer o conhecimento intuitivo do ndio. O peixe no est exatamente onde ns o vemos. Ele est em outro lugar porque os raios de luz passam por um meio diferente e deslocam sua posio relativa. Kit de ptica As lentes funcionam basicamente desse jeito e h dois tipos bsicos de lentes: - As lentes DIVERGENTES, onde os raios de luz chegam paralelos e divergem, vo embora para o infinito. - As lentes CONVERGENTES, onde os raios de luz chegam paralelos e convergem para um ponto nico, que o foco. O olho humano tem uma lente conhecida como CRISTALINO, que uma lente CONVERGENTE. Todos os objetos emitem ou refletem luz que passa atravs da crnea e pupila; essa ltima regula a passagem da luz se abrindo ou se fechando. Depois disso, o feixe luminoso passa pelo cristalino, que converge os raios de luz para formar a imagem no ponto focal do olho humano. Mas os caminhos da luz j tiveram interpretaes as mais curiosas.

Plato, o grande pensador grego, imaginava, no sculo V antes de Cristo, que o olhar funcionasse como "TENTCULOS" que sassem dos olhos para se apropriar dos objetos observados. Ou seja, quando, no incio do sculo XVII, o holands HANS LIPPERSHEY montou o primeiro tubo ptico com lentes, j havia passado muita gua debaixo da ponte, ou melhor, foi preciso muita luz pra clarear os horizontes do conhecimento. Vamos ver como funciona uma luneta simples, vamos montar uma pequena luneta. A gente precisa de duas lentes: Uma OBJETIVA e uma OCULAR. A objetiva tem de ser colocada exatamente na frente do tubo da luneta. Depois, a ocular tem de ser fixada na extremidade de outro tubo mvel para possibilitar o ajuste de foco. No deve ter levado mais do que dez anos para que uma luneta como essa viajasse da HOLANDA para VENEZA e chegasse s mos de GALILEU GALILEI. Ele foi um dos primeiros a apontar um desses tubos para o cu e fazer observaes sistemticas. GALILEU viu imagens de pequenos pontos luminosos em torno de JPITER que se deslocavam ao longo do tempo, comprovando a existncia de satlites no planeta, e uma forma anormal para SATURNO, indicando j o reconhecimento dos anis. A Lua, que at ento era considerada "lisinha" como uma prola, apareceu para GALILEU toda enrugada e com reas escuras, que ele chamou de mares lunares. As observaes de GALILEU mudaram muita coisa na astronomia. Os satlites de JPITER mostravam que nem tudo no cu girava somente em torno da Terra. SATURNO "deformado" rompia o equilbrio da geometria do universo. Essa viso harmnica do cosmos com esferas perfeitas se movendo de maneira equilibrada em torno da Terra, que predominava na poca de GALILEU, foi representada nas ESFERAS ARMILARES... aqueles globos estranhos que a gente v nas ilustraes dos sec. XVII e XVIII. claro que ns vivemos "sobre" a Terra e que a primeira sensao de que o cu est "a nossa volta". Mas a evoluo dos instrumentos e do conhecimento sobre a luz abre as portas para novas concepes do cosmos. O primeiro passo para se aprofundar na observao do cu foi melhorar a qualidade das lentes e corrigir as distores que atrapalhavam as imagens de GALILEU. Depois comeou a busca por mais luz. A nica alternativa era "aumentar"...aumentar tudo: aumentar o dimetro da objetiva e a distncia focal, e melhorar a qualidade e a resoluo da imagem. O instrumento instalado na cpula em que fizemos as gravaes deste programa essencialmente uma luneta, parecida com a de GALILEU, s que bem mais moderna. Ela foi produzida no sculo XX pela firma alem Zeiss. O dimetro da objetiva de 17,5cm, e a distncia focal, de mais de 2,5m.O conjunto de oculares dessa luneta intercambivel e, com elas, ns podemos olhar o cu de maneiras diferentes. Ela possui tambm uma luneta buscadora, que auxilia na localizao das estrelas ou dos objetos que a gente esteja vendo. A montagem do instrumento possibilita o acompanhamento dos movimentos do cu, para uma observao continuada dos astros.

Luneta - Observatrio Nacional

, mas a busca por mais luz ainda continua. Tubos cada vez maiores e objetivas maiores e de melhor qualidade infelizmente no corrigem um problema estrutural bsico. Cada uma das sete cores que formam a luz branca, ao atravessar um lente, converge para dois pontos focais diferentes: um prximo da luz azul e outro prximo do vermelho. Esse fenmeno conhecido como ABERRAO CROMTICA e uma caracterstica bsica do fenmeno de refrao. J na reflexo isso no acontece. Quando os raios de luz incidem sobre um espelho cncavo, eles convergem todos para uma regio focal nica, no h ABERRAO CROMTICA. Voltando a usar o kit de ptica, a gente percebe que no d pra observar a imagem formada sem

interromper a entrada da luz. A soluo colocar um outro espelho antes do ponto focal, pra que a imagem se forme fora do campo do espelho principal. Quem primeiro utilizou essa montagem ptica foi ningum mais, ningum menos que ISSAC NEWTON, que l pelo final do sculo XVII inaugurava a era dos telescpios REFLETORES. Um telescpio NEWTONIANO facilmente reconhecido, porque no h nenhuma lente recebendo a luz; quem recebe a luz um espelho, um espelho primrio que fica na base do tubo. Depois de receber a luz, o espelho primrio envia para o secundrio, um espelho plano, que fica mais ou menos prximo ao foco; esse espelho envia a luz para a ocular. Nesse tipo de montagem tanto ptica quanto mecnica, os amadores, em especial, fixam lunetas ou mquinas fotogrficas para fazer registros de imagens de corpos celestes. Esse tipo de tcnica chama-se GUIAGEM. No devemos nos surpreender se olharmos imagens invertidas atravs das lunetas e telescpios. Essas montagens pticas no so como das lunetas terrestres e essa inverso indiferente para observao astronmica. As imagens obtidas nesses instrumentos j nos ensinaram muito e encantam a todos, mas a astronomia quer mais, a astronomia precisa ir muito mais longe e com essa montagem ptica os tubos iriam ficando imensos. A astronomia buscava solues que pudessem garantir a distncia focal sem aumentar indefinidamente o tamanho dos tubos. A soluo j estava na mira dos astrnomos desde o comeo do sculo XVII, mas s cem anos depois entrou em uso: a montagem CASSEGRAIN para telescpios refletores.

Hoje esse tipo de montagem utilizada nos grandes telescpios e para trabalhos avanados em ASTROFSICA, como os que so desenvolvidos no LABORATRIO NACIONAL DE ASTROFSICA de BRASPOLIS, sul de Minas Gerais. L est instalado um telescpio refletor com um espelho primrio de aproximadamente um metro e sessenta centmetros de dimetro. A luz que chega no espelho bate no secundrio e volta novamente por ele. Tratamento computadorizado

A grande sacada desse sistema ptico so a abertura no centro do espelho principal e o desenho parablico da curvatura do espelho, que permitem um considervel ganho na qualidade da imagem e uma expressiva ampliao da distncia focal. Se este aparelho operasse como uma luneta refratora, ela teria um tubo com dezenas de metros. Os movimentos do telescpio possibilitam a localizao de reas especficas do cu. Agora j esto automatizados, controlados pelo computador. Tambm um computador que permite o tratamento das imagens que no so observados pelo olho humano, mas por sistema eletrnico acoplado na ocular do telescpio. As imagens s so possveis com a aplicao de tecnologia de ponta e com alta especializao. Para observaes amadores e educativas existem telescpios mais simples de operar mas no menos sofisticados. Existem instrumentos que so bsicamente telescpios refletores com montagem CASSEGRAIN, como o que existe em BRASPOLIS. A diferena, alm das propores, claro, uma lente corretora na parte frontal, que permite observaes de reas extensas do cu. Por isso mesmo que este tipo de montagem conhecida como CMERA SCHIMIDT. Instrumentos como estes so muito utilizados em projetos educacionais, como o que est sendo implantado em algumas cidades do interior do estado de So Paulo. A Lua sempre uma grande atrao nestas observaes. E um fenmeno que chama a ateno a luminosidade da parte escura da Lua, prxima a fase de nova. Essa luminosidade no nada mais do que o reflexo da luz da Terra incidindo na parte da Lua que no est recebendo diretamente a luz do Sol. a chamada LUZ CINRIA. A gente j falou das sete cores que compem a luz branca visvel. Cada uma delas uma vibrao eletromagntica com seu comprimento de onda especfico. Ao atravessar um prisma, as cores se separam formando o ESPECTRO da LUZ VISVEL, que vai desde o vermelho, passando pelo alaranjado, o amarelo, o verde, o azul e o violeta. Em condies especiais, a atmosfera funciona como um prisma e cria o arco-ris cheio de mistrios e lendas. Esse espectro quase no tem limites, se estende tanto para o ULTRAVIOLETA como para o INFRAVERMELHO. A mesma atmosfera que permite o arco-ris impede a penetrao das radiaes que so nocivas para a vida aqui na Terra. por isso que os movimentos ambientalistas lutam contra a

utilizao de gases que aumentam o buraco na camada de oznio, mas isso assunto para outra hora. A astronomia do visvel, dos telescpios, trabalha nessa rea, nessa pequena faixa do espectro magntico total. Essa luz traz uma grande quantidade de informao sobre os astros, sobre o universo. Mas quantos mistrios, quantas respostas podem ser encontradas se conseguirmos ver todas essas outras radiaes? a que comea a ASTRONOMIA DO INVISVEL. A astronomia do ultravioleta, do infravermelho . . . dos RDIO-TELESCPIOS. Essa j uma histria do sculo XX, e mais uma das intervenes do acaso, ou mais uma "sincronicidade" cientfica. Em 1931, o engenheiro eletrnico KARL JANSKI pesquisava com antenas de rdio comum, pra resolver problemas de esttica, aquela chiadeira que atrapalhava as transmisses. De repente ele comeou a captar radiaes estranhas. Ele as chamou de "DISTRBIOS ELTRICOS DE ORIGEM APARENTEMENTE EXTRATERRESTRE". E ele tinha razo. As emisses de rdio que ele registrou vinham realmente de fora do planeta, mas no era nenhum ET aproximando seu dedinho luminoso de algum aparelho estranho. Eram as estrelas, as estrelas que esto constantemente emitindo radiaes. Praticamente toda a matria que conhecemos emite radiao em situaes especiais. Trabalhando na faixa do invisvel, os radiotelescpios so capazes de identificar corpos celestes onde os telescpios visuais no registravam nada, ou as vezes enxergam muito pouco. Vai por a a descoberta dos QUASARES e PULSARES. Mas tambm objetos extensos e bem mais prximos de ns, como o Sol e JPITER, ganharam novos modelos com a radioastronomia. As parablicas enxergam no invisvel, portanto no precisam da noite para funcionar. Os radiotelescpios so montados preferencialmente em depresses de terreno e em reas livres de emissoras de rdio e televiso, que provocariam interferncias. As radiaes eletromagnticas vm de todos os lugares do espao. A luz visvel e as ondas de rdio penetram pela nossa atmosfera.

O Rdio Observatrio de ITAPETINGA, no estado de So Paulo, o maior Rdio Telescpio do Brasil. Sua antena principal tem 14 metros de dimetro. Ele funciona opticamente, como um telescpio Cassegrain, s que em Radioastronomia. A parbola principal de 2,5m recebe as ondas de rdio, que refletem no secundrio, passam pelo centro da antena e vo para um sistema de deteco no interior do observatrio. Rdiotelescpio de Itapetinga Cornetas metlicas de captao e os instrumentos instalados no centro da antena selecionam as freqncias do espectro que vo ser observadas. As ondas no visveis do espectro atravessam tranqilamente a redoma de material sinttico que protege o aparelho e, depois de selecionadas pelas freqncias e comprimentos de onda, so registradas pelo computador dedicado funo. Para melhorar e ampliar a capacidade de observao dos radiotelescpios, o caminho foi o mesmo da astronomia do visual, ou seja, AUMENTAR...aumentar as parablicas e aprimorar as tcnicas de captao e construo. O maior radiotelescpio fixo o de ARECIBO, em PORTO RICO, com 305 metros de dimetro e que comeou a operar em 1963. Dos radiotelescpios mveis, o maior deles o que est montado no NOVO MXICO. constitudo por 27 antenas com 25 metros de dimetro cada uma, formando um "Y" que funciona como uma nica antena. Entretanto, e sempre tem um ENTRETANTO, todos esses grandes instrumentos convivem com uma dificuldade bsica: A ATMOSFERA...(e ainda bem que tem a atmosfera.) Apenas uma pequena parte das radiaes que chegam ao planeta Terra consegue atravessar a camada protetora da atmosfera e chegar at a superfcie. Pra estudarmos todo o espectro eletromagntico precisamos abandonar a ATMOSFERA. A astronomia do visvel e do ultravioleta sonhou muito tempo com um telescpio orbital como o HUBBLE, que foi lanado em 1990 por um nibus espacial. Ele capaz de coletar luz sem as interferncias da atmosfera e, apesar dos problemas iniciais, j tem enviado imagens que impressionam pela beleza e abrem caminhos para a pesquisa moderna. Essa uma das mais importantes aplicaes derivadas da corrida espacial. Os telescpios orbitais possibilitam informaes que, processadas em

computao grfica, revelam imagens belssimas e muito significantes para a pesquisa. Viajando a 300.000 quilmetros por segundo, a luz define os limites humanos para compreenso da matria e do universo. . . . . . e como o ndio que entende o esprito do peixe, continuamos desenvolvendo nossos sentidos para apreender os CAMINHOS DA LUZ.

ENSINAR E APRENDER 1 - Uma maneira de verificar os efeitos da REFRAO colocar um lpis num copo d gua e pedir uma observao simples. (D pra entender por que os ndios arpoam o "esprito do peixe"?) A gua pode ajudar de novo, se usarmos uma mangueira para borrifar gua e posicionarmos os alunos em relao ao Sol de maneira a verem o arco-ris que se forma. possvel discutir as caractersticas do arco-ris de maneira bem simples, usando a refrao da luz. 2 - Para fazer uma luneta simples necessrio, inicialmente, conseguir duas lentes convergentes. O foco de uma tem de coincidir com o foco da outra. Em outras palavras, basta aproximar uma lente da outra at obter uma imagem ampliada, mas no se impressione se a imagem aparecer invertida. O responsvel por isso o caminho que a luz realiza da primeira lente (tambm chamada de objetiva) para a segunda lente (ocular). Para observaes terrestres, essa inverso atrapalha um bocado, mas para a astronomia no faz diferena. Lembre-se de pintar de preto o interior do tubo da luneta para diminuir as reflexes da luz e os incmodos provocados por ela. Voc vai perceber que a imagem ter alguns "fantasmas coloridos": so as "aberraes cromticas" que, como o programa explica, causam problemas para as observaes astronmicas. Ah... sempre lembrando que no se pode observar o Sol diretamente sob nenhuma circunstncia, principalmente com uma luneta. (Lembra da brincadeira de queimar papel com uma lente? Ela funciona muito bem pra ilustrar).

Somos Pequenos no Universo?

Diante da imensido do universo . . . NS! Depois dessa afirmao simples, uma infinidade de perguntas. Pra no entrar em divagaes filosficas, vamos ficar com uma pergunta: onde estamos? Ns e o nosso planeta, em que ponto do universo estamos agora? Fazer perguntas como alar vo sem destino. Encontrar respostas como engatinhar no tempo. Galxia do "Sombrero" A intuio limpa de preconceitos nos faz sentir como parte de algo infinito e que essa infinitude est dentro de ns. Mas a razo densa e lenta e precisa dar seus passos um de cada vez. Por muito tempo pensamos que estivssemos no centro do universo. Tudo girava nossa volta como se fosse para no escapar ao nosso controle. As estrelas eram brilhantes encravados num globo preso Terra por linhas invisveis, e o Sol nosso escravo fornecedor de luz e calor. Foi muito difcil pra ns aceitarmos que a Terra apenas mais um planeta girando em torno de uma estrela. Ainda hoje no fcil compreender que somos companheiros de Sol numa galxia com mais de cem bilhes de estrelas, e, ainda, que a Via Lctea apenas mais uma das dezenas de milhares de galxias que j foram observadas e devidamente catalogadas. Dizer, por exemplo, que a luz atravessa o maior dimetro da nossa galxia em cerca de 100.000 anos, pode representar algo muito difcil de entender, mas nessa ordem de grandeza de tempo e distncia que surgiu e se desenvolveu a espcie da qual fazemos parte: o Homo Sapiens. Ns comeamos a encontrar respostas engatinhando, caminhando sobre o planeta, marcando no cho as primeiras unidades de medida. Dos ps aos passos, das braas s jardas, das polegadas aos metros, as unidades de medidas foram se transformando, sempre se adequando s necessidades. Por exemplo, no estaria incorreto se, para medir a altura de uma trave de um gol, uma pessoa usasse quilmetros . . . ou, pra se referir ao comprimento de um campo de futebol, a pessoa pensasse em centmetros. Errado no est, mas pode no ser adequado. Imagine um gol medindo 0,00244 quilmetros de altura?! No est errado, mas muito mais compreensvel 2 metros e 44 centmetros. Bom . . . mas o que o futebol tem a ver com a astronomia? Em astronomia tambm temos de empregar unidades de medidas adequadas s dimenses a serem avaliadas. Por isso mesmo o quilmetro torna-se muito pequeno quando comparado com as distncias que pretendemos representar. O metro, que unidade padro no sistema internacional de medidas, insignificante se comparado com as dimenses "ASTRONMICAS" do universo. Pra gente entender as unidades da astronomia, a gente pode comear com as DIMENSES DO SISTEMA SOLAR. At para facilitar as relaes dentro do sistema, o padro adotado foi a distncia mdia entre a Terra e o Sol. So aproximadamente 150.000.000 de quilmetros, que passaram a ser considerados como UNIDADE ASTRONMICA. Com esse novo "metro", o raio mdio do sistema solar passa a ser de 40 UNIDADES ASTRONMICAS, aproximadamente . Pra gente sentir como essa adequao de medidas facilita o entendimento das grandes dimenses em astronomia, vamos imaginar uma UNIDADE ASTRONMICA equivalendo a um metro. Assim, todo o sistema solar cabe num campo de futebol como o do estdio do MORUMBI em So Paulo, onde realizamos as gravaes desta parte do programa. O Sol estaria no centro do campo, onde o jogo comea. MERCRIO estaria bem pertinho do Sol: 39 cm. VNUS j est a 107 milhes de quilmetros do Sol mas, na nossa escala, so 72 cm. A Terra est na distncia padro, uma Unidade Astronmica, 150 milhes de quilmetros, aqui um metro. MARTE vai ficar a meio metro da Terra, uma vizinhana de 78 milhes de quilmetros.

Estdio do Morumbi (SP)

A dois metros e oitenta centmetros, no nosso sistema solar em escala, est o cinturo de asterides.

