You are on page 1of 6

O Processo de fabricao de Acar e lcool na Usina Ester

Aspectos Gerais A Usina Ester uma empresa que produz e vende acar e lcool. Mas quais so os procedimentos e processos utilizados na fabricao desses produtos? A safra da cana-deacar sazonal iniciando em maio e terminando em novembro. Neste perodo ocorre o amadurecimento da cana devido a fatores climticos como falta de umidade, luminosidade e frio. Com o amadurecimento, as canas passam a ser cortadas de forma planejada.

Corte da cana Atravs do controle e planejamento dos canaviais, montado um programa de corte baseado na maturao da cana. Dessa forma, tem-se reas com cana plantada que vo estar prprias para o corte em momentos diferentes, o que permite seu manejo. O corte feito manualmente representa 50% da cana colhida. Os outros 50% so colhidos por colhedeiras ( safra 2000 ). Transporte O transporte da lavoura at a unidade industrial feito por caminhes. Cada carga transportada, pesa aproximadamente 16 toneladas. Hoje h caminhes com capacidade de at trs ou quatro carrocerias em conjunto, aumentando muito a capacidade do transporte. Depois de cortada e transportada para a Usina, a cana-de-acar enviada para a moagem, onde se inicia o processo de fabricao do acar e do lcool.

PROCESSO Moagem

A cana que chega unidade industrial processada o mais rpido possvel. Este sincronismo entre o corte, transporte e moagem muito importante, pois a cana uma matria prima sujeita a contaminaes e conseqentemente de fcil deteriorao. A moagem diria de 9.000 toneladas. Antes da moagem, a cana lavada nas mesas alimentadoras para retirar a terra proveniente da lavoura. Aps a lavagem, a cana passa por picadores que trituram os colmos, preparandoa para a moagem. Neste processo as clulas da cana so abertas sem perda do caldo. Aps o preparo, a cana desfibrada enviada moenda para ser moda e extrair o caldo. Na moenda, a cana desfibrada exposta entre rolos submetidos a uma presso de aproximadamente 250 kg/cm, expulsando o caldo do interior das clulas. Este processo repetido por seis vezes continuamente. Adiciona-se gua numa proporo de 30%. A isto se chama embebio composta, cuja funo embeber o interior das clulas da cana diluindo o acar ali existente e com isso aumentando a eficincia da extrao, conseguindo-se assim extrair cerca de 96% do acar contido na cana. O caldo extrado vai para o processo de tratamento do caldo e o bagao para as caldeiras. Gerao de vapor O bagao que sai da moenda com muito pouco acar e com umidade de 50%, transportado para as caldeiras, onde queimado para gerar vapor, que se destina a todas as necessidades que envolvem o acionamento das mquinas pesadas, gerao de energia eltrica e o processo de fabricao de acar e lcool. A sobra de bagao vendida para outras indstrias. O bagao muito importante na unidade industrial, porque o combustvel para todo o processo produtivo. Um bom sistema trmico fundamental. Usamos processo vapor direto, vapor de escape e vapor vegetal. Gerao de energia eltrica Parte do vapor gerado enviado aos turbogeradores que produziro energia eltrica suficiente para movimentar todos os acionamentos eltricos e a iluminao. O consumo de 4.500 kw.

FABRICAO DE ACAR Tratamento de caldo O caldo extrado na moenda, chamado de caldo misto, um caldo impuro, sendo

necessrio passar, por um processo de clarificao para retirada de slidos em suspenso. O caldo sulfitado e caleado. Este processo chamado de dosagem. A adio de enxofre e cal facilita a floculao das substncias coloidais. Aps a dosagem, o caldo aquecido a 107C em aquecedores verticais e enviado aos clarificadores que retm o caldo por aproximadamente 3 horas em regime contnuo. Neste tempo de reteno, ocorrem reaes de floculao e precipitao do material em suspenso que so retirados na forma de lodo. O caldo clarificado e limpo segue o processo para evaporao e o lodo ir para filtrao vcuo onde recuperada a sacarose ainda existente. Filtrao do lodo Como o lodo ainda rico em sacarose, feito uma filtrao nos filtros rotativos vcuo para succionar o material lquido, chamado de caldo filtrado, que sofrer novo tratamento de clarificao. O material slido retido nas telas dos filtros denominado torta de filtro. Esta torta enviada lavoura, sendo utilizada como adubo.

Caldo clarificado O caldo clarificado obtido da decantao do caldo enviado para a evaporao. Evaporao O caldo clarificado com aproximadamente 15Brix entra em um conjunto de evaporadores de mltiplo efeito para a retirada de maior parte da gua, concentrando at cerca de 65Brix, tomando consistncia de um xarope. Este xarope bombeado aos tachos de cozimento para a cristalizao do acar. Cozimento A Os tachos de cozimento so equipamentos que continuam a evaporao do xarope, tornando o meio supersaturado dando as condies necessrias cristalizao da sacarose. O produto obtido neste cozimento a massa A. Esta massa A uma mistura de cristais de acar e o seu correspondente licor-me (mel), de onde foi obtida a cristalizao do acar. Cozimento B No cozimento B onde formamos os cristais para o cozimento A. Os tachos de cozimento B recebem o mel A e por um processo de nucleao, produz-se os pequenos cristais, de modo controlado e padronizado. Este processo fundamental na qualidade do produto