Aqui as distncias comeam a aumentar. Afinal, j estamos chegando a JPITER, o planeta gigante do sistema. Ele est a cinco metros e vinte do Sol, na nossa escala. Pra chegar at SATURNO, so mais quatro metros e meio. O planeta dos anis coloridos est a um bilho e quatrocentos e trinta milhes de quilmetros do Sol, ou seja, mais ou menos 10 unidades astronmicas. A distncia de Saturno a Urano aproximadamente a mesma de Saturno ao Sol, algo em torno de 10 unidades astronmicas. E daqui para a frente essas distncias vo se reproduzindo de maneira igual, ou muito similar: Urano para Netuno, 10 unidades astronmicas; e de de Netuno a Pluto mais 10 unidades astronmicas. Com isso, Pluto, o ltimo planeta do sistema solar, est aproximadamente cinco bilhes de quilmetros, ou seja, cerca de 40 unidades astronmicas, distante do Sol. Usando as unidades de medidas adequadas e uma escala vivel, d pra comear a entender as medidas "ASTRONMICAS". Mas claro, voc no precisa estar no MORUMBI ou no MARACAN pra um exerccio como esse. Atividades como essas podem ser feitas em qualquer lugar, desde que voc tenha espao. Assim, a localizao dos planetas, as propores ficam bem evidentes. Trabalhando esse exerccio com grupos de estudantes possvel entender as referncias usadas em nosso posicionamento no sistema solar e utilizar a pratica com mudanas de escalas para comparar as dimenses dos planetas e do Sol. Se mantivssemos a proporo de uma unidade astronmica para um metro, o Sol teria 9 milmetros e a Terra seria um gro de areia. Se imaginarmos o Sol como uma bola de basquete, a Terra seria do tamanho de uma cabea de alfinete de mapa, e Jpiter - o maior planeta do sistema - fica com o tamanho de uma bola de pinguepongue. Voltando ao Sol - BOLA DE BASQUETE. Essa no uma esfera qualquer. So UM MILHO E QUATROCENTOS MIL quilmetros de dimetro representando UM MILHO E TREZENTAS MIL VEZES o volume da Terra. Mas, em funo da distncia, o dimetro aparente do Sol semelhante ao da Lua - 0,5 -, apesar de a Lua ser 49 vezes menor do que a Terra. Se assim para o Sol, que est a apenas uma unidade astronmica de ns, imagine s as estrelas gigantes, super gigantes, que esto muito distanciadas daqui. por isso que elas so pontinhos brilhantes. Para as estrelas no basta uma escala como a que utilizamos para o nosso sistema solar. Elas esto muito distantes de ns. Mesmo a estrela mais prxima o sistema, ALFA CENTAURO, est a 270.000 unidades astronmicas, ou seja mais de 40 trilhes de quilmetros. Na nossa escala de 1 metro para uma unidade astronmica, ALFA CENTAURO estaria a 270 quilmetros de ns. assim que surge um outro padro de distncia muito usado em astronomia: O ANO-LUZ. Como a luz, ou qualquer outra radiao eletromagntica, se desloca com velocidade constante de 300.000 quilmetros por segundo, no vcuo, podemos dizer ao certo a distncia que ela percorre em intervalos determinados. Em um ano a luz percorre o equivalente a 9,5 TRILHES DE QUILMETROS, e isso que chamamos de ANO-LUZ. O ANO-LUZ uma unidade de distncia to importante para o astrnomo quanto o metro para um vendedor de tecidos. Do mesmo modo que usamos os centmetros e os milmetros para as subdivises do metro, usamos os meses-luz, dias-luz e as fraes de hora para as subdivises do ANO-LUZ. A Lua, por exemplo, est a pouco mais de um segundo-luz da Terra. A luz que vem do Sol reflete na Lua e leva cerca de um segundo para percorrer os 384.400 quilmetros que nos separam do nosso satlite.

J o Sol est a oito minutos e quarenta e cinco segundos-luz da Terra, aproximadamente. Ou seja, a luz leva oito minutos e quarenta e cinco segundos para percorrer a distncia correspondente a uma UNIDADE ASTRONMICA. Por a d pra comear a entender o que significa dizer que ALFA CENTAURO est a quatro anos e quatro meses-luz de ns. E olha que ela a estrela mais prxima, descontando o Sol, claro! As estrelas esto separadas dezenas, centenas e milhares de anos-luz umas das outras. O Sol e mais de 100 bilhes de estrelas integram a VIA LCTEA.

Via Lctea

Daqui da Terra ns vemos uma parte da galxia, que aquela faixa de aspecto leitoso visvel nas noites limpas. A extenso maior da galxia tem cerca de 100.000 anos-luz; ns estamos a quase meio caminho do centro - nosso sistema solar pode ser representado como um pontinho num dos braos da espiral, a cerca de 30.000 anos-luz do centro da galxia. A extenso menor da nossa galxia de aproximadamente 10.000 anos-luz e no plano mdio da galxia que se concentra a maior parte de sua massa, onde tambm ns estamos. Alm das estrelas e planetas, uma boa parte da massa da galxia est concentrada na forma de gs interstelar. Existem milhares de galxias espirais como a nossa; outras tantas so elpticas e outras, irregulares. uma classificao de formas, feita h muito tempo pelo astrnomo EDWIN HUBBLE. A maioria delas s registrada pelos telescpios, mas algumas podem ser vistas at a olho nu, como a galxia de ANDRMEDA. Ela est a aproximadamente 2.300.000 anos-luz de ns, e uma das mais prximas. As distncias so imensas, a gente perde um pouco a referncia. D uma sensao estranha, um duplo sentimento de intimidao e deslumbramento por sermos ao mesmo tempo nfimos e infinitos. No mesmo instante a parte e o todo.

Itapeva

Se j diante dos fenmenos da natureza prxima de ns, como os oceanos e as montanhas, a gente perde o flego, bom aproveitar essa energia para reciclar a cabea e se preparar para a rapidez dos tempos. Nos canions, nas cavernas, o tempo deixou suas marcas escavando a superfcie do planeta. Foram sculos para ultrapassar cada uma das camadas, para a evoluo de cada uma das espcies que habitaram e habitam a Terra. Sculos para que o homem descobrisse uma maneira de marcar o tempo. E a comeou uma relao natural dos registros do tempo e a ASTRONOMIA. Uma das primeiras referncias foi o Sol. As primeiras notcias falam de relgios de Sol entre os egpcios e mesopotmicos no ano 3.000 antes de Cristo, aproximadamente; esses relo&cute;gios permaneceram em uso por muitos sculos. Os primeiros relgios mecnicos s surgiram no sculo XIV e, mesmo assim, eles eram "acertados" a partir dos relgios solares. Talvez tenha sido observando o lago formado por uma cachoeira, ou o degelo de uma montanha, que um inventor da antigidade teve a idia de usar a gua para marcar o tempo. Foi assim que surgiram as CLEPSIDRAS, ou relgios de gua. As clepsidras so instrumentos simples que relacionam a passagem do tempo com o fluxo da gua. Mas elas servem apenas para medir intervalos curtos de tempo; para o correr de um dia precisaramos de clepsidras imensas, ou de algum que se dispusesse a preencher o recipiente a cada intervalo. Talvez tenha sido por isso que as clepsidras no se difundiram tanto. Com o mesmo princpio foram construdas as AMPULHETAS, e quase pelas mesmas razes elas no se popularizaram tanto quanto o relgio de Sol. H muitos tipos de relgio do Sol. Geralmente so identificados de acordo com as posies de seus mostradores e assim so chamados: RelgiosHORIZONTAIS, como o que improvisamos no fundo do CANION de ITAPEVA, no estado de SO PAULO, onde gravamos esta parte do programa; EQUATORIAIS, como o que pode ser visto numa visita ao IAG em So Paulo.

O plano do Equador representado por uma linha numa chapa metlica de formato circular, onde esto marcadas as linhas das horas e o ponteiro; no nada mais que uma representa do EIXO DO MUNDO, que aponta para o plo celeste sul e, claro, para o plo celeste norte. O relgio do Sol opera com o tempo solar verdadeiro, marcado a partir do intervalo entre duas passagens consecutivas do Sol pelo meridiano local.

Relgio de Sol

Os mesopotmicos dividiram o dia em 24 horas solares verdadeiras. Infelizmente, esse dia solar no tem durao constante ao longo do ano em relaes a outros padres, por conta da incompatibilidade dos movimentos de rotao e translao da Terra. A fsica clssica evolua nas equaes dos movimentos e necessitava de definies precisas dos intervalos de tempo. Necessitava de uma abstrao organizada em escalas fixas e no podia depender das variaes dos fenmenos naturais. Mas, a sociedade vive integrada com a natureza, ou pelo menos deveria. O tempo da colheita, do plantio, o tempo das viagens ou negcios, tudo isso foi convencionado a partir da astronomia. No entanto, a durao do perodo de translao da Terra em torno do Sol no tem durao segundo a regularidade exigida pela vida civil, pelo contrrio. Os mesopotmicos associaram os dias da semana aos planetas observados a olho nu e tambm ao Sol e Lua, que at ento eram considerados planetas. J os meses foram ligados a eventos culturais e religiosos, dedicados aos poderosos, imperadores ou conquistadores. O tempo das horas, minutos e segundos flui sereno e constante, ordenando a cronologia dos eventos da histria humana e organizando os movimentos da matria nos limites da fsica clssica. Mas no passa de pura abstrao terica. O movimento cclico das estrelas tambm funciona como referncia de tempo. O movimento diurno da esfera celeste aparente em torno da Terra define o TEMPO SIDERAL. O DIA SIDERAL consiste no intervalo entre duas passagens de uma estrela pelo meridiano local. A sua durao convencionada como 24 horas siderais que equivalem a 23 horas, 56 minutos e 4 segundos solares. Mais uma vez, infelizmente, a natureza cria irregularidades em relao a nossos padres. Os astrnomos construram lunetas especficas para fazer observao das estrelas nas suas passagens pelo meridiano celeste local. Um instrumento como este serviu por muito tempo para a referncia da hora oficial do Brasil, no OBSERVATRIO NACIONAL no Rio de Janeiro, onde gravamos esta seqncia do programa. Hoje bem diferente. Desde a dcada de 70 que o OBSERVATRIO NACIONAL implantou uma nova tecnologia para a medida da hora legal brasileira. Alis, foi a partir da dcada de 50 que os relgios astronmicos passaram a ser substitudos por equipamentos mais precisos, segundo os conceitos da fsica clssica. So os RELGIOS ATMICOS, que definem o SEGUNDO INTERNACIONAL.

A pulsao do tempo depende de um movimento intrincado dos eltrons em torno dos tomos. Eles pulam de um nvel para outro e isso acaba criando um padro, como por exemplo o PADRO ATMICO DO CSIO, que est no ncleo do sistema que define hoje o padro oficial da hora no Brasil. Hoje a ASTRONOMIA que utiliza o padro internacional do TEMPO ATMICO para balizar suas observaes. Galxia de "Andrmeda" O tempo e a distncia so dimenses indissolveis pra quem investiga as macroestruturas do universo, e para os que mergulham na intimidade micro das partculas. Galxias e partculas subatmicas. O infinito do universo e o instante da concepo. SOMOS PEQUENOS NO universo? Continuamos voando em perguntas e caminhando atrs das respostas. OLHAR PARA O CU pode ser um bom caminho.

1 - Bem... este programa foi bolado exatamente a partir de uma atividade com alunos: a montagem de um SISTEMA SOLAR EM ESCALA. As discusses que aparecem durante as praticas vo desde explorao espacial at vida no universo. H muita informao disponvel nas enciclopdias, na prpria Internet e, claro, nos nossos outros programas. S o exerccio de mudana de escalas e de unidades de medidas j faz a cabea do pessoal "decolar". 2 - Uma visita a uma caverna ou a um costo rochoso beira-mar pode abrir uma conversa riqussima sobre o tempo e suas marcas sobre a Terra e sobre o homem. Da para a construo de um relgio de Sol, vai ser uma seqncia natural. (As dicas para as escalas e o posicionamento podem ser obtidas nas associaes astronmicas. Existem agncias especializadas em viagens de "estudo do meio").

ENSINAR E APRENDER

O Colecionador de Estrelas

As nossas gravaes tiveram como base principal as instalaes do INSTITUTO ASTRONMICO E GEOFSICO DA USP, que tem entre as suas atividades principais um sistema de atendimento a grupos de escolares que se iniciam nas observaes do cu utilizando a luneta instalada na cpula principal do complexo. A observao noturna no telescpio complementada pelo trabalho terico dos cursos com os professores do IAG, que orientam os estudantes nos primeiros contatos com o cu.

Observatrio - IAG (SP)

por a que a gente aprende a colecionar estrelas. Uma coleo uma mistura da memria e imaginao. A memria vem do prazer de reviver a histria e os bons momentos. A imaginao nasce da informao, do conhecimento. O grupo que participou da nossa gravao estava observando a INTROMETIDA, aquela quinta estrela do CRUZEIRO DO SUL. Ela a menos brilhante da constelao e difcil de ser vista nos grandes centros, cheios de poluio. O CRUZEIRO todo mundo reconhece, s no ter muita luz por perto. MAS O QUE UMA CONSTELAO? A idia de constelao provavelmente nasceu da necessidade de organizar o cu para facilitar a observao a olho nu. Os agrupamentos de estrelas foram associados a um passado mitolgico muito distante. CLUDIO PTOLOMEU, no segundo sculo depois de Cristo, listou 48 constelaes, e esses nomes so usados at hoje. O CRUZEIRO DO SUL, como o nome indica, visvel predominantemente no hemisfrio sul. Ele s foi registrado como constelao nos sculos XVI e XVII, e por isso que ele no aparece na lista de PTOLOMEU. Mas, para poder observar um cu limpo, com o CRUZEIRO e todas as outras constelaes, o melhor ir para o interior, sul de Minas, por exemplo, MONTE VERDE. O frio da montanha atrai os turistas e cria o clima para a integrao de grupos de estudantes que vm olhar para o cu. Todo mundo, pelo menos uma vez, j olhou para o CRUZEIRO DO SUL e imaginou navegadores perdidos no Oceano Atlntico, procurando orientao nas estrelas. O Cruzeiro uma das referncias no hemisfrio sul, porque seu brao maior aponta sempre para o plo celeste sul. Nessa viagem para MONTE VERDE acompanhamos um grupo de estudantes de segundo grau que comea sua observao de campo experimentando uma tcnica simples mas eficiente de medidas angulares. O instrumento o brao esticado e nossa mo aberta, entre o indicador e o polegar; olhando com um nico olho, ns temos 20 graus de diferena. uma distncia angular. Com nossa mo fechada, ainda com o brao esticado, temos 10 graus de diferena entre as articulaes do indicador e do dedo mnimo. Nosso dedo polegar esticado mostra, para ns, 5 graus de distncia angular. Dobrando a primeira falange do polegar, e ainda olhando com um nico olho, d pra estimar 3 graus de distncia angular. verdade que o nosso corpo no um instrumento muito preciso, mas em compensao muito til.

Walmir e seu "instrumento"

Depois de achar o Cruzeiro no cu, fcil se localizar aqui na Terra. Se estendermos uma linha imaginria a partir do madeiro maior do cruzeiro, e repetirmos quatro vezes e meia a sua medida angular, chegamos a um ponto no cu chamado PLO CELESTE SUL. Partindo desse ponto, uma nova linha imaginria perpendicular ao horizonte nos encaminhar ao ponto cardeal sul. E, ainda usando o CRUZEIRO como ponto de partida, agora usando o brao menor da cruz como referncia . . . caminhando para o leste, encontramos o semicrculo de estrelas que formam a cauda do ESCORPIO. A partir delas podemos ver cerca de cinco estrelas em semicrculo e outras cinco originando uma letra "S" imperfeita no cu. Na extremidade oposta, a cabea do escorpio representada por trs estrelas. Estas observaes a olho nu devem sempre ser acompanhadas das referncias das CARTAS CELESTES, que so como mapas para uma viagem ao passado. Primeiro pelos smbolos culturais e pelas hipteses cosmolgicas que elas retratam. Depois pelas longas viagens que a luz das estrelas realiza para chegar at ns. Vamos voltar ao Cruzeiro do Sul e para as estrelas Alfa e Beta do

CENTAURO, as duas estrelas brilhantes a leste do cruzeiro. ALFA de CENTAURO est a aproximadamente quatro anos-luz da Terra. J BETA do CENTAURO est a 490 anos-luz de ns. S pra confirmar que o conceito de constelao no tem nada ver com proximidade fsica das estrelas, basta observar a viagem da luz que vem de GAMA do CRUZEIRO, que leva 220 anos pra ser visvel por aqui, e a luz que vem de DELTA do CRUZEIRO, que leva 570 anos para atingir a retina de um observador aqui na Terra. Ou seja . . . esses registros de corpos celestes falam de eventos ocorridos em momentos distantes no tempo e no espao, e que os gregos, com sua proverbial imaginao mitolgica, povoaram de deuses e semideuses. Por exemplo: o ESCORPIO uma das constelaes mais parecidas com o animal que representa. Olhando os desenhos mitolgicos das constelaes, fica fcil viajar nas lendas. ARTEMIS e ORION estavam em graves conflitos, e a deusa da caa mandou o ESCORPIO para ferroar mortalmente o calcanhar de ORION. Vtima fatal dessa histria de amor, o semideus morreu. fcil identific-lo no cu pelas TRS MARIAS, que para os gregos o CINTURO DOURADO desse semideus. S que pra ns, que vivemos no hemisfrio sul, ORION est invertido . . . assim como outras constelaes. por isso que s vezes fica difcil identificar as representaes das constelaes.

Escorpio

No cu do hemisfrio sul, a VIA LCTEA muito mais brilhante que no hemisfrio norte. Talvez seja por isso que os ndios brasileiros, os incas, as culturas ancestrais da Amrica, usavam como referncia no s as estrelas mais brilhantes, mas tambm as regies escuras do cu. Prximo ao CRUZEIRO DO SUL h uma dessas regies escuras, que ficou conhecida por aqui como SACO DE CARVO, depois "cristianizada" para TMULO DE JESUS, que seria levado da cruz para este "santo sepulcro" celeste. ALFA e BETA do CENTAURO representam para a cultura indgena brasileira os olhos de um poderoso JAGUAR dominando uma outra regio escura do cu, que tem um formato semelhante com o animal. J os Incas viam nessa mancha da VIA LCTEA uma LHAMA, com seu jeito doce e persistente. Mas, no foram as culturas do hemisfrio sul que prevaleceram no ocidente, na cincia e na astronomia.

"Constelao" do Jaguar

Para a UNIO ASTRONMICA INTERNACIONAL os olhos do jaguar so as patas do CENTAURO, ALFA e BETA da constelao. Todas essas viagens da imaginao e registros cientficos esto marcados nos crculos das CARTAS CELESTES, limitadas pelo horizonte visual da localizao escolhida para a confeco da carta. Os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste tambm esto presentes. O cu nas CARTAS CELESTES se encontra como que rebatido. Para observ-lo corretamente, ns temos de fazer coincidir o "sul"com o ponto cardeal "sul" e a, para olhar o cu, a carta tem de ficar invertida. Daria pra pensar num nmero infinito de cartas celestes, porque a Terra vai girando em sentido contrrio e as estrelas mudam de posio a cada instante. Mas, as mudanas mais significativas so em relao s estaes do ano. Alm disso, as cartas ainda trazem normalmente informaes sobre magnitudes e cdigo visual para os diferentes corpos celestes. As cartas celestes so representaes planas do GLOBO CELESTE. Os astrnomos do sculo XVI projetaram uma pea com a inteno de dar uma viso tridimensional do globo celeste, que se chama ESFERA ARMILAR.

Nelas, ns podemos encontrar as principais linhas imaginrias do cu representadas: o equador celeste, o paralelo, a eclptica, o meridiano celeste local e o plano do horizonte. Ah . . . claro! tambm tem a Terra representada no centro. As esferas armilares eram excelentes para estudar "coordenadas astronmicas" e tambm davam uma referncia completa para os astrnomos estudarem o cu em tridimenso. Esfera armilar Era s imaginar as constelaes dispostas flutuando no espao, como se as distncias interestelares fossem desprezveis, e fazer de conta que o Sol no estava nem a. Mas . . . ELE EST A ! ! E a sua luz quase tudo pra ns. . . Sem a luz do Sol no haveria vida na Terra, nem colecionadores de estrelas. Portanto, qualquer colecionador de estrelas que se preze tem de conhecer um pouco sobre o Sol. Boa parte das observaes do Sol se faz com a projeo de sua imagem captada por lunetas protegidas por filtros, que atenuam as suas radiaes nocivas. E a primeira coisa que as pessoas percebem so as manchas solares. As manchas solares aparecem por contraste - elas so mais frias do que o restante da superfcie solar. Tudo ocorre por causa de um complexo campo magntico que fica acompanhando a rotao do Sol. Quando esse campo surge na superfcie, aquela regio fica mais fria. assim que a gente v as manchas. Elas evoluem sozinhas ou em grupos. Utilizando "bolhas acrlicas" devidamente posicionadas, possvel fazer o acompanhamento da trajetria diurna do Sol; definir o meridiano local; o meridiano celeste; o equador celeste e projetar os plos celestes.

Projetando as sombras do Sol

O Sol, alm de uma poderosa fonte de energia, tambm boa fonte de informaes. A partir do conhecimento de suas caractersticas fsicas foi possvel comear a levantar hipteses sobre a constituio de estrelas e demais corpos celestes. Se ns somarmos as massas dos planetas, seus satlites, os asterides e os cometas, enfim, quase todos os corpos do sistema solar, vamos ficar com 0,2%, contra 99,8% da massa que estar concentrada no Sol. Apesar de tudo isso, ele apenas mais uma estrela no nosso cu. Vamos voltar a usar a imaginao...e "retirar o Sol do cu" de um dado instante de um dia de inverno aqui no hemisfrio Sul da Terra. O que veramos seria o cu tpico de um dado instante de uma noite de vero. fcil de entender: imagine que o Sol est parado l no centro do sistema solar e que a Terra vai girando em torno dele. A cada ano a Terra completa uma volta. Ns estamos aqui olhando as estrelas tpicas do inverno. Do outro lado, o Sol impede que a gente veja as estrelas do vero. Mas, quando 6 meses se passam, a situao se inverte: o Sol est na frente das estrelas de inverno, e ns estamos vendo as estrelas de vero. Essa situao vai acontecendo sucessivamente ao longo de todos os anos. Uma boa maneira de entender esses movimentos do cu atravs da fotografia astronmica. Uma cmera fotogrfica simples, que faa chapas com exposio prolongada, vai registrar as linhas circulares dos movimentos que as estrelas fazem em torno do PLO CELESTE SUL. Na verdade, quem se movimenta a Terra, as estrelas esto praticamente paradas. A Terra que gira e cria a iluso do movimento. Talvez a melhor opo didtica para a apreenso desses movimentos do cu, do Sol e das estrelas da Terra com o globo celeste seja o PLANETRIO. Todo colecionador de estrelas gostaria de ter um projetor planetrio em seu escritrio. Ele simula o aspecto do cu de qualquer lugar da Terra, no passado, no presente ou no futuro. As imagens aceleradas do movimento dos planetas e seus satlites, alm de encantadoras, ajudam a clarear muitas dvidas de estudantes e curiosos de todas as idades. As atividades de campo em ASTRONOMIA ligadas educao so caminhos de aventura e religao com a natureza e descoberta. Olhar para o cu faz a gente repensar as coisas. Exercita uma viso mais aberta do universo e do mundo competitivo em que vivemos. Os observatrios dedicados ao ensino de astronomia oferecem elementos tcnicos e condies de

aproximao de um conhecimento milenar que se revitaliza com o progresso da tecnologia. Os observatrios a olho nu dos Incas, na Amrica Latina, o Stone Hedge da Europa e as fendas nas pirmides egpcias so alguns dos precursores dos planetrios de hoje.

O Observatrio a olho nu, construdo nas runas de Abaribeb, em Perube (litoral sul de So Paulo), revigora essa tradio colocando disposio de grupos de estudantes uma oportunidade de reconstruir sua viso cosmolgica a partir das simbologias culturais ancestrais e de um acompanhamento cientfico atual monitorado. Os instrumentos astronmicos guardam estreita relao com a cultura e a tecnologia da poca em que foram construdos. Observatrio de Abaribeb O MUSEU DE ASTRONOMIA do Rio de Janeiro revive um pouco da histria da pesquisa brasileira nessa rea. O trabalho educativo do OBSERVATRIO NACIONAL complementa essa viagem com equipamentos de observao abertos ao pblico estudantil. Pra quem j avanou o suficiente na astronomia bsica e decidiu que esse o seu caminho profissional, a FACULDADE DE ASTRONOMIA da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Morro do Valongo, uma das opes para a formao acadmica, mas o caminho mais difundido no Brasil para a formao acadmica em ASTRONOMIA o da PS-GRADUAO. A partir de um curso de fsica ou matemtica, a ps-graduao oferece condies de optar por um dos muitos campos de pesquisa da ASTRONOMIA: a RDIO ASTRONOMIA, a ASTRONOMIA OBSERVACIONAL, ASTROFSICA, COSMOLOGIA e muitas outras especializaes que so resultado de muito trabalho e dedicao em busca do conhecimento. Pode ser que a partir de uma visita a um planetrio ou observatrio, ou ainda da participao de um grupo de observao a olho nu, surja algum ASTROFSICO DO FUTURO, ou alguma RADIOASTRNOMA. Isso seria timo! Mas, a caracterstica mais importante desse tipo de atividade o desenvolvimento da capacidade de observao da natureza. A possibilidade do reconhecimento de novos horizontes, novas relaes entre o homem e o universo, o homem e seu prprio mundo.

1 - O professor pode e deve estimular a observao do cu e as referncias que ela cria para a nossa localizao sobre a Terra. Esta atividade um ponto de partida para as "grandes viagens", e preferencialmente destinada aos alunos de 5a srie. Para comear, o professor precisa das CARTAS CELESTES, que podem ser obtidas em alguns livros (ver bibliografia) ou revistas especializadas (importadas), ou ainda nas Sociedades Astronmicas, s quais possvel se filiar e conseguir orientao para professores e alunos no manuseio das cartas e outros instrumentos. Alm das informaes de carter cientfico, o reconhecimento das estrelas e constelaes cumpre importante papel no resgate cultural das lendas brasileiras e mitologias envolvidas, bem como na valorizao das relaes entre as diferentes formas de observao. 2 - Uma outra atividade muito instigante o estudo das sobras provocadas por "gnomons" (hastes com tamanhos proporcionais s estaturas dos alunos, fincadas no cho), e a conseqente avaliao dos movimentos do Sol durante um dia, uma semana... um ano. Vale a lembrana de que foi com mtodo de triangulao a partir de sombras que o astrnomo grego Hiparco de Nicia calculou, com bastante preciso para a poca, a distncia da Terra Lua.

ENSINAR E APRENDER

Lua: da paixo conquista


Se verdade que a realidade s existe a partir do momento em que existe um observador... se verdade que somos parte dessa criao e, portanto, tambm criadores - mesmo que seja nfima a nossa participao -, merece louvor o nosso bom gosto, o apurado senso esttico na produo desse belssimo sistema duplo Terra - Lua. O equilbrio dinmico das foras gravitacionais do planeta e seu satlite cria movimentos dignos dos efeitos especiais das melhores produes da cinematografia sideral. E o iluminador caprichou, posicionando o Sol como fonte de luz de maneira a propiciar maravilhosas combinaes de cores e formas a partir dessas duas esferas reflexivas, com incrveis jogos de luz e sombra. Para a gravao deste programa, nos deslocamos para PABA, litoral norte do estado de So Paulo, prontos para observar mais uma seqncia indita dessa produo astronmica: um ECLIPSE TOTAL DA LUA. Madrugada de segunda-feira, 29 de novembro de 1993, s 2 horas e 41 minutos... Lua cheia... o disco iluminado do nosso satlite comeava a penetrar no cone de sombra provocado pela Terra, como anteparo da luz que vem do Sol.

Incio do eclipse

Nos primeiros momentos, os contornos no eram perceptveis porque a Lua ainda estava na rea de penumbra do cone de sombra. O perodo total do eclipse lunar de mais de trs horas . . . tempo suficiente pra gente entender um pouco mais sobre os eclipses e sobre a Lua. A Lua gira em torno da Terra numa rbita elptica inclinada cerca de 5 graus em relao rbita da Terra. Portanto, a Lua cruza a rbita da Terra em dois momentos, dois pontos que so chamados NODOS. O plano da rbita da Lua, alm de acompanhar o movimento da Terra em torno do Sol, tambm gira em torno de um eixo perpendicular a um hipottico plano mdio da rbita da Lua. O resultado um movimento complexo que torna raros alguns eclipses e mais encantadoras ainda as fases da Lua. Alis, importante destacar que fases da Lua e eclipses so coisas muito diferentes. As fases so resultado do ngulo de incidncia da luz solar em relao ao sistema Terra / Lua; j os eclipses lunares ocorrem quando Terra, Lua e Sol esto alinhados; a Lua tem de estar cheia ou prxima disso, e estar passando por um dos NODOS.

Lua passando por um NODO

Quando todos esses fatores acontecem juntos, a Lua penetra completamente o cone de sombra projetado pela Terra. O ECLIPSE TOTAL DA Lua, como o que a gente observou durante a gravao. No faz muito tempo, quando a Lua comeava a "desaparecer", as pessoas eram capazes de atirar para o cu ou fazer barulhos com panelas e latas para espantar o drago que vinha devorar a Lua. Os eclipses totais da Lua sempre foram motivo de medo. A desinformao criou as associaes. Os pescadores devolvem ao mar os peixes que capturam nessas noites pra se livrar da m sorte que eles carregariam. E a tenso mstica aumenta ainda mais quando a Lua fica vermelha durante o eclipse total. Antes que se explicasse o fenmeno racionalmente, os chineses viam lgrimas de sangue e os cabalistas falavam do "cio de LILITH", a Lua negra. A Lua fica avermelhada porque a atmosfera da Terra funciona como uma lente, refratando a luz do Sol

e projetando a componente vermelha dessa luz na Lua. A Lua, por sua vez, reflete essa colorao at ns. Esse efeito praticamente s acontece no eclipse total da Lua. Quando o eclipse parcial, a Lua tem apenas uma parte de sua face aparente escondida pelo cone de sombra e quase no d pra perceber o tom avermelhado. H um outro tipo de eclipse que a gente praticamente no v. So os eclipses penumbrais, quando a Lua passa pela faixa menos escura de sombra que a Terra projeta. Mas, estivemos diante de um belo eclipse total, e a Lua querendo aparecer do outro lado da sombra. Vendo o "renascimento" da Lua, algum no interior do Brasil ainda poderia ter pensando que SO JORGE venceu o drago... E a turma que estava atirando pede silncio pra assistir ao final do espetculo. E quem tambm prestou muita ateno em eclipses foi o astrnomo grego HIPARCO de NICIA. J no segundo sculo antes de Cristo, ele conhecia a geometria dos eclipses. Medindo a durao do eclipse e com o emprego de relaes matemticas simples em tringulos semelhantes, HIPARCO pde determinar as dimenses da Lua, o comprimento da rbita lunar e a distncia Terra - Lua, tudo isso com valores razoavelmente prximos dos que usamos hoje em dia. Agora o RAIO LASER garante a preciso. Os astronautas da APOLO XI deixaram na Lua um espelho que reflete precisamente o feixe de laser. Muito antes disso, com auxlio de outros mtodos, j era possvel medir a Lua. E a vo as medidas da Lua: - Distncia mdia da Terra: 384.400 km de centro a centro. - Dimetro linear: 3.476 km. Tudo isso girando em torno da Terra a uma velocidade mdia de 1 km por segundo. J d quase pra ver o disco completo do dimetro aparente da Lua. Essa medida visual vai variando segundo a sua posio na rbita elptica e tambm em funo da sua posio em relao ao observador e o horizonte terrestre. Quando a Lua reaparece, no interior comea a festa da Lua rediviva. Lua cheia smbolo de fertilidade, momento de boas colheitas e mars altas. E, se no fosse o eclipse, os pescadores no reclamariam nem um pouco. que dizem que nas noites de Lua cheia os peixes ficam mais dispostos a ser fisgados. Lua cheia, mar alta. Lua minguante, mar baixa . . . essas associaes entre as fases e as mars so muito antigas na histria da humanidade. Mas, saber como isso acontece exatamente demorou um bocado. Durante aproximadamente um dia, o nvel das guas atinge por duas vezes uma altura mxima na preamar, e por outras duas vezes uma altura mnima na baixa-mar. Nas praias comum a gente perceber o fluxo e o refluxo da mar. A ao gravitacional da Lua duas vezes e meia mais intensa que a do Sol porque, apesar de possuir massa muito menor, ela est muitssimo mais prxima.

Mar cheia

A parte fluda da Terra, os lquidos e os gases da atmosfera retratam muito mais intensamente essa ao gravitacional da Lua do que a parte slida, e se deformam em sua direo. Isso ocorre principalmente quando a Lua est alinhada com o Sol, nas fases de Lua cheia ou nova, porque a ao gravitacional do Sol tambm atua e colabora na criao das chamadas MARS VIVAS. Quando a Lua fica num ngulo de 90 graus em relao ao Sol e Terra, ela tem menor colaborao do Sol e, portanto, a variao de altura das guas muito menor. So as mars de quadratura ou MARS MORTAS, que coincidem com as fases CRESCENTE E MINGUANTE DA Lua. Alm de tudo a Terra gira, e por isso que o intervalo que separa duas mars altas de aproximadamente 12 horas e 25 minutos. Tudo o que se refere a mars tem seu grau de indeterminao, porque h muitos fatores influindo. H, por exemplo, um certo atraso na periodicidade das mars, porque a massa de gua dos oceanos tende a ficar onde est - a chamada inrcia, to estudada nos cursos elementares de fsica. A massa fluda puxada pela Lua, ao mesmo tempo em que arrastada pela Terra. A interferem as irregularidades do solo ocenico prximo de onde se observam ou se medem as mars.

No final do eclipse que ns acompanhamos, o Sol j clareava o cu de fundo e, quando ele surgiu no horizonte leste, ficou fcil determinar o alinhamento da Lua cheia se pondo. O que voc v na Lua? Tem gente que v So Jorge, seu cavalo e o drago com fumacinha e tudo. Outros enxergam uma carinha simptica... e outros um coelhinho saltitante. Dizem que eu sou estraga-prazer... mas sinto muito... eu no vejo nada disso.

Fase final do eclipse

As manchas da Lua, que do origem a essa criatividade toda, foram inicialmente identificadas como MARES quando Galileu comeava a utilizar suas lunetas para olhar o cu. Com o desenvolvimento dos instrumentos de observao, foi possvel verificar que, na verdade, os mares lunares so grandes plancies do nosso satlite. A Lua tem montanhas com mais de 8 mil metros de altura e longas cordilheiras com picos entre 4 e 5 mil metros de altura. So quase duzentas mil crateras na superfcie da Lua, das quais ns vemos pouco mais da metade. As crateras so vulces extintos ou o resultado do impacto de meteorides. Os meteorides - ou asterides - podem cair diretamente na superfcie da Lua, isso porque o nosso satlite natural no tem atmosfera. No caso da Terra, ao tentar penetrar pela atmosfera, essas rochas acabam se fragmentando muitas vezes, dando origem a um fenmeno luminoso conhecido como ESTRELAS CADENTES. Na verdade, o atrito desses fragmentos rochosos que d origem queles riscos luminosos no cu. Quando os fragmentos so muito grandes, muito massivos, eles no se desgastam totalmente pelo atrito e acabam caindo na superfcie. Na Lua eles caem direto. Hoje, essas quedas no so muito freqentes, mas houve perodos de grande freqncia de asterides na regio da Terra e da Lua, h milhes de anos. Da vem a formao das milhares de crateras da Lua, alm, claro, da atividade vulcnica, que hoje est praticamente extinta. A fase de Lua cheia no exatamente a situao mais adequada para observar os detalhes da superfcie da Lua. Ao longo da fase minguante e tambm crescente, a luz do Sol vai tangenciando as montanhas e as crateras. A fica bem melhor a observao de detalhes da superfcie lunar. Ao contrrio do que muita gente imagina, a Lua no um espelho. Ela constituda basicamente de matria escura, e absorve mais de 90% da luz que recebe do Sol. que a superfcie da Lua constituda basicamente de basaltos, que so geralmente escuros e absorvem bem a luz. Sondas espaciais russas e americanas, assim como os astronautas das misses Apolo, coletaram rochas na superfcie lunar. Algumas so rochas claras, cristais algumas vezes brancos, Superfcie lunar mas o aspecto predominante do nosso satlite natural escuro.

que, na rea da Lua que est recebendo a luz do Sol, a temperatura est prxima dos 150 graus acima de zero, e na rea escura a temperatura chega a cerca de 150 graus negativos. Com toda essa variao, so poucas as rochas que resistem. O que sobra uma fina poeira que recobre toda superfcie do nosso satlite. Lua Nova... essa a melhor poca, a melhor fase para observao dos outros astros, das estrelas, dos astros de menor brilho. Isso porque a luz da Lua no se difunde pela atmosfera. Claro, vale a pena lembrar que h uma grande diferena entre a Lua nova e o eclipse da Lua. Ela fica escura por causa do ngulo de incidncia da luz do Sol em relao Terra e inclinao da rbita da Lua, e depende ainda da posio do observador na superfcie terrestre. nos primeiros dias do crescente que ocorre o fenmeno da LUZ CINRIA, ou Luz Acinzentada. Mais uma vez, so as posies relativas que possibilitam a reflexo da parte da luz na atmosfera da Terra que incide na superfcie no iluminada na Lua, e que chega at ns traando esse filete que contorna o

nosso satlite. Esse fenmeno persiste nos primeiros dias do crescente. No crescente j tem gente com a tesoura afiada, pronta para cortar cabelos ou podar as rvores, porque dizem que a Lua nessa fase ajuda no crescimento. DIZEM . . . dizem mas no provam nada. Nem as estatsticas nem a lgica cientfica podem comprovar as relaes da Lua com ritmos biolgicos. As fases so efeitos da luz, e as possveis influncias da Lua na Terra tm a ver com a ao gravitacional. As aproximaes e distanciamentos da Lua acontecem independentemente das fases. E mesmo a atrao gravitacional s pode ser percebida para grandes quantidades de matria fluda, como os oceanos, ou mesmo a atmosfera. Dificilmente para indivduos. A maioria dessas relaes fruto do imaginrio das diferentes culturas. Fruto da mesma fonte que alimentou os sonhos da viagem para alm da Terra. Para a Lua, que o objeto extraterrestre mais prximo da Terra. bem provvel que este sonho seja muito anterior, mas, no quinto sculo antes de Cristo, o filsofo grego FILOLAU registrou sua viso de uma Lua habitada por uma natureza exuberante. A "lgica" era bvia. Se a Lua fosse desabitada, ento teria sido criada em vo? Pra ir at a Lua, as fantsticas expedies se utilizaram de navios que atravessavam as COLUNAS de HRCULES, ou imensas escadas e cordas para se pendurar nos cantos da Lua nova ou crescente. Mesmo depois de GALILEU e dos primeiros telescpios, a criatividade inventava Luas de queijo, selenitas de olhos enormes e tudo o mais. CYRANO DE BERGERAC, por volta de 1650, viajava Lua por meio de garrafas cheias de vapores. No sculo XIX, JULES VERNE antecipava os foguetes tripulados, com um canho de 300 metros de comprimento e muita plvora. Ele influenciou muitos dos cientistas que iniciaram a aventura espacial. Mas, quando a Guerra Fria encaminhou a corrida espacial para o campo da poltica, a presena do Homem na Lua provavelmente j no era to importante do ponto de vista cientifico. As sondas orbitais e as naves no tripuladas soviticas j enviavam da Lua informaes. Portanto, os astronautas j sabiam onde iam pisar quando chegaram l. Mas o mundo parou pra ver NEIL ARMSTRONG pisar pela primeira vez o solo de um corpo celeste fora da Terra, em 29/07/69. E o sonho no acabou. A Lua s o princpio, o incio de viagens mais ousadas. Pode ser um centro de pesquisa e produo de insumos industriais s possveis em condies de baixa gravidade ou em funo da ausncia de atmosfera do nosso satlite Solitrio.

O "renascimento" da Lua

Mas tambm a magia no acabou . . . a Lua continua sendo dos namorados, dos vampiros, dos sonhadores e, claro, dos astrnomos.

1 - Atividade voltada principalmente para alunos de 5a srie no estudo de geografia e na 1a srie do 2 grau. O professor pode pedir que os alunos acompanhem as fases da Lua usando informao de jornal ou de folhinhas. A partir do instante da fase NOVA , a Lua aparece no incio da noite, logo aps o pr-do-Sol. No correr dos dias ela vai sendo observada surgindo cada vez mais "alta" no cu, cada vez mais distante do Sol. No dia em que a Lua atinge o quarto-crescente, ela forma um ngulo prximo de 90 com o Sol... ou seja, quando o Sol se pe, a Lua encontra-se perto da "metade" do cu. Na Lua cheia, o Sol estar se pondo e ela estar oposta ao Sol. A inteno observar a diferena entre fases da Lua, e o que acontece quando ocorre um eclipse.

ENSINAR E APRENDER

2 - O melhor instrumento para auxiliar no entendimento dos movimentos relativos do sistema Sol/Terra/Lua um modelo. Para construo de um modelo simples e de fcil manuseio pelos alunos, procure informaes em alguns dos livros indicados na bibliografia, ou busque orientao com as Sociedades de Astronomia, nos endereos indicados.