final, onde todos os cristais so induzidos a uma formao conjunta e uniforme, chamado de semeamento total. A massa B, da mesma forma que a massa A, uma mistura de cristais de acar e o seu correspondente licor-me (mel) de onde foram obtidos os cristais. Centrifugao da massa A A massa A um produto que contm cristais de aproximadamente 0,5mm envolvidos numa pelcula de mel. Na centrifugao ocorre a separao do mel, denominado mel A, que ir para os tachos de cozimeto B, e acar propriamente dito, que enviado ao secador de acar. Centrifugao da massa B A massa B um produto que contm cristais de aproximadamente 0,2mm e melao. Na centrifugao, os cristais so separados do mel B (ou melao) onde o magma (cristais de acar B) ser utilizado como ncleo para o cozimento A e o melao enviado para a fabricao do lcool. Secagem do acar Nesta etapa o acar passa no secador para a retirada da umidade contida nos cristais. Na sada do secador, o acar enviado por esteiras sanitrias at a moega de acar (reservatrio prprio para acar), de onde feito o ensacamento. Ensacamento O acar ensacado em sacos de 50 kg ou em contineres ("big-bag") de 1000 kg. Produo A produo diria da Usina Ester de 13.000 sacos de acar.

FABRICAO DE LCOOL A fabricao de lcool da Usina Ester, uma unidade anexa, portanto o processo de moagem de cana o mesmo j descrito. Tratamento do Caldo

Parte do caldo desviado para tratamento especfico para fabricao lcool. Este tratamento consiste em aquecer o caldo a 105C sem adio de produtos qumicos, e aps isto, decant-lo. Aps decantao, o caldo clarificado ir para a pr-evaporao e o lodo para novo tratamento, semelhante feito ao lodo do acar. Pr-evaporao Na pr-evaporao o caldo aquecido a 115C, evapora gua e concentrado a 20Brix. Este aquecimento favorece a fermentao por fazer uma "esterilizao" das bactrias e leveduras selvagens que concorreriam com a levedura do processo de fermentao. Preparo do mosto Mosto o material fermentescvel previamente preparado. O mosto na Usina Ester composto de caldo clarificado, melao e gua. O caldo quente que vem do pr-evaporador resfriado a 30C em trocadores de calor tipo placas, e enviado s dornas de fermentao. No preparo do mosto define-se as condies gerais de trabalho para a conduo da fermentao como, regulagem da vazo, teor de acares e temperatura. Densmetros, medidores de vazo e controlador de Brix automtico monitoram este processo. Fermentao A fermentao contnua e agitada, consistindo de 4 estgios em srie, composto de trs dornas no primeiro estgio, duas dornas no segundo, uma dorna no terceiro e uma dorna no quarto estgio. Com exceo do primeiro, o restante tem agitador mecnico. As dornas tem capacidade volumtrica de 400.000 litros cada, todas fechadas com recuperao de lcool do gs carbnico. E na fermentao que ocorre a transformao dos acares em etanol ou seja, do acar em lcool. Utiliza-se uma levedura especial para fermentao alcolica, a Saccharomyces uvarum. No processo de transformao dos acares em etanol h desprendimento de gs carbnico e calor, portanto, necessrio que as dornas sejam fechadas para recuperar o lcool arrastado pelo gs carbnico e o uso de trocadores de calor para manter a temperatura nas condies ideais para as leveduas. A fermentao regulada para 28 a 3OC. O mosto fermentado chamado de vinho. Esse vinho contm cerca de 9,5% de lcool. O tempo de fermentao de 6 a 8 horas.

Centrifugao do vinho Aps a fermentao a levedura recuperada do processo por centrifugao, em separadores

que separam o fermento do vinho. O vinho delevurado ir para os aparelhos de destilao onde o lcool separado, concentrado e purificado. O fermento, com uma concentrao de aproximadamente 60%, enviado s cubas de tratamento. Tratamento do fermento A levedura aps passar pelo processo de fermentao se "desgasta", por ficar exposta a teores alcolicos elevados. Aps a separao do fermento do vinho, o fermento a 60% diludo a 25% com adio de gua. Regula-se o pH em torno de 2,8 a 3,0 adicionando-se cido sulfrico que tambm tem efeito desfloculante e bacteriosttico. O tratamento contnuo e tem um tempo de reteno de aproximadamente uma hora. O fermento tratado volta ao primeiro estgio para comear um novo ciclo fermentativo; eventualmente usado bactericida para controle da populao contaminante. Nenhum nutriente usado em condies normais. Destilao O vinho com 9,5% em lcool enviado aos aparelhos de destilao. A Usina Ester produz em mdia 35O m de lcool / dia, em dois aparelhos, um com capacidade nominal para 120 m/dia e outro para 150 m/dia. Produzimos lcool neutro, industrial e carburante, sendo o lcool neutro o produto de maior produo, 180 m/dia. O lcool neutro destinado indstria de perfumaria, bebidas e farmacutica. Na destilao do vinho resulta um subproduto importante, a vinhaa. A vinhaa, rica em gua, matria orgnica, nitrognio, potssio e fsforo, utilizada na lavoura para irrigao da cana, na chamada fertirrigao. Qualidade Todas as etapas do processo so monitoradas atravs de anlises laboratoriais de modo a assegurar a qualidade final dos produtos. As pessoas envolvidas passam por treinamentos especficos, capacitando-as a conduzir o processo de forma segura e responsvel, garantindo a qualidade final de cada etapa que envolve a fabricao de acar e lcool.

You might also like