As fronteiras do Sistema Solar


SATURNO mesmo muito bonito. Quando observamos um planeta - ou qualquer outro astro - com um telescpio de mdio porte ou superior, sem que acionemos o mecanismo de acompanhamento do instrumento, o planeta cruza rapidamente o nosso plano de viso, devido ao movimento aparente do cu ao nosso redor. Este movimento bem acentuado porque ns estamos olhando uma faixa bem estreita do cu. Saturno e seus anis

Olhando o cu a olho nu, a gente demora muito tempo para perceber os movimentos, e mais difcil ainda perceber os prprios dos planetas em relao s estrelas que servem como panorama de fundo. Alis, PLANETA quer dizer ASTRO ERRANTE. Durante muito tempo, tudo o que se movia no cu era PLANETA, inclusive o Sol e a Lua. Naquele tempo ningum dizia que a Terra era um PLANETA. Classificando o Sol como estrela e a Lua como satlite, cinco PLANETAS so visveis a olho nu: MERCRIO, VNUS, MARTE, JPITER e SATURNO. Em funo dos seus movimentos prprios e variao de brilho, eles foram alguns dos primeiros alvos dos astrnomos pioneiros. Foi atravs da dedicao desses pacientes observadores que hoje ns podemos ver, nos planetrios, a composio acelerada dos movimentos dos planetas, conhecidos pela sua forma como LAADAS PLANETRIAS. Pra quem pensava num universo com a Terra no centro, no era nada fcil explicar esses movimentos. que eles no levavam em considerao os movimentos da Terra, e o ponto de referncia ficava deslocado. Mesmo assim, com clculos trabalhosos, foi possvel estabelecer conexes entre esses movimentos e concluir que os ASTROS ERRANTES faziam parte do mesmo sistema. Entre os gregos, l pelo quarto sculo antes de Cristo, j havia pensadores que consideravam o Sol como centro do sistema planetrio. Foram necessrios sculos de transformaes do conhecimento para que o Sol deixasse de ser um planeta, e as hipteses de um sistema planetrio como ns conhecemos hoje fossem ganhando consistncia. As idias HELIOCNTRICAS modernas, estabelecidas a partir de NICOLAU COPRNICO, somaramse ao aprimoramento das observaes astronmicas para que, no sc. XVII, KEPLER pudesse chegar aos princpios dos movimentos planetrios. As leis de KEPLER transformaram os movimentos planetrios em trajetrias elpticas em torno do Sol. Esses princpios tm se demonstrado eficientes na descrio dos movimentos de cometas, asterides e at mesmo de outros sistemas estelares. Mas, a concepo de um sistema solar com planetas satlites do Sol, em complexas atraes gravitacionais, comeou a se consolidar a partir do trabalho de ISAAC NEWTON e sua teoria de GRAVITAO UNIVERSAL. Nos seus estudos, NEWTON indicava que a atrao entre os corpos celestes se dava de tal modo que aqueles de menor massa girava em torno dos mais massivos. o caso da Terra, de outros planetas em torno do Sol e tambm das luas em torno dos planetas. O Sol representa aproximadamente 99,8% da massa do sistema solar. Portanto, fcil perceber a intensidade de sua ao gravitacional sobre cometas, planetas terrestres, asterides ou planetas gasosos. O Sol, na verdade, no est exatamente no centro do sistema e sim em dos focos das elipses que representam as rbitas dos planetas. Os quatro mais prximos do Sol so terrestres, ou TELRICOS. Depois vm o cinturo de asterides e os quatro planetas GASOSOS ou JOVIANOS, e mais alm, PLUTO. E ainda pode haver mais . . .

At onde vo as FRONTEIRAS DO sistema solar? A pergunta sobre a extenso do nosso sistema planetrio e as suas relaes com a nossa galxia pode comear a ser investigada a partir de outra dvida: DE ONDE VEM TUDO ISSO? QUAL A ORIGEM DO SISTEMA SOLAR? Um gesto do Criador e a luz se fez?! Ou Deus o prprio Sol? Religiosidade e misticismo parte... Atualmente acredita-se que o sistema solar evoluiu a partir de uma grande nebulosa. Essa hiptese baseia-se numa idia evolucionista. A TEORIA NEBULAR de LAPLACE abriu o caminho no final do sculo XVIII. Depois foi reciclada com modelos tericos, observaes das sondas espaciais e com os novos conceitos de EVOLUO ESTELAR. Chegamos assim a modelos que consideram a acreso (em ingls, accretion) de matria. O sistema solar teria evoludo a partir de uma vasta extenso de gs e poeira que foi se contraindo ao longo do tempo. A regio central foi aumentando a densidade de temperatura, dando origem a um objeto que depois se tornaria o Sol. O resto da matria teria ficado num plano mdio, e os choques de seus gros formaria primeiro objetos parecidos com asterides. Pelo mesmo processo de choques, viriam a se formar os planetas e os seus satlites. Os fenmenos fsicos e a composio qumica responsvel pela formao dos corpos no sistema solar dependem de duas coisas: da distncia em relao ao Sol e dos elementos formadores da nebulosa primitiva. Os mais prximos do Sol tornaram-se ricos em materiais resistentes ao calor: ferro, xidos e silicatos de alumnio e magnsio. A amnia, o hlio, o metano, o hidrognio e o gelo de gua e amnia concentraram-se numa regio mais distante, dando origem a planetas como JPITER e SATURNO e s suas atmosferas. Vamos falar um pouco sobre cada um dos planetas e perceber melhor essas diferenas. Comeando pelos interiores MERCRIO e VNUS, que tm rbitas entre a Terra e o Sol. Eles so observados sempre antes do nascer do Sol ou logo aps o seu ocaso. Isso fcil de entender. MERCRIO e VNUS tm rbitas entre a Terra e o Sol, ento ns precisamos sempre olhar na direo do Sol para observar estes dois planetas. Como o Sol se movimenta, graas ao movimento de rotao da Terra, ele carrega consigo os planetas MERCRIO e VNUS.

Imagem de Mercrio e Vnus

MERCRIO fica durante cerca de uma hora e meia acima do horizonte depois do pr-do-Sol, na melhor das hipteses, enquanto VNUS chega a ficar at duas horas e meia, antes de seguir o caminho do Sol. MERCRIO d quatro voltas em torno do Sol, enquanto a Terra d uma volta. De fato, esse planeta um apressadinho. Em 1974, a sonda MARINER 10 fotografou MERCRIO, revelando imagens muito similares s da Lua. Os instrumentos da MARINER 10 confirmaram as previses de um campo magntico muito fraco e de uma atmosfera muito tnue, resultado da ao do prprio Vento solar e de gases que saem do planeta; mas, como Mercrio tem um campo gravitacional muito baixo, esses gases no conseguem ficar retidos em torno de sua superfcie. Acredita-se que MERCRIO possui um ncleo ferroso a altas temperatura que corresponde a mais da metade do seu volume. Proporcionalmente, MERCRIO teria o maior ncleo de todos os planetas. A sua fina crosta tem, provavelmente, alta concentrao de silicatos como os conhecidos aqui na Terra. MERCRIO tem um dimetro equivalente a 1/3 do dimetro da Terra e a sua gravidade 1/3 menor que a nossa. A maioria das crateras da superfcie de MERCRIO resultado do impacto de meteorides, e essas rochas e montanhas devem sofrer muito com a maior variao de temperatura constatada em todos os corpos do sistema solar. So aproximadamente 650 graus de diferena entre a face iluminada pelo Sol -

que chega a mais de 460 graus acima de zero - e a face no iluminada, que chega a 180 graus abaixo de zero. E, alm do mais, os dias de MERCRIO so longos. Ele gira lentamente em torno do seu prprio eixo, e o Sol s se pe em MERCRIO depois de 176 dias terrestres. No toa que ele corre veloz em torno do Sol, como se fugisse do calor do astro-rei. E a est VNUS . . . ou ESTRELA DALVA . . . ou ESTRELA MATUTINA ou VESPERTINA . . . dependendo da posio em que VNUS observado. MERCRIO e VNUS tm fases semelhantes s fases da Lua; as suas posies relativas e seus movimentos orbitais exibem fases planetrias que podem ser observadas apenas atravs de telescpio de porte mdio. Uma imagem obtida pela sonda espacial MAGALHES mostra a superfcie de VNUS sem a sua atmosfera, que constituda, em mais de 95%, de gs carbnico. Foram em grande parte as sondas espaciais que possibilitaram a constatao de um dos mais curiosos fenmenos que ocorrem em VNUS: o EFEITO ESTUFA provocado por suas nuvens, que retm entre elas e o Solo as radiaes de calor. Por isso, a temperatura na superfcie de VNUS varia entre 480 e 500 graus, ou at mais. Outra peculiaridade de VNUS que ele gira "ao contrrio". Esse movimento retrgrado leste - oeste em 243 dias. Mesmo tendo um ncleo metlico como a Terra, VNUS praticamente no tem campo magntico significativo. Em compensao, as nuvens de gs carbnico e cido sulfrico viajam a mais de 350 km por hora de leste para oeste em torno do planeta, gerando o aspecto azul com manchas brancas . . . e seu brilho intenso em nosso cu . . . VNUS o astro mais brilhante no cu, depois do Sol e da Lua, claro. MARTE j no brilha tanto, mas nem por isso deixou de ser motivo de muitas fantasias e polmicas. Marcianos verdes j "invadiram" a Terra na imaginao de H. G. WELLS e na narrao de ORSON WELLES. Civilizaes "marcianas" de milnios atrs construram canais de irrigao e imensas imagens e esculturas para serem adoradas a milhares de quilmetros do planeta vermelho...

Imagem de Marte

Talvez por isso MARTE tenha sido o planeta mais visitado por sondas espaciais. Milhares de imagens foram obtidas pelas sondas americanas VIKING lanadas em 1975. A parte orbital das sondas obtinha as vises gerais, enquanto o mdulo que pousou no planeta recolhia amostras da superfcie e fotografava detalhes de MARTE. MARTE um planeta terrestre, com metade do dimetro da Terra. A maior parte de sua superfcie assemelha-se a um grande deserto enferrujado. A fina poeira sobe com os fortes ventos, dando um tom salmo ao cu de boa parte do planeta. Marte possui calotas polares formadas por gelo e gs carbnico que nos veres marcianos sublimam, passando direto ao estado gasoso e formando as tnues nuvens que recobrem parte do planeta. Nenhum dos testes realizados pelas sondas VIKING, apesar de no serem definitivos, encontrou qualquer molcula orgnica que representasse algum sinal de vida como ns a conhecemos. Tambm, no fcil a convivncia com uma temperatura que varia entre 22 graus positivos e 73 graus negativos. em MARTE que est o maior vulco do sistema solar - o MONTE OLIMPO -, com mais de 23 km de altura, extinto h muitos milhes de anos, assim como possivelmente toda a atividade vulcnica do planeta. Nesse mesmo passado remoto, pode ter havido gua em estado lquido no planeta, o que poderia ter sido a origem dos famosos canais marcianos, que se pensou durante uma poca serem aquedutos construdos para conduzir gua dos plos s regies equatoriais ridas. Essa apenas mais uma das hipteses, mas as sondas no encontraram nenhum vestgio das obras dos tais engenheiros marcianos. Marte possui dois pequenos satlites, que tambm foram motivo de muita polmica. Houve quem dissesse que eram artificiais, mas as fotos das sondas no deixam margens a dvidas. PHOBOS (Pnico) e DEIMOS (Terror) so satlites naturais, irregulares, provavelmente asterides que foram capturados pela gravidade de Marte. Essa hiptese se baseia no fato de que PHOBOS e DEIMOS so muito semelhantes aos ASTERIDES, um grupo de objetos que se encontra entre Marte e Jpiter, numa espcie de CINTURO.

Eles dividem a regio dos elementos pesados da regio dos elementos mais leves. GASPRA foi o primeiro asteride a ser fotografado como mais do que um ponto luminoso. Ele tem aproximadamente 19 km por 12 km e foi fotografado pela sonda GALILEU em outubro de 1991. Hoje, estima-se que existam dezenas ou at centenas de pequenos planetides, tanto no cinturo entre MARTE e JPITER como em outras rbitas menos regulares. E s pra ter uma idia da massa dos asterides, a estimativa de que, se todos eles se juntassem num nico astro, chegariam a compor somente 1 milsimo da massa terrestre. Na seqncia temos os planetas JOVIANOS ou GASOSOS: JPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. SATURNO e JPITER so os maiores do sistema solar, mas JPITER o maior de todos, com mais de 13 vezes o volume da Terra e 318 vezes a massa do nosso planeta. Tudo isso, sendo essencialmente gasoso. JPITER composto basicamente de 85% de HIDROGNIO, 14% de HLIO, e 1% de METANO e AMNIA nos diferentes estados da matria.

Os planetas JOVIANOS

A atmosfera tem aproximadamente 240 km de espessura, girando a altssima velocidade, em tempestade constante, com descargas eltricas muito intensas. essa rotao toda que gera essas faixas coloridas, que ainda podem conter elementos como fsforo e enxofre. Conforme vai aumentando a presso em funo da massa enorme do planeta, os gases passam para um estado lquido e depois transitam para um estado conhecido como metlico, onde se comportam como um metal. Existe um ncleo slido com uma massa de 10 a 20 vezes maior do que a massa terrestre, com temperaturas prximas aos 30.000 graus. O calor desse ncleo tambm colabora com os complexos fenmenos desse gigante gasoso. JPITER irradia cerca de 2,5 vezes mais energia do que recebe do Sol. Entre os fenmenos atmosfricos, o mais famoso e constante a GRANDE MANCHA VERMELHA. S nessa grande tempestade JOVIANA caberiam cerca de duas Terras. Toda a combinao de fatores pode favorecer a formao de substncias diversas, que seriam as responsveis pelo tom marromavermelhado de sua superfcie. JPITER possui 16 satlites confirmados pela sondas VOYAGER 1 e 2, que conseguiram belas imagens dos quatro satlites descobertos por GALILEU em 1610: GANIMEDES, que o maior satlite do sistema solar e tem mais volume que o planeta Mercrio; EUROPA, com sua superfcie congelada que lhe confere uma complexa rede e rachaduras; CALISTO, que teve toda a sua superfcie bombardeada por meteorides; e IO, que ofereceu as mais belas imagens e muito material para pesquisa com seus vulces ativos, alm de possivelmente colaborar com algumas tonalidades na atmosfera de Jpiter. Os quatro planetas gasosos possuem anis. Jpiter, Urano e Netuno tm anis pouco brilhantes e mais finos, por isso pouco visveis. SATURNO o mais enfeitado de todos. H vrias teorias sobre a origem e formao dos anis de SATURNO. Uma delas diz sobre a aproximao e posterior rompimento (em ingls, disruption) de um corpo celeste. Outra, ao contrrio, diz que esse material deveria se agregar e formar um ou vrios satlites do planeta SATURNO. Mas, isso no aconteceu e hoje em dia o que a gente v um conjunto de anis. SATURNO tem caractersticas prximas s de Jpiter, como seus componentes qumicos, estrutura fsica e intenso campo magntico. Assim como Jpiter, Saturno gira em torno do seu eixo, aproximadamente duas vezes e meia mais rpido do que a Terra. S que Saturno est aproximadamente a 1.100.000.000 km de ns, ou seja, o dobro da distncia entre a Terra e Jpiter. Alm dos famosos anis, Saturno possui 17 satlites girando ao seu redor, dos quais o mais conhecido e maior TIT, com dimetro de 5.000 km. Ele tem uma atmosfera significativa, com boa quantidade de nitrognio, como a da Terra, o que, aliado ao metano e ao solar, permite a formao de vrios hidrocarbonetos. por isso que est em projeto uma sonda espacial com mdulo especfico para um pouso em TIT, para avaliar situaes

consideradas importantes para a compreenso das dinmicas atmosfricas e at da busca de condies que possibilitem o surgimento de vida. Urano e Netuno no possuem faixas atmosfricas como JPITER e SATURNO, apesar de se estimar as suas composies qumicas como prximas s dos gigantes - com presena de HIDROGNIO e HLIO -, o METANO que lhes confere a tonalidade azulada na superfcie visvel ou ainda a atmosfera. A MANCHA NEGRA de NETUNO tem caractersticas e localizao prxima da GRANDE MANCHA VERMELHA de JPITER. E supe-se que ela seja uma formao de longa durao, como a GRANDE MANCHA VERMELHA . Urano o planeta cujo eixo mais inclinado em relao ao plano da rbita, ficando praticamente "deitado". Sua rotao aproximadamente de 16 horas, no sentido retrgrado como Vnus. URANO possui 15 luas e NETUNO, 8 luas, das quais TRITO a mais curiosa, porque seu movimento orbital em espiral faz prever uma aproximao que pode levar a uma fragmentao do satlite. As fronteiras do sistema solar estavam mais ou menos na regio da rbita de NETUNO no final do sculo passado. Mas, as observaes do movimento orbital de URANO E NETUNO mostravam variaes, "desobedincias" muito graves s regras da GRAVITAO UNIVERSAL. Eles no estavam nos movimentos e nas posies esperadas. Isso significava que deveria existir alguma coisa alm, provavelmente um planeta que estivesse influenciando o movimento orbital de URANO e NETUNO. Assim, durante cerca de 30 anos os astrnomos lanaram-se numa busca matemtica e sobretudo observacional de um planeta que surgiria logo em seguida . . . PLUTO. PLUTO tem a rbita mais excntrica de todos. s vezes ele passa frente de NETUNO, sendo o oitavo planeta. Alis, o que est acontecendo desde 1979. S em 1999 PLUTO cruzar novamente a faixa orbital de NETUNO, voltando a ser o nono planeta do sistema solar. Uma outra coisa notvel na rbita de PLUTO que a sua inclinao a mais significativa do sistema, cerca de 17 graus. Pra explicar as irregularidades nos movimentos de URANO e NETUNO, foi feita uma estimativa da massa de PLUTO. S que, em 1978, telescpios mais sofisticados descobriram um satlite em torno de PLUTO . . . que ganhou o nome de CARONTE, o Barqueiro do Inferno na DIVINA COMDIA de DANTE. Com essa descoberta foi possvel determinar com mais preciso a massa de PLUTO, que hoje se acredita ser equivalente a 0,002 massas terrestres. Alm disso, ele o menor planeta do sistema. E a recomearam as buscas, porque era necessrio mais fora gravitacional para equilibrar as coisas quanto s variaes nas rbitas de URANO e NETUNO. A teoria mais aceita hoje a da existncia de uma faixa com uma grande quantidade de MICROPLANETAS numa zona orbital mais afastada que a de PLUTO. Alm dos planetas, h mais alguns ASTROS ERRANTES no sistema solar. A ltima vez que um desses viajantes espaciais ficou de aparecer por aqui, foi um rebulio danado. que o imaginrio em torno dos COMETAS continua forte, e o HALLEY decepcionou muita gente.

Cometa

O que se conhece do visual dos cometas comea com um ncleo composto de "GELO SUJO" . . . uma mistura de GUA, AMNIA, METANO, CO2 e pequenos gros de matria slida. Quando o cometa se aproxima do Sol, ele vai esquentando e esse material vai passando do estado slido para estado gasoso. assim que, alm do ncleo do cometa, a gente acaba vendo a COMA ou CABELEIRA e tambm uma cauda que muitas vezes se entende por milhes de quilmetros, chegando a atingir 150.000.000 de quilmetros, aproximadamente a distncia da Terra ao Sol. Cada vez que um cometa se aproxima do Sol, ele pode perder cerca de um centsimo de sua massa; quando os planetas passam prximos das rbitas dos cometas, uma parte dos gros slidos atrada por gravidade e podem cair ou, como no caso da Terra, formar chuvas de meteoros.

As rbitas dos cometas so geralmente elpticas, com grande excentricidade. Alguns cometas so eventualmente capturados pela gravidade de planetas muito massivos, como JPITER, o que altera suas rbitas. Mas, de onde vem os COMETAS? Os ncleos formadores de cometas esto provavelmente concentrados em nuvens ou cintures que esto orbitando o nosso sistema a cerca de 50.000 a 100.000 vezes a distncia equivalente da Terra ao Sol, ou cerca de 1,5 ano-luz. Algum tipo de desequilbrio gravitacional, que pode ser motivado pela aproximao de outro astro, ou pela complexa dinmica do nosso sistema solar, por exemplo, provoca o deslocamento desses objetos celestes. Eles podem escapar para outras paragens, ou se encaminhar para a direo do Sol.

Os cometas nasceram nas fronteiras do sistema solar, e por isso mesmo podem revelar muitos segredos sobre a origem do nosso sistema, e quem sabe de ns mesmos. Os ncleos dos cometas possuem a matria dos princpios do sistema solar, e pesquis-los pode ajudar a nos conhecer melhor. Saber como so os nossos planetas vizinhos faz a gente respeitar o nosso planeta... afinal, ele bem bonito.

Terra

1 - Especialmente para o 2 grau, o programa pode fornecer subsdios para um trabalho interdisciplinar sobre o tema Gravitao Universal. As discusses podem se encaminhar a partir das questes: existem, nos outros planetas, elementos e substncias diferentes daqueles que encontramos na Terra? A fora gravitacional age diferentemente na Terra e fora dela? At onde ela se estende? E a ao gravitacional do Sol? 2 - Uma atividade que pode ser proposta a turmas de qualquer srie solicitar aos alunos desenhos ou trabalhos artsticos de como imaginam que sejam os planetas e o sistema solar. Em seguida, exibir o programa e fazer uma avaliao dos trabalhos, propondo uma reviso ou recriao, se for o caso.

ENSINAR E APRENDER

A explorao espacial
Em algumas noites especiais, sem Lua, sem nuvens, sem poluio, h momentos em que a gente tem a impresso de que d pra tocar nas estrelas. Olhar para elas no parece suficiente... preciso ir at l, tocar nos astros pra confirmar se o universo mesmo como imaginamos. Hoje, ns sonhamos com visitas a planetas, em confortveis nibus espaciais. Mas, das lendas de CARO aos primeiros foguetes, entre a fico e a conquista tecnolgica, h sculos de misticismo e muito trabalho. Entre as formas do conhecimento que foram envolvidas na aventura onrica de levar o homem ao espao, a astronomia contribuiu desde os primeiros passos, estendendo o nosso olhar para alm da Terra. Primeiro as observaes a olho nu, depois os telescpios e a dedicao de milhares de sonhadores por trs de lentes e pranchas de trabalho. Foram os instrumentos que ajudaram a derrubar mitos e transformar teorias que abriram o caminho para as viagens espaciais. Mas, por mais que a gente queira separar as coisas, isolar especialidades, os grandes desafios geralmente so superveis pela evoluo global do conhecimento. Por mais que a gente precise de heris, que a histria oficial seja a dos vencedores, as transformaes so o fruto do trabalho de muitos indivduos. Algum acaba funcionando como catalisador, concretizando projetos como os de LEONARDO DA VINCI para as primeiras mquinas voadoras. Voar, superar a gravidade se "agarrando" no ar. No sculo XV, LEONARDO DA VINCI punha no papel um sonho que se iniciara muito tempo antes, com as observaes deslumbradas do vo dos pssaros e que s veio se tornar real no comeo do sculo XX. Os nomes se misturam: SANTOS DUMONT, IRMOS WRIGHT... Isso indiferente. O que realmente fez diferena que chegava a hora do Homem voar. De "navegar" pela atmosfera, cada vez mais rpido, mais alto.

O sonho de Leonardo da Vinci

Alguns passos da evoluo acontecem pelos caminhos que sociedade escolhe. As guerras destruram cidades, milhares de pessoas e os sonhos inocentes dos pioneiros da aviao. Mais rpido e mais alto, porque a guerra precisava, porque o comrcio e as pessoas precisavam, ou simplesmente porque era um desafio, havia uma barreira a ser vencida. Um avio pode sair da atmosfera? Essa uma dvida comum...e seria timo poder dizer que sim. Os avies s se sustentam no ar. Quando o ar acaba, eles no voam. Os avies, normalmente - pelo menos aqueles de passageiros -, chegam at cerca de 12 a 13km acima da superfcie. Os avies a jato esto na faixa dos 30 a 40km, junto com os bales. Os satlites so colocados bem mais pra cima, 50km acima da superfcie, mas a atmosfera se estende pelo menos ao dobro disso, a 100km. Acima desse limite, s mesmo alguns satlites geoestacionrios, sondas espaciais e tambm observatrios astronmicos orbitais. Era preciso encontrar uma outra soluo, diferente da dos avies, para impulsionar o homem ou suas criaes para alm da Terra. CATAPULTAS nos picos mais elevados e at aves amestradas entraram nas fantasias espaciais. O canho de 300 metros de JULES VERNE preconizava a idia dos lanamentos verticais. O canho no daria muito certo por vrio motivos, entre eles problemas de estabilidade do projtil, sua constituio fsica e velocidade mnima de escape para sair da Terra. Mas, era impressionante que JULES VERNE antecipasse em 1865 a estrutura das primeiras naves tripuladas.

A fico de JULES VERNE influenciou decisivamente o esprito das pesquisas dos pioneiros da explorao espacial. No final do sculo XIX, o russo KONSTANTIN TSIOLKOWSKI desenvolvia os primeiros trabalhos tericos com propulsores a jato para viagens interplanetrias. De novo os nomes se somam: TSIOLKOWSKI, o fsico norte americano ROBERT GODDARD, o francs ROBERT PELTIRIE e o alemo WERNER VON BRAUN dividem com muitos outros cientistas as vitrias e decepes.

Jules Verne

Os foguetes venciam a gravidade, mas suas ogivas transportavam muito mais armas e destruio do que instrumentos de pesquisa e boas novas para a construo de uma vida melhor. Mais forte, mais alto, mais rpido porque o mercado precisava crescer, porque o homem queria ir para o espao, ampliar horizontes, queria conversar entre continentes, queria conhecer o seu planeta. E como funciona um foguete? fcil entender... Os foguetes levam consigo o seu prprio combustvel e tambm o oxignio. Esses dois componentes se combinam na cmera de combusto, e a o gs expelido para trs. Esse gs expelido impele o foguete... A isso se d o nome de AO E REAO. No importa qual seja o combustvel, o princpio de funcionamento dos foguetes esse. Mas, no s apontar o foguete para o alto e pronto. Os satlites no entram em rbita por conta prpria. So necessrios clculos precisos para se saber a velocidade, o instante e o ngulo exatos. As idias bsicas para esses clculos j estavam prontas h quase cinqenta anos quando o sonho se tornou realidade. Em 4 de outubro de 1957, a Terra ganhava seu primeiro "COMPANHEIRO" construdo pelo homem. O SPUTNIK, "companheiro" em russo, era uma esfera metlica com 50cm de dimetro, pesando cerca de 83 quilos com equipamentos, que completava uma translao em torno da Terra em aproximadamente 100 minutos. Os "BIPS" captados em todo o mundo emocionavam e abriam caminho para lanamentos de satlites para os mais variados fins: pesquisas na alta atmosfera, telecomunicaes, mapeamento e sensoriamento remoto, espionagem militar ou industrial e at "guerra nas estrelas". Felizmente, a sociedade vem encontrando instrumentos para resistir s armadilhas que ela mesma cria. E hoje em dia, ao cair da tarde ou nas altas horas da madrugada, possvel ver satlites artificiais cruzando vagarosamente o cu. Agora so dezenas deles transmitindo informaes, ajudando na meteorologia e nos projetos de preservao ecolgica. Os "BIPS" do SPUTNIK abriram os caminhos do homem no espao. Mas tambm foram o sinal de partida para uma corrida espacial que condicionava o desenvolvimento cientfico a uma disputa poltica e econmica. A GUERRA FRIA carregava de demagogia os discursos dos lderes que disputavam a paternidade de um sonho: LEVAR O HOMEM AO ESPAO. O Sputnik A fico, como sempre, saa na frente.

O FLASH GORDON, das histrias em quadrinhos de ALEX RAYMOND, antecipava em 1933 as viagens interplanetrias. O desenho clssico dessas histrias procurava formas aerodinmicas terrestres para as naves e construa um heri apolneo para enfrentar desafios sobre-humanos. FLASH GORDON foi para o cinema em 1936, e, como obra de fico, naturalmente no precisava se incomodar com gravidade, presso atmosfrica, rbitas estveis ou reentrada na atmosfera... Mas, no duro trabalho dos laboratrios, eram essas as maiores preocupaes dos tcnicos. J se sabia como colocar um equipamento em rbita, mas como traz-lo de volta? Quando o SPUTNIK 1 penetrou a atmosfera, o atrito com o ar fez com que ele fosse ficando retorcido e fosse se quebrando em vrias partes. Isso acontece todas as vezes que a gente sai de um meio como o vcuo, por exemplo, e entra na atmosfera, um meio mais denso, ou ento do ar para a gua, como por exemplo um mergulho de mau jeito em uma piscina. A Soluo estava em encontrar materiais resistentes para revestir a cpsula e na escolha do ngulo correto para a reentrada.

Quando, em 12 de abril de 1961, YURI GAGARIN afivelava os cintos a bordo da VOSTOK 1, os tcnicos da ento UNIO SOVITICA tinham algumas certezas e muitas dvidas. O risco era grande, mas a aventura valia a pena. GAGARIN no era nenhum Apolo nem tinha veia potica... mas foi muito feliz na sua primeira e simples frase: "A Terra AZUL!" A VOSTOK 1 completou 108 minutos em rbita em torno da Terra e reentrou com sucesso. Os tcnicos americanos tambm sofreram as mesmas tenses no vo sub-orbital com 15 minutos de durao de ALLAN SHEPARD algumas semanas depois. Apesar de no completar uma volta, tambm tinha as dificuldades da reentrada.

Iuri Gagarin O primeiro vo orbital americano aconteceu quase um ano depois, com JOHN GLENN numa cpsula do projeto MERCURY, que completou 3 rbitas em torno da Terra. Mas nenhum desses feitos superava o sucesso de GAGARIN e a liderana SOVITICA na explorao espacial. Usando seu prestgio internacional, o presidente JOHN KENNEDY, j com os rascunhos do PROJETO Apolo nas mos, lanava, em 25 de maio de 1961, o desafio de em 10 anos um americano caminhar na Lua. Independentemente das jogadas polticas ou da propaganda, a proposta de KENNEDY falava de um sonho de toda a humanidade: conhecer a Lua de perto.

A polmica estava lanada... os milhes de dlares e de rublos gastos nessa aventura para a Lua no seriam melhor aplicados em projetos contra a fome e a misria, em projetos sociais ou educacionais? E mais . . . os tcnicos discutiam a importncia dos vos tripulados Lua, j que as sondas mecnicas poderiam realizar essas viagens com menor custo e menores riscos. Tanto que esse foi o caminho escolhido pelo programa espacial sovitico, a partir de 1968. O Congresso Nacional dos ESTADOS UNIDOS DA AMRICA DO NORTE aprovou as idias de KENNEDY. Assim, iniciava-se a corrida Lua. A fase tripulada do projeto Apolo para a Lua s comeou em 1968. Antes disso, foram centenas de testes com o propulsor SATURNO V e com a cpsula para trs astronautas. Enquanto isso, VALENTINA TERESCHKOWA, a primeira mulher a ir para o espao, participava da segunda misso com duas naves em rbita: ela na VOSTOK 6 e VALERY BYKOVSKY na VOSTOK 5. Paralelamente, prosseguia a srie de lanamentos das sondas LUNA, iniciada em 1958 e que no ano seguinte j revelava a face oculta da Lua. Depois de vrios insucessos, as PIONNER e as RANGER americanas seguiram os passos das sondas soviticas e ampliaram o conhecimento sobre o primeiro alvo dos projetos espaciais. Os vos tripulados tambm ocorriam num clima de disputa pela primazia nos grandes feitos. Os conquistadores que dividiram o esplio tecnolgico alemo da Segunda Guerra buscavam a hegemonia do espao. Os soviticos mantinham a liderana, colocando o primeiro homem flutuando fora de uma nave e transportando os primeiros passageiros no astronautas para o espao. O projeto GEMINI recuperava o prestgio americano, usando os propulsores da nave para mudanas de rbita e realizao de manobras e acoplamentos. Nessa correria acabou acontecendo o que ningum queria, mas alguns j esperavam. Na pressa de sair na frente, as duas primeiras naves dos projetos Apolo e SOYUZ acabaram provocando as primeiras vtimas. Os trs tripulantes da Apolo 6 nem chegaram a decolar, vitimados por um incndio no ltimo teste antes do lanamento. Aos nomes de VIRGIL GRISSON, EDWARD WHITE E ROGER CHAFFEE viria a se juntar o do cosmonauta VLADIMIR KOMAROV, morto ao voltar do espao no primeiro teste tripulado da SOYUZ, em funo da exploso de um retrofoguete. Para abafar as tragdias, foram veiculadas as boas notcias da LUNA 10 sovitica, que se transformou na primeira Lua da Lua, e do primeiro pouso na Lua da SURVEYOR americana. A partir da, os caminhos comearam a ficar diferentes. Os soviticos se definiram pelas naves no tripuladas com o feito da ZOND 5, que fez a primeira viagem de ida e volta Lua. Os americanos seguiram o projeto Apolo, testando o MDULO LUNAR em rbita do nosso satlite natural.

No dia 20 de julho de 1969, MICHAEL COLLINS, EDWIN ALDRIN e NEIL ARMSTRONG esperavam a contagem regressiva no interior da Apolo 11, batizada de "COLUMBIA". Mais de um bilho de pessoas observavam pela televiso o lanamento do poderoso SATURNO V. Os 180 milhes de cavalos de potncia ergueram do Solo os 3.400.000 quilogramas de massa de equipamento.

O Saturno V

Onze minutos e 53 segundos depois, o COLUMBIA estava voando em torno da Terra a 28.800km/h. Sessenta e duas horas depois do lanamento, o COLUMBIA e o MDULO LUNAR, ligados pelos narizes, entravam em rbita lunar. ALDRIN e ARMSTRONG passaram para o MDULO e COLLINS ficou na COLUMBIA, coordenando a descida para a Lua. Outro dia o porteiro do meu prdio tomou coragem e me parou na sada de casa. Ele sabe que eu trabalho com astronomia e mandou a pergunta: " VERDADE MESMO, TEVE UM HOMEM ANDANDO NA LUA? " Pois ... hoje, 25 anos depois, tem gente que no acredita. Essa resistncia em aceitar uma grande conquista cientfica e tecnolgica , contraditoriamente, um bom exemplo da importncia desse evento para a humanidade. E, ao mesmo tempo, ilustra a grande distncia que existe entre essa evoluo tecnocientfica e a realidade das pessoas simples. Especialmente num pas como o BRASIL, que est longe de competir com as grandes potncias na corrida espacial. Os projetos brasileiros esto comeando a se consolidar graas ao grande esforo de nossos tcnicos e cooperao internacional. O INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS e o CENTRO TCNICO AEROESPACIAL vm cooperando no desenvolvimento da MISSO ESPACIAL COMPLETA BRASILEIRA, com a finalidade de estabelecer competncia na produo e lanamento de satlites.

No LABORATRIO DE INTEGRAO E TESTES do INPE, em So Jos dos Campos, So Paulo, esto sendo desenvolvidos e testados os satlites da srie SCD, Satlites de Coleta de Dados. Alm disso, esse laboratrio mantm uma coligao com a empresa nacional, fazendo testes em novos produtos para ela e tambm para clientes internacionais, como o caso dos testes que esto sendo realizados para o primeiro satlite argentino. Laboratrio do INPE Os modelos do SCD 2 - nosso segundo satlite - esto passando por uma srie de testes de qualificao. As vrias peas esto sendo integradas e testadas nesse laboratrio. S depois disso que ele pode ir para o espao. Eles tm um alto ndice de nacionalizao e uma evoluo tecnolgica razovel. O SCD 1, muito parecido com SCD 2, j est em rbita e foi lanado em 09 de fevereiro de 1993, l dos ESTADOS UNIDOS. O lanamento foi realizado por um foguete PEGASUS, que comeou sua viagem sustentado por um BOEING B-52, que por sua vez decolou do KENNEDY SPACE CENTER e conduziu o foguete e o satlite acoplados at a altura de 13 km. A partir da o PEGASUS se encarregou do vo, consumindo seus trs estgios para colocar o SCD 1 em uma rbita mdia de 750 km acima da superfcie da Terra. No CENTRO DE RASTREIO E CONTROLE DE SATLITES, os tcnicos do INPE fazem o acompanhamento e a centralizao dos dados coletados pelas outras estaes espalhadas pelo pas. um grande passo no domnio da tecnologia de construir e operar satlites em rbita, o que viabilizar a autonomia do pas no setor. O SCD 1 opera nos controles de emisso de gs carbnico e da camada de oznio, bem como em medidas metereolgicas e registros de mars. Os dados so processados e repassados aos usurios do sistema: os institutos metereolgicos, as agncias ambientais nacionais e estrangeiras etc. A outra vertente da MISSO ESPACIAL COMPLETA BRASILEIRA a construo de um veculo lanador de satlites. O CENTRO TCNICO AEROESPACIAL, ligado ao Ministrio da Aeronutica, que j vem

desenvolvendo propulsores desde a dcada de 70 com os foguetes da srie SONDA, j lanou dois prottipos para testes de componentes do VECULO LANADOR DE SATLITES, que esto sendo montados nas instalaes do CTA em So Jos dos Campos.

O VLS est projetado para ter aproximadamente 19 metros de comprimento, incluindo a carga til. Atualmente, a fase de montagem de modelos para testes de vibrao. So 4 estgios, sendo que o primeiro tem 4 motores que conseguem tirar do cho as 50 toneladas do veculo. Este foguete ter capacidade de colocar em rbita satlites de at 200 kg, entre equipamento e estruturas. Veculo lanador de satlite O resultado desse esforo se concretiza no CENTRO DE LANAMENTO DE ALCNTARA, no Estado do MARANHO, onde, alm de toda a infra-estrutura para as rampas de lanamento, esto preparados os equipamentos para guiagem dos veculos. O passo mais recente da ASTRONUTICA para a astronomia foi o lanamento do telescpio orbital HUBBLE. O projeto do HUBBLE j tinha mais de vinte anos quando o SPACE SHUTTLE DISCOVERY partiu do centro espacial KENNEDY, no dia 24 de abril de 1990. O nibus espacial colocou o HUBBLE numa rbita a aproximadamente 600 km da Terra. L, ele est livre das dificuldades que a atmosfera cria para as observaes, e seu espelho principal de cerca de 2 metros e meio pode oferecer aos pesquisadores muitas novidades sobre o universo. O HUBBLE pode operar tanto no visual como no ultravioleta, graas ao seus sistemas mltiplos de deteco. Ele tambm leva um espectrgrafo de alta definio, capaz de anlises detalhadas dos objetos observados. Satlites, sondas, telescpio orbital, nibus espaciais, naves tripuladas ou no... d pra pensar num congestionamento no espao! E quase isso mesmo, porque, alm dos equipamentos, ficam em rbita estgios abandonados de foguetes e outros objetos. o chamado LIXO ESPACIAL. que a corrida ao espao no acabou com a conquista da Lua. Muito pelo contrrio. Alm das misses Apolo, que continuaram at 1972, as sondas mecnicas soviticas da srie ZOND continuaram visitando a Lua at 1976. Enquanto as crises econmicas diminuam o mpeto dos projetos da NASA, das bases soviticas continuava a subir quase uma centena de foguetes por ano. A maior parte desses lanamentos envolvia as estaes espaciais SALYUT e MIR. Os projetos espaciais da RSSIA, depois do fim da UNIO SOVITICA, esto mudando velozmente. No final de 1993, foi assinado um grande acordo de cooperao entre a RSSIA, a agncia EUROPIA e a NASA, para vos conjuntos e desenvolvimento de uma grande estao orbital internacional. Est nascendo uma nova gerao de nibus espaciais, que vai substituir os DISCOVERY e os COLUMBIA com vantagens de custo/benefcio... o que se espera. Talvez agora a corrida espacial possa se dar em busca do conhecimento, e no simplesmente pela vitria. E quais sero os prximos objetivos? MARTE? VIAGENS INTERESTELARES? No faltam planos para isso, e todos incluem a Lua como ponto intermedirio importante em todas as viagens, incluindo aquelas de longo curso. As sondas interplanetrias continuam desvendando mistrios do sistema solar e os telescpios orbitais investigam as origens do universo. Mas, a cada resposta surge uma infinidade de novas perguntas. E essa busca, que comeou com lunetas e desenhos, transformou-se numa das maiores aventuras da raa humana. As vezes, como olhar para o nada. As vezes, como caminhar para o infinito. como se tudo estivesse l... esperando por ns.

ENSINAR E APRENDER
1 - Debate em sala de aula, principalmente com alunos do 2 grau. Depois de ver o programa, os alunos devem formar dois grupos. O primeiro vai defender a Conquista Espacial pelo que ela representa de avano tecnolgico e expanso dos domnios humanos no universo; e o segundo grupo vai defender a permanncia do homem na Terra e os investimentos para Melhorar a Qualidade de Vida. Essa atividade pode ser desenvolvida de maneira interdisciplinar, envolvendo os professores de Geografia e Histria, alm dos professores de Biologia, Qumica e Fsica.

Estrelas coloridas
Calor, energia, luz. O FOGO foi e muito importante para o homem. Ele fez e faz parte de um bom nmero das transformaes que somos capazes de realizar. O Sol tambm fonte de calor, energia, luz. Talvez por isso seja to comum pensar no Sol como uma bola de fogo. Mas, no nada disso. O Sol no funciona como uma tocha ou como uma lmpada incandescente. Para haver fogo, preciso que haja um COMBUSTVEL, o COMBURENTE, que na nossa atmosfera o OXIGNIO. Alm disso, o processo tem de ser iniciado por uma fasca ou algo parecido. No espao interstelar no h oxignio suficiente em estado gasoso e muito menos combustveis ou fascas. O processo de produo de energia do Sol e de todas as ESTRELAS completamente diferente. As estrelas so globos constitudos por gases a altssimas temperaturas, apesar da aparncia de brilho frio das noites estreladas. As diferenas de luminosidade, brilho e colorao entre todas as estrelas dependem das dimenses, das distncias e tambm das fases de evoluo desses objetos celestes.

Planetrio virtual

As estrelas so como organismos vivos, que cumprem ciclos caractersticos de nascimento, vida e morte. ... o Sol nasceu um dia, e em algum momento no tempo ele vai deixar de ser uma estrela como a conhecemos. Se todas as previses estiverem corretas, essas modificaes s comearo a ocorrer daqui a uns 4,5 BILHES DE ANOS. S de olhar para o cu, a gente j comea a fazer comparaes. Uma brilha mais que a outra... aquela parece avermelhada, aquela outra bem azul. O brilho foi um dos primeiros critrios para classificar as estrelas. Foi por a que os gregos comearam, no segundo sculo antes de Cristo. As 20 estrelas mais brilhantes, de PRIMEIRA GRANDEZA. Modernamente, PRIMEIRA MAGNITUDE. As estrelas um pouco menos brilhantes so de segunda magnitude, depois terceira, quarta, quinta... at sexta MAGNITUDE, que eram as estrelas que estavam no limite de visibilidade. Essa a base para a classificao por MAGNITUDE VISUAL APARENTE, que ainda hoje utilizada nos mapas profissionais, nas cartas celestes amadoras e tambm naquelas cartas feitas s pra gente curtir... olhar o cu. Bem, infelizmente esse processo de classificao no leva em conta a distncia das estrelas e tambm os processos fsicos que ocorrem em seus interiores. Mas, nos primrdios da astronomia, o Sol nem era considerado uma estrela e no havia instrumentos e modelos desenvolvidos para o estudo do ASTRO REI com profundidade. Hoje, em ESPECTROHELIGRAFOS como o do Observatrio BERNARD LYOT - em CAMPINAS, So Paulo -, as observaes possibilitam o estudo de algumas caractersticas do Sol. Instrumentos deste tipo, entretanto, s foram construdos nesse sculo, como o CORONGRAFO, inventado por BERNARD LYOT em 1930. Muito antes disso, as manchas solares j eram observadas pelo mtodo de PROJEO. GALILEU j fazia registros da movimentao das manchas solares e avaliava as hipteses para a rotao do Sol.

Observatrio Bernard Lyot

As anotaes e desenhos de GALILEU foram feitas nas primeiras dcadas do sculo XVII, quando as discusses sobre a cosmologia se misturavam com a teologia.

A ASTROFSICA, ramo da astronomia que estuda a constituio fsico-qumica e a evoluo dos astros, surgiu bem depois disso. Estudar o Sol como uma estrela foi um passo importante nessa evoluo. As manchas solares permanecem vrios dias na superfcie do Sol e, dependendo da latitude em que aparecem, elas se movem mais rpido ou mais lentamente. Nas imagens modernas ns podemos ver os grupo de manchas na luz integral, luz branca.

Manchas solares

Com filtros especiais possvel ver a superfcie solar em faixas especficas do espectro, inclusive com detalhes do campo magntico entre as manchas. Isso possibilitou verificar que o Sol possui maior velocidade de rotao na regio equatorial em relao s regies polares. Essa constatao sugeria que o Sol tem uma estrutura completamente diferente da terrestre. Ser que todas as outras estrelas so assim? Vale lembrar que no nada fcil e tampouco seguro olhar o Sol diretamente, a no ser com orientaes especficas. Em astronomia a gente utiliza lentes especiais e filtros que so resistentes ao calor. E a natureza tambm ajudou um pouquinho, criando um fenmeno espetacular...o eclipse! D para imaginar as verses trgicas relacionadas com o "escurecimento" total do Sol: drages engolindo o Sol, semideuses vindo roubar a luz do dia, as trevas chegando para nunca mais ir embora, o fim do mundo. Hoje em dia, os astrnomos aguardam com muita ansiedade o momento em que o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados. Com a diminuio da intensidade luminosa, possvel, sem o auxlio de instrumentos especialmente construdos para esse fim, apontar para o Sol aparelhos capazes de observar a coroa solar e as protuberncias.

Protuberncia solar

Mais uma vez, as imagens captadas se assemelham muito com o fogo, mas no nada disso. As aparentes "chamas" so o resultado da matria solar impulsionada pela intensa atividade do Sol. As protuberncias do Sol podem atingir centenas de milhares de quilmetros de altura. A COROA parte da atmosfera solar que chega a atingir, em casos excepcionais, a rbita de MERCRIO. Os registros de eclipses so to antigos quanto o homem, mas, entre o temor, o deslumbramento e a reflexo cientfica, l se vo milnios. To antigas como os eclipses so as lendas sobre o ARCO-IRIS e os conhecimentos intuitivos sobre a refrao da luz. Mas, foi s no sculo XVII que o homem aprendeu a controlar a passagem da luz por um prisma e entender completamente o fenmeno. Os ESPECTROHELIGRAFOS incorporam redes de difrao que essencialmente fazem o mesmo trabalho que um prisma, isto , eles recebem a luz do Sol branca e separam os vrios comprimentos de onda. Quer dizer, a gente consegue ver o Sol em todas as cores, ou, como se diz em ESPECTROSCOPIA, nas vrias linhas do espectro. Atravs dessas linhas, os tcnicos so capazes de identificar as substncias e elementos qumicos do Sol e dos outros astros. Isto s foi possvel a partir de um trabalho exaustivo de laboratrio, analisando a luz de cada um dos elementos qumicos ou de cada substncia, passando atravs de prismas, estudando, catalogando... S depois disso que foi possvel transferir esses conhecimentos para o espectro das estrelas e dos astros de um modo geral. Ou seja, partindo do espectro da luz solar e tambm dos trabalhos de laboratrio foi possvel identificar os elementos e as substncias qumicas que fazem parte das estrelas. O mais interessante que tudo isso foi feito atravs da luz, ou seja, a distncia. A luz das estrelas comeava a nos contar como eram elas. Restava ainda saber como essa luz era produzida. Mais uma vez foi preciso mergulhar nos laboratrios, pesquisar a fundo a matria, a estrutura atmica e s ento voltar a olhar para o Sol. Pra entender melhor o funcionamento de uma estrela, talvez seja bom fazermos um ligeiro recuo no tempo - "apenas" alguns bilhes de anos - e acompanhar o nascimento do Sol. As estrelas, acredita-se, surgem de grandes extenses gasosas. Alm do gs, as nebulosas contm muita poeira. A distribuio da matria nessa nuvens desigual, formando reas que tendem a atrair

mais matria do que outras, formando GLBULOS de matria. Esses GLBULOS teriam um raio mdio superior a dezenas de vezes o raio mdio do nosso sistema solar. O adensamento dessas regies aumenta o choque entre partculas, e depois de muito tempo a temperatura j atinge dezenas de milhes de graus. S pra respirar um pouco, bom lembrar que em astronomia o tempo e a distncia so assim mesmo, de perder o flego. E, afinal, estamos falando do nascimento de estrelas. S o Sol, que uma estrela AN AMARELA de dimenses pequenas em relao media das estrelas conhecidas, tem massa equivalente a 333.000 vezes a massa da Terra, aproximadamente. Eu falei que era pra respirar um pouco, mas no adianta. A essa altura, o que era um GLBULO j passou fase de PROTOESTRELA, um rascunho de estrela. E a agitao aumenta, a temperatura tambm. A tenso grande entre todos os espectadores, porque est chegando o grande momento. A msica pra... e todos esperam que a presso aumente o suficiente para que surja a energia, o brilho prprio de uma estrela "recm-nascida".

O Sol embrionrio

Bom... sem exageros, vamos aos fatos. O que motiva a energia das estrelas uma reao TERMONUCLEAR ou de FUSO ATMICA. mais ou menos o processo inverso da BOMBA ATMICA ou das usinas ncleares, cujo princpio a quebra da estrutura do tomo. Aqui, o que acontece a formao do HLIO a partir do HIDROGNIO. No ncleo do Sol a temperatura de QUINZE MILHES de graus aproximadamente, e a altssimas presses. Apesar dessa reao ser muito energtica, ela no tem nada a ver com combusto. Ou seja, o Sol NO UMA BOLA DE FOGO. , na verdade, uma usina transformadora de matria em energia. Pra ns, o Sol parece firme e estvel, sempre l, a cada amanhecer. A estimativa de quatro a cinco BILHES DE ANOS para a sua existncia no passado - e igualmente no futuro - um nmero to grande que foge a qualquer referncia para a vida humana. Mas, ele est em constante transformao, produzindo energia e transmutando matria. Consumindo quatro bilhes de toneladas de HIDROGNIO por segundo. No interior de nossa galxia existem vrias estrelas semelhantes ao nosso Sol. Em outras galxias, a gente espera que existam estrelas mais ou menos parecidas com o nosso Sol. Mas, at agora no foram encontradas duas estrelas que tenham a mesma composio qumica, graas ao seu espectro. que o processo de formao das estrelas depende de uma infinidade de fatores, como o material original da nebulosa, e o seu desenvolvimento no interior das galxias depende de muitas situaes bem dinmicas. As estrelas chamadas SUPERGIGANTES podem ter at vrias centenas de vezes o raio do Sol. As ANS BRANCAS chegam a ter aproximadamente o dimetro da Terra, mas elas no so as estrelas menores que ns conhecemos. Existem as ESTRELAS DE NEUTRONS, com dimetro de at 20km. Elas foram previstas antes na teoria e s depois observadas na astronomia do invisvel, pelos radiotelescpios. Mais ou menos como nos telescpios visuais, nos RADIOTELESCPIOS ns conseguimos observar os espectros das estrelas. Os dados recebidos vo para os grficos, que os comparam com os padres obtidos em laboratrio. Assim, possvel entender um pouco da estrutura molecular dos constituintes de cada uma das estrelas e investigar as fases de evoluo estelar. Alm das ESTRELAS DE NEUTRONS, ou PULSARES, a radioastronomia ajudou tambm na identificao de estrelas VARIVEIS EXPLOSIVAS, estrelas novas que explodem em suas atmosferas, ou estrelas SUPERNOVAS que explodem em seus interiores. Tambm com os instrumentos da astronomia do invsvel, foram identificadas as estrelas GIGANTES MARRONS e as ANS NEGRAS. Alis, apesar do nome, a AN NEGRA no tem nada a ver com o BURACO NEGRO. A radioastronomia, claro, tambm ajudou na identificao dos tais BURACOS NEGROS. Todos estes corpos celestes - e muitos outros - so resultados das diferentes formas de evoluo estelar e, como ns j vimos, as estrelas evoluem da concentrao gravitacional de matria.

Portanto, a MASSA, que durante muito tempo foi considerada uma constante pela teoria de GRAVITAO UNIVERSAL, em nosso sculo passou a ser varivel, dependendo do referencial. E, segundo as idias da relatividade, hoje uma das chaves para o jogo evolutivo do universo. O HIDROGNIO a forma de matria mais simples e mais abundante que ns reconhecemos no universo. O Sol formado basicamente de hidrognio, como muitas outras estrelas. por isso mesmo que parece razovel utiliz-lo para estudar um modelo de desenvolvimento de todas as outras estrelas. Vocs se lembram, a msica estava parada... e todos esperavam o surgimento de uma nova estrela. Dependendo da massa da nuvem original e dos processos dinmicos, ao invs de apenas um GLBULO ter originado uma PROTOESTRELA, poderiam ter surgido duas ou mais, ou ainda poderia ter se criado apenas um glbulo e uma protoestrela completamente diferente da que originou o nosso Sol.

Nascimento do Sol

Mas, vamos voltar ao nosso modelo. Num dado instante o fenmeno da fuso nuclear comea e, como numa reao em cadeia, a estrela se acende... e quase imediatamente ela comea a se livrar da sua "placenta" estelar, da nebulosa que lhe deu origem. Isso a estrela faz com um "VENTO" intenso de partculas ionizadas, que arrasta a matria da nebulosa para fora. No caso do nosso Sol, resduos dessa nebulosa original acabaram formando discos de matria, que por ao gravitacional acabaram se concentrando. Falando de maneira sinttica, claro. E a deram origem aos planetas, satlites, cometas etc. Enquanto durar o equilbrio entre a produo de energia, a massa das partculas no centro da estrela e a presso gravitacional, a estrela permanecer em equilbrio. assim que o Sol se encontra nos ltimos cinco bilhes de anos aproximadamente, e s vai entrar em outro perodo de grandes transformaes dentro de outros tantos bilhes de anos. A hiptese de que o ncleo do Sol sofrer uma contrao, um adensamento, e que a temperatura tambm aumentar. Com isso, o restante do seu "corpo" vai aumentar de volume. O dimetro dele chegar a cerca de 25 milhes de km. bastante. Nesse momento, o Sol chega na fase de "GIGANTE VERMELHO". Bom... ns j no estaramos por aqui, nem os nossos descendentes. O Sol seria cerca de cem vezes mais luminoso, ou seja, a coisa tenderia a ficar bem quente. A temperatura superficial da Terra chegaria a cerca de 2.000 C!!! No modelo assumido atualmente, estima-se que a partir dessa expanso inicial ele vai entrar num movimento oscilatrio de contrao e expanso, similar ao de um tipo de estrela varivel. Por conta do jogo de gravidade "versus" produo de energia, as estrelas passam a processar elementos mais pesados, como carbono, oxignio, clcio e at ferro, atravs de outros tipos de reaes termonucleares. Em caso de estrelas que tm muito mais massa que o Sol, podem ocorrer exploses fazendo com que surjam elementos at mais pesados ainda, como o URNIO, por exemplo. E essas estrelas acabam se transformando em ANS BRANCAS, ESTRELAS DE NEUTRONS E BURACOS NEGROS. Depois de atingir esse nvel de expanso, o volume do Sol vai crescer a ponto de engolir as rbitas de MERCRIO e at mesmo da Terra. Aps alcanar a sua expanso mxima, o Sol vai comear a se contrair, vai diminuir de volume at se transformar naquilo que chamamos de AN BRANCA. As ANS BRANCAS tm uma densidade muito alta e tambm um volume pequeno, chegando ao volume da Terra, aproximadamente, o que para uma estrela bem baixo. A densidade de uma estrela dessas to grande que uma colherada de matria chega a pesar cerca de 100 mil toneladas, ou at mais. A temperatura superficial nessas estrelas pode variar entre 10.000 e 40.000 graus. Detalhe: a temperatura do Sol hoje de cerca de 5.000 graus na superfcie. As ans brancas, em funo das altas

temperaturas e presses, gastam suas energias transformando-se em estrelas conhecidas como ANS NEGRAS. Este ser provavelmente o caminho do Sol: tornar-se um astro frio e pequeno que s poder ser observado por algum tipo de radiotelescpio instalado em algum planeta em outro sistema solar, onde alguma vida inteligente reconhea as emisses eletromagnticas que viro do nosso Sol. Para evitar vises melanclicas para o destino do nosso Sol, bom lembrar que este modelo de desenvolvimento do Sol no pode ser encarado de maneira definitiva, pois ainda h muito o que aprender sobre as estrelas. Enquanto as viagens interstelares no chegam, a astrofsica s consegue olhar para elas. Olhar e pensar, atravs de telescpios, detectores de vdeo, chapas fotogrficas e computadores. Pra organizar essa observaes e desenhar uma espcie de mapa da evoluo estelar, foi idealizado um diagrama que relaciona as medidas de LUMINOSIDADE das estrelas, com as suas temperaturas superficiais. Detalhe: LUMINOSIDADE no exatamente o mesmo que BRILHO. LUMINOSIDADE a quantidade total de energia emitida pela superfcie total da estrela, por unidade de tempo. O DIAGRAMA HR, que leva o nome de seus idealizadores, os astrofsicos HERTSPRUNG E RUSSEL, representa, em um dos seus eixos, as "LUMINOSIDADES". E, em outro, as "TEMPERATURAS" superficiais das estrelas. No diagrama HR as estrelas so agrupadas em grandes blocos: as estrelas GIGANTES, as SUPER GIGANTES - a seqncia principal - e as ANS BRANCAS.

Diagrama HR

As estrelas passam a maior parte do seu tempo na SEQNCIA PRINCIPAL , gastando, processando o hidrognio. Isso acontece antes delas ocuparem as outras regies do diagrama. O Sol tomado como referncia nesse diagrama. Ele encontra-se na regio central e a sua luminosidade, por conveno, considerada como 1, e sua temperatura superficial na casa dos 5.500 graus. S para uma referncia, vamos indicar onde ficam nesse diagrama algumas estrelas bem conhecidas. ANTARES, da constelao do Escorpio, est entre as GIGANTES VERMELHAS, na parte superior direita do diagrama. Entre as estrelas azuis est SRIUS, que est no grupo das ANS BRANCAS, na parte inferior esquerda. O Sol uma estrela amarela e as cores das estrelas tambm tm a ver com esses agrupamentos e com as temperaturas superficiais. O Sol vai sair da seqncia principal s daqui a muito tempo, quando se iniciarem suas grandes transformaes, e estar mais ou menos prxima de SRIUS quando se tornar uma AN BRANCA. verdade que muito mais quente, mas muito menos luminoso. A fase de AN BRANCA, para o Sol, vai anteceder o seu fim. Olhando para o cu numa noite clara, um observador pode ver cerca de 2.500 estrelas a olho nu. Nos dois hemisfrios, a estimativa de aproximadamente 6.000 estrelas observadas. Por trs do fundo negro do cu, milhares, milhes, bilhes de estrelas esto produzindo energia e transmutando matria na nossa galxia e tambm em todas as outras. As estrelas so o sonho dos alquimistas... elas conseguem alterar a estrutura interna da matria. At mesmo metais como o prprio ouro so gerados nas estrelas. Mais valiosos que ouro so os elementos qumicos que nos formaram. O carbono do nosso organismo, o clcio dos nossos ossos, o oxignio que respiramos, enfim, tudo, vivo ou no, foi sintetizado no interior de alguma estrela. Isso talvez seja um milagre, to sensacional quanto a prpria vida. Afinal... as estrelas esto em ns.

1 - Para os alunos de 2 grau, particularmente no curso de Qumica, o programa sugere uma atividade em que se discuta como se formaram os elementos qumicos. Do hidrognio, as estrelas conseguem sintetizar elementos mais pesados. Como a fuso nuclear ? Qual a diferena entre a fuso e a fisso nuclear ? Porque se usa a fisso em vez da fuso nas usinas nucleares ? Como a

ENSINAR E APRENDER

desintegrao radioativa ? Quais os perigos de se usar energia nuclear na produo de energia eltrica ? Podemos descobrir em breve a fuso a frio ?

Do geocentrismo ao heliocentrismo
Alguma vez voc j deve ter se perguntado: "Como algum, olhando de uma praia para a linha divisria entre o cu e o mar, evidentemente arredondada, poderia pensar que a Terra era plana?" Tudo bem...a Terra poderia ser um disco, e, quando o barco chegasse l no "fim do mar", despencaria pelo universo numa grande cachoeira. Mas, o Homem navega h muitos milhares de anos e as mulheres dos pescadores sabem que os seus maridos desaparecem no horizonte e regressam dizendo que h "mais mar" alm do horizonte. Hoje vivemos num mundo em que as sondas espaciais enviam imagens incontestveis de que a Terra redonda. No somente ela, mas um bom nmero de corpos celestes.

Praia de Perube

O primeiro a considerar isso talvez tenha sido PITGORAS, no sculo VI antes de Cristo. claro que, na poca de PITGORAS, outros ainda consideravam a Terra plana, sustentada s vezes por seres mitolgicos. Hoje difcil imaginar a Terra fixa, no centro do universo. Mas, at os sculos XV e XVI, a Igreja e os que detinham a informao como forma de poder diziam que ns ramos o centro da criao. Quem pensava diferente corria srios riscos diante da inquisio. Hoje ns sabemos que a Terra faz parte de um sistema planetrio que tem movimento de rotao, movimento de translao em torno do Sol e muitas outras complicaes. verdade que a gente tem uma certa dificuldade de entender exatamente como tudo isso acontece. Desde o perodo medieval h uma srie de argumentos contra os movimentos da Terra que, se apresentados para alunos que esto comeando um curso colegial, tornam-se praticamente intransponveis. Sinta-se como um desses alunos diante de seu professor. Eu vou fazer o papel de advogado do diabo. Eu chego aqui e falo: "Nada de me enganar... a Terra t parada. Porque afinal de contas a Terra est parada ! Ou no...? Est girando? Como que voc me mostra que a Terra est girando? A passagem do dia e da noite prova de que a Terra est girando? Ento, eu chego para voc e falo assim: a Terra est parada, e todo o resto, incluindo o prprio Sol, est girando. Do nosso ponto de vista isto no possvel? Vamos imaginar ento que a Terra est girando. Se a Terra est girando, ela carrega consigo as rvores, os prdios, as pessoas, enfim, carrega tudo. A tem um pssaro em uma rvore. Quando v uma minhoca, ou melhor ainda, ele v um bichinho voando, ele sai da rvore e pega o bicho. Como ele consegue voltar par a mesma rvore se a Terra - a Terra toda - est girando, est levando a rvore consigo? Quando o pssaro sai da rvore, tudo vai embora. O pssaro pega o bicho e quando vai voltar... cad a rvore? Voc no acha que esse um bom argumento favorvel ao fato de que Terra est parada no centro do universo? ... ns ainda somos bastante GEOCNTRICOS... Mais do que isso, ns somos TOPOCNTRICOS. E justo pensar assim, porque o que ns sentimos vivendo na superfcie do planeta. Como o ar e o mar poderiam ficar parados na superfcie da Terra, como querem esses astrnomos enlouquecidos, se ela gira a mais de 1000 quilmetros por hora? Impossvel!... Impossvel, mas verdade: um ponto na superfcie do planeta, na altura do equador, gira em torno do eixo da Terra, em 24 horas, a aproximadamente 1700km/h. Voltemos nossa aula. Quer ver outro argumento forte que os geocentristas utilizavam?! Agora eu sou um homem do passado e vocs me dizem que a Terra est girando nessa velocidade toda. A eu dou uma risadinha, subo numa torre, pego a minha espada e a solto do alto da torre. Se a Terra estivesse girando, a minha espada ia parar l longe... mas no, ela cai ali mesmo, no p da torre. Sinal de que a Terra est parada,

no ? Bom... digamos ento que a gente pegou uma nave espacial e foi para a Lua. Estamos aqui na superfcie da Lua, olhando a Terra, bonita, se pondo na Lua. O que a gente v o movimento da Terra ou da Lua? Ser que l na Lua, a gente sente o movimento da Lua? Bom, ento est resolvido: o sistema LUNOCNTRICO!?!? A chegada do homem Lua foi um marco na mudana da viso cosmolgica, no pelo fato em si, mas pelo contexto em que ocorreu. Final da dcada de 60, perodo de grandes transformaes. A cincia e a tecnologia colocaram o Homem na Lua e ns, da nossa parte, mudamos nossa viso sobre o universo. Os astronautas na superfcie da Lua experimentaram instantaneamente uma nova noo de centro do universo. Olhar o cu da superfcie do nosso satlite mudar o tempo e retomar todas as perguntas que construram nossa viso cosmolgica. A Terra primeiro era plana, e em torno da dela giravam todas as estrelas fixas no cu. Os planetas tambm tinham seus movimentos prprios, independentes das estrelas. E, claro, o Sol girava em torno da Terra. Em alguns modelos existia um fogo intenso por fora de todo o sistema e as estrelas eram orifcios numa redoma celestial que revestia e protegia a Terra. E esse no era o nico modelo que considerava um fogo eterno no centro do universo. Imaginava-se que essa era a morada de ZEUS. Os planetas giravam ao redor do prprio Sol e a prpria Terra tambm. S que ns no veramos esse fogo central, porque havia uma ANTI-Terra sempre encobrindo a viso dos homens comuns. Como esses, outros tantos modelos foram surgindo, modelos que relacionavam imagens e movimentos e quase sempre a Terra no centro.

Modelo de universo - sc.VI a.c.

PTOLOMEU imaginou um sistema complicado de movimentos dos planetas em torno da Terra. Para ele, os planetas na verdade giravam em coisas chamadas "EPICCLOS", cujos centros se movimentavam em outros crculos chamados "DEFERENTES". Era uma complicao. Quem introduziu, entre outros claro, a idia do sistema HELIOCNTRICO foram GALILEU GALILEI e NICOLAU COPRNICO. COPRNICO pensou teoricamente um modelo, enquanto GALILEU partiu das observaes - com as primeiras lunetas - para a conceituao de um universo centrado no Sol. ... as estrelas ainda estavam l, fixas em algum ponto do cu, sem muitas explicaes. Satlites em torno de planetas, anis, planetas fazendo movimentos difceis de explicar... As coisas comeavam a mudar com a busca da liberdade de pensamento e a utilizao de novas tecnologias. Mas, ainda no sculo XVI, no era fcil explicar satisfatoriamente alguns eventos astronmicos, como eclipses e cometas. Alis, os cometas durante muito tempo foram considerados fenmenos da prpria atmosfera, algo como a aurora boreal, por exemplo. As coisas s foram se esclarecendo ao longo do tempo, mostrando que a histria da cincia no feita por heris que chegam com suas idias prontas e acabadas. As teorias vo se implantando aos poucos, com a contribuio de muitos. Por exemplo, at o sculo XVIII s se conheciam 6 planetas. Pela ordem: MERCRIO, VENUS, Terra, MARTE, JPITER E SATURNO. Depois foram descobertos URANO, NETUNO E PLUTO. PLUTO, alis, um planeta descoberto apenas neste sculo. As transformaes na cosmologia e na cincia no se do de forma linear. Ao contrrio, fluem e refluem ao sabor das presses sociais e da evoluo tecnolgica e "insights" individuais. Muito antes que uma luneta poderosa identificasse PLUTO, JOHANNES KEPLER definia as rbitas dos planetas e NEWTON as leis da GRAVITAO UNIVERSAL. A evoluo da ptica na construo de instrumentos possibilitou ao astrnomo EDMUND HALLEY a identificao das caractersticas dos cometas, e a WILHEN HERSCHEL o descobrimento do planeta

URANO, alm da introduo da idia de sistemas estelares, que modernamente ns chamamos de GALXIAS. Discutir se foram os instrumentos os responsveis pela evoluo na cosmologia, ou se essa que exigiu a evoluo dos instrumentos, uma longa discusso. Mas as teorias exigiam equipamentos sofisticados para sua comprovao, e os novos instrumentos abriam espao para novas teorias. Foi assim com a diferenciao entre Nebulosas e Galxias, a descoberta de asterides e novos planetas. Foi assim com o grande telescpio do MONTE PALOMAR, que permitiu a EDWIN HUBBLE a construo da teoria de um universo EM EXPANSO, estimando em 18 bilhes de anos o tempo decorrido desde o BIG BANG. O centro de tudo deslocava-se definitivamente do nosso prprio umbigo para um ponto indeterminado no cosmos. EDWIN HUBBLE estava observando as galxias e percebeu que elas se distanciavam umas das outras. Posteriormente, comeou-se a perceber que tudo no universo est se distanciando e, portanto, em algum momento do passado toda a matria do universo deve ter estado reunida em algum ponto. O nosso professor tem uma boa imagem pra ilustrar o conceito. Se as galxias fossem pontinhos na superfcie de uma bexiga, medida que voc fosse inflando a bexiga, medida que ela fosse crescendo, os pontinhos estariam se distanciando. Eu sei...voc um bom observador e j percebeu que nesse exemplo os pontinhos da bexiga esto aumentando de tamanho. Mas isso no acontece no universo... as galxias no se expandem, elas funcionam como moedas coladas nossa "bexiga-universo". Ou seja, no so as estrelas que esto se afastando umas das outras, mas sim as galxias. claro que o universo no uma bexiga. No uma pelcula se esticando. Talvez d pra imaginar uma infinidade de bexigas, pra dentro e pra fora da nossa bexiga, com moedas coladas. E ento voc me pergunta: ONDE EST O CENTRO? E eu te devolvo a seguinte pergunta: NA SUPERFCIE DA BEXIGA, QUAL O CENTRO DA EXPANSO? No tem centro, a superfcie toda est se expandindo. As galxias todas esto se distanciando uma em relao s outras. Essa a idia que est por trs do modelo de um universo que se expande em 3 dimenses, ou at em 4 dimenses. Pensar o Cosmos pensar em si mesmo da maneira mais abrangente possvel. Os egpcios imaginavam o universo como uma grande caixa retangular sobre o Nilo. Os gregos procuravam um princpio formador do universo. J no nosso sculo, quando os referenciais eram considerados obsoletos, ALBERT EINSTEIN e outros fsicos chegaram a teorias modernas, como a teoria DA RELATIVIDADE ESPECIAL, por exemplo, que trata dos referenciais, ou a teoria GERAL DA RELATIVIDADE, que faz a ligao entre a geometria e a fsica. A teoria QUNTICA explica a microfsica das relaes de partculas. Essas teorias apontam para a unificao entre campos aparentemente dspares do conhecimento. Universo aberto, fechado, estacionrio, em expanso . . . essa multiplicidade de idias, antes de criar confuso, a demonstrao da busca constante do homem por suas origens e sua posio no universo. As observaes recentes mostram que nem todas as galxias participam do movimento uniforme de expanso, ilustrado pela bexiga inflada e pelas moedas coladas, o que sugere muitas hipteses como, por exemplo, vrios BIG BANGS originando o universo conhecido. Os centros esto mudando o tempo todo. As sondas espaciais enviam permanentemente imagens e informaes que exigem novas teorias. O telescpio HUBBLE, por exemplo, ainda est apenas iniciando sua vida til e j tem muitas novidades. As surpresas no param e este programa seria infinito, como infinita a nossa curiosidade sobre o universo.

Edwin Hubble

1 - Novamente estamos diante de um programa que a prpria atividade. Ou melhor, uma srie de atividades que podem ser melhor exploradas quando desenvolvidas em separado. Por exemplo, a "brincadeira" do passarinho saindo da rvore, ou a "histria" do cientista do passado que joga um objeto do alto da torre podem provocar um bom debate em classe, encaminhado pelas seguintes questes: - existe algum centro para o universo ? - at que ponto estamos convictos de um sistema heliocntrico ? 2 - Na mesma linha, a idia da bexiga pode servir como estmulo para a criao de outros "modelos" para o universo, segundo a teoria do Big Bang. A feira de cincias pode ser um bom espao para a troca das experincias e debates.

ENSINAR E APRENDER

Os Mistrios do Universo

curioso como a gente percebe a natureza, aparentemente calma, visualmente tranqila, mas fervilhando em partculas, energia, matria e movimento. Fazer parte dessa paisagem, olhar para o cu e sentir-se dentro dele, motivo mais que suficiente para comear a fazer perguntas e entrar num ciclo interminvel de respostas que geram perguntas, que querem respostas, que apontam mistrios que existem para ser desvendados. O universo est cheio deles.

Jardim Botnico

A primeira sensao de que h uma ordem em tudo isso. E foi pensando assim que os gregos associaram a palavra "cosmo", que quer dizer ordem em grego, idia de universo. E toda a evoluo do conhecimento, principalmente no ocidente, se d na tentativa de entender e explicar essa ordem. Olhar para o cu ou para a Terra s uma opo... a ordem deve estar em todas as partes. As pesquisas sobre ns mesmos e o nosso planeta j avanaram bastante, mas ainda restam muitas indagaes. Se assim com o que est prximo de ns, justo avaliar o quanto h pra ser desvendado no universo. Hoje ns sabemos que toda a energia consumida e transformada na Terra tem origem nas reaes termonucleares do Sol, e que as substncias de que somos feitos e que nos envolvem muito provavelmente tm origem no processo de evoluo das estrelas. Mas, essa uma noo recente. Foi s no final do sculo XVIII que surgiu a idia de galxia, mas mesmo assim muita gente pensava que as estrelas da VIA LCTEA eram todo o universo. Havia no cu dos telescpios do sculo XVI umas nuvens que pareciam poeira estelar ou coisa parecida, e foi s com a instalao de instrumentos mais potentes, j em 1925 , que a astronomia pde identificar as estrelas gravitando nos diferentes formatos das galxias . Enquanto o estudo do cu mais prximo permitia definir melhor a estrutura da VIA LCTEA, a observao do cu de fundo apresentava centenas, milhares de novas galxias. Novas "ilhas-universo" apareciam a dezenas de milhares de anos-luz, cada uma com bilhes de estrelas. Atravs dessas descobertas, foi possvel realizar clculos para testar as teorias sobre a origem, idade e destino do universo. As galxias estavam se afastando umas das outras, confirmando um universo em expanso. A medio da velocidade de afastamento das galxias permite estimar a idade provvel do universo. Hoje em dia, o tempo aceito para a existncia do universo est entre 15 e 20 bilhes de anos. E, quanto mais se avana nas teorias e nas estimativas, mais mistrios aparecem. Um desses paradoxos se refere aos AGLOMERADOS GLOBULARES, que so agrupamentos de estrelas que giram em torno da maioria das galxias e que podem conter desde algumas dezenas de milhares at vrios milhes de estrelas . O problema que eles parecem ser mais velhos que as galxias, ou mais antigos que o prprio universo . Utilizando os mesmos mtodos de datao adotados para as galxias, os aglomerados globulares chegam a indicar 25 e at 30 bilhes de anos de idade. As estrelas mais brilhantes dos aglomerados so gigantes vermelhas e supergigantes. Alguns tericos acreditam que os aglomerados globulares foram as unidades formadoras das galxias nos primeiros momentos de criao do universo. Parece, no mnimo, um contra-senso pensar que alguma coisa possa ser mais antiga que o universo. Mas, para onde nos leva o exerccio da busca de nossas origens. Contra-senso ou no, os AGLOMERADOS esto a e alguns deles so visveis at a olho nu.

O aglomerado identificado como NGC 5139 visualizado como MEGA da constelao do CENTAURO, apesar de estar a cerca de 17 000 anos-luz de ns. que ele tem um dimetro aproximado de 300 anos-luz e deve conter por volta de um milho de estrelas. Longe do alcance da vista desarmada - e ainda mais envolvidos em dvidas - esto os QUASARES. Poderosas fontes de energia concentrada em relativamente pequenas pores de espao, os QUASARES continuam desafiando os astrofsicos.

Aglomerado ocular

Inicialmente, os QUASARES foram identificados como estrelas azuis. Foi a radioastronomia que permitiu a definio de algumas das caractersticas desses corpos celestes. Eles tm um centsimo do dimetro de uma galxia, mas possuem luminosidade variando entre 100 e 1000 galxias, isso considerando as vrias freqncias do espectro eletromagntico . Alguns deles so os objetos celestes mais distantes que conhecemos, encontrados a 14 ou 15 bilhes de anos-luz de ns. Talvez eles tenham sido testemunhas vivas dos primeiros tempos do universo. Hoje, j so conhecidos mais de 3 000 "QUASI STELLAR ASTRONOMICAL RADIOSOURCES", que a expresso que deu origem palavra QUASAR. Os QUASARES podem ser etapas de evoluo das GALXIAS ou, segundo algumas teorias, podem ser uma espcie de "sada" de BURACOS NEGROS. Ao contrrio das estrelas, os quasares no produzem energia como resultado tpico de reaes termonucleares, e por isso as teorias sobre o "funcionamento" dos quasares fazem uma possvel vinculao entre eles e os NCLEOS ATIVOS DE GALXIAS. A partir da, os modelos se baseiam na idia da acreso de matria, quer por contrao de estrelas massivas, quer por atrao de um buraco negro. Isso tudo fica muito misterioso porque, para se explicar um mistrio, acabamos usando outros mistrios ainda mais intrincados. Afinal, estamos falando de eventos ocorridos h 14, 15 bilhes de anos. Todas essas hipteses se sustentam numa grande teoria geral de origem e destino do universo conhecida como "BIG BANG" ou "GRANDE EXPLOSO". Era uma vez... e toda a matria, tudo o que conhecemos ou no, devia fazer parte de algo to pequeno quanto as menores partculas que conhecemos. Nosso universo era ento alguma coisa muito densa e inacreditavelmente pequena . Espao e tempo no existiam. O que ocorreu ento, no instante da grande exploso ? Essa tem sido a pergunta que fsicos, astrofsicos e cosmlogos - tericos ou no - tentam responder nos laboratrios, nos computadores e nas observaes astronmicas. Os modelos mais aceitos sugerem que as primeiras entidades a se diferenciar no universo foram as FORAS DA NATUREZA. Primeiro a GRAVIDADE.

Modelo do Big-Bang

A seguir a "FORA FORTE", que a energia responsvel por manter os ncleos atmicos coesos. Os tomos ainda no existiam nesse "perodo" do universo em formao, mas a fora que os manteria unidos j existia, j era uma entidade individual . Ns estamos lidando com fraes de 10 -43 de segundo, como se tudo estivesse ocorrendo quadro a quadro, numa supercmera lenta. Ento teria ocorrido uma imensa e rapidssima expanso, na qual o universo teria ocupado muito mais espao do que viria a ocupar nos 5 bilhes de anos seguintes. Esse evento recebeu um nome bem conhecido de ns, brasileiros: "INFLAO". Mas os "planos" do universo so muito mais eficientes que os nossos e a INFLAO DO BIG BANG retroagiu instantaneamente. Aps a grande contrao, teriam surgido os QUARKS e ANTIQUARKS, que so consideradas hoje em dia as menores constituintes da matria. Como d pra imaginar, QUARKS e ANTIQUARKS se anulam no contato, mas aproximadamente um a cada bilho de pares conseguiu sobreviver para se combinar e formar a matria como ns conhecemos.

Agora o ELETROMAGNETISMO que se torna entidade independente transitando entre partculas carregadas negativa e positivamente, transportado pelos FTONS. Na seqncia, quem se separa a chamada "FORA FRACA", que , a grosso modo, a energia responsvel pela organizao do movimento dos eltrons em torno dos ncleos atmicos. S ento comeariam a se formar o que viriam a ser os tomos. Viria ento um longo perodo de dominao da energia entre 10-32 segundos aps o BIG BANG e os 3 000 primeiros anos de vida do universo, quando, e s ento, pelo esfriamento geral do universo, a matria passou a predominar. O universo s vai ficar parecido com o que ns vemos hoje uns 300 000 anos depois, quando ele se torna transparente e o esfriamento suficiente para que a energia eletromagntica se separe definitivamente da matria. As galxias s comearam a se formar depois de 200 milhes de anos do big bang e continuam, desde ento, em contnua expanso. Quando a gente mergulha nos detalhes desses modelos a coisa parece complicada, mas em linhas gerais o BIG BANG uma hiptese simples: num dado instante, o universo nasce a partir de uma grande exploso e segue se expandindo at a configurao atual. Talvez por isso ela tenha sido aceita com facilidade por vrias vertentes da cincia e at pela Igreja, que via a cosmologia identificar o instante da criao. Mas, faltava a comprovao observacional. E ela veio com mais uma magnfica interveno do acaso . Alis, a radioastronomia mestre nessas coisas desde suas origens. Ajustando uma antena para acompanhamento de um satlite, os radioastrnomos ARNO PENZIAS e ROBERT WILSON, dos laboratrios BELL, descobriram um rudo de fundo que parecia um defeito. Eles desmontaram o equipamento, espantaram uns pombos que tinham feito seus ninhos por ali, e o sinal constante permanecia. Fizeram ento um relatrio sobre o "defeito", que acabou caindo nas mos de astrofsicos e cosmlogos. A grande descoberta foi anunciada. Aquele rudo era a RADIAO REMANESCENTE do BIG BANG. Em 1965, um equipamento na Terra sintonizava uma espcie de "eco" eletromagntico do momento da criao, que se espalha por todo o universo em radiao de microondas equivalente a 3 Kelvin.

Depois desse primeiro achado casual, centenas de outras medies confirmaram a radiao de fundo . Inclusive o satlite COBE em 1992, que, alm de confirmar a presena do fundo de microondas, detectou nele ondulaes que representam estruturas de concentrao da matria primordial do universo.

O BIG BANG entusiasmava a todos no s pela possibilidade de explicar as coisas, mas tambm pela srie de novos desafios que ele lanava. Por exemplo: para que as contas da teoria confirmem um universo fechado, que vai se expandir at um determinado limite e ento passar a se contrair, h a necessidade de uma "x" quantidade de matria. Toda a matria que ns conseguimos detectar no universo, estrelas , galxias , nebulosas , quasares, tudo , mas TUDO MESMO que conhecemos, representa aproximadamente 1% do total da massa necessria. E mais: h tericos que afirmam que as galxias, por exemplo, no se sustentam se no estiverem envolvidas por uma grande quantidade de matria, que como ns no conseguimos detectar, ficou conhecida como "MATRIA ESCURA". um belo desafio saber que temos 99% do universo para compreender. Outra feio da teoria nascida das equaes de EINSTEIN que, apesar de ainda encontrar opositores, ela teve o condo de unificar duas reas aparentemente dspares: astronomia e FSICA DE PARTCULAS. Uma se ocupa das manifestaes macroscpicas da natureza, as galxias, os aglomerados de galxias etc.

A outra se incumbe de operar na rea do infinitamente pequeno, as partculas sub-atmicas constituintes da matria. Nas ltimas dcadas, a grande batalha dos pesquisadores tem sido procurar uma maneira de desenvolver uma linguagem comum que permita a unificao em busca de modelos mais adequados ao que conhecemos das manifestaes da natureza. Em ACELERADORES de PARTCULAS como o instalado no campus da USP em So Paulo, os fsicos testam modelos para o "funcionamento" de estrelas e pesquisam a estrutura atmica buscando os caminhos que o big bang percorreu para a gerao da matria. Um ACELERADOR de PARTCULAS uma espcie de lanador de partculas que projeta um feixe orientado para percorrer uma linha onde so acelerados por eletro-m. Tudo se resume em fazer as particulas se chocarem de maneira controlada contra anteparos especialmente escolhidos para os diversos tipos de experimentos.

com mquinas assim que os astrofsicos testam as ocorrncias imaginadas para quando o universo tinha apenas um minuto de idade, como a unio de PRTONS para a formao de HLIO ou a porcentagem de materiais leves em dado instante da evoluo do BIG BANG. So pesquisas como essas que podem encontrar os caminhos para a deteco da matria escura, dos 99% desconhecidos do universo. Acelerador de partculas - USP Os mistrios nascidos da mente dos cosmlogos tericos no param por a. E entre eles talvez o mais instigante seja o da SINGULARIDADE, ou BURACO NEGRO. Em matemtica, uma singularidade o que acontece quando se divide algo por zero. A resposta infinita, indefinida. A SINGULARIDADE aparecia nas previses da RELATIVIDADE GERAL, indicando que poderia haver regies no universo onde as leis da fsica no eram vlidas. Regies onde matria e energia e at mesmo o espao e o tempo eram destrudos ou criados. Em tese, um excesso de matria pode provocar um irreversvel colapso sobre si mesma, arrastando tudo o que estiver dentro ou prximo do horizonte de eventos. Ainda em tese, a idia da SINGULARIDADE ou do BURACO NEGRO vlida para qualquer forma de concentrao de matria. Tanto para uma estrela muito massiva, como para todo o universo. Os fsicos podiam inventar a idia da singularidade, mas apenas a natureza poderia criar um buraco negro. Restava encontr-lo. Em 1970, um satlite projetado para detectar emisses de RAIOS X observou um sistema duplo na constelao de CYGNUS, onde astrnomos pticos encontraram uma estrela supergigante brilhante e azul que estava girando em torno de um objeto invisvel a cada seis dias, aproximadamente.

Buraco Negro

Aps dcadas de teorias e incertezas, CYGNUS X-1 estava ali, a "apenas" 6000 anos-luz, ainda dentro da nossa galxia. Os buracos negros estavam no mundo. O que haveria do outro lado de um buraco negro? A singularidade que deu origem ao big bang pode ser o avesso de um buraco negro? No para responder a nenhuma dessas questes, mas para pr mais lenha da fogueira do universo, vale a citao de um pensamento do astrnomo ingls ARTHUR STANLEY EDDINGTON, contemporneo de EINSTEIN : "ENCONTRAMOS UMA ESTRANHA PEGADA NA ORLA DO DESCONHECIDO. DESENVOLVEMOS TEORIAS PROFUNDAS, UMA APS A OUTRA, PARA EXPLICAR SUA ORIGEM. POR FIM , CONSEGUIMOS RECONSTRUIR A CRIATURA QUE FEZ A PEGADA. E, ORA VEJAM! ELA NOSSA PRPRIA PEGADA ".

1 - Uma atividade que integra Cincia com Educao Artstica a explorao das metforas propostas pelo programa para os mistrios astronmicos. Por exemplo, a vitria-rgia que se transforma numa Galxia. 2 - Dvidas que parecem intransponveis podem encontrar respostas em fontes aparentemente simples, como enciclopdias, livros, revistas e pessoas especializadas. As universidades, as sociedades de pesquisa e ensino, os planetrios tm, na sua maioria, servios de atendimento para alunos e professores. Nossa lista de endereos um ponto de partida.

ENSINAR E APRENDER

A Vida no Universo
VOC J VIU UM OVNI ??? Eu? ...Eu no ! E voc ? Seria muito curioso... Mas ser que isso o que interessa?

So centenas de fotografias e depoimentos acompanhados de fantasias e teorias que tentam comprovar que ns no somos solitrios no universo. O fato que quem trabalha com astronomia acaba tendo de responder muitas vezes curiosidade sobre extraterrestres, discos voadores etc. Observatrio do IAG (USP) que a maioria pensa que os astrnomos ficam o tempo todo olhando para o cu. Mas, no bem assim. O olhar do astrnomo est treinado para observar atravs de lunetas ou telescpios muito sofisticados. As estrelas so estudadas por chapas fotogrficas e, mais atualmente, nas telas dos computadores. Hoje, a astrofsica se faz muito mais em salas equipadas com poderosas estaes de computao e as imagens so obtidas por instrumentos que olham para pedacinhos mnimos do cu... Coisa de milsimos de segundo de arco. Portanto, os astrnomos no so as pessoas mais credenciadas para testemunhar a presena de possveis naves aliengenas. H, evidentemente, um grande interesse cientfico pela investigao das possibilidades de vida no universo. Os softwares usados na astrofsica, por exemplo, adotam padres de cor para localizar nas estrelas elementos qumicos como a gua , carbono, clcio etc... que fazem parte da nica forma de vida que conhecemos... a nossa! O QUE VIDA ??? No existe uma definio universal do que seja vida. As estrelas so verdadeiras usinas transformadoras da matria, dando origem a uma infinidade de elementos e combinaes de partculas e energia. Aqui na Terra, essas combinaes resultaram na imensa variedade de formas de vida com a qual nos relacionamos. A vida na Terra se d num equilbrio instvel entre as diferentes formas de captao e consumo de energia. Os seres vivos de grande complexidade dependem de estruturas elementares que variam de organismo para organismo, podendo at sozinhas representar um ser vivo. Essas relaes de troca entre os seres vivos s puderam ser estudadas com o invento e a utilizao de microscpios. E, no por coincidncia, os microscpios so contemporneos das lunetas... Eles surgiram no sculo XVI, que marca a "conquista" do macrocosmo e do microcosmo. As estruturas elementares da vida dependem de reaes qumicas que envolvem os mesmos tomos que foram sintetizados nos processos de nucleossntese que ocorrem nos interiores estelares. Ou seja, a vida, como ns a conhecemos, no s depende da energia das estrelas como s pode se originar enquanto resultado da evoluo estelar. SOMOS FILHOS DAS ESTRELAS! Parece poesia, mas uma afirmao verdadeira que pode ser generalizada para: "a vida contm e contida pelas estrelas". Esse pode ser um forte argumento favorvel existncia de vida em outros lugares do universo. "VOC J VIU UM ET ?" Eu no vi !

E tambm no houve um contato claro, aberto a todos, com outra forma de vida, para que a comunidade cientfica pudesse reavaliar seus conceitos sobre a vida. Por enquanto, continuamos trabalhando com o que temos, e sobre o que ainda temos muito o que aprender. Aqui na Terra os seres vivos crescem e se mantm segundo seus metabolismos baseados em estruturas construdas a partir dos tomos de carbono associados ao nitrognio, oxignio e hidrognio, principalmente.

ET

Os seres vivos, como ns os conhecemos, devem poder se reproduzir e passar aos seus descendentes suas caractersticas . Isto se d atravs de um cdigo que tambm deve ser capaz de transmitir as mutaes que os organismos vivos sofrem para se adaptar s condies do meio ambiente. Essa evoluo biolgica foi e continua sendo a chave para a permanncia da vida, por exemplo aqui na Terra. Esses critrios se referem s condies atuais da vida na Terra. Se quisermos avaliar as hipteses de vida no universo, temos de pensar nas condies em que ela surgiu aqui na Terra. Como seria a Terra quando a vida comeou ? Enquanto a Terra e o homem estavam no centro do universo, as coisas eram mais simples. Em seis dias estava tudo resolvido, e dava at pra descansar sem problemas. Mas, quando a curiosidade e a investigao conseguiram se livrar das fogueiras e as luzes das estrelas puderam penetrar nos telescpios e espectroscpios, eles apontaram para uma "criao" muito mais complexa e cheia de surpresas... A vida na Terra s deve ter sido possvel depois de 4 milhes de anos de sua formao, quando as coisas j estavam mais calmas nessa regio do sistema solar. E de l at aqui j se vo mais de... anos. O que se supe que, naqueles tempos, havia uma grande incidncia de descargas eltricas, em funo at da composio da atmosfera, que se estima fosse uma mistura de metano, hidrognio e amnia, com vapor de gua em equilbrio com gua lquida em ebulio. Reproduzindo em laboratrio uma situao como esta, e ainda fazendo essa mistura passar por uma cmara de resfriamento para simular um "oceano primitivo", aps uma semana contnua de experimento rigorosamente controlado... "Zass" !

Atmosfera primitiva

A anlise da gua desse "oceano primitivo" detectou a presena de aldedos e cidos orgnicos simples, como cido ltico, por exemplo. J seria um comeo, uma prova experimental da sntese de compostos orgnicos sem a ao de organismos vivos. claro que esse s um experimento realizado para testar uma teoria e, portanto, no esgota o assunto. Mas a idia mais aceita atualmente, e a que est sendo adotada como um dos padres para a pesquisa sobre vida extraterrestre. H outras teorias sobre a origem da vida na Terra que tambm podem ser aplicadas para outros lugares no universo. Segundo uma dessas idias, a vida teria aparecido na Terra atravs de substncias vivas originadas fora da Terra. Essas substncias teriam sido trazidas ao nosso planeta atravs de radiaes csmicas, ou pegando uma "carona" em meteorides, asterides ou cometas, que teriam se chocado com a Terra. Inicialmente isso pode parecer extico demais, e nos colocaria na condio de descendentes de vida extraterrestre. Mas, anlises recentes de meteoritos e observaes da radioastronomia comprovaram a presena de molculas interestelares. Um cometa ou qualquer corpo cado na Terra h milhes de anos pode ter sido o responsvel pela existncia de vida por aqui. "OS DISCOS VOADORES EXISTEM ?"

Eu no sei ! Ainda no vi nenhum... E ser que isso o que importa? Essas teorias de que ns estvamos falando se referem a microestruturas, sugerem hipteses para o surgimento da vida... Da a considerarmos a existncia de vida inteligente, e ainda por cima capaz de criar naves equipadas para viajar milhares de anosluz para chegar at ns, vai uma grande distncia.

ET

No que isso no seja possvel, e que os milhares de contatos de primeiro, segundo, terceiro e quarto graus no tenham sido vivncias fascinantes. Mas o fato que esse tem sido um terreno frtil para as especulaes de m f, que se aproveitam da polmica para promover a confuso, aumentando a incerteza daqueles que, como qualquer um de ns, gostaria de responder a uma elementar e magnfica pergunta: estamos ss ? A fico usou e abusou da imagem desde o incio da Guerra Fria, criando paralelos entre o aliengena destruidor e dominador com a invaso de ideologias indesejveis ao mundo ocidental, at a mistificao de monstros do inconsciente. Essa etapa felizmente parece ter sido superada. SPIELBERG deu a todos um ET que revive flores e controla a gravidade, ao menos no caso das bicicletas. Pelo menos ele no um daqueles marcianos verdinhos que invadiam cidades, ou um dos monstros venusianos que raptavam donzelas. MARTE pareceu por muito tempo o candidato mais provvel a abrigar vida no sistema solar. E o curioso que tudo comeou com um erro de traduo. O astrnomo que observou pela primeira vez as rugosidades de Marte era um italiano, que as definiu como "canale" em italiano. Na traduo as rugas se transformaram em canais, e a a imaginao voou. J apareceram marcianos construindo aquedutos e reservatrios para um sistema de irrigao planetrio. verdade que Marte possui calotas polares, s que com gelo de CO e uma pequena parte de gelo de gua. As diferenas de temperatura em Marte so bem altas e esse gelo praticamente no se liquefaz, passando diretamente para o estado gasoso. Portanto, no h o que "correr" por esses supostos canais. Essa celeuma toda em torno dos canais e da gua em Marte ocorre porque a gua, ou algum solvente de outra espcie, considerada condio necessria para a vida, segundo ainda os nossos padres. Vrias sondas fotografaram Marte e no encontraram sinais de vida. As VIKING 1 e 2 pousaram no planeta em 1976 e os testes no identificaram formas vivas nem na atmosfera, nem em amostras do solo. Mas as pesquisas continuam porque, entre outras coisas, Marte faz parte de uma regio do sistema solar conhecida como ECOSFERA ou zona biotermal, onde as temperaturas e a distncia do Sol podem ser consideradas apropriadas para o desenvolvimento da vida. Essa regio compreende as rbitas de MARTE, a Terra, claro, e a rbita de VNUS. Temos aqui um outro alvo constante da fico. VNUS, alm de ter dimenses prximas s da Terra, tem uma atmosfera que resulta azul nas fotos de sondas e telescpios. Mas exatamente a que reside um dos fatores que dificultam a presena de vida por l. A atmosfera de Vnus muito mais densa do que a nossa, e constituda basicamente de CO. Ela permite a passagem das radiaes infravermelhas, mas reflete o calor emitido do planeta. Isso eleva a temperatura na superfcie a mais de 400 graus. Assim no h vida "que agente". Vrias sondas j passaram por VNUS e pousaram no planeta, e no mandaram nenhum registro de vida que suportasse esse calor todo. Daria pra pensar tambm na dificuldade dos animais venusianos para respirar o chamado gs carbnico de sua atmosfera. Mas isso no seria impedimento para alguns organismos que at dispensam a atmosfera para viver. MERCRIO j tem uma atmosfera muito tnue, que praticamente no filtra as radiaes do Sol que em muitos casos so nocivas vida. Alm do mais, ele est muito prximo da nossa fonte de energia e sua temperatura atinge nveis insuportveis para a vida como ns podemos investigar. Pensar na vida em planetas gasosos como JPITER, SATURNO e NETUNO j fica bastante

complicado. Tanto pela ausncia de uma superfcie definida, como pela instabilidade de suas condies internas. Alm do mais, eles esto muito longe do Sol, convivendo com temperaturas muito abaixo dos padres para a vida. H ainda algumas hipteses para a presena de alguma forma de vida em TITAN, satlite de SATURNO, o nico do sistema solar que tem atmosfera. Mas, as condies de temperatura por l no so nada propcias. PLUTO praticamente um satlite... Definitivamente, os candidatos para abrigar vida no sistema solar so os planetas da ecosfera. E nos outros sistemas planetrios ? As dvidas so muitas, a comear pelo fato de que somente agora comeamos a detectar de maneira precria a presena de planetas gravitando em torno de outras estrelas. que os planetas so muito pequenos em relao s estrelas. Por exemplo, se JPITER - o maior planeta do nosso sistema estivesse girando em torno de ALFA DO CENTAURO, que o agrupamento estelar mais prximo de ns, ele seria praticamente invisvel mesmo para os mais potentes telescpios. Por enquanto, as suposies ficam ainda por conta da matemtica. So cerca de 100 bilhes de estrelas s na nossa galxia. Dez por cento delas so parecidas com o Sol, o que resulta na estimativa de 10 bilhes de sistemas planetrios. Se um em dez possuir planetas com suportes de vida razoveis, assumindo que a vida neles possa persistir por milhes de anos, como o caso da vida na Terra, teremos milhes de planetas com vida na nossa galxia nesse momento. Mesmo com perspectivas pessimistas, somos obrigados a acreditar que a vida um fenmeno comum na galxia, e possivelmente no universo. Essas estimativas matemticas esto se referindo a qualquer tipo de organismos vivos, desde microorganismos at a vida inteligente. Para avaliar as hipteses de vida inteligente os critrios so ainda mais subjetivos, at porque h muitas incertezas sobre o processo de estabelecimento da vida inteligente aqui na Terra. A busca por vida inteligente envolve todas essas questes anteriores e mais a possibilidade do desenvolvimento de um sistema de comunicao que, no mnimo, tenha alcanado o mesmo grau que o nosso. Isso estimando que o caminho tecnolgico escolhido por outras formas de vida inteligente tenha sido parecido com o nosso. Voltando s estatsticas, os clculos mais otimistas chegam a um valor aproximado de 125 000 civilizaes em condies de comunicabilidade na nossa galxia. O nmero parece animador, mas h crticos veementes de ambos os lados. No h outra sada se no investigar, e as distncias interestelares so imensas. Os projetos nessa rea buscaram a maneira mais rpida de transmitir informaes que ns conhecemos, as ondas de rdio. Mesmo assim, h de ter bastante pacincia. Imaginando ainda um possvel planeta em torno de ALFA DO CENTAURO, uma onda de rdio emitida a partir da Terra, velocidade da luz, levaria quatro anos e pouco pra chegar at l. Ao receber a mensagem emitida e compreender o seu significado, uma suposta civilizao poderia enviar uma resposta. Digamos que no fossem "burocrticos" e entendessem a emergncia da busca por vida no universo. De qualquer modo a resposta demoraria outros tantos quatro anos e pouco para chegar at ns. Ou seja, os projetos de comunicao extraterrena exigem muita dedicao e infra-estrutura. O pior que h previses pessimistas que falam de civilizaes em estgio de comunicabilidade num raio de 1000 anos-luz. Como as viagens espaciais a distncias dessa ordem ainda permanecem no terreno dos planos, o jeito tentar as ondas de rdio.

o que se tem feito desde os fins da dcada de 50 com vrios projetos, entre os quais talvez o mais completo seja o META, iniciado em 1985 e que conta com a colaborao da NASA e de outras instituies de pesquisa, inclusive com um radiotelescpio de 30m instalado em LA PLATA, ARGENTINA, para cobrir o cu do hemisfrio sul.

E como no se pode perder oportunidades, as sondas espaciais que abandonam o sistema solar levam consigo imagens e sons da Terra, com indicaes da origem e dos criadores dessas mquinas.

Muitos temem a possibilidade real de comunicao entre ns e outras civilizaes inteligentes. realmente difcil avaliar o que poderia acontecer, e a fico que est mais vontade para desenvolver o tema. As conseqncias so imprevisveis, e o fantasma da invaso continua rondando a parania dos que ampliam seus limites invadindo territrios. Particularmente o assunto me deixa com vontade de pagar pra ver. ET

Vir um "ditador sideral" para esmigalhar nossa cultura? Seremos como ndios do "velho" novo mundo, subjugados pelos seres de tecnologia superior ? Ou seremos dignamente tratados... Como no tratamos nossas culturas menos tecnolgicas? Para passarmos a ser tratados como membros da galxia, precisamos respeitar todas essas culturas. E, na procura dos que esto pelo espao, talvez nos encontremos. A resposta est em ver, escutar o espao e sobretudo a ns mesmos.

ENSINAR E APRENDER
1 - Esse programa pode ser o incio de uma discusso estimulante e atual que envolve a vida no universo, na sua expresso mais ampla. Complementando atividades desenvolvidas em programas anteriores - sistema solar, evoluo estelar etc - esse captulo sugere uma atividade recomendada para as turmas de 2 grau, que emprega, de um lado, conhecimentos das reas de Cincias (Fsica / Qumica / Biologia) que podem apontar os caminhos do desenvolvimento da vida, e de outro, das reas de Humanidades (Histria / Geografia / Filosofia) que podem encaminhar a discusso para os impactos que as novas descobertas nessa rea possam causar na nossa concepo do Cosmo.

You might also